99.5FM Currais Novos - RN

sábado, 2 de dezembro de 2017

NATAL; PAI DE ADOLESCENTE DESAPARECIDA RECONHECE CORPO ENCONTRADO NO MANGUE

RN-POLICIA
 Fonte: Portal BO
O corpo da adolescente Liliane Maria de Brito da Silva, de 17 anos foi encontrado na tarde desta quinta-feira (30), pelo próprio pai em uma região de mangue próxima a ponte velha, entre Natal e São Gonçalo do Amarante. A jovem que estava desaparecida desde a quarta foi torturada e morta por integrantes de uma facção rival, disse a policia.
Durante a manhã policiais militares e civis realizaram buscas em vários pontos de manguezal e viveiros de camarão, no bairro Jardim Lola e em uma localidade conhecida como Pedrinhas, em São Gonçalo, mas não encontraram nenhum sinal da vítima. O trabalho foi acompanhado pelo pai da adolescente que pediu para não ser identificado.
O homem continuou a procurar pela filha em outros locais e por volta das 15h encontrou o corpo com marcas de violência em um espaço na lama, entre o rio Potengi e a vegetação. A polícia foi acionada e uma equipe do ITEP para os procedimentos legais. A investigação para apurar a morte da adolescente ficará sob a competência da delegacia do município de São Gonçalo do Amarante.

ACARI; aproveite as promoções do NATAL do Supermercado Pague Menos.

RN-Economia.

Os preços despencaram nas promoções da Redeunicompre/Supermercado Pague Menos


Pague menos Supermercados e Rede Unicompre, está trazendo super promoções natalinas  é um período para você economizar ainda mais! Pague menos Supermercados e Redeunicompre, lado a lado na  economia com a dona de casa.

RN; CHUVAS DEVERÃO SER MAIS INTENSAS A PARTIR DE 2018, PREVÊ METEOROLOGISTA

RN-CIDADES.
Resultado de imagem para fotos da cidade de acari com chhuva rn
O
Rio Grande do Norte experimenta tendência de fim da seca e chuvas acima da média em 2018. A previsão é do PhD em Meteorologia Luiz Carlos Molion, feita no II Fórum das Águas, realizado nesta semana em Apodi.
A estimativa do pesquisador, referência internacional em meteorologia, é que as chuvas no Estado sejam até 15% acima da média, no próximo ano. 
O prognóstico de Molion não segue modelos climáticos, ao contrário de previsões mais usuais. “São ineficientes e cenários fictícios”, argumenta. Sua conclusão, sustenta, é embasada em cenários de similaridade, obtidos em dados pluviométricos dos últimos cem anos, que indicam semelhança com 1998 a 2001.
Naqueles anos, o Rio Grande do Norte também saiu de grave estiagem para boas chuvas. “Me arrisco a dizer que podem ser 15% acima da média em 2018 e 10% acima da média em 2019”, prevê Molion, que apresenta outras condições para subsidiar essa expectativa. Uma delas é a temperatura do Oceano Pacífico.
Caso esse cenário se concretize, o  desafio para o Rio Grande do Norte, segundo o especialista, é reservar água, embora trace um cenário positivo para a próxima década. Sua palestra no Fórum das Águas, focado na sustentabilidade, foi “Perspectivas Climáticas para a Safra 2017/2018 e os próximos Dez anos para Apodi”.


