99.5FM Currais Novos - RN

sábado, 26 de novembro de 2016

Robinson diz que Nordeste sairá unido na reunião de Recife

RN-Politica.
Governadores de oito estados do Nordeste se reuniram em Recife (PE) ontem sexta-feira (25) para discutir a aplicação da PEC do teto nos estados, ações de combate aos efeitos da seca, liberação do fundo penitenciário, retomada de obras federais paradas, entre outros.
O governador Robinson Faria participou atendendo a uma sugestão do governador pernambucano Paulo Câmara. A reunião ocorreu na sede do governo.
O principal pleito dos chefes do Executivo estadual incidiu sobre a partilha da repatriação dos R$ 5,3 bilhões com os Estados, aceita pelo presidente Michel Temer na terça-feira (23).
Uma das principais divergências em relação à divisão é sobre os 15% de multa, que não seriam divididos totalmente com as Federações, restando a partilha dos 15% do Imposto de Renda dos recursos mantidos por brasileiros no exterior.
Na reunião, os governadores chegaram a uma posição conjunta, com a redação de uma carta, que deverá ser levada ao Planalto.
“O encontro resultou em muitas ideias propositivas porque vivenciamos situações semelhantes em diversas áreas. Estamos dividindo as iniciativas já tomadas por cada estado pelo ajuste e, mais uma vez, o Nordeste sairá unido, com um posicionamento conjunto”, declarou Robinson Faria.

Fidel Castro morre aos 90 anos

Mundo-Politica.
O ex-presidente cubano Fidel Castro, um dos mais importantes líderes mundiais, morreu na noite desta sexta-feira aos 90 anos. Seu irmão mais novo e atual presidente, Raúl Castro, anunciou a morte em um anúncio oficial na TV estatal.
                                BBC.
Fidel Castro
Fidel Castro foi o líder mundial não ligado a uma monarquia mais longevo do século 20
"O comandante-em-chefe da revolução cubana morreu às 22h29 desta noite (03h29 de sábado em Brasília)", disse o presidente, que terminou o anúncio gritando o slogan: "Até a vitória, sempre".
O governo cubano decretou nove dias de luto nacional.
Como líder da revolução cubana que derrubou o regime do presidente Fulgencio Batista, em 1959, Fidel Castro se manteve na liderança do país por décadas, até se afastar da Presidência, por motivos de saúde, em 2006, deixando o cargo para o irmão.
Fidel Castro foi o líder mundial não ligado a uma monarquia mais longevo do século 20, comandando Cuba por quase cinco décadas.
Seus apoiadores o veneravam e o consideravam um libertador, que havia salvo Cuba de um regime autoritário supostamente manipulado pelo imperialismo americano. Mas seus críticos o viam como um sanguinário ditador que levou o país ao caos econômico e à ruína com suas políticas comunistas.
O anúncio de sua morte foi recebido com consternação em Cuba. Mas em Miami, nos Estados Unidos, onde vivem milhares de exilados cubanos que deixaram a ilha durante o regime comunista, houve buzinaço nas ruas.

Vizinho incômodo



Natal-RN-Policia.
O corpo de um homem identificado como Jonathan Silva da Cunha, 29, foi encontrado enterrado em uma vala na tarde desta sexta-feira (25). Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem estava com a cabeça esmagada. A Polícia Civil deve investigar o caso.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima foi achada em uma área de mata a 400 metros da praça do Campo Dourado, no bairro Cidade Nova, Zona Norte da capital. O homem foi deixado no local com um saco plástico na cabeça.
Segundo informações da 6º Companhia Interativa Comunitária (Cicom) repassadas aos bombeiros, o corpo foi achado por familiares, que após receberem uma ligação anônima indicando o local, foram até a área e encontraram o corpo.
Por Chagas Silva, DRT 1845/RN.
Assu-RN-Policia.

Uma guarnição da Policias militar da cidade de Assu  foi acionada para uma corregência com a informação de que que um veículo teria incendiado e que o mesmo estaria sendo devorado pelas labaredas, fato registrado na rua Bernardo Vieira naquele municipio.


Uma equipe da força tática foi deslocada até ao local e constatou a veracidade das informações. Foram muitas as pessoas que tentaram controlar o fogo, mais sem êxito, o carro foi completamente consumido pelas chamas ardentes.

