99.5FM Currais Novos - RN

sábado, 6 de janeiro de 2018

RIO GRANDE DO NORTE DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE NA SEGURANÇA PÚBLICA

RN-Politica.
O governo do Rio Grande do Norte decretou estado de calamidade no sistema de segurança pública.

Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil
Policial Severino Bezerra, de 52 anos, se algema em frente à Delegacia Geral de Polícia Civil do Rio Grande do Norte
Policiais civis fizeram protestos em Natal contra atraso de salários e paralisaram atividades
Sinpol/Divulgação
De acordo com o decreto, publicado hoje (6) no Diário Oficial do estado, o motivo é a paralisação dos policiais civis e militares, além do aumento dos índices de violência.
O
decreto tem vigência de 180 dias e, com o estado de calamidade, o governo pode adotar medidas emergenciais para superar a crise no estado.
RN: governo quer pagar salários em atraso até dia 12; policiais mantêm movimento
Segundo a publicação, enquanto perdurar a situação, ficam disponíveis para atendimento aos serviços necessários do sistema de segurança pública todos os bens, serviços e servidores da Administração Pública Direta ou Indireta.
As autoridades administrativas poderão requisitar ou contratar "quaisquer serviços e bens disponíveis, públicos ou privados, com vistas ao reestabelecimento da normalidade no atendimento aos serviços de segurança pública".
As mobilizações dos agentes da segurança pública começaram no dia 20 de dezembro por causa do atraso no pagamento dos salários de dezembro e 13º salário. Além disso, eles reivindicam melhores condições de trabalho, como equipamentos adequados e manutenção de viaturas, consideradas sem condições para rondas.
Policiais civis paralisaram parte dos serviços e passaram a trabalhar em escala de plantão. Policiais e bombeiros militares realizam operações-padrão, como patrulhamento apenas em veículos em condições adequadas. A redução da atividade policial motivou o envio de tropas do Exército e da Força Nacional ao estado.
Ontem (5), policiais e bombeiros militares e policiais civis decidiram manter a paralisação. Uma nova reunião com a Secretaria de Segurança Pública do estado ficou prometida para o dia 10
Edição: Kleber Sampaio


EM MANHUAÇU,QUEDA DE ÁRVORE MATA MÚSICO E FILHA

MG-GERAL
O acidente ocorreu na BR-262, em Manhuaçu, na Zona da Mata mineira
Uma árvore caiu sobre o carro onde estava o músico mineiro Renato Guima, 57 anos, e a filha Renata Rodrigues, 29 anos, na BR-262, em Manhuaçu, na Zona da Mata mineira, nesta quinta-feira (4). Os dois foram atingidos gravemente e morreram na hora.
De acordo com o portal 'G1', o músico dirigia o veículo e a mulher do artista e mãe de Renata também estava no carro e foi hospitalizada. Segundo os Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 15h, no sentido Belo Horizonte, na altura do Km 51, perto do distrito de Realeza.
Outro carro que vinha no sentido oposto não conseguiu frear e atingiu a árvore caída na pista. Um homem de 50 anos e a mulher de 39 ficaram feridas. Todos foram encaminhados para o Pronto-Atendimento de Manhuaçu

www.noticiasaominuto.com.br

EM CAMOCIM, TIRIRICA PASSA MAL APÓS SHOW E É LEVADO PARA UPA NO CEARÁ

CE-SAÙDE.
Resultado de imagem para foto de tiririca
Detalhes sobre o estado de saúde do deputado não foram divulgados. A unidade de saúde apenas informou que o exame clínico não de nada grave

Depois de passar mal após fazer um show em Camocim, no litoral do Ceará, o humorista e deputado federal Tiririca (PR-SP) teve que ser levado para o hospital, nesta sexta-feira (5). O parlamentar foi socorrido e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.
Segundo informações do G1, Tiririca já recebeu alta e passa bem. Detalhes sobre o estado de saúde do deputado não foram divulgados.
A unidade de saúde apenas informou que o exame clínico não de nada grave. A produção do artista esclareceu que a agenda de shows está mantida.
 

www.noticiasaominuto.com.br

UMA VERGONHA; IDOSA DE 101 ANOS MORRE ESPERANDO ATENDIMENTO NO BANCO DO BRASIL NA PB.

RIO TINTO-PB-POLICIA.
Uma idosa de 101 anos morreu nesta manhã esperando ser atendida pelo Banco do Brasil, no município de Rio Tinto
Reprodução: Notícias do Vale PB
Um fato trágico revoltou a população de Rio Tinto nesta sexta-feira (5). Uma idosa de 101 anos morreu nesta manhã esperando ser atendida pelo Banco do Brasil, no município de Rio Tinto. De acordo com a Polícia Civil, o fato aconteceu por volta das 10h30 desta manhã.
Debilitada e impossibilitada de se locomover, a mulher centenária estava aguardando dentro de um táxi, na frente da agência bancária, algum funcionário ir atendê-la, o que não aconteceu. A idosa acabou morrendo dentro do veículo.
Pela morte ter ocorrido em um local público, na rua, o Instituto de Medicina Legal (IML) foi chamado e a idosa foi levada para realização da autópsia.
O fato foi comunicado à polícia e a família vai registrar um Boletim de Ocorrência na próxima segunda-feira (8), depois que o corpo for liberado e que os parentes cuidarem do seu sepultamento.