SÃO LUIZ; BOATO SOBRE BACTÉRIA QUE 'COME CARNE HUMANA' CIRCULA NAS REDES SOCIAIS

ma-saúde
Notícia não é verdadeira

Uma informação mentirosa sobre uma funcionária de supermercado que teria sido hospitalizada e terá apenas 21 dias de vida após ter contato com uma bactéria no dinheiro que não tem cura e que "come" carne humana está circulando nas redes sociais.
A mensagem diz que a jovem foi internada em um hospital municipal de São Luís, no Maranhão, com hematomas e manchas pelo corpo. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís divulgou uma nota afirmando que a informação não procede e que nenhum paciente foi atendido na rede municipal de saúde de São Luís sob essas circunstâncias.
 Como destaca o G1, o texto se tornou viral, mas trata-se de um boato. Em entrevista à publicação, a mestre e doutora em microbiologia Rosana Siqueira explica que as ideias colocadas na mensagem não têm fundamento. A especialista ainda argumenta que, embora dinheiro seja uma superfície supercontaminada, porque tem muitos microorganismos, bactérias, fungos, vírus e parasitas, se houvesse uma bactéria específica outras pessoas teriam sido afetadas.
Segundo a pesquisadora, algumas bactérias podem matar em até menos que 21 dias, mas isso depende de uma série de fatores, entre os quais a combinação do microorganismo letal com a presença de portas de entrada, como feridas, aliada a uma baixa imunidade da pessoa afetada.
 Nas redes sociais, a mensagem circula com a foto de uma mão lesionada. O G1 descobriu que a imagem também é encontrada em outras centenas de posts em todo o mundo que a relacionam com assuntos diversos, que vão desde a bactéria que come carne até mordida de cobra.
 O biomédico Alexandre Veronez, especialista em patologia clínica e MBA em biotecnologia, também reforça que a notícia é falsa. "Primeiro que as notas de dinheiro têm milhões de bactérias: do ar, da pele, de superfícies etc. O dinheiro é uma das coisas que mais têm bactérias, mas essas bactérias convivem com a gente no dia a dia. Algumas delas podem ser patogências, mas não nesse grau. Podem no máximo causar uma dor de barriga", diz.
 "Não existe uma bactéria que come carne. Existe uma bactéria que causa necrose, mas isso é raro. Só ocorre em condições especiais, como, por exemplo, nas camadas mais profundas da pele e quando a pessoa está bem debilitada, com a imunidade muito baixa", completa o biomédico.
Notícias ao Minuto

Comente no final da matéria.

JOÃO PESSOA; BANDIDO QUE MATOU 02 PESSOAS EM ASSALTO A ÔNIBUS NA PB É CONDENADO QUASE 40 ANOS DE PRISÃO

PB-POLICIA
U
m jovem foi condenado pela Justiça a 39 anos e 10 meses de prisão, em regime fechado, pelo crime de latrocínio, de acordo com a sentença da juíza da 5ª Vara Criminal de João Pessoa, Andréa Gonçalves Lopes Lins.
Allison Silvestre da Silva, de 24 anos, matou duas pessoas durante um assalto a um ônibus no dia 8 de março.
Na sentença, a juíza aponta que, conforme depoimentos dos declarantes e testemunhas, durante o assalto o réu estava com outras duas pessoas e agiu com violência e agressividade. Foram roubados dinheiro do motorista e celulares de passageiros. As vítimas do roubo informaram que ninguém reagiu ao assalto, mas, mesmo assim, duas pessoas foram baleadas por Allison.

Ainda de acordo com a decisão, o réu, após roubar os celulares das vítimas, atirou em uma mulher, que morreu no dia 9 de março no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, e em um adolescente, que ficou internado por dois meses, mas não resistiu aos ferimentos e morreu também no hospital.

EM CAMPINA GRANDE; MULHER FOI MORTA DEPOIS DE SAIR DE MOTO DO PRESÍDIO SERROTÃO

PB-POLICIA.
Vítima estava em moto e foi morta por dois homens que também estavam de moto
Uma mulher foi morta a tiros depois de sair da penitenciária Raymundo Asfora (Serrotão), em Campina Grande, no bairro do Mutirão, em Campina Grande. A Polícia Civil está investigado o caso e suspeita que o crime tenha relação com presidiários do Serrotão. Comente no final da matéria.
O crime ocorreu durante a tarde dessa sexta-feira (1º), quando passava de moto por um terreno as margens da Alça Sudoeste da BR-230, no bairro Mutirão. O crime foi praticado por dois homens que estavam em uma moto.
 A vítima foi atingida por quatro tiros, sendo três deles na cabeça, e morreu na hora. Os homens estavam em uma moto de cor preta.

EM MOSSORÓ ; TRAGÉDIA! CARRO CAI DE CIMA DE PONTE DENTRO DE RIO E MATA TRÊS JOVENS NO INTERIOR DO RN

RN-TRANSITO.
 Fotos: Marcelino Neto. 

Três homens morreram após um carro cair dentro de um rio, na madrugada deste sábado (02), em Mossoró. Boanerges Perdigão Neto, de 25 anos, e João Paulo Soares de Matos, também de 25 anos. foram identificados. O outro rapaz ainda não foi identificado.
Passando na hora
De acordo com o Corpo de Bombeiros, que foi acionado para tirar os corpos e o carro de dentro do Rio Mossoró, o caso aconteceu por volta das 3h. O veículo modelo Gol de cor preta bateu nas grades de proteção na ponte da avenida Presidente Dutra, no bairro Alto do São Manoel, e caiu na água.

