99.5FM Currais Novos - RN

sábado, 19 de maio de 2018

OITO SUSPEITOS DE ENVOLVIMENTO NA MORTE DO CAPITÃO OLIVEIRA SÃO MORTOS EM CONFRONTO COM A POLÍCIA DE SERGIPE


SERGIPEP-PI-POLICIAL.

Na madrugada desta sexta-feira (18), três pessoas foram presas e outras oito morreram em confronto com a Polícia Civil de Sergipe na Operação Rubicão deflagrada para prender os suspeitos de envolvimento na morte do Capitão Manoel Oliveira, executado a tiros dentro de um veículo em uma estrada do município de Porto da Folha (SE) no dia 4 de abril. A operação ocorre nos estados de Sergipe e Bahia.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a ação foi coordenada pelo Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), que se baseou nas informações checadas através do número 181 e investigação policial. Dos oito mortos, que segundo a polícia reagiram a prisão, dois foram no Bairro Santa Maria, em Aracaju (SE), dois em Poço Redondo (SE), um em Paulo Afonso (BA), dois em Barreiras (BA) e mais um no município de Luíz Eduardo Magalhães (BA).
Ainda segundo a SSP, a ação contra o comandante da Caatinga mantém relação com um trabalho contra a pistolagem na Região Norte da Bahia e Alto Sertão de Sergipe. “A operação aconteceu em setembro de 2017 e prendeu um trio relacionado com o crime de pistolagem na Bahia, Sergipe e Alagoas e tinha como foco em Pedro Alexandre, na Bahia”, diz a nota.
A Delegada Geral da Polícia Civil, Katarina Feitoza, disse que um dos mortos, Antônio Brás, tem relação com a morte do deputado estadual Joaldo Barbosa, ‘Nêgo da Farmácia’, em 27 de janeiro de 2003. “Antônio Bras é um dos participantes da quadrilha. Foram cumpridos 10 mandados de prisão em Sergipe e Bahia. Oito desses suspeitos ousaram reagir, e como a gente já esperava, porque são uma quadrilha altamente organizada e armada, reagiram e entraram em confronto com os policiais”, conta.
A polícia também acredita que o grupo tenha envolvimento com as mortes do presidente da Câmara Municipal de Carira, Jailton Martins, um vereador de Poço Redondo e um ex-prefeito do município de Pedro Alexandre, na Bahia. "Eram pessoas muito perigosas e todas identificadas. A operação continua e haverá desdobramentos em todo o final de semana, possivelmente na próxima segunda-feira”, disse o assessor de comunicação da SSP, Lucas Rosário.
A ação contou com auxílio da Polícia da Bahia onde foram presos três envolvidos, que vão ser conduzidos ao Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), em Aracaju.
Operação Rubicão
A SSP explicou que o nome da operação faz referência a um rio italiano que não poderia ser atravessado pelas tropas romanas por conta de uma lei, mas, ao ser afrontado, Júlio César decide fazê-lo e sua ação culmina numa guerra civil. A expressão "atravessar o Rubicão" significa a tomada de uma decisão perigosa, pensar grande, ou ainda, ultrapassar fronteiras, defrontando-se com um caminho duvidoso e potencialmente perigoso.
O crime
O comandante do Pelotão da Companhia Especializada em Operações Policiais em Área de Caatinga (Ceopac), capitão Manoel Oliveira, foi executado a tiros na noite do dia 4 de abril dentro de um veículo em uma estrada do município de Porto da Folha (SE), Alto Sertão do Estado.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP), homens armados, em dois veículos Corolla, abordaram o oficial da PM e efetuaram vários disparos, próximo ao local onde fica a sede da unidade da Policia Militar.
O capitão Oliveira tinha 42 anos e fundou o Pelotão da Caatinga em 2008. Essa unidade da polícia atuava no alto e no Baixo Sertão do Estado combatendo todo tipo de crime.
G1/SE

EM ENCONTRO NO RECIFE, GOVERNADORES DO NE FORMALIZAM POSIÇÃO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS.


BR-POLITICA.
O governador Robinson Faria, os governadores de outros cinco estados do Nordeste e o de Minas Gerais discutiram, nesta sexta-feira (18), pautas importantes que afetam diretamente todos eles. Os gestores estaduais se reuniram no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo pernambucano, na área central do Recife.
Ao final do encontro, todos assinaram uma carta na qual se posicionam contra a privatização do sistema Eletrobras e, em particular, da Chesf. No entendimento do grupo, isso pode afetar milhares de famílias nordestinas que têm, com a conclusão do canal de transposição do Rio São Francisco, um importante meio para o abastecimento de água e para a agropecuária.
“Se a água pertence ao povo, usada por agricultores e em atrações turísticas, como privatizá-la? Não podemos privatizar um setor tão estratégico como esse”, disse o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria.
O encontro ainda tratou de temas importantes, como estruturação do sistema de segurança Pública e obras de convivência com a seca – o que inclui a conclusão da obra de transposição.
Além do anfitrião, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e do governador Robinson Faria, estiveram presentes os governadores da Paraíba (Ricardo Coutinho – PSB), Ceará (Camilo Santana – PT), Piauí (Wellington Dias – PT), Bahia (Rui Costa – PT) e Minas Gerais (Fernando Pimentel – PT).

