99.5FM Currais Novos - RN

sábado, 23 de setembro de 2017

EM PARELHAS, Nelter Queiroz sugere que MPT acabe com facções criminosas e não com facções têxteis

RN-Politica.
Assecom 

N
a manhã deste sábado (23) o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) esteve no município de Parelhas, onde participou da segunda audiência pública em defesa da manutenção dos empregos gerados através do Programa de Interiorização da Indústria Têxtil (Pró-Sertão), nas facções de costura em todo o Rio Grande do Norte, principalmente no Seridó e Vale do Assú.
Desta vez o encontro que reuniu diversas lideranças políticas, empresariais, religiosas e dos trabalhadores, aconteceu na sede da Associação dos Caminhoneiros Portelenses (ACAMPAR), e foi viabilizada pela Câmara Municipal de Vereadores de Parelhas.
Em sua fala, além de sugerir que o Ministério Público do Trabalho (MPT) acabe com as facções criminosas e mantenha as facções têxteis, o parlamentar destacou seu orgulho em defender a dignidade de várias famílias do Seridó e Vale do Assú. “Vivemos tantos problemas no Brasil, nos municípios e no mundo, será que essa procuradora [do MPT, Ileana Neiva Mousinho] não faz uma reflexão dos problemas que já são tantos? ”, indagou Nelter Queiroz, mostrando que a ação movida contra a Guararapes, caso concretizada, gerará mais um grande e grave problema social, pois desempregará pais e mães de família, além de jovens trabalhadores.
Ainda em seu pronunciamento, Nelter relembrou o título de “Persona non grata” direcionado à procuradora Ileana Neiva Mousinho e convocou trabalhadores e ficcionistas a participarem da audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, que ocorrerá no próximo dia 02 de outubro, e que discutirá toda a problemática gerada pela ação movida pelo Ministério Público do Trabalho contra a empresa Guararapes.

 

NATAL; Segurança é morto após reagir a assalto nas Quintas

RN-Policia.
U
m segurança de 26 anos identificado como Caio César da Rocha foi morto a tiros durante um assalto na noite desta sexta-feira (22), na rua dos Pêgas, no bairro das Quintas, zona Oeste de Natal.
De acordo com a polícia a vítima reagiu a ação dos criminosos e por esse motivo acabou baleado três vezes.
 Fonte: Portal BO
Segundo testemunhas Caio estava no estabelecimento com um grupo de outros clientes quando dois homens chegaram em um veículo tipo Ethios acompanhados de uma mulher, a suspeita permaneceu no carro enquanto a dupla deu início a um arrastão. O segurança reagiu agarrando um dos bandidos, mas o criminoso conseguiu sacar uma arma e atirar em Caio três vezes, atingindo o ombro, a boca e o peito.
A vítima morreu antes da chegada do socorro. O trio fugiu no mesmo carro que chegou de posse de alguns pertences das vítimas do roubo. A polícia pretende recolher imagens de comércios do local para identificar os assaltantes e prendê-los. Quem tiver informações sobre os envolvidos no roubo pode denunciá-los através do disque denúncia pelo número 181.





NATAL- Geraldo Melo vê indefinição na disputa para o governo do estado em 2018

RN-Politica


O
ex-governador e ex-senador da República pelo PDMB-RN, Geraldo Melo, vê com indefinição o cenário eleitoral de 2018 no Rio Grande do Norte. Em entrevista concedida ao Agora Jornal, o peemedebista falou sobre alguns dos nomes que estão postos na mesa como possíveis candidatos no ano que vem e fez uma análise breve de todos.
Do Portal Agora RN 
 Cláudio Santos, Carlos Eduardo, Fátima Bezerra e Robinson Faria - Reprodução/Divulgação

No entanto, preferiu não emitir posicionamentos e disse que, a partir do momento em que os debates ficarem mais intensos, certamente será possível projetar resultados para o pleito que se aproxima.
Inicialmente, Melo falou sobre os nomes do atual governador Robinson Faria (PSD) e da atual senadora Fátima Bezerra (PT). Para ele, o nome de Robinson tem menos força no momento uma vez que o Estado tem passado por dificuldades, sobretudo no quesito da segurança pública. Em contrapartida, a petista vem consolidando a ideia de disputar o cargo majoritário potiguar, muito embora ainda não tenha nenhum concorrente declarado na busca pela vaga, que no momento é ocupada pelo líder do PSD.
“O governo de Robinson Faria não está bem com a população e não está bem politicamente. Isso afetará bastante os planos futuros. A senadora Fátima hoje tem uma força maior, mas no caso dela creio que se aplica a mesma que vemos hoje no cenário nacional quanto ao PT. Como ainda não tem candidato confirmado contra ela, acaba que não temos como fazer parâmetros. Creio que está na hora de aparecer um candidato que diga que não está no lado de Fátima, que não defende o que ela fala e que mostre seu posicionamento para que o povo possa se decidir. Na hora que isso acontecer, certamente haverá uma corrida das forças sociais e políticas do estado para favorecer uma solução”, contou Geraldo.
Em seguida, o ex-senador abordou os nomes do atual prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), e do desembargador Cláudio Santos, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e ex-secretário de segurança pública e defesa social no ano de 2002. Quanto a esses possíveis concorrentes, Melo disse crer que o prefeito de Natal é, atualmente, o mais preparado no quesito do capital para disputar o pleito, mas o nome de Cláudio Santos não pode ser deixado de lado devido sua história na vida pública.
“Carlos Eduardo é, dentro do quadro político, o nome que mais tem capital para disputar o cargo. Por outro lado, o desembargador Cláudio Santos é uma pessoa que não tem história na vida política, mas sim na vida pública. Não sei qual a experiência que ele está querendo fazer e até onde vai o seu desejo, mas realmente trata-se de uma pessoa que presidiu o Tribunal de Justiça, tem uma atividade pessoal muito intensa e tem mostrado muita vontade de ser governador. Se isso vai permitir que ele seja, é outra história, mas realmente não dá para ignorar”, completou.

