99.5FM Currais Novos - RN

sábado, 9 de dezembro de 2017

DEFLAGRADA A 4ª FASE DA OPERAÇÃO LIMPIDARE; PRISÕES E APREENSÕES DE ARMAS E MUNIÇÕES NA GRANDE NATAL

NATAL-POLICIA
A Força Nacional em conjunto com a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Delegacia de Ceará Mirim deflagrou, na quinta-feira (07), a 4ª fase da Operação Limpidare. A Operação teve como objetivo dar cumprimento a dois mandados de prisão contra dois integrantes de um grupo criminoso, que é investigado por uma série de assassinatos ocorridos na cidade de Ceará Mirim.
Foram presos Lucianderson Da Silva Campos, vulgo “Andinho”, 21 anos, e Lucinaldo Fernandes De Campos. Eles foram presos na praia de Zumbi, localizada na cidade de Rio do Fogo. Com eles os policiais apreenderam duas armas de fogo calibre 38 e também 15 munições intactas.
A dupla é investigada por suspeita de participação em diversos homicídios na cidade de Ceará Mirim, e mais recentemente a três assassinatos ocorridos no dia 01 dezembro, na mesma cidade. As investigações apontam que os suspeitos, após praticarem os crimes, teriam se refugiado no município de Rio do Fogo e que Lucianderson seria um dos principais executores do grupo, tendo participação direta na maioria dos crimes.
A Polícia Civil divulga uma fotografia de Lucianderson vulgo “Andinho” para que possíveis vítimas possam identifica-lo e prestar denúncia de outros crimes que o suspeito tenha cometido. Lucinaldo pagou fiança e aguardará a decisão da Justiça em liberdade.
Fonte: Blog do BG

PSDB OFICIALIZA GERALDO ALCKMIN COMO PRESIDENTE DO PARTIDO NESTE SÁBADO

SP-POLITICA.
Resultado de imagem para foto geraldo alckmin
Foto cedida.
O PSDB deve oficializar neste sábado (9) o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como presidente do partido pelos próximos dois anos. A eleição será feita na convenção nacional da sigla, em Brasília.
Apesar de o PSDB viver indefinições em relação à participação no governo Michel Temer e ao apoio à reforma da Previdência, membros da cúpula do partido afirmaram ao G1 que decisões nessas duas esferas não serão tomadas na convenção.
A chegada de Alckmin à presidência do PSDB é vista por membros da sigla como uma tentativa de unificar o partido.
Somente em 2017, quatro tucanos terão passado pelo comando do partido.
Em maio, o senador Aécio Neves (MG) se licenciou da presidência do PSDB após a divulgação de gravação na qual ele pede R$ 2 milhões ao executivo da JBS, Joesley Batista.
O senador Tasso Jereissati (CE) ficou na presidência interina da sigla até o início de novembro, quando foi destituído por Aécio. Também provisoriamente, Alberto Goldman assumiu o cargo até a eleição na convenção nacional.
Fonte: G1

RIO; DISCUSSÃO TERIA COMEÇADO QUANDO O CANTOR PEGOU O CELULAR DA COMPANHEIRA, A DANÇARINA ELLEN CARDOSO

Rj-policia.
                        Notícias ao Minuto
© Reprodução / Instagram
O cantor Naldo Benny foi acusado pela mulher dele, Ellen Cardoso, a Mulher Moranguinho, de tê-la agredido com socos, tapas, puxões de cabelo e até um golpe com uma garrafa, além de ameaçá-la de morte, no último sábado (2), segundo a denúncia do Ministério Público estadual.

Como divulgado pelo ‘Extra’, a discussão começou quando Naldo pegou o celular de Ellen.

“Consta do incluso procedimento que o denunciado e a vítima eram companheiros há mais de oito anos. No dia dos fatos, o denunciado após pegar o telefone da vítima, iniciou uma discussão, xingando-a e a agredindo com socos, tapas, puxões de cabelo e com um golpe dado com uma garrafa. Não satisfeito, o denunciado ameaçou a vítima de morte (vou te matar)”, diz o texto da denúncia, assinada pelo promotor Alexandre Murilo Graça.


Após ser agredida, Ellen foi até a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Jacarepaguá para registrar o caso. Com base na Lei Maria da Penha, a dançarina pediu medidas protetivas contra o marido.

BRASIL; GENERAL ACUSA TEMER DE FAZER BALCÃO DE NEGÓCIOS, ELOGIA BOLSONARO E VOLTA A DEFENDER INTERVENÇÃO.

BR-Politica.
O Estado de S.Paulo
Gen Ex . Mourão
O general da ativa Antônio Hamilton Martins Mourão afirmou que o presidente da República, Michel Temer, faz do governo um balcão de negócios para manter-se no poder e elogiou a pré-candidatura presidencial do deputado e capitão da reserva do Exército Jair Bolsonaro (PSC-RJ).
A Constituição estabelece que as Forças Armadas são, em última instância, subordinadas ao presidente. Ele também voltou a fazer uma defesa da intervenção militar como solução para a crise política no Brasil durante palestra proferida na última quinta-feira (7), em Brasília.
“Não há dúvida que atualmente nós estamos vivendo a famosa Sarneyzação (em referência ao ex-presidente José Sarney). O nosso atual presidente vai aos trancos e barrancos buscando se equilibrar e mediante o balcão de negócios chegar ao final de seu mandato”, disse o general.


