domingo, 12 de fevereiro de 2017

COMPORTA DO AÇUDE CUREMAS SERÁ FECHADA PARA RESERVAR AS ÁGUAS DAS CHUVAS

Coremas-B-Cidades.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu – CBH PPA visitou na tarde desta sexta-feira (10/02) o Açude Curemas, no município de Coremas na Paraíba. O objetivo foi observar a situação atual do abastecimento do Coremas-PB, comunicar a prefeitura a necessidade de fechamento imediato da comporta de montante do Adutor 1 e encontrar providências necessárias à continuidade do abastecimento do município.
Após visita ao reservatório e ao sistema de abastecimento o comitê esteve em reunião com a prefeita da cidade, Francisca das Chagas Andrade, para reiterar o fechamento da comporta by pass unidade geradora nº 01, conforme deliberado na Reunião Extraordinária de 22/12/2016 e ofício nº 1965/2016/SER-ANA, que foi encaminhado em 2016.
“O fechamento dessa comporta é fruto do entendimento do sistema de gerenciamento dos recursos hídricos ainda no ano passado. O que nós acordamos foi que logo após o início das chuvas o DNOCS, que é órgão operador do reservatório, fecharia esse comporta para que o açude possa reservar água para uso futuro. Nós recebemos a informação da ocorrência e da previsão de fortes chuvas nas regiões do sertão e alto sertão da Paraíba – no vale do Piancó. Inclusive, com o Rio Piancó com bom volume de água em direção ao açude Curemas, assim vamos proceder com o que foi acordado e a comporta será fechada para reservar água”, disse Procópio Lucena, presidente do comitê.
Parte da cidade de Coremas na Paraíba (região central e vila DNOCS) continua sendo abastecida por captação flutuante situada no canal de fuga da Usina Coremas. Esse canal é alimentado por recalque direto do reservatório para o Adutor 1, cuja vazão é descarregada por meio da válvula anelar by pass que se encontra danificada.
“Estivemos informando a gestão municipal o fechamento da comporta. Com isso, o abastecimento de água será interrompido nos próximos dias e o município deverá encontrar uma alternativa para o abastecimento da parte central da cidade e da vila do DNOCS”, explicou Procópio.
Ainda de acordo com ele, “a válvula anelar da comporta by pass 01 ainda continua danificada e, caso não seja fechada, a água que chegar no açude descerá pela comporta e vai seguir pelo rio Piancó -Piranhas. Isso não pode acontecer, uma vez que é necessário que o reservatório acumule água e que possamos ter uma garantia futura dessa água. Por essa razão, acordamos em fechar a comporta de Curemas e reservar as águas das chuvas que estão caindo”, ratificou.

Para a prefeita Francisca das Chagas, “é uma medida extremamente importante para a garantia de reserva de água. Entendemos que a decisão é correta e agora nós vamos buscar outra alternativa para manter o abastecimento enquanto o açude acumula as águas das chuvas que estão chegando”, finalizou.
Postar um comentário