Por fim, o ex-governador falou sobre o cenário para o Senado da República, que terá duas vagas abertas no Rio Grande do Norte. Os atuais senadores José Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Alves Filho (PMDB) são candidatos declarados a reeleição e surgem com força máxima para renovar seus mandatos. “São dois candidatos muitos fortes, não adianta pensar diferente. Eles têm lá os seus problemas, mas são candidatos fortes. Eu acho que a candidatura dos dois é um dado importante na avaliação do cenário eleitoral para o Senado do ano que vem. Pessoalmente, eu só lamento que não sejam três vagas, porque se fossem três eu queria uma”, brincou Geraldo ao finalizar a entrevista.

CAMPINA GRANDE; Paraibano de seis anos vence Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

PB-Destaque.

Yan Gabriel da Costa é morador de Campina Grande e, apesar da pouca idade, já tem muito conhecimento sobre ciência

O
estudante paraibano Yan Gabriel da Costa, de seis anos, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Comente no final da matéria.

Morador da cidade de  o garoto diz que é fascinado pelo espaço. Apesar da pouca idade, Yan já tem um vasto conhecimento na área. Segundo ele, revistinhas e livros o incentivaram a gostar de ciência.
 
“Eu tenho que ler 2 horas por dia pra poder jogar no celular ou no computador. A gente tem que ler o que mais gosta e eu gosto de ciências”, diz o estudante.

Yan ainda não escolheu qual profissão irá seguir, mas já dá sinais de que terá uma carreira bem sucedida.


Portal Correio

EM NATAL; Justiça determina afastamento do vereador Luiz Almir do mandato de vereador.

RN-Politica.
Resultado de imagem para foto Luiz Almir
O juiz Bruno Lacerda encaminhou para o Presidente em exercício da Câmara Municipal de Natal, vereador Ney Lopes Júnior, ofício determinando no prazo de 15 dias o afastamento do vereador Luiz Almir das funções de vereador a partir da comunicação realizada em 20 de setembro de 2017. 
 Segue decisão

A decisão é fruto da condenação do vereador no escândalo conhecido como “Escândalo dos Gafanhotos” na gestão do ex-governador Fernando Freire.

EM EQUADOR; acusado de tráfico de drogas morre em confronto com a PM em equador/RN

RN-Policia.
Adicionar legenda
Por volta das 16 horas dessa sexta-feira, 22/09, policiais militares da cidade de equador foram 
acionados para atender uma ocorrência de violência doméstica onde uma mulher disse ter sido espancada e teve uma arma apontada para sua cabeça por um individuo conhecido como sula.
A guarnição se deslocou ao local e na residência do suspeito descobriu que lá funcionava uma boca fumo. O acusado ao avistar a viatura efetuou vários disparos e tentou fugir entrando na mata. Ouve revide por parte dos policiais e sula foi atingido. O mesmo chegou a ser socorrido, mas veio a óbito ao dá entrada no hospital.Dentro da residência foi aprendida droga, dinheiro fracionado, embalagens, giletes (geralmente usado para cortar droga), a placa de uma moto, além de um revólver calibre 38 com 04 munições intactas e outras 03 deflagradas que estava com o suspeito.

Nenhum dos policiais foi atingido na ação.

RIO; Operação na Rocinha durará tempo indeterminado

RJ-Policia.