DELEGADO DIVULGA IMAGENS DOS MATADORES DO SARGENTO DA RESERVA DA PM/RN ASSASSINADO NO ÚLTIMO MÊS MARÇO EM MOSSORÓ


MOSSORÓ-RN-POLICIAL.
 
Competentíssimo Dr. Rafael Arraes, Delegado Titular da DHPP(Delegacia Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa) em Mossoró, divulgou imagens e concedeu entrevista a imprensa local, na sede da delegacia na rua Cel Gurgel, centro da cidade, a respeito de parte da elucidação do crime de execução, praticado contra o Sargento Valdécio da reserva, fato ocorrido na Rua Francisco Romualdo no bairro Boa Vista no dia 23 março 2018, relembre AQUI. No final da entrevista ele ainda fala sobre o caso do jovem Everton Pinto Tomaz, morto após uma tentativa de assalto na Nova Betânia em Mossoró.
Sobre o caso do Sargento Luiz Valdécio Faustino, ele confirma um crime de execução. Dr. Rafael Arraes informou, que o sargento realizava um trabalho de evangelização no Ouro Negro, e devido a polícia ter apreendido drogas recente no local, com algumas prisões, partiu uma ordem de dentro mesmo do Ouro Negro para eliminar qualquer policial que ali morasse, ou tivesse alguma prestação de serviço social.
A vítima foi seguida por uma dupla em uma POP vermelha, e os dois ocupantes efetuaram os disparos contra ele. "Ele não foi morto dentro da comunidade para não chamar mais atenção da polícia lá dentro. Uma outra pessoa em outra moto teria apontado para os executores para onde o Pastor estava indo, e na altura da rua citada houve a execução".
O delegado ainda informa que um menor foi apreendido e está internado, apesar de ele negar participação, a arma encontrada com ele, após perícia foi confirmada que projetis encontrado no corpo da vítima bate com da arma encontrada com o menor. Ele me disse não ter emprestado a arma, então isso significa dizer quem atirou foi ele. Os dois ocupantes da POP atiraram.
Pedimos a população que denuncie através do número 3321-5172, não precisa se identificar, para que possamos chegar aos demais autores. Em relação ao jovem Everton Pinto Tomaz, ainda estamos com o caso, porém trabalhando em conjunto com a DEFUR, e posteriormente traremos mais detalhes sobre o caso, que também repercutiu bastante por se tratar de um cidadão trabalhador, jovem que foi morto de uma forma covarde.
Passando na Hora
Rede Unilar

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA CONVOCA TODOS AO COMBATE DO ABUSO INFANTIL


RN-POLITICA.

unnamed (10) (1)

“Todos contra o abuso infantil”. O chamamento da Assembleia Legislativa está nas ruas em forma de campanha publicitária e foi oficializado na manhã desta sexta-feira (18), durante a audiência pública realizada na Casa, que mobilizou instituições.
Os números do problema são estarrecedores: no Rio Grande do Norte, a cada dois dias, ao menos uma criança é abusada sexualmente.
Dados nacionais da Ouvidoria dos Direitos Humanos apontam o Estado com o maior número de casos de abuso comprovados, quase 2 mil ao ano.
Meninas, em sua maioria, são as vítimas (68%). O agressor, quase sempre, um parente muito próximo, do círculo familiar (80%). O abuso infantil é silencioso, sorrateiro e acinzenta uma fase da vida em que só as brincadeiras e sonhos deveriam colorir os dias.
Medo, insegurança e sentimentos de inadequação e culpa confundem, talvez por toda a existência, a mente das vítimas, assustadas por quem lhes deveria dar amor e proteção. Durante o debate, familiares de vítimas relataram histórias e emocionaram os participantes com seus depoimentos

MOTORISTA BÊBADO BATE EM CARRO DA PRF E MAL CONSEGUE SOPRAR BAFÔMETRO.