EM SUA 29ª EDIÇÃO, TRADICIONAL CORRIDA "PRATA DA CASA" ACONTECE NO DIA 17 DE DEZEMBRO EM ACARI

RN-Esportes.
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Mantendo a tradição e fomentando a boa e saudável prática esportiva, a Prefeitura de Acari irá realizar no domingo, dia 17 de dezembro, a 29ª edição da Corrida Rústica "Prata da Casa". Serão 4 km de percurso com largada às 16h no Terminal Turístico (Gargalheiras) e chegada em frente a igreja do Rosário.
A Coordenadoria de Esportes, juntamente com a equipe de atletismo do município, está organizando a logística do evento, que este ano promete quebrar mais uma vez o recorde de participantes, especialmente na categoria feminina.
Os atletas acarienses interessados em participar da competição deverão fazer suas inscrições na sede da SEMUDE – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Desporto e Lazer, em frente à Agência dos Correios. As inscrições também poderão ser efetuadas no dia da corrida, no local da concentração.
Haverá medalhas para todos os participantes, inclusive para participações especiais.

A Prefeitura de Acari segue incentivando as práticas desportivas no município, sendo o atletismo mais uma das modalidades que recebem, frequentemente, o apoio da gestão municipal.

ESTUDO MOSTRA QUE OMEPRAZOL DOBRA RISCO DE CÂNCER NO ESTÔMAGO

Mundo-saúde.

Estudo com mais de 60 mil voluntários associou o consumo prolongado do antiácido ao desenvolvimento de tumores
U
suários de compostos químicos chamados PPIs – que são o princípio ativo de boa parte dos remédios que combatem gastrite, refluxo e úlceras, como o omeprazol – têm 2,4 vezes mais chances de desenvolver câncer no estômago. A descoberta está em um artigo científico publicado na última terça (31) por pesquisadores da Universidade de Hong Kong.
Os inibidores da bomba de prótons (significado da sigla “PPI” em inglês) atuam diminuindo a produção de ácido pelas paredes do estômago. Estima-se que 40% da população adulta sofra ou tenha sofrido com refluxo gastroesofágico – ou seja, azia – em algum ponto da vida, o que tornou o omeprazol um best seller: no final da década de 1990, era o medicamento mais vendido do mundo.
Por causa do sucesso de público e crítica, ele também foi alvo de muita investigação científica. Seu consumo por períodos prolongados já havia sido associado ao câncer em artigos científicos mais antigos, mas um detalhe impedia os pesquisadores de bater o martelo: uma bactéria, de nome científico Helicobacter pylori, que habita o estômago e poderia ser tão culpada quanto a droga por incentivar o aparecimento de tumores.
Para evitar essa variável traiçoeira, o médico Ka Shing Cheung e sua equipe analisaram a evolução do estado clínico de 63,4 mil cidadãos de Hong Kong. Todos eles receberam prescrições para uso prolongado de antiácido entre 2003 e 2012, e também tomaram antibióticos para eliminar a H. pylori. Uma parte do grupo usou drogas PPI, como o omeprazol. Outra parte consumiu anti-histamínicos H2, uma família de medicamentos que são menos eficazes, mas têm a mesma função. Ao final do estudo, 153 pessoas tinham desenvolvido câncer no estômago.
Em resumo, era a situação perfeita. A bactéria estava fora da jogada, sem poder influenciar o resultado. E uma parcela dos pacientes não usou omeprazol, o que permitiu comparar seus efeitos colaterais com os de drogas com outros princípios ativos – revelando, assim, o que só os PPIs eram capazes de causar.
Os pacientes que consumiam omeprazol diariamente tiveram câncer com frequência quatro vezes maior que os usuários semanais. Quem se tratou com a droga por mais de um ano se torna cinco vezes mais propenso a desenvolver a doença – de três anos em diante, oito vezes. Em média, o consumo de PPIs aumenta em duas vezes e meia o risco do paciente sofrer com um tumor em longo prazo.
É importante salientar que o estudo é estatístico: não foi encontrado um mecanismo bioquímico que explique por que, na prática, drogas como omeprazol são capazes de desencadear o problema. Além disso, a análise de uma enorme quantidade de prontuários impediu os pesquisadores de levarem em consideração variáveis específicas, como o consumo de álcool e tabaco. Mesmo assim, os números – combinados à longa lista de estudos já disponíveis sobre os riscos dos PPIs – dão força à associação. “Há uma clara relação entre o tamanho da dose e o consumo da dose de PPIs e o risco de câncer no estômago”, conclui o artigo científico. “Os médicos devem tomar cuidado ao prescrever medicamentos com PPIs para os pacientes, mesmo após a erradicação da H. pylori.“


RN TEM QUASE 9 MIL PRESOS EM 4 MIL VAGAS

RN-policia.