PARAIBA; PARAIBANO REVELA FATOS QUE FAZEM DEPUTADOS RESISTIREM À REFORMA

PB-POLITICA.
Paraibano admitiu que o Governo Temer não tem votos suficientes para aprovar a Reforma da Previdência na Câmara
Dep. Hugo Motte
O deputado federal paraibano, Hugo Motta (PMDB), admitiu, neste final de semana, que o Governo Temer não tem votos suficientes para aprovar a Reforma da Previdência na Câmara. Em entrevista à MaisTV, canal de vídeo do Portal MaisPB, considerou que as modificações no projeto aumentou a resistência dos parlamentares em se posicionarem favoráveis a matéria.
 “Se colocarem agora o projeto o governo ainda não tem os votos necessários para a sua aprovação”, destacou.
Hugo Motta disse que vai ouvir as sua bases em relação ao voto e lembrou que já havia se posicionado contrário a reforma do jeito que vinha sendo defendida.
“Vamos aguardar e esperar um pouco mais para que tenhamos uma posição firme, digna e comprometida com aquilo que o povo da Paraíba espera de nós”, destacou.
 MaisPB

CURRAIS NOVOS; mês do super desconto.

RN-Economia.

Em tempos de crise a palavra de ordem é economizar, só nas LOJAS DA DERE hs Rede Unilar você vai economizar de fato, durante todos esse mês faça economia realizando sua compras de Moveis e Eletrodomésticos na lojas HS.

RN; CHUVAS DEVERÃO SER MAIS INTENSAS A PARTIR DE 2018, PREVÊ METEOROLOGISTA

RN-CIDADES.
Resultado de imagem para fotos da cidade de acari com chhuva rn
O Rio Grande do Norte experimenta tendência de fim da seca e chuvas acima da média em 2018. A previsão é do PhD em Meteorologia Luiz Carlos Molion, feita no II Fórum das Águas, realizado nesta semana em Apodi. A estimativa do pesquisador, referência internacional em meteorologia, é que as chuvas no Estado sejam até 15% acima da média, no próximo ano.
O prognóstico de Molion não segue modelos climáticos, ao contrário de previsões mais usuais. “São ineficientes e cenários fictícios”, argumenta. Sua conclusão, sustenta, é embasada em cenários de similaridade, obtidos em dados pluviométricos dos últimos cem anos, que indicam semelhança com 1998 a 2001.
Naqueles anos, o Rio Grande do Norte também saiu de grave estiagem para boas chuvas. “Me arrisco a dizer que podem ser 15% acima da média em 2018 e 10% acima da média em 2019”, prevê Molion, que apresenta outras condições para subsidiar essa expectativa. Uma delas é a temperatura do Oceano Pacífico.
Caso esse cenário se concretize, o  desafio para o Rio Grande do Norte, segundo o especialista, é reservar água, embora trace um cenário positivo para a próxima década. Sua palestra no Fórum das Águas, focado na sustentabilidade, foi “Perspectivas Climáticas para a Safra 2017/2018 e os próximos Dez anos para Apodi”.


EM CAJAZEIRAS, PB, PREFEITO EXONERA MAIS DE 400 SERVIDORES

PB-CIDADES.
Decreto não exonera auxiliares da administração direta e indireta
 
Mais de 400 servidores da Prefeitura de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, foram exonerados. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (30) pelo prefeito, José Aldemir (PP). O decreto exonerou todos os servidores contratados por excepcional interesse público e também os que têm cargo de confiança ou comissionados. Comente no final da matéria.
Apenas não foram exonerados os auxiliares da administração direta e indireta e os agentes políticos do município, além dos servidores cujas funções não admitam exoneração.
No decreto, o prefeito argumentou que houve "excessiva redução dos repasses de recursos", o que está comprometendo a receita do município. Por isso, houve a necessidade de reduzir a folha de pagamento.
A folha de setembro da Prefeitura de Cajazeiras contava com 280 servidores comissionados, sendo 19 deles auxiliares da administração municipal, e 155 contratados por excepcional interesse público.

G1 PB

EM SÃO PAULO; BABÁ ESPANCA TRÊS BEBÊS E É PRESA POR TORTURA

SP-policia.
Uma das vítimas, que tinha apenas 2 meses, teve fraturas nos braços, pernas e hemorragias intracranianas
Foto Ilustração
Três bebês podem ter sido vítimas de agressão praticada por uma mulher, no bairro da Liberdade, no centro de São Paulo.
A
 babá das crianças, presa nessa quinta-feira (39), teria espancado um deles, que tinha apenas 2 meses. Ele teve fraturas nos braços, pernas e hemorragias intracranianas.
Segundo informações do Extra, depois dessa agressão, a mulher começou a cuidar de irmãos gêmeos, que também foram vítimas da suspeita. Um dos garotos teve fratura na clavícula.

