99.5FM Currais Novos - RN

sábado, 11 de março de 2017

JUIZ DIZ QUE GOVERNO ROBINSON CRIA EFEITO “TIRIRICA INVERSO” E CONSEGUE PIORAR O PIOR

RN-Politica.
Crítico mordaz e certeiro das ações da Gestão Robinson Faria no sistema carcerário , o juiz da Vara de Execuções Penais de Natal, Henrique Baltazar Vilar dos Santos escreveu hoje numa rede social que o Governo conseguiu criar o efeito “Tiririca inverso”, ao anunciar a construção de dois presídios em Santana do Seridó, a 252 quilômetros de Natal.

“O Governo Robinson Farias(sic) conseguiu criar o efeito Tiririca Inverso: por pior que esteja algo, ele sempre consegue piorá-lo”, sintetizou o juiz Henrique Baltazar. Para o magistrado, a decisão de se construir dois presídios em Santana do Seridó, não se ampara em argumento técnico. “Ali seria adequado para um pequeno presídio”.

Sem contemplações, Henrique Baltazar classifica a decisão governamental como “unicamente político-partidária. “ Santana do Seridó tem como prefeito Hudson Brito, ex-Secretário de Articulação com Municípios do governo Robinson Faria e ex-assessor direto do deputado federal Fábio Faria, filho do governador.

O município de Assu, administrado por um adversário do governador, preencheu os nove itens exigidos pelo Governo Federal para sediar os presídios. Santana do Seridó, comandada pelo correligionário Hudson Brito, atendeu sete critérios.

 

PREFEITO DE SANTANA DO SERIDÓ É O PAI DOS PRESÍDIOS QUE SERÃO CONSTRUÍDOS NO SERIDÓ

Santana do Serido-RN-Politica.
O ex-secretário de articulação política no governo Robinson Faria e atual prefeito na cidade de Santana do Seridó, Hudson Pereira de Brito, é o articulador da construção dos dois novos presídios que serão construídos no Seridó. Um presentão para os seridoenses, e especialmente para seus munícipes.

Consta em matéria do jornal Tribuna do Norte, publicada em janeiro de 2015, uma bronca de Hudson Pereira no MP do estado, acusado de desviar verbas do tesouro estadual, destinadas às ações com prefeituras. A matéria fala que Hudson embolsou indevidamente R$ 441.850,00 mil dos cofres públicos.


O juiz de execuções penais, Dr. Henrique Baltazar Vilar do Santos, dá sua opinião: “Essa decisão, unicamente político-partidária, de construir dois grandes presídios em Santana do Seridó, não se ampara em qualquer argumento técnico. Ali até seria um local adequado para um pequeno presídio para RDD”.

QUADRILHA SUSPEITA DE ROUBO A BANCOS, CORREIOS E CARRO-FORTE É PRESA NO RN

Natal-RN-Policia.
Do G1 RN 

A Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) prendeu, nesta quinta-feira (9) quatro pessoas e indiciou por novos crimes outras quatro que já estavam presas. Todos os envolvidos são suspeitos de integrar uma quadrilha de roubo a bancos, Correios e carro-forte. Segundo a DEICOR, os crimes aconteceram entre 2016 e 2015. Outras cinco pessoas são procuradas pela Polícia Civil.

Ainda segundo a Divisão Especializada, as investigações começaram há seis meses, depois que homens fortemente armados tentaram roubar o dinheiro de um carro-forte que estava estacionado em um supermercado na Avenida Maria Lacerda, na Grande Natal.
De acordo com a DEICOR, grupo era composto, em sua maioria, por foragidos da Justiça e integrantes de facções criminosas e funcionava de forma articulada, sendo suspeito por diversos roubos no Rio Grande do Norte e em outros estados.

A polícia descobriu uma granja em São José de Mipibu, na Grande Natal, que servia de esconderijo para parte da quadrilha. Um arsenal com pistolas, espingardas, grampos para furar pneus e explosivos foi apreendido.

O bando costumava se dividir em outros pequenos bandos para ações menores, e segundo a DEICOR, usava boa parte do dinheiro dessas ações para comprar drogas e multiplicar o capital. Para os delegados da DEICOR, comprovadamente o bando agiu em ao menos dez ocasiões entre 2016 e 2017, mas há outros casos suspeitos que estão sendo investigados.

