99.5FM Currais Novos - RN

sábado, 28 de outubro de 2017

EM SÃO TOMÉ; Jogos da Maturidade celebram os 89 anos de emancipação

RN-eventos
ASSESSORIA/SEEL 
Em sua sexta edição regional, os Jogos da Maturidade fizeram parte da programação que celebra os 89 anos de emancipação do município de São Tomé no mês de outubro.
N
esta sexta-feira (27), no ginásio José Eusébio, 200 idosos das delegações de São Tomé, Rui Barbosa e Barcelona participaram das atividades de esporte, lazer e cultura promovidas pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEEL).

A edição dos Jogos da Maturidade em São Tomé contou com o tradicional café da manhã e a visita à paróquia da cidade Nossa Senhora da Conceição. Antes do passeio, os idosos realizaram exercícios físicos de alongamento orientados pelos alunos do curso de Educação Física da UnP. No retorno ao ginásio foi realizado a abertura oficial dos jogos com as presenças de várias autoridades locais.


O prefeito de São Tomé, Anteomar Pereira, agradeceu a parceria com o Governo do Estado e disse que o evento foi a forma que a prefeitura encontrou de homenagear os idosos que fazem parte da história de emancipação do município. "Em primeiro lugar quero parabenizar o Governo do Estado que por meio da SEEL criou essa importante iniciativa de valorização do idoso e dizer que os Jogos da Maturidade foram a melhor forma de homenagear os cidadãos da terceira idade de São Tomé nesses 89 anos de emancipação", revelou.
Rede Unilar

VVALTER ALVES AFIRMA, Garibaldi Alves é o melhor para o PMDB do RN.

RN-Politica

O
 deputado federal Walter Alves (PMDB/RN) deixou a presidência do diretório estadual do PMDB do Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira (20), quando transferiu o cargo para o senador Garibaldi Alves Filho, em convenção na sede do diretório, em Natal.
 
Durante a solenidade, Walter agradeceu ao partido o tempo em que permaneceu na presidência e afirmou que a escolha do nome de Garibaldi é a mais acertada no momento da política nacional e local. Ele destacou o trabalho desempenhado pelo PMDB em todos os municípios do RN e os projeto para 2018.

“O PMDB tem todas as condições para trazer bons projetos para o Rio Grande do Norte e sair, mais uma vez, vitorioso em 2018. A escolha de Garibaldi foi a mais acertada neste momento. Ele tem experiência, competência e liderança para comandar o PMDB”, afirmou o deputado.


Walter Alves permanece na comissão executiva do PMDB/RN como vice-presidente, ao lado dos deputados estaduais Hermano Morais e Gustavo Fernandes, presentes na solenidade.
Rede Unilar

TAIPU; homem e mulher são retirados de casa e mortos

RN-Policia.

Um homem e uma mulher foram mortos a tiros na madrugada desta sexta-feira (27) no Sítio Passagem Funda, na zona rural de Taipu, município distante aproximadamente 60 quilômetros de Natal.
As vítimas foram identificadas como Gierle de Lima Soares e Kaline Silva do Nascimento, ambas de 27 anos. Testemunhas disseram à PM que, por volta de 1h30, os criminosos chegaram em um carro, arrombaram a porta da residência e obrigaram os dois a saírem de dentro da casa. Na varanda, eles foram executados.

A polícia também foi informada que os bandidos fugiram em direção à cidade de Ceará-Mirim, que fica na Grande Natal. Ninguém foi preso.

EM CURRAIS NOVOS; Prefeitura transfere 4 secretarias municipais para o prédio do SESI

RN-Politica
Reunir em um só local algumas das secretarias municipais e melhorar a prestação de serviços à população e o trabalho dos servidores fez com que a Prefeitura de Currais Novos transferisse para o antigo prédio do SESI, na Rua Abílio Chacon (bairro JK), as pastas de Administração, Procuradoria, Finanças e Controladoria, além da Ouvidoria Municipal.
S
EMFIN (Tributação, Tesouraria e Contabilidade), Control e Ouvidoria devem iniciar o atendimento a população no novo espaço a partir da próxima segunda-feira (30).
Sede das secretarias municipais de Saúde e Obras e Serviços Urbanos, além do Arquivo Público Municipal, o prédio do SESI passou por uma ampla reforma em seu pavimento superior para receber as secretarias, e alguns dos serviços de acabamento e melhorias na estrutura continuam sendo realizados em todo o prédio por uma equipe da SEMOSU.