Até o momento não há informações se o incêndio foi provocado ou se foi alguma pane no sistema elétrico do veículo, o nome do proprietário não se sabe quem é o proprietario do veiculo.

Vice-presidente dos direitos humanos admite que recebia mesada do PCC

Brasil=DF-Politica

Veja.
O vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), Luiz Carlos dos Santos, admitiu em depoimento à Polícia Civil de São Paulo que recebia uma mesada do PCC para prestar serviços à organização criminosa. 

Santos é um dos 55 alvos da Operação Ethos, que desmontou o núcleo jurídico da facção, a chamada “célula R” — cada integrante dela era chamado de R1, R2, R3 até o R41. Santos teve a prisão temporária (válida por 5 dias) prorrogada pela Justiça paulista nesta sexta-feira, no mesmo dia em que foi afastado do cargo pelo Condepe.

Em seu interrogatório, obtido com exclusividade pela VEJA, Santos diz que vinha sendo renumerado pelo PCC desde janeiro de 2015 e que só não recebeu neste mês porque a facção atrasou o pagamento. O objetivo inicial dos criminosos era que ele usasse de sua influência perante desembargadores e representantes do governo para interceder pelos membros da facção.

PMs reagem a assalto, matam três e ferem outros dois ‘bandidos’ na Grande SP

Guarulhos-SP-Policia.
        
                                    G1


Uma câmera de segurança registrou a ação dos dois policiais militares que mataram três criminosos e deixaram outros dois feridos após reagirem a uma tentativa de assalto em Guarulhos, na Grande São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (25), segundo a Polícia Civil.

O caso ocorreu na região do bairro Cocaia, por volta das 4h30. Os dois PMs estavam indo trabalhar, ainda sem fardas, quando foram abordados pelos assaltantes. Eles reagiram e, segundo as informações do boletim de ocorrência, houve troca de tiros. Nenhum dos dois policiais se feriu.

As imagens mostram um carro com os faróis ligados parado em uma rua aparentemente sem movimento. No veículo, estava um dos policiais envolvidos no episódio. Ele ia dar carona a um outro agente e o esperava sair de casa. No momento em que o colega sai e parece trancar o portão, um outro automóvel se aproxima.

De acordo com a PM, eram os criminosos que, ainda de dentro do carro, anunciaram o assalto. Três deles chegaram a sair do veículo em direção aos policiais, mas o agente que estava na calçada reage rapidamente, saca sua pistola e começa uma sequência de disparos, mesmo segurando uma mochila com pertences em uma das mãos.

O PM atirou diversas vezes contra o grupo. Pelas imagens é possível contabilizar ao menos quatro disparos. Quando ele agacha e se abriga atrás do carro do colega para recarregar ou destravar a arma, três dos assaltantes aproveitam para correr e fogem, apesar de feridos (um deles não resistiu e morreu pouco depois). Os outros dois criminosos, entretanto, não conseguiram nem isto: um fica caído no asfalto e o outro dentro do automóvel que, segundo a polícia, era roubado. Cessado o tiroteio, o policial que ainda estava ao volante arranca e parece perseguir os dois que sobreviveram. 

O veículo dele se afasta e não é possível ver o que acontece a partir dali. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou, porém, que a dupla foi localizada e recebia atendimento médico em hospitais da região nesta manhã. Eles foram acompanhados por policiais e devem ser presos assim que tiverem alta. Caso recente No dia 5 de novembro, outro policial militar à paisana matou três criminosos que tentaram assaltá-lo na Zona Leste da capital paulista. Uma câmera de segurança também registrou a ação do PM, que fazia um bico como motorista do Uber quando foi abordado pelos assaltantes. Um dos bandidos tinha 15 anos, de acordo com a polícia.


À época, a reação do policial foi alvo de críticas do advogado Ariel de Castro Alves, representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe). Segundo ele, houve "excesso" por parte do PM. Já o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa, saiu em defesa do agente e afirmou que se tratava de um "nítido" caso de legítima defesa.



Reitor do Seminario Menor da Diocese de Caicó capota carro entre Caico e São José do Serido.



Caicó-RN-Transito.


O Padre Jerônimo Batista, que é reitor do Seminário Menor da Diocese de Caicó e Pároco em São José do Seridó, perdeu o controle do carro que conduzia, um veículo Gol, na noite desta sexta-feira (25).

