99.5FM Currais Novos - RN

sábado, 11 de agosto de 2018

SERIDOENSES QUE RESIDEM EM NATAL DEVERÃO DISPUTAR VAGAS NA CÂMARA FEDERAL


Rn-politica.
Novos nomes estão sendo estimulados a disputada rumo a Câmara Federal nas eleições de outubro. De Caicó, residente em Natal, Eliene Gomes (PSD) lançou sua pré-candidatura a deputada federal. Viúva do jornalista F. Gomes, que foi assassinado em 2010 e até hoje a família cobra por justiça, ela tem sua pré-candidatura lançada e buscará unir-se a outras famílias que cobram da justiça causas semelhantes.
Outro nome que também tem ganhado força no interior e na grande Natal é da advogada Isabel Gorgônio (PSD). Residente na capital a jovem é filha do ex-presidente da Câmara de vereadores da cidade de São José do Seridó, Djalma Gorgônio, irmã do médico Diogo Bruno e casada com o advogado Alan. Isabel nasceu e morou parte da vida em São José do Seridó.
Ainda a pré-candidatura da caicoense Lúcia Mara (PSD), que a há mais de dez anos, atua na capital do estado ajudando pessoas do interior que precisam de atendimento médico na capital, tem repercutido de forma positiva. Lúcia é formada em contabilidade mas tem um valoroso serviço com famílias da região do Seridó em Natal.


EZEQUIEL PARTICIPA DE CAVALGADA EM ACARI E PRESTA CONTAS AOS SERIDOENSE


RN-EVENTOS 
Aconteceu na manhã deste sábado (11), a tradicional cavalgada de amigos devotos de Nossa Senhora da Guia, em Acari. Centenas de cavaleiros, entre eles o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB). O grupo percorreu o percurso até a Igreja Matriz finalizando com missa campal e o desfile pelas principais ruas.
"Acari está de parabéns. Realmente presenciei fé, devoção e tradição dos cavaleiros durante o desfile pelas principais ruas da cidade, vivenciei o amor do povo de Acari à Nossa Senhora da Guia. O povo prestigiou muito bem o evento. Rever amigos, prestigiar nossas raízes culturais e ouvir a comunidade de perto é o que mais gosto de fazer e faço sempre", comentou Ezequiel Ferreira, ao lado do empresário Vijânio Filho (PSDB), vereador Zuil Ribeiro, do pré-candidato a deputado estadual, Thiago Almeida e amigos que integram o grupo.
Após a cavalgada Ezequiel Ferreira ainda teve a oportunidade de demonstrar importantes conquista para o município. Chegou em Acari, com a solicitação do deputado, uma viatura policial modelo Gol, recuperação da RN que liga Acari a Cruzeta e ações da Emater com carros refrigerados que oferecem melhores condições de transporte dos produtos da agricultura familiar. Assim como a conclusão das obras do abatedouro da cidade que irá colocar em outro patamar de higiene e condições sanitárias o abate de animais na cidade.  Os reparos nas Adutoras de Serra de Santana e Currais Novos/Acari também foram ações do mandato de Ezequiel Ferreira.

CARLOS EDUARDO QUER REABRIR CAMPUS DA UERN EM MACAU


RN-POLITICA.

O candidato homologado a governador pelo PDT incluiu em suas propostas para Macau e região, a reabertura do Campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), fechado e prejudicando não só a cidade, mas toda a região.
"A UERN é uma instituição fundamental e contribui para o ensino superior do Estado. Não dá para aceitar essa situação e meu programa para Macau e todos os municípios próximos prevê a reabertura da UERN", afirmou Carlos Eduardo.

PREFEITURA DE ACARI PAGA ADIANTADO 50% DO 13º SALÁRIO DOS SERVIDORES


RN-POLICIAL
Por determinação do Prefeito Isaias Cabral, a Prefeitura Municipal, antecipou o pagamento de 50% do 13º Salário a todos os servidores públicos municipais. O benefício já está disponível nesta sexta-feira, dia 10 de agosto, nas contas bancárias.
 A imagem pode conter: texto
O esforço da Administração Municipal para viabilizar o adiantamento do 13º Salário, injeta dinheiro na economia do município, contribuindo para que as pessoas paguem suas dívidas, façam novas compras ou apliquem o dinheiro como bem entenderem, colaborando para movimentar a economia do município, principalmente na época onde vivenciamos a festa da padroeira.