Dados divulgados pelo Ministério da Justiça nesta sexta-feira, 8, através do Relatório do Levantamento Nacional com Informações do Sistema Penitenciário (Infopen), apontam que o Rio Grande do Norte possuía, entre junho de 2015 e junho de 2016, 8.809 detentos em seu sistema prisional, muito embora contasse com apenas 4.265 vagas nas unidades do Estado. Deste montante, 2.969 dos presos não possuem condenação e estão detidos provisoriamente enquanto aguardam julgamento. Os números representam taxa de ocupação de 206,5%.
Ainda segundo os dados divulgados pelo Governo Federal, o Rio Grande do Norte ocupa a 20ª colocação entre os estados brasileiros com maior população carcerária. Em se tratando de Nordeste, a posição ocupada pelo RN é a 6ª, ficando a frente de estados como Alagoas (6.957 presos), Sergipe (5.316) e Piauí (4.032). Ceará (34.566) e Pernambuco (34.556) lideram o ranking regional.
No cenário nacional, São Paulo (240.61) e Minas Gerais (68.354) são os dois líderes. Como “melhor colocado” no Brasil está o estado de Roraima, que possuiu “apenas” 2.339 detentos, apesar de ser considerado grande territorialmente.

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

BAHIA; Suposta professora de universidade encena a pôr camisinha em pênis artificial

BA-GERAL

O vídeo viralizou nas redes sociais na noite da terça-feira (05) e vem causando polêmica

Vídeo compartilhado mostra suposta professora ensinando alunos a inserirem camisinha usando a boca
Um vídeo compartilhado nas redes sociais que mostra uma suposta professora da Universidade Estadual da Bahia ensinando alunos a como inserirem uma camisinha usando apenas a boca, em um pênis artificial, segurado por um aluno, viralizou nas redes sociais na noite da terça-feira (05) e vem causando polêmica.
Como o símbolo da instituição é semelhante ao da Universidade Federal da Paraíba, muito se comentou que o caso teria acontecido no Campus I, em João Pessoa, fato que foi desmentido, ainda na tarde desta quarta-feira (06).
Os comentários são divididos
Uma parte, mais tradicional, acredita que aquele tipo de ensinamento não é o mais correto para um professor repassar, sobretudo da maneira como a suposta professora realizou toda a encenação. Ela coloca o preservativo na boca, se agacha e depois veste todo o brinquedo erótico usando apenas a boca, enquanto um jovem segura o objeto artificial.
Já outros consideram que toda forma de ensinamento sobre como se prevenir com preservativos é válida.

Ainda não se sabe se quando o vídeo foi gravado.

ESTUDANTE DA UFPE MORRE POR COMPLICAÇÕES APÓS EXTRAÇÃO DE DENTES.

PB-Saúde.
O velório e cremação do corpo da jovem ocorreu às 18h desta sexta-feira (8)
A estudante Bruna Ribeiro Correa, de 23 anos, faleceu, na quinta-feira (7), por complicações após fazer uma cirurgia de retirada de um dente siso. Ela cursava Arquitetura na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Comente no final da matéria.
O velório e cremação do corpo da jovem ocorreu às 18h desta sexta-feira (8) no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana do Recife.
Em nota oficial, a UFPE lamentou o ocorrido. A instituição informou que a estudante ingressou em 2013.1 e estava internada em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) por complicações após a cirurgia. No Facebook, o namorado e os amigos de Bruna postaram homenagens à jovem.

LeiaJá

PRIMEIRO DIA DE CARNATAL SE TRANSFORMA EM “QUINTA-SUPER”

RN-Eventos

A noite de estreia da 27ª edição do Carnatal não poderia ter sido melhor. No Corredor da Folia uma mistura de ritmos de axé, forró eletrizado, sucessos dos anos 90 e até brega, os camarotes lotados, arquibancadas dando show em animação, a Arena Elétrica reuniu todos os foliões pós-corredor da folia e o cantor Latino se disse um especialista e em agitar camarote e animando com o mega camarote Skol mostrou porque é um hitmaker e faz sucesso há tantos anos no Brasil. “O Carnatal está massa. É a quinta-super meu rei”, anunciou Bell ainda na concentração do Vumbora! prevendo o que seria a noite de estreia do evento.
 Para Roberto Bezerra, diretor da Destaque Promoções foi a melhor quinta-feira dos últimos 4 anos. As portarias de acesso dos foliões individualizadas por bloco funcionaram perfeitamente, na concentração o palco Uber com Robson Paiva aqueceu a galera para os blocos e a Arena Elétrica cumpriu o papel de acolher a dispersão dos blocos e ampliar a folia num grande encontro de foliões de todos os blocos. Na quinta-feira que animou a Arena Elétrica foi FitDance e Som e Balanço, finalizando a festa a 1h desta sexta-feira (8).
 Foi também uma noite de primeira vez no Carnatal. Foi o caso de Gabriel Diniz, que não se fez de rogado e abriu o primeiro dia de folia no comando do bloco SIIIM, o Bloco do GD e iniciou a festa com muita energia e animação. O cantor é um dos destaques atuais do forró e provou que o Carnatal tem espaço para todos os estilos e ritmos.
 Nos 26 anos do Burro Elétrico, a banda Gota Elétrica e o cantor José Orlando, ambos pela primeira vez no evento deram conta do recado. Gota Elétrica revisitando os grandes sucessos do axé e José Orlando mandando grandes sucessos do brega. “Nunca tinha tocado num trio elétrico. Surgiu a oportunidade e eu agarrei”, disse o experiente seresteiro de canções do amor.
Vumbora! com Bell Marques e Rafa e Pipo Marques na 3ª volta arrebentaram na passagem pelo Corredor da Folia fazendo um show a parte que contagiou os foliões do bloco e os camarotes. Nos 25 anos de Bell como participante do Carnatal o bloco repleto de jovens mostra que a grande atração das Micaretas ainda tem muita lenha para queimar nestes eventos, principalmente no Carnatal. O Vumbora! fez sua primeira noite com mais de 3 mil foliões energizados com músicas da carreira de Bell e mais recentes como “Tô De Boaça”.
No mega camarote Skol, o cantor Latino foi a atração principal do camarote Skol na primeira noite do Carnatal 2017. Aos 44 anos, ele, que tem vários sucessos nacionais como "Festa no AP", "Me Leva" e "Amigo Fura Olho", agitou os foliões ao levantar a camisa durante a canção "Renata Ingrata", que também foi um marco na sua carreira musical.

