99.5FM Currais Novos - RN

sábado, 18 de março de 2017

FISCAL QUE DENUNCIOU 'CARNE FRACA' DIZ QUE DESCOBRIU CRIMES APÓS RETALIAÇÃO

PR-Policia.
                              Fonte: G1 PR 
Operação Carne Fraca foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (17). (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Operação Carne Fraca foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (17).
(Foto: Divulgação/Polícia Federal
 

Denúncias do auditor fiscal federal agropecuário Daniel Gouvêa Teixeira de que carnes estragadas e fora de padrão eram vendidas por frigoríficos da região de Curitiba foram a origem da Operação Carne Fraca, deflagrada nesta sexta-feira (17), na qual funcionários do governo e de grandes empresas do ramo foram presos.

O auditor afirma que só conseguiu investigar as fraudes, em 2014, porque foi afastado de atribuições pelos chefes da Superintendência Federal da Agricultura no Paraná. Ele diz que essa era uma prática comum com profissionais que fiscalizaram as empresas corretamente e incomodavam o esquema.

"A minha ex-chefe [Maria do Rocio Nascimento] tinha me tirado atribuições. Então, eu tive mais tempo para fiscalizar melhor os frigoríficos. A gente tem, geralmente, cinco, seis ou sete frigoríficos para cuidar. É impossível fazer um bom trabalho com esse número. Como sou mais criterioso e as empresas reclamavam de mim, eu fiquei só com dois, por retaliação. Foi aí que me debrucei em toda a pesquisa da fraude", conta ao G1.

Maria do Rocio do Nascimento, chefe do Serviço de Inspeção de Produto de Origem Animal (Sipoa) em Curitiba, presa nesta sexta-feira, é considerada a líder do esquema de fraudes pela polícia.

Teixeira diz que analisou o estoque dos frigoríficos Peccin Agroindustrial Ltda./Italli Alimentos, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), e Souza Ramos Ltda., de Colombo, ambas citadas na investigação da Polícia Federal (PF). Até a publicação desta reportagem, as empresas não haviam se pronunciado sobre as denúncias.

O auditor afirma ter notado, durante as fiscalizações, que dezenas de carretas carregadas com carne mecanicamente separada - cartilagens e carcaças de frango moídos utilizados para substituir a "carne suculenta" - constavam a mais nas planilhas dos frigoríficos.

"A conta não fechava. O erro, se fosse um erro de compras, teria sido um erro em torno de 47 carretas de 27 toneladas [o que equivalente a 1.269 toneladas]. Era um absurdo. Nenhuma empresa erraria isso. Foi aí que comecei a duvidar e investigar", conta.

A carne mecanicamente separada custa quase a metade do que a carne com padrão aceito pelo Ministério da Agricultura e tem muito mais gordura e água, o que pode causar graves doenças, a longo prazo, de acordo com o auditor. Há um limite para que esse tipo de alimento seja usado, o que era totalmente descumprido no caso de Peccin e Souza Ramos.
"Com o custo bem abaixo do que outros, as empresas que se utilizavam desse método concorriam desigualmente e ganhavam licitações, além de terem muito mais vantagem nas vendas nas gôndolas de mercados, por exemplo", explica o denunciante.

A partir disso, com o decorrer das investigações, o fiscal narra ter percebido outros indícios de crimes: a quantidade de carne moída era muito baixa e as máquinas eram adaptadas para fraudar as carnes
.
Foi quando Teixeira decidiu denunciar o que via à polícia. O fiscal conta que, ao longo das fiscalizações, o que mais lhe chocou foi ver a compra, preparo e venda de carnes estragadas, "verdes", como ele próprio descreve.
"Ouvi relatos de funcionários que utilizavam carnes verdes, podres. Esses produtos eram limpos com ácido sórbico, para esterilizar, e vendidos. Isso é desumano. É uma deslealdade tremenda". O ácido sórbico, encontrado no frigorífico Peccin, tem substâncias comprovadamente cancerígenas, diz a investigação.

Políticos e lobistas

Daniel Corrêa Teixeira relata que políticos e lobistas eram vistos "quase que diariamente" na Superintendência Federal da Agricultura, em conversas com os chefes de serviço e superintendentes.
"Recebíamos diariamente visitas de lobistas, de políticos e era para tratar justamente dos interesses particulares das empresas. Isso era muito comum até três anos atrás. Depois da [Operação] Lava Jato, tudo ficou mais discreto", declara.

Consumo de carnes

O auditor fiscal ressalta que, apesar das denúncias, é errôneo generalizar que a carne vendida no Brasil é ruim. "Não adianta pensarmos que toda a carne vendida no Brasil é ruim, que toda a fiscalização é corrupta, porque isso é mentira. Nosso produto é muito bom e é por isso que somos destaque na importação. Não vamos criar algo que não existe".
Para Teixeira, a melhor forma de combater fraudes na venda de carnes é cobrar e fiscalizar autoridades. "O consumidor não deve parar de comprar carne. O que ele deve fazer é fiscalizar. Cobrar o Ministério da Agricultura para que ele divulgue quem são as empresas fraudadoras, cujos nomes eles já têm em mãos. Se tivermos conhecimento, podemos escolher o que nos é bom", orienta.