As mães das vítimas se conheceram graças às redes sociais e denunciaram a acusada. O caso aconteceu em 2014. Após investigações, um mandado de prisão foi expedido por tortura. 

NO RECIFE; RECÉM-NASCIDA É MORTA ASFIXIADA PELA MÃE.

RN-policia.
Suspeita conta que usou uma fralda para asfixiar a filha, que faria dois meses neste sábado
U
ma mãe matou a filha recém-nascida asfixiada utilizando uma fralda, nesta sexta-feira (1º), na Zona Norte do Recife. De acordo com vizinhos, a mulher de 29 anos tem problemas psiquiátricos. Ela morava com a bebê que completaria dois meses neste sábado (2) e outra filha de 13 anos.
Como conta o “JC Online” com informações da polícia, a mulher disse ter tentado se matar com choque elétrico, usando uma bacia de água e fios ligados na tomada. Como o plano não deu certo, ela foi até a recém-nascida e a asfixiou. A agressora contou em depoimento à polícia que ouvia vozes que a mandavam matar a menina.
Após cometer o assassinato, a mulher pegou a filha e foi para a casa de amigos na vizinhança contar o que tinha feito.
A suspeita tinha problemas no relacionamento e já havia passado por tratamentos psiquiátricos.

Foram colhidos depoimentos da suspeita e de testemunhas. A mulher foi levada para a Central de Plantões da Capital e poderá responder por homicídio qualificado.

EM MOSSORÓ; UM HOMEM MORRE E OUTRO FICA FERIDO APÓS ACIDENTE COM TRATOR

RN-TRANSITO
Passando na hora
U
m acidente envolvendo um trator retroescavadeira Patrol na tarde desta sexta feira 01 de dezembro de 2017,deixou um morto e um ferido na comunidade de Riacho Grande na Zona Rural de Mossoró no Rio Grande do Norte.
24209792_1381699591940345_1221435706_o (1)
 Por Passando na hora
De acordo com as informações a vítima identificada como o agricultor Daniel Freires de Lima,76 anos estava com o patrão visitando o terreno, onde está sendo retirado Piçarra para construção de estradas vicinais, e onde aproximarem da Retroescavadeira foram atingidos pela concha da máquina. Daniel morreu no local com esmagamento de crânio.
Seu patrão Noaldo Baldoino Bezerra ficou ferido e foi socorrido pelo SAMU para o HRTM. A Polícia Rodoviária Estadual está no local aguardando a chegada do ITEP para remoção do Corpo.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

EM PARNAMIRIM; Homem é encontrado morto próximo a entrada da base aérea

 Rn-policia.
Por focoelho
Na manhã de hoje, 01 de dezembro, por volta, a polícia militar foi acionada com a informação de que um homem ainda não identificado estaria caído sobre a uma motocicleta.


Segundo informações, o corpo encontrado esta com perfuração de bala na cabeça próximo a base da aeronáutica (Parnamirim) o corpo se encontra próximo a moto com placas de Ceará Mirim. PM no local.

EM EMAÚS; Polícia Civil prende liderança do Sindicato do RN

RN-policia.
Fonte: PC/Assecom
Uma investigação da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) resultou na prisão em flagrante de Cláudio Henrique Rodrigues Pedrosa, 22 anos, que possui parte da perna esquerda amputada, e de Yranapian Allan Gomes da Silva, 30 anos, na tarde desta quinta-feira (30). De acordo com investigações da Deicor, Cláudio Pedrosa exercia papel de liderança da facção criminosa Sindicato do RN no bairro de Emaús, e Yranapian Allan era um dos distribuidores de droga de Cláudio.
Com Cláudio Henrique os policiais apreenderam 57 saquinhos com cocaína; tabletes com a droga; duas pistolas calibre 45, sendo uma delas um simulacro; 40 munições calibre 45; um colete à prova de balas; duas lanternas; um rádio comunicador; uma balança de precisão; um cofre e uma faca de caça. No apartamento dele, a Deicor apreendeu um veículo modelo Vectra de cor verde, o qual estava sendo usado por Yranapian.
“Cláudio Henrique responderá pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Além disso, nós acreditamos que ele é o homem que atirou em um policial civil no dia 21 de novembro, no bairro de Emaús. Nossas investigações também apontam que ele é suspeito pelo homicídio de Diego do Nascimento Santos, morto em Macaíba e que também teria sequestrado um jovem em Emaús”, detalhou o diretor da Deicor, delegado Odilon Teodósio.
No carro que estava com Yranapian Allan, um veículo Corolla de cor branca os policiais encontram porções de cocaína. “Yranapian Allan é parceiro de Cláudio Henrique e atuava na distribuição dos entorpecentes. Ele será autuado pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico”, comentou o diretor da Deicor.
 