IDENTIFICADO ASSALTANTE QUE TROCOU TIROS COM A PM EM PARELHAS E FOI PRESO


RN-POLICIAL.
A imagem pode conter: 1 pessoa, texto
Por volta das 20 horas dessa sexta-feira (10) a polícia de Carnaúba dos Dantas recebeu a informação de que havia ocorrido um assalto a um posto de combustíveis na cidade. Durante a perseguição, os acusados se depararam com o Grupo Tático de Operações (GTO) de Parelhas na RN 086.
Os elementos efetuaram dois disparos contra a guarnição, que por sorte as balas só atingiram a viatura. A polícia revidou e os homens, que estavam em uma moto perderam o controle, o que fez com que a polícia conseguisse prender um dos acusados.
O outro acabou fugindo por um matagal das redondezas, provavelmente baleado segundo informações. O suspeito preso foi identificado a princípio como Amauri, morador do Bairro São Sebastião da cidade de Parelhas RN.
TV Social Mídia

MOSSORÓ REGISTRA O 159º HOMICÍDIO DE 2018


RNN-POLICIAL.
A cidade de Mossoró na região oeste do Rio Grande do Norte registra mais um crime de homicídio, o terceiro em menos de 48 horas.
Um Jovem de 18 anos identificado como Leonardo Henrique Tavares Nunes, morador do acampamento dos sem tetos denominado de terra prometida, localizado na Estrada da Raiz, foi encontrado morto com marcas de tiros, na manhã deste sábado 11 de agosto de 2018 em uma Vereda entre o acampamento onde morava e o conjunto Wilson Rosado.
Populares informaram que ouviram disparos de arma de fogo por volta das 22 horas de sexta feira (10), mas não comunicaram a polícia porque segundo os moradores é comum ouvir disparos de arma de fogo sempre a noite aqui nessa região.
Populares que passavam nesta manhã aqui por esta Vereda Encontraram o corpo e acionaram a polícia militar que está isolando o local aguardando a chegada da equipe do ITEP também da delegacia de plantão.
a polícia informou que ontem à noite fazia Patrulhamento aqui nessa região quando se deparou com uma Hilux SW4 Preta em alta velocidade aqui no bairro, mas não confirma se há ligação desse homicídio com essa SW4.
FIM DA LINHA

ORDENAÇÃO DIACONAL DO LAGOANOVENSE CÍCERO PEDRO DA SILVA MEDEIROS ACONTECE PRÓXIMA


RN-CIDADES.
Celebração eucarística marcará ordenação ao diaconato do Lagoanovense Cícero Pedro da Silva Medeiros. Ato solene acontece próxima segunda-feira, dia 13 de agosto ás 19h00 na igreja matriz de São Francisco de Assis em Lagoa Nova. A celebração será realizada pelo bispo diocesano, Dom Antônio Carlos Cruz Santos e será retransmitida pela Rádio Serrana FM.
Histórico
CÍCERO PEDRO DA SILVA MEDEIROS nasceu no Povoado Manoel Domingos no dia 28 de junho de 1983, filho dos agricultores Severino Pedro da Silva (In memoriam) e Josefa Silvina da Conceição, foi batizado no dia 30 de julho de 1983 na capela de Nossa Senhora da Conceição no Distrito Manoel Domingos, onde também fez sua primeira Eucaristia; na sua adolescência sempre participou do grupo de jovens “Jesus nos Ama” e foi coordenador do Grupo de Oração “Cerco de Jericó”. 
Como Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão além de levar a Eucaristia aos idosos e enfermos, também celebrava a palavra nas comunidades rurais da paróquia especialmente no Distrito Manoel Domingos e no Assentamento José Milanês onde morou por mais de 20 anos. 
Nesta vivência de igreja conheceu Maria Neide com quem se casou no dia 29 de dezembro de 2007, tem duas filhas Ester Clarisse com 9 anos e Sara Eloáh com 2 anos. Iniciou seus estudos na Escola Diaconal Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo no ano de 2010, mas devido a pouca idade teve que esperar completar a idade canônica de 35 anos para ser ordenado. 
Atualmente Cícero Pedro é Secretário Paroquial, e exerce suas funções como leitor e acólito nas comunidades rurais: Sítio Santa Rita, Sítio Massangana, Sítio Filgueira, Clavinote, Sítio Baixa Verde, Sítio do Meio e sempre que necessário auxilia em outras comunidades e na zona urbana.
Com Informações do Lagoa Nova Destaque.





MORRE A SEGUNDA JOVEM ENVOLVIDA EM ACIDENTE NA SERRA DE TEIXEIRA


PB-TRANSITO 
Apurações preliminares da polícia indicam que o sistema de freios do caminhão teria apresentado falha, fazendo com que o motorista perdesse o controle.
Duas jovens morreram após a moto na qual trafegavam bater em um caminhão-tanque em trecho de serra da rodovia PB-110, na Zona Rural de Teixeira, no Sertão da Paraíba, a 320 km de João Pessoa, na tarde desta sexta-feira (10).
Uma das mulheres, Maiane Maia Bezerra, 23 anos, perdeu a vida ainda no local e Adailsa Simplício da Costa, 20 anos, foi atendida pelo Samu em estado grave, mas veio a óbito às 20h30, no Hospital Regional de Patos. Ambas são da cidade de Matureia, na Paraíba.
Segundo as polícias Militar e Civil de Teixeira, apurações preliminares indicam que o sistema de freios do caminhão teria apresentado falha, fazendo com que o motorista perdesse o controle do veículo, chegando a tombar na lateral da pista, chocando-se com a motocicleta, que seguia no sentido contrário da via. O motorista do caminhão não se feriu.
A polícia informou que o caminhão estava carregado de combustível, mas não especificou qual seria. Profissionais do Corpo de Bombeiros compareceram ao local do acidente e trabalharam para evitar que o material inflamável pudesse explodir. O trânsito não ficou prejudicado no trecho da rodovia.

