99.5FM Currais Novos - RN

sábado, 6 de outubro de 2018

CNT/MDA: BOLSONARO TEM 42,6% DOS VOTOS VÁLIDOS E HADDAD, 27,8%


   Por Fabíola Perez, do R7
RN-POLITICA.
Pesquisa divulgada neste sábado (6) indica 2º turno na eleição presidencial: Bolsonaro empata com Ciro e venceria Haddad e Alckmin em nova eleição
Pesquisa CNT/MDA aponta segundo turno entre candidatos à Presidência
A pesquisa CNT/MDA divulgada na manhã deste sábado (6) mostrou que, se a eleição ocorresse hoje, haveria segundo turno para a corrida presidencial entre o candidato Jair Bolsonaro (PSL) e o candidato Fernando Haddad (PT). Nos votos válidos, Bolsonaro é citado por 42,6% e Haddad por 27,8%.

Segundo a pesquisa, Bolsonaro registrou um aumento expressivo de 7,3 pontos percentuais em relação ao último levantamento realizado pelo instituto, enquanto Haddad caiu 3,7 pontos percentuais.

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 5 de outubro desse ano. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades da federação das cinco regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob o número BR-04819/2018.

Segundo o levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Jair Bolsonaro confirma a tendência de crescimento na reta final, liderando os cenários de primeiro turno e ultrapassando Fernando Haddad no segundo. A rejeição do petista, agora, é a maior de todos os candidatos.

Segundo turno
 
Click Aqui para Ler Mais informações »

DOAÇÃO DE VIATURAS GERA REPRESENTAÇÃO DO MP ELEITORAL CONTRA 19 DEPUTADOS ESTADUAIS DO RN

RN-POLITICA.
Segundo MP, parlamentares usaram recursos públicos para promoção pessoal. Candidaturas podem ter registros cassados pela Justiça Eleitoral.
                      Por G1 RN
50 viaturas foram doadas pela Assembleia Legislativa do RN a municípios potiguares — Foto: ALRN/Divulgação
50 viaturas foram doadas pela Assembleia Legislativa do RN a municípios potiguares
 Foto: ALRN/Divulgação
O Ministério Público Eleitoral fez uma representação à Justiça contra 19 deputados estaduais do Rio Grande do Norte por condutava vedada. Conforme os promotories, a Assembleia Legislativa (ALRN) fez a doação de 50 carros de polícia ao Governo do Estado, com recursos do próprio Legislativo. Porém o ato teria sido usado para promoção dos próprios parlamentares.
"O ato se transformou em promoção pessoal dos parlamentares, que puderam definir até mesmo para onde os veículos iriam, beneficiando seus redutos eleitorais e desequilibrando – com uso de dinheiro público – a campanha em relação aos adversários", considerou o MP Eleitoral.
Constam como representados nas ações os deputados estaduais Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), Albert Dickson (Pros), Carlos Augusto Maia (PCdoB), Cristiane Dantas (PPL), Dison Lisboa (PSD), Galeno Torquato (MDB), George Soares (PR), Getúlio Rêgo (DEM), Gustavo Carvalho (PSDB), Gustavo Fernandes (PSDB), Hermano Morais (MDB), Jacó Jácome (PSD), José Dias (PSDB), Larissa Rosado (PSDB), Souza Neto (PHS), Márcia Maia (PSDB), Nelter Queiroz (MDB), Tomba Farias (PSDB) e Vivaldo Costa (PSD).
“O que enseja a presente demanda não é a aquisição nem a doação das viaturas em si – formalmente lícitas e certamente bem-vindas ao Estado, mormente num momento de caos na segurança pública e no sistema penitenciário –, mas o uso promocional que se fez disso, quando da entrega de cada uma das viaturas, em prol das candidaturas de quase todos os deputados estaduais da Alern. Esse uso promocional sempre esteve embutido nessa doação”, resume a representação do MP Eleitoral.
Com a prática, no entender do MP, os parlamentares “largaram na frente na corrida eleitoral de 2018”, pois os demais concorrentes não puderam dispor de dinheiro público para “presentear” a população. Ao todo, foram gastos aproximadamente R$ 5 milhões.
AL diz que não houve irregularidade
Clicki Aqui  para Mais informações »

RELEMBRE A ORDEM DE VOTAÇÃO NA URNA ELETRÔNICA

RN-POLITICA

 

Neste domingo (7), os eleitores vão às urnas escolher o novo presidente do Brasil, os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal. Também serão escolhidos os 1.059 deputados estaduais das assembleias legislativas e 24 deputados distritais, 513 deputados federais e dois terços, ou seja, 54 senadores (que ficarão os próximos oito anos no Congresso).

A ordem de votação sofreu uma pequena mudança este ano em relação ao pleito de 2014, quando o primeiro voto foi dado para o deputado estadual. A mudança decorre da Lei nº 12.976, de maio de 2014, que alterou o parágrafo 3º do artigo 59 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) .

