99.5FM Currais Novos - RN

sábado, 27 de maio de 2017

Brasil-Esportes.
A 3ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017 teve o seu primeiro jogo na tarde deste sábado (27). O Vasco recebeu o Fluminense no Estádio São Januário, no clássico carioca do fim de semana. A partida foi bastante movimentada e terminou com uma vitória heróica do Vasco por 3 a 2.

Quem tirou o zero do placar foi Luis Fabiano. O centroavante aproveitou cruzamento na medida de Yago Pikachu e fez o primeiro do Vasco na partida. Na etapa final, em duas penalidadas, Henrique Dourado, camisa 9 do Fluminense, converteu ambas e virou o jogo, deixando o Tricolor em vantagem.

Quando o jogo parecia estar sob controle do Fluminense, dois jogadores que saíram do banco do Vasco entraram em cena e garantiram a vitória vascaína.

Um deles foi Manga Escobar. O atacante colombiano marcou um golaço, garantindo o empate. No finalzinho, já nos acréscimos, Nenê, que não vive grande fase no clube, recebeu boa bola na grande área e chutou cruzado, superando Diego Cavalieri e garantindo o triunfo cruzmaltino.


Com o resultado, o Vasco chega a 6 pontos no Nacional, mesma pontuação do rival carioca, que conhece a sua primeira derrota no torneio. Na próxima rodada do Brasileirão, o Tricolor receberá o Vitória, no Estádio do Maracanã, enquanto que o time cruzmaltino enfrentará o Grêmio, em Porto Alegre.

PARAIBANO ACUSADO DE MATAR BEBÊ DE 10 MESES É PRESO NO CEARÁ

CE-Policia.
Crime ocorreu no município de Lavras da Mangabeira.
Iarley Mendonça de Souza
Um homem identificado por Iarley Mendonça de Souza, de 32 anos foi preso nesta sexta-feira (26) por matar uma criança de dez meses no município de Lavras da Mangabeira, Região Sul do Ceará, após discutir com a mãe do bebê. De acordo com a Polícia Civil de Iguatu, que atendeu o crime, o homem confessou o crime e disse que matou a criança após discutir com a mãe da vítima.
A polícia disse que, em depoimento, o padrasto afirmou que, quando era criança, a sua mãe costumava bater nele. No momento da discussão, ele se lembrou da história familiar e resolver matar a criança.

A polícia informou também que o suspeito tentou fugir de casa após o homicídio, mas a população soube do caso e tentou linchá-lo. A Polícia Militar de Lavras da Mangabeira foi ao local e efetuou a prisão.

Por medida de segurança, o homem que é natural de Cajazeiras na Paraíba foi encaminhado para a Delegacia Regional de Iguatu (18ª Região) e está mantido sob escolta policial, já que moradores das duas cidades estão revoltados com o caso, de acordo com os policiais.
Glória Xerez - G1 CE

VEREADORES E PREFEITO PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA COM A SECRETÁRIA DE SEGURANÇA

Acari-RN-Politica.
Fonte: Facebook da Câmara municipal
Preocupados com a onda de assaltos no município de Acari, os vereadores Armando Etelvino, Girlene Edson, José Rivaldo Lima (Bada), Leonardo Ferreira, Marineide Alves e Zuil Ribeiro, acompanhados do prefeito Isaias Cabral, estiveram na manhã desta quinta-feira (25) participando de uma audiência em Natal com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Sheila Freitas.
O objetivo do encontro foi discutir e propor ações para sanar os problemas relacionados à segurança pública na cidade de Acari.
O aumento do contingente policial, a destinação de uma nova viatura, a presença in loco de delegado da Polícia Civil, o pagamento de diárias operacionais aos militares, a transformação do destacamento policial em pelotão de polícia e a viabilização de projeto de vídeo-monitoramento para coibir a criminalidade, dentre outros, foram uma das alternativas propostas na audiência.
.
 

HOMEM É MORTO EM TROCA DE TIRO COM A POLÍCIA DO RN

RN-Policia.

