99.5FM Currais Novos - RN

sábado, 26 de agosto de 2017

CURRAIS NOVOS; Faleceu um dos maiores sanfoneiros da região do Seridó



RN-Geral

A música Currais-novense está mais pobre, a nossa cidade perdeu na manhã deste sábado um dos bons sanfoneiro de nossa terra, faleceu na manhã deste sábado, dia 26um dos maiores sanfoneiros que no-RN já teve, falo do amigo o João Lins.
Todo o Seridó está triste com a partida desse grande musico, Antônio alegrou muitas festas em toda essa região, mas na vida temos todos uma missão a cumprir aqui na terra, Antônio concluiu a sua e agora foi chamado pelo pai celestial para tocar lá no reino de Deus. 

CAMPINA GRANDE; Arena Unifacisa é inaugurada com difícil vitória do Flamengo sobre equipe adversaria

PB-Esportes.

A partida, realizada nesta sexta-feira (25), marcou a abertura oficial da nova praça esportiva de Campina Grande
Flamengo passou apertado pelo time de Campina Grande  (Divulgação)
U
m jogo digno duas grandes equipes do basquete nacional. De um lado, o Flamengo, com jogadores que estão entre os melhores do país, e ainda com passagens pela seleção brasileira.
Do outro, a Unifacisa, já colecionando vários títulos regionais e nacionais, empurrada por uma torcida muito empolgada. O resultado? 73 a 67 para os visitantes, mas isso era o menos importante, afinal todas as atenções estavam voltadas para a inauguração da Arena Unifacisa. A partida, realizada nesta sexta-feira (25), marcou a abertura oficial da nova praça esportiva de Campina Grande.
A estrutura é no mesmo nível dos grandes ginásios que atualmente sediam jogos da modalidade no país, afinal o time paraibano agora integra a Liga Ouro (equivalente a Segunda Divisão do basquete brasileiro) e disputará o torneio na próxima temporada.
No jogo, a torcida viu dois times determinados e quem pensou que o Flamengo iria dar moleza, se enganou. Desde o início da partida, os cariocas foram para cima e em vários momentos da partida, abriram diferenças entre cinco e dez pontos. Mas, sempre que o rubro-negro começava a largar na frente, o time paraibano mostrava raça e conseguia diminuir, inclusive chegando ao empate.
No intervalo da partida, o experiente jogador carioca Marcelinho, representando o rubro-negro, fez a doação de uma camisa autografada por todo o elenco flamenguista para servir como lembrança deste grande momento do basquete paraibano.
O terceiro período foi o mais emocionante. A Facisa chegou a fazer 49 x 50 e logo depois, Maciel Santos empatou com uma cobrança de lance livre. Mas, na jogada seguinte, o Flamengo conseguiu desfazer a diferença.
Olivinha, do Flamengo, perdeu duas cobranças de lance livre no quarto período, o que fez a Unifacisa gostar do jogo. Nos minutos finais da partida, a diferença no placar ficou sendo entre três e quatro pontos.

Raniery Soares - Correio da Paraíba

NATAL; Regras para Henrique Eduardo Alves


RN-Policia.
O
 Juiz Federal Francisco Eduardo Guimarães Farias, titular da 14ª Vara da SJRN, que preside o processo da operação Manus (0000206-62.2017.4.05.8400), onde há denúncia de suposto pagamento de propina para obra do estádio Arena das Dunas, proferiu decisão disciplinando o tratamento devido, as atividades permitidas e as visitas ao réu Henrique Alves, que está preso no prédio da Academia de Polícia Militar, em Natal.
brasil-politica-henrique-eduardo-alves-20140314-15-original7
Fonte: Assessoria de Comunicação da Justiça Federal do RN.
O magistrado determinou ao Comandante da Academia de Polícia Militar e aos demais militares em serviço naquela unidade, bem como ao preso, o cumprimento de uma série de regras constantes da Lei de Execução Penal (Lei 7.210/84) e de atos normativos que regulam as custódias militares neste Estado, sob pena de o descumprimento poder ensejar a aplicação do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) ou a remoção do preso para outra unidade prisional com disciplina mais rigorosa, neste ou em outro Estado.
Entre tais regras, destacam-se as seguintes: preservação da imagem do preso, evitando sua exposição desnecessária; é proibida a exposição do preso ao exterior do prédio da unidade, através de portas, janelas ou qualquer outra abertura de acesso ao exterior; é proibida a livre circulação do preso pelas dependências da Academia, podendo deslocar-se somente para a realização das atividades autorizadas, para o banho de sol e para receber visitas; visitas dos advogados todos os dias, no horário entre 8h e 17h; visitas íntimas apenas às quartas-feiras, podendo ocorrer no horário entre 8h às 16h; visitas de familiares entre as 13h e 17h, nos sábados, domingos e feriados nacionais, estaduais e municipais; todas as visitas devem ser identificadas e registradas no livro de controle; banho de sol nas terças e quintas-feiras, no horário das 14h às 17h, no pátio central ou local equivalente.
Na sua decisão, o magistrado também relata que Henrique Alves, além de ter sido visto e filmado em uma das janelas externas da Academia de Polícia Militar, em dois meses de prisão, recebeu mais de 400 visitas, como consta do livro de registro. Ante essas constatações, ponderou: “Considero, em verdade, que tais fatos não condizem com a sua condição de preso preventivo, razão pela qual entendo necessário impor regras mais claras, para cumprimento pelas autoridades responsáveis por sua custódia”, escreveu o magistrado.