O sacerdote se deslocava no sentido Caicó/São José por volta das 18hs quando aconteceu o sinistro.  Ele saiu da pista e o carro acabou capotando. O padre sofreu apenas escoriações leves e está bem.

O Samu foi acionado para prestar o atendimento de socorro e a Polícia Rodoviária Estadual para registrar a ocorrência.


Reproduzida do Blog do Seridó



Tratorista carnaubense morre após capotamento de trator em Tabira-PE

Tabira-PE-Policia.
Por Zé Toscano

Na tarde desta quinta-feira (24/11), aconteceu um trágico acidente em Tabira-PE, onde foi vítima o carnaubense José Hilton de Medeiros, conhecido por Hilton de Zé Cirino. 

A GT de Tabira foi informada pela testemunha Antônia Batista que havia ocorrido um acidente, envolvendo um trator do tipo pá carregadeira, e que o operador da máquina havia falecido durante atividades na zona rural daquele município. 

Ao chegar ao local foi constatado que a vitima José Hilton de Medeiros, de 60 anos, tratorista, morador do Barreiros 1, em Tabira, encontrava-se trabalhando com o trator na construção de uma barragem, quando a maquina veio a tombar por cima da vitima, que teve morte instantânea. O corpo da vitima foi encaminhado para o hospital local e a ocorrência registrada na DP Local para as medidas cabíveis. 

O sepultamento de José Hilton de Medeiros, será realizado nesta sexta-feira (25/11) às 16 horas, no Cemitério Público de Carnaúba dos Dantas-RN, havendo missa de corpo presente na Matriz de São José. 
Fonte: Blog do Cauê Rodrigues Adaptação: Blog do Toscano Neto


PSOL fará pedido de impeachment contra Temer por crime de responsabilidade Por Davi Neto - 25 de novembro de 2016

Brasilia-DF-Politica.
O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) anunciou nesta sexta-feira (25) que vai protocolar na próxima segunda (28), na Câmara dos Deputados, um pedido de impeachment contra o presidente Michel Temer (PMDB).
A legenda argumenta que Temer cometeu crime de responsabilidade ao pressionar o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, em favor de interesses pessoais de Geddel Vieira Lima, ex-ministro da Secretaria de Governo que pediu demissão nesta sexta-feira.
“Agora sim estamos diante de um crime de responsabilidade”, afirmou em nota o líder do PSOL na Câmara, Ivan Valente.
Após ser protocolado na Câmara, cabe ao presidente da Casa decidir se dá início ao processo de impeachment ou se o arquiva. Atualmente, o dono do cargo é Rodrigo Maia (DEM-RJ), aliado do governo Temer, mas cujo mandato vai até fevereiro de 2017, quando haverá nova eleição.

Não há motivo para aceitar impeachment de Temer, diz Presidente da Câmara

Brasilia-DF-Politica.
Dizendo conhecer bem o presidente, Rodrigo Maia afirma ter certeza que, se houver uma gravação, não haverá nenhum tipo de pressão por Michel Temer. ‘Até porque esse não é o perfil de diálogo do presidente. Nunca o vi impor nada nem a seus ministros ou aliados. Pelo perfil do presidente, tenho certeza que esse risco não existe e essa questão não vai prosperar’.
Para o presidente da Câmara, a demissão de Geddel Vieira Lima encerra a crise política no núcleo do governo. Segundo ele, a saída não impacta as votações do governo na Casa.
Se dizendo triste com a demissão de Geddel, Maia o classificou como ‘um ministro vital para o governo’. O presidente da Câmara disse que o ex-ministro realizou um trabalho muito bem articulado com o Congresso e teve vitórias importantes, principalmente a PEC do teto. ‘A decisão foi correta, mas para o governo e o Congresso é uma perda muito grande’.

Comerciante cai desacordado e morre ao sofrer murro, o caso aconteceu em Caicó

Por Chagas Silva, DRT 1845/RN

Caico-RN-Policial.


casa


No final da tarde dessa sexta feira, 25 de novembro, o SAMU e a Polícia Militar da cidade de Caicó foram acionados por moradores do bairro "Nova Caicó" que presenciaram uma confusão envolvendo dois comerciantes da cidade, e um deles estava caído ao chão e desacordado, que logo em seguida foi a óbito, por consequências ainda desconhecidas.