Latino ousou nas coreografias junto a um casal de dançarinos. Além das músicas clássicas, ele ainda apostou no axé, forró estilizado e batidas de funk.

NO BRASIL; Inspeção veicular passará a ser obrigatória em todo Brasil a partir de 2020

BR-policia.

Segundo a norma, a Inspeção Técnica Veicular (ITV) será realizada a cada dois anos em todos os veículos e será requisito para o licenciamento anual

Inspeção veicular será obrigatória no Brasil a partir de 2020

A inspeção veicular passará a ser obrigatória em todo o Brasil até 31 de dezembro de 2019. O novo tipo de inspeção vai atingir todos os veículos e será de caráter técnico e ambiental. A resolução vem do Conselho Nacional de Trânsito do Ministério das Cidades (CONTRAN). Segundo a norma, a Inspeção Técnica Veicular (ITV) será realizada a cada dois anos em todos os veículos e será requisito para o licenciamento anual. O foco, segundo o Contran, é evitar acidentes pela falta de manutenção dos veículos.

A lei traz exceções, como para os veículos zero-km com capacidade de até sete passageiros que não tenham se envolvido em acidentes, que farão a primeira inspeção após três anos do emplacamento. Para veículos de transporte de carga e passageiros, como VUCs ou vans e ônibus, o prazo será menor, mas varia conforme a finalidade do veículo.

Essa inspeção poderá ser feita pelos órgãos executivos de trânsito, como o Detran de cada estado, ou por meio de pessoa jurídica de direito público ou privado, desde que credenciada pelos órgãos responsáveis.

Resultado de imagem para fotos sirene policial
Carros reprovados 

RN; POLÍCIA CIVIL E PRF DEFLAGRAM OPERAÇÃO E PRENDEM GRUPO ENVOLVIDO COM ROUBOS DE CARGAS AVALIADAS EM R$ 10 MILHÕES

RN-POLICIA.
Na manhã desta quinta-feira (07), a Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), a Delegacia Especializada em Combate ao Crime Organizado (Deicor) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagraram a Operação Mercúrio e cumpriram sete mandados de prisão e nove mandados de busca e apreensão contra pessoas envolvidas com desvios de cargas que vinham acontecendo dentro do Rio Grande do Norte. O nome da Operação é uma alusão ao deus romano Mercúrio ligado à venda, lucro e comércio. 

thumbnail_07.11 Mosaico Mercúrio - FEITO


thumbnail_07.11 Mosaico Mercúrio - FEITO (1)