EM CAICÓ; A vereadora Mara Costa entrou com o pedido de informação da gestão do prefeito Robson Araújo

RN-Politica

image1.JPG

A vereadora Mara Costa entrou com o pedido de requerimento de informação da gestão do prefeito Robson Araújo sobre a intenção de centralização das Farmácias Populares, retirando assim elas das 23 Unidades Básicas de Saúde, sendo centralizadas por cinco zonas.

De acordo com a vereadora, a atitude tomada pela secretária de Saúde Sandra Brilhante vai de encontro ao que preconiza o Sistema Básico de Saúde (SUS). Caso se concretize, a Mara irá formular uma representação junto ao Ministério da Saúde e o Ministério Público.


"Essa atitude não pode ser admitida, pois o paciente mais carente precisa ser assistido na própria UBS, onde recebe o atendimento. Ele já vai doente e muitas vezes com limitação de locomoção e ainda ter que se descolar ao ponto central da zona, para adquirir o medicamento e sem até mesmo saber se tem, é uma lástima. A prefeitura deveria exonerar servidores em excesso e colocar um técnico de farmácia em cada Unidade Básica, pois quem sairá prejudicado com essa atitude infundada, será o povo", destacou a vereadora do PROS.

RN; ITEP e Defensoria firmam TAC para retificação de edital de concurso

RN-Destaque.

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) e o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN) firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que redefiniu itens no edital do concurso aberto pelo órgão da Secretaria de Segurança Pública Estadual. A mudança foi publicada pelo Instituto AOCP, responsável pelo certame, e trata, essencialmente, sobre as regras para os candidatos com deficiência.

O acordo foi discutido durante uma audiência entre as instituições, com a presença da Procuradoria Geral do Estado e Secretaria de Administração e Recursos Humanos. Na ocasião, o defensor público Felipe Albuquerque, coordenador do Núcleo de Tutelas Coletivas, registrou a importância de resguardar o direito das pessoas com deficiência. “Eles possuem o direito de prestar concursos públicos com adaptação das provas do curso de formação, na forma do artigo 39, inciso III, do Decreto Federal de nº 3.2988/99 e da Lei de nº 13.146/2015 que é a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência”, explicou a defensora pública Claudia Carvalho durante a audiência.

A principal retificação foi feita no item que trata da declaração de compatibilidade da pessoa com deficiência para o cargo em que está concorrendo. O antigo texto determinava que a declaração fosse expedida por uma junta médica. “Com a mudança, o órgão responsável pela realização do concurso declara que contará com a assistência de equipe multiprofissional composta por três profissionais capacitados e atuantes nas áreas das deficiências em questão, sendo um deles médico, e três profissionais integrantes da carreira almejada pelo candidato”, explica o defensor Mateus Queiroz, coordenador do Núcleo da Defensoria que cuida das pessoas com deficiência.

Segundo o diretor-geral do ITEP, Marcos Brandão, esse termo de ajustamento é essencial para possibilitar à pessoa portadora de deficiência, a inclusão em diversas carreiras dentro do órgão. “Esse termo foi importantíssimo para inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, como forma de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Isso também demonstra a nossa parceria com a Defensoria Pública para ajustar as normas do concurso da melhor maneira possível”, destaca Brandão.


Outra mudança aconteceu no item que trata dos candidatos com “deficiência mental” por este se encontrar em dissonância com o conceito de pessoa com deficiência previsto no artigo 2º. da Lei de nº 13.146/2015. O TAC prevê ainda que o Curso de Formação a ser realizado pelos aprovados deverá ser acrescido da possibilidade de previsão de adaptação das provas e/ou concessão de condições especiais nas avaliações do curso de formação para os candidatos com deficiência.