SARGENTO BALEADO EM OUTUBRO DO ANO PASSADO É O TERCEIRO PM MORTO EM 2018

RIO-POLICIA.
Fonte, Extra
O primeiro-sargento Alexandre Fernandes da Silva, de 43 anos, morreu, nesta sexta-feira, dia 5, no Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, Zona Norte do Rio. Ele estava internado na unidade desde o início de outubro do ano passado, quando foi baleado em uma tentativa de assalto em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Quando foi abordado, na noite de 1º de outubro, um domingo, Alexandre havia acabado de fazer um lanche em uma barraca de cachorro-quente no bairro Grande Rio, em Meriti. Ao retornar para o carro, o sargento se viu cercado por homens armados. Ele reagiu e acabou atingido por dois tiros nas costas. Os bandidos fugiram sem levar o veículo do PM, que também foi alvejado várias vezes.

Antes de seguir para o HCPM, Alexandre recebeu um primeiro atendimento no Hospital estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, também na Baixada Fluminense. Na ocasião, após passar por cirurgia, chegou a se divulgar que o agente não corria risco de morrer. Casado e pai de quatro filhos, o policial estava na corporação há 21 anos e era lotado no 22º BPM (Maré). De acordo com a PM, ainda não há informações sobre o sepultamento.
Alexandre é o terceiro policial militar morto em decorrência de situações de violência apenas nos primeiros dias de 2018. Na manhã da última quarta-feira, o soldado Ivanderson da Silva Pinheiro, de 38 anos, foi baleado na cabeça em um assalto no bairro Mutuá, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do estado. No mesmo dia, à noite, o sargento Anderson da Silva Santos, de 41 anos, morreu após ser atingido por três tiros na cabeça após uma briga de trânsito em Queimados, na Baixada Fluminense.

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

PM QUE OCUPOU GOVERNADORIA DEIXA LOCAL, MAS MANTÉM GREVE DE FOME

RN-POLICIA.


Durou aproximadamente duas horas a ocupação de um cabo da Polícia Militar à Governadoria do Rio Grande do Norte, na manhã desta sexta-feira (5). Após conversas com colegas policiais o cabo Gonçalves decidiu deixar o local. No entanto, o PM afirmou que continuará com a greve de fome.
Ainda pela manhã em entrevista ao vivo a TV Ponta Negra o cabo afirmou que só sairia da Governadoria após uma intervenção Federal no RN. “Ninguém tem olhado por nós. Eu só saio daqui a partir de hoje quando houver uma intervenção Federal neste Estado, essa é a minha decisão”, defendeu.

EM NATAL; BANDIDOS TOMAM O CARRO DO DEPUTADO RAFAEL MOTTA EM AÇÃO CRIMINOSA

RN-POLICIA.


Resultado de imagem para foto deputado rafael mottaNa tarde desta feira, dia 5, Marginais de armas em punho levaram o veículo do deputado Rafael Motta, o crime foi praticado na lateral do Restaurante Sal e Brasa, na Zona Sul de Natal.
De acordo com informações de populares, foi registrado uma troca de tiros, o que acabou gerando um tumulto.
Ao ver a movimentação e ouvirem os sons dos disparos, os clientes entraram em desespero e os moradores também ficaram desesperados. A GM e a PM fizeram diligências para tentar prender os bandidos, mas não tiveram êxitos.
O veículo do parlamentar é um modelo SW4 foi levado enquanto o parlamentar almoçava no restaurante.
Quem sabe se essa moda pega, os nossos queridos e amados parlamentares não repensem em nossas esdrúxulas e vergonhosa leis e não as mudem, criando leis mais severas e punitivas para esse elementos

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ADVOGADOS CRIMINALISTAS DEMONSTRA APOIO AOS POLICIAIS CIVIS DO RN

RN-POLICIA.
Representantes da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas estiveram na sede do SINPOL-RN, no início da tarde desta sexta-feira (5), para prestar solidariedade aos policiais civis do Rio Grande do Norte.
Os advogados Alexandre Gadelha, Paulo César Ferreira da Costa e Maria Paula de Castro Ferreira afirmaram aos policiais civis que a Abracrim está disponível para atender qualquer demanda judicial referente às mobilizações da categoria para cobrar os salários atrasados.
A Diretoria do SINPOL-RN agradeceu a presença dos advogados na assembleia dos policiais civis.
“Temos recebido apoios de vários segmentos da sociedade e isso muito nos deixa honrados e só reforça a importância da nossa luta. Ter uma associação como a Abracrim nos apoiando nos deixa ainda mais motivados para continuarmos cobrando aquilo que nos é de direito, que é nosso salário”, afirma Abimael da Cunha, diretor Jurídico adjunto do SINPOL-RN. 