Segundo o delegado geral da Polícia Civil do RN, Claiton Pinho, as ações da operação Fogo contra Fogo são resultado de investigações integradas entre a DEICOR e vários órgãos de forças policiais de diversos estados, através da constante troca de informações.


“Conseguimos prender diversos foragidos da Justiça que participavam de várias células que praticavam ações criminosas não só no Rio Grande do Norte, como também em vários estados. Policiais da DEICOR têm trabalhado intensamente para desarticular quadrilhas que vêm realizando assaltos a instituições bancárias e com os resultados de hoje conseguimos enfraquecer essas organizações criminosas, apreendendo uma grande quantidade de armamento, explosivos e veículos roubados”, detalha o delegado geral, Claiton Pinho.

MENINO DE 4 ANOS MORRE AO CAIR DO 16º ANDAR DE PRÉDIO; POLÍCIA INVESTIGA

SP-Policia.

Criança caiu do 16º andar de prédio em Praia Grande, SP (Foto: Solange Freitas/G1)

Criança caiu do 16º andar de prédio em Praia Grande, SP (Foto: Solange Freitas/G1)
Fonte-G1
Uma criança de quatro anos morreu após cair do 16º andar de um prédio em Praia Grande, no litoral de São Paulo, na madrugada deste sábado (11). Em depoimento, o pai do menino afirmou que o filho estava sozinho no apartamento e que quando chegou em casa, por volta das 3h, ele já teria caído. A polícia investiga o caso.

O prédio fica na Rua Balneário Camboriú, no bairro Aviação. De acordo com o depoimento do pai, que é empresário e mora sozinho com a criança, ele havia saído e quando voltou ao apartamento, uma cobertura, se deu conta de que o menino havia sumido. Ele procurou por todos os cômodos, inclusive na piscina, sempre o chamando, sem resposta. Quando olhou para baixo do edifício, visualizou o menino caído na rampa do estacionamento, desacordado.

Ainda de acordo com o seu relato à polícia, ele entrou no elevador e foi tentar socorrer o filho. O síndico do prédio já havia solicitado socorro médico, e o menino chegou a ser encaminhado ao Hospital Irmã Dulce, mas já deu entrada na unidade sem vida.

Segundo o descrito no boletim de ocorrência, o apartamento em questão não possui grades ou redes de proteção. A polícia já solicitou junto à administração do condomínio as imagens das câmeras de monitoramento, que podem ajudar nas investigações. 

As autoridades não informaram por quanto tempo o pai se ausentou do imóvel. Ele foi liberado após prestar depoimento. O caso foi registrado como homicídio culposo e morte suspeita na Delegacia Sede da cidade.

MUNICÍPIOS IMPORTANTES PARA O TURISMO POTIGUAR CONFIRMAM PRESENÇA NA 3ª FEMPTUR

RN-Eventos.
A pouco menos de um mês da realização da 3ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN – Femptur, cidades de todas as regiões já confirmaram presença no evento, entre elas Natal, ​Baía Formosa, Tibau do Sul-Pipa, Maxaranguape, Nísia Floresta, Touros, Rio do Fogo, São Miguel do Gostoso, Pedra Grande, Santa Cruz, Jucurutu, Currais Novos, Caicó, Grossos e Guamaré.
A presença de tantos municípios só confirma a importância do turismo como economia rentável. ​”Um dos principais objetivos da Femptur é fomentar a cultura de se viajar dentro do nosso próprio estado. Isso porque ainda viajamos bem menos do que poderíamos, principalmente quando o destino está no interior do RN, e a feira visa apresentar esses atrativos turísticos, incluindo gastronomia local, cultura e artesanato genuinamente potiguar, como pontos fortes para o município”, afirma Gustavo Porpino, diretor da Argus Eventos, um dos organizadores da feira.
Durante a Femptur, também haverá espaço para a arte. “Além dos atrativos turísticos, da gastronomia, do artesanato e dos shows, vamos promover três exposições, todas voltadas ao turismo potiguar. Serão fotos de Fernando Chiriboga, Carla Belke e Canindé Soares, que retratam as nossas belezas naturais, o sertanejo e a nossa caatinga. Teremos também uma exposição sobre o Geoparque Seridó e uma mostra de óleos sobre tela a cargo do artista plástico Eliezer Andrade, que pinta motivos alusivos ao Rio Grande do Norte”, explica Antônio Roberto Rocha, também diretor da Argus Eventos, empresa que promove a Femptur.
A programação completa da Femptur e do Fórum de Turismo do RN está na páginawww.forumdeturismorn.com.br