NATAL; 10ª DP prende cinco homens com documentos falsos em agência bancária de Capim Macio

 RN-Policia.
Policiais civis da 10ª Delegacia de Polícia prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (25), Isaac Rodrigues Alves, 34 anos, Isaac Silva Barbosa, 28 anos, Jonathan Pereira Cruz, 22 anos, Diego dos Reis Belizário Silva, 29 anos, e José Edgley Pereira de Sousa, 26 anos, os quais estavam tentando abrir uma conta bancária com documentos falsificados, no bairro de Capim Macio, Zona Sul de Natal.
Fonte: Focoelho
Segundo a polícia, o grupo tentou cometer o crime em uma agência do Banco Santander, mas testemunhas desconfiaram da documentação apresentada por eles. Além dos documentos, eles também portavam cartões bancários com nomes falsos. 
Os cinco homens foram presos em flagrante e autuados pelo crime de falsidade ideológica, e Associação criminosa, sendo encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.

CAICÓ; Estudante de medicina morre em acidente entre Caico e Jardim de Piranhas, no RN



RN-Transito.
O
 carro sobrou em uma curva localizada próximo ao Sítio Maracujá e colidiu em um poste as margens da pista, na zona rural da cidade de Jardim de Piranhas
(Foto: Reprodução) Rede News 360
Um jovem estudante de medicina de nome Felipe de Lima Fernandes, 23 anos, natural da cidade de Apodi/RN se envolveu em um grave acidente na tarde desta sexta-feira (25), após colidir violentamente de forma lateral um veículo tipo Celta de cor vermelha e placas OWB-5927 de Apodi/RN em um poste na RN-118, estrada que liga o município de Caicó a Jardim de Piranhas.
O carro sobrou em uma curva localizada próximo ao Sítio Maracujá e colidiu em um poste as margens da pista, na zona rural da cidade de Jardim de Piranhas. O condutor veio a óbito no local.
Equipes do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para fazer o socorro da vítima. Felipe de Lima Fernandes tinha 23 anos e era estudante de medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
 


CAMPINA GRANDE; Homem é preso suspeito de estuprar irmãs e dizia que abusos eram 'ordens de espíritos'


DF-Policia.
Suspeito é padrinho da vítima mais velha, que tem hoje 22 anos, e se aproveitou da situação para ganhar confiança da vítima. Irmã mais nova começou a ser estuprada aos nove anos
Halan Azevedo – Portal Correio 

U
m homem de 36 anos foi preso, na manhã desta sexta-feira (25), em Campina Grande, suspeito de estuprar duas irmãs afirmando que o crime precisava ser cometido por "ordens de espíritos". O crime era praticado há mais de dez anos, quando uma das vítimas estava com 11 anos. Já a outra irmã era estuprada desde 2015. Com a vítima mais velha, o suspeito teve um filho.

