domingo, 10 de junho de 2018

GOVERNO DO RN PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO



SÃO JOSÉ DE PIRANHAS – PB-CIDADES.
O Projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco (PISF) foi o tema de uma reunião extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA), em São José de Piranhas, na Paraíba. O diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas (Igarn), Josivan Cardoso, e o secretário da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França, representaram o Governo do Estado do Rio Grande do Norte no evento que contou com apresentações das instituições federais envolvidas no Projeto.

O Ministério da Integração (MI) fez uma explanação sobre o estado atual das obras, a ANA apresentou os desafios da regulação e gestão das águas transpostas e a Codevasf falou como acontecerá a operação do PISF.

De acordo com o MI, as obras do eixo norte devem ser concluídas no final de 2018, mas só devem chegar ao RN, no final de 2019, pelo leito do rio Piranhas, em Jardim de Piranhas. Sobre o Ramal do Apodi, onde as águas vão entrar no RN pelo eixo norte, o MI ressalta que o projeto já está pronto, mas a obra ainda está sem previsão para ser licitada. “Com as chuvas do último inverno rios como o Piranhas Já estão com fluxo, as águas da transposição entrarão no nosso estado por ele, se elas já estivessem chegando já teríamos condição de fazer uso delas”, ressalta Josivan Cardoso.

O secretário da Semarh, Mairton França, explica que reuniões estão acontecendo para discutir os últimos detalhes da gestão das águas da transposição, assim que elas estiverem chegando ao RN. “Estamos discutindo nosso modelo de gestão com a Ana e, do ponto de vista de infraestrutura hídrica, já estamos construindo o canal de aproximação dentro da Barragem de Oiticica e finalizando o projeto da tomada d’água a ser localizada dentro do reservatório” explica Mairton.