Fonte: Sinpol-RN

NOVA MINISTRA DO TRABALHO FOI CONDENADA A PAGAR R$ 60 MIL POR DÍVIDA TRABALHISTA

BRASIL-POLITICA.

A nova ministra do Trabalho, Cristiane Brasil (PTB), foi condenada em 2016 a pagar uma dívida trabalhista de R$ 60,4 mil a um motorista que prestava serviços para ela e para sua família, conforme decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1) confirmada em segunda instância.
De acordo com o juízo, o funcionário não teve a carteira de trabalho assinada e, por isso, deveria ter ganho de causa para receber gratificações como férias, aviso prévio e gratificações natalinas. A carga horária do funcionário chegava a quase 15h por dia, de acordo com o juiz Pedro Figueiredo Waib, que condenou em primeira instância.
No processo, a parlamentar afirma que o motorista "exercia tão somente trabalho eventual" e que "não era e nem nunca foi seu empregado". Segundo Cristiane Brasil, ela o conheceu quando trabalhava na Câmara dos Vereadores e tinha relação meramente comercial, "sem exclusividade e subordinação".
De acordo com decisão de julho de 2017, a dívida de R$ 60 mil foi abatida com penhoras e era, àquela época, de R$ 52 mil. Até outubro do ano passado, Cristiane não havia comprovado o pagamento integral, conforme consta no processo.
 Na versão do motorista Fernando Fernandes, ele trabalhou exclusivamente para a parlamentar e seus filhos entre 2012 e 2014. Das 6h30 às 22h, levava as crianças ao médico, escola, psicólogos ou até mesmo "baladas".

 Em seu depoimento, o funcionário afirma que recebia R$ 1 mil em espécie e outros R$ 3 mil na conta também para levar as empregadas da deputada às compras e ficar à disposição da patroa. Em um dos anos, narra, teria folgado somente aos domingos.

RATINHO POLEMIZA AO DIZER QUE NOVELAS DA GLOBO 'TÊM MUITO VIADO'

BRASIL- TV. 

 
O apresentador usou seu Instagram para criticar os papeis homossexuais

Ratinho resolveu polemizar ao fazer um comentário sobre as novelas da Globo. O apresentador usou seu Instagram para criticar os papeis homossexuais em 'Entre Irmãs', que se passa no cangaço nordestino e acabou estendendo a fala para outras tramas da emissora.

"Eu estava aqui vendo a novela da Globo, aquela coisa de cangaceiro e tal. Mas poxa, a Globo colocou viado até em filme de cangaceiro, gente? Naquele tempo não tinha viado não. 

Você acha que tinha viado naquele tempo? É muito viado: é viado às seis da tarde, é viado às oito da noite, é viado às nove da noite, é viado às dez da noite, é muito viado. Eu não sei o que está acontecendo, não tem tanto viado assim. Ou tem? Será?", desabafou o apresentador.

O veterano do SBT foi muito criticado pela sua postagem nos comentários das redes sociais.


https://www.noticiasaominuto.com.br/

PROBLEMA EM CADASTRO DO BOLSA FAMÍLIA BLOQUEIA OU CANCELA 2 MILHÕES DE BENEFÍCIOS.

BRASILIA-DF-ECONOMIA.

valores-bolsa-familia-2015

Das 346 mil famílias que não teriam informado renda existente quando se cadastraram no programa, cerca de 297 mil teriam uma renda subdeclarada entre meio e um salário mínimo; e 34,9 mil teriam renda subdeclarada entre um e um salário mínimo e meio

Auditoria feita pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) identificou “indícios de inconsistência cadastral” nos dados sobre mais de 2,5 milhões de famílias que recebiam o benefício do Programa Bolsa Família. Do total, cerca de 470 mil famílias estavam enquadradas na faixa com renda per capita acima de meio salário mínimo. Nesse caso, os benefícios foram cancelados.

Cerca de 1,5 milhão de famílias tinham renda per capita entre R$ 170 e meio salário mínimo. Elas tiveram o benefício bloqueado e a liberação só será feita depois que o beneficiário fizer o recadastramento. Somando as famílias que tiveram o Bolsa Família cancelado com as que tiveram o benefício bloqueado, o total chega a cerca de 1,97 milhão.


O levantamento identificou ainda “indícios de inconsistência cadastral” nos dados sobre cerca de 620 mil famílias enquadradas na faixa com renda familiar per capita de até R$ 170. Por enquanto, esses beneficiários não terão o Bolsa Família cancelado ou bloqueado, mas precisarão fazer o recadastramento, segundo a CGU.

SHOW DE ANITTA NO FEST VERÃO 2018 TEM REPERTÓRIO COM MÚSICAS INÉDITAS NA PB

JOÃO PESSOA-PB-EVENTOS 

O público que vai assistir ao show da Anitta neste domingo (7) no Fest Verão Paraíba 2018 deve esperar um espetáculo completamente diferente do último show da cantora carioca em João Pessoa, em agosto de 2017.