 
N
a Zona Oeste e Norte do Rio, a operação da Polícia Militar para reprimir ações de criminosos, nesta sexta (22), prendeu 8 criminosos e apreendeu 1 pistola cal. 40, uma réplica de fuzil AR15, 80 quilos de maconha,
quatro radiotransmissores, 145 papelotes e 34 pinos de cocaína, 88 pedras de crack, 09 frascos de loló, fogos de artifício e máquinas caça-níqueis. A operação recuperou também três caminhões com parte das cargas e nove veículos roubados.
Para o secretário de segurança, não há guerra no Rio. “Há uma ousadia (do crime). Há três facções e mais as milícias que, com armamento de guerra, disputam territórios na base do fuzil e da bala. É uma realidade que a gente convive e tentamos combater o tempo todo. Mas não há uma guerra”, diz Roberto Sá.

EM SERRA DE SANTA LUZIA; Caminhão vira na serra e bloqueia as duas vias da BR-230 por uma hora

PB-Transito.

O
motorista de um caminhão perdeu o controle e acabou tombando o veículo na tarde desta sexta-feira (22), na serra de Santa Luzia, na BR-230, próximo ao município de Junco do Seridó, no Sertão da Paraíba.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motivo do acidente ainda não foi identificado e o caminhão acabou bloqueando o trânsito no local por quase uma hora. Comente no final da matéria.
Caminhão vira na Serra de Santa Luzia e bloqueia as duas vias da BR-230 por uma hora
Ainda segundo a PRF, o motorista do veículo foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado para a Unidade Hospitalar no Junco do Seridó. O hospital disse que ele está bem.
Com o tombamento, o caminhão tomou as duas faixas da rodovia e o trânsito no local ficou parado. A identidade do motorista não foi revelada e a Polícia Rodoviária Federal também não soube informar se o homem realizou o teste do bafômetro.


EM LAGOA NOVA; acidente tipo atropelamento foi registrado na RN-087

RN-Transito.

Na noite dessa sexta-feira, 22/09, um acidente tipo atropelamento foi registrado na RN-087, próximo à cidade de lagoa nova envolvendo uma motocicleta Honda Bros de placa myw-5768/lagoa nova conduzida por Charles Daniel Santo, 18 anos, residente no sitio mar vermelho / Lagoa Nova e tendo como vítima Fábio Felipe lima, 21 anos, residente no distrito Manoel domingos/lagoa nova, que sofre de transtornos mentais.
O condutor da moto teve várias escoriações pelo o corpo e suspeita de fratura. Já a vítima teve fratura na perna esquerda, ambos foram socorridos para o hospital local.
Policiais militares da rádio patrulha e do 2º GPRE foram acionados para atender a ocorrência. Lagoa nova.

 

RIO GRANDE DO NORTE; Polícia Civil continua a procura de suspeito de latrocínio contra empresário Rosenberg de Lagoa Nova.

RN-Policia.
PC/Assecom

A
 Polícia Civil do Rio Grande do Norte prossegue em diligências na procura de Lucileno da Fonseca Nascimento, vulgo “Caiba” ou “Caiba”, acusado do latrocínio contra o empresário José Rosenberg Saldanha,
O crime ocorreu no dia 29 de novembro de 2016, em um condomínio localizado no conjunto Cidade Satélite, onde Lucileno e mais outros dois comparsas, sendo eles, Francisco Cledenilson do Nascimento Macedo, atualmente preso, e um adolescente, o qual foi apreendido durante investigações.
Alguns dias após o crime, Francisco Cledenilson e Lucileno foram presos, sendo este autuado por porte ilegal de arma de fogo, pelo mesmo estar com uma pistola calibre 7,65 mm, subtraída de José Rosenberg durante o latrocínio. Na ocasião, Lucileno estava sem documentos e forneceu nome falso, sendo liberado na audiência de custódia.
A Polícia Civil continua diligenciando para localizar e prender Lucileno e pede ajuda da população para denunciar o paradeiro do homem, através do Disque Denúncia, 181, e dos telefones da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP): 3232-1195 ou 3232-1143.

Segundo denúncias anônimas, Lucileno escondia-se no Rio Doce, localizado por trás de uma pequena ponte na estrada da Redinha, e na Favela do Mosquito, próximo a Ponte de Igapó, em Natal.

EM ALAGOA GRANDE; Mulher colhe macaxeira de 20 kg na PB e diz que 'não esperava ficar tão famosa'

PB-Cidade.
Severina Augusta, agricultora de 53 anos, encontrou tubérculo no quintal em Alagoa Grande
Uma agricultora de 53 anos, da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande - Agreste da Paraíba -, colheu uma macaxeira de mais de 20 kg e 90 cm de comprimento. A agricultora Maria Severina Augusta, conhecida por dona Lia, de 53 anos, disse que “não sabia que ia ficar tão famosa” com a macaxeira colhida na segunda-feira (18). Comente no final da matéria.

Ela disse que já raspou o tubérculo e que já rendeu muita farinha. “Fiz farinha, massa, fiz tudo, uma vizinha minha que me ajudou. Foi farinha com força”, disse dona Lia, que sempre morou na comunidade quilombola. A macaxeira é cultivada no quintal de casa e ela planta principalmente por subsistência, mais que para vender.