JOÃO PESSOA-PB-TRANSITO 


"Motorista estava tão embriagado que não conseguiu soprar no equipamento”, relatou a PRF
Um motorista embriagado bateu em uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que circulava no bairro dos Funcionários, Zona Sul de João Pessoa, na manhã desta quinta-feira (17).
Ao Portal Correio, a PRF informou que a viatura seguida por uma rua do bairro quando um veículo bateu na traseira dela. Ao descerem para verificar o acidente, os policiais se depararam com um motorista embriagado.
“Foi dada ordem para ele descer do veículo e os policiais notaram que o suspeito estava embriagado. Até tentou-se realizar o teste do bafômetro, mas o motorista estava tão embriagado que não conseguiu soprar no equipamento”, relatou a PRF.
Preso, o homem foi encaminhado a Central de Polícia Civil em João Pessoa, onde deve permanecer até esta sexta-feira (18) para passar por audiência de custódia, onde saberá se vai responder ao processo em liberdade ou será encaminhado para um presídio.
Halan Azevedo – Portal Correio
Rede Unilar

TODOS OS BISPOS CHILENOS PEDEM DEMISSÃO POR ESCÂNDALO DE PEDOFILIA


INTERNACIONAL-DESTAQUE.
O papa Francisco recebe no Vaticano o bispo Juan Barros, acusado de acobertar casos de pedofilia, durante encontro entre o pontífice e a cúpula da igreja no Chile
O papa Francisco recebe no Vaticano o bispo Juan Barros,

 acusado de acobertar casos de pedofilia, 
durante encontro entre o pontífice e a cúpula da igreja no Chile - 
CTV/Associated Press
Todos os bispos chilenos apresentaram nesta sexta-feira (18) em Roma um pedido de demissão coletiva de seus cargos em resposta ao escândalo de pedofilia que atinge a Igreja Católica no país.
O Vaticano não divulgou ainda se o Papa Francisco aceitou o pedido. Ele pode confirmar a demissão, recusá-la ou decidir individualmente sobre cada um.
“Nós colocamos nossa posição na mão do santo padre e cabe a ele decidir livremente sobre cada um de nós”, diz um comunicado assinado pelos 34 bispos do país —sendo 31 em atividade e três eméritos.
Uma investigação do Vaticano, divulgada parcialmente nesta sexta, afirmou que a cúpula da igreja chilena é responsável por “graves erros” no modo como lidou com os casos de pedofilia. Por isso, os bispos já estavam em Roma para uma audiência convocada pelo Papa Francisco sobre o caso.
Eles são acusados de queimar documentos, ignorar denúncias e negligenciar vítimas, diz o documento de dez páginas, que teve parte de seu conteúdo divulgado pela imprensa chilena e depois confirmado pelo Vaticano.
“Ninguém pode se eximir de culpa e colocar seu problema nos ombros de outros”, diz o documento, que foi escrito pelo próprio Francisco a partir de uma investigação de 2.300 páginas feita a pedido do Vaticano por dois especialistas no combate a crimes sexuais.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACONTECEU NA MANHÃ DESTA SEXTA (18) EM ACARI


ACARI-RN-CIDADES.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre

Equipes da Assistência Social e Conselho Tutelar de Acari realizaram mais um Pit Stop da campanha "Faça Bonito", que está completando 18 anos de existência.

Através de panfletagem, adesivaço e carro de som, a equipe passou a manhã informando a população e aos motoristas que trafegaram pelo centro da cidade sobre a importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A campanha finaliza na próxima segunda-feira, dia 21 de maio.

21/05 – Roda de Conversa com o tema: Vamos falar de Violências?

Local: Municipal Clube

Hora: 18:30hs

Público alvo: Pais e/ou Responsáveis das crianças e adolescentes matriculados na Rede de Ensino Municipal e Estadual.

Responsáveis: Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.

Rede Unilar

sexta-feira, 18 de maio de 2018

MARCELINHO PARAÍBA TEM PRISÃO DECRETADA POR ATRASO NO PAGAMENTO DE PENSÃO.


CAMPINA GRANDE-PB-POLICIAL.
Jogador defendeu a Seleção Brasileira e hoje atua no time do Treze, em Campina Grande.
A Justiça determinou a prisão do jogador de futebol Marcelinho Paraíba, que atualmente defende o time do Treze, em Campina Grande, por atraso no pagamento de pensão alimentícia. O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Cláudio Pinto Lopes, da Vara da Família de Campina Grande, no dia 11 de maio, mas só foi tornado público nesta sexta-feira (18).
Marcelinho tem 43 anos de idade e foi destaque defendendo a Seleção Brasileira e equipes como o São Paulo, o Grêmio e o Herta Berlim, da Alemanha.
O juiz determina que Marcelinho seja recolhido por 30 dias ao Presídio Agnelo Amorim, conhecido como Presídio do Monte Santo, em Campina Grande, e ainda intima o Treze a descontar o valor devido diretamente no salário do atleta.
O G1 tentou contato com o advogado Afonso Vilar, que representa o jogador, mas a secretária dele afirmou que ele só iria se pronunciar no fim da tarde.
O advogado do Treze, Jorge Ramalho, afirmou que o clube ainda não foi notificado, mas que vai cumprir qualquer decisão judicial.
Marcelinho Paraíba não viajou com a delegação do Treze, que deixou Campina Grande no começo da tarde desta sexta-feira (18) com destino a Maceió para uma partida contra o Santa Rita de Alagoas, pela Série D do Campeonato Brasileiro. Na quinta-feira, ele já havia faltado à atividade do time, alegando problemas pessoais.
   G1 PB



IMPOSTOS PODERÃO CAIR PARA DIMINUIR PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS.