EM NOVA PARNAMIRIM; Ciranda na Praça encoraja união da sociedade

RN-Eventos.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto
A organização da 1ª Caminhada pela Paz, por mais Amor e menos Medo de Nova Parnamirim, realizada no dia 11 de novembro passado dá continuidade a suas ações de conscientização e empoderamento da sociedade na tarde do próximo sábado (02) quando realiza na praça do ginásio Jorge Tavares de Morais uma CIRANDA NA PRAÇA. A programação se inicia às 17 horas e contará com apresentações musicais, danças, poesias e contação de histórias para crianças além de muitas surpresas.
A ideia é realizar ações mensais para fazer com que as pessoas voltem a ocupar os espaços públicos. “Convidamos a todos para cantar e dançar conosco”, disse uma das organizadoras Marilda Chermello que já adiantou que a próxima ação deve ter nova intervenção e ocorrer em outro local do bairro.
Contato para entrevista:

Marilda Chemello – (84) 99233-3553

ACARI; Prefeito Isaias assina com a Polícia Rodoviária Federal termo de Doação

 RN-Policia.
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé


Prefeito Isaias assina com a Polícia Rodoviária Federal termo de Doação de dois veículos para servir ao município de Acari. Eita Profeta arroxado. Só tem ele mesmo é caçe outro.

EM ASSU “homem” suspeito de exigir r$ 100 mil para não divulgar imagens íntimas de ex-namorada é preso no interior do RN

RN-Policia.
Um homem foi preso em Assu, cidade da região Oeste potiguar, suspeito de chantagear e ameaçar sua ex-namorada. “Para não divulgar imagens íntimas dela, ele admitiu que estava exigindo o pagamento mensal de R$ 1 mil. Ou, se ela quisesse ficar em paz, era só pagar R$ 100 mil de uma vez só”, revelou o delegado Cidórgeton Pinheiro.
Ainda de acordo com o delegado, o casal ficou junto por aproximadamente cinco meses. “Mas, com o fim do relacionamento, o rapaz passou a fazer ameaças e a extorquir a ex-namorada. Ele a importunava pessoalmente e também a chantageava pelo WhatsApp, prometendo divulgar fotos e vídeos dela caso não recebesse o dinheiro”, relatou Cidórgeton.
"Para que sua intimidade não fosse revelada, ela deu R$ 1.300 a ele. O medo era tanto, que ela chegou a dizer que preferia morrer a ver imagens dela espalhadas pelas redes sociais”, acrescentou o delegado.
Higor Eduardo de Souza Silva, de 24 anos, foi preso em casa sob força de um mandado expedido pela Justiça. “A prisão é preventiva. Isso significa que ele deve permanecer detido até o julgamento”, ressaltou o delegado.

RN-Policia.
Foto para efeito Ilustrativo.
Um homem foi preso em Assu, cidade da região Oeste potiguar, suspeito de chantagear e ameaçar sua ex-namorada. “Para não divulgar imagens íntimas dela, ele admitiu que estava exigindo o pagamento mensal de R$ 1 mil. Ou, se ela quisesse ficar em paz, era só pagar R$ 100 mil de uma vez só”, revelou o delegado Cidórgeton Pinheiro.
Ainda de acordo com o delegado, o casal ficou junto por aproximadamente cinco meses. “Mas, com o fim do relacionamento, o rapaz passou a fazer ameaças e a extorquir a ex-namorada. Ele a importunava pessoalmente e também a chantageava pelo WhatsApp, prometendo divulgar fotos e vídeos dela caso não recebesse o dinheiro”, relatou Cidórgeton.
"Para que sua intimidade não fosse revelada, ela deu R$ 1.300 a ele. O medo era tanto, que ela chegou a dizer que preferia morrer a ver imagens dela espalhadas pelas redes sociais”, acrescentou o delegado.
Higor Eduardo de Souza Silva, de 24 anos, foi preso em casa sob força de um mandado expedido pela Justiça. “A prisão é preventiva. Isso significa que ele deve permanecer detido até o julgamento”, ressaltou o delegado.