Um homem morreu em uma troca de tiros com a Polícia Militar na tarde desta sexta-feira (26) em Nova Descoberta, na Zona Sul de Natal. Um outro homem foi preso durante a operação da PM.
 A PM recebeu denúncia anônima de que haveria um 'acampamento' de fugitivos da prisão no meio da mata do Parque das Dunas. Ao chegar ao local os policiais foram recebidos a tiros. Na troca de tiros um homem morreu. A polícia não tem a identificação do homem que foi preso. Com ele foram encontradas armas e drogas, segundo a PM.

No meio da mata a PM encontrou colchões e redes. Até o momento a PM não tinha a identificação do homem morto durante a operação para confirmar se ele era foragido da prisão.

AMBULÂNCIA DE JUCURUTU COM PACIENTE CIRURGIADO COLIDE NA TRASEIRA DE CAMINHÃO PRÓXIMO A EMPARN

RN-Transito.
Na noite desta sexta-feira (26), por volta das 19:10, foi registrada uma colisão traseira entre uma ambulância e um caminhão nas proximidades da Emparn. Segundo uma testemunha que prestou ajuda, houve danos materiais e o paciente cirurgiado ficou reclamando de dores.
Como aconteceu o acidente?
A ambulância de Jucurutu deslocava-se na RN 118 da cidade de Caicó para Jucurutu com um paciente que havia sido cirurgiado em Caicó e recebido alta hospitalar no momento em que um caminhão que seguia na mesma corrente de tráfico (mesma direção) resolveu parar no acostamento, a ambulância que vinha atrás do caminhão colidiu na traseira do veículo.
Outro veículo que que passava pelo local parou para ajudar. O motorista da ambulância pediu que eles viessem para Caicó e pedissem ajuda aos Bombeiros ou ao SAMU devido ao paciente estar se queixando de muitas dores e achava que ele havia rompido a cirurgia.
Uma equipe do Samu foi acionada para prestar socorro ao paciente da ambulância e policiais do 3° DPRE de Caicó compareceram ao local para confecção do Boletim de Acidente de Trânsito – BOAT.
 

RN CHEGA A MARCA HISTÓRICA DE 1.000 HOMICÍDIOS EM APENAS CINCO MESES

RN-Policia.

Fonte: Portal BO
O Rio Grande do Norte chegou, neste sábado, a uma marca histórica. Do dia 1º de janeiro deste ano a este dia 27 de maio foram contabilizados 1.000 homicídios no Estado. A média é de 6,8 mortes por dia, de acordo com o levantamento feito pelo Observatório da Violência Letal Intencional do RN, comandado por Ivênio Hermes.
Em igual período de 2016, a quantidade de mortes registradas tinha sido de 784, o que já era considerado um número bastante elevado. O crescimento de casos de violência letal intencional entre 2017 e 2016 é de 27,6%.
Ainda segundo levantamento do OBVIO, Natal registrou 264 homicídios, Mossoró soma mais 107 e Parnamirim tem 69 casos.

MPF E MP/RN ACIONAM DNOCS PARA EVITAR CRISE HÍDRICA EM CURRAIS NOVOS E ACARI

 RN-Geral.

Obra prevista para ser concluída em 2015 até hoje não teve sequer os testes iniciados. Mais de 70 mil pessoas podem ficar sem água a partir do próximo mês

Resultado de imagem para foto predio do Ministerio Publico federal/rn
O Ministério Público Federal (MPF) em Caicó e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN) ingressaram com uma ação civil pública, incluindo pedido de liminar, para que o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) entregue provisoriamente as obras da adutora emergencial “Serra de Santana- Currais Novos e Acari”, permitindo que sejam iniciados os testes e o consequente abastecimento da população.

Resultado de imagem para foto predio do Ministerio Publico federal/rn

Os moradores das duas cidades e de áreas próximas dependem do funcionamento dessa adutora para não sofrerem com uma iminente crise hídrica, que deve ter início já neste mês de junho. A obra se iniciou em 2014 e estava prevista para ser concluída em dezembro de 2015. O contrato foi aditado 11 vezes e a previsão atual de conclusão seria a próxima quinta-feira, 1º de junho, mas ainda não foram iniciados sequer os testes do sistema, que levará água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para a Estação de Tratamento de Água do Açude Dourados, em Currais Novos.

Dentre os pedidos da ação, assinada pela procuradora da República Maria Clara Lucena e a promotora de Justiça Mariana Barbalho, está a entrega provisória dos trechos já concluídos da adutora, “em condições plenas de operabilidade para início da realização de testes”. O Ministério Público defende que tais testes sejam realizados o mais rapidamente possível e em conjunto com a Caern e a empresa construtora, Gaid Construções Ltda..