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL FOI REGISTRADO NA BR-304 EM MOSSORÓ


Mossoró-RN-Transito
                   Passando na hora
A Polícia Rodoviária Federal registrou um grave acidente de trânsito no início da manhã deste sábado 11 de março de 2017, na BR 304, próximo a Chesf Mossoró no Rio Grande do Norte.
De acordo com as primeiras informações o condutor do veículo Corolla de placa OSA 6847 de Fortaleza no Ceará, seguia sentido Fortaleza/Mossoró quando perdeu o controle do carro batendo violentamente contra o poste e morrendo na hora.
Uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia - ITEP foi acionada.
O carro está registrado no nome de José Renato Nogueira. Em instantes mais informações.

“QUEM ATIRAR EM PM VAI SER PRESO OU MORRER”, DIZ COMANDANTE GERAL DA PMRN


RN-Policia.
                     Focoelho
Durante solenidade realizada nessa sexta-feira (10) em alusão ao Dia da Mulher, o comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, André Luiz Vieira de Azevedo, aproveitou a oportunidade para dizer que diante dos últimos casos envolvendo policiais militares, onde eles estariam sendo vítimas do crime, o comandante disse: “Quero reafirmar que quem atirar em polícia vai ser preso, vai fugir ou vai morrer”, disse.

Os militares presentes aplaudiram as palavras do comandante e se dispuseram a lutar contra todos criminosos em prol da população e da segurança dos militares.

TEMER DIZ QUE NÃO QUER 'PATERNIDADE' DE TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

PB-Politica.

Presidente viajou para a Paraíba, onde vai inaugurar o primeiro eixo da transposição do rio; obras começaram no segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva

               Foto: Reprodução/NBR
Presidente Temer durante discurso em evento na Paraíba nesta sexta-feira (10)

Presidente viajou para a Paraíba, onde vai inaugurar o primeiro eixo da transposição do rio; obras começaram no segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva

               Foto: Reprodução/NBR

Presidente Temer durante discurso em evento na Paraíba nesta sexta-feira (10)

Presidente Temer durante discurso em evento na Paraíba nesta sexta-feira (10)
O presidente Michel Temer afirmou nesta sexta-feira (10), em discurso na Paraíba, que não quer a "paternidade" das obras de transposição do rio São Francisco. O presidente viajou para o estado para participar, à tarde, da inauguração do eixo leste da transposição, o primeiro a ficar pronto. Segundo ele, a paternidade do projeto é do povo do Nordeste.
 
As obras de transposição do São Francisco começaram ainda no segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2007, com o objetivo de abastecer cidades nordestinas que sofrem com a seca.

A previsão inicial era que todo o projeto fosse concluído em 2012, ao custo de R$ 4,5 bilhões. Cinco anos depois do primeiro prazo, os valores já passaram dos R$ 8,2 bilhões. Nos últimos dez meses, por exemplo, foram injetados mais R$ 602 milhões nas obras, informou o Planalto.

"Eu não quero a paternidade desta obra. Ninguém pode tê-la. A paternidade é do povo brasileiro e do povo nordestino. Vocês é que pagaram impostos ao longo do tempo, vocês é que permitiram que pudéssemos fazer grandes investimentos nessa obra, que cada vez mais está sendo festejada", afirmou Temer.

Para o presidente, o governo fez "muitos esforços" nos últimos meses para viabilizar a inauguração do primeiro eixo da obra. Ele afirmou ainda que a transposição é do "maior interesse" e da "maior relevância" para o "povo de vários estados do Nordeste".

Eixos leste e norte

A estimativa do governo é que o eixo leste inaugurado nesta sexta-feira beneficie 4,5 milhões de pessoas em 168 municípios da Paraíba e de Pernambuco.

Em janeiro, o presidente Temer viajou ao município de Floresta, no sertão pernambucano, e inaugurou uma estação de bombeamento do ramal.

Na ocasião, ele prometeu que o eixo norte também será entregue em 2017. "Ainda neste ano, nós vamos inaugurar o eixo norte. Fora tantas outras obras complementares que visam trazer água para região do Nordeste", declarou na ocasião.