Defasagem

Há defasagem de cerca de 1.000 auditores fiscais federais agropecuários no Brasil, de acordo com Teixeira, que também atua como delegado do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical). Para ele, é isso que gera oportunidades para que crimes como os deflagrados na Carne Fraca sejam praticados.

"O Ministério da Agricultura não repõe o quadro de auditores fiscais, que é extremamente defasado, o que abre oportunidade para as empresas praticarem fraudes como essas. Além disso, todos os cargos altos são ocupados estrategicamente por indicações políticas, quando deveria ser por meritocracia. Se não houver condições para trabalhar, infelizmente, a qualidade do que é consumido pelos brasileiros fica comprometida".




SUSPEITA DE MATAR ADOLESCENTE EM MICARETA É PRESA NO INTERIOR DE PERNAMBUCO

PE-Policia.


Fonte: Portal BO-Foto: Cedida
Um soldado da Polícia Militar de Pernambuco prendeu, nesta sexta-feira (18) no Alto Sertão Pernambucano, Joyce Soares, 19 anos, Suspeita de ter assassinado Maria Raquel Silva de Almeida, 15 anos, no dia 18 de fevereiro deste ano no bairro Nossa Senhora de Nazaré, Zona Oeste de Natal. O crime ocorreu durante um evento carnavalesco, onde Joyce desferiu à vítima com um golpe de faca, matando-a.
Através de investigações realizadas por equipes de policiais civis da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a qual foi comandada pelo delegado Reginaldo Soares, o mandado de prisão preventiva da mulher foi expedido.

Joyce estava sendo procurada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte, quando foi reconhecida por um soldado da Polícia Militar de Pernambuco após tê-la visto em uma matéria jornalística de cunho nacional acerca do crime. Ela foi presa e será transferida para Natal, onde ficará à disposição da Justiça.

TABELIÃ E IRMÃ POTIGUARES MORREM EM ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO NA PARAÍBA




PB-Transito.
Foi registrada uma tragédia na tarde dessa sexta feira 17, no sitio Cachoeira, às margens da PB-323 no município de Bom Sucesso-PB. Rodovia que interliga Bom Sucesso a Alexandria, no RN. Um acidente automobilístico vitimou duas irmãs e mais duas pessoas ficaram gravemente feridas, inclusive uma criança.
Uma das vítimas fatais é a dona do cartório de Bom Sucesso/PB, Maria Thalissa de Almeida Mariz Lima, que residia em Alexandria, no RN. Ela seguia sentido Bom Sucesso quando perdeu o controle do seu veiculo, um Volkswagen Polo, na cor preta, e colidiu violentamente com uma pedra na PB-323.

Com a violência do impacto faleceram na mesma hora: Maria Thalissa e sua Irmã, Amanda (que residia em Brasilia), ficando feridas a filhinha de Thalissa e uma sobrinha do seu esposo, ambas foram transferidas para hospitais da região. Ainda não se sabe o verdadeiro estado de saúde das duas vitimas socorridas.

ARLINDO CRUZ ENTRA EM COMA NO RIO DE JANEIRO

RJ-Saúde

Arlindo Cruz passou mal na tarde desta sexta-feira (17) e foi induzido a um coma para estabilizar sinais e preservar órgãos. Após o mal estar o cantor foi levado pela mulher e o filho para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Barra. As informações foram confirmadas pela mulher do artista. O cantor estaria em Salvador neste domingo (19) no “Festival Vozes do Brasil”.

A esposa do cantor, Babi, explicou que a medida foi acionada para auxiliar na transferência dele para a UPA do Hospital São José. O médico pessoal da família acompanha o caso. De acordo com o G1, apesar das medidas o diagnóstico ainda não foi passado.

E O QUE VOCÊS FIZERAM JUNTOS?

 Brasil-Politica.
31
Por Carlos José Marques
Dilma e Lula, cada qual a seu tempo e estilo, voltaram a protagonizar espetáculos anedóticos nos últimos dias. E só rindo mesmo para não chorar diante dos desaforos que lançam sistematicamente contra a inteligência de cada um de nós brasileiros. Lula escolheu como picadeiro o banco dos réus e palanques na rua, habitat tradicional para seus showzinhos particulares. Dilma, por sua vez, optou pelos grandes salões mundo afora, num tour que fez corar de vergonha não apenas os patrícios como a plateia estrangeira que dedicou tempo a ouvi-la. Comecemos pois, fazendo jus ao cavalheirismo, pela dama e suas diatribes. Não foi uma, mas inúmeras as escorregadelas e falta de compostura que adotou, até quando se arriscou a dialogar em um francês sofrível com gafes em profusão. No que disse de absurdos, atribuiu os maus resultados da economia a sua queda, decorrência direta do “golpe” – para usar uma lorota muito em uso nos discursos petistas – contra o mandato que exercia. Não foram as barbeiragens que executou, nem mesmo as medidas populistas que ordenou aos comandados, as verdadeiras razões da mais devastadora recessão da história do País. De maneira alguma! Esqueçam isso! Dilma, na tortuosa linha de raciocínio exposta ali, era a razão do sucesso, o porto seguro para as inversões redentoras do capital. Sem ela, estaríamos perdidos, chafurdando na lama. E assim aconteceu, acredita a honorável ex-presidente deposta. E disse isso literalmente a cada um dos ouvintes: “você acha que alguém investe em um país em que parte da oposição pede o impeachment da presidente? Eles construíram algo irresponsável, a insegurança do Brasil. Hoje a economia se deteriora”.
 