EXPLOSÃO NA USIMINAS DEIXA FERIDOS, E USINA É EVACUADA EM IPATINGA.

Mg-cidades.
U
ma explosão dentro da Usiminas, em Ipatinga, fez a usina ser evacuada na tarde desta sexta-feira (10). Trinta e quatro pessoas foram levadas para o hospital, mas nenhuma em estado grave; não há mortos.

O acidente ocorreu em um dos quatro gasômetros da unidade, na área da aciaria, onde o ferro é convertido em aço, por volta das 12h40. Não se sabe ainda a causa da explosão. Cerca de 4 mil pessoas trabalham na usina e no momento do acidente a maior parte dos trabalhadores estava no horário do almoço.
Em coletiva de imprensa na noite desta sexta-feira, o presidente da Usiminas, Sérgio Leite de Andrade, afirmou que a usina voltou a operar parcialmente, após algumas áreas serem liberadas pelo controle de segurança da empresa; a informação também foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. O local onde ocorreu a explosão, e algumas áreas próximas que foram afetadas seguem interditadas.
"Foi um acidente grave, que preocupou a todos, mas não há qualquer isso para a cidade de Ipatinga. Foi monitorado a questão de gases, foi feito um trabalho junto com a área de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, houve uma mobilização muito grande e imediata. Nós processamos uma evacuação da empresa, paralisamos todas as nossas operações na usina naquele momento e duas horas depois nós começamos a trazer de volta o nosso pessoal. Nós fomos retornando com as pessoas, já que não havia qualquer risco em termo de área interna da Usiminas e em termo de cidade em nenhum momento houve”, afirmou Sérgio Leite.

CRIANÇA DE 7 ANOS MORRE APÓS PISAR EM UMA ÁGUA-VIVA


Internacional-geral.
“Mamãe, me ajude!”, foram as palavras finais da criança que morreu após pisar na água-viva
Pequena Gaia Trimarchi morreu durante férias com a família depois de pisar em uma água-viva. (Foto: Viral Press)
A jovem italiana Gaia Trimarchi, de 7 anos, estava catando conchinhas na praia da ilha Sabitang, nas Filipinas, quando pisou em uma água-viva e morreu após ter uma reação alérgica agressiva.
De acordo com informações publicadas pelo site The Mirror, ela estava atravessando a água rasa no último dia de viagem quando se enroscou nos tentáculos assassinos de uma água-viva-caixa, um dos animais mais mortiferos do mundo. As trágicas palavras finais de Gaia para sua mãe Manette foram: "Eu nunca mais vou para a praia. O que vai acontecer comigo? Mamãe, me ajude."
Manette e seus parentes correram para um barco local pedindo ajuda, mas, apesar da presença conhecida de águas-vivas na área, não havia nenhum equipamento de primeiros socorros a bordo
Gaia foi declarado morta na chegada ao Hospital Municipal de Caramoan cerca de uma hora depois, após sofrer uma reação alérgica grave e agressiva. "Ficamos todos confusos e chocados quando a ouvimos de repente gritar de dor. "Nenhum estabelecimento no local, nem mesmo o guia turístico, tem um kit de primeiros socorros. Eles até nos culpavam por não trazer vinagre”, disse a mãe.
Gaia, que tem uma mãe filipina e pai italiano, ganhou dezenas de competições de natação e medalhas de ouro na Itália. Sua mãe disse que suas coxas já estavam ‘violetas’ no momento em que elas correram para ela na praia.
Além da falta de apoio em primeiros socorros, o hospital mais próximo da praia leva pelo menos 40 minutos, com duas transferências de moto e barco.
A prima de Gaia escreveu on-line

LAVA JATO DENUNCIA PALOCCI E MANTEGA POR LAVAGEM DE DINHEIRO


BR-POLITICA.
A força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato apresentou hoje (10) à Justiça denúncia contra os ex-ministros da Fazenda Antônio Palocci e Guido Mantega pelos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. Executivos da empreiteira Odebrecht e os publicitários Mônica Moura e João Santana também foram denunciados.
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), três ex-diretores da empresa ofereceram vantagens ilícitas aos ex-ministros para que ajudassem na edição de uma medida provisória de interesse da empresa. Segundo a investigação, foram disponibilizados R$ 50 milhões em uma conta do setor de propinas da empresa, que ficou à disposição dos acusados. Parte do valor teria sido repassada aos publicitários para ser usada na campanha eleitoral de 2014.