De acordo com a SEMAD, a mudança para o novo espaço irá melhor a prestação de serviços, tramitação de documentos entre as secretarias, além de oferecer um melhor espaço para o trabalho dos servidores. Algumas secretarias com sede própria como Educação e Assistência Social estão localizadas bem próximas ao prédio do antigo SESI.

MACAU; prefeito vai demitir todos os cargos comissionados

RN-EEconomia.
O prefeito de Macau Tulio Lemos vai exonerar todos os servidores comissionados. Um total de 290 funcionários será demitido na próxima terça-feira, 31. A medida foi tomada em conjunto com os oito vereadores que dão sustentação política ao governo na Câmara Municipal, durante reunião de bancada na tarde desta quarta-feira, 25.
Tulio Lemos também informou aos vereadores que será anunciado um cronograma de pagamento de salários atrasados de servidores comissionados e contratados, de forma que essa dívida possa ser amortizada observando a situação de crise financeira que vive o município com a queda de receitas.

BRASILIA; Médico de Temer chegou a acreditar em morte do presidente

SP-Saúde.
Resultado de imagem para foto presidente temer chorando
Notícias ao Minuto
O presidente Michel Temer vem passando por maus bocados desde a última quarta-feira (25), dia da votação de sua segunda denúncia, quando sentiu uma indisposição e precisou ser internado. Ainda em Brasília, ele passou por procedimento de desobstrução do canal da uretra. Comente no final da matéria.
Na sexta-feira (27), o presidente foi levado à unidade semi-intensiva do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. No trajeto à internação, um dos médicos que acompanha o peemedebista, Roberto Kalil, assustou-se por demorar mais de uma hora até conseguir conversar com alguém que estivesse com Temer. "Achei que ele tivesse morrido", disse à coluna Radar, da revista Veja.
No Sírio-Libanês, o presidente passou por uma cirurgia de raspagem de próstata em procedimento que teria demorado duas horas. Segundo o Planalto, o diagnóstico é de "retenção urinária por hiperplasia [aumento] benigna da próstata]". A alta deve ocorrer entre segunda e terça-feira.


BR; Destaque.

                                    Gerente GTTC
 
 O gerente de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Britot, analisando as condições meteorológicas, com as chuvas e o vento forte que estão ocorrendo em parte do Nordeste, prevê a permanência do fenômeno La Ninã, até meados de 2018.
N
as análises das imagens dos satélites meteorológicos, destaca que “no monitoramento das Oscilações 30-60 dias (onda planetária que circula o planeta na faixa equatorial de oeste para leste causando instabilidades na fase positiva), mostra que possivelmente em meados de dezembro essa oscilação estará com sua fase positiva sobre o nordeste brasileiro e com isso aumentando as condições de ocorrência de chuvas mais significativas”.

 Acrescenta o meteorologista que a ocorrência de chuva no Nordeste no período de fevereiro a maio, depende de vários fatores, entre eles as condições dos oceanos Pacífico e Atlântico e a Atividade Solar. “Hoje, analisando as condições atuais temos o Oceano Pacífico, a previsão é de ser favorável em 2018. No caso da atividade solar, a previsão é de diminuição (a relação é que quando aumenta a atividade solar, diminui a ocorrência de chuva na região e quando diminui a atividade solar, aumenta a ocorrência de chuvas, exemplo anos de 2008 e 2009, último período de mínimo da atividade solar), assim é mais uma variável que estará favorável em 2018. Somente ainda estamos analisando as condições termodinâmicas do Oceano Atlântico, que por ser um oceano menor ainda não é possível determinar como será o seu comportamento em 2018”.

        Segundo Gilmar Bristot, o mês de outubro de 2017 tem apresentado uma característica climática diferente dos últimos anos com relação as condições de chuva e temperatura principalmente na região litorânea. A presença de águas mais frias do que o normal ao longo da faixa equatorial do oceano Pacífico (Fenômeno Lá Niña),  tem influenciado na manutenção de ventos mais forte do que o normal, maior concentração de umidade e consequentemente mais ocorrência de chuvas causadas pelo sistema de brisa sobre o litoral nordestino e temperaturas próximo da normalidade.