De acordo com as investigações realizadas pela Deprov e pela Deicor, que duraram nove meses, os crimes cometidos por este grupo deram um desfalque aproximado de R$ 10 milhões nas empresas vítimas dos crimes.Durante a ação, que aconteceu na Região Metropolitana de Natal e na cidade de João Câmara foram presos seishomens e uma mulher. O homem considerado líder do grupo, Alcivan Mendes de Moura, já estava preso e recebeu nova voz de prisão, nesta quinta-feira. A Operação Mercúrio contou com o trabalho de 40 policiais civis ede 30 policiais rodoviários federais. “A Polícia Rodoviária Federal está irmanada nesta investigação da Polícia Civil, pois entendemos que quando juntamos nossas forças, o combate a este tipo de crime é mais eficaz”, disse o inspetor Carneiro, chefe de investigações da P
Além de Alcivan foram presos em cumprimento de mandados de prisão: o casal Edvaldo Silvério e Edinalva Gomes de Medeiros Silvério; Carlos Antônio da Silva; Jailton Damasceno da Silva; Francisco Evaniel da Silva eWillians Huberlan Nascimento de Oliveira. Com os suspeitos os policiais apreenderam diversos aparelhos bloqueadores de sinal via satélite, quantias em dinheiro, pedaços de falsos boletins de ocorrências e chaves de veículo
“O esquema de desvio de cargas envolvia a atuação de um grupo articulado que agia desde a formulação de boletins de ocorrência falsos, captação de motoristas que faziam parte do esquema e pessoas que recebiam as cargas roubadas e as revendiam por preços abaixo do mercado. A investigação da Polícia Civil começou logo após uma prisão feita pela PRF há 9 meses. Um fato que chamou a atenção da Polícia Civil, foi a atuação de um policial militar reformado que produzia os falsos boletins, na cidade de João Câmara. Edvaldo Silvério, com a ajuda da esposa Edinalva, produzia os documentos falsificados passando-se por policial civil e até mesmo afirmando que era delegado. Os motoristas que faziam parte do esquema solicitavam os boletins a Edvaldo, comunicando um furto que não havia existido para as empresas donas das cargas”, detalhou o delegado da Deprov, Licurgo Nunes.
Devido à complexidade da investigação e da quantidade de pessoas envolvidas, a Deicor também entrou no processo de elucidação dos crimes.
“Nós já havíamos prendido o Alcivan Mendes de Moura em outra oportunidade, quando o mesmo havia feito um desvio de cargas de pneus e já sabíamos que mesmo preso, ele continuava exercendo a liderança deste grupo”, detalhou o titular da Deicor, delegado Odilon Teodósio.
Um dos homens que fazia parte do esquema, Jailton Damasceno da Silva, foi preso pela Polícia da Bahia. De acordo com a Deprov, Evaniel exercia o papel de gerente no negócio criminoso e Carlos Antônio arregimentava motoristas para esquema fraudulento. “Com o decorrer das investigações, nós deveremos autuar o grupo pelos crimes de organização criminosa, furto qualificado, falsificação e uso de documento falso”, comentou o delegado Licurgo Nunes.

        Fonte: Focoelho

EM ANÁPOLIS; JOVEM É DETIDO PELA PRF AO REALIZAR ‘MANOBRA SUPERMAN’; VEJA VÍDEO

GO-Transito.
Segundo a PRF, o veículo estava sem placa e o jovem não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nem usava um capacete adequado
Um jovem de 24 anos foi detido após ser flagrado fazendo uma manobra conhecida como “Superman”, enquanto pilotava um ciclomotor na BR-153, em Anápolis, a 55 km de Goiânia. Um vídeo feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostra o momento em que o motociclista faz malabarismos deitado sobre o veículo, popularmente chamado de “cinquentinha”.
Segundo a PRF, o veículo estava sem placa e o jovem não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nem usava um capacete adequado.
O flagrante foi feito na quarta-feira (6), no km 442 da rodovia, em Anápolis. As imagens mostram o piloto deitado de bruços sobre o banco, com as pernas para trás e segurando o guidão do veículo com apenas uma das mãos.
Ele foi levado para a delegacia, onde foi autuado por dirigir de forma perigosa. O jovem assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer em juízo, e foi liberado.
 Veja vídeo AQUI.
      G1

PB; Maior chuva de meteoros do ano tem pico na próxima semana

PB-Cidades.
Expectativa é de que seja possível ver entre 50 e 70 meteoros por hora. Haverá esquema especial para observação na Pedra da Boca, Agreste paraibano
Apaixonados por astronomia terão a chance de observar a maior chuva de meteoros de 2017 na noite da próxima quarta (13) e madrugada da quinta-feira (14), quando ocorre o pico da Geminídeas.
A expectativa é de que seja possível ver entre 50 e 70 meteoros por hora, segundo Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon, rede colaborativa de astrônomos amadores e profissionais. Uma equipe ligada a Associação Paraibana de Astronomia (APA) planeja montar um esquema especial de observação na Pedra da Boca, em Araruna, Agreste do estado, a 165 km de João Pessoa. Comente no final da matéria.
 “A Geminídeas é uma das grandes chuvas que acontecem anualmente. Aqui no Nordeste, é a chuva de meteoros de maior intensidade e, neste ano, ela ocorre durante a Lua Nova, o que facilita a observação”, diz Marcelo Zurita.
O astrônomo amador acrescenta que a chuva Geminídeas possui um diferencial: ela está associada a um asteroide, o 3200 Faetonte, ao contrário de outras concentrações de meteoros, provenientes de cometas. “É interessante que o 3200 Faetonte irá se aproximar da Terra no sábado, dois dias após a máxima da chuva de meteoros. Ele irá passar a 10 milhões de quilômetros da Terra, uma distância bem segura, mas que astronomicamente é considerada curta”, completa.
Quanto menor for a presença de iluminação urbana, melhor será a experiência de observação. “Se não estiver nublado, afaste-se das luzes brilhantes, deite-se e procure. Deixe seus olhos se ajustarem ao escuro, você verá mais meteoros dessa maneira. Os meteoros geralmente podem ser vistos por todo o céu, então não olhe em uma direção particular”, explica uma recomendação divulgada pela Nasa.
Ainda de acordo com agência de pesquisa e exploração espacial, a chuva de meteoros Geminídeas é considerada um mistério. Isso porque especialistas divergem sobre a sua origem, o objeto 3200 Faetonte, tecnicamente classificado como asteroide – o primeiro a ser descoberto via satélite – mas que, segundo uma outra teoria, seria na realidade o núcleo de um cometa extinto, que perdeu material volátil e cauda. “Basicamente, seria o esqueleto rochoso de um cometa que perdeu o gelo depois de muitos encontros próximos com o sol”, diz um artigo publicado na internet.
O 3200 Faetonte foi descoberto em 1983 e seu nome é uma referência ao mito grego de Phaethon, filho do deus do Sol, Helios. Todos os anos, no mês de dezembro, a Terra atravessa as trilhas de poeira deixadas pelo asteroide, possibilitando a observação da chuva de meteoros.
Amanda Gabriel - Portal Correio