Br-economia.
"Está subindo demais. Já tinha conversado anteriormente com o presidente [da Petrobras] Pedro Parente", disse ministro.
Resultado de imagem para fotos de bombas de combustiveis
O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, disse nesta sexta (18) que é preciso discutir o preço dos combustíveis no país. Ele avaliou que o preço “está subindo demais”, e revelou que medidas como a redução de impostos já estão em discussão. Nessa quinta, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo na Paraíba (Sindipetro-PB) informou que há o risco do litro da gasolina chegar a R$ 5 no estado. Atualmente, o preço em João Pessoa está entre R$ 3,99 e R$ 4,29.
“Está subindo demais. Já tinha conversado anteriormente com o presidente [da Petrobras] Pedro Parente. Cheguei até, em determinado momento, a conversar com o presidente do Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica], porque havia alguma distorção que ninguém entendia e é fundamental que as pessoas entendam”.
Segundo o ministro, a Petrobras pratica uma política preços correta, mas é preciso entender que a composição do preço envolve outros fatores. “Então, temos que, juntos, entrar na discussão desses outros fatores, porque a gasolina, e o combustível de modo geral, sobretudo o gás de cozinha, não é um bem conspícuo”.
Para o ministro, os impostos são muito elevados e, segundo ele, já está em discussão a possibilidade de reduzir o PIS/Cofins e o ICMS. A discussão sobre o preço dos combustíveis, na visão dele, também deve envolver a Petrobras, pela sua importância como fornecedora.
“É uma questão do governo, mas ela [a Petrobras] como elemento importante e fornecedora de um bem fundamental, tem que dar a sua experiência, contribuição e avaliação da realidade para que possamos ter uma política de preço que seja justa”.
Durante palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro, Moreira Franco também considerou que a carga tributária sobre a energia elétrica no Brasil é “absolutamente extorsiva”. “Somos a quinta energia mais cara do mundo, o que é uma coisa muito preocupante. Isso se torna mais preocupante porque o cliente pega a sua conta e não entende como é a composição de preço da energia”, disse, citando a cobrança do ICMS.
Cessão Onerosa
O ministro evitou comentar detalhes sobre a discussão em torno do contrato de cessão onerosa de reservas do pré-sal, que está sendo renegociado entre o governo e a Petrobras. Moreira Franco disse que a Petrobras “é credora” na renegociação, que ocorre de forma confidencial.
Em 2010, quando foi firmado o contrato original, a União cedeu à Petrobras o direito de explorar 5 bilhões de barris de petróleo e gás natural, por meio do sistema de exploração cessão onerosa, modelo pelo qual a contratação entre as partes é direta, e não por meio de leilão ou licitação. Em troca, a empresa pagou ao Tesouro Nacional R$ 74,8 bilhões. O governo e a Petrobras discutem agora a revisão desse valor, já previsto no contrato, considerando, por exemplo, variações do dólar e do preço do barril do petróleo.
Energias renováveis
O ministro disse durante a palestra para empresários fluminenses que está em estudo um programa para financiar a instalação de painéis solares em residências e empresas.
Para o ministro, as fontes renováveis poderão contribuir para a queda do preço final do combustível no país. Segundo Moreira Franco, até 2030, os investimentos em energias renováveis no país devem atingir R$ 125 bilhões.
Agência Brasil
Rede Unilar

CRIANÇAS SÃO TRANSPORTADAS EM PORTA-MALAS DE TRANSPORTE ILEGAL


JOÃO PESSOA-PB-POLICIAL.
Uma fiscalização da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) flagrou, nesta sexta-feira (18), crianças sendo transportadas em um porta-malas de um veículo que fazia transporte escolar clandestino na cidade.
O motorista levava oito crianças de forma clandestina e em condições que colocavam a vida dos passageiros em perigo. Ele teve o carro apreendido e levado ao pátio da Semob-JP, no bairro do Cristo. Por não estarem cadastrados esses veículos não passam por qualquer tipo de inspeção, já os regulamentados passam por vistoria semestral.
A Lei – A fiscalização da Semob-JP, que tem o apoio do Ministério Público da Paraíba (MPPB), está baseada na Lei Complementar Municipal Nº 44, de 09 de maio de 2007, que estabelece normas complementares para a exploração do serviço de transporte remunerado de passageiros em João Pessoa.
Portal Correio