FÁTIMA BERNARDES JÁ FATUROU R$ 10 MILHÕES COM A SEARA E CONTRATO NÃO SERÁ RENOVADO

Brasil-Economia.
Desde que estreou no "Encontro", Fátima Bernardes, além de demonstrar seu lado mais descontraído na TV, têm faturado com o merchandising. Quando estava na bancada do "Jornal Nacional", não podia fazer campanhas de publicidade e hoje, boa parte de seu faturamento vem delas. Entretanto, o contrato de uma das maiores marcas com a global não foi renovado.

De acordo com informações do colunista Ricardo Feltrin, a ex-mulher de William Bonner - cujo divórcio vai completar sete meses - e a Seara não firmaram um novo acordo. A WMcCann, agência responsável pela empresa do ramo alimentício confirmou a não-renovação.


O primeiro contrato milionário firmado pela apresentadora foi em 2014 e o valor estava estimado entre R$ 2,5 milhões e R$ 3 milhões. Ao notar o crescimento das vendas, a marca decidiu renovar o acordo, que teria chegado a R$ 5 milhões e duplicado posteriormente.

AGENTES DESCOBREM TÚNEL EM PRESÍDIO DE CAICÓ, NO INTERIOR DO RN

Caicó-RN-Policia.

Agentes penitenciários encontraram um túnel na Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó, no interior do Rio Grande do Norte. Segundo o comandante da Polícia Militar em Caicó, major Walmary Costa, a tentativa de fuga foi descoberta na tarde desta sexta-feira (17).
Buraco de túnel é descoberto na Penitenciária de Caicó, RN (Foto: Divulgação)
PM não soube informar extensão do túnel (Foto: Divulgação/Sejuc)
Os agentes fizeram uma revista na unidade e apreenderam facas artesanais e drogas. De acordo com o secretário da Justiça e Cidadania do estado, Wallber Virgolino, o procedimento padrão nessas circunstâncias é tapar o buraco com concreto.
O secretário declarou que uma sindicância será aberta para apurar o caso.


Fonte: G1/RN

GARIBALDI DESTACA IMPORTÂNCIA DO TURISMO

Natal-RN-Eventos.
Resultado de imagem para foto garibald alves
O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN) esteve presente, na manhã desta sexta-feira (17), no lançamento do 8º Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte e 3ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN. Os eventos estão previstos para ocorrer simultaneamente, nos dias 7 e 8 de abril deste ano, no Centro de Convenções de Natal.

Garibaldi falou sobre a relevância da iniciativa, ressaltando a importância do turismo como atividade econômica, principalmente na capital e com potencial a ser explorado no interior do estado.

“Quando fui deputado estadual, há muitos anos, o então governador Cortez Pereira já vislumbrava o turismo como uma atividade de destaque. O RN teve a cultura do algodão, do gado e do petróleo. Atualmente, o turismo tem a mesma relevância, gerando emprego e renda. Eventos como esse ajudam a divulgar o estado, ainda mais em momento difícil como o que vivenciamos”, disse.

Ele citou ainda o incentivo aos municípios do interior na divulgação de seus roteiros turísticos, como está previsto para ocorrer na Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN. “Cidades que já tem um roteiro vão fortalecer seus projetos e as demais poderão apresentar suas iniciativas. O RN é rico e precisamos valorizar nosso estado e seus atrativos naturais, culturais, gastronômicos e históricos”, comentou.


Participaram do lançamento gestores do turismo de todo o Rio Grande do Norte, empresários, prefeitos e agentes do turismo. Além da secretária de Turismo de Natal, Cristiane Alecrim, o representante da Assembleia Legislativa do RN, deputado estadual Tomba Faria, e o presidente da comissão de Turismo da Câmara Municipal de Natal, vereador Felipe Alves.

ROBINSON É RECEPCIONADO POR ROSALBA E CUMPRE AGENDA EM MOSSORÓ

Mossoró-RN-Politica.
A imagem pode conter: 1 pessoa, área interna
O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, desembarcou no aeroporto Dix-sept Rosado, por volta das 19h, desta sexta-feira, 17, quando foi recepcionado pela prefeita do município, Rosalba Ciarlini.