Até a entrega definitiva da obra, a ação requer a apresentação de relatórios detalhados sobre o andamento dos trabalhos, de modo a permitir que o MPF possa fiscalizar tais informações, em conjunto com o 1º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, situado em Caicó. MPF e MP/RN pedem ainda da Justiça a fixação de uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento por parte do Dnocs.

Prazos - No dia 11 deste mês, em uma reunião no MP/RN, os representantes da Gaid Construções confirmaram que já há trechos da adutora concluídos e o Dnocs se comprometeu a informar à Caern a possibilidade de iniciar os testes até o último dia 19. Porém, em vez disso, o Dnocs encaminhou um novo cronograma ao MPF prevendo o período de testes entre 25 de maio e 20 de junho, com entrega definitiva somente em 31 de julho.

“Não se trata apenas de 6 dias de atraso para iniciar os testes. Trata-se de atraso de uma obra de vital importância para a quase 70 mil pessoas que vivem na região, inicialmente prevista para ser concluída em dezembro de 2015, que hoje se apresenta como única forma de propiciar o abastecimento, por meio de sistema adutor, de água potável em uma região com colapso de abastecimento previsto para ocorrer até junho de 2017”, alerta a procuradora.

Ela lembra que o último aditivo firmado previa conclusão total da obra até a próxima quinta-feira, prazo que, novamente, será descumprido. “A adutora de engate rápido está, cada vez, mais lenta. E quem sofrerá os efeitos é o povo do Seridó”, lamenta Maria Clara Lucena.

Colapso - A previsão é que, se a adutora não for concluída, o abastecimento de Currais Novos e Acari entre em colapso já nas próximas semanas. A população local vinha sendo abastecida pelo reservatório Dourado e o Marechal Dutra (Gargalheiras). Porém, após cinco anos de seca, esse último açude se encontra em seu volume morto e o Dourados em situação crítica, devendo suportar a demanda somente por mais alguns dias, de acordo com os cálculos do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn).

Para o MPF, os repetidos atrasos na obra, mesmo diante de situação tão alarmante, mostram que o “empreendimento não tem recebido, do Dnocs, a importância compatível à sua essencialidade e à sua condição atual de único sistema adutor para abastecimento hídrico de dezenas de milhares de pessoas na região do Seridó”.

Testes – O custo inicial da adutora é de R$ 33,9 milhões. A Gaid Construções, vencedora da licitação, foi selecionada também para executar uma adutora de engate rápido em Jucurutu, ao preço de R$ 2 milhões, dos quais a Controladoria-Geral da União identificou um superfaturamento de R$ 163 mil. “Nesse caso se faz prudente, no mínimo, que o Dnocs adote as providências necessárias para apenas aquiescer com o recebimento definitivo da obra quando estiver atestada a sua plena operacionalidade, inclusive, por parte da Caern”, reforça a procuradora.

A ação tramita na Justiça Federal sob o número 0800300-68.2017.4.05.8402.

http://www.mpf.mp.br/rn/sala-de-imprensa/noticias-rn/mpf-e-mp-rn-acionam-dnocs-para-evitar-crise-hidrica-em-currais-novos-e-acari


Assessoria de Comunicação
     Procuradoria da República no RN 
     Fones: (84) 3232-3960 / 3901 / 9119-9675



PRESO SUSPEITO DE MATAR 10 PESSOAS QUE DEVIAM AO TRÁFICO EM MARACANAÚ

CE-Policia.
Fonte. CE-agora

Foi preso nessa semana, em flagrante, Valdegleison Lopes Araújo, conhecido como ‘Tim’. O suspeito foi encontrado pela Polícia Militar no Alto da Mangueira, em Maracanaú, região onde ele teria vitimado pelo menos três pessoas em menos de um mês. No momento da prisão, ‘Tim’ portava duas espingardas calibre 12 municiadas.

De acordo com informações obtidas na Delegacia Metropolitana de Maracanaú, Araújo é membro da facção Guardiões do Estado. A Polícia conta que alguns nomes de quem devia morrer vinha de dentro dos presídios, já outras vítimas eram escolhidas por serem seus desafetos pessoais. As motivações se resumiam ou a dívida de drogas ou disputa por território.