O crime foi confirmado ao Portal Correio pela delegada Alba Tânia, da Delegacia de Crimes Contra a Infância e a Juventude em Campina Grande. Conforme a delegada, o suspeito é padrinho da vítima mais velha, que tem hoje 22 anos, e se aproveitou da situação para ganhar confiança da vítima e afirmar que os abusos eram ordens de espíritos.
“Ele é padrinho da mais velha e se aproveitando disso chegou para ela, em 2006, quando ela tinha 11 anos, afirmando que espíritos estavam ordenando que ela mantivesse relações sexuais com ele para uma ‘cura’. Ele a pressionava muito, infringindo medo e imitando vozes de espíritos para convencer ela até que consumou os abusos, que perduraram até hoje, inclusive com os dois morando juntos e resultando em um filho”, disse a delegada.
Além da vítima mais velha, o suspeito também iniciou abusos sexuais com a irmã mais nova, a partir de 2015, quando ela tinha nove anos. O convencimento para o estupro foi o mesmo usado contra a vítima mais velha: ordem de espíritos para uma ‘cura’.
“Com o tempo, a irmã mais nova foi morar com o casal e ela também foi abusada pelo suspeito. Em depoimento, a vítima mais velha nos contou que não sabia que a menor era abusada, mas começou a desconfiar de algo e saiu de casa, deixando a menina de 11 anos morando com o suspeito. Foi nesse ponto que recebemos a denúncia de uma menor morando com um homem, iniciamos investigação e acabamos descobrindo todo esse caso”, afirmou a delegada Alba Tânia.
A delegada também afirmou que a família das irmãs só descobriu sobre os abusos a partir da investigação policial. Além do estupro contra as irmãs, a polícia suspeita que o homem também tenha abusado sexualmente de crianças da família dele.
“Ele foi preso dentro da casa onde morava com a menina mais nova e não nega nem confirma os crimes, dizendo apenas que o filho que teve com a irmã mais velha foi feito quando ela era maior de idade. Também estamos investigando indícios de que ele abusou de crianças da própria família. Agora, ele foi enviado para a Central de Polícia e vai aguardar audiência de custódia na segunda-feira. As meninas estão com a família”, concluiu a delegada.



BRASILIA; Operação Pano de Prato: Chefão seridoense é preso em Brasília

DF-Policia.

N
a tarde desta sexta - feira,  dia, 25 Policiais Civis do Distrito Federal prenderam Joenes Araújo de Medeiros por força de mandado de prisão preventiva expedido pela comarca de Jardim de Piranhas.

Joenes é investigado na Operação Pano de Prato, sendo um dos principais fornecedores de drogas identificados nas investigações. A prisão ocorreu após trabalho investigativo integrado entre as Policias Civis do Distrito Federal e do Rio Grande do Norte.
Com esta prisão, a Operação Pano Prato culminou em diligencias que já atingem três estados da federação: Paraíba, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, demonstrando o viés interestadual do tráfico de drogas.

Fonte: Jair Sampaio

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

PIRACICABA; Menino de 9 anos morre após levar picada de escorpião em Piracicaba

SP-Saúde.

Família diz que criança demorou a ser atendida no pronto-socorro da Vila Rezende. Ele foi transferido para a Santa Casa e morreu na unidade médica


Um menino de 9 anos morreu, na manhã desta sexta-feira (25), após levar uma picada de escorpião em Piracicaba (SP). Segundo a família, ele foi levado para o pronto-socorro do bairro Vila Rezende logo após o incidente, mas demorou a ser atendido.

Giovane Cordeiro Trevelin foi picado na manhã de quinta-feira (24) em casa, no bairro Algodoal, depois de calçar o sapato. Ele foi levado para o pronto-socorro e só foi atendido depois de duas horas de espera, segundo Andrea Luiz, tia do garoto. “Só atenderam a hora que ele começou a passar mal mesmo”, relatou.

Ainda de acordo com a tia, o garoto foi transferido para a Santa Casa e ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até a manhã desta sexta, quando teve uma parada cardíaca e morreu. O médico que atendeu o menino disse aos familiares que o veneno se espalhou pelo corpo.

A Santa Casa, onde Giovane ficou internado, informou que ele deu entrada às 8h11 de quinta e morreu às 6h30 de sexta, mas não deu mais detalhes sobre as causas da morte.

O G1 também entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo pronto-socorro, para um posicionamento sobre a reclamação de demora no atendimento. Até a publicação da reportagem, não teve retorno.

Terceiro caso na região
A morte de Giovane foi a terceira por picada de escorpião na região. Em Americana (SP), Cauã Ferrari Santos foi atingido no dia 11 de agosto. Familiares também reclamaram da demora para obtenção do soro antiescorpiônico e a ausência de UTI pediátrica. O garoto deu entrada em um hospital particular da cidade e foi transferido para Campinas via central reguladora de vagas.