Anitta se apresenta no primeiro dia da 13ª edição do Fest Verão Paraíba 2018, ao lado de Marília Mendonça, Gabriel Diniz e Bell Marques. Esta também é a primeira vez que a cantora se apresenta no Fest Verão Paraíba.

Se considerar os últimos shows de Anitta pelo Brasil, como por exemplo o que houve na virada do ano em Copacabana, no Rio de Janeiro, a cantora deve transformar o festival em um verdadeiro baile funk, com músicas do início da carreira e as canções novas, incluindo parcerias.

O repertório de Anitta também deve contar com sucesso como “Bang”, “Blá Blá Blá”, “Essa Mina é Louca” - com Jhama, “Deixa Ele Sofrer”, “Sim ou Não” - com Maluma e “Show das Poderosas”, que encerra o show. Se for repetir as performances recentes, o espetáculo de Anitta no Fest Verão Paraíba 2018 deve ter ainda troca de figurino entre as músicas e a tradicional rebolada ao som de “Movimento da Sanfona”.

 

TURISTAS IGNORAM CRISE DE SEGURANÇA NO RN

RN-cidades.
turista-em-natal-diz-que-clima-e-de-tranquilidade-durante-paralisacao-de-servicos-por-pms-1515024343926_615x300

O sol intenso do verão potiguar é um atrativo a turistas brasileiros e estrangeiros, mas, neste ano, a alta temporada tem sido atípica em razão da paralisação de serviços de policiais militares e civis.

M
esmo assim, os principais roteiros turísticos de Natal não foram atingidos pela crise de segurança e não registraram casos de violência –o que não afetou a rotina dos turistas. Por outro lado, moradores de bairros mais distantes da área turística de Natal relatam medo de sair às ruas.

Na manhã de quarta-feira (3), a reportagem do UOL visitou a mais tradicional praia urbana de Natal, a Ponta Negra. Com o vaivém de carros das Forças Armadas, o clima no local era de tranquilidade: praia cheia e oferta de passeios e serviços. Foi assim durante todo o período agudo da crise da segurança. Os militares fazem patrulhamento nas ruas do Estado desde 29 de dezembro.

Entre os turistas que passeiam na orla de Ponta Negra, a percepção do cenário de insegurança ficou distante. Isso se deve à presença de forças de segurança nas regiões mais visitadas da capital potiguar, o que afastou criminosos.


A turista Fran Almeida disse ter se sentido segura em Natal: “Estava tranquilo, vi muito policiamento”.. 

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

BOLSA FAMÍLIA TEVE QUASE 350 MIL FRAUDES EM CADASTROS, DIZ CGU

BRASILIA-DF-ECONOMIA.
valores-bolsa-familia-2015
Das 346 mil famílias que não teriam informado renda existente quando se cadastraram no programa, cerca de 297 mil teriam uma renda subdeclarada entre meio e um salário mínimo; e 34,9 mil teriam renda subdeclarada entre um e um salário mínimo e meio

Auditoria feita pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) identificou “indícios de inconsistência cadastral” nos dados sobre mais de 2,5 milhões de famílias que recebiam o benefício do Programa Bolsa Família. Do total, cerca de 470 mil famílias estavam enquadradas na faixa com renda per capita acima de meio salário mínimo. Nesse caso, os benefícios foram cancelados.

Cerca de 1,5 milhão de famílias tinham renda per capita entre R$ 170 e meio salário mínimo. Elas tiveram o benefício bloqueado e a liberação só será feita depois que o beneficiário fizer o recadastramento. Somando as famílias que tiveram o Bolsa Família cancelado com as que tiveram o benefício bloqueado, o total chega a cerca de 1,97 milhão.

O levantamento identificou ainda “indícios de inconsistência cadastral” nos dados sobre cerca de 620 mil famílias enquadradas na faixa com renda familiar per capita de até R$ 170. Por enquanto, esses beneficiários não terão o Bolsa Família cancelado ou bloqueado, mas precisarão fazer o recadastramento, segundo a CGU.