Conforme o comandante responsável pela Área Integrada de Segurança  12, tenente-coronel Océlio Alves, o suspeito é apontado como autor de 10 homicídios em Maracanaú. Desde o momento da sua prisão ele já teria confessado ter matado cinco pessoas. Dentre suas vítimas mais recentes está um membro da facção rival Comando Vermelho, apelidado como ‘Curica’.

POLÍCIA PRENDE SUSPEITO COM ARMA DE FOGO EM NOVA DESCOBERTA

RN-Policia.
Assecom Polícia Civil
Uma ação conjunta do 5° Distrito Policial de Natal e de policiais militares do 5°Batalhão de Polícia Militar resultou na prisão em flagrante de Murilo Bandeira Xavier Martins, vulgo "Juquinha", 22 anos, na manhã desta sexta-feira (26). Ele foi preso quando os policiais cumpriam um mandado de busca e apreensão em uma residência onde estava o suspeito, no bairro de Nova Descoberta.

Os policiais encontraram com Murilo, um revólver calibre 38 com numeração raspada juntamente com sete munições intactas do mesmo calibre. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo com numeração raspada. "Juquinha" já tinha sido preso no dia 06 de outubro de 2016, pela mesma equipe do 5°DP pela prática de cambismo e receptação.

JOVEM DO VALE DO PIANCÓ MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO NA BAHIA

PB-Transito.

Fonte; Vale do Piancó Notícias
Um acidente de trânsito matou José Custódio, natural da cidade de Santana dos Garrotes, na região do Vale do Piancó. O acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (24), nas proximidades do povoado Fazenda Simplício, município de Canudos, no Estado da Bahia.

De acordo com informações de conterrâneos, a vítima vinha em seu veículo, um Versales, de São Paulo para sua cidade, depois de trabalhar por um longo período no Sul do país, quando ocorreu o acidente. Ainda de acordo com informações de conterrâneos, o santanense pode ter cochilado no volante, momento em que ele invadiu a contra mão e teria batido de frente com outro veículo, que transitava no sentido contrário.

A Polícia Rodoviária Federal do estado da Bahia entrou em contato com a família e informou sobre a morte do paraibano.

O velório ocorrerá na cidade de Piancó, enquanto o sepultamento acontecerá na cidade de Santana dos Garrotes.

MPF E MP/RN ACIONAM DNOCS PARA EVITAR CRISE HÍDRICA EM CURRAIS NOVOS E ACARI

RN-Cidades.

O Ministério Público Federal (MPF) em Caicó e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN) ingressaram com uma ação civil pública, incluindo pedido de liminar, para que o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) entregue provisoriamente as obras da adutora emergencial “Serra de Santana- Currais Novos e Acari”, permitindo que sejam iniciados os testes e o consequente abastecimento da população.

Os moradores das duas cidades e de áreas próximas dependem do funcionamento dessa adutora para não sofrerem com uma iminente crise hídrica, que deve ter início já neste mês de junho. A obra se iniciou em 2014 e estava prevista para ser concluída em dezembro de 2015. O contrato foi aditado 11 vezes e a previsão atual de conclusão seria a próxima quinta-feira, 1º de junho, mas ainda não foram iniciados sequer os testes do sistema, que levará água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para a Estação de Tratamento de Água do Açude Dourados, em Currais Novos.


Dentre os pedidos da ação, assinada pela procuradora da República Maria Clara Lucena e a promotora de Justiça Mariana Barbalho, está a entrega provisória dos trechos já concluídos da adutora, “em condições plenas de operabilidade para início da realização de testes”. O Ministério Público defende que tais testes sejam realizados o mais rapidamente possível e em conjunto com a Caern e a empresa construtora, Gaid Construções Ltda..

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA TRÁFICO DE DROGAS NA GRANDE NATAL

Natal/RN - Policia.
Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em operação na Grande Natal (Foto: Divulgação/PF)
A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta sexta-feira (26/5) em Parnamirim, Extremoz e Macaíba, região metropolitana de Natal, a Operação Moisés que visa desarticular uma quadrilha de tráfico interestadual de drogas.
Cerca de 30 policiais federais e 16 PMs estão cumprindo 5 mandados judiciais de busca e apreensão nos endereços dos suspeitos, a maioria, residente em granjas.