Em Limeira (SP), um menino de quatro anos morreu no dia 17 de agosto. De acordo com a Santa Casa, hospital onde estava internado, ele deu entrada um dia antes por picada de escorpião.

Segundo o padrasto de Aliff Silva Souza, o menino foi picado quando saía de casa para ir à escolinha. O escorpião estava no sapato do menino. "Ele saiu reclamando da perna, só que nós não encontramos nada. Aí na creche, tirou o sapato lá, mas não viu também, achou que ele tinha quebrado o dedo", conta Getúlio Honório de Almeida.

Os casos aumentaram em toda a região. Em Campinas, há aumento de casos nos últimos anos, em 2015 foram 134, em 2016 os registros aumentaram para 208 e até julho de 2017 já são 88.

Em Limeira os números são ainda maiores. Foram 416 casos em 2015, em 2016 foram 545 e neste ano já são 263. Em Santa Bárbara d'Oeste foram 180 em 2015, e 260 em 2016 e 108 até esse início de agosto.


G1 Piracicaba e Região

EM NATAL; Imagem de São João Batista foi quebrada por homem em paróquia




RN-Policia.
U
m homem invadiu uma missa de 7º dia realizada na Paróquia de São João Batista, na Zona Leste Natal, derrubou uma imagem do padroeiro da igreja e foi agredido pelos fiéis antes da chegada da polícia. O caso aconteceu por volta das 19h30 desta quarta-feira (22). A paróquia estima prejuízo de R$ 10 mil.
Caso aconteceu durante missa de 7º dia na noite de quarta-feira (23) (Foto: Cedida)
Caso aconteceu durante missa de 7º dia na noite de quarta-feira
 (23) (Foto: Cedida)
Segundo o padre Marcelo Cezarino, que celebrava o ato religioso, o homem entrou no templo pela porta lateral na hora em que se fazia o ofertório. Ele andou tranquilamente e em silêncio até um nicho - um altar de 1,7 metros onde a imagem estava - e o empurrou com força.
"A violência foi tão grande que o nicho, que é colado no chão, caiu e quebrou todo. Não tem como ser restaurado", afirmou o pároco. A imagem poderá ser recuperada.
Logo após derrubar o nicho com imagem, o homem saiu andando tranquilamente e deixou a igreja pela mesma porta por onde entrou. "Eu deixei o altar e fui seguindo ele, mas as pessoas mandaram eu me afastar dizendo que ele estava armado", conta o padre.

Ao perceberem que o homem não tinha qualquer arma, fiéis e pessoas que estavam na rua o derrubaram e bateram nele. A polícia foi acionada e chegou ao local minutos depois. "A gente disse para as pessoas não fazerem aquilo, mas ele realmente sofreu alguns golpes", confirma o religioso. "A gente estava rezando (na missa) e de repente, as pessoas estavam batendo nele", acrescenta.
Quando a Polícia Militar chegou, identificou o homem como sendo um morador de rua que já tinha sido detido por jogar uma pedra em um ônibus no interior do estado. "Ele tem algum problema psiquiátrico", considera o padre, refutando que o caso seja de intolerância religiosa.
Ele ainda explica que o homem já havia pedido dinheiro a alguns fiéis, mas não tinha recebido nada. "Talvez, se tivesse recebido, nada tivesse acontecido. Não temos como saber", comenta.
Prejuízo
A Paróquia optou por não prestar queixa contra o homem, entre outros motivos, porque testemunhas teriam que ser levadas à Delegacia de Plantão para dizerem à Polícia Civil quem tinha batido no suspeito. O padre ainda afirmou que ele é morador de rua e não teria condições de pagar o prejuízo de cerca de R$ 10 mil.
Após a queda, a imagem do padroeiro ficou sem uma perna, um braço e parte da cabeça. A estátua tem 1,10 metros de altura e é mais antiga que a própria paróquia, que tem 54 anos. "Ela tem um valor muito maior que o financeiro para as pessoas e para a paróquia", ressaltou o padre. "É a primeira imagem do padroeiro, desde que a paróquia foi erguida. São João Batista é o precussor do Cristo", ressalta.

Até o final da manhã desta quinta-feira (24), a igreja já havia levantado três orçamentos para a recuperação da imagem.

TRAGÉDIA! HOMEM PERDE MÃE, IRMÃ E SOBRINHO DE 2 ANOS EM ACIDENTE COM LANCHA NA BA

BA-Cidades.