Ainda no aeroporto, Rosalba fez entrega de documentos em que faz pleitos para novos investimentos do Governo do Estado no setor de segurança.
 A imagem pode conter: 4 pessoas, flor e área interna
Do aeroporto, Robinson, Rosalba, a primeira-dama e secretária, Juliana Faria, ao lado do vereador, João Gentil e do ex-vereador, Jório Nogueira, foram até o Teatro Municipal Dix-huit Rosado, onde foi velado o corpo do ex-prefeito do município, João Newton da Escóssia.

AGENDA – Neste sábado, Robinson, cumpre agenda, iniciando pelo Abrigo Amantino Câmara, às 9h.

Em seguida, às 10h, Robinson Faria,  ao lado de Rosalba, instalará o programa Ronda Cidadã, em Mossoró.

JÓRIO – O ex-vereador, Jório Nogueira, acompanhou o governador do Estado, Robinson Faria, em sua agenda, ao desembarcar em Mossoró.



POLÍCIA MILITAR É ACIONADA DEVIDO A FURTO DE UM JUMENTO EM CURRAIS NOVOS

Currais Novos-RN-Policia.
QuickMemo_2017-03-16-19-32-392-284x300
Fonte. Edmilson Souza

Na manhã de ontem, quita-feira 16, um trabalhador de nome Armando teve seu jumento furtado no Conjunto Imaculada Conceição no Bairro Doutor Zé Bezerra em Currais Novos.
A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência e compareceu ao local. Dois suspeitos foram identificados e estão sendo procurados sob a acusação de ter furtado o animal.

No final da tarde o jumento foi localizado pelo dono.

SUSPEITO MORRE APÓS TROCAR TIROS COM POLICIAIS NO BAIRRO LAGOA AZUL

Natal-RN-Policia.
Fonte; Fonte: Portal BO- Foto: Cedida

Policiais militares do 4° Batalhão foram recebidos a tiros, após uma denúncia de ameaça de morte contra PMs, na comunidade de Gramorezinho, no bairro Lagoa Azul, zona Norte de Natal. Durante o confronto um suspeito foi baleado e não resistiu aos ferimentos.
De acordo com o comandante da unidade, o Major Marcos Lisboa a equipe recebeu a denúncia e foi até ao local averiguar uma residência onde estaria abrigando homens armados , quando os policiais desembarcaram da guarnição foram recebidos a tiros. "Tivemos que responder à altura a ação ousada e criminosa dos indivíduos que estavam na casa. No confronto um deles foi baleado e não resistiu", disse.
O autor do atentado contra os policiais foi identificado como Fábio Borges de Almeida, de 23 anos. Outros envolvidos conseguiram fugir após o cerco da PM, porém são alvo de diligências que estão sendo realizadas em toda a zona Norte. Nenhum policial militar se feriu no ataque.

PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM DE TURISMO DO RN E ATRATIVOS DA FEMPTUR SERÃO LANÇADOS AMANHÃ

Natal-RN-Eventos.

Nesta sexta (17), às 8h30, acontece no Serhs Natal Grand Hotel, o lançamento da programação do 8º Fórum de Turismo do RN, assim como da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur).
Os diretores da Argus Eventos, Gustavo Porpino e Antonio Roberto Rocha, farão a apresentação dos temas e palestrantes do Fórum e ainda os atrativos expostos na Femptur que acontece paralelamente. Os dois eventos serão realizados nos dias 7 e 8 de abril, no Centro de Convenções de Natal.

O Fórum terá palestras de grandes nomes do turismo nacional e internacional e a Femptur vai reunir a gastronomia, o artesanato, apresentações culturais e exposições fotográficas de municípios com grandes potenciais turísticos. Além de muitos atrativos, a Feira vai ser um polo de comercialização de vários produtos associados ao turismo, como doces, queijos, cachaças, etc.

NÃO PERCA O MELHOR QUEIJO DA REGIÃO, AMANHÃ NA FEIRA-LIVRE DE ACARI

Acari-RN-Geral.
O melhor Queijo  da Região é comCirilo
Estará na feira-livre de Acari, na manhã deste sábado (18), os melhores queijos da região. Cirilo Santos traz do Sitio Tuiuiu queijos de coalho e manteiga, além da legítima manteiga da terra e gomas fresquinhas.

Cirilo está todas as manhãs de sábado em Acari.  Se você ainda não adquiriu, confie na palavra deste blogueiro e se surpreenda também.

PF DIZ QUE PROPINA DA CARNE FRACA ABASTECIA PMDB E PP

Curitiba - PR - Policia.

http://cdn1.rondoniagora.com/uploads/noticias/2017/03/17/hbgailwax4e5.jpg

O delegado federal Maurício Moscardi Grillo afirmou nesta sexta-feira (17), em coletiva de imprensa em Curitiba (PR), que parte do dinheiro arrecadado pelo esquema de corrupção envolvendo fiscais e maiores frigoríficos do País abastecia o PMDB e o PP.