Segundo as investigações, que tiveram início há um ano, a droga vinha de outros estados e, ao chegar no RN, era mantida em deposito e depois processada para ganhar volume antes de ser comercializada pelos traficantes.
Fonte; Assecom/PF/RN. cs.srrn@dpf.gov.br | www.pf.gov.br (84) 3204.5588 

STF MARCA JULGAMENTO DE PEDIDOS DE LIBERDADE DE PRESOS QUE TENTAM PEGAR CARONA EM DECISSÃO QUE SOLTOU DIRCEU

Brasilia-DF-Policia.
jhgjmhgkm.jpg
O Globo
O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para a próxima terça-feira o julgamento dos pedidos de liberdade de investigados da Lava-Jato que tentam pegar carona na decisão que mandou soltar o ex-ministro José Dirceu. O novo relator, o ministro Dias Toffoli, liberou os pedidos, que já foram incluídos na pauta da próxima terça-feira da Segunda Turma da Corte. Tentam obter a liberdade o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, e os empresários Eduardo Aparecido de Meira e Flávio Henrique de Oliveira Macedo, sócios da Construtora Credencial.

A Segunda Turma do STF mandou soltar Dirceu em 2 de maio de 2017. Na ocasião, o relator dos processos da Lava-Jato, Edson Fachin, foi contra soltar o ex-ministro. Mas apenas Celso de Mello votou da mesma forma. Os outros três ministros da turma — Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski — foram favoráveis à liberdade de Dirceu. Como Toffoli foi o primeiro voto vencedor, ele se tornou o novo relator.

Havia a possibilidade de o ministro decidir sozinho, mas Toffoli preferiu levar o caso dos três investigados para a Segunda Turma. Até agora, ele tomou decisão apenas em um pedido de extensão, negando a liberdade para Delano de Oliveira Parente Sousa, ex-prefeito de Redenção do Gurgueia (PI). Toffoli argumentou que o caso não tem relação com Dirceu.

“Na espécie, o requerente teve sua custódia preventiva decretada pela Justiça estadual do Piauí por suposto envolvimento nos crimes de fraude a licitação, lavagem de dinheiro e corrupção, supostamente praticados em prejuízo à administração municipal de Redenção do Gurgueia. Verifica-se, portanto, que ele não figurou como corréu nas ações penais em referência, falecendo-lhe, dessa forma, legitimidade para postular a extensão da ordem concedida neste habeas corpus”, decidiu Toffoli em 17 de maio.

COBRA COM CERCA DE TRÊS METROS É RESGATADA PELA CIPAM EM MACAÍBA

Macaiba-RN-Policia.

A Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) realizou, na noite dessa quinta-feira (25), o resgate de uma cobra de aproximadamente três metros na cidade de Macaíba, na Grande Natal.

A equipe foi chamada após um popular encontrar o animal em uma árvore, em uma granja na região. Ao chegarem ao local indicado, os militares se depararam com uma espécie do tipo jiboia enrolada em uma galinha.


Os policiais fizeram todos os procedimentos necessários para capturar a cobra sem machucá-la e a encaminharam para o Aquário de Natal, onde receberá cuidados para depois ser devolvida para a natureza.

FERNANDINHO BEIRA-MAR JÁ SE ENCONTRA NO PRESÍDIO EM MOSSORÓ

Mossoró-RN-Policia.
Beira-mar e os outros cinco presos foram levados para a penitenciária de Mossoró em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) fretado pela Polícia Federal. A transferência faz parte de um sistema de rodízio aplicado ao traficante desde 2006.

A unidade de Mossoró é uma das cinco penitenciárias federais do Brasil e a única no Nordeste. O presídio, que tem capacidade para abrigar 208 homens e área coberta de 13 mil metros quadrados, fica localizado no Complexo Mário Negócio, a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade de Mossoró.

SEMANA DE TEMER TERMINA COM BAIXA INESPERADA NO GOVERNO E OFENSIVA NO STF

Brasilia-DF-Politica.