Segundo o Palácio do Planalto, o eixo norte está 94,52% concluído e visa complementar o abastecimento da região metropolitana de Fortaleza, no Ceará.

Viagem pelo Nordeste

Embora o principal evento desta sexta seja a inauguração do eixo leste, o presidente Michel Temer decolará da base aérea de Brasília por volta das 8h30 com destino a Campina Grande, na Paraíba, para autorizar obras em uma rodovia.

Na cidade, ele visitará o Complexo Multimodal Aluízio Campos e assinará uma ordem de serviço para obras na BR-230.

O trecho beneficiado tem 28 km e vai do município de Cabedelo até a capital paraibana, João Pessoa. O investimento previsto para o empreendimento é de R$ 255 milhões, informou o governo.

Só então, no início da tarde, é que Temer irá para Sertânia, em Pernambuco, onde abrirá a comporta do reservatório de Campos.

A água que encherá o reservatório vai percorrer canais e outras estruturas até chegar a Monteiro, novamente na Paraíba. Às margens do Rio Paraíba no município, Temer participará da “celebração da chegada” da água do São Francisco ao estado.

Após os eventos, o presidente embarcará de volta a Brasília a partir de Campina Grande por volta das 17h.

'Prioridade' ao Nordeste

Em declaração à imprensa na noite desta quinta-feira (9) no Planalto, o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, afirmou que a conclusão do eixo leste traduz a “prioridade” do governo para o desenvolvimento do Nordeste.

Na avaliação do Planalto, todas as regiões do país devem ser beneficiadas por ações do governo, mas o “enfoque deve recair nas áreas mais necessitadas”.

“Por isso os projetos e as iniciativas que beneficiam a população nordestina têm recebido atenção prioritária das autoridades dos vários ministérios”, defendeu o porta-voz, ao ressaltar ainda que o equilíbrio fiscal proposto pelo governo não tem negligenciado recursos para obras de infraestrutura.

G1 Brasília

NOVOS PRESÍDIOS DO RN SERÃO CONSTRUÍDOS EM SANTANA DO SERIDÓ

RN-Politica.
Cadeia Pública de Ceará-Mirim em construção (Foto: Ítalo Sales/Inter TV Cabugi)
Uma terceira unidade está em construção em Ceará-Mirim
 (Foto: Ítalo Sales/Inter TV Cabugi)
O governo do Rio Grande do Norte anunciou, nesta sexta-feira (10), que dois novos presídios serão construídos em Santana do Seridó, município localizado a 237 km de Natal, próximo à divisa com a Paraíba. Segundo a Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejuc), cada uma das unidades terá capacidade para 603 detentos.
Hoje, 10 de março, é o último dia do prazo dado ao governo para informar o local da obra Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do que depende a liberação de R$ 31,9 milhões de recursos pelo Ministério da Justiça, de acordo com o general Araújo Lima, da comissão de elaboração do Plano Diretor do Sistema Penitenciário do Estado.
As novas prisões terão estrutura modular, feita de contêineres, para adiantar a entrega da obra. De acordo com a Sejuc, o terreno escolhido pertence ao governo do RN e o processo de licitação já está em andamento.
Novas prisões
Em janeiro, o governador Robinson Faria declarou a intenção de desativar a Penintenciária de Alcaçuz ainda este ano. Segundo ele, a construção de três novos presídios permitiria a transferência dos presos da unidade, onde um massacre deixou 26 mortos ao longo de mais de uma semana de rebeliões.
"A construção de Alcaçuz naquele local foi um grande equívoco, porque é uma área de geografia turística", afirmou Robinson.
A terceira unidade é a Cadeia Pública de Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal, que já está em construção. A obra começou em 2015 e chegou a ser embargada para adequações, mas foi retomada e, segundo o governo, deve ficar pronta em junho. A prisão terá três pavilhões e capacidade para 603 pessoas.
Segundo o general Araújo Lima, o governo pretende criar 3.900 vagas no sistema prisional do estado em cinco anos, mil delas até abril de 2018. A comissão para elaborar o Plano Diretor do Sistema Penitenciário foi criada em fevereiro, depois da matança em Alcaçuz. O projeto deve ficar pronto em abril.
 Fonte: G1 RN.