“Essa é uma terra maravilhosa, abençoada por Deus!”, contou Severina.

Sua filha, Maria dos Anjos, ficou muito ansiosa com o caso. "Desde que Rosélia publicou a foto, não para de ligar gente pra cá querendo saber da macaxeira”, falou. O secretário de Cultura de Alagoa Grande Marcelo Lopes contou ao G1 que quando soube do caso correu para divulgar. “Fiz questão de que isso fosse o mais divulgado possível e deu certo”, explicou.

Caiana dos Crioulos
A comunidade quilombola Caiana dos Crioulos fica a cerca de 122 km de João Pessoa e tem 98 famílias. Ela compreende uma área de aproximadamente 646 hectares, de acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). As famílias vivem principalmente de culturas de subsistência, como feijão, fava, milho, mandioca, inhame, batata-doce, bem como da criação de animais e da fruticultura.


G1 PB


sexta-feira, 22 de setembro de 2017

SAPECA; Ex-goleiro do Botafogo-PB morre em grave acidente na Bahia

BA-Transito.
Ramalho tinha 48 anos

O Ex-goleiro do Botafogo-PB e Auto Esporte, Ramalho Gomes Sacramento, de 48 anos, morreu em um grave acidente automobilístico, nesta terça-feira (20) na BR-101, entre os municípios de Sapeca e Cruz das Almas, na Região Metropolitana de Salvador. Comente no final da matéria.

O ex-atleta e mais três pessoas voltavam da capital baiana em um carro modelo Pálio quando houve um desastre que envolveu ainda um caminhão e uma carreta que seguiam em direção contrária. A Polícia Civil de Sapeca informou que o carro em que o jogador estava no banco do carona, acabou batendo no caminhão e foi atingido por uma carreta. Com o impacto da batida, os três veículos caíram em uma ribanceira.

O corpo de Ramalho ficou preso nas ferragens e seria removido pelos Bombeiros. O motorista do Pálio e os outros dois passageiros foram encaminhados para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Um dos caminhoneiros também precisou de atendimento no mesmo hospital. O outro saiu ileso.

Aposentado do futebol desde os anos 2000, quando começou a trabalhar na prefeitura de Itagimirim, Ramalho tem passagens por diversos times do Nordeste. São eles: Galícia, Piranga, Vitoria da Conquista, Camaçari, Auto Esporte, Botafogo-PB, Itabuna, Graiúna e Teixeira de Freitas. Na Bahia, o ex-jogador defendeu a camisa dos times das cidades de Eunápolis, Porto Seguro, Itambé e Itarantim.

BRASIL; Funaro diz que Temer, Eduardo Cunha e Henrique Alves levaram R$ 250 milhões da Caixa

BR-Politica.