Resultado de imagem para foto temer
Mais dor de cabeça para Temer. Enquanto se desdobra para manter seu governo de pé, o presidente sofre uma baixa inesperada na equipe. A presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos, entrega o cargo.
No mesmo dia, o STF recebe dois pedidos: um do procurador-geral, Rodrigo Janot, que quer o interrogatório de Temer, e outro dos advogados do presidente, que tentam tirar o caso do ministro Edson Fachin.

Movimentos que encerram uma semana para lá de turbulenta, em que Temer perdeu assessores, enfrentou protestos e viu a Câmara receber um pedido de impeachment da OAB.
Demissão inesperada

Maria Silvia Bastos, que deixou a presidência do BNDES, em imagem do dia 25 de agosto de 2016 (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

Primeira mulher a comandar o BNDES, Maria Silvia Bastos pediu demissão após ficar 1 ano no cargo.

A executiva alegou razões pessoais. Mas, segundo o blog do Camarotti, ela vinha sofrendo pressões de empresários e políticos para agilizar a liberação de empréstimos do bancoTemer reagiu rápido: escalou o atual presidente do IBGE, Paulo Rabello Castro, como substituto.





TABATINGA-AM - RIO SOLIMÕES CONTINUA SECANDO EM TABATINGA- AM

Tabatinga-AM - Geral.

De acordo com a Defesa Civil da cidade, desde de abril, o rio já secou 44 centímetros
Rádio Nacional do Alto Solimões
De acordo com as informações da Defesa Civil de Tabatinga, desde de abril, o Rio Solimões no Amazonas já secou 44 centímetros. Com a vazante do rio, a defesa civil de Tabatinga já tem um o plano de resposta para o mês de junho.
De acordo com o secretário municipal de Defesa civil de Tabatinga, Gildásio Araújo, a atenção será dada principalmente em relação à saúde dos moradores afetados pela vazante.
A cota máxima do Solimões em Tabatinga alcançou 12,48m (Dado publicado ontem, 26/05, quinta-feira)



OPERAÇÃO MOISÉS "Balanço"

RN-Policia.

A Polícia Federal informa o balanço da OPERAÇÃO MOISÉS  que foi deflagrada nesta sexta-feira, (26/5), na região metropolitana de Natal, com apoio da Polícia Militar, visando combater o tráfico de drogas.

Mandados Judiciais de Busca e Apreensão Cumpridos: 5 Nº DE PRESOS: 2 - Um autônomo, 32 anos, paraibano, preso em flagrante na Zona Norte da capital por posse ilegal de arma e munição. Possui antecedentes por crime de homicídio;
Um comerciante, 58 anos, paraibano, preso em Macaíba, suspeito de tráfico de drogas. Possui antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime e já foi preso pela PF, anteriormente, em Brasília, no ano 2000.
APREENSÕES: Uma pistola calibre 380 (com 71 munições).
Aproximadamente 7 quilos de cocaína que estavam enterrados no terreno de uma granja em Macaíba, além de celulares, veículos, dinheiro, joias, petrechos e insumos que sugerem o possível processamento de drogas.
A PF, também, representará pela indisponibilidade dos bens imóveis de propriedade dos investigados.

Fonte; Assecom/PF/RN. cs.srrn@dpf.gov.br | www.pf.gov.br (84) 3204.5588

APENADO FOI ASSASSINADO A TIROS EM PARELHAS LOGO APÓS SAIR DO CDP

Parelhas-RN-Policia.

Por volta das 05h da manhã desta Sexta (26/5), um homicídio foi registrado na cidade de Parelhas.

A vítima conhecida por Paulo Izidoro, detento do regime semiaberto do CDP de Parelhas, que respondia por Homicídio ocorrido tempos atrás na conhecida pracinha do Barão.
Algumas linhas de investigação são apontadas a Polícia Civil, que deverá investigar o caso, a principal delas é a ligação de Paulo Izidoro, com o também detento "Andinho" vítima de tentativa de homicídio no Domingo passado. Por ser considerado "Parceiro" teria sido vitimado.
Vamos ao caso:
Informações dão conta de que dois indivíduos estavam esperando a vitima sair do albergue.
Quando isso aconteceu os acusados efetuaram cerca de quatro disparos de arma de fogo. Paulo Izidoro morreu no local.
O SAMU Parelhas chegou a ser acionado e esteve na ocorrência constatando a morte da vítima. A Polícia Militar também foi acionada e esteve na ocorrência.
O ITEP da cidade de Caicó foi acionado para fazer a remoção do corpo.
Os acusados não foram capturados.
A Polícia Civil irá cuidar do caso.