COMEÇA A PINGAR DINHEIRO DO FUNDO ELEITORAL PARA OS PARTIDOS


DF-POLITICA.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) depositou R$ 704 milhões do fundo eleitoral nas contas dos partidos. De Acordo com a coluna do Estadão, o pagamento já está disponível.
Para receber o dinheiro, os partidos precisam primeiro apresentar a documentação detalhando como será feita a divisão do fundo. Oito legendas não fizeram isso ainda. Outras 12 apresentaram os documentos e tiveram recursos liberados, e oito aguardam análise.

JOVEM DÁ CELULAR, LADRÃO DIZ QUE FOI 'DEBOCHE' E MATA


Sp-policial.
Uma amiga que acompanhava a estudante Paula de Freitas Silva, de 18 anos, morta ao entregar o celular a um criminoso em Santo André, na Grande São Paulo, disse à polícia que o ladrão atirou na garota porque achou que ela estava “debochando” da cara dele. A ação ocorreu por volta das 19h de quinta-feira (9).
No depoimento, a jovem que presenciou o assassinato disse que a vítima e mais duas amigas estavam a caminho da escola quando dois homens em uma moto as abordaram, anunciando o assalto e exigindo os celulares.
Os amigos contam que ela não reagiu, mas que, ao entregar o celular, o ladrão afirmou que ela estava com cara de “deboche” e perguntou “está me tirando?”.
O criminoso atirou contra o peito da vítima e não levou os pertences dela, atirando o celular que Paula havia lhe entregue e a bolsa da garota no chão, próximo ao corpo.
Em depoimento, amiga relatou que ladrão achou que vítima estava 'debochando' (Foto: TV Globo/Reprodução)
As amigas da vítima contam que chamaram a polícia, e uma ambulância levou Paula ao hospital, mas ela acabou não resistindo aos ferimentos.
Adicionar legenda
Moradores da região afirmam que a Polícia Militar deixou de realizar o policiamento da região. Segundo eles, sempre havia um carro da ronda escolar da PM próximo à escola, o que não vem ocorrendo.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública diz que procura câmeras para identificar os criminosos e nega que haja falta da ronda escolar na região.
A pasta diz ainda que, nos seis primeiros meses de 2018, houve a redução de 11% nos roubos na região em relação a 2017.
Quem tiver informações sobre o crime pode denunciar por meio do Disque Denúncia, para o número 181. A ligação é sigilosa e não exige identificação.

Philipe Guedes, SP1

RIO GRANDE DO NORTE APRESENTA POTENCIALIDADES E AVANÇOS DA ENERGIA EÓLICA


RN-ECONOMIA.
Resultado de imagem para imagens de torres de aerogeradores

O Diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Rondinelle Oliveira, apresentou na manhã dessa quinta-feira,9, os avanços do Rio Grande do Norte na geração de energia eólica. A apresentação foi feita durante a feira Brazil Windpower, maior evento de energia eólica da América Latina que é  sediado  no Rio de Janeiro.

“Para nós que representamos o RN é motivo de muito orgulho apresentar o trabalho que faz do nosso estado o primeiro em energia eólica do Brasil. Conseguimos avançar na geração de energia limpa e fazer o nosso estado crescer de forma econômica e sustentável”, ressaltou Rondinelle.

Para a edição desse ano, o Idema montou um estande que retrata um pouco do cenário das energias no Rio Grande do Norte. No local, uma equipe técnica do Instituto recepcionava os visitantes da feira e apresenta o RN como alternativa viável para os empreendedores, além de tirar dúvidas sobre normas e procedimentos para o licenciamento ambiental.

O Rio Grande do Norte tem 3.722.45MW de capacidade instalada, 137 parques eólicos em operação e 16 em construção. Mais de 60% deles foram habilitados na atual gestão do Idema.


AGENDA DE CARLOS EDUARDO AMANHÃ

RN-POLITICA.
Resultado de imagem para foto carlos eduardo
Atenção; essa é a agenda de Carlos Eduardo para este sabado:
Agenda Sábado 11/08/18
10:00 - Macau 

(Entrevistas e reunião partidária com lideranças da região)


15:00 - Alto dos Rodrigues

(Reunião Partidária com lideranças da região)

19:30 - Fernando Pedroza

(Novena Padroeiro)

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

AUSÊNCIA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES NO DEBATE REFORÇA INELEGIBILIDADE DE LULA


BR-POLITICA.
Andre Dusek AE - Luiz Inacio Lula da Silva
A ausência do candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) no primeiro debate presidencial das eleições 2018 reforça a inelegibilidade do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Operação Lava Jato, avaliam analistas ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo na manhã desta sexta-feira, 10. Preso em Curitiba desde 7 de abril pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o petista não obteve autorização judicial para participar do programa.
O cientista político Rodrigo Prando, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, comenta que a ausência partido no debate faz o eleitorado entender algo que ainda não estava claro: a inelegibilidade do ex-presidente Lula. “Simbolicamente, foi importante para as pessoas entenderem que, juridicamente, a manobra do PT de colocar o Lula em evidência não surte efeito legal”, afirma. “É uma estratégia eleitoral, política”, diz.
Segundo Prando, isso faz com que eleitores que tinham o ex-presidente como opção passem a repensar as alternativas. “O PT optou por reafirmar o discurso de vítima, de perseguição, para mantê-lo em evidência. Isso teve bônus, como constar o nome nas pesquisas de intenção de votos, mas sua ausência no debate foi um ônus”, avalia.
 