Dentro da investigação ficava bem claro que uma parte do dinheiro da propina era, sim, revertido para partido político. Caracteristicamente, já foi falado ao longo da investigação dois partidos que ficavam claro: o PP e o PMDB.


Executivos do frigorífico JBS e da empresa BRF Brasil foram presos, além de fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura (Mapa).

sexta-feira, 17 de março de 2017

CHUVA COM VENTOS FORTES, TROVÕES E QUEDA DE RAIOS EM OURO BRANCO-RN; VEJA VÍDEOS.

Ouro Branco RN-Cidades.


Ouro Branco foi banhada por uma forte chuva com ventos, trovões e raio, no final da tarde desta quinta-feira (16), por volta das 16h com duração de meia hora de chuva intensa. A cidade chegou a ficar  sem sinal de internet.

No Centro da cidade houve relatos de muitos trovões e raios. Alguns moradores viram dois raios caírem em direção a Torre da Rádio Manairama FM.



Foi registrado 30 mm na Chácara Papagaio do amigo Dedé Wtson.

PEÇA-CHAVE DA LAVA JATO, YOUSSEF GANHA ‘LIBERDADE’ APÓS TRÊS ANOS

 Curitiba - PR-Policia.
Alberto Youssef deixa na sede da Justiça Federal, em Curitiba (PR), após colocar tornozeleira eletrônica nesta quinta-feira (17) (Paulo Lisboa/Folhapress)
Fonte;Veja
Exatos três anos após ser preso pela Polícia Federal em um hotel em São Luís (MA), na primeira fase da Lava Jato, o doleiro Alberto Youssef progredirá nesta sexta-feira ao regime aberto. Depois de dois anos e oito meses preso no Paraná, entre a carceragem da PF em Curitiba e o Complexo Médico Penal de Pinhais, Youssef, um dos principais delatores da operação, voltará à capital paranaense para retirar a tornozeleira eletrônica e, enfim, poder ir e vir sem restrições, a trabalho ou lazer.
Os advogados dele não comentam a quais atividades o doleiro se dedicará a partir de hoje, quando voltar a São Paulo, onde cumpria prisão domiciliar há quatro meses. Limitam-se a dizer que ele busca recomeçar a vida longe dos holofotes da imprensa. Desde novembro, o delator passa os dias em um apartamento de cerca de 50 metros quadrados com vista para o Parque do Ibirapuera na Vila Nova Conceição, bairro nobre da zona oeste da capital paulista.
Este será o segundo “recomeço” de Youssef. Ele foi preso e condenado no caso Banestado, que veio à tona em 1998, por crimes contra a ordem tributária, evasão de divisas, formação de quadrilha e corrupção ativa nas fraudes no antigo Banco do Estado do Paraná (Banestado), que envolveram cerca de 30 bilhões de dólares.
Foi nessa época que Youssef conheceu o rigor da caneta do juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos do Banestado e da Lava Jato. “Eu sou homem de ter coragem de mamar em uma onça, mas o único homem de quem eu tenho medo nesta terra se chama Sergio Moro”, revelou o doleiro em entrevista ao jornalista Vladimir Netto, autor do livro Lava Jato (Primeira Pessoa, 2016).
Com duas condenações no Banestado, cujas penas totalizam onze anos e quatro meses de prisão, o doleiro só se safou de uma longa temporada na cadeia ao firmar um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal, homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro de 2014. O compromisso de se afastar da vida criminosa não prosperou, no entanto, como mostra o escândalo da Petrobras investigado na Lava Jato.
Diante da reincidência do doleiro, Moro resolveu rescindir seu acordo de colaboração do Banestado e condená-lo no caso, em setembro de 2014, a quatro anos e quatro meses de prisão. “[Youssef] teve sua grande chance de abandonar o mundo do crime com o acordo de colaboração premiada, mas a desperdiçou, como indicam os fatos que levaram à rescisão do acordo”, afirmou o magistrado.
Apesar do puxão de orelhas do juiz, Youssef repetiu na Lava Jato o mesmo expediente para evitar passar o resto da vida atrás das grades: contar o que sabe. E conseguiu uma segunda “grande chance” ao firmar o segundo acordo da Lava Jato – ele só não foi mais rápido que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, seu amigo de longa data.
Em seus depoimentos à força-tarefa do MPF, Youssef relatou como – e a quem – encaminhava remessas de propina de contratos da Petrobras com empreiteiras. O doleiro e seus “funcionários” cruzavam o país para entregar malas recheadas com dinheiro vivo ou faziam depósitos no exterior por meio de empresas offshore.
Entre os políticos citados por Alberto Youssef aos procuradores, estão os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e Fernando Collor de Melo (PTC-AL), os ex-ministros Antonio Palocci e José Dirceu, o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e deputados de PT, PP e PMDB.
As revelações do doleiro sensibilizaram Moro. Ao condenar Youssef pela primeira vez na Lava Jato, em abril de 2015, a nove anos e dois meses de prisão, o juiz ponderou que “ainda que o colaborador seja um criminoso profissional e mesmo que tenha descumprido acordo anterior, como é o caso de Alberto Youssef, se as declarações que prestou soarem verazes e encontrarem corroboração em provas independentes, é evidente que remanesce o valor probatório do conjunto”.
Esta foi uma das nove sentenças condenatórias que o magistrado assinou contra o doleiro, réu em 14 ações penais da Lava Jato. O total das penas é de intermináveis 132 anos e 20 dias de prisão.
A 5ª cláusula de seu acordo de delação premiada com o MPF prevê, no entanto, que as penas dos processos sejam suspensas quando transitarem em julgado condenações que somem 30 anos de prisão. Graças a esta condição, Youssef já teve suspensas três sentenças. Ele também acabou absolvido em outros três processos e teve uma ação penal extinta sem julgamento de mérito.

