domingo, 11 de junho de 2017

UMA REFLEXÃO SOBRE AS DIRETAS JÁ!

Brasil-Politica.
A imagem pode conter: 1 pessoa
Por Jodinaldo Lucena.



Lembro-me que há 32 anos, os brasileiros aguardavam a passagem de um novo capítulo na vida política do país, por meio das “Diretas Já”. Esse jargão soava bem nos ouvidos daqueles que nasceram na década de sessenta, setenta até meados de oitenta e não conheciam o direito de escolher seus representantes,
Durante 21 anos de ditadura militar, o chefe da nação era um General escolhido por meio do voto indireto.
A insatisfação do povo brasileiro com aquela forma de governo autoritário no qual eximia o direito da população de escolher o seu governante, motivou a união da nação a fim de conquistar o direito de escolha dos legítimos representantes para o cargo majoritário de Presidente da República por meio do movimento conhecido como “Diretas Já”.
Portanto, a conquista dos brasileiros pelo voto direto despertou na população o desejo de participar deste ato de cidadania e ver como se pratica a verdadeira democracia por meio da escolha do seu representante para o comando da nação.
E a partir daí, os brasileiros passaram a viver em um país livre do autoritarismo, com direito ao voto direto e poderem sonhar com uma nação vocacionada ao desenvolvimento e prosperidade.
Com o resultado da abertura das urnas nas eleições do “Diretas Já”, foi eleito o novo Presidente da República e o Brasil comemorou essa nova fase. Mas, por motivos de doença, o novo escolhido para governar a nação não assume o cargo e seu vice toma posse. Mas, os brasileiros não tiveram a grande sorte nessa investida política. Pois, o vice-governante das “Diretas Já” levou o pais a uma das piores crises financeiras induzida por desastrosa inflação , corroendo salários e diminuindo o poder aquisitivo dos brasileiros, deixando seu mandato com a imagem de governo incompetente irresponsável e oportunista, pois com o “Plano Cruzado”(congelamento de preços e salários), conseguiu ludibriar os brasileiros até a véspera das eleições, quando elegeu governadores do seu partido em quase todo o país , e no dia seguinte, o “Plano Cruzado” liberou o congelamento dos preços e a inflação explodiu até atingir o índice de 100% ao mês.
Quatro anos depois, o Brasil viveu sua segunda experiência negativa com um Presidente da República que prometia acabar com os Marajás, prender os ladrões de colarinho branco e acabar com a inflação. Todavia, esse governante afastou-se do poder quando submetido a um processo de Impeachment por corrupção.
O terceiro Governo escolhido pelo povo ganhou as eleições pelo voto direto após ter sido Ministro da Fazenda do Governo que o antecedeu. Conseguiu controlar a inflação e colocar o país no caminho do desenvolvimento. Contudo, congelou os salários dos brasileiros por oito anos, levando-os a perda do poder aquisitivo.
Veio o quarto Governo pós “Diretas Já “. Mesmo sendo adversário político do seu antecessor, deu continuidade as ações de combate a inflação e crescimento econômico da nação. Elevou salários dos funcionários públicos e melhorou o poder aquisitivo dos brasileiros. Outrossim, foi envolvido no escândalo de corrupção, caracterizado pela pagamento de propinas mensais para políticos de outros partidos, em troca de apoio na sua gestão. E esse ato de corrupção ficou conhecido como “O Mensalão “.
E a partir daí, os brasileiros não tinham noção do que os aguardavam nos anos seguintes até os dias atuais. A corrupção entrou na vida desses profissionais políticos das “Diretas Já “ e no transcorrer dos últimos anos tomou proporções tão gigantescas que hoje se torna impossível saber quem não faz parte dessa facção criminosa.
Antes tínhamos receio de generalizar a corrupção quando falávamos sobre o envolvimento políticos corruptos, hoje temos convicção que todos fazem parte dessa podridão dentro do sistema político brasileiro.
Portanto, “Diretas Já” foi um movimento em que a nação sonhava no direito de poder escolher aquele que melhor apresentasse propostas de mudança para melhorar a vida dos brasileiros e desenvolvimento do País.
O tempo passou e mostrou que esses traidores da nação formam uma quadrilha organizada onde todos os componentes visam o interesse próprio e pouco se preocupam com o futuro do Brasil, pois eles fazem parte de uma mesma quadrilha, composta por deputados, senadores, governadores e chefe da nação. Portanto, todos foram corrompidos por grandes empreiteiras em troca de benesses do Governo e recebimento individual de vultosas propinas.
Assim sendo, às “Diretas Já”, não soa mais como no passado, pois a esperança dos brasileiros sucumbiu diante desses crápulas destruidores da nação.
Hoje, os brasileiros, diante dessa grave crise política, urgem por “Diretas Já “.
Como assim? “Diretas Já”!!!.
Perdemos a noção de saber fazer escolhas entre os presidenciáveis, pois todos estão comprometidos com a desonestidade; a começar pelo Presidente da República, envolvido no maior escândalo de corrupção da história política do Brasil.
Diante desses fatos, só nos resta interrogar: Teremos que entregar o Brasil a um General e retroceder ao capítulo anterior?

Dr. Jodinaldo de Lucena Ribeiro, é medico com especialização em genecologia, é conceituado como sendo um dos melhores em sua especialização em todo o Nordeste Brasileiro.
A Clínica Ginecológica Jodinaldo Lucena fica localizada na Av. Teotônio Freire, 671 - Centro - Currais Novos, RN - CEP: 59380-000 Fone (84) 3412-1010, Próximo ao Hospital Regional de Currais Novos.
PS.
Dr. Jodinaldo de Lucena Ribeiro, é medico com especialização em genecologia, é conceituado como sendo um dos melhores em sua especialização em todo o Nordeste Brasileiro. A Clínica Ginecológica Jodinaldo Lucena fica localizada na Av. Teotônio Freire, 671 - Centro - Currais Novos, RN - CEP: 59380-000 Fone (84) 3412-1010, Próximo ao Hospital Regional de Currais Novos.