PF CRIA GRUPO PARA AUXILIAR ÓRGÃOS NO COMBATE ÀS ‘FAKE NEWS’ NAS ELEIÇÕES

BRASIL-POLICIA.
A direção-geral da Polícia Federal vai instalar nos próximos dias em Brasília um grupo de trabalho em conjunto com outros órgãos federais para discutir meios de coibir as “fake news” (textos falsos disseminados como notícias verdadeiras em redes sociais e em aplicativos de mensagens) durante as eleições deste ano.
O
 grupo, formado por um delegado, um agente e um perito criminal federal, deverá trabalhar com técnicos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e da PGR (Procuradoria Geral da República).
Em uma reunião realizada no dia 20 de dezembro, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux, que assumirá a presidência do TSE em 6 de fevereiro, pediu ao diretor-geral da PF, Fernando Segovia, e ao vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, que uma força-tarefa enfrente o problema.
A Polícia Federal pretende apresentar a ideia de elaboração de uma nova legislação específica sobre o assunto, a ser debatida no grupo de trabalho conjunto. A sugestão poderia ser enviada ao Congresso antes das eleições, para que a lei seja aplicada ainda durante o pleito de 2018.
O chefe da Dicor (Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado) da PF, disse à Folha que uma nova lei “tipificaria algumas condutas criminais, para dizer o que pode ou não ser feito” e, ao mesmo tempo, “forneceria uma ferramenta útil para o trabalho da PF”.
Uma nova lei poderia permitir à polícia a adoção de medidas mais duras de repressão à prática, como operações de busca e apreensão para coleta de provas.
Segundo Ricas, atualmente há dúvidas legais sobre o alcance de uma eventual atuação policial porque a legislação não estabelece claramente o que são “fake news” e quais as punições previstas para a conduta.
Para o diretor da Dicor, a PF deveria atuar nos casos em que ficasse clara a produção de notícias falsas com o objetivo de interferir na disputa em apoio ou em detrimento de um candidato. Segundo Ricas, o esforço seria no sentido “de cuidar da integridade geral das eleições”.
A tarefa seria localizar os autores e permitir que o Judiciário tenha as informações necessárias para mandar retirar as notícias falsas do ar e punir os responsáveis.
Uma nova lei também apontaria os limites para a ação policial, a fim de preservar áreas que, segundo a PF, são caras para a instituição nesse debate, como a liberdade de expressão e a livre circulação de ideias.
Ricas mencionou a preocupação da polícia de que não se repitam casos de interferência indevida nas eleições, como ocorreu nos Estados Unidos em 2016.
Segundo investigações federais nos EUA, ao longo da campanha presidencial operadores russos criaram e disseminaram falsas informações em redes sociais para influenciar os eleitores durante a disputa. O alcance dessa influência ainda é estudado e debatido nos EUA.
“O ministro Fux está preocupado com essa possibilidade e nós também”, disse o diretor da Dicor, que sugere acelerar os trabalhos para dar ao Congresso oportunidade de analisar a matéria antes da disputa eleitoral. A ideia, segundo Ricas, é estabelecer um prazo máximo de 40 dias para a força-tarefa apresentar um resultado.
No início de dezembro, durante um seminário no TSE, Fux disse que as “fake news” “efetivamente podem influenciar negativamente numa candidatura legítima”.
“Não quero antecipar o que vou fazer, mas acho que tem de haver um mecanismo de obstrução às ‘fake news’ para que elas não sejam capazes de influir no resultado da eleição”, disse, na ocasião.

Fonte: Folha de São Paulo

DUAS MULHERES SÃO ASSASSINADAS EM ATENTADOS A TIROS

CAMPINA GRANDE – PB-POLICIA.

Investigações da polícia indicam que ambas as ocorrências podem estar ligadas ao tráfico de drogas


Duas mulheres foram assassinadas a tiros nas cidades de Campina Grande e Bayeux, na noite desta terça-feira (2). Investigações da polícia indicam que ambas as ocorrências podem estar ligadas ao tráfico de drogas.

Em Campina Grande, uma mulher de 48 anos foi morta com disparos de arma de fogo no bairro da Liberdade, na Zona Sul da cidade. Segundo a Polícia Militar, que colheu relatos de familiares, dois homens teriam chegado de moto e invadido a casa da vítima chamando pelo nome dela, efetuando disparos e fugindo em seguida.

A mulher foi socorrida em um veículo particular, mas não resistiu aos ferimentos em morreu antes de ser atendida no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes.

De acordo com a PM, a vítima teria envolvimento com o tráfico de entorpecentes, mas os policiais que registraram o caso não apuraram qual poderia ter sido a motivação exata do crime.

Em Bayeux, na Grande João Pessoa, uma mulher de 38 anos foi morta com pelo menos 11 tiros, no bairro São Bento. Conforme revelou a polícia, ela já havia sofrido diversas tentativas de homicídio e, recentemente, teve um filho assassinado. A polícia não apurou quem teria cometido a execução.

A vítima era usuária de drogas e a polícia estima que o crime tenha sido motivado por dívidas com traficantes ou acerto de contas.

Até o fechamento desta matéria, os responsáveis pelos assassinatos permaneciam sem identificação e foragidos. Comente essa matéria.


www.portalcorreio.com.br

RETROSPECTIVA: VEJA O RESUMO DE ALGUMAS PRINCIPAIS AÇÕES DA PREFEITURA DE ACARI EM 2017

Acari-RN-politica.

A imagem pode conter: texto

O ano de 2017 foi de muitos obstáculos, causados pelas crises: financeira, hídrica, moral, ética, política, enfim, um verdadeiro caos no país, mas, para a Gestão Municipal de Acari essas dificuldades encontradas proporcionaram momentos de superação, aprendizado e muito trabalho.

Apesar de todas as adversidades, a administração municipal cumpriu com o seu dever, mantendo o salário do funcionalismo público em dia, realizando obras e ações em todas as pastas.