GRUPO ESTADO ENCERRA OPERAÇÃO DA RÁDIO ESTADÃO

Brasil-Rádio.
Justificativa é de que a empresa irá centralizar os investimentos no ambiente digital; emissora estava no ar desde 2011.
estadao 
Nesta sexta-feira, 10, o Grupo Estado anunciou o fim da operação da rádio Estadão, transmitida até então na estação 92,9 FM. Em comunicado oficial, a empresa alega que o desligamento permitirá um maior investimento no segmento digital por parte da companhia. Na frequência ocupada pela rádio, será veiculada a programação da Comunidade Cristã Paz e Vida a partir de 18 de março.
“O Grupo Estado tem focado seus investimentos numa estratégia multiplataforma em meios como jornal, portal, mobile, redes sociais, e-commerce e eventos proprietários”, disse o Grupo Estado, em nota. Atualmente, a companhia é proprietária de eventos como Summits e Fóruns Estadão, produz mais de mil notícias diárias com a AE Broadcast, detém a plataforma Media Lab Estadão e está investindo em empresas digitais como o Moving e Genial Seguros.
Com o término da operação da Rádio Estadão, parte do conteúdo jornalístico produzido pela emissora migra para a Rádio Eldorado (107,3 FM), que passa a ter, em sua grade, programas e conteúdos de notícias.
Fundada em abril de 2011, a rádio foi lançada no mercado com o nome de Estadão ESPN e tinha a proposta de misturar transmissões esportivas com cobertura jornalística, 24 horas por dia. Um ano depois, a Disney, proprietária da ESPN, rompeu a parceria com o Grupo Estado e a emissora seguiu com o nome de Rádio Estadão, tendo na grade conteúdo jornalístico.

EMPRESÁRIO MORRE EM ACIDENTE COM CAMINHÃO NA BR-230 NA PARAÍBA

Aparecida - RN-Transito.

Vítima seguia em moto na BR-230, entre as cidades de Aparecida e Sousa. Segundo PRF, um dos veículos invadiu sentido contrário

Um empresário morreu na noite de quinta-feira (9) após se envolver num acidente com um caminhão na BR-230, entre as cidades de Aparecida e Sousa, no Sertão paraibano. O empresário, que seguia em uma motocicleta, chegou a ter braços e pernas decepados com a colisão frontal e morreu no local.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Cajazeiras, o homem pilotava uma moto quando invadiu a contramão e colidiu frontalmente com um caminhão.

Segundo a Polícia Militar, o próprio motorista do caminhão ligou para o 190 avisando do acidente. Ele foi encaminhado à Delegacia, onde prestou esclarecimentos e foi liberado em seguida. Após exames do Instituto de Polícia Científica (IPC), o corpo foi encaminhado para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol), na cidade de Cajazeiras, no Sertão.

G1PB

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A OPERAÇÃO "FOGO CONTRA FOGO" DESENCADEADA PELA POLÍCIA CIVIL

Jucurutu-RN-Politica.


