domingo, 11 de março de 2018

VEJA O TESTE DE ABERTURA DAS COMPORTAS DO AÇUDE DE BOQUEIRÃO PARA ACAUÃ.


PB-CIDADES.
Foto: Leonardo Silva
A abertura da comporta do açude Epitácio Pessoa, para liberar água para a barragem de Acauã, foi adiada e só deve acontecer no dia 23 deste mês.

A ação estava prevista para acontecer nesta sexta-feira, 09 e foi determinada pela ANA, através de uma publicação no Diário Oficial da União.

O adiamento aconteceu por causa da dificuldade técnica em operacionalizar a abertura das comportas que deixou de ser manual e passou a ser automatizada. Essa é uma tarefa do Dnocs que é quem vai executar o processo.

De acordo com o coordenador do Dnocs na Paraíba, Alberto Gomes, nas duas próximas semanas vão ser realizados testes e será emitido um relatório sobre a aberturadas das comportas para que a agua seja liberada.

Segundo o presidente da Aesa, Joao Fernandes, Boqueirão está com 15,8% da capacidade total e a abertura da comporta não deverá trazer prejuízo pra o reservatório e nem para as 19 cidades abastecidas pelo manancial.



A abertura vai beneficiar outros 14 municípios abastecidos por Acauã que está em situação crítica com apenas 3,6% da capacidade total.

Nesta semana tinham sido realizados testes com a abertura das comportas de Boqueirão para Acauã.

Veja o vídeo