          No interior do Estado, em algumas áreas isoladas do Alto Oeste, Chapada do Apodi, Seridó e Agreste, também ocorrem pancadas de chuvas ocasionadas por Sistemas Meteorológicos Transientes como restos de Frentes Frias e circulação do ar em altos níveis da Atmosfera. A previsão é de permanência do fenômeno pelo até meados de 2018, o que indica que não teremos formação de bloqueios ocasionados pelo comportamento do Oceano Pacífico no período chuvoso de 2018, facilitando assim o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (sistema meteorológico que causa as Chuvas na Região Nordeste no período de fevereiro a maio) para próximo do Nordeste Brasileiro nos meses de fevereiro a maio de 2018. Também, nesses próximos meses novembro, dezembro e janeiro de 2018, poderão ocorrer chuvas decorrentes da atuação de Vórtices Ciclônicos de Ar Superior ( VCANS), mas como são de baixa previsibilidade não é possível prever o período e a intensidade  que deverão ocorrer.

LAGOA NOVA-RN-POLITICA; Bruno Carvalho presta contas sobre seu trabalho na Secretaria de Obras

RN-Politica.
 
O secretário de obras do município de Lagoa Nova, Bruno Carvalho, prestou contas à comunidade Alagoa-novense nesta sexta-feira 27 na câmara municipal sobre o período de 5 cinco mês a frente da secretaria de obras.

Cinco meses à frente da Pasta, foram recuperadas estrada vicinais, revitalização do cemitério público, recuperação do calçadão da entrada da cidade, e o  mercado público.

NO RN; Polícia Civil destrói meia tonelada de drogas apreendidas em seis meses

RN-Policia.
G1/RN
Policiais da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) incineraram nesta sexta-feira (27) em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal, meia tonelada de drogas apreendidas durante operações realizadas no primeiro semestre deste ano.
Titular da Denarc, o delegado Ulisses de Souza falou sobre a ação. “A Denarc tem trabalhado incansavelmente para retirar a maior quantidade de drogas possível de circulação em Natal e região metropolitana, e esse material que incineramos hoje é uma prova do resultado desse trabalho”.
Entre as substâncias ilícitas destruídas estavam maconha, cocaína, crack, mais de 3 mil comprimidos de ecstasy, 97 micropontos de LCD e plantas psicotrópicas. “Momentos como esse nos incentiva a cada vez mais desencadear operações para tirar mais drogas de circulação no estado”, destacou o delegado Cleiton Pinho, coordenador de operações da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).
Essa é a segunda maior incineração realizada pela Sesed este ano. No primeiro semestre, cerca de uma tonelada de drogas já havia passado pelo processo em Mossoró. A quantidade de substância ilícitas incinerada irá aumentar até o final do ano, já que apenas na última quarta-feira (25), quase 90 quilos de drogas foram apreendidos na cidade de Assu.
 

EM CARNAÚBA DOS DANTAS; Tiroteio deixa um homem morto e outro ferido

RN-eventos
Vítima fatal é natural do município de Nova Palmeira
Um homem morreu e outro ficou ferido na noite deste sábado (28), em Carnaúba dos Dantas, Seridó do Rio Grande do Norte. 

O
 fato aconteceu próximo ao Monte do Galo, ponto turístico da cidade, quando quatro homens armados chegaram em duas motocicletas e invadiram uma residência, baleando dois homens que se encontravam no local

Segundo informações divulgadas na rede social Facebook, foram vários os disparos contra a dupla. O ferido foi levado ao hospital, aparentemente consciente.

De acordo com informes extraoficiais, a vítima fatal é natural do sítio Espera, município de Nova Palmeira.

Blog NP


EM UMARIZAL; briga entre vizinhos por causa de um esgoto acaba em tragédia.

RN-Policia.
Redação Folha Regional.
Há muito tempo que Umarizal vem sofrendo com a violência envolvendo homicídios sem autorias definidas, com o tráfico de drogas, furtos e assaltos, mas na tarde de hoje, (26/10/2017) relembrando os anos 80, quando vizinhos brigavam e se agrediam fisicamente por causa de picuinhas, dois senhores já considerados idosos, foram protagonistas de um crime (vítima e acusado) que há tempos não se via por essas bandas.

O senhor Francisco Rocha de Oliveira, 72 anos, conhecido popularmente por “Luiz Ceará” invadiu a casa de um vizinho de fundo, e de posse de um facão, desferiu várias cutiladas por todo o corpo do senhor Anelson Sabino da Costa, 69 anos, que foi pego de surpresa quando estava em sua cozinha e não teve tempo de defesa.
 