INTERNACIONAL; A BOMBA DE PALOCCI CONTRA LULA E O PT

Mundo-politica.
A imagem acima foi captada no encontro da Cúpula América do Sul-África, que aconteceu na Venezuela em 2009. Lula era presidente do Brasil pela segunda vez e o ditador Muamar Kadafi ainda comandaria a Líbia por mais dois anos, antes de ser deposto, capturado e executado.
N
ão é uma cena protocolar, como se observa no aperto de mão informal. A fotografia retrata dois líderes que se diziam “irmãos”. Durante 42 anos, Kadafi governou a Líbia seguindo o protocolo dos tiranos. Coronel do Exército, ele liderou um golpe em 1969.
No poder, censurou a imprensa, reprimiu adversários e impôs leis que permitiram punições coletivas, prisão perpétua, tortura e morte a quem contrariasse o regime. Dinheiro líbio também financiou grupos terroristas e movimentos políticos em vários cantos do planeta. Entre os que receberam recursos da ditadura Líbia estavam, de acordo com o ex-minis­tro Antonio Palocci, o PT e seu líder máximo, o ex-presidente Lula.
A revelação de Palocci está contida na sua proposta de delação entregue ao Ministério Público. Segundo ele, em 2002 Kadafi enviou secretamente ao Brasil 1 milhão de dólares para financiar a campanha eleitoral do então candidato Lula. Fundador do PT, ex-prefeito de Ribeirão Preto, ex-ministro da Fazenda do governo Lula e ex-chefe da Casa Civil de Dilma Rousseff, Palocci esteve no centro das mais importantes decisões do partido nas últimas duas décadas.
Condenado a doze anos por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, há sete meses ele negocia um acordo de delação premiada. Em troca de redução de pena, compromete-se a contar detalhes de mais de uma dezena de crimes dos quais participou. Um dos capítulos da colaboração trata das relações financeiras entre Lula e o ditador líbio — e tem potencial para fulminar o partido e o próprio ex-presi­dente.

Fonte: Blog do BG

Apesar do discurso, Tiririca permanece no mandato até janeiro de 2019

DF-Politica.
tiririca-deputado-federal-2011-20
Nesta quarta-feira (6) o deputado federal Tiririca (PR-SP) subiu pela primeira vez no plenário da Câmara dos Deputados, onde declarou que está abandonando a vida política, “Saio daqui decepcionado com a política brasileira, decepcionado com muitos de vocês”.

O deputado que foi um dos mais votado nos dois últimos pleitos, pediu aos colegas que “Vamos olhar um pouco para o nosso país, esquecer um pouco as brigas, o ego, e vamos olhar pro nosso povo”.

Utilizando de alusões, Tiririca falou sobre os problemas corriqueiros pelos quais a maioria da população passa, “Povo que necessita de saúde, que eu tenho certeza que nenhum de vocês passou por isso. A gente sabe que todos nós ganhamos bem, pra trabalhar, nem todos trabalham, né? São 513 deputados, só oito assíduos, eu sou um dos oito.


BONITO DE SANTA FÉ; Prefeito na Paraíba decreta 'feriadão' de 10 dias para o final de 2017

PB-Cidade.
Servidores da cidade de Bonito de Santa Fé, no sertão, vão ter recesso de 23 de dezembro a 1º de janeiro de 2018

Feriadão de 10 dias foi publicado no Diário Oficial dos Município da Paraíba desta quinta-feira (7)

O prefeito de Bonito de Santa Fé, Francisco Carlos de Carvalho (PSB), decretou na quarta-feira (6) um recesso de dez dias para todos os servidores do município, localizado no Sertão paraibano. A determinação foi publicada no Diário Oficial dos Municípios da Paraíba desta quinta-feira (7). O recesso decretado pelo prefeito vai do dia 23 de dezembro até 1º de janeiro, que já feriado mundial. Comente no final da matéria.

De acordo com a publicação, os dez dias de folga, no entanto, não serão extensivos aos 527 servidores constantes na folha de pagamento do município, segundo dados do Sagres do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). Alguns setores do serviço municipal vão passar por manutenção, mas outros, essenciais, vão funcionar em regime de plantão como Saúde, Segurança, Defesa Civil, Iluminação Pública, Limpeza e Coleta de Resíduos Sólidos.

G1 entrou em contato por e-mail e por telefone com a prefeitura de Bonito de Santa Fé, mas o e-mail não havia sido respondido, nem as ligações tinham sido atendidas.

Ainda conforme o decreto, também serão preservados os serviços internos que forem considerados necessários para o encerramento administrativo e financeiro do ano de 2017. Já no setor da Saúde, o Hospital Municipal Honorina Tavares de Albuquerque funcionará normalmente, com atendimento 24 horas de urgência e emergência todos os dias, inclusive nos feriados.