Ordem de votação

MP QUER EVITAR DERRAMAMENTO DE ‘SANTINHOS’ PELA CIDADE NO DIA DA ELEIÇÃO


RN-POLITICA

O Ministério Público Eleitoral emitiu uma recomendação a todas as coligações e partidos que disputam as eleições no Rio Grande do Norte, alertando para que não promovam a distribuição de material gráfico – como panfletos, “santinhos” e adesivos – bem como caminhadas, carreatas, passeatas ou utilizem carros de som após as 22h deste sábado (6). 
Uma das principais preocupações é o chamado “voo da madrugada”.
O “voo da madrugada” – prática ilegal, mesmo assim amplamente adotada em 2014 – se refere à ação de candidatos e cabos eleitorais que espalham “santinhos”, adesivos e panfletos durante a noite da véspera e as primeiras horas do dia da votação, principalmente nas proximidades das seções eleitorais.


MP ELEITORAL REPRESENTA CONTRA PARTIDO E MAIS DOIS CANDIDATOS POR PROPAGANDAS IRREGULARES

RN-POLITICA


O Ministério Público Eleitoral ingressou junto ao TRE/RN com representações por propaganda vedada contra o Partido Social Liberal (PSL) e por propaganda antecipada contra os candidatos a governador Carlos Eduardo Alves (PDT) e a senador Geraldo Melo (PSDB), além do prefeito afastado de Caicó, Robson Batata, e do vereador de Natal, Luiz Almir.

Batata - A representação que envolve Carlos Eduardo Alves inclui o prefeito afastado de Caicó que, em 14 de julho (mais de um mês antes do início oficial da campanha), declarou oficialmente seu apoio ao então pré-candidato, em um evento no auditório do Hotel Porto Bello. Robson Batata chegou a pedir: “Quem é amigo de Batata, quando começar a campanha, vai de casa em casa trabalhar pela vitória de Carlos Eduardo, o melhor dos nomes postos para governador”.
Presente à ocasião, Carlos Eduardo fez críticas ao atual governador, seu adversário, e chegou a firmar compromissos, caso eleito. Fotos do evento foram postadas nas redes sociais do então pré-candidato e divulgadas abertamente a todos internautas. Na mesma data, ele visitou lideranças de outras cidades da região, fazendo publicidade das visitas e destacando o “entusiasmo e motivação de todos”.

“Com efeito, Carlos Eduardo e Robson 'Batata' demonstraram terem plena consciência de que seus discursos teriam o potencial de atingir ampla repercussão”, enfatiza o MP Eleitoral, que requereu o pagamento de multa por parte dos representados.

Bolsonaro - No caso do PSL, a representação se refere aos banners mantidos em frente à sede do comitê do candidato à Presidência Jair Bolsonaro, na avenida Salgado Filho, em Natal. Um dos quais, com 30m2, excede em 60 vezes o tamanho máximo permitido pela legislação eleitoral (0,5m2). A limitação de materiais como os banners veio garantir o respeito às normas que passaram a proibir o uso de propagandas semelhantes a outdoors, durante as campanhas eleitorais.
O MP requer a retirada e aplicação de multa, caso haja reincidência, além da condenação da legenda por prática de propaganda vedada, conforme previsto no artigo 15, inciso I, e seu § 1º, da Resolução TSE nº 23.551, de 18 de dezembro de 2017.

Entrevista – Quanto ao candidato do PSDB, a representação do MP Eleitoral aponta propaganda eleitoral antecipada ocorrida em 25 de junho, durante a exibição do programa Nordeste Urgente, da TV Band RN. Na ocasião, o apresentador Luiz Almir (vereador da capital potiguar) entrevistou Geraldo Melo e fez declarações que evidenciaram “pedido explícito de voto” ao entrevistado.

Almir fez um verdadeiro discurso em defesa do pré-candidato ao Senado: “(Geraldo Melo) fez um excelente trabalho como governador: nós tivemos um pouco de segurança, de tranquilidade e de paz no seu governo. É baixinho, é duro na queda, é gente muito boa, competente, de mãos limpas, que é muito importante! Então conversei com o pré-candidato ao Senado, tem minha admiração, meu respeito, meu querido Geraldo Melo. Uma grande honra tê-lo aqui no Nordeste Urgente e se dependesse de Luiz Almir, o empurrão que eu lhe dava era grande.”


Para o MP, a entrevista exibida em canal aberto de televisão - disponibilizada também no Facebook - se tratou de “evidente ferramenta para apresentar as propostas, ideias e posicionamentos pessoais típicos de campanha do pré-candidato”. Além dessa oportunidade, Luiz Almir também promoveu propaganda eleitoral antecipada em favor de Geraldo Melo através de seu Instagram, no dia 18 de julho, exaltando propostas do pré-candidato e concluindo: “Todo mundo sempre quis isto!!!”. O MP requer o pagamento de multa por parte dos representados.


CARRO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL SOFRE ACIDENTE NO CEARÁ

Por Chagas Silva, DRT 1845/RN.  Foto cedida.