A vítima foi identificada como Erivaldo, que também já teve um bar na sua casa, no bairro Paraíba, em Caicó. O acusado, também comerciante, proprietário do Bar do Chagas, que se localiza na sua residência, onde houve a confusão, identificado como Francisco Nogueira dos Santos, que foi preso logo após o crime pela Polícia Militar e entregue na delegacia.

De acordo com a policia, vítima e acusado bebiam amigavelmente no Bar do Chagas, e a vítima, Erivaldo, por brincadeira, teria dito que a residência de Chagas parecia um cabaré quando a esposa do mesmo não estava em casa, o desentendimento gerou confusão, que foi terminar do lado de fora da casa, assim, o acusado deu um soco na vítima, que caiu desacordado.

O delegado plantonista ainda não definiu se há crime na atitude de Francisco Nogueira dos Santos, tendo em vista que existem alegações que a vítima tenha sido vítima de infarto, contudo, a autoridade policial se dirigiu ao Hospital Regional do Seridó para entender o que realmente levou à morte da vítima, que também pode ter sofrido uma pancada na cabeça.


 



PM prendeu nesta sexta eira (25) elemento fugitivo acusado de homicidio em Carnauba dos Dantas.

Carnauba dos Dantas-RN-Policia.


Uma viatura de Rádio Patrulha de Parelhas, composta pelos soldados J.Neto, Washington, Alcione e comanadada
pelo Sarg. Simões, receberam uma denuncia anônima dando conta da existencia de um elemento que é fugutuvo da justiça, com as informações necessarias em mãos os policias vairam em campo e prenderam o elemento que é acusado de ter praticado um homicídio na tarde do Sábado (22), em um bar na comunidade Ermo município de Carnaúba dos Dantas.

De acordo com informações do próprio acusado, identificado como Nicivaldo Fernandes da Silva, 27 ANOS, 
popularmente conhecido como sendo Zeca Urubu, natural de Natal com residencia fixa em Parelhas no Bairro Ivan Bezerra, segundo momentarios foram efetuados cerca de cinco disparos de revolver calibre 38 contra a vitima identificada como Josimar da Costa Nascimento, 50 anos, residente na cidade de Picuí na Paraíba.

As informações que o motivo que levou a esse crime teria sido uma divida de R$ 60,00 motivação do crime seria uma divida de R$ 60,00 que o acusado teria com a vítima pela compra de um aparelho celular. 

Segundo o acusado, quando o mesmo efetuou o pagamento, a vítima o ameaçou de morte e para não ser moto o mesmo praticou o ato.

Após a prática, o acusado evadiu-se do local vindo a pé até o Povoado Santo Antonio (Cobra), município de Parelhas e em seguida conseguiu carona até a cidade de Parelhas, onde foi preso na manhã deste Domingo na residência de sua mãe.

Uma viatura da PM de Parelhas comunicou a captura do acusado a PM de Carnaúba dos Dantas, que se deslocou até Parelhas para os procedimentos legais.


Acari conquista o Selo UNICEF Município Aprovado edição 2013-2016

Acari-RN-Cidades.

O prefeito Isaias Cabral já recebeu correspondência eletrônica informando o dia da entrega do certificado. O evento acontecerá dia 02 de dezembro, DAS 08H00 À 12H30 no Centro Administrativo do Estado, em natal-RN.
O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Para conquistar o Selo nessa edição, o gestor municipal deveria aderir a iniciativa, nomear um articulador e desenvolver a metodologia proposta. Na PAM, os municípios deveriam pontuar nos três eixos: o Eixo de Impacto Social, eixo de Gestão de Políticas Públicas e o eixo de Participação Social.
Além disso, era obrigatório a realização dos 2 Fóruns comunitários e formar o comitê interssetorial municipal.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Rapaz encontra corpo de irmão de 19 anos executado com três tiros

Dourados-MS-Policia.
Fernando da Silva Alves, 19 anos, foi assassinado com três tiros e seu corpo foi encontrado pelo irmão, por volta das 11 horas de hoje, em uma mata próximo a Via Park, Bairro Cachoeirinha, em Dourados.
De acordo com Dourados News, familiares relataram que a vítima era usuária de drogas e foi vista pela última vez ontem. Ele foi assassinado com três tiros, sendo dois nas costas e um na virilha.
Consta no boletim de ocorrência registrado sobre o caso que o irmão, de 25 anos, encontrou corpo de Fernando na mata, a cerca de 100 metros da via pública e acionou a polícia.