   Jucurutu-RN-Policia.
Uma investigação realizada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) deflagrou, nesta quinta-feira (09), a última fase da Operação Fogo contra Fogo e prendeu oito pessoas suspeitas de roubar agências bancárias entre 2016 e 2017.
As prisões foram realizadas através de investigações iniciadas há seis meses, quando homens fortemente armados tentaram roubar o dinheiro de um carro-forte que estava estacionado em um supermercado na Avenida Maria Lacerda, localizado no bairro Nova Parnamirim. As pessoas foram presas em cumprimento de mandados de prisão. Cinco pessoas estão sendo procuradas pela Polícia Civil.
Foram presos na Operação Fogo contra Fogo: Rodrigo Anderson Gomes de Souza, vulgo “Sadan”; Leandro da Silva Oliveira; Maria de Fátima Nazaré Conceição, vulgo Neném; Joyce Carolina Andrade Barbosa; Laurêncio Francisco da Silva, vulgo “véio” ou “olhos azuis”; Wenio Rodrigues de Melo, conhecido como “Bilú”; Rivanildo Pereira de Medeiros, vulgo “Rambo”; e George Michael da Silva Besa.
Do grupo, quatro foram presos nesta quinta-feira (09), sendo eles Rodrigo, Leandro, Maria de Fátima e Joyce, e os demais estavam no sistema prisional.
O grupo era composto, em sua maioria, por foragidos da Justiça e integrantes de facções criminosas e funcionava de forma articulada, sendo suspeito pelo cometimento de diversos roubos a agências bancárias no Rio Grande do Norte e em outros estados. Os integrantes que lideravam a quadrilha eram Rivanildo, integrante da facção Sindicato do RN, Paulo Eduardo de Oliveira, conhecido como “Pajé”, integrante da mesma facção criminosa de Rambo e morto em confronto com a polícia, tendo ele grande poder de liderança no crime no bairro de Mãe Luiza, e Adriano da Conceição, também morto em enfrentamento com policiais.
Segundo o delegado geral da Polícia Civil do RN, Claiton Pinho, as ações da operação Fogo contra Fogo são resultados de investigações integradas entre a Deicor e vários órgãos de forças policiais de diversos estados, através da constante troca de informações. “Hoje, conseguimos, através dessa operação, prender diversos foragidos da Justiça que participavam de várias células as quais praticavam ações criminosas não só no Rio Grande do Norte, como também em vários estados. Policiais da Deicor têm trabalhado intensamente para desarticular quadrilhas que vêm realizando assaltos a instituições bancárias e com os resultados de hoje conseguimos enfraquecer essas organizações criminosas, apreendendo uma grande quantidade de armamento, explosivos e veículos roubados”, detalha o delegado geral, Claiton Pinho.

MOSSORÓ: MENOR TOMA MOTO DE ASSALTO E NA FUGA COLIDE EM CAMINHÃO

Mossoró-RN-Policia.

Dois menores "em conflito com a lei" ocupando uma moto HONDA BIZ de cor vermelha, tomaram de assalto  uma motocicleta YAMAHA CRYPTON de placa NOH 3723 Mossoró-RN e uma bolsa de uma mulher em frente a uma clinica no bairro Nova Betânia, no início da tarde desta sexta feira 10 de maio  em Mossoró.

Durante a fuga um dos menores que conduzia a moto roubada acabou batendo na traseira de um caminhão que estava parado no acostamento do BR 304 em frente ao terminal rodoviário no bairro Ouro Negro.

Após bater no caminhão o menor de 15 anos, abandonou a moto, fugiu e  minutos depois procurou atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santo Antônio.
A Polícia Militar foi até a UPA com a vítima do roubo, que reconheceu o menor infrator.

Após receber atendimento médico e liberado ele confessou o crime e foi encaminhado à Delegacia do Menor para procedimentos cabíveis.

O adolescente confessou também que a bolsa roubada da vítima ficou no local do acidente.
A Motocicleta roubada ficou parcialmente destruída com o impacto da colisão foi apreendida pela PRF e foi levada para a Delegacia de Furtos e Roubos.

Passando na Hora

ANIMAIS SOLTOS ÀS MARGENS DAS RODOVIAS COLOCAM RISCO À VIDA DOS MOTORISTAS NO SERIDÓ

RN-Transito.

Está ficando cada vez mais comum encontrar animais soltos às margens de rodovias estaduais e federais. Nas estradas do Seridó tem sido uma cena bastante cotidiana. Os proprietários e detentores de animais precisam se conscientizar e prender seus animais, principalmente a noite quando a visibilidade é menor.

A ocorrência de animais soltos na pista, com maior incidência em certas regiões, tem sido uma grande ameaça aos veículos, como motos, carros, caminhões e carretas que não raramente têm se envolvido em atropelamento ou acidentes na tentativa de desviar para evitar a colisão.

A grande quantidade de animais soltos que perambulam pelas margens das rodovias do Seridó tem causado preocupação e alguns acidentes, se faz necessária uma ação mais sistemática e intensa no recolhimento desses animais, levando-os para locais apropriados.

Faz-se necessário ressaltar também o descaso de alguns proprietários de animais que os deixam soltos sem se preocupar com riscos inerentes que este tipo de conduta pode acarretar.
DETENÇÃO

Para aqueles que acham normal e não se incomodam de deixar seus animais transitarem em vias públicas, cabe ressaltar que:  O guarda dos animais, ou seja, aquele que é o dono ou detentor destes poderá sofrer sanções criminais e cíveis de acordo com a extensão dos danos causados por seus animais cuja guarda é de sua responsabilidade.