2017 também foi tempo de muitas mudanças. Transformamos ruas sem acesso em ruas drenadas e pavimentadas; reformamos, ampliamos e construímos praças de esporte e lazer; ampliamos a limpeza pública, dando mais qualidade aos serviços de varrição, retiradas de entulhos, podagens e coletas de lixo; proporcionamos capacitação e mais qualidade na educação e cultura; mantemos os serviços básicos em ordem; Reformamos postos de saúde nas zonas urbana e rural; Na assistência social, possibilitamos a continuação e o melhoramento de todos os programas; isso e muito mais!

A seguir, confira alguns dos principais acontecimentos relatados pela Gestão Municipal de Acari-RN, em 2017. Um trabalho feito pautado no compromisso com a cidade e o seu povo:

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA:

*Visitação para possíveis orientações às equipes escolares;
*Formação com equipe de supervisores;
*Promoção de diversos eventos;
*Atendimento prioritário dos motoristas para a comunidade escolar;
*Realização do Plano Municipal de Educação de Acari- PME;

> O objetivo do plano é estabelecer políticas públicas locais no âmbito da educação por um período de 10 anos. Durante o ano de 2017 foi realizado um fórum e uma audiência pública pela comissão coordenadora e equipe técnica da SEMEC, com objetivo de avaliar e monitorar as metas e estratégias do PME de Acari .

* Plano de ação da Equipe Pedagógica: Traçando Caminhos para o Letramento;

>O Plano tem por finalidade trabalhar em conjunto com a gestão escolar acompanhando seus projetos através do plano de ação da escola, bem como dá suporte aos supervisores e mediadores da sala de leitura, buscando criar novas perspectivas para um melhor desempenho dos alunos no processo de ensino aprendizagem na rede municipal de Acari.

* PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO

>O Programa de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, tendo por finalidade contribuir para a:

• alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico;
• redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar;
• melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais;
• ampliação do período de permanência dos alunos na escola.

* PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC

> Programa integrado que têm por objetivos garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental, além de reduzir a distorção idade-série na Educação Básica , também visa melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores.Já neste ano de 2017, o programa foi estendido à Educação infantil(Pré–escola),cabendo aos professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e gestores públicos uma responsabilidade compartilhada no alcance do direito da criança de escrever, ler com fluência e dominar os fundamentos da Matemática no nível recomendável para cada idade. No município de Acari temos como coordenadora local Maria Suelly da Silva Medeiros e formadoras Márcia Nadja Galvão e Bruna Lucélia Araújo.

*PROGRAMA ESCOLA DA TERRA
> O Programa Escola da Terra busca transformar o ensino e capacitar todos os professores trazendo para sala de aula a realidade em que vivem os estudantes. É uma parceria professor/aluno/comunidade nos locais onde há escolas do campo e quilombolas. O programa ocorre em todo país; e no município de Acari ,leva formação à sete professores das escolas rurais abrangendo todas as modalidades do 1° ao 5° anos e EJA .

As escolas contempladas são:Escola João Gomes ,Escola General Rodrigo Otávio,Escola José Raimundo e Escola Antônio Ladislau .A coordenadora do programa Expedita Maria ,acompanha o desenvolvimento do programa que veio para somar à outros já existentes e promover o avanço da nossa escola do campo. “A escola não move o campo ,mas o campo não se move sem a escola”.

*Museu histórico de Acari – Sob a coordenação de Maria Cilene da Silva,o museu de Acari passou por uma revitalização neste ano de 2017. Na perspectiva de enaltecer a cultura acariense,evidenciou nos eventos realizados, a figura do vaqueiro como principal representante do Sertão seridoense. Promoveu grandes eventos como: “I encontro o Museu e o vaqueiro “e reativou o grupo de dança do Pastoril.

PROJETOS:

*Show de talentos -Alusivo ao dia do estudante;

*O Poesia a gosto na praça faz parte das ações do projeto por uma Acari mais leitora; destaca-se por ser uma ação inovadora no que diz respeito à cultura e a literatura e ao longo desse três anos vem descobrindo novos talentos com a participação de todas as escolas desde a creche;

* Projeto de acompanhamento do nível de aprendizagem pela equipe da SEMEC, com aplicação de avaliações diagnósticas e possíveis intervenções nas turmas em que são submetidas à PROVA BRASIL.

>Tem como objetivo estimular a renovação e a melhoria do processo de ensino- aprendizagem foram realizadas avaliações diagnósticas nas turmas de 1º ao 3º ano e 5º anos para identificar os níveis de aprendizagem e possíveis intervenções;

*Projeto de atendimento educacional especializado- A SEMEC conta com o apoio da psicopedagoga Neldilene Soares em parceira com os profissionais do NASF com o objetivo de atender aos alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas municipais de Acari .

Com esses esforços esperamos melhorar os resultados da Educação Básica no munícipio de Acari, elevar o aproveitamento dos estudantes e melhorar ainda mais os índices educacionais, que comparado aos índices nacionais ocupamos uma posição privilegiada. Essa constatação tem como base os resultados do IDEB – Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica.

