quinta-feira, 12 de abril de 2018

PREFEITURA DE NOVA PALMEIRA INVESTE ALTO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA; EXAMES SÃO REALIZADOS


NOVA PALMEIRA-PB-SAÚDE 
Foram realizados 80 exames de mamografias gratuitos, com mulheres da sede municipal e zona rural nova-palmeirense
Investindo pesado na prevenção contra o câncer de mama e visando chamar atenção, diretamente, para a realidade atual da doença e a importância do diagnóstico precoce, a Prefeitura de Nova Palmeira, através da Secretaria de Saúde, realizou durante esta quarta-feira (11), 80 exames de mamografias gratuitos, com mulheres da sede municipal e zona rural nova-palmeirense.
Os atendimentos foram realizados ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr Francisco Medeiros Dantas, no Centro da cidade, numa parceria com o Programa Amigos do Peito, que encaminhou a Unidade Móvel de Mamografia Digital para a efetivação dos testes.
“Em 2018, esta é a segunda parada de uma unidade móvel em Nova Palmeira, visto que no início de janeiro, o carro da Facisa esteve realizando outras dezenas de exames. Nunca se investiu tanto, em tão pouco tempo, na prevenção da enfermidade junto à população feminina do nosso município. Já foram quase 200 mamografias, em pouco mais de 100 dias”, disse o secretário Danilo Valentim.
A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de teste pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. Para tanto é utilizado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido mamário, sendo realizado em média, em apenas 10 minutos.
O resultado das avaliações realizadas nesta quarta, estarão disponíveis após 30 dias.
Blog NP