No âmbito do Direito Penal ao proprietário de animal que permite que este transite em via pública sem nenhum cuidado pode ser imputado desde uma contravenção penal prevista no artigo 31 do Decreto Lei 3.688 de outubro de 1941, que trata sobre Omissão de cautela na guarda ou condução de animais, a pena prevista para esses casos variam de 10 dias a 2 meses de prisão, ou multa.

Passando a crime de lesão corporal culposa, prevista no Art. 129, parágrafo 6º, que reza: art. 129: Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: parágrafo 6º Lesão corporal culposa: Se a lesão é culposa: Pena – detenção, de dois meses a um ano.
Podendo chegar a crime de Homicídio Culposo no caso do acidente de trânsito provocado por animal resultar em morte da vítima.”

Os proprietários e detentores de animais que transitam em vias públicas, ainda responderão pelos atos destes no âmbito cível, conforme previsão legal:
O Código Civil de 2002 trata da Responsabilidade Civil em capítulo próprio e especificamente sobre a responsabilidade por dano causado por animais em seu Artigo 936 que assim estabelece:
Art. 936. O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior.
Em decorrência disso quando animais invadirem pistas de tráfego e causar danos em automóveis e ou em pessoas poderá ser exigido dos proprietários o devido ressarcimento por danos matérias e danos estéticos e morais.

O Código Civil de 2002 enquadrou esse tipo de dano como sendo de Responsabilidade Objetiva do agente, respondendo independentemente de culpa pelos fatos danosos que porventura seus animais venham a praticar a terceiros, apenas sendo possível o proprietário do animal eximir-se da responsabilidade de indenizar a vítima no caso de a culpa ser exclusiva desta ou em caso de força maior.

Considerando a quantidade de animais que comumente vemos nessas cercanias, parece que o assunto tratado não é de pouca importância e interessa a muitas pessoas.

Convém ainda lembrar que a obrigação de cercar as propriedades para deter nos seus limites os animais cabe exclusivamente aos proprietários e detentores. Cercas que impeçam a passagem de animais de grande

MULHER É MORTA EM CAMINHÃO DE MUDANÇA NA PB



Pirpirituba-PB-Policia.

Caso aconteceu na manhã desta sexta-feira, em Pirpirituba, Agreste do estado


Uma mulher de 37 anos foi assassinada a tiros, na manhã desta sexta-feira (10), em cima de um caminhão de mudança, em Pirpirituba, Agreste do estado, a 106 km de João Pessoa.

Foto: Reprodução/Portal Mídia
Segundo o delegado Ricardo Sena, o crime teria sido motivado por vingança. “Há cerca de um mês o marido e o filho da vítima mataram um rapaz na cidade. Hoje, o irmão desse jovem se vingou da mulher, que estava de mudança e possivelmente iria encontrar o marido e o filho, foragidos desde o dia do crime”, explicou o delegado.

Ainda conforme Ricardo Sena, as duas famílias têm uma rixa antiga. “Tudo começou quando um familiar da mulher foi esfaqueado por um membro da outra família”, contou.

Testemunhas do crime identificaram o suspeito de atirar na mulher. Equipes da polícia realizam buscas na região, mas até a publicação desta matéria ele não havia sido preso.

A Polícia Civil também investiga o paradeiro do marido e filho da mulher assassinada nesta sexta-feira. A Justiça já expediu mandados de prisão contra eles.


Portal Correio

PRESIDENTE E MINISTRO RECEBEM TÍTULO DE CIDADANIA CAMPINENSE

Campina Grande-Politica.

O título foi proposto pelo vereador Márcio Melo (PSDC), com o argumento de que Temer está trabalhando por Campina Grande e pela Paraíba concluindo a obra de transposição do rio São Francisco
           Foto: Reprodução
Temer recebeu título de cidadão campinense

Assunto que provocou polêmica na Câmara Municipal de Campina Grande, a concessão do Título de Cidadania Campinense ao presidente Michel Temer (PMDB) foi concretizada na manhã desta sexta-feira (10), durante visita do peemedebista ao município.

O título foi proposto pelo vereador Márcio Melo (PSDC), com o argumento de que Temer está trabalhando por Campina Grande e pela Paraíba concluindo a obra de transposição do rio São Francisco.

Ao ser apresentada, a propositura, que não foi aprovada por unanimidade na Câmara, gerou polêmica e foi alvo de debates entre os parlamentares campinenses, já que alguns questionaram se havia motivos suficientes para a sua concessão.