U
m morador da Ilha de Itaparica, na região metropolitana de Salvador, perdeu a mãe, a irmã e um sobrinho de dois anos no acidente com uma lancha ocorrido na manhã desta quinta-feira (24), na Baía de Todos os Santos. Ao menos 18 pessoas morreram após a embarcação virar.

Fonte e foto: G1/BA.
Adailton Queiroz contou que estava no trabalho, quando recebeu a informação do acidente. "Uma situação que eu nunca esperava passar, mas infelizmente são coisas que acontecem na vida, que a gente não espera", disse.

Emocionado, o homem se disse sem palavras. "É pedir força a Deus para a gente aguentar esse 'baque'. A gente não tem nem o que falar numa situação dessa. É muito difícil. Minha mãe sempre viaja de lancha, mas a gente nunca esperava passar por uma situação dessa”, falou.

A mãe de Adailton, Dulcelina Machado dos Santos, de 58 anos, a irmã Dulciana dos Santos Queiroz, de 38, e o sobrinho Darlan, de 2 anos, constam na lista divulgada no fim da tarde pela Secretaria de Segurança Pública, com os nomes de 11 vítimas que foram identificadas. Os corpos dos familares de Adailton foram encaminhados para Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus, que fica a cerca de 80 quilômetros da Ilha de Itaparica.





SANTANA DO MATOS; Polícia Civil de Santana do Matos cumpre mandado prisão

RN-Policia
Fonte: Jair Sampaio
A polícia civil de Santana do Matos, com apoio da PM, cumpriu mandado de prisão nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira em desfavor de Antônio Batista da Silva, com 50 anos.

Antônio foi condenado por homicídio, em sua forma tentada, em desfavor de seu cunhado, que encontrava-se deitado em uma rede e foi agredido à marretadas em sua cabeça, fato ocorrido no ano de 2006, demonstrando que a impunidade não se consolidará. A JUSTIÇA COMEÇA NA DELEGACIA!

EM SANTARÉM; Não havia controle de passageiros”, diz dono de barco que naufragou

Pará-Policia.

O proprietário do barco que naufragou na última terça-feira (23) no rio Xingu, deixando 21 mortos e 4 desaparecidos, disse à polícia que não havia controle de passageiros no momento do embarque em Santarém, no oeste do Pará.
 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado (Segup), Alcimar Almeida da Silva afirmou em depoimento na quinta-feira (24) que havia cerca de 50 pessoas na embarcação contando com passageiros e tripulação. O governo do Pará, que chegou a estimar que 70 pessoas estariam a bordo, trabalha agora com o número de 52 pessoas: além dos mortos e desaparecidos, há 27 sobreviventes.

A embarcação não podia transportar passageiros, segundo Agência Estadual de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon-PA). O proprietário, entretanto, diz que há cerca de 3 anos faz as viagens com uma autorização da Marinha do Brasil para navegar até o município de Prainha.

No dia do naufrágio, o barco iria para Vitória do Xingu, num trajeto que é quase o dobro do que, segundo o proprietário, seria autorizado. E o acidente depois de Prainha, numa área denominada Ponte Grande do Xingu, entre Porto de Moz e Senador Porfírio.

O navio Capitão Ribeiro saiu do município de Santarém às 18h de segunda-feira (21), e afundou por volta de 22h de terça. Chovia quando o acidente aconteceu. Muitos sobreviventes disseram que a embarcação foi atingida por uma tromba d’água – fenômeno similar a um tornado.

SÃO GONÇALO DO AMARANTE; Com marcas de tiros, corpo é encontrado dentro da mala de carro em São Gonçalo do Amarante, RN

RN-Policia

Carro foi abandonado em estrada de terra (Foto: Divulgação/PM), Fonte G!

O
 corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado na manhã desta quinta-feira (24) com marcas de tiros dentro da mala de um carro abandonado em uma estrada de terra no distrito de Canaã, em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal.
Em contato com o G1, a PM disse que chegou ao local após receber um chamado, por volta das 10h, e que ainda não há pistas dos criminosos nem do que motivou o assassinato. Além das marcas de tiros, o corpo estava com as mãos amarradas nas costas e havia um pedaço de pano dentro da boca da vítima – sinais que caracterizam execução.
Até a publicação desta matéria a polícia ainda tentava identificar o proprietário do veículo.
Violência
Segundo dados do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) – instituto que contabiliza e analisa as mortes violentas no estado – a cidade de São Gonçalo do Amarante tem 71 homicídios registrados entre o dia 1° de janeiro e a manhã desta última quarta, dia 23.