BRASILIA; STF suspende julgamento que decidirá se assembleias legislativas podem revogar prisão de deputados estaduais



Rn-Politica.
 
Placar está 5 a 4 contra autorização para assembleias revogarem prisões de deputados estaduais. Faltam os votos de dois ministros. Não há data para o julgamento ser retomado.
A
Resultado de imagem para foto aecio nevespós os votos de nove ministros (dois não compareceram à sessão), o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta quinta-feira (7) o julgamento que decidirá se assembleias legislativas podem revogar a prisão de deputados estaduais determinadas pela Justiça.

Ao final da sessão, a presidente do STF, Cármen Lúcia, proclamou o resultado provisório – 5 a 4 pela proibição da revogação das prisões pelas assembleias. Quando o julgamento for retomado – ainda não há data para isso –, votarão os ministros Ricardo Lewandowski e Luís Roberto Barroso.

A Constituição prevê que deputados federais e senadores só podem ser presos em flagrante de crime inafiançável. Algumas assembleias legislativas, no entanto, têm reproduzido regra nas constituições locais, estendendo a imunidade aos deputados estaduais.

Se a maioria dos ministros entender que assembleias não podem revogar prisões, deverá ser anulada, por exemplo, a decisão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) que soltou os deputados Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, do PMDB. Os três já voltaram à prisão após decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

Até o momento, votaram contra a possibilidade de as assembleias revogarem as prisões:

Acidente com vítima fatal, na BR 304

RN-transito.

Um acidente com vítima fatal aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (07), na Reta Tabajara da BR 304 que liga Natal a Mossoró. O Samu foi acionado, mas uma pessoa morreu no local.

A polícia informou que o acidente ocorreu em um retorno da rodovia federal. As causas da colisão estão sendo investigadas.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Henrique Alves é denunciado por lavagem de dinheiro nas obras do Porto Maravilha

DF-Policias.
Os peemedebistas Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil e José Cruz/Agência Brasil)
Agência Brasil e José Cruz/Agência Brasil)

Construtora desviou R$ 1,6 milhão para contas do ex-ministro no exterior a pedido de Eduardo Cunha, diz MPF. Dados bancários e depoimento de Funaro compõem processo; defesa diz não ter sido notificada

O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) denunciou o ex-ministro do Turismo e ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) à Justiça, nesta quinta-feira (7), pelo crime de lavagem de dinheiro. Segundo a ação, o político recebeu propina ligada às obras do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, e enviou o dinheiro para paraísos fiscais.

O caso foi remetido para a 10ª Vara Federal e decorre das investigações da operação Sépsis – feitas pela mesma força-tarefa que coordena as operações Greenfield e Cui Bono. Se a denúncia for recebida, Henrique Alves pode virar réu por lavagem de dinheiro cometida em 2014 e 2015.

O ex-ministro já responde pelo mesmo crime e por corrupção passiva nos autos da operação Sépsis, por práticas supostamente cometidas em 2011. Advogado de Henrique Alves nesse caso, Marcelo Leal afirmou ao G1 que não tinha sido notificado da denúncia até o fim da tarde e, por isso, não teria como comentar o caso.

O político está preso desde o último dia 6 de junho, quando a operação Manus foi deflagrada. Segundo a PF, mesmo na prisão, Alves comandava um esquema de ocultação de bens e fraude em licitações. No último dia 26, dois assessores do ex-ministro e um funcionário do Ministério do Turismo foram presos por relação com esse suposto esquema, em uma operação intitulada Lavat.

 


EM MG; Morre mais uma professora vítima de incêndio

  MG-Saúde
jessica-morgana.png
Morreu a auxiliar de professora Jessica Morgana Silva Santos, de 23 anos, vítima do incêndio criminoso na creche Gente Inocente, em Janaúba (MG).

Jéssica estava internada há dois meses em estado grave na Santa Casa de Montes Claros e não resistiu aos ferimentos. Ela é a 12ª vítima fatal do ataque provocado pelo vigia Damião Soares dos Santos em 5 de outubro.

Em uma ação planejada, o vigia ateou fogo ao local causando a morte de nove crianças e da professora Heley de Abreu Silva Batista, que evitou uma tragédia ainda maior ao confrontar Damião. O agressor também morreu no incêndio. Um mês depois do ataque, a auxiliar de professora Geni Oliveira Lopes Martins, de 63 anos, morreu no hospital.

PPS, PMB, PMN, PTB, PEN, PV E AVANTE ARTICULAM ALIANÇA PARA 2018 NO RN

RN-Politica
Está em andamento uma articulação envolvendo sete partidos no Rio Grande do Norte, para uma aliança na chapa proporcional com vistas às Eleições de 2018.
PPS, PMB, PMN, PTB, PEN, PV e Avante se reúnem quinzenalmente e tem como meta conseguir três cadeiras na Assembleia Legislativa e uma na Câmara Federal.