JUÍZA DA LAVA JATO MANDA PRENDER DIRCEU


CURITIBA-PR-POLICIAL.
A juíza Gabriela Hardt, substituta do juiz federal Sérgio Moro, na 13.ª Vara Federal de Curitiba, expediu nesta quinta-feira, 17, o mandado de prisão para o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil/Governo Lula) começar a cumprir a pena de 30 anos, nove meses e dez dias de prisão na Operação Lava Jato. Mais cedo, o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) negou um recurso decisivo do petista e abriu caminho para Dirceu ser preso.
O mandado foi expedido pela magistrada, porque Sérgio Moro está fora do País. A magistrada mandou Dirceu ‘apresentar-se à carceragem da Polícia Federal em Brasília no dia 18 de maio de 2018, até às 17 horas, ocasião na qual a autoridade policial deverá cumprir o mandado’.
“Após a efetivação da prisão, autorizo desde logo a transferência para o sistema prisional em Curitiba, Complexo Médico Penal, ala reservada aos presos da Operação Lava Jato, sem prejuízo de eventual recambiamento ao Complexo Penitenciário da Papuda, no futuro, se for o caso”, determinou Gabriela Hardt.
A magistrada registrou que o acórdão do Tribunal da Lava Jato determinou ‘a execução da pena “assim que exaurida esta segunda instância”, pois “outros recursos, excepcionais, aos tribunais superiores, sem efeito suspensivo, não têm o condão de adiar indefinidamente a resposta penal, sob pena de darem margem à manipulação protelatória dos meios recursais e implicarem impunidade”‘.
“Não cabe a este Juízo discutir a ordem”, afirmou Gabriela Hardt.
“Agrego apenas que tratando-se de crimes de gravidade, inclusive corrupção e lavagem de dinheiro, com produto do crime calculado em cerca de R$ 46.412.340,00, com somente uma pequena parcela recuperada, a execução após a condenação em segundo grau impõe-se sob pena de dar causa a processos sem fim e a, na prática, impunidade de sérias condutas criminais.”
Zé Dirceu foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro, em 1.ª instância, por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e pertinência à organização criminosa por envolvimento no esquema de corrupção da Petrobrás. O ex-ministro teve a pena aumentada pelo Tribunal de 20 anos e 10 meses para 30 anos, 9 meses e 10 dias.
Dirceu foi preso em agosto de 2015, em regime preventivo, por ordem do juiz Sérgio Moro. Em maio do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) o colocou em liberdade.
Fonte: Estadão Conteúdo
Rede Unilar

UM GOLPE CERTEIRO; POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM E APREENDE DROGAS E ANABOLIZANTES EM NATAL


Natal-rn-policial.
A Polícia Civil prendeu um homem e apreendeu comprimidos de ecstasy, cerca de R$ 30 mil, anabolizantes e frascos de lança-perfume, fato registrado nesta quinta-feira dia 17, em Natal capital do RN. Pesa contra o  memento preso a suspeito de integrar uma quadrilha de traficantes de drogas sintéticas.
Denominada de “Etiqueta Falsa”, a operação foi encabeçada por policiais da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc). O elemento foi detido na residência em que morava, localizada no bairro Neópolis, Zona Sul da Natal.
De acordo com a Polícia Civil, a droga e os anabolizantes eram vinham dos estados de São Paulo e Paraná enviados por distribuidores da região, e chegavam através dos Correios. O suspeito agora usava nomes falsos de remetente e destinatário nas correspondências, para dificultar as investigações.
As apurações da polícia continuam. Segundo o delegado Renê Lopes, um dos que participaram da aço, outras pessoas ainda estão sendo procuradas. Os anabolizantes e comprimidos de ecstasy apreendidos, seriam comercializados em festas de música eletrônica e academias de musculação.
Fonte: G1RN



MORRE A ATRIZ ELOÍSA MAFALDA AOS 93 ANOS


RIO-DESTAQUE
Divulgação/TV Globo
Famosa por 'Roque Santeiro' e mais novelas, artista faleceu em sua casa em Petrópolis, nesta quarta; causa da morte ainda não foi revelada

A atriz Eloísa Mafalda, famosa pela personagem Dona Pombinha Abelha em "Roque Santeiro", morreu aos 93 anos, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, segundo informações do jornal "O Globo". Marcos Teixeira, seu filho, confirmou que ela faleceu por volta das 20h30m desta quarta-feira (16), em casa.

De acordo com o jornal, o enterro de Eloísa será em Jundiaí, no interior de São Paulo, nesta quinta ou na sexta-feira. A causa da morte ainda não foi revelada.