RN; MPF entra com novo pedido de prisão contra henrique alves

RN-POLICIA.
O Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte entrou com um novo pedido de prisão contra o ex-deputado Henrique Alves (PMDB). Segundo o MPF, ele segue “em articulação com os integrantes de seu grupo político, por meio de seus familiares, e vem fazendo contatos com o objetivo de ter sua prisão preventiva revogada, nas instâncias superiores do Poder Judiciário, com base em influência e interferência política”. O pedido de prisão foi feito junto com a apresentação da denúncia divulgada nesta quarta-feira (29) contra Alves.
Henrique Alves já está preso desde junho, em Natal, quando foi deflagrada pela Polícia Federal a Operação Manus, um desdobramento da Operação Lava Jato que apura corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, na capital potiguar.
Nesta quinta-feira (30), foi divulgada uma denúncia do MPF contra o ex-deputado Henrique Alves, o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB) e o ex-operador do PMDB Lúcio Funaro, além de outras cinco pessoas.
Eles foram denunciados por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, em um suposto esquema de negociação da liberação de financiamentos da Caixa Econômica Federal em troca de propina. Segundo o MPF, o dinheiro sujo conseguido nas operações seria usado na campanha de Henrique Alves ao Governo do Rio Grande do Norte, em 2014. O grupo teria movimentado mais de R$ 4,2 milhões em propinas.
“A quantia nunca foi declarada à Justiça Eleitoral e é fruto do esquema de corrupção e lavagem de dinheiro implantado por Henrique Alves e Eduardo Cunha na Caixa Econômica, entre 2011 e 2015, mediante a indicação de aliados políticos para altos cargos no banco, como Fábio Ferreira Cleto e Geddel Vieira Lima”, afirma o Ministério Público Federal em nota enviada à imprensa.
A defesa de Henrique Alves disse nesta quarta (29) que só se pronunciaria a respeito da denúncia depois de ter acesso ao documento. Nesta quinta (30), a reportagem não conseguiu contato com o advogado.

NOVA CRUZ; Suspeito de engravidar a própria filha de 12 anos é preso no interior do RN

RN-Policia.
Resultado de imagem para fotos ambulância
Um homem de 48 anos foi preso nesta quinta-feira (30) sob suspeita de ter estuprado e engravidado a própria filha, quando a garota ainda tinha 12 anos de idade. O crime aconteceu na cidade de Nova Cruz, no Agreste potiguar.
D
e acordo com o delegado José Carlos, que comanda a Delegacia Regional de Nova Cruz e realizou a prisão, as investigações tiveram início em 2015.
A vítima, já casada e com 17 anos naquela época, contou ao marido o que havia lhe acontecido e ele procurou a polícia.
O delegado informou que o suspeito começou a abusar da filha quando ela tinha 10 anos. “Ele começou a contar histórias pra ela, de pais que se relacionavam com os filhos, colocando coisa na cabeça da menina”, afirma José Carlos.
O homem se aproveitava dos momentos em que estava sozinho com a menina em casa e a levava para uma área de mato no quintal da residência, na zona rural da cidade. “Ele a ameaçava de morte, para que não contasse nada a ninguém”, conta o delegado.
Aos 12 anos a garota engravidou do próprio pai. “Quando a barriga começou a crescer, ele inventou uma história que a menina arrumou um namorado na rua e que o filho era desse namorado”, revela José Carlos. Já no final da gravidez, a garota contou à mãe o que havia ocorrido, contudo nenhuma providência foi tomada.
Depois que o bebê nasceu, relata o delegado, o suspeito viajou até Natal e deu a criança para pessoas ainda não identificadas.
Outra vítima
Uma irmã mais velha da menina abusada contou à Polícia Civil em depoimento que, também quando tinha 10 anos, sofreu investidas do pai. “Ela disse que, aos 13, para se livrar do assédio, arrumou um marido e saiu de casa”, disse José Carlos.
Ao todo, a família é composta por seis irmãs. As demais negaram à polícia que tenham sofrido qualquer abuso do pai. Segundo o delegado José Carlos, a mãe das garotas também será ouvida, visto que tomou ciência da situação durante a gravidez e não denunciou o caso.
O suspeito foi detido sob mandado de prisão preventiva e encaminhado à Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, Grande Natal. Em depoimento, ele confessou o crime à polícia, contudo colocou sobre a criança a responsabilidade das relações que manteve com ela.
A menina que teve um filho do pai atualmente tem 19 anos e é casada. Entretanto sofre com transtornos psicológicos e toma remédios controlados em virtude do trauma. A polícia não tem informações a respeito do paradeiro da criança doada na capital potiguar.
Os nomes de todos os envolvidos no caso não foram expostos na reportagem pelo G1 para preservar as vítimas.