Geddel não pediu para sair! Temer mandou ele pegar o beco

Brasília-DF-Politica.
 
 

temer lendo
 
A demissão de Geddel Vieira Lima do cargo de ministro-chefe da Secretaria de Governo não foi uma decisão pessoal, mas sim produto de uma conversa que ele teve com o presidente Michel Temer de manhã cedo, no Palácio da Alvorada.
 
Temer fez ver ao ex-ministro as dificuldades que o governo enfrentava, com sua permanência.A conversa entre Temer e Geddel, no café da manhã no Palácio da Alvorada, foi marcada por lembranças de embates políticos que ambos travaram juntos ao longo dos últimos trinta anos, mas os dois chegaram à conclusão de que o melhor caminho seria pedir demissão.
 
Geddel deixou a conversa com Temer prometendo enviar-lhe sua carta de demissão até o meio-dia. Esperava-se um texto mais longo e elaborado, mas, no final, o ex-ministro optou pelo tom mais pessoal e objetivo, tratando Temer como “fraterno amigo” e mencionando o sofrimento da sua família como principal razão da demissão.
 
Aí, ele contou lorota: sua saída foi obtida pelo presidente da República, com seu jeito suave de convencer os interlcutores.
 
 


Juazeirinhense passa por cirurgia e tumor de 10 quilos é retirado da barriga


Juazeirinho-PB-Saúde.


Alyne Cristina de Oliveira

A adolescente residente na rua José Freire da Rocha, próximo a linha férrea, na cidade de Juazeirinho, Alyne Cristina de Oliveira, 14 anos, se submeteu a uma cirurgia na última terça-feira (22), no Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande.

Tumor retirado da barriga de Alyne
(Foto: Reprodução/Heleno Lima)
Alyne estava com um tumor que pesava aproximadamente 10 quilos na barriga e sentia muitas dores e um gosto de sangue terrível na boca.

A sua mãe, Lidiane Maria de Oliveira, havia escrito uma comovente carta à redação do Heleno Lima, que foi publicada no dia 14 deste mês, onde clamava desesperadamente por ajuda para sua filha, haja vista que a cirurgia dela custava algo em torno de R$ 5 mil.

Seu apelo foi atendido por um médico natural de Juazeirinho, que pediu para não ser identificado.

Ele conseguiu com seus contatos que a cirurgia de Alyne fosse feita de forma gratuita e participou da operação com uma equipe médica do HU.

"Ela teve uma hemorragia grande depois da cirurgia. Aí tivemos que operá-la novamente. Mas graças a Deus, já está bem e foi para a ala da pediatria. A mãe dela está feliz e aliviada. Estamos aguardando só o resultado da biopsia para saber se o tumor é benigno ou maligno. Este resultado sai em aproximadamente 10 dias", informa o médico, que manteve contato com o portal.

Heleno Lima

Polícia apreende armas, explosivos e dois são presos no Agreste da Paraíba

Queimadas-PB-Policia.

Armas de grande porte e munições foram apreendidas pela ação

Uma apreensão de armas e explosivos foi realizada na madrugada desta sexta-feira (25) nas cidades de Queimadas e Barra de Santana, ambas no Agreste paraibano. De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, essa seria uma das maiores apreensões de armas da história do estado da Paraíba. Duas pessoas foram presas.


Ainda segundo a PM, o material foi apreendido dentro de casas nos dois municípios. Os suspeitos estariam planejando explodir caixas eletrônicos de agências bancárias da região. A ação da polícia aconteceu por volta de 1h20 (horário local).


Ao todo, foram encontrados seis fuzis, uma submetralhadora, cinco pistolas, mais de 1.000 munições, nove coletes à prova de balas, roupas camufladas e fantasias de palhaço. Entre os explosivos, pelo menos 29 dinamites com detonadores estavam nos materiais. Grampos que são usados para serem espalhados em rodovias após as explosões foram achados.

Explosivos que seriam usados em ações contra bancos também foram apreendidos
(Foto: Capitã Luciana Firme/Polícia Militar)


Nas propriedades, a PM achou três carros, um deles de luxo, e uma motocicleta. Eles seriam usados nas ações criminosas. Todo o resultado da apreensão e os dois homens presos foram levados para a Delegacia Seccional de Queimadas. De acordo com as investigações da polícia, o material pertencia a um grupo que atuava explodindo bancos em vários estados.