Depois do crime o senhor “Luiz Ceará” retornou para casa, lavou o facão, guardou e depois fugiu. A vítima foi socorrida por um enteado que chegou no local, e após o atendimento de urgência no posto de saúde, foi transferido para o hospital regional Tarcísio Maia na cidade de Mossoró.

Motivação:

Segundo informações colhidas no local, a vítima vivia reclamando de um esgoto que sai do muro da casa do acusado, mas que passa longe da porta dele e por sinal hoje estava seco. Já os familiares do acusado disseram que a vítima vive de confusões e é intrigado de quase todos os vizinhos do bairro onde mora.

A PM não foi acionada, mas como o posto de saúde fica ao lado do Pelotão PM, então o policial de plantão fez todo o apanhado e acionou o Comandante.


O crime será investigado pelo Delegado Paulo Nilo e sua equipe de policiais civis da cidade de Umarizal.

BRASIL; Pedestres e ciclistas flagrados cometendo infração de trânsito no país serão multados a partir de 2018

BR-Transito.
Pedestres e ciclistas flagrados cometendo alguma infração de trânsito no país serão multados.
É
 o que estipula uma nova resolução regulamentada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), órgão do Ministério das Cidades, nesta sexta-feira (27).
O governo informou que a fiscalização entrará em vigor nos próximos 180 dias, a partir da data de publicação da nova norma.
O pedestre que permanecer nas vias por onde passam os carros ou aquele que cruzar pistas em viadutos, pontes ou túneis serão autuados. Também ficou proibido atravessar pistas dentro das áreas de cruzamento.
A autuação para pedestres e ciclistas já estava prevista no Código de Trânsito Brasileiro, mas ainda não havia sido regulamentada.
A regulamentação 706/2017 ainda prevê punição para quem andar fora de faixas próprias, como ciclovias, e de passarelas de passagem. A punição ao pedestre, de R$ 44,19, é o equivalente a 50% do valor da infração considerada leve.
O ciclista que for flagrado pilotando uma bicicleta em local proibido ou que estiver guiando o veículo de forma agressiva será multado em até R$ 130,16 (infração média). Ele terá ainda a bicicleta recolhida pelos agentes de trânsito.
“Ainda que o pedestre seja a parte mais frágil, ele também pode causar um acidente quando não cumpre as regras do trânsito e coloca todos os outros em situação de risco”, disse Elmer Vicenza, diretor do Denatran.
MULTA
De acordo com o Denatran, o agente de trânsito que verificar a infração terá que preencher um documento chamado “auto de infração”, que poderá ser eletrônico, com todos os dados pessoais do infrator. O órgão não informou como será feita a cobrança nos casos em que o ciclista ou o pedestre se negar a fornecer sua identificação.
A nova resolução ainda diz que todos os órgãos envolvidos na fiscalização do trânsito, como DETRAN, Dito, polícia rodoviária e prefeituras, ficarão responsáveis por programar seus modelos de auto de infração.
 
Fonte: Folha de São Paulo

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

EM LAGOA NOVA; ladrões voltam a realizar roubo

RN-Policia.

Por volta das 19 horas dessa quinta-feira (26/10) um assalto foi registrado a um supermercado localizado na avenida dr. Sílvio bezerra de melo, entrada da cidade de lagoa nova, onde 03 bandidos armados com revólveres adentraram no estabelecimento, anunciaram o assalto, roubaram o dinheiro do caixa e agiram com violência contra os funcionários.
Informações chegadas ao blog dão conta que todos estavam com armas em punho e fugiram a pé do local.
A polícia militar foi acionada realiza diligências nesse momento e um reforço deverá ser deslocado ao município para ajudar nas buscas.
Qualquer informação que ajude a localizá-los pode ser repassada para o COPOM através do 190 ou direto para a PM de lagoa nova (84)9 9673-1139.
No aguardo de mais informações !!!!!!!!!!!!!!!

OPERAÇÃO ALCMEON: ex-desembargador é denunciado por corrupção, lavagem de dinheiro e exploração de prestígio

RN-Geral.

O
 Ministério Público Federal (MPF) ofereceu à Justiça duas denúncias (ver link abaixo) contra o ex-desembargador federal Francisco Barros Dias e outras 12 pessoas, por prática de corrupção, lavagem de dinheiro, falsidade documental e exploração de prestígio.