PROMOTORES QUESTIONAM EXECUÇÃO PENAL E JOGAM PARA O TJ PARTE DA FATURA DA VIOLÊNCIA DO RN


BR-DESTAQUE
TJRN-750x500
Em nota conjunta distribuída nesta sexta-feira, promotores de justiça questionam o modelo de restrição de liberdade do regime semiaberto e apelam para que o Judiciário reveja a estratégia atual.
“A questão é que, além da prisão domiciliar, o entendimento adotado simplesmente deixa de aplicar as demais regras do semiaberto para o apenado, fixando esse regime de amplíssima liberdade durante o dia e recolhimento noturno para dormir na própria casa”, escreveram os agentes do MP. Pelo argumento, o modelo fomenta o crime.
“Muitos desses “apenados”, então, aproveitam essa liberdade irrestrita durante o dia e parte da noite para praticar crimes, usar drogas ou realizar outras atividades ilícitas”, afirmaram os promotores.


INSTITUTO PREVÊ EFEITOS MAIS FORTES DO EL NIÑO NO BRASIL NO COMEÇO DE 2019.


Br-cidades 

Em relatório desta quinta-feira, dia 9, o centro de pesquisa americano IRI mantém previsão de formação do fenômeno e estima pico dos efeitos aqui no país entre o verão e o começo do outono
O Instituto Internacional de Pesquisa Climática (IRI, na sigla em inglês) manteve a previsão de El Niño para 2018 e 2019 em relatório divulgado nesta quinta-feira, dia 9. Segundo a entidade, o aquecimento do oceano Pacífico que caracteriza o fenômeno já ocorre ao longo dos próximos meses. Mas efeitos no Brasil serão mais percebidos por aqui a partir do começo do ano que vem.
 “O resumo da ópera é que vamos sentir os efeitos na próxima safra de verão”, diz Desirée Brandt, da Somar Meteorologia. Segundo ela, o El Niño deve trazer falta de chuva para a região do Matopiba, chuva talvez em excesso para o Sul – principalmente para o Rio Grande do Sul – e pancadas mal distribuídas para o Sudeste e o Centro-Oeste.
Canal Rural

POSTO DE COMBUSTÍVEL É ASSALTADO EM CARNAÚBA DOS DANTAS, RN


Rn-policial.
A dupla conseguiu levar uma certa quantia em dinheiro, mas foi detida pela policia do Rio Grande do Norte

O Alto Posto São Pedro, da cidade de Carnaúba dos Dantas, Seridó potiguar, foi assaltado por volta das 19h50 desta sexta-feira (10). Segundo informações da TV JCN, uma moto com dois homens encapuzados chegaram ao posto e anunciaram o assalto.
Ainda de acordo com a JCN, a dupla conseguiu levar uma certa quantia em dinheiro, sendo a polícia imediatamente informada sobre a ação delituosa.
Informes extraoficiais dão conta que diante do comunicado recebido, os policiais saíram no encalço dos bandidos, conseguindo após rápida busca, prender os suspeitos no município de Parelhas, no Rio Grande do Norte.
Blog NP

CRIANÇA MORRE E MÉDICOS SUSPEITAM DE ABUSO SEXUAL


PB-POLICIAL.
Conselho tutelar investiga esse caso e outra situação suspeita envolvendo a família

Uma menina de um ano e dois meses, moradora da cidade de Lagoa Seca, Agreste da Paraíba, portadora de Síndrome de Down e cardiopata, morreu nessa quinta-feira (9), às 18h30, após dar entrada no Hospital da Criança e do Adolescente de Campina Grande.
Os médicos, após exames, suspeitaram que ela teria sido abusada sexualmente, por identificar uma dilatação anormal nas partes íntimas da criança. O conselho tutelar de Lagoa Seca disse que se mantém atento ao caso e à suspeita de maus tratos contra a irmã da criança, uma menina de sete anos.
Após a suspeita, a mãe da criança, de 44 anos, registou um boletim de ocorrência, sobre um possível abuso sexual e solicitando o encaminhamento para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal de Campina Grande (Numol) para exames. O material foi encaminhado para o laboratório forense e o resultado só estará pronto após 30 dias.
O conselho tutelar pediu cautela até que a investigação seja concluída, mas chamou atenção para a segurança da irmã da criança, que tem sete anos. A criança mais velha pode estar passando por negligências e violências psicológicas. “O que chega aqui é sigiloso, mas já tínhamos começado um acompanhamento a essa família”, afirma o conselho tutelar da cidade. “Não se sabe ainda se existe esse abusador ou não”, conclui.
O delegado da Polícia Civil de Lagoa Seca, Cícero Pereira, ainda está tomando informações sobre o caso. “Vamos saber alguma coisa quando iniciarmos o procedimento, imediatamente”, explicou.
Lorena Alencar - Portal Correio, com informações de Sandra Macedo, da Rede Correio Sat

OPERAÇÃO POLICIAL FOI DEFLAGRADA NA TARDE DESTA QUINTA-FEIRA (09) EM CARNAÚBA DOS DANTAS-RN


RN-POLICIAL.
 