AÇÕES RELEVANTES NA SAÚDE EM 2017

1. Projeto Saúde em Movimento: Realizado diariamente, tem como objetivo a socialização e o controle de doenças como Diabetes e Hipertensão arterial, através de atividades físicas e participação em eventos como: São João da Saúde, desfile do agricultor, 07 de setembro, campanhas educativas de saúde, dentre outros. No ano de 2017, foi cadastrado para esse projeto cerca de 180 pessoas de várias faixas etárias;

2. Projeto de Reeducação alimentar e oficina culinária: Realizado pela equipe Nasf, contou com a organização da profissional de Nutrição dessa equipe, atendendo os usuários de todos os PSF’s do município, desenvolvendo oficinas de preparação de alimentos junto aos cuidadores do abrigo de idosos de Acari;

3. Projeto de reeducação vocal: Realizado em parceria com a Sec. Municipal de Educação, o projeto atendeu aos educadores do município, através de palestras e acompanhamento com a fonoaudióloga da equipe Nasf;

4. Projeto de saúde Mental: Visando o acompanhamento de familiares e usuários de transtornos mentais, o projeto foi realizado dentro dos postos de saúde das Equipes de Saúde da Família, sob a coordenação da Psicóloga da equipe Nasf;

5. Grupos de fumantes: Durante o ano foi realizado dois grupos de controle do tabagismo, com o envolvimento dos profissionais dos PSF’s, mas os profissionais da equipe NASF;

6. Projeto de acompanhamento em Terapia Ocupacional e Fisioterapia: Realizado pela Terapeuta Ocupacional do Nasf, juntamente com a equipe da Clínica de Fisioterapia, teve como principal foco a reabilitação dos usuários, tanto nas clinicas como atendimento individualizado e em grupos, como em suas residências;

7. Avaliação e monitoramento das Ações de Saúde: Durante todo o ano vem sendo realizado o monitoramento das ações de todos os profissionais das equipes, pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, ponto esse, que teve a sua culminância na avaliação Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) no mês de setembro;

8. Garantia de Transporte Sanitário: Durante todo o ano foi garantido aos usuários o transporte Sanitário Coletivo, quando da necessidade de realização

de consultas e exames em centros como: Currais Novos, Caicó, Natal, dentre outros;

9. Realização de Campanhas e semana do Bebê: Foi realizado campanhas educativas e de cuidados, como: Campanhas de vacinação, setembro Amarelo, outubro Rosa, novembro Azul e dezembro Vermelho, bem como a garantia da realização de exames, quando solicitado pelos profissionais nos referidos períodos e após os mesmos, ainda a parceria entre as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social na realização da Semana do bebê;

10. Pagamento de Plantões médicos para o hospital Regional Dr. Odilon Guedes: Apesar do referido hospital pertencer a Rede Estadual de Saúde, o Município de Acari, através da SMS, realizou a contratação de médicos para o atendimento à população principalmente em períodos festivos como: Semana Santa, São João, Festa de Padroeiro, Natal, Ano Novo, dentre outros momentos;

11. Pactuacão com Hospital Maternidade (APAMI): Realizado pactuação contratual com o referido serviço, a fim de que seja garantido a realização de internamento simples, realização de alguns exames, parto dito normal, dentre outros atendimentos;

AÇÕES RELEVANTES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM 2017

01. Adesão ao Programa Criança Feliz;

02. Vencedor do Selo Unicef 2013-2016 - articulação da Assistência Social;

03. Realizamos o 5º Espetáculo Auto de Natal em Acari;

04. Mesmo em meio a crise e ao atraso dos repasses continuamos firme com a equipe completa, desenvolvendo todas as ações sem parar nada;

05. realizamos o I Encontro dos Idosos com Nossa Senhora da Guia com a participação de idosos de vários municípios circunvizinhos;

06. Equipe do Cadastro Único realizando atendimentos do Programa Bolsa Família em várias comunidades rurais;

07. Realização da I Semana Municipal de Valorização a vida e prevenção ao suicídio e criação do Grupo Existência no CREAS;

08. Aprovação de projetos sociais para receber recursos financeiros do Fórum e da Promotoria de Justiça;

09. Realização de casamento comunitário em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte;

10. Quadrilha junina estilizada formada por crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;

11. Realização das campanhas educativas: 14 de março - Prevenção e combate às drogas / 18 maio - Prevenção e combate a exploração sexual de crianças e adolescentes/ 12 de junho - Prevenção e Combate ao trabalho infantil;

12. Valorização dos usuários por meio de extensas programações objetivando a qualidade de vida e a garantia de direitos dos mesmo, como: Semanas do Idoso, Semana da Criança, Semana do Bebê, Semana da Consciência Negra, Prevenção da violência doméstica;

13. Atendimentos jurídicos a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social;

14. Entrega de inúmeros benefícios eventuais a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, como auxílio alimentação, auxilio natalidade e auxílio funeral;

15. Parcerias em muitos trabalhos desenvolvidos com o Conselho Tutelar, Conselho Antidrogas, Conselho de Assistência Social, Conselho do Idoso, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho de Habitação, todos em pleno funcionamento.