A primeira, que tramita na 2ª Vara da Justiça Federal no RN, narra um esquema de compra e venda de decisões judiciais por Francisco Barros em 2012, quando ainda atuava no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Já a segunda denúncia, que tramita na 14ª Vara, descreve a exploração de prestígio do ex-desembargador após a aposentadoria, quando passou a advogar ilegalmente junto à mesma corte. De acordo com o MPF, Francisco Barros, mediante utilização de terceiros, recebeu altos valores a pretexto de influenciar no voto de ex-colegas de magistratura.

As denúncias são decorrentes da Operação Alcmeon deflagrada no último dia 30 de agosto. Na ocasião, Francisco Barros foi preso preventivamente, mas obteve a liberdade, através de dois habeas corpus analisados pelo TRF5.

Perante a 2ª Vara da Justiça Federal, o ex-desembargador responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Além de Francisco Barros, são réus os advogados Francisco Welithon da Silva, Flávio Claudevan de Gouveia e Ademar Rigueira Neto, bem como Eugênio Pacelli Remigio de Araújo, ex-assessor do desembargador federal Paulo de Tasso Gadelha.

Já na 14ª Vara, o ex-desembargador é acusado de associação criminosa, exploração de prestígio, falsidade documental e lavagem de dinheiro. Nesse processo há acusações ainda contra a esposa do ex-desembargador, Noara Renea Vieira de Alencar Barros Dias; os advogados Ivis Giorgio Tavares Barros Dias, José Luiz Carlos de Lima, Anderson Gurgel Dantas e Marcos Lacerda Almeida Filho; o bacharel em Direito Gleydson Firmino da Silva; o empresário Edvaldo Fagundes de Albuquerque; e o ex-prefeito de Upanema Jorge Luiz Costa.

Prestígio – A segunda denúncia revela que o ex-desembargador desrespeitou a “quarentena” constitucional, pela qual só poderia advogar junto ao TRF5 após um prazo mínimo de três anos da sua aposentadoria, ocorrida em 2015. No entanto, desde aquele ano e até 2017 ele e outros advogados, bem como sua esposa, teriam recebido valores significativos sob a promessa de influenciarem no voto dos desembargadores daquela corte, para o julgamento de diferentes ações. O MPF deixa claro, porém, que em nenhum dos casos há evidências de envolvimento de magistrados.

Do empresário Edvaldo Fagundes, proprietário do Grupo Líder e principal alvo da Operação Salt, o ex-desembargador recebeu pelo menos R$ 515.735,43, através da Latosensu Escola Jurídica e de sua esposa. Em associação com alguns dos demais acusados, Francisco Barros também solicitou R$ 350 mil a Acácio Allan Fernandes, envolvido na Operação Pecado Capital. Francisco Barros Dias havia atuado como magistrado, no TRF5, em ambas as operações.

Recebeu também R$ 135 mil de Francisco Gilson de Oliveira, ex-Prefeito de Baraúna, além de R$ 120 mil de Maria José de Oliveira, ex-prefeita de Viçosa, e de Josifran Lins de Medeiros, ex-prefeito de São Vicente. O ex-prefeito de Upanema Jorge Luiz Costa pagou aproximadamente R$ 281 mil pelos “serviços” junto ao TRF5 e, de Antônio Gomes, prefeito de Viçosa, vieram pelo menos outros R$ 10 mil.

Vazamento – A denúncia que trata dos casos ocorridos em 2012 já foi recebida pela Justiça, e os acusados passaram à condição de réus. Ela aponta que Francisco Barros e Paulo de Tasso Gadelha (já falecido) atuavam na Segunda Turma do TRF5 e votaram a favor do habeas corpus que liberou da prisão Rychardson de Macedo Bernardo, bem como devolveram a ele o controle sobre seus bens e empresas, em troca de propina intermediada por três advogados. Rychardson foi alvo da Operação Pecado Capital, realizada em 2011, que apurou um esquema de desvio no Ipem/RN.

O MPF ressalta, porém, que houve vazamento dessas investigações, quando ainda se encontravam nos procedimentos iniciais. Ademar Rigueira Neto foi o primeiro beneficiado e teve conhecimento dos pedidos de afastamento de sigilo pouco tempo após serem protocolados. A denúncia indica que os meios ilícitos pelo qual o investigado foi avisado ainda estão sendo apurados.