 


MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PEDE A CASSAÇÃO DE DIPLOMA DO OUROBRAQUENSE SEBASTIÃO DIAS, PREFEITO DE TABIRA-PE

RN-Politica.

O Ministério Público Eleitoral emitiu parecer opinando pela procedência do Recurso Contra Expedição de Diploma da Coligação Frente Popular para Tabira Avançar e Maria Claudenice de Melo Cristóvão, Nicinha Brandino, contra a chapa eleita em Tabira, com Sebastião Dias Prefeito e José Amaral vice. Como principal motivo, a alegação de inelegibilidade do vice, José Amaral por condenação vinculada à uma ação de improbidade administrativa.

Dentre as alegações da defesa de Sebastião e José Amaral através de seus advogados, a de que não ocorreu o trânsito em julgado da condenação, e não houve configuração de inelegibilidade porque o acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba data de 17/05/2016, antes do registro da candidatura. Também alegam que, caso venha a ser essa a interpretação, a cassação do vice não atinge o titular, sendo “personalíssima”.

Zé Amaral foi alvo de ação envolvendo Luiz Diniz Sobreira, então prefeito de Santa Cruz, na Paraíba, que, segundo a denúncia, em 2015 pagou dívidas por meio fraudulento, usando cheques da prefeitura em nome do vice-prefeito eleito de Tabira e de Francisco Fernandez Filho. “Um cheque de R$ 2.500,00 foi emitido em nome de José Amaral Alves Morato e um de R$ 712,00 em nome de Francisco Fernandes Filho. Porém ambos os cheques foram depositados inexplicavelmente na conta de Expedito Lopes Filho, sem comprovação dos contratos firmados”. Diz o procurador Antonio Carlos Campelo no seu parecer que a alegação inicial deve ser afastada, alegando que Zé Amaral fora condenado por colegiado, o que já geraria nota de inelegibilidade, tendo seu registro feito depois da condenação. “Por outro lado, verifica-se que houve a condenação na suspensão dos direitos políticos do vice-prefeito eleito, o qual não recorreu à decisão do TJPB”.

Ainda faltam importantes capítulos: registre-se, o parecer do MPE é opinativo. A palavra final será dos Desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral, restando ainda o voto do relator, a análise da defesa e a discussão em plenário. Trata-se de derrota importante, mas não definitiva, pois ainda há muita água a rolar no debate jurídico do tema, inclusive com fases recursais no TSE, caso necessário.

Por Anchieta Santos

LULA FEZ RETIRADA DE QUASE R$ 1 MILHÃO EM 2015 DE EMPRESA DE PALESTRAS

Brasil-Politica.
IMG_6619
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez retirada mensal média de R$ 79,4 mil da empresa pela qual realiza suas palestras, a L.I.L.S, no ano de 2015. A informação consta de um documento protocolado pela defesa do ex-presidente junto à Justiça Federal do Distrito Federal nesta quinta-feira. O valor é superior à renda mensal de R$ 50 mil estimada pelo ex-presidente em depoimento nesta semana.
O documento protocolado foi um informe de rendimentos da empresa L.I.L.S. Segundo o documento, Lula fez retirada de R$ 952.814,63 da empresa a título de lucros e dividendos. Não há informação de quanto foi a retirada em cada mês.
No depoimento, o ex-presidente afirmava que a retirada da empresa ficava entre R$ 20 a R$ 30 mil e que o dinheiro era administrado pela sua esposa, Marisa Letícia, falecida no mês passado. Afirmou que tinha ainda uma renda mensal de R$ 6 mil proveniente de uma aposentadoria que lhe foi concedida pela comissão de anistia. Questionado pelo juiz Ricardo Leite a estimar um valor, respondeu que poderia chegar aos R$ 50 mil mensais.
– Eu não sei, estou tentando chutar aqui – ressaltou ao reponder ao juiz.
Os advogados Cristiano Zanin e Roberto Teixeira afirmaram por meio de nota que parte dos recursos retirados da empresa foram doados aos filhos do ex-presidente. Não há especificação de quanto foi doado. No depoimento, Lula menciona as doações, sem fixar um valor.


MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PEDE A CASSAÇÃO DE DIPLOMA DO OUROBRAQUENSE SEBASTIÃO DIAS, PREFEITO DE TABIRA-PE

O Ministério Público Eleitoral emitiu parecer opinando pela procedência do Recurso Contra Expedição de Diploma da Coligação Frente Popular para Tabira Avançar e Maria Claudenice de Melo Cristóvão, Nicinha Brandino, contra a chapa eleita em Tabira, com Sebastião Dias Prefeito e José Amaral vice. Como principal motivo, a alegação de inelegibilidade do vice, José Amaral por condenação vinculada à uma ação de improbidade administrativa.

Dentre as alegações da defesa de Sebastião e José Amaral através de seus advogados, a de que não ocorreu o trânsito em julgado da condenação, e não houve configuração de inelegibilidade porque o acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba data de 17/05/2016, antes do registro da candidatura. Também alegam que, caso venha a ser essa a interpretação, a cassação do vice não atinge o titular, sendo “personalíssima”.

Zé Amaral foi alvo de ação envolvendo Luiz Diniz Sobreira, então prefeito de Santa Cruz, na Paraíba, que, segundo a denúncia, em 2015 pagou dívidas por meio fraudulento, usando cheques da prefeitura em nome do vice-prefeito eleito de Tabira e de Francisco Fernandez Filho. “Um cheque de R$ 2.500,00 foi emitido em nome de José Amaral Alves Morato e um de R$ 712,00 em nome de Francisco Fernandes Filho. Porém ambos os cheques foram depositados inexplicavelmente na conta de Expedito Lopes Filho, sem comprovação dos contratos firmados”. Diz o procurador Antonio Carlos Campelo no seu parecer que a alegação inicial deve ser afastada, alegando que Zé Amaral fora condenado por colegiado, o que já geraria nota de inelegibilidade, tendo seu registro feito depois da condenação. “Por outro lado, verifica-se que houve a condenação na suspensão dos direitos políticos do vice-prefeito eleito, o qual não recorreu à decisão do TJPB”.

Ainda faltam importantes capítulos: registre-se, o parecer do MPE é opinativo. A palavra final será dos Desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral, restando ainda o voto do relator, a análise da defesa e a discussão em plenário. Trata-se de derrota importante, mas não definitiva, pois ainda há muita água a rolar no debate jurídico do tema, inclusive com fases recursais no TSE, caso necessário.



Por Anchieta Santos

MULHER SURGE NO MEIO Á LAMA E ESCOMBROS DE DESASTRE QUE MATOU 43 PESSOAS NO PERU

Mundo-Geral.


A imagem de uma mulher se levantando em meio a um rio de lama e destroços em Lima, no Peru, se tornou símbolo dos desastres que acontecem no país desde o início do ano, em decorrência de chuvas frequentes e torrenciais.


Evangelina Chamorro Diaz, uma dona de casa mãe de duas filhas, se salvou da morte depois de ser arrastada por um lamaçal na tarde desta quarta-feira em Punta Hermosa, no litoral do país. Segundo sites locais e agências de notícias, a vítima foi levada para um hospital, onde está recebendo atenção médica.

As imagens mostram Evangelina, de 32 anos, andando depois de fazer um esforço tremendo para sair do fluxo caótco de lama e pedaços de madeira. Ela estava perto de uma ponte na estrada Panamericana Sur quando caiu nas águas correntes e foi arrastada por mais de 50 metros até emergir da confusão de destroços e lodo.

— Ela é uma mulher muito forte, acostumada a superar qualquer adversidade. Se ela conseguiu sobreviver foi porque Deus queria. Ela não queria que suas filhas ficassem órfãs. Evangelina renasceu — disse Mency Chamorro, irmã de Evangelina, ao jornal “La República”, depois de ver as imagens que correram o mundo. 



As fortes e frequentes chuvas, responsáveis por deslizamentos de terra e transbordamento de rios que assolam o Peru desde o início do ano devido ao fenômeno “el niño costero” se estenderam para a capital, Lima, nesta quarta-feira, atingindo pessoas, animais e casas.

Como forma de prevenção, o governo decidiu suspender as atividades escolares.

Até o início de março, o desastre natural havia matado 43 pessoas e afetado mais de 540 mil pessoas em 24 regiões, de acordo com o Instituto Nacional de Defesa Civil.

O transbordamento dos rios Rimac e Huaycoloro, cujo fluxo provocou avalanches de rochas e lama no leste de Lima, atingiu estradas, plantações e pontes, bloqueando o tráfego no principal ponto de acesso para a capital. Imagens das avalanches de lama viralizaram nas redes sociais.

As tragédias levaram autoridades no Peru a debater se a capital do país deve mesmo sediar os Jogos Panamericanos de 2019. prefeito da cidade, Luis Castañeda Lossio, defende o adiamento do Pan para que os recursos disponíveis sejam utilizados para atender as vítimas. Já o primeiro-ministro peruano, Fernando Zavala, disse que Lima não deve desistir de sediar o evento.