Fonte: Face Carcará / Marcos Silva

sexta-feira, 26 de maio de 2017

OPERAÇÃO DA CIPAM APREENDE QUASE CINQUENTA CANÁRIOS DA TERRA EM CURRAIS NOVOS

Currais Novos-RN-Policia.

Reporter Seridó






O comandante da CIPAM (Companhia Independente de Proteção Ambiental), Tenente Rafael Victor, determinou a sua equipe uma operação em Currais Novos através de denúncias recebidas que fizesse buscas e apreensões em endereços denunciados para apreensão de gaiolas, pássaros e apresentasse o vasto material a autoridade policial.

Quase cinquenta canários da terra foram apreendidos.

CORPOS DE AGRICULTORES MORTOS EM AÇÃO DA POLÍCIA SÃO ENTERRADOS NO PARÁ

PA-Policia.
Enterro de corpos de oito agricultores no cemitério municipal foi marcado por comoção. Entidades, familiares e amigos se despediram das vítimas em velório coletivo nesta sexta, 26.
Corpos de agricultores mortos em ação da polícia são enterrados
G1

Após a realização do velório coletivo dos corpos dos 10 agricultores mortos na última quarta-feira (24) em confronto com a polícia na Fazenda Santa Lúcia, em Pau D´Arco, no sudeste do Pará, no ginásio da escola municipal Otávio Batista Arantes, em Redenção, na manhã desta sexta-feira (26), oito das vítimas foram levadas em cortejo, por volta das 9h30, e foram enterradas no cemitério municipal Parque da Paz, às 11h, sob comoção de representantes de entidades ligadas aos direitos humanos, familiares e amigos das vítimas. Os corpos de outras duas vítimas foram encaminhados para a cidade de Pau D´Arco, onde serão enterrados ainda nesta sexta.
Nove homens e uma mulher morreram em um confronto com a polícia na fazenda Santa Lúcia, em Pau d'Arco, na quarta-feira. A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) disse que os policiais foram recebidos à bala quando tentavam cumprir 16 mandados de prisão contra suspeitos do assassinato de um vigilante da fazenda, no fim de abril. As equipes que participaram da operação vão responder a inquéritos policiais militares.
Na noite da última quinta-feira (25), integrantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Movimento Sem Terra (MST) realizam um ato público em frente ao IML de Marabá em apoio às famílias das vítimas. Eles acenderam velas e repudiram a violência no campo.

MENDES QUER REDISCUTIR NO PLENÁRIO ACORDO DA JBS E PRISÃO APÓS 2ª INSTÂNCIA

Brasilia-DF-Politica

Para ministro, homologações de delações poderiam ser feitas pelo plenário e não somente pelo relator. Ele também disse que pretende reavaliar prisão somente após segunda instância.
Ministro Gilmar Mendes durante audiência no STF nesta sexta no STF (Foto: Nelson Jr/SCO/STF)
ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira (26) que está disposto a rediscutir a forma como delações premiadas devem ser homologadas (validadas juridicamente) e também a decretação de prisão após a condenação em segunda instância.
Em entrevista à imprensa, o ministro disse que "certamente" o plenário terá de rediscutir o acordo de delação da JBS na Operação Lava Jato.
O magistrado cogitou a possibilidade de que as delações venham a ser analisadas não só pelo relator da investigação – o ministro responsável pelo caso –, mas por uma das turmas do STF (composta por cinco ministros) ou no próprio plenário da Corte (com todos os 11 integrantes).
Ele afirmou que já havia conversado sobre o assunto com o ministro Teori Zavascki, antigo relator da Operação Lava Jato e morto em janeiro desse ano. Segundo ele, a delação da JBS, por envolver o presidente Michel Temer, poderá ser rediscutida no plenário.
“O que a lei diz? Que o juiz é quem homologa, mas o juiz aqui não é o relator, quando se trata de tribunal, é o próprio órgão. Ele pode até fazer a homologação prévia, mas sujeita a referendo. A mim me parece que nesse caso [da JBS], como envolve o presidente da República, certamente vamos ter que discutir o tema no próprio plenário”, afirmou o ministro, lembrando que já havia cogitado essa possibilidade na delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.
Segunda instância
Questionado também acerca da prisão após a condenação em segunda instância – possibilidade aberta no ano passado pelo próprio STF –, Gilmar Mendes disse que analisa uma revisão, para que ocorra somente após a terceira instância, no caso, o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Ele se disse que se impressionou com dados apresentados pela Defensoria Pública, segundo os quais muitos condenados conseguem revisão de suas penas e dos regimes de prisão impostos junto ao STJ.