Além do advogado, o ex-desembargador Francisco Barros mantinha, em seu escritório, uma cópia dos pedidos de quebra de sigilo feitos pelo MPF, material que se encontrava sob sigilo judicial. A cópia foi apreendida pela Polícia Federal no último dia 30 de agosto, durante a Operação Alcmeon, dentro de um envelope da OAB/RN.

ITABAIANA; Polícia prende suspeito com máscaras e fuzil após troca de tiros, na Paraíba

PB-Policia
Grupo iria explodir banco, diz polícia. Homem passou por audiência de custódia e foi solto

Material foi encontrado com homem que iria explodir um banco na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba
Um homem foi preso na madrugada desta quinta-feira (26), na estrada que liga os municípios de Itabaiana e Juripiranga, na região da Mata da Paraíba, com um fuzil e máscaras dentro de um veículo VW Fox branco. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito iria participar de uma explosão ao banco da cidade de Patos, no Sertão do estado.

Ainda segundo a polícia, outras três pessoas conseguiram fugir por um matagal. O veículo dos suspeitos foi interceptado por uma viatura da PM e os homens não respeitaram a ordem de prisão.

Houve troca de tiros e o motorista do carro foi detido. Com ele foi encontrado um fuzil desmontado. Em depoimento, o homem confessou que o grupo seguiria para o município de Patos, onde iriam explodir um banco.

O suspeito de ser dono do fuzil 5,56 passou por audiência de custódia em Itabaiana e foi solto ainda na tarde desta quinta-feira (26), segundo o delegado geral da Polícia Civil João Alves.

O carro apreendido não tinha queixa de roubo e os outros três suspeitos não foram encontrados pela polícia até as 15h30 (horário local) desta quinta-feira. Ninguém saiu ferido na troca de tiros.


G1 PB
RN-Policia.
Marcos Silva

Por volta das 23h30 desta quarta (25), uma tentativa de assalto deixou um jovem ferido.
O fato ocorreu em uma estrada carroçável que da acesso ao trevo que liga a cidade de Santana do Seridó.
O jovem Jaime Firmo, de 25 anos, residente na cidade de São José do Sabugi na Paraíba, se deslocava em uma motocicleta para a cidade Paraíba, quando dois indivíduos saíram do mato e anunciaram o assalto.
A vitima não obedeceu a ordem e empreendeu fuga.
Os acusados efetuaram cerca de três disparos de arma de fogo e um dos disparos atingiu uma das pernas do jovem.
Ferido, a vitima deu entrada na Unidade Hospitalar da cidade de Santana do Seridó e logo em seguida foi conduzido para a cidade Paraibana de São José do Sabugi.

A Polícia Militar foi acionada esteve em diligencia mas não conseguiu localizar os acusados.

BRASIL; Salários de Faustão e Fátima Bernardes dão o que falar nas redes sociais.

BR-Economia.
No “ranking” salarial da Rede Globo, Fausto lidera com 4 milhões de reais e Fátima aparece em segundo lugar, com 2 milhões mensais
Resultado de imagem para foto faustão e fatima bernardes
Fausto Silva e Fátima Bernardes (Reprodução/Divulgação/TV Globo)
Apesar de ter um programa diário apinhado de anunciantes e merchandising, Fátima Bernardes, o maior salário feminino da Rede Globo, ganha apenas a metade do que Fausto Silva, responsável pelo Domingão do Faustão. A informação é do colunista Ricardo Feltrin, do UOL. Comente no final da matéria.

Em setembro, a apresentadora do Encontro, de 55 anos de idade, teria faturado na Rede Globo, entre salário e ganhos publicitários, cerca de 2 milhões de reais. Além dos inúmeros merchandising eventuais, Fátima também é a garota-propaganda fixa da Natura, por exemplo, de uma rede de ensino gigantesca e também é parceira de uma linha de bijuterias de luxo. Todos são anunciantes da atração matinal da emissora carioca.

Fausto Silva, que apresenta o Domingão do Faustão apenas uma vez por semana, aos domingos, faturou também no mês de setembro o dobro de Fátima, cerca de 4 milhões de reais entre salário e ganhos publicitários. Nestes valores estão excluídos ganhos com propagandas individuais externas.

A coluna destaca algumas justificativas para os valores mais baixos: o Encontro é na faixa da manhã, que é a segunda mais “barata” para os anunciantes — a madrugada é a primeira. Já Fausto Silva trabalha no dia e na faixa mais valorizada pelo mercado publicitários: domingos à noite. Uma única propaganda feita pelo apresentador pode custar até 20 vezes mais que o anuncio feito por Fátima. O mesmo vale para os intervalos comerciais.