O Globo




“O GOVERNO PERDEU O CONTROLE DA SEGURANÇA”, AFIRMA DESEMBARGADOR CLÁUDIO SANTOS

RN-Politica.
claudio-santos-750x496
O desembargador Cláudio Santos, ex-presidente do Tribunal de Justiça, sugeriu nesta quarta-feira 15 que o Estado promova um “enxugamento da máquina administrativa” para que mais recursos possam ser alocados para áreas essenciais como a segurança pública.

De acordo com o magistrado, essa é a alternativa para contornar a onda de violência no Rio Grande do Norte que já provocou mais de 500 assassinatos apenas no ano de 2017. O dado, segundo ele, demonstra que “o Governo perdeu o controle” da situação.

“Nós vivemos uma onda de violência. A quantidade de policiais mortos mostra a verdadeira guerra civil em que vivemos. Hoje ninguém está isento de ser assaltado ou morto a qualquer hora”, resumiu.

Santos defende a aplicação de ações emergenciais na área de segurança, mas propõe inicialmente uma revisão no que é gasto pelo Poder Público. “Temos de diminuir o tamanho da estrutura da máquina pública, e não aumentá-la. Assim, sobrarão mais recursos para a saúde, a educação e a segurança”, afirma, sem especificar por onde a drenagem deveria iniciar.


AÇUDE SANGRA E DEIXA MAIS DE 25 FAMÍLIAS ISOLADAS EM PATOS

Patos-PB-Cidades.

Fonte Folha Patoense

O principal açude do Assentamento Patativa do Assaré, em Santa Gertrudes, distrito de Patos-PB, está sangrando e impossibilitando que em torno de 25 famílias possam se deslocar para a cidade de Patos. “Estamos isolados aqui desde que o dia amanheceu”, disse o morador José Roberto de Lima.

O Açude Jacu, ou Açude da Lama, recebe água do Rio Panati, e sangra por cima, ou seja, e mora na parte leste do Patativa do Assaré fica isolado até que o volume da sangria diminua.

Por volta das dez horas da manhã já tinha gente se arriscando a atravessar o balde de motocicleta. “Estamos esperando a água baixar para que carros possam passar também, creio que por volta das 14 horas já esteja normalizado”, disse Roberto.

 


SUSPEITO DE PRATICAR ASSALTO NA PANIFICADORA SÃO FRANCISCO DA COHAB EM ASSU É PRESO PELA PM

Assu-RN-Policia
Fonte; Focoelho
Na manhã de hoje 16 de março, por volta das 08;40hs, a polícia militar foi informada de que um elemento teria tentado praticar um assalto na Panificadora São Francisco que fica na Avenida Senador João Câmara, no conjunto da Cohab em Assu.
Policiais colheram algumas informações, e visualizando as imagens do sistema de segurança, da panificadora, reconheceram o elemento e caíram em campo.
Em patrulhamento, os polícias conseguiram localizar o elemento suspeito, trata-se de Alex, o mesmo estava em um posto de combustível da cidade abastecendo a sua moto, uma Pop de cor preta, foi dado voz de prisão, mais o elemento tentou fugir sendo pego pelo GTO na Travessa João Celso Filho, onde reside, Alex não atendeu a voz de parada, e ainda fazendo gesto de que estava armado, com isso um tiro foi efetuado, atingido de raspão na perna do suspeito.
Os policiais prestaram socorro ao suspeito para ser medicado no hospital regional de Assu, Alex tentou assaltar a panificadora na sugesta, e bastante violento, colocando a mão por dentro da camisa, parecendo que estava armado.

Mais uma ação dos policiais da Força Tática, GTO e RP, ambos lotado no 10º BPM de Assu que tem a frente o eficiente coronel Assis Santos.

PMS LOCALIZAM CRIANÇA BRINCANDO EM BICICLETA SEM PNEUS E COMPRAM UMA NOVA

Belém-PB-Destaque.

Fonte: Blogdofilipesilva

Uma criança recebe de policiais, a doação de uma bicicleta nova, após perceberem que o veículo de duas rodas estava andando só com os aros
Um gesto de solidariedade e respeito ao próximo está circulando nas redes sociais e emocionando internautas. Na imagem publicada pelo capitão Leite, que comanda a 3ª Cia da PM, com sede na cidade de Belém/PB, uma criança recebe de policiais, a doação de uma bicicleta nova, após perceberem que o veículo de duas rodas estava andando só com os aros e sem vários outros equipamentos necessários.

Veja o relato abaixo:
Policiais Militares pertencentes ao destacamento de Caiçara e Logradouro PB, lotados na 3° Cia com sede em Belém/PB, tendo a guarnição composta pelo Cb Ramalho, Sd Gerson, Sd Washington, fazendo rondas ostensivas na cidade de Logradouro PB, deparou-se com uma criança brincando em uma bicicleta que estava em péssimas condições, sem freios e também faltava os pneus, rodando só com os aros. Comovidos com a cena, os militares compraram e doaram uma bicicleta para a criança que no momento da entrega ficou surpresa e emocionada com o presente.