RN-Julianne Faria deixa a secretaria de assistência social do rio grande do norte

RN-Politica
A primeira-dama do Rio Grande do Norte, Julianne Faria, deixa a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS).
A gestora fez o anúncio em sua conta pessoal no Instagram. Mas não diz o motivo.
Julianne Faria sai em meio à  uma gravíssima crise financeira e política do Governo do Estado.
O órgão é responsável por assessorar, monitorar e avaliar as políticas de assistência social nos 167 municípios do RN.


Click aqui a Leia na integra

GLASGOW; Estudo faz diabete tipo 2 ser eliminada com dieta radical

Internacional-Saúde.
 
Uma dieta radical de baixas calorias foi capaz de reverter a diabete tipo 2 mesmo em pacientes que já conviviam com a doença havia seis anos, aponta um estudo realizado por cientistas da Escócia e publicado nesta segunda-feira, 4, na revista científica The Lancet.
O trabalho mostra que a doença pode ser revertida com perda de peso intensiva, deixando os pacientes livres de sintomas sem tomar remédios. Entre as pessoas que perderam mais de 15 quilos no estudo, 86% tiveram remissão da diabete – todos os sinais da doença desapareceram – em até um ano após o início do experimento.
“Nossos resultados sugerem que, mesmo para as pessoas que têm diabete do tipo 2 há seis anos, a remissão é factível. Em contraste com outras abordagens, nós focamos na necessidade de manutenção a longo prazo da perda de peso por meio de dieta e exercícios”, disse o autor principal do estudo, Michael Lean, da Universidade de Glasgow.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a diabete afeta até 9% da população mundial e é uma das principais causas de enfarte, perda de visão, disfunção dos rins e problemas de circulação nos membros.
No Brasil, estima-se que 18 milhões de pessoas sofram com a doença – que cresceu 62% só na última década. Cerca de 90% dos casos são de diabete do tipo 2, que ocorre por resistência à ação da insulina e tem a obesidade entre as principais causas.
O estudo, realizado na Escócia e na Inglaterra entre julho de 2014 e agosto de 2016, teve a participação de 298 pacientes diagnosticados com diabete, com idades de 20 a 65 anos, e que não tomavam insulina.
Os voluntários foram divididos em dois grupos. Um grupo de controle com 149 pessoas seguiu o protocolo tradicional para tratamento da doença, com uso de medicamentos. Outro grupo de 149 indivíduos teve os medicamentos cortados e foi submetido a um programa de redução de peso, em três fases.
Na primeira fase, os pacientes foram submetidos, de 3 a 5 meses, a uma dieta radical que substituiu toda a comida por uma fórmula alimentar de apenas 825 a 853 calorias diárias. Em geral, um adulto saudável consome cerca de 2 mil calorias por dia. Na segunda fase, com duração de duas a quatro semanas, a comida normal foi reintroduzida gradualmente, até que o paciente chegasse a uma dieta de 1.400 calorias por dia.
Na terceira fase, de manutenção da perda de peso, os pacientes voltaram a comer normalmente, até um limite de 2.500 calorias, enquanto eram submetidos a uma terapia cognitiva comportamental combinada com estratégias para aumentar a atividade física.
Resultados
Doze meses após o início do experimento, os participantes que fizeram a dieta especial perderam 10 quilos, em média, e quase metade deles (68) teve remissão da diabete. Entre os 149 pacientes que se submeteram à dieta, 36 (24%) conseguiram reduzir o peso em mais de 15 quilos – o que não foi conseguido por nenhum dos pacientes que seguiram o protocolo convencional de tratamento. Neste grupo, só seis(4%) ficaram livres da doença.
O estudo também mostrou que o porcentual de remissão variou na proporção da perda de peso. A remissão foi de 7% entre os que perderam até 5 quilos, de 34% entre os que perderam até 10 quilos, de 57% entre os que perderam até 15 quilos e de 86% entre os que perderam mais de 15 quilos.
“Esses resultados são muito animadores. Eles podem revolucionar a maneira como a diabete tipo 2 é tratada. A perda substancial de peso resulta em uma redução da gordura no interior do fígado e do pâncreas, permitindo que esses órgãos voltem a funcionar normalmente – e nós mostramos que isso pode levar a uma remissão da doença”, disse Roy Taylor, da Universidade de Newcastle, outro autor do trabalho. “Uma diferença importante em relação a outros estudos é que nós aconselhamos um período de redução de peso sem aumento da atividade física, mas, durante a fase de acompanhamento de longo prazo, fomos aumentando a atividade física diária gradualmente.”
Segundo Taylor, a cirurgia bariátrica para redução de peso pode conseguir bons resultados para controle da diabete, mas é muito mais agressiva. “A cirurgia bariátrica proporciona a remissão de diabete em três quartos dos pacientes, mas é mais cara e arriscada e só está disponível para um pequeno número de pessoas”, afirmou.
Os pacientes que participaram do estudo continuarão a ser acompanhados por mais quatro anos, para que seja possível avaliar se a perda de peso e a remissão de diabete se mantêm em longo prazo.
Uma das limitações do estudo, segundo os autores, é que a vasta maioria dos participantes eram britânicos e brancos. Sendo assim, os resultados podem não ser válidos para outros grupos étnicos como os asiáticos, que tendem a desenvolver diabetes com menos ganho de peso.
Com Informações de: Ag. Internacionais