Em delação premiada, o doleiro Lúcio Bolonha Funaro afirmou que o grupo político formado pelo presidente Michel Temer e pelos ex-deputados Eduardo Cunha e Henrique Alves recebeu cerca de R$ 250 milhões em propinas decorrentes de créditos da Caixa Econômica Federal, repassados pelas vice-presidências de Pessoa Jurídica e Fundos de Governo e Loterias. As duas áreas foram controladas pelo PMDB e comandadas por Geddel Vieira Lima e Fábio Cleto. Operador financeiro do partido, Funaro disse que Cunha funcionava como um “banco de propina” para deputados e, depois, virava o “dono” dos mandatos de quem era beneficiado.
O doleiro afirmou não saber exatamente o valor da propina repassada a Cunha, “mas sabe que este sempre distribuía parte da propina recebida com Henrique Eduardo Alves e Michel Temer, fora outros deputados aliados”.
O ex-ministro Geddel Vieira Lima ocupou o cargo na Caixa entre 2011 e 2014. Segundo Funaro, apenas na área de Geddel o grupo liberou entre R$ 5 bilhões e R$ 8 bilhões para empresas em troca de vantagens. Um valor igual ou superior a este teria sido liberado pelo setor comandado por Cleto. Funaro disse que Geddel recebeu, sozinho, no mínimo R$ 20 milhões e continuou a operar mesmo depois de deixar o cargo, até fevereiro de 2015.
A assessoria do Planalto afirmou, por e-mail, que “o valor da delação e das palavras do doleiro Lúcio Funaro é zero, como já registrou a própria Procuradoria-Geral da República”
Para o Grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, relatou Funaro, foram liberados cerca de R$ 3,04 bilhões em troca de propinas. Foram R$ 1,35 bilhão para a holding J&F e o restante para empresas do grupo — R$ 200 milhões para a Vigor, R$ 250 milhões para a Flora e R$ 300 milhões em crédito para exportação para a Eldorado, além de R$ 940 milhões de debêntures adquiridas. Os irmãos Batista só não pagaram o pedágio dos políticos, segundo o delator, para o empréstimo de R$ 2,7 bilhões feito para a compra da Alpargatas e outro R$ 1 bilhão tomado pela Seara — os dois feitos após Geddel deixar o cargo. Em uma única operação, de R$ 300 milhões para a holding J&F, o grupo político de Temer teria recebido R$ 9,75 milhões. O percentual das propinas, segundo o delator, variava de 2,7% a 3,4% da operação.
PAGAMENTOS ENTRE 2013 E 2015
O grupo também recebeu propina de operações do FI-FGTS. Segundo Funaro, a indicação de Fábio Cleto para a área de fundos e loterias da Caixa foi feita por Eduardo Cunha e Henrique Alves a Antonio Palloci, que encaminhou o pleito ao ex-ministro Guido Mantega. Funaro disse que soube por Cunha que Temer “avalizou a indicação”.
A primeira operação ilícita do FI-FGTS, segundo ele, foi a liberação de valores para a Cibe, empresa do Grupo Bertin. A propina alcançou R$ 12 milhões — 4% do total da operação. Bertin também teria pagado propina por um crédito de R$ 2 bilhões dado à SPMar, concessionária do Rodoanel em São Paulo, outra empresa do grupo. A propina teria igualmente beneficiado Cunha, Henrique Alves e Geddel e, segundo Funaro, os pagamentos foram feitos pela empresa Contern entre março de 2013 e fevereiro de 2015 por meio de notas fiscais fictícias.
Para entregar dinheiro em espécie, contou Funaro, Bertin teria usado a empresa Alambari Construções. Funaro disse que Silmar Bertin lhe contou que em 2010 saíram do caixa da empresa R$ 50 milhões para doações eleitorais por caixa 2. A SPMar afirmou, em nota, que os financiamentos ao Rodoanel e para empresas da família Bertin sempre seguiram o trâmite normal e as doações eleitorais se limitaram a recursos devidamente declarados.
Os advogados de Eduardo Cunha não retornaram. A defesa do ex-ministro Geddel afirmou que não se manifesta sobre documento ao qual não teve acesso. A J&F informou que os colaboradores apresentaram documentos que complementam os esclarecimentos prestados à Procuradoria-Geral da República e segue à disposição da Justiça.
A defesa de Henrique Alves afirmou que não é verdade que ele tenha recebido qualquer propina de operações da Caixa e “desafia o delator, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, ou qualquer outro órgão persecutório, a provarem o contrário.”
 Fonte: O Globo

BRASIL; Homem é preso suspeito de matar jovem por causa de R$ 10

BR-Policia.
Fonte.oumarizalense
Um homem em situação de rua foi preso após matar um rapaz que teria negado a quantia de R$ 10, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.

D
e acordo com a polícia, Edinon Guedes da Silva, conhecido como “Neguinho da Faca”, circula pelas imediações da rodoviária da cidade, onde ocorreu o crime.
Em depoimento à polícia, Edinon disse que pediu dinheiro para comprar crack, pois ele seria dependente da droga há quatro anos.
O suspeito deu dois golpes de faca na vítima, identificada como Sandro Ribeiro dos Santos, após ele não dar o valor de R$ 10. O crime ocorreu no dia 7 de setembro e “Neguinho da Faca” foi preso na última terça-feira (19).
O suspeito tem diversas passagens pela polícia por furtos, roubos, tentativa de homicídio e violência doméstica. Edinon, que é natural de América Dourada, já praticou, além da Bahia, diversos crimes em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Escondido desde a morte de Sandro, ele foi localizado pelos policiais no bairro Santa Cruz. Ele foi autuado por homicídio e está custodiado na unidade policial, à disposição da Justiça, nesta quinta-feira (21).
 


APUAREMA; Com R$ 2,9 mil em folha, servidor recebia R$ 300; ex-prefeita ficava com restante

BA-Politica.

Colaboradores eram aliciados pelo ex-secretário de Administração e pela ex-prefeita da cidade de Apuarema, no sudoeste do estado. Polícia Federal deflagrou operação no município nesta quinta-feira (21).

C
olaboradores eram aliciados pelo ex-secretário de Administração e pela ex-prefeita da cidade de Apuarema, no sudoeste do estado. Polícia Federal deflagrou operação no município nesta quinta-feira (21) 
Os servidores públicos que eram envolvidos no esquema de desvio de verbas da Educação, da cidade de Apuarema, no sudoeste da Bahia, recebiam salários até nove vezes maiores que os divulgados nas folhas de pagamento do município. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (21), pelo delegado da Polícia Federal Rodrigo Kolbe, durante coletiva de imprensa sobre a operação deflagrada na cidade.

o delegado, os servidores tinham os salários inflados para que o dinheiro a mais fosse repassado para o ex-secretário de Administração e para a ex-prefeita da cidade, Jozilene Barreto (PR), que são mãe e filho. Conforme o delegado, a dupla era responsável pelo aliciamento dos servidores envolvidos no esquema, que durou cerca de 2 anos, durante o mandato da ex-prefeita.