UM RESUMO DE ALGUMAS AÇÕES RELEVANTES NA AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E ABASTECIMENTO EM 2017:

01. Construiu mata-burros na zona rural;

02. Construiu, ampliou e deu manutenção em barreiros;

03. Construiu e deu manutenção a pequenos açudes;

04. Realizou manutenção nas estradas vicinais da zona rural;

05. Construiu e deu manutenção de limpeza em cacimbas;

06. Realiza manutenção e administração, organizando o abatedouro público;

07. está Abastecendo os chafarizes da cidade, através de um carro pipa;

08. Abastecendo a zona rural através de um carro pipa;

09. Administrando programas do Garantia Safra e da Defesa Civil;

UM RESUMO DE ALGUMAS AÇÕES RELEVANTES NA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO, DESPORTO E LAZER, EM 2017:

01. Disponibilizou por 28 (Vinte e oito) vezes transportes para conduzir atletas para outras cidades para eventos esportivos;

02. Apoio ao evento de tiro esportivo;

03. Apoio ao evento interestadual e copa Seridó de sinuca;

04. Apoio aos atletas da equipe de judô, capoeira e jiu-jítsu do início ao final do ano;

05. Apoio aos jogos e torneios realizados pelas igrejas, Escolas Municipais e estaduais do município de Acari;

06. Apoio ao Acary Esporte Club;

07. Realização da 29ª Corrida Rústica Prata da Casa e Corrida Rústica de Emancipação Política;

08. Apoio a 1ª Corrida de Agosto 2017;

09. Melhorias na quadra do povoado Gargalheiras como: Remarcamos e equipamos como materiais esportivos;

10. Melhorias no dia a dia do estádio Pedro Celestino como: Remarcação e entrega de equipamentos como materiais esportivos e também realizamos o 1ª Campeonato de Futebol de Campo 2017;

11.Melhorias no Campo do Bico da Arara;

12. Melhorias no Terminal Turístico;

13. Reinauguramos, equipamos com materiais esportivos e estamos realizando a 1ª Copa Acari de Futsal no Ginásio de Esportes Dr. Jorácio Mamede Galvão;

14. Reinauguramos, equipamos com materiais esportivos a quadra Monsenhor Ernesto Espínola;
15. Incentivamos as equipes de base.

NO TURISMO...

16. Auxílio na Lei de Tombamento do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico de Acari;

17. Apoio no curso de espanhol, e na palestra sobre o Geoparque Seridó;

NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO...
18. Realizamos o Carnaval de Acari – 2017;

19. Articulamos reunião entre a prefeitura, CDL, câmara de Acari com a superintendência do Banco do Brasil;

20. Apoio no curso de Alta Performance em Vendas;

21. Apoio no curso de qualidade no atendimento para serviços turísticos;

22. Apoio a Escola Orion Formação Profissional no curso de Retro Escavadeira ou Pá Carregadeira;

23. Apoio ao Projeto Audiovisual Seridó;

24. Apoio aos Micros Empreendedores Individuais (MEI) como assistência durante todos os dias de segunda a sexta;

25. Capacitação no SEBRAE de Currais Novos e Caicó para melhor atender os Micros Empreendedores Individuais (MEI);

26. Apoio na Feirinha de Nossa Senhora da Guia com barracas de Parelhas;

27. Apoio Institucional ao Projeto de Extensão da UFRN intitulado “Interiorização do Ensino e Divulgação das Geociências por meio do Geoturismo no Geoparque Seridó;

28. Apoio a Polícia Mirim;

Disponibilizamos o Coreto da Praça como sede para o 29. Artesanato Acariense que antes vivia em local não muito central;

RESUMO DE AÇÕES DA SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS

01. limpeza em toda a cidade e nas comunidades Bulhões Gargalheiras;

02. Construção de vários mata burros em parceria com a secretaria de agricultura;

03. Manutenção de todos os prédios públicos do município;

04. Organização com estrutura para logística de todos os eventos da prefeitura como também da igreja;

05. Varrição de toda a cidade mantendo ela a mais limpa do Brasil e também com uma coleta de lixo exemplar;

06. Manutenção da frota do município;

07. Retirada contínua de resíduos das fossas da zona urbana e rural;

08. Retiradas de entulhos das vias públicas;

09. Podagens freqüentes das árvores;

10. Pavimentou e drenou dezenas de ruas;

Estas são apenas algumas das ações realizadas pela administração municipal de Acari, no ano de 2017. Em 2018, nossa meta é realizar muito mais, continuando com o respeito, a dedicação e compromisso com o nosso trabalho e com a nossa gente ACARIENSE!

PREFEITURA DE ACARI-RN - COMPROMISSO COM A CIDADE, COMPROMISSO COM VOCÊ!