No “ranking” salarial da Rede Globo, Fausto lidera com 4 milhões de reais e Fátima aparece em segundo lugar, com 2 milhões mensais. Ana Maria Braga, do Mais Você, ocupa a terceira posição com 1,6 milhão e Luciano Huck garante 1,2 milhão por mês. Galvão Bueno ganha um salário de 1 milhão de reais e William Bonner, ex-marido da apresentadora do Encontro, ganha 800 000. Os valores renderam repercussão nas redes sociais.


Fonte: Veja

EM UMA; Alunos fazem churrasco em sala de aula e são suspensos; 'Deu ruim'







BA-Destaque.
Segundo direção, cerca de 6 estudantes do 3º ano do ensino médio, com idades entre 16 e 17 anos, participaram do churrasco em Una, no sul da BA
Alunos fizeram churrasco dentro de escola em Una, na Bahia .(Reprodução/Facebook)
 Alunos do Colégio Estadual Menandro Minahim, localizado no município de Una, na região sul da Bahia, foram suspensos após realizarem um churrasco dentro de uma das salas de aula da instituição de ensino e divulgarem fotos e vídeos da "festa" em uma rede social. Comente no final da matéria.

Segundo informações passadas pela direção do colégio nesta quinta-feira (26), o churrasco foi realizado na manhã da última terça (24), por cerca de seis estudantes do terceiro ano do ensino médio, com idades entre 16 e 17 anos. Eles ainda falsificaram um documento, que indicava uma advertência por parte da direção da escola após o ocorrido, para postar na internet.

Conforme o vice-diretor da instituição, Luciano de Melo Ramos, os alunos estavam sem aula no momento do churrasco, já que um professor de português precisou faltar no dia. Além disso, ainda de acordo com a direção, os alunos aproveitaram que funcionários da escola tinham saído da instituição para prestar socorro a uma estudante que passou mal.

A direção disse que os alunos usaram uma churrasqueira elétrica e ainda ligaram uma caixa de som. Pelas imagens postadas por um dos estudantes no Facebook, é possível perceber que, além de carne, os alunos levaram arroz, farofa e refrigerante para a sala de aula. Não há informações sobre se alguma bebida alcóolica foi levada para o local.
Nos comentários de uma das imagens postadas, um dos alunos punidos escreveu: "Tá dando o mô B.o aqui irmão kkkkkkk conselho tutelar, policia, 10 dias de suspensão (sic)". Sobre a foto do documento que a direção da escola diz ser falso, e que também foi postada na rede social, um dos alunos escreveu: "Deu ruim".
Alunos usaram churrasqueira elétrica em sala de aula na Bahia (Foto: Reprodução/Facebook)

A direção da escola disse que descobriu que o churrasco tinha sido realizado após a postagem e ainda relatou que os alunos disseram que se inspiraram em um caso parecido ocorrido em uma escola de Goiás.

A direção do Colégio Estadual Menandro Minahim informou também que, na segunda-feira (30), fará uma reunião com os pais dos alunos envolvidos. O G1 entrou em contato nesta quinta com a Secretaria de Educação da Bahia, que através de nota confirmou a versão da direção da unidade, de que o fato ocorreu durante a ausência do diretor em exercício, que conduzia uma estudante para atendimento médico.
Um dos estudantes ainda postou foto de documento falsificado, segundo o colégio
(Foto: Reprodução/Facebook)
Ainda segundo a secretaria, o Núcleo Territorial de Educação do Litoral Sul (NTE 05), com sede em Itabuna, está apurando a responsabilidade dos servidores que estavam presentes na unidade escolar. Ainda segundo o órgão, a direção do colégio convocou os responsáveis pelos estudantes para uma reunião com o Colegiado Escolar para definição das medidas educativas a serem adotadas.


Alan Tiago Alves - G1 BA

NATAL; PF prende assessores de Henrique Eduardo Alves e faz buscas na casa do ex-ministro no RN

RN-policia.