Grupo explode banco e atira em casa, fiteiro e destacamento da Polícia Militar

Por Chagas Silva, DRT 1845/RN.

Pilar-PB-Policia.

Na madrugada desta sexta feira, dia 25, a agencia da Caixa Econômica Federal foi explodida na cidade de Pilar, a Zona da Mata da paraíba, localizada a 55 km da Capital. Os marginais não deixaram barato e atiraram contra o prédio da Polícia Militar, casas e um fiteiro também foram alvos dos bandidos na dispararam varios tiros.

Segundo informações repassadas pela PM/PB,  com base em informações de moradores da área a explosão aconteceu por volta das 3hs e teria sido comanda por cerca de 10 criminosos, que chegaram ao local usando carros e motos. Os elementos instalaram as bananas de dinamites na agência e acionaram os explosivos.

Ainda de acordo com a PM, o peso da explosão, que  a estrutura do banco ficou comprometida e apresentando varias rachaduras nas paredes. Com a força do impacto Pedaços de caixas eletrônicos foram jogados na rua.

No momentos da fuga, os meliantes atiraram na fachada de uma casa, em um fiteiro que fica perto do banco e no prédio do Destacamento da Polícia Militar. Um veículo queimado foi encontrado perto de um condomínio na zona rural da cidade de São Miguel de Taipu, que fica a 10 km de Pilar. muitos grampos foram jogados na estrada. Até o presente  momento nenhum dos suspeitos tinha sido preso pu identificado.


Em período de raras chuvas, Prefeitura de Santa Cruz constrói cacimbas na Zona Rural

Santa Cruz-RN-Politica.
CACIMBAS-01_prefeitura
Fonte Édipo Natan
A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou na semana passada uma importante ação de assistência ao homem do campo, a construção de cacimbas na Zona Rural. A primeira comunidade a ser beneficiada foi Massapê.
O Secretário de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros (Dudu), explicou que a ação, que contemplará outras comunidades nos próximos dias, não resolve completamente a situação que as famílias rurais passam em decorrência do longo período de estiagem, entretanto, é muito importante para aqueles que dispõem de pouquíssimos recursos hídricos para sobreviver. A qualidade da água obtida com as escavações das cacimbas em alguns casos é muito boa, podendo atender as necessidades dos seres humanos e dos animais.
Eduardo Medeiros explicou ainda que o uso das cacimbas é coletivo, ou seja, uma mesma cacimba poderá ser utilizada por várias famílias de uma mesma comunidade, beneficiando dezenas de pessoas.
Santa Cruz é um dos vários municípios potiguares com estado de calamidade decretado em virtude da falta de chuvas e muitas das comunidades rurais do município são abastecidas pela operação carro-pipa do Exercito. A construção das cacimbas contribui para que as famílias rurais possam superar esse momento difícil e de raríssimas chuvas.

Policiais do Ronda Cidadã detém homem com arma de fogo no bairro Planalto em Natal

Natal-RN-Policia-.

Policiais da Força Tática do 9º Batalhão de Polícia Militar (9ºBPM) que atuam no Programa Ronda Cidadã da Área Integrada de Segurança Pública 11 (AISP 11) prenderam na noite desta quarta-feira (23) um homem ao ser flagrado de posse de uma arma de fogo no bairro do Planalto, na zona Oeste de Natal.
A PM recebeu uma denúncia anônima informando que Evandro Barbosa da Costa, 21 anos, estaria em casa de posse ilegal de uma pistola municiada. Ao chegar ao local a PM flagrou Evandro Barbosa com a arma e o conduziu à Delegacia de Polícia Civil onde ficou à disposição da Justiça.


TJRN rejeita recurso interposto pelo MP contra prefeita de Ouro Branco


RN-Politica.
Os desembargadores da Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte acolheram parcialmente apelação da prefeita de Ouro Branco, Maria de Fátima de Araújo Silva, e rejeitaram à unanimidade recurso interposto pelo Ministério Público em um processo que apurava os desvios de funções de funcionários da Prefeitura Municipal.
A prefeita tinha sofrido, em primeira instância, uma multa de caráter pedagógico-punitivo no valor de 20 vezes o salário recebido pela atual gestora. Na decisão de hoje a prefeita não só conseguiu a absolvição de possíveis sanções recorridas pelo MP, como também conseguiu a redução da multa de aproximadamente R$ 400.000 para R$ 15.000.
Vejam julgamento do acórdão:
A Primeira Câmara Cível, à unanimidade de votos, rejeitou a preliminar suscitada por Maria de Fátima Araújo da Silva e conhecer de ambos os recursos. No mérito, pela mesma votação, negou provimento ao apelo ministerial e deu parcial provimento ao recurso interposto por Maria de Fátima Araújo da Silva, nos termos do voto do Relator. Foi lido o acórdão e aprovado.