Eloísa Mafalda começou sua carreira em radionovelas da Rádio Nacional. Ela fez sua estreia na TV Paulista, onde ficou até a emissora acabar e ser vendida para a Rede Globo. Na emissora, ela interpretou papéis como a Dona Nenê da primeira versão de "A Grande Família"; a Maria Machadão de "Gabriela"; Gioconda Pontes em "Pedra sobre Pedra" e Manuela em "Mulheres de Areia".

Rede Unilar


AÇUDE DE BOQUEIRÃO PARA DE RECEBER ÁGUA

Boqueirão-pb-cidades
Bombeamento da transposição está suspenso e o que evitou problemas piores no açude foram os índices de chuva satisfatórios da região
chegada-da-transposicao-ao-acude-de-boqueirao-completa-um-ano

O açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, está sem receber água. O bombeamento da transposição do São Francisco para o reservatório está suspenso, mas as chuvas registradas nos últimos dias ‘salvaram’ o açude de problemas piores. Segundo o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes, a situação é considerável e boa. O açude é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e região.

 “Hoje o açude está com quase 146 milhões de metros cúbicos, uma situação boa, com um volume considerável, inclusive maior que o volume de terça (15). Não estamos perdendo tanto, mesmo com a Transposição parada, porque estamos no período chuvoso. Ele está distribuindo normalmente água pra Campina e Acauã, além de atender aos usuários da pequena agricultura de subsistência do local”, explicou João Fernandes. Atualmente, Boqueirão está com 35,45% da capacidade.

Obras
Após reunião realizada na segunda-feira (14), na sede do Ministério Público Federal (MPF) em João Pessoa, a empresa PB Construções se comprometeu em retomar as obras da tomada complementar de água (rasgo) no açude de Poções (eixo leste da transposição), localizado no Cariri paraibano, até o fim desta semana. Por causa dos problemas com o início da obra, o bombeamento da água da transposição do São Francisco para o açude de Boqueirão permanece suspenso.

Durante o encontro dessa segunda, ficou definido que o MPF enviará ao Ministério da Integração Nacional colocações da PB Construções acerca de atrasos no pagamento das medições da obra. O Ministério Público Federal enviará também, ao Dnocs, documentação que será entregue pela empresa para análise jurídica do pagamento de válvulas adquiridas para uso na obra.

Nessa terça-feira (15), o Comitê de Gestão da Crise Hídrica do Ministério Público da Paraíba fiscalizou o canteiro de obras de Poções. Na oportunidade, segundo o presidente da Aesa, a empresa assumiu o comprometimento depois de 147 dias do acertado, que era dia 2 de abril. “Fomos a obra e lá conversamos com as duas construtoras responsáveis. A PB Construções assumiu perante o Dnocs, do Ministério Público e da Aesa o comprometimento. Eu espero que dessa vez seja cumprido. Se não for, vamos atrás mais uma vez”, disse.

ANTÔNIO FAGUNDES É VÍTIMA DE FAKE NEWS




BR- FAKE NEWS PERCISTEM

Na manhã desta quinta-feira, 17, vários sites e blogs replicaram a falsa notícia afirmando ser o ator nas cenas de violência

Uns aparecem sempre mortos. Outros doentes. E há os que têm seus nomes envolvidos em confusão. A mais nova vítima famosa de fake news (notícia falsa) é o ator Antônio Fagundes. Imagens atribuídas a ele mostram um homem de cabelos brancos, visivelmente embriagado, discutindo com um outro mais jovem num posto de gasolina.

Na manhã desta quinta-feira, 17, vários sites e blogs replicaram a falsa notícia afirmando ser o ator nas cenas de violência. Procurados, Antonio Fagundes e Alexandra Martins, sua mulher, disseram que souberam do vídeo logo nas primeiras horas do dia. A Assessoria de Imprensa da TV Globo também confirmou ao EXTRA que não trata-se do ator no vídeo.

"Acabamos de descobrir essa confusão! Não foi a primeira e nem será a última fake news envolvendo o Antonio. Dá para ver claramente que não é ele”, ressalta Alexandra.

O casal está tomando as medidas cabíveis com o auxílio da TV Globo, e vai pedir para que o vídeo seja retirado do ar. “Em breve, sairá uma nota oficial sobre o caso”, diz a mulher de Fagundes.

Extra

CONFUSÃO EM PADARIA DA ZONA LESTE DE TERESINA TERMINA COM CANTOR BALEADO


TEREZINHA-PI-POLICIAL.
Cantor Saulo Dugado foi baleado na perna, segundo um primo. A Secretaria de Segurança (SSP) informou que o autor foi um policial militar
 
Uma discussão em uma padaria da Zona Leste de Teresina, na manhã desta quinta-feira (17), deixou o cantor Saulo Dugado baleado. Um primo do cantor informou que ele se desentendeu com funcionários do estabelecimento e, quando um policial militar tentou conter a situação, houve discussão, agressões físicas e dois tiros foram disparados.