Além de Temer, o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, também foi contemplado com o Título de Cidadania Campinense, igualmente proposto pelo vereador Márcio Melo.

As honrarias foram entregues durante solenidade no Complexo Aluízio Campos, realizada para assinatura da ordem de serviço das obras de implantação de uma terceira faixa na BR-230, no trecho entre João Pessoa e Cabedelo.


Paraíba Online

sexta-feira, 10 de março de 2017

BILL GATES AVISA AO MUNDO: “NOVA PANDEMIA GLOBAL”

MUNDO-SAÚDE

 

Bill Gates avisa que o mundo deve se preparar para uma pandemia global foto: AFP A Comunidade Internacional deve perceber que tem que se preparar para uma pandemia mundial, disse neste sábado Bill Gates fundador da Microsoft e tornado mecenas, na conferência de segurança Munique.

Tomando como exemplo a epidemia do ebola na África ocidental, em 2014 e 2015, a gripe espanhola de 1918 ou mencionando a possível invenção de um vírus com fins ” Terroristas “, Gates julgou ” possível ” uma catástrofe a nível Mundial. Segundo o empresário americano afirmou que as guerras e os movimentos de agitação caminham lado a lado da doença e são os agentes mais prováveis para provocar uma pandemia global.

“que apareçam na natureza ou nas mãos de um terrorista, os epidemólogos dizem que um vírus transmitido pelo ar se espalhando rapidamente pode matar 30 milhões de pessoas em menos de um ano”
explicou gates durante essa reunião anual de Responsáveis pela diplomacia mundial. “as zonas de guerra e outros cenários são os lugares mais difíceis para eliminar as epidemias”, garantiu.

Gates disse que é ” bastante provável ” que o mundo viva uma epidemia assim em ” os próximos 10 ou 15 anos “. ” para lutar contra as pandemias globais, também se deve lutar contra a pobreza… é por Isso que corremos o risco de ignorar o vínculo entre segurança da saúde e da segurança internacional “. Bill Gates, que fez fortuna com a empresa de software Microsoft e agora gasta milhões de dólares à filantropia, pediu aos estados investir em investigação para desenvolver Tecnologias capazes de criar vacinas em poucos meses. E lembrou-se que a maioria das medidas de controlo necessárias são aquelas que os governos já lançaram para enfrentar um ataque biológico terrorista. ”


o custo global na preparação para uma pandemia está estimado em 3.400 milhões de dólares por ano. A perda anual que uma pandemia provocaria poderia atingir os 570.000 milhões “, afirmou.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA EVITARÁ QUE PAÍS ACABE NA SITUAÇÃO DO RJ, MG E RS, DIZ TEMER

Brasil-Politica.
Presidente diz que reforma tem como objetivo evitar que País decrete calamidade financeira
Adriano Machado/07.03.2017/Reuters
O presidente Michel Temer (PMDB) disse em entrevista à Rádio CBN que a reforma da Previdência vai evitar que o País acabe na mesma situação do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, Estados que decretaram calamidade financeira.

Temer disse que o Brasil não pode, daqui a quatro ou cinco anos, transformar-se em uma figura como está acontecendo com os Estados brasileiros.

O  governo manda aquilo que acha necessário para que o Brasil não se transforme, vou citar aqui com toda a liberdade porque já está 'publicizado', a história do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, Estados que estão passando por grandes dificuldades em função do fenômeno previdenciário.


Ele lembrou que os Estados estão em dificuldades por causa do déficit previdenciário e reconheceu que haverá objeções a pontos da reforma, mas que o governo vai "até onde puder" para dialogar no sentido de aprovar a proposta "tal como está".

ATENÇÃO ATLETAS E AMANTES DO ESPORTE! VEM AI A 15ª CORRIDA RÚSTICA, EM ACARI

ACARI-RN-ESPORTES.
Assecom

Evento esportivo que virou tradição em Acari, a cidade mais limpa do Brasil, a Corrida Rústica em homenagem aos 184 anos de Emancipação Política da cidade, realizada pela Prefeitura Municipal, através da coordenação de Esportes, acontece no mês de abril, com a participação de atletas da casa e de várias partes do nordeste.
      
       Aguardem! Em breve maiores informações