Apartamento do ex-ministro Henrique Alves, onde a PF cumpriu mandados de busca (Foto: Inter TV Cabugi)
Apartamento do ex-ministro Henrique Alves, onde a PF cumpriu mandados de busca
 (Foto: Inter TV Cabugi)

Três pessoas foram presas nesta quinta-feira (26) pela Polícia Federal (PF) durante operação contra lavagem de dinheiro no Rio Grande do Norte. Um dos detidos é funcionário do Ministério do Turismo.
A ação, batizada de Lavat, é um desdobramento da operação Manus, investigação que levou Henrique Eduardo Alves, ex-ministro do Turismo, à prisão. Os outros dois presos são assessores particulares de Alves.
As buscas também foram feitas na sede do ministério, em Brasília, e no apartamento do ex-ministro, em Natal.
Segundo a PF, a palavra Lavat vem do provérbio latino “Manus Manum Fricat, Et Manus Manus Lavat”, cujo significado é: "uma mão esfrega a outra; uma mão lava a outra". O provérbio também serviu como inspiração para denominar a operação Manus.
Cerca de 110 policiais federais cumpriram 27 mandados judiciais, sendo 22 mandados de busca e apreensão, 3 de prisão temporária e 2 de condução coercitiva em Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, São José de Mipibu e Angicos, todas cidades potiguares.
Foram presos:
Aluísio Henrique Dutra de Almeida (assessor de Henrique Alves)
José Geraldo Moura Fonseca Júnior (assessor de Henrique Alves)
Norton Domingues Masera (chefe da assessoria parlamentar do Ministério do Turismo)
O Ministério do Turismo informou que vai exonerar Norton Domingues e que irá colaborar com a Polícia Federal para que os fatos sejam apurados com correção. Em nota, o Ministério do Turismo ressaltou que a busca e apreensão se restringiu à sala em que Norton trabalhava e que o órgão não é alvo da investigação.
Foram alvos de condução coercitiva (quando o investigado é levado até a delegacia para prestar depoimento):
Domiciniano Fernandes da Silva
Fernando Leitão de Moraes Júnior
O G1 tenta localizar aos advogados dos citados. A reportagem chegou a ligar para os telefones de Aluísio Dutra e José Geraldo por volta das 8h, mas ninguém atendeu. Os dois são assessores de Henrique Alves. A defesa do ex-ministro disse que não vai se pronunciar neste momento porque ainda vai tomar ciência da operação.
Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido na sede da Inter TV Cabugi, em Natal, mas a emissora não é alvo da operação. As buscas foram feitas na sala de Herman Ledebour, assessor de Henrique Alves. Em nota, a direção da TV informou que Herman é procurador e representante de Henrique, que é sócio minoritário da emissora (leia abaixo a íntegra da nota).
Preso em Natal desde o dia 6 de junho, Henrique Alves prestará depoimento nesta quinta-feira (26) à Justiça Federal. Ele será ouvido a respeito das investigações envolvendo a operação Sépsis, que apura irregularidades na Caixa Econômica Federal.
Manus
A operação Manus, que foi deflagrada em junho deste ano, investiga corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção do estádio Arena das Dunas, em Natal. Segundo a PF, a Manus foi um desdobramento da operação Lava Jato.
Na ocasião, foi preso o ex-ministro Henrique Alves e um novo mandado de prisão foi cumprido contra o ex-deputado Eduardo Cunha. Ambos são do PMDB e foram presidentes da Câmara dos Deputados. Alves foi ministro do Turismo nos governos Dilma Rousseff e Michel Temer.
Durante a análise do material apreendido da Manus foram identificadas fortes evidências quanto à atuação de outras pessoas pertencentes à organização criminosa, que continuou praticando lavagem de dinheiro e ocultação de valores para o chefe do grupo. Foi identificado também um esquema criminoso que fraudava licitações em diversos municípios do estado visando obter contratos públicos que, somados, alcançam cerca de R$ 5,5 milhões, para alimentar a campanha ao governo do estado de 2014.
Nota da Inter TV Cabugi:
A direção da Televisão Cabugi LTDA, esclarece que o senhor Hermann Ledebour é procurador / representante do sócio minoritário senhor Henrique Eduardo Lira Alves na empresa.
A direção reforça que a empresa sempre atuou de forma isenta em relação às investigações, noticiando o passo a passo dos processos contra o senhor Henrique Eduardo Lira Alves e outros investigados pela polícia federal e Ministério Público.
Por fim, informa que embora não seja alvo do investigação, conforme afirmado pela própria polícia federal, está à disposição para qualquer esclarecimento.
Natal, RN, 26/10/2017
Fonte: G1/RN