A Polícia Civil de Acari-RN tendo a frente o Dr. Bruno Ferraz, contando com o apoio da Polícia Militar e o GTO de Parelhas-RN, deflagraram na tarde desta quita-feira (09/08) uma Operação Policial no Bairro Santa Rita em Carnaúba dos Dantas-RN.
Em algumas residências localizadas no citado bairro, foram encontrados drogas, craque e várias munições intactas de calibre 12 e de revólver calibre 38, prontas para o uso. Como também foi verificado que uma espingarda calibre 12, foi desmontada onde só foi encontrado o cano.
Na ocasião foram ouvidas na Delegacia de Polícia de Carnaúba dos Dantas, 06 pessoas inclusive uma adolescente que seria usada para consumir drogas. Das 06 pessoas, 03 foram presas e encaminhadas para a Delegacia Regional da Polícia Civil em Caicó-RN.
Nesta sexta-feira (10/08) ao meio-dia o Dr. Bruno Ferraz estará concedendo uma entrevista a reportagem da Rádio 93 FM.
Enquanto isso por volta das 20:45min. dois meliantes em uma motocicleta, assaltaram o celular de uma senhora que estava em frente a sua residência na Rua Maria Carmelita Nº 85, no Conjunto Dr. Anatólio Cândido de Medeiros em Carnaúba dos Dantas-RN.
A polícia militar foi acionada e encontra-se em diligência na tentativa de localizar os assaltantes.
Fonte: Blog do Toscano Neto

SAÚDE CONFIRMA QUINTA MORTE POR H1N1 NA PARAÍBA


PB-SAÚDE 
Após passar três dias internado na Unidade de Pronto Atendimento de Tibiri, o adolescente de 15 anos morreu, na época, com a suspeita
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou, nesta sexta-feira (10), o quinto caso de morte por gripe H1N1, subtipo da Influenza A, na Paraíba. O caso mais recente aconteceu em Santa Rita, na Grande João Pessoa, no dia 18 de maio.
Após passar três dias internado na Unidade de Pronto Atendimento de Tibiri, o adolescente de 15 anos morreu, na época, com a suspeita. Outros quatro casos foram registrados em 2018 (Cabedelo, Cachoeira dos Índios, Pedras de Fogo e Serraria).
O jovem chegou à unidade no dia 16, com quadro de desconforto respiratório e sintomas compatíveis com infecção pelo vírus H1N1. “Ele foi avaliado por um infectologista e iniciamos tratamento com o Tamiflu. Desde o início do tratamento notamos que ele necessitava de uma vaga em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) isolada. Ele veio piorando gradativamente de saúde e o quadro se agravou com hipófise cerebral”, afirmou a médica na época.
O adolescente iria ser transferido para o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), mas não houve tempo.
Isis Vilarim - Halan Azevedo - Portal Correio

INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DA PM ENCERRAM NA SEGUNDA-FEIRA


RN-POLICIAL.
O número parcial de inscritos no concurso público para ingresso nos quadros da Polícia Militar do Rio Grande do Norte não foi divulgado, mas a Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos (Searh), órgão que conduz o certame, adiantou que a “demanda está dentro das expectativas”.
 

A assessoria de imprensa da pasta informou que a confirmação de uma inscrição “só acontece após o pagamento efetivado” da taxa. De acordo com o edital nº 03/2018 Searh/PMRN publicado no dia 5 de julho, as inscrições estão abertas até às 23h59 do próximo dia 13 de agosto, e o pagamento dos R$ 100 relativos à taxa de inscrição deve ser feito até dia 14.

Certame terá mais de mil vagas em disputa

A seleção pública para a PMRN abriu 1 mil vagas para praças (soldados), sendo 938 para homens e 62 para mulheres. O salário inicial é de R$ 2.904,00. Só serão admitidos candidatos com curso superior completo. Após aprovação, os selecionados irão passar por curso de formação com duração de 10 meses antes de assumirem efetivamente o cargo.

As provas objetivas e redação serão realizadas no dia 23 de setembro, e o resultado final está previsto para o dia 26 de outubro. As avaliações terão questões de Língua Portuguesa, Geografia do Brasil e do RN, noções de Direito Constitucional, Direito Penal Militar, Direito Penal, informática e legislação específica.

O Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade) é a empresa responsável pela condução do concurso público, que chegou a ser lançado no mês de janeiro deste ano e acabou adiado por recomendação do Ministério Público do RN justamente pela recém adotada restrição para candidatos sem cursos superior conforme Lei Complementar nº 613/2018.

Quem se inscreveu no início do ano, pagou a taxa de inscrição, e não pediu a restituição, está automaticamente participando do concurso.