“O esquema funcionava como um aliciamento. As pessoas eram aliciadas pelo ex-secretário de Administração ou pela ex-prefeita para que abrissem contas correntes, onde eles pudessem depositar, em tese, salários que seriam pagos a servidores. Nós temos relatos confirmados de pessoas que recebiam, na prática, R$ 300 para trabalhar como zelador, e, na folha de pagamento, eles recebiam R$ 2.800, R$ 2.900”, contou o delegado.

Conforme a PF, os salários, ao invés de depositados diretamente nas contas bancárias dos funcionários públicos, eram depositados nas contas de outros servidores previamente aliciados, os quais tinham a missão de sacar e repassar o dinheiro à própria ex-prefeita ou a outros integrantes do esquema criminoso.

Durante a manhã desta quinta-feira, foram cumpridos 5 mandados de busca e apreensão e 14 de condução coercitiva em Apuarema. Conforme o delegado, todos os servidores interrogados confessaram que participavam do esquema. Documentos, celulares e dois carros foram apreendidos durante a ação. Ninguém foi preso.

“A gente está hoje tentando buscar mais informações de outros envolvidos sobre a verdadeira extensão do esquema, porque, até então, nós tínhamos uma dimensão. Estamos buscando agora, através dessas diligências, buscar outros elementos que possam fortalecer o inquérito”, falou o delegado.

Operação

De acordo com a Polícia Federal, além da ex-prefeita, o ex-secretário de Administração, a supervisora de Educação e a ex-Chefe do Setor de Acompanhamento de Programas de Assistência ao Estudante de Apuarema também foram alvo da operação, assim como outros servidores e ex-servidores públicos.

A PF informou que os investigados responderão pela prática do crime de responsabilidade previsto no art. 1º, inciso I, do Decreto-Lei nº 201/67, sem prejuízo de outros que restarem evidenciados até o final das investigações.


O nome da operação, Inflet, é o termo em latim que significar inchar, inflacionar, portanto, uma referência ao procedimento utilizado para o desvio das verbas públicas, segundo a Polícia Federal.

Matureia; Presos vereador e mais quatro suspeitos de receptação de carros clonados na PB

 PB-Policia.

Uma operação da polícia prendeu, nessa quarta-feira (20), cinco pessoas, dentre elas, um vereador, na cidade de Matureia, no Sertão paraibano, a 327 quilômetros de João Pessoa, suspeitas de receptação de veículos clonados na região. Comente no final da matéria.
De acordo com informações do sargento Anchieta, da cidade de Teixeira, o fato foi comunicado à polícia através de uma denúncia anônima. Além das prisões, dois veículos também foram apreendidos em Maturéia.
O sargento revelou que durante a abordagem as pessoas que estavam na posse dos veículos apresentaram documentos com indícios de fraude. Também foram constatadas outras irregularidades nos veículos, que estariam com a numeração dos chassis aparentemente adulterada.
Nesta quinta-feira (21), a polícia também apreendeu um veículo na cidade de Teixeira com indícios de irregularidades.
Os presos foram levados para a delegacia de Teixeira, onde prestaram depoimento.
operação ainda está em curso e novas prisões poderão acontecer até o fim do dia.
Portal Correio


CURRAIS NOVOS: Funcionário de loja foi preso acusado de filmar adolescente provando biquíni

RN-Policia.
Homem foi preso em Currais Novos acusado de filmar adolescente trocar biquini em loja de roupas
Resultado de imagem para viatura da policia civil rn
José Hilton Bento de Lima, de 34 anos, foi preso da manhã desta quinta (21), acusado de filmar uma adolescente de 13 anos quando a mesma estava provando um biquíni na loja de roupas e malhas onde o acusado trabalha.
A adolescente viu quando José estava com o celular em baixo da cortina com a câmera virada para o lado de cima e acionou um parente que junto com a Polícia Cívil foram até a loja e conduziram o acusado que foi preso em flagrante com base no estatuto da criança e do adolescente.
O Delegado Paulo Ferreira participou da prisão e nas filmagens das câmeras ficou visível a ação do acusado e o mesmo arbitrou uma fiança, já que o crime pode chegar até 04 anos de prisão e é afiançável.

Fonte: J. Dantas com Policia Civil de Currais Novos

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

RN-Policia.


Adailson Carlos / J Júnior
Na manhã dessa quinta-feira (21/09) a polícia civil prendeu o funcionário de uma loja de confecções, no centro de currais novos, identificado como José Hilton, 34 anos, acusado de filmar uma adolescente de 13 anos no momento que ela estava no trocador experimentando uma roupa íntima.
Segundo informações o homem usou um celular para praticar o delito, mas a adolescente percebeu e chegou a chutar o aparelho.
Os pais da vítima procuraram a delegacia para fazer a denúncia e instastes depois o suspeito foi preso e encaminhado à delegacia para os procedimentos cabíveis. O mesmo nega o delito.
Câmeras de segurança da loja também filmaram a ação do suspeito.
O delegado arbitrou uma fiança de r$- 2 mil reais que foi pago pelo o acusado e ele responderá em liberdade.


