segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

O PLANTÃO DAS CHUVAS EM ALGUNS MUNICÍPIOS

CAICO-RN-CIDADES.

Açude Itans recebe uma boa água em Caicó.

A imagem é do nosso Portal nessa manhã de domingo no Açude Itans em Caicó que estava praticamente seco aumentou seu volume em quase 1 metro segundo pescadores em contato com a nossa reportagem.
O registro da chuva ao lado do Campus da UFRN em Caicó


O registro do vídeo foi ao lado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus do CERES em Caicó. As águas no local ameaçavam vários veículos estacionados.

Imagem deste domingo da Passagem Molhada do Bairro João XXIII em Caicó.


     Barragem sangra e acaba com seca em Serra Negra do Norte



A barragem Dinamarca, que abastece a cidade de Serra Negra do Norte, que estava seca, encheu e transbordou no início da tarde deste domingo (12), por volta das 13hs. O reservatório tem capacidade para armazenar, 10 milhões de metros cúbicos.
O prefeito, Sérgio Fernandes (PSDB), disse que a cidade estava passando por dificuldades sérias quanto ao abastecimento de água, haja vista o reservatório ter chegado no limite.
“Nós tínhamos decretado estado de colapso há poucos dias e a partir dessa semana, começava o abastecimento por carro pipa. Mas, a água chegou. A cheia na barragem, resolve a situação de abastecimento da cidade por cerca de 12 meses“, comemorou o gestor.
A população está em festa em Serra Negra do Norte, como ocorre sempre que o reservatório transborda.
A causa do transbordamento da Barragem Dinamarca, foram as chuvas registradas no estado da Paraíba no final de semana. Isso provocou a cheia no Rio Espinharas.

Em Serra Negra do Norte, choveu, 59 milímetros, mas, na comunidade Entre Serras, zona rural da cidade, o registro pluviométrico foi de 130mm.

Em Cruzeta chuva ultrapassa os 100mm

Ao nosso Portal chega a informação que ontem no sábado, 11, a Estação Meteorológica instalada pela Emparn na cidade de Cruzeta havia registrado 101 milímetros, já em comunidades rurais a pluviometria chegou a 115 milímetros. O açude que abastece a cidade, há meses seco, tomou uma boa porção de água. Os cruzetenses já comemoram.
As chuvas caídas na área rural e urbana reacende a esperança de dias melhores.
Precipitação chuvosa em Ouro Branco transborda o rio Quipauá


O município de Ouro Branco foi banhado com chuva em todas as comunidades rurais. A maior precipitação foi registrada na comunidade Esguicho, onde fica localizada o maior reservatório de água do município.

De acordo com Robson Pires, na noite de ontem (11) choveu 115 mm no Sítio Esguicho e 55 mm na zona urbana. O rio Quipauá amanheceu o dia recebendo as primeiras águas de 2017.


Em 30 horas a região oeste registra chuva de 180 mm, e Açude dos Pintos transborda



Informações que chegam do interior do RN pelas redes sociais informam que choveu no Alto Oeste Potiguar nas ultimas 30 horas em muitas cidades, uma delas alcança até o momento o maior índice na região, 180 milímetros.

O Açude dos Pintos, às margens da BR-110, saída de Mossoró para Areia Branca, segundo registro da leitora Elisângela, que carinhosamente nos cedeu as imagens, amanheceu o domingo transbordando, uma alegria para os mossoroenses.
             

         Messias Targino já tem a primeira barragem transbordando


Moradores do  município de Messias Targino, região semi-montanhosa, já têm o que comemorar quando se fala em chuva, na noite desse sábado a barragem local transbordou com uma forte lâmina na sangria.
Confira alguns registros de chuvas no RN

Pau dos ferros – 12 mm - Luis Gomes – 24 mm, São Miguel – 25 mm, Dr Severiano – 10 mm, Fco Dantas – 40 mm, Major Sales – 75 mm, Portalegre – 60 mm - Riacho da Cruz – 180 mm  - Tabuleiro Grande – 132 mmm Venha Ver – 62 mm, Viçosa – 178 mm, Frutuoso Gomes – 29 mm - João Dias – 60 mm, Martins – 80 mm, Parelhas em alguns locais – 92mm - Riacho da Cruz – 180mm Viçosa – 178mm Umarizal – 130mm Taboleiro Grande – 120mm São Miguel – 110mm Major Sales – 76mm Martins – 75mm Lucrécia – 56mm

Em Caicó os registros:

Bairro Paraíba – 110mm, Vila Altiva – 87 mm - João XXIII – 85mm - Boa Passagem – 58mm - Barra - Nova – 90mm - Walfredo Gurgel – 100 mm, Maynard – 85mm


Postar um comentário