RIO G. DO NORTE; Oito comarcas do interior do RN serão fechadas pelo Tribunal de Justiça

RN-Geral.

A determinação é do Conselho Nacional de Justiça e a justificativa é que elas são pouco produtivas.
Dos 14 desembargadores presentes, 13 foram a favor da agregação das comarcas, no RN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Dos 14 desembargadores presentes, 13 foram a favor da agregação das comarcas, no RN
 (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Oito comarcas do interior do Rio Grande do Norte consideradas pouco produtivas vão ser fechadas. A decisão foi confirmada pelo Tribunal de Justiça do Estado. As cidades afetadas com a mudança são as de Pedro Avelino, Poço Branco, Taipu, São Rafael, Afonso Bezerra, Serra Negra do Norte, Janduís e Governador Dix-sept Rosado.
É uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que determina que as comarcas, que nos últimos três anos não ultrapassaram a média anual de 439 processos, devem ser fechadas. O assunto já foi discutido no TJ e votado mais de uma vez. Dos 14 desembargadores presentes, 13 foram a favor da agregação das comarcas. O único voto contrário foi do desembargador Cláudio Santos.
Moradores de alguns municípios do interior do RN estiveram no TJ e acompanharam a audiência que discutia a mudança nas comarcas que vão deixar de existir.
Pablo Henrique, que faz parte do movimento estudantil de Governado Dix Sept Rosado, cidade do Oeste potiguar, falou sobre o prejuízo com a mudança da comarca para Mossoró. “Vai afetar no prejuízo social, porque não vai ater aquele acesso à Justiça, vai ser um braço da justiça que não vai estar lá. Existem comunidades que ficam a 50 quilômetros do Centro de Governador Dix-sept Rosado, algumas até 70. Se a gente for levar em conta à distância até Mossoró que é a comarca onde vai ficar o termo, são 87 quilômetros. Ida e volta vai ficar 174 quilômetros pra se deslocar uma população predominantemente rural e pobre” lamentou o jovem.
O desembargador Cornélio Alves explicou que o TJ está cumprindo uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Depois da gente fazer um estudo em todas as comarcas do estado, oito não atingiram a meta, por isso houve essa agregação, cumprindo uma determinação do CNJ”, argumenta. De todo modo, para o desembargador os moradores das cidades que terão as comarcas fechadas serão prejudicados.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

MINAS GERAIS; Tribunal confirma condenação de ex-presidente do PSDB em mensalão tucano a 20 anos de prisão

MG-Policia.
O
 Tribunal de Justiça de Minas Gerais manteve, na noite desta terça-feira, a condenação do ex-governador mineiro Eduardo Azeredo (PSDB) pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

Eduardo Azeredo (Foto: Divulgação)
Dois desembargadores da 5a Câmara Criminal votaram pela confirmação da sentença da primeira instância, que havia condenado o político a 20 anos de prisão em 2015 no caso do mensalão tucano. Foi vencido o voto do relator, Alexandre Victor de Cavalho, que pediu a absolvição de Azeredo.
O julgamento analisou recursos da acusação e da defesa. Após a sentença de primeira instância, o Ministério Público de Minas Gerais havia pedido o aumento das penas de Azeredo. Já os advogados dele solicitaram a absolvição do cliente, alegando falta de provas. Para que eventuais penas possam ser cumpridas, o processo deve ser concluído até setembro de 2018, mês em que o político mineiro completará 70 anos de idade. Depois disso, as penas do processo estarão prescritas.

Fonte: O Globo          

RIO G. DO NORTE; STJ mantém prisão de assessores do governador do RN para conclusão de análise de cheques apreendidos

RN-politica.
  