A discussão foi registrada em vídeo. Nas imagens é possível ouvir xingamentos e ver as agressões. Algumas pessoas tentam separar a briga, até que são ouvidos dois disparos. Um deles acertou o cantor na perna.

O primo do cantor contou ao G1 que Saulo foi ameaçado antes de receber os disparos. "Ele chegou para tomar café com a namorada e reclamou com a atendente que não tinha lenço, palito, nem sal e açúcar, aquelas coisas que ficam em cima da mesa e esse rapaz 'se doeu' e disse para ele que ele ia pegar um tiro se não ficasse calado e o resto do vídeo mostra tudo", afirmou.

A Polícia Civil e a Militar estiveram no local e confirmaram os disparos. A Secretaria de Segurança do Piauí (SSP) confirmou que quem efetuou os disparos foi um policial militar de folga e até o momento ele não foi encontrado para prestar depoimento.

O cantor está em um hospital particular de Teresina para fazer uma cirurgia na coxa, onde a bala está alojada. Ele seguiu para o hospital de carro próprio e o gerente do estabelecimento informou que registrou boletim de ocorrência no 5º Distrito Policial.




BRASIL TEM 21% DE CHANCES DE VENCER A COPA, APONTA ESTUDO

BR-ESPORTES.

Um estudo feito por pesquisadores da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que a seleção brasileira do técnico Tite é a favorita para vencer a Copa do Mundo da Rússia, com exatamente 21% de chances.

De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o estudo foi concluído com base em mais de 1 milhão de simulações feitas a partir dos gols marcados e sofridos nos últimos quatro anos em cada partida das 207 seleções que são filiadas à Fifa.
A segunda seleção favorita é a Espanha, com 13,5% de chances. Em terceiro lugar vem a Alemanha, com 11,4%, seguida pela França, com 9,5%, e pela Argentina, 8,5%.

“Os resultados estão de acordo com o esperado. O Brasil é o favorito, mas não significa que tem alta chance de ganhar. Não é isso que está refletido no estudo. A chance de não ser campeão é maior. Se é de 21% a chance de vencer, tem quase 80% de não vencer. É importante ler o número com esse olhar”, explicou o pesquisador da FGV Moacyr Alvim ao diário carioca.
Rede Unilar




CAMPINAS-SP-POLICAL.
 lula 05abr18 (1)
O juiz federal Haroldo Nader, da 6ª Vara de Campinas, suspendeu imediatamente, por meio de uma liminar, as regalias concedidas ao ex-presidente Lula. Para o magistrado, o petista não precisa de segurança, motorista, veículo e cartão corporativo, por exemplo, já que está preso.

A ação foi movida pelo advogado Rubens Nunes, em causa própria. Ele questiona a manutença das regalias ao ex-presidente preso, mesmo com o decreto, assinado por Lula, que garante “benefícios” a ex-presidentes.

O decreto de 2008 garante de dois veículos oficiais, com respectivos motoristas, e serviços de seis servidores — quatro para segurança e apoio pessoal e dois para ccargos em comissão.

Em sua decisão, Nader afirma que, no presídio, Lula tem toda a segurança que precisa e que o pagamento dos assessores que continuam designados a Lula causarão prejuízos aos cofres públicos e que não há “qualquer justificativa razoável” para mantê-los no cargo.

Em relação aos dois carros dos quais o ex-presidente tem direitos, o magistrado aponta que “qualquer necessidade de transporte a outro local é de responsabilidade policial federal e sob escolta”. Para o juiz, a permanência das regalias pagas com dinheiro público é um ato lesivo “ao patrimônio público, pois é flagrante a inexistência dos motivos”.

Rede Unilar


quinta-feira, 17 de maio de 2018

MULTIDÃO RECEBE JAIR BOLSONARO NO AEROPORTO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE, NA GRANDE NATAL

NATAL-RN-politica.

Uma multidão recebeu o presidenciável Jair Bolsonaro na tarde desta quinta-feira (17), no aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. O pré-candidato à presidência pelo PSL foi carregado nos braços dos potiguares, aos gritos de “mito” e “presidente do Brasil”.



BNDES PUBLICA EDITAL PARA MODELAGEM DE PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS


BR-ECONOMIA.
Imagem relacionada
Fonte.m.gifanimados.com
Um dia após o governo alterar o decreto que incluiu a Eletrobras no Programa Nacional de Desestatização (PND), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) publicou hoje (17), em seu site, o edital para a contratação dos serviços necessários à estruturação e definição do modelo de privatização da empresa.