ELEIÇÃO PROPORCIONAL DEVERÁ TER 423 CANDIDATOS NO RN


Fonte: Tribuna do Norte
RN-POLITICA.
Entre os 35 partidos legalmente constituídos, 34 estão encaminhando pedidos de registros de candidatos majoritários e proporcionais ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até o dia 15 deste mês, a fim de concorrerem ao primeiro turno das eleições, em 7 de outubro. As convenções homologaram 423 candidatos, nas eleições deste ano, contra 375 em 2014. Com isso, serão 48 candidatos a mais para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Isso significa que haverá um aumento de 12,8% na quantidade de candidatos na eleição proporcional.
Tribunal Regional Eleitoral vai julgar os pedidos de registro das candidaturas proporcionais
Desses partidos, apenas dois partidos políticos (Novo e PCO) não concorrem, isoladamente ou em coligação, aos pleitos de governador do Estado e senador da República, mas todos os outros 32 lançaram candidatos para a disputa de oito cadeiras na Câmara dos Deputados e de 24 na Assembleia Legislativa.
De acordo com as atas encaminhadas à Secretaria Judiciária do TRE, os partidos oficializaram 120 candidatos a deputado federal e 303 a deputado estadual.
De acordo com relatório do TSE das eleições de 2014, cem candidatos concorreram à Câmara dos Deputados, enquanto para a Assembleia Legislativa foram 275 candidatos, este ano são 28 a mais que em 2014 na Assembleia e 20 a mais para a Câmara dos Deputados.
Segundo a listagem de candidados apresentada ao TRE, os partidos com maior número de candidaturas a deputado federal, com 12, são PSOL , PRTB e Patriotas, seguido do Solidariedade, com 11.
Para a eleição de deputado estadual, os partidos com mais candidatos são o Solidariedade, 37; PSOL, 31; PRB, 25; Avante, 20; PT, 19; PC do B, 18; PSL, 16; dc, 14; PMB, 13; PSC e PSD, 12 e PHS, dez.
Partidos que tradicionalmente tinham potencial eleitoral diante dos chamados “nanicos”, aparece com um candidato a deputado federal, como o DEM, que lançou o senador José Agripino e para deputado estadual tem quatro candidatos, a exemplo do PMDB.
Dentre os 423 candidatos ao pleito proporcional, até ontem os partidos só tinham encaminhados pedidos de registros de 69 candidatos, dos quais 21 são postulantes à Câmara dos Deputados e 48 postulam uma vanga na Assembleia Legislativa.
O prazo para pedidos de registros de candidaturas por partidos políticos se expira no dia 15, mas aquele candidato, que por ventura perder o prazo de inscrição por omissão partidária ou outra motivação, poderão encaminhar o pedido de registro de candidato até o dia 20, segundo a legislação eleitoral.
Quantitativo de candidatos proporcionais por partidos
Deputado Federal,12 candidatos  PSOL, Patriotas e PRTB, 11 candidatos  Solidarieda
De 6 candidatos PC do B, 5 candidatos  Avante, Novo e PT 4 candidatos  MDB, PHS, PODE, PPL e PDT , 3 candidatos PMB, PP e PSD, 2 candidatos PSC, PTC, PRB, PPS, PSDB, PTB e PROS   candidato PSL, PV, DC, PMN, PR, DEM, PCO, PSB e PSTU
Deputado Estadual, 37 candidatos  Solidariedade,31 candidatos  PSOL, 25 candidatos  PRB
20 candidatos  Avante, 19 candidatos  PT,18 candidatos  PC do B, 16 candidatos PSL, 14 candidatos DC,13 candidatos PMB,12 candidatos PSC e PSD,11 candidatos PV,.10 candidatos PHS, 9 candidatos PSDB e PSB. 6 candidatos Patriota e Podemos, 5 candidatos MDB, PTC, PR, PP e PRTB 4 candidatos DEM e PDT, 3 candidatos PPL, 2 candidatos PTB, PRP, PMN, PSTU,                               1 candidato PPS, PROS e PCO
Fonte – Partidos Políticos

CONDENADO POR ABUSO SEXUAL CONTRA DUAS FILHAS É PRESO


PB-POLICIAL

Rapaz é acusado de abuso sexual contra as duas filhas quando elas tinham 8 e 10 anos de idade

Um homem de 63 anos, condenado a 29 anos e dois meses por abuso sexual contra duas filhas, foi preso por policiais da Força Tática do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) nessa quarta-feira (8), na cidade de Guarabira, a 100 km de João Pessoa. Ele foi detido na residência onde mora, no bairro Primavera, em cumprimento a um mandado expedido pela Vara Única da Comarca de Alagoinha, cidade onde o crime foi praticado. 
O rapaz é acusado de abuso sexual contra as duas filhas quando elas tinham 8 e 10 anos de idade, mas a denúncia só foi feita por elas quando já tinham 15 e 17 anos. As diligências para localizá-lo foram comandadas pelo major Silva Ferreira e duraram quase sete horas.