O clero é rico de dinheiro e de soberba, diz Papa Francisco

papa-francisco2Ao discursar nesta quinta-feira (24), no Vaticano, para delegações de jesuítas de todo o mundo, o papa Francisco criticou o clero e disse que ele é “rico” não apenas de “dinheiro”, mas também de “soberba”. O discurso se deu durante evento,da 36ª Congregação dos Jesuítas, quando o Sumo Pontífice discursou para os presentes. As informações são da Agência italiana ANSA.
“O clericalismo é rico. E se não é rico de dinheiro, o é de soberba. Mas é rico, tem um apego às posses. Ele não se deixa ser criado pela mãe pobreza, não deixa que protejam o muro da pobreza. O clericalismo é uma das piores formas de riqueza pelas quais a Igreja é acometida, ao menos em alguns lugares da Igreja e mesmo nas experiências mais cotidianas”, afirmou o papa Jorge Mario Bergoglio.
O religioso argentino – que foi o primeiro jesuíta a ser eleito Papa – também disse que “as críticas” feitas à Companhia de Jesus e a ele são “têm um sabor de tipo restauracionista. Vale a pena dizer que são críticas que desejam uma restauração. Por detrás da críticas, há este tipo de pensamento”, afirmou.

Não é piada: Tribunal Superior Eleitoral revoga prisão de Anthony Garotinho

Brasilia-Policia.

Anthony Garotinho. Foto: Inacio Teixeira/Coperphoto
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (24) conceder habeas corpus ao ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, que está em prisão domiciliar. O político foi preso por decisão da Justiça Eleitoral de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. Ele é suspeito de usar um programa assistencial do município para a compra de votos.

De acordo com o TSE, Garotinho poderá ser solto, mas está proibido de manter contatos com testemunhas do caso e de entrar no município de Campos até o final da instrução processual.

O ex-governador foi preso pela Polícia Federal em 16 de novembro, mas no mesmo dia ele se sentiu mal e teve que ser internado no Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro do Rio. No dia seguinte, ele foi transferido para o hospital penal do Complexo Penitenciário de Bangu, na zona oeste da cidade.

Ex-ministro da Cultura gravou Temer, Geddel e Eliseu Padilha

Brasil-Politica.
alx_brasil-politica-posse-ministro-da-cultura-marcelo-calero_original
Depois de acusar a cúpula do governo de tentar pressioná-lo a liberar uma obra de interesse pessoal do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero entregou à Polícia Federal gravações das conversas que teve sobre o assunto com o presidente Michel Temer, com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e com o próprio Geddel. Em depoimento à PF, o ex-ministro narrou detalhes de como Temer e seus dois principais ministros teriam tentado força-lo a liberar a construção de um prédio residencial em uma região tombada pelo patrimônio histórico em Salvador. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, subordinado a Calero, havia embargado a obra.
Além de gravar Temer e seus dois ministros de confiança, o ex-ministro da Cultura registrou as conversas que teve com dois auxiliares do presidente. O próprio Palácio do Planalto obteve a confirmação da existência das gravações. “As gravações não são de boa qualidade, porque foram feitas com um aparelho que aparentemente estava no bolso do Calero”, disse um ministro palaciano a VEJA.
Depois de receber a informação de que Calero havia gravado as conversas, o próprio governo confirmou as reuniões com Calero. Por meio do porta-voz da presidência, Michel Temer admitiu que conversou com Marcelo Calero para “arbitrar o conflito” entre o então ministro da Cultura e o titular da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, mas negou qualquer pressão no caso.
“O presidente trata todos seus ministros como iguais. E jamais induziu algum deles a tomar decisão que ferisse normas internas ou suas convicções. Assim procedeu em relação ao ex-ministro da Cultura, que corretamente relatou estes fatos em entrevistas concedidas”, disse o porta-voz Alexandre Parola.
Questionado se irá deixar o cargo, Geddel Vieira Lima foi direto: “Ôxi! Eu? Claro que não!”.