terça-feira, 5 de dezembro de 2017

RN deve ter boas chuvas a partir do dia 15 deste mês, afirma EMPARN

RN-Geral.

 
A equação meteorológica que assegura maior probabilidade de um período chuvoso em 2018 no Rio Grande do Norte é complexa, e depende de uma combinação de fatores como aquecimento das águas e pouco vento na porção sul do oceano Atlântico, baixa intensidade de atividade solar e a presença do fenômeno La Niña – que resfria a temperatura do Pacífico.
As variáveis são inconstantes, mas a tendência é positiva, verifica a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn). De acordo com o setor de meteorologia do órgão, são aguardadas boas chuvas entre a Bahia e o Piauí a partir da segunda quinzena de dezembro até início do mês de janeiro “que podem amenizar a situação causada pela estiagem” em áreas do Oeste, Alto Oeste e Seridó do RN.

“São as chamadas precipitações da pré-estação chuvosa, causada por sistemas meteorológicos que transitam sobre o Nordeste, que podem ou não acontecer em grande quantidade. As expectativas para 2018 são boas, estamos analisando o comportamento do Atlântico para confirmar a previsão”, informou Gilmar Bristot, gerente de meteorologia da Emparn
Postar um comentário