Correios deflagram greve e paralisam atividades a partir desta quarta-feira

BR-Geral.
Foi essa a principal deliberação na assembleia da categoria no Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos da Paraíba (Sintect-PB) na noite desta terça-feira (19)
 Resultado de imagem para logo correios
Os trabalhadores dos Correios entram em greve a partir desta quarta-feira (20) na Paraíba. Foi essa a principal deliberação na assembleia da categoria no Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos da Paraíba (Sintect-PB) na noite desta terça-feira (19). Comente no final da matéria.

A mobilização pela greve dos trabalhadores vem sendo nacional e já havia chegado em alguns estados, como Rio Grande do Norte e Minas Gerais, onde a categoria já havia deflagrado greve. Os funcionários dos Correios reivindicam aumento de salário em 8%, o retorno do plano de saúde anterior, e menor distância entre os salários dos funcionários que ganham mais em relação aos que ganham menos.

Segundo Toni Sérgio Rodrigues, da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), a empresa ficou 43 dias sem receber os trabalhadores para negociação e, ao invés de darem propostas justas, querem tirar mais direitos.

“A empresa vem protelando este encontro e só apareceu nos últimos três dias, mas sem nenhuma contraproposta. Eles querem, inclusive, tirar os concursos públicos, coisa que nós somos completamente contra”, disse Toni.


Pedro Alves – Portal Correio

Mulher espera 7h30 por maca deitada sobre papelão em hospital da Grande Natal

RN-Saúde
Monique Marques, de 49 anos, precisou ser acomodada em um papelão para aguardar atendimento no Hospital Deoclécio Marques (Foto: Cedida)
Monique Marques, de 49 anos, precisou ser acomodada em um papelão para aguardar atendimento
no Hospital Declínio Marques (Foto: Cedida)

Uma mulher ficou deitada 7h30 em um papelão no corredor do Hospital Regional Declínio Marques, em Parnamirim, Grande Natal. Ela foi transferida para a unidade para fazer uma cirurgia, mas não havia maca na manhã desta quarta-feira (20) para acomodá-la. Por volta das 15h30, a paciente conseguiu uma maca, no corredor, onde permanece esperando por um procedimento ortopédico.
O G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sessa), que solicitou que a reportagem procurasse a direção do Declínio Marques. A direção, por sua vez, indicou que a informação deveria ser checada com a equipe de plantão, que pediu para o repórter contatar o serviço social do hospital. Por lá as ligações não foram atendidas.
Monique Marques, de 49 anos, chegou ao Hospital Regional Declínio Marques por volta das 8h desta quarta (20). De acordo com familiares, não havia macas nem cadeiras disponíveis para acomodá-la. “O jeito foi arranjar um papelão e deitar minha mãe em cima”, disse uma das filhas dela, Receba Marques.
A dona de casa sofreu uma queda nesta terça-feira (19) enquanto caminhava na orla da praia de Ponta Negra, na capital potiguar. Primeiramente a mulher foi levada ao Hospital Walfrido Gurgel, em Natal, onde foi diagnosticada uma fratura no punho direito, havendo necessidade de cirurgia.
Porém, devido a superlotação da maior unidade de saúde do Rio Grande do Norte, a paciente foi transferida para o Hospital Declínio Marques nesta quarta-feira (20). Ela permaneceu deitada sobre um papelão em um dos corredores do hospital das 8h às 15h30, quando foi disponibilizada uma maca para Monique, também no corredor.
Ainda de acordo com familiares da dona de casa, diversos setores da unidade foram procurados ao longo do dia. “Tinha a gente e mais seis pessoas esperando maca, mas o pessoal só pedia para aguardar a alta de pacientes para abrir vagas”, explica a filha Rebeca Marques. A cirurgia, no entanto, devido à grande demanda, está prevista para ser realizada em um prazo de 10 dias. Durante esse período, a paciente deve permanecer no hospital aguardando.
 

Fonte: G1 RN

EM JOÃO PESSOA; Garota que deu à luz aos 11 anos em JP é internada com infecção e vai para UTI

PB-Saúde.
Em contato com o Portal Correio, a maternidade não deu mais detalhes do que teria motivado a internação da garota
A garota que deu à luz a um bebê aos 11 anos, no último dia 10, em João Pessoa, deu entrada em uma maternidade da Capital após complicações em seu estado de saúde. O nome da maternidade não será divulgado para preservar a integridade da garota. Comente no final da matéria.
Em contato com o Portal Correio, a maternidade não deu mais detalhes do que teria motivado o internamento da garota.
Após o parto, a garota precisou ser levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde ficou em observação.