PARNAÍBA, Adolescente mata idoso a pauladas dentro de residência no interior do PI

PI-policia.
Segundo a polícia, o menor é neto da companheira da vítima e apresenta sinais de transtornos mentais. Adolescente ainda será submetido a exames
Um homem identificado como José Cunha de Oliveira, de 91 anos, foi morto a pauladas dentro de sua própria casa, na manhã desta quinta-feira (30), no município de Parnaíba, Norte do Piauí. De acordo com a Polícia Civil, um adolescente de 12 anos, que morava na mesma residência que o idoso é o principal suspeito. Comente no final da matéria.
 “A polícia foi acionada e quando chegou ao local a vítima já estava deitada no sofá da sala de bruços e sem vida. No corpo do idoso, foram encontradas lesões recentes e antigas, o que leva a crer que ele já sofria agressões há algum tempo. Foi encontrado também um pedaço de madeira sujo de sangue”, informou o delegado João Rodrigo de Luna.
A suspeita do crime recaiu sobre o adolescente, que é neto da companheira da vítima. Ele foi levado para a Central de Flagrantes de Parnaíba para os procedimentos legais. “Ele não fala nada com nada. Existe a suspeita de que ele tenha problemas mentais, mas somente uma avaliação psicológica poderá confirmar isso”, explicou o delegado.
O corpo do idoso foi recolhido e levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) para realização do exame cadavérico. O menor apreendido está sendo submetido às medidas legais previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e poderá responder pelo ato infracional análogo ao crime de homicídio.

G1 PI

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

RN; Justiça suspende decisão do TCE e determina continuidade do concurso para agentes penitenciários

RN-Policia.

A
 Justiça do Rio Grande do Norte determinou o andamento do concurso para agente penitenciário do Estado, em decisão proferida nesta quinta-feira (30) pelo juiz Geraldo Antônio da Mota.
A determinação é resultado de um recurso do Ministério Público Estadual, que pediu o prosseguimento ao certame.
Justiça do RN suspende decisão do TCE e determina continuidade do concurso para agentes penitenciários (Foto:  Divulgação/Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN (Sindasp))
G1/RN
O Tribunal de Contas do Estado havia suspendido o processo do concurso, que já estava em curso. Os motivos alegados pelo TCE foram falhas no edital. Além disso, o Tribunal de Contas também destacou que o Governo do Estado não observou a Lei de Responsabilidade Fiscal para mensurar o impacto dos novos servidores na folha, bem como de onde tiraria os recursos para arcar com os salários deles.
O magistrado Geraldo Mota, no entanto, contra-argumento os apontamentos do TCE e fala da necessidade de estruturação do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. “Claro que medidas administrativas que digam respeito ao atendimento das regras para realização do concurso público podem, e devem ser apontadas ao longo da realização do certame, sem, contudo, sobrestar as etapas predefinidas em sentença judicial homologatória. Sob tal perspectiva, o Poder Executivo está adotando todas as exigências necessárias ao ajuste de contas determinado pelo TCE, conforme se vê nas informações prestadas pelo Sr. Secretário Estadual de Planejamento e das Finanças”, disse Mota em sua decisão

Para Geraldo Mota, o colapso do sistema de segurança do Estado deve ser pensado como prioridade. “Ainda, a par do posicionamento do c. TCE, vejo que há necessidade do Poder Executivo estruturar seu sistema de segurança, considerando, por exemplo, as situações de substituição e reposição em cargos vagos, sem o qual, entrará em absoluto colapso”, alega o magistrado.

EM PARNAMIRIM; PM troca tiros com criminosos, apreende carros e faz cerco a quadrilha.

RN-Policia.
Pelo menos seis homens fugiram para um matagal em Parnamirim; na busca pelos criminosos,
policiais do Bope fizeram cerco na região (Foto: PM/Divulgação) 
Por G1 RN
Após trocar tiros com criminosos e recuperar dois carros, a Polícia Militar deu início a um cerco a pelo menos seis homens em meio a um matagal em Parnamirim, na região metropolitana de Natal. A perseguição começou no início da manhã desta quinta-feira (30).
Segundo a assessoria da Polícia Militar, equipes da PM faziam buscas a uma quadrilha responsável por assaltos em Parnamirim e encontrou os suspeitos em dois carros na rua Mar da Galiléia, no bairro Parque Industrial. Quando perceberam a chegada da polícia, os suspeitos iniciaram um tiroteio.
Ainda de acordo com a PM, os criminosos tentaram fugir e foram perseguidos pela polícia. Eles abandonaram os carros e entraram em um matagal. Equipes de reforço, inclusive do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), foram enviadas para a região e participam do cerco.

Além dos carros, a polícia conseguiu apreender materiais roubados. Manchas de sangue também foram encontradas nos veículos e por isso a PM acredita que haja feridos.