Todo o processo se dará na forma de pregão eletrônico e deve ser feito pelo Portal de Compras do Governo Federal (www.comprasgovernamentais.gov.br). De acordo com o aviso, as empresas
Já podem entregar as suas propostas a partir desta quinta-feira. A abertura dos envelopes ocorrerá no dia 12 de junho, às 10h30.

LULA DIZ QUE NÃO QUER INDULTO


BR-POLITICA.
Gleisi Hoffmann, o poste de Lula na presidência do PT, também disse na saída da sede da PF em Curitiba que o condenado não quer saber de indulto.
Resultado de imagem para foto lula

“Hoje ele me disse claramente: ‘Tem que parar de falar em indulto para mim. Eu não aceito indulto. Eu sou inocente, quero provar minha inocência'”, afirmou Gleisi.

Lula, é claro, espera ser solto antes que precise de um indulto.

Rede Unilar

EM NOTA, GLEISI CONTESTA RELATÓRIO DA PF.


BR-POLITICA.
Resultado de imagem para foto Gleisi Hoffmann

Gleisi Hoffmann divulgou no site do PT uma nota em que contesta o relatório da PF, revelado por Crusoé, segundo o qual ela é corrupta e recebeu dinheiro da TAM.

A presidente do PT alegou que o relatório foi “vazado ilegalmente”: “Como é que um processo que corre em segredo de Justiça tem um suposto relatório vazado para a imprensa, sem que isso seja do meu conhecimento ou da minha defesa? Com que objetivo?”

Disse também que nunca teve contas pagas por terceiros nem recebeu dinheiro ilegal, para ela mesma ou para campanhas eleitorais. E alegou ser vítima de “perseguição político-judicial-midiática”.



TRÂNSITO E TRANSPORTE TERÃO OPERAÇÃO ESPECIAL PARA CONCURSO DA SECRETARIA DE SAÚDE


RN-TRANSITO 

Neste domingo (20) será realizado o concurso público para preenchimento de cargos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal e é por isso que a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), vai realizar uma operação especial no trânsito e transporte.

Segundo a pasta, a linha 588 (Circular UFRN) vai operar com cinco veículos para atender a demanda dos candidatos pela manhã e tarde. Além disso, a pasta disponibilizará 14 agentes de mobilidade, duas viaturas e quatro motos para auxiliar na organização do trânsito no Campus Universitário, principalmente nas rotatórias.

Apesar disso, a STTU recomenda que o candidato saia com bastante antecedência de casa para evitar imprevistos e chegar ao local de prova com tranquilidade. Também é recomendado que o candidato visite o local de prova com antecedência.

COPA DO MUNDO: FUNCIONÁRIOS PODEM OU NÃO TER FOLGA NOS JOGOS?


Br-geral.

Álbuns de figurinhas completos, jogadores convocados e contagem regressiva: 28 dias para a Copa do Mundo da Rússia! O evento é realizado a cada quatro anos e mesmo aqueles que não acompanham e não torcem para nenhum time de futebol, entram no clima ‘Verde e Amarelo’ para participar da festa. Afinal, é o Brasil

No entanto, além da apreensão de um novo 7×1, muitos brasileiros estão preocupados também em como acompanhar o mundial, já que alguns jogos acontecem durante a semana e em horário comercial. A má notícia para quem estava na expectativa de conseguir uma folga, é que as empresas não têm obrigação de liberar os funcionários
O advogado trabalhista, Leandro Fraga, esclarece que, apesar da sensação de feriado, os jogos não traduzem modificações no dia-a-dia do trabalho. Por isso, não é obrigatório dar folga ou liberar os funcionários, a não ser que o empregador faça um acordo e queira liberar.

“A Copa do Mundo faz parte da cultura dos brasileiros, então temos uma tendência a acreditar que é feriado, mas não é. Os jogos não traduzem nenhum tipo de modificação do dia-a-dia do trabalho, então o empregador não tem nenhuma obrigação de liberar seus funcionários. O fato de sair mais cedo ou entrar mais tarde vai de cada empregador e é uma questão simplesmente de acordo entre as partes”, afirma.

Para o funcionário que conseguir sair da empresa apenas para acompanhar os jogos na condição de voltar depois, o advogado faz um alerta: não consumir bebidas alcoólicas. Segundo ele, ir para o local de trabalho sob efeito de álcool pode ser motivo até mesmo para demissão por justa causa.

“O principal cuidado do empregado é com relação à bebida, principalmente se tiver que voltar para o trabalho depois. Às vezes toma uma cerveja na empolgação, mas se tem que voltar depois, não pode beber. Isso, inclusive, seria motivo para uma justa causa. Caso ele seja liberado e não retorne depois do jogo, como combinado, poderá ter o dia de trabalho descontado”, conclui Fraga.
Rede Unilar