Portal Correio

EM SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE; Criança é atacada por pitbull após ser trancada em quarto com o animal no interior da PB

PB-Policia.
C
riança é atacada por pitbull após ser trancada em quarto com o animal no interior da PB

Vizinho teria escutado os gritos da criança e conseguiu socorrê-la. O menino foi levado para o hospital da cidade e teve vários ferimentos pelo corpo
Pais do menino o levaram à delegacia para o registro - Portal Correio
Uma criança de sete anos ficou ferida após ser trancada em um ambiente com um cachorro da raça pitbull, em São João do Rio do Peixe, a 500 km de João Pessoa. O caso ocorreu nessa terça (19), mas a informação foi divulgada nesta quarta-feira (20) no Correio Debate da Rede Correio Sat. Comente no final da matéria.

A denúncia foi registrada no Conselho Tutelar, no Ministério Público e na delegacia da cidade. Conforme o registro, um adolescente de 17 anos teria trancado a criança com o cachorro e ficado assistindo ao menino sendo mordido.

Um vizinho teria escutado os gritos da criança e conseguiu socorrê-la. O menino foi levado para o hospital da cidade e teve vários ferimentos pelo corpo, mas não corre risco de morte.

A polícia recebeu a denúncia nesta quarta e quando foi em busca do adolescente suspeito, não o encontrou. A família dele também não foi achada.

 


EM CAMPINA GRANDE; Motorista é preso suspeito de dirigir bêbado ônibus escolar com 15 crianças

PB-Transito


Teste do bafômetro confirmou que ele estava bêbado; motorista foi demitido e vai responder administrativamente pelos danos
Um motorista foi preso na manhã desta quarta-feira (20) suspeito de estar dirigir bêbado um ônibus escolar com 15 crianças dentro do veículo. Comente no final da matéria.
A prisão foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas proximidades do posto rodoviário da Farinha, na BR-230.
De acordo com a PRF, o homem realizou o teste do bafômetro que acusou que ele havia ingerido bebida alcoólica. O ônibus, da Prefeitura de Campina Grande, transportava alunos que estavam assistindo aula na zona urbana da cidade, mas moram na zona rural.
O motorista foi encaminhado para a Central de Polícia e deve responder por crime de trânsito. De acordo com nota da Secretaria de Educação de Campina Grande, também foi determinada a 'demissão sumária' do motorista, que também deve responder "administrativamente pelos danos causados ao bem público e aos direitos das crianças e adolescentes do Sistema Municipal de Ensino".
A nota também destaca que a prisão "não condiz com o trabalho desempenhado por todos os motoristas do transporte escolar, que possuem capacitação específica para este tipo de atividade, e tem sua rotina profissional fiscalizada pela Gerência de Transportes da Pasta".
 G1 PB

PATOS; Cano de adutora estoura durante instalação de placa e cidades da PB ficam sem água

PB-Policia.
C
om a perfuração do cano, milhares de litros de água foram jorrados na rodovia e o abastecimento de água na região precisou ser interrompido
Com a perfuração do cano, milhares de litros de água foram jorrados na rodovia e o abastecimento de água na região precisou ser interrompido
A instalação de uma placa de sinalização em um trecho da rodovia BR-110 terminou com o rompimento do cano da adutora Coremas-Sabugi, na tarde desta quarta-feira (20). O caso aconteceu no distrito de Santa Gertrudes, município de Patos, Sertão paraibano, a 315 quilômetros de João Pessoa, e está deixando diversos municípios sem água. Comente no final da matéria.
Conforme a assessoria de comunicação da Gerência Regional da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba em Patos (Cagepa), a placa de sinalização estava sendo instalada por funcionários do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), mas eles não observaram a existência da canalização e causaram o problema.
Com a perfuração do cano, milhares de litros de água foram jorrados na rodovia e o abastecimento de água na região precisou ser interrompido.

Ainda segundo a assessoria da Cagepa em Patos, funcionários da companhia já foram deslocados para troca da tubulação e a previsão é de que o serviço seja concluído ainda na noite desta quarta.
  

EM NATAL; Homem com mãos amarradas é encontrado morto na Redinha

RN-Policia.
Fonte: Portal BO-Foto: Cedida

Um homem ainda não identificado foi encontrado morto e com as mãos amarradas, na manhã desta quarta-feira (20), na praia da Redinha, litoral norte de Natal. A vítima possuía dezenas de marcas de violência na região do tórax e no rosto.
De acordo com a polícia pescadores que navegavam no local visualizaram o cadáver, retiraram da água e acionaram a Polícia Militar através do número 190. "Existem muitos ferimentos no peito e no rosto provocados possivelmente por uma faca", disse um pescador que ajudou no resgate.
As perícias do ITEP assim como a Polícia Civil estiveram no local para serem realizados os procedimentos. Nenhum popular soube informar que era o homem morto. A Divisão de Homicídios investigará o caso.