O
 Superior Tribunal de Justiça prorrogou, por mais cinco dias, a prisão temporária de Magaly Cristina da Silva e Adelson Freitas dos Reis. Os dois assessores do governador Robinson Faria (PSD) estão detidos desde a Operação Anteros, deflagrada pela Polícia Federal no dia 15 de agosto passado.
Fonte: G1/RN
A decisão do STJ se justifica na argumentação do Ministério Público Federal e da própria PF de que há necessidade de ouvir Magaly e Adelson sobre as provas coletadas durante os mandados de busca e apreensão, entre elas cheques assinados pelo chefe do Executivo.
Com a decisão, a prisão que acabaria neste domingo (20) vale por mais cinco dias, ou seja, até sexta-feira (25).
No pedido de prorrogação da prisão, a Procuradoria Geral da República e a PF afirmam que as provas colhidas durante a Operação Anteros ainda estão sendo analisadas. São smartphones, HD e pendrives, além de planilhas, tabelas e dos cheques, que ainda estão com os peritos.
Como o trabalho está em curso, MPF e PF querem tempo para interrogar Magaly Cristina e Adelson Reis sobre o material, sem “pressões ou injunções”. A manutenção da prisão evita, ainda de acordo com a acusação, a possibilidade de os dois se comunicarem e combinem depoimentos.
O Ministério Público Federal, através do Procurador-Geral da República Rodrigo Janot, se manifesta pedindo a prorrogação da prisão citando os cheques do governador.
“Permanece assente, então, a necessidade de guarnecer a instrução deste Inquérito, já que a coleta da prova oral ainda não se encerrou, já que urge confrontá-la com os achados da busca e apreensão, que incluem, como se disse, conversas por aplicativo telefônico; arquivos contendo tabelas; cheques com a assinatura do governador Robinson Mesquita de Faria e, isso, tudo, gize-se, livre da espécie de interferência que as conversas interceptadas com autorização desse Juízo indicaram que o mandatário estadual costuma articular”, alega Janot.
Operação Anteros
O governador do Rio Grande do Norte foi alvo de uma operação da Polícia Federal deflagrada na terça-feira, 15 de agosto, que investiga a suspeita de prática dos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça por parte dele e de servidores do governo potiguar.
Na ocasião, foram presos (mandados de prisão temporária de cinco dias) Magaly Cristina da Silva e Adelson Freitas dos Reis, assistentes de confiança do governador. A primeira foi servidora na Assembleia Legislativa desde 1987, a convite de Robinson quando ele ainda era deputado estadual. Antes, Magaly trabalhava como secretária na empresa da família do governador.
A decisão do ministro do STJ Raúl Araújo que autorizou o cumprimento dos mandados informava que a ex-procuradora-geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Rita das Mercês Reinaldo, afirmou ao Ministério Público Federal que o governador Robinson Faria embolsou cerca de R$ 100 mil por mês, entre 2006 e 2010, através da contratação de servidores fantasmas na ALRN. A denúncia foi feita em acordo de delação premiada com o MPF.
Ainda de acordo com o documento, Robinson Faria tentou comprar o silêncio de Rita das Mercês por meio dos assessores Magaly Cristina da Silva e Adelson Freitas dos Reis. Em junho de 2017, eles procuraram a filha de ex-procuradora e a própria Rita das Mercês, a quem ofereceram 'ajuda' financeira para pagar dívidas de condomínio dela. Rita está presa sob suspeita de envolvimento nos desvios na Assembleia Legislativa investigados pela Operação Dama de Espadas, que resultou na Operação Anteros.
 

FORTALEZA-Bandido se declara, após ser preso no Ceará: “Amor, te amo. Vamos pro inferno”

CE-Policia.


Amor, eu te amo. Eu vou matar um monte de gente, só isso (…) Nós vamos pro inferno, nós dois “, declarou o suspeito


Um homem suspeito de praticar quatro homicídios, dentre eles um triplamente qualificado, foi preso por guardas municipais na Avenida Mister Hull, Bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza.

“Amor, eu te amo. Eu vou matar um monte de gente, só isso (…) Nós vamos pro inferno, nós dois “, declarou o suspeito, identificado como Antônio Cristiano Sousa da Silva. “Olha o coraçãozinho”, acrescentou, fazendo o símbolo com as mãos algemadas.




                   Veja abaixo o vídeo:

O suspeito foi preso junto a um comparsa, Paulo César de Sousa, após assaltar um ônibus utilizando um simulacro de arma de fogo. “Ele responde a mais ou menos 10 artigos. É considerado de alta periculosidade”, afirma um guarda municipal.



Veja abaixo o vídeo:

RIO G do NORTE é o terceiro estado do Brasil no crescimento da taxa de homicídios

RN-Policia.
O RN é o terceiro estado do Brasil com maior taxa de crescimento de homicídios. É o que aponta um levantamento do Jornal O Estado de São Paulo, divulgado nesta segunda-feira, 21. 