"O problema é que está havendo enxurrada de casos, há recursos plausíveis e se decreta desde logo a prisão. Isso estamos dispostos a rever. [...] Manteria o mesmo entendimento só que colocaria mais uma instância que examina essas questões”, disse o ministro, lembrando que outros ministros permanecem contrários à prisão após segunda instância – como Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

POLÍCIA DEFLAGRA OPERAÇÃO NA CIDADE DE JARDIM DE PIRANHAS

RN-Policia.
Falando Irreverente
Equipes da Polícia Civil deflagraram hoje a “Operação Pano de Prato” nas cidades de Jardim de Piranhas e Timbaúba dos Batistas. Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, 08 mandados de Prisão Preventiva, 09 de Prisão Temporária e 02 apreensões de adolescentes, nas cidades de Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Caicó e Brejo do Cruz no Estado da Paraíba.
A operação recebeu esse nome devido ao fato de, na investigação, ter sido constatado que os criminosos utilizavam o termo “pano de prato” e “bordado” ao se referirem à negociação de drogas.
Participaram da ação equipes da 3°DRP e de várias delegacias do interior do Estado, contando com 16 Delegados e 50 Policiais Civis, havendo também o apoio de equipes do GTO e da Polícia Militar das cidades de Timbaúba e Jardim de Piranhas, além da Polícia Rodoviária Federal.


BRASIL FECHA ENVIO DE 950 MÉDICOS CUBANOS PARA O MAIS MÉDICOS

Brasil-Saúde.

Cerca de 950 profissionais cubanos desembarcam no Brasil até o fim de junho para trabalhar no Mais Médicos.

   (Crédito: Ueslei Marcelino/Reuters)
Fonte: Estadão Conteúdo


O grupo deve vir acompanhado de outros 300 que já atuavam no programa e haviam retornado temporariamente – para passar férias ou para renovar documentos.



O desembarque sela o entendimento entre governo brasileiro e cubano, depois de um impasse que durou cerca de um mês.

Em abril, Cuba havia suspendido o envio de profissionais ao programa, em reação ao aumento expressivo de médicos que, chamados de volta pelo país, entraram na Justiça e obtiveram o direito de continuar no Mais Médicos. Foram ao menos cem profissionais com liminares.

Em uma reunião realizada há duas semanas, Cuba e Brasil entraram em acordo. O governo brasileiro informou que passaria a punir prefeituras que incentivassem cubanos a ingressar com ações na Justiça para permanecer no País.

Além disso, abriu a possibilidade de Cuba negociar diretamente com prefeituras para enviar novos profissionais, desde que elas arcassem com o pagamento dos salários, em uma espécie de programa paralelo do Mais Médicos.

Algo atrativo para o governo cubano, pois significa a possibilidade de expansão dos convênios e, consequentemente, de receitas.

Por causa do impasse dos meses anteriores, há o risco de o cronograma ser mais lento do que o inicialmente previsto – com a possibilidade de algumas cidades serem prejudicadas. Mas o objetivo é de que todas as vagas sejam respostas.

Críticas
Desde que assumiu a pasta, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, mostrou a intenção de reduzir a participação de cubanos no Mais Médicos.

O ministro deixou claro que a atuação de estrangeiros ficaria restrita a áreas consideradas pouco atrativas para brasileiros, como distritos de saúde indígena.

Dentro da pasta, no entanto, é certo que a velocidade para substituição de cubanos por médicos brasileiros tem de ser controlada para evitar vazios assistenciais.

Embora a resistência de profissionais brasileiros ao Mais Médicos tenha caído de forma expressiva, quando comparada aos primeiros meses do programa, há ainda um problema grave – os altos índices de desistência, uma dificuldade que não ocorre com cubanos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.