A condenação deve ser cumprida inicialmente em regime fechado. Depois de preso, o acusado foi conduzido ao Fórum de Alagoinha, onde foi apresentado e em seguida recolhido para a cadeia pública da cidade para cumprir a pena.

Portal Correio

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE LANÇA PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, LAGOA NOVA LIMPA

RN-EDUCAÇÃO.

O projeto de educação ambiental, o qual foi denominado de LAGOA LIMPA, é uma demanda contida no Plano Municipal de Saneamento de Lagoa - Nova - PMSB, o qual já é lei municipal, e tem como objetivo esse ano tratar dos resíduos sólidos orientando a população para separar o lixo limpo e seco do lixo úmido, sujo e orgânico.
Em conversa com o secretário de meio ambiente do município de Lagoa Nova, Damata Bezerra, ele nos revelou que essa atitude da população irá favorecer o trabalho dos catadores de materiais recicláveis agregando valor aos materiais no ato da venda e principalmente ao Meio Ambiente diminuindo o impacto da poluição no lixão. “Com a população esclarecida, os objetivos serão alcançados. Estamos firmando parceria com a Echoenergia que irá financiar a construção de um galpão para a triagem e manejo dos resíduos sólidos produzidos no município, com equipamentos, favorecendo diretamente os catadores que irão trabalhar com dignidade, agregando mais valor ainda aos materiais que serão separados por tipo, cor, lavados, pesados e prensados para depois serem comercializados, gerando emprego, renda e inclusão social”.  Relatou o secretário Damata Bezerra.
Ele revelou que está também trabalhando o Edital 01/2018  que visa captar recursos para a criação do    Parque Municipal da Lagoa através do Fundo Nacional de Meio Ambiente e o Fundo Nacional de Mudanças Climáticas. “Vamos entrar de casa em casa orientando a população como também o projeto será levado a todas as escolas municipais. O lixo é responsabilidade de todos nós, pois somos nós que o produzimos. Em breve teremos uma lagoa nova com LIXO ZERO!” encerrou o secretário.
Um dos objetivos da pasta de meio ambiente é encerrar o atual lixão e recuperar a área degradada e como meta final do projeto, a recuperação da  lagoa.

HOJE EM ACARI TEM ENCONTRO DE BANDAS FILARMÔNICAS E SHOW DA “SESI BIG BAND CONVIDA WALDONYS”


RN-EVENTOS 

Hoje é dia de muita música no município de Acari. A cidade recebe o II Encontro norte-rio-grandense SESI de Bandas Filarmônicas e show da SESI Big Band convida Waldonys.

O evento é gratuito e tem o objetivo de propagar e expandir a relevância das filarmônicas para a formação do cenário musical do Rio Grande do Norte, além de fortalecer o valor histórico-cultural da existência dessas bandas pelo o interior do Estado.

O Encontro é promovido pelo Sistema FIERN e coordenado pelo maestro Eugènio Graça (SESI Big Band) e Bembem Dantas (Filarmônica de Cruzeta). Participam da programação as bandas: Banda Filarmônica 24 de Outubro – Cruzeta; Filarmônica Onze de Dezembro – Carnaúba dos Dantas (maestro Márcio Dantas); Filarmônica Jimmy Brito – São José do Seridó (maestro Fernando Araújo); Filarmônica da Juventude de Florânia (maestro Damião Araújo); Banda Euterpe Jardinense – Jardim do Seridó (maestro Sanção) e Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas – Acari (maestro José Neto).

No encerramento da noite, a SESI Big Band, dirigida e regida pelo maestro Eugènio Graça, apresenta show com cantor e compositor nordestino, Waldonys. No repertório, uma mistura eletrizante de jazz, baião e forró. Além de outras surpresas de ritmos!

Sobre a SESI Big Band

A SESI Big Band é uma orquestra de Jazz formada por instrutores e professores do projeto SESI ARTE do SESI-RN. É composta por saxofones, trombones, trompetes, tuba, contrabaixo, piano, guitarra, percussão e bateria. Formada em agosto 2013, já convidou para seus espetáculos, artistas nacionais e locais como Ed Motta, Ivan Lins, Yamandú Costa, Roberta Sá, Leonardo Amuedo, Claudio Infante, Baby Mendes, Lenine, Hamilton de Holanda, entre muitos outros.

INCÊNDIO ATINGE LOJA NO CENTRO DE LAGOA NOVA


RN-POLICIAL.
 

Um incêndio de grande proporção atingiu a Loja Vital Móveis, na Avenida Dr Sílvio Bezerra, centro de Lagoa Nova, na manhã desta quarta-feira (08). O fato ocorreu por volta das 09h00 da manhã, ao verem as fortes chamas e a fumaça que saiam do prédio.

 
Moradores próximos e populares que se encontravam na avenida agiram rapidamente e conseguiram extinguir as chamas que atingiram o primeiro andar da Loja.

 

Moradores nas imediações deixaram seus imóveis por conta do medo das chamas que no início eram muito fortes. Até o momento não há informações sobre como deu início ao incêndio.
Fonte: Lagoa Nova Destaque