D
e accordo com a publicação, o RN só perde para Pernambuco e Ceará, que lideram as estatísticas. O comparativo é entre o primeiro semestre do ano passado e este ano.
No estado potiguar, o aumento na taxa ficou próximo do que é divulgado na imprensa local. O Estadão informa que a variação entre 2016 e 2017 é de 26,27%. O portalnoar.com, com base em números da Secretaria de Segurança e do OBVIO, projetou variação em torno de 30%.
Em números absolutos, o Rio Grande do Norte cravou 1.161 (2016) e 1.466 (2017) homicídios nos períodos considerados do levantamento.
O Brasil já ultrapassou a marca dos 28 mil assassinatos cometidos neste ano, número 6,79% maior do que no mesmo período do ano passado e indica que o país pode retornar à casa dos 60 mil casos anuais.
Em âmbito local, o aumento é puxado pelas elevações registradas em Estados nordestinos, como Pernambuco. Se o País teve 1,7 mil homicídios a mais neste semestre, boa parte, 913, se deve à derrocada do Pacto Pela Vida, programa pernambucano que vinha conseguindo reduzir os assassinatos na última década, enquanto a região mantinha a tendência de alta.


Fonte: Estado de São Paulo com O Câmera

CACIMBA DE DENTRO; Tentativa de assalto a loja termina com três suspeitos mortos e um ferido,

PB-Policia.

Segundo a Companhia de Polícia Militar em Araruna, responsável pelo policiamento em Cacimba de Dentro, os suspeitos estavam em um carro e tentaram invadir um estabelecimento comercial para assaltá-lo
Halan Azevedo – Portal Correio

T
rês suspeitos morreram e um ficou gravemente ferido, no fim da manhã desta terça-feira (22), durante uma tentativa de assalto com troca de tiros contra policiais militares no município de Cacimba de Dentro, Agreste paraibano, a 165 quilômetros de João Pessoa.

Segundo a Companhia de Polícia Militar em Araruna, responsável pelo policiamento em Cacimba de Dentro, os suspeitos estavam em um carro e tentaram invadir um estabelecimento comercial para assaltá-lo.

Porém, o empresário reagiu e contou com a ajudar de uma viatura da PM que passou pelo local no momento do crime e iniciou uma troca de tiros com os suspeitos. Durante o tiroteio, três suspeitos foram feridos e morreram no local antes de receberem atendimento médico.

O suspeito que sobreviveu ficou gravemente ferido e, até a publicação desta matéria, estava sendo encaminhado por uma viatura do Samu para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Nenhum policial militar ou morador da cidade ficou ferido durante os disparos.


Halan Azevedo – Portal Correio

terça-feira, 22 de agosto de 2017

DE ACARI; Secretário de Desenvolvimento Econômico solicita à SEARA explicações sobre exclusão do município do contrato que prevê cursos de artesanato

RN-POLICIA

Tomando conhecimento da exclusão do município de Acari do contrato de nº 09/2017 firmado com a SEARA (Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio a Reforma Agrária), em 03/08/2017, que prevê cursos de artesanatos através da Cooperativa de Produção Artesanal do CRUTAC, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Desporto e Lazer, Josenaldo Rodrigues, encaminhou nesta segunda-feira (21) um ofício solicitando explicações sobre quais motivos ou critérios que fizeram o município de Acari ficar de fora.



EM ACARI; Abastecimento d’água será uma vez por semana para cada setor



RN-CIDADES.

Em conversa com o chefe do escritório local da CAERN em Acari, o Sr. Paulo Alves, o blog recebeu informações oficiais dando conta de que, devido a escassez do líquido precioso (água) ser cada vez maior, o rodízio do abastecimento da cidade passou por mais uma modificação, será apenas um dia de abastecimento para cada setor, podendo se estender caso a demanda do setor necessitar de mais tempo, ou seja, quando o setor 1 estiver abastecido, passa-se a abastecer o setor 2, o restante dos dias da semana fica reservado para manutenções nos possíveis vazamentos.

Nesta segunda-feira, dia 28 de agosto iniciará pelo setor 01 (Tarcísio Bezerra – Petrópolis -parte do centro), caso abastecido em um dia, na terça-feira, dia 29 de agosto iniciará o abastecimento do setor 2 (parte do Centro – Luiz Gonzaga – Dinarte Mariz – Ari de Pinho e Pe. Cortez)


A água que está chegando nas torneiras é oriunda do sistema adutor que capta o líquido na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú-RN. O líquido, que está chegando com coloração amarelada devido o ferrugem, já está passando pelos devidos tratamentos na estação de Gargalheiras e sendo distribuído com ótima qualidade às residências de Acari.