RN-TRANSITO.
Checa a Redação do Seridó Noticias (SN), Uma informação com a tocicia de uma colisão frontal envolvendo uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF), registrada na BR-116, na altura do Munícipio de Icó, CE.


Segundo o comunicado de um popular, o acidente se deu por volta das 13h40min. Ainda de acordo com a informação, três patrulheiros estavam à bordo do veículo.
Segundo informação da polícia, um deles ficou preso às ferragens. Tendo o mesmo  sido resgatado e levado em estado grave ao Hospital de Jaguaribe de onde após os primeiros socorros foi  remoção para Fortaleza.
Os demais foram encaminhados ao hospital de Icó, sem apresentar ferimentos graves.

VEÍCULO DESCE RUA, COLIDE EM OUTRO VEÍCULO E DERRUBA EM CURRAIS NOVOS

RN-POLICIAL.

Foto Cedida
Um acidente sem graves proporções  foi registrado na manhã dessa sexta-feira, dia 05, na rua Inácio Soares Barbosa, Rua próxima a Coletoria Estadual de Currais Novos.
De acordo com informações, um Sr. De idade um pouco avançada estacionou seu veículo em neutro, esqueceu de acionar o freio de mão e saiu do veiculo, o mesmo não percebeu que o automóvel desceu sozinho pela rua.
(O V 01 de cor vermelho que não teve a placa anotada), Sem controle  o automóvel de cor vermelho,  atravessou o canteiro central onde veio a colidir no (V2 o automóvel de cor cinzas), placas-0JS-4373, que estava estacionado e só parou quando bateu no portão de uma residência.
Apesar da gravidade do acidente ninguém se feriu.
A Polícia orienta os condutores a sempre acionar o freio de mão do veículo quando estacionar. Os dois carros ficaram parcialmente destruídos.

UPREFEITURA LANÇA EDITAL DE CONCURSO COM REMNERAÇÕES DE ATÉ R$ 2,2 MIL

PB-ECONOMIA.
Inscrições abrem nesta segunda (1º) e seguem até o dia 31 de outubro; provas estão previstas para acontecer no dia 2 de dezembro
Imagem relacionada
A Prefeitura de São Bento, no Sertão paraibano, divulgou na sexta-feira, 28 de setembro, um edital de concurso com 135 vagas de emprego em cargos de todos os níveis de escolaridade, com remunerações que chegam até R$ 2,2 mil. As inscrições foram abertas na última segunda (1º) e seguem até o dia 31 de outubro. Confira o edital.
Conforme o edital, das 135 vagas disponíveis, 18 são voltadas para pessoas com deficiência. As provas estão previstas para acontecer no dia 2 de dezembro.
Vagas
Há vagas para agente de mobilidade urbana, assistente social, agente de portaria, assistente de sala de aula, assistente de serviços, digitador, biomédico, cozinheiro, enfermeiro, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro florestal, fiscal ambiental, fiscal de obras, fiscal de tributos, fisioterapeuta, médico-cardiologista, médico-cirurgião geral, médico-clínico geral-USF, médico-endocrinologista, médico-gastroenterologista, médico-ginecologista, médico-infectologista, médico-pediatra, médico-psiquiatra, médico-urologista, motorista – categoria B, motorista – categoria D, nutricionista, odontólogo, técnico em enfermagem, técnico em enfermagem – imunizador e vigilante.
Inscrições
Os interessados podem realizar a inscrição exclusivamente pela internet, no site da organizadora. As taxas custam R$ 55 (nível fundamental), R$ 70 (nível médio e técnico) e R$ 90 (nível superior).
O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Isis Vilarim - Portal Correio

JUSTIÇA ABSOLVE EMPRESÁRIO MOSSOROENSE DO CRIME DE ESTUPRO


RN-POLICIAL.
O juiz Cláudio Mendes Júnior, da 3ª Vara Criminal de Mossoró, absolveu o empresário Zenilson da Silva Menezes, de 36 anos, do crime de estupro, pelo qual ele estava sendo acusado desde maio deste ano. A decisão é desta sexta-feira (04). A informação foi confirmada pelo advogado de defesa Olavo Hamilton.
A justiça entendeu que não houve estupro e sim uma relação concedida. O advogado explicou que, para absolver o empresário, o juiz tomou como base conversas de WhatsApp entre vítima e acusado, testemunhas da ocasião, fotografias dos dois, além do próprio depoimento da adolescente.
"Ela chegou a dizer que ele teria inventado o aniversário de uma funcionária para atrai-la para o local", afirmou Olavo. No entanto, a tal funcionária prestou testemunho e confirmou que, de fato, naquele dia, era seu aniversário. Além disso, citou a contradição do depoimento da jovem. Em um momento, ela disse que estava bêbada e em outro lúcida.
O caso
O empresário Zenilson Menezes foi acusado de estuprar uma adolescente de 16 anos no dia 20 de maio deste ano. Zenilson foi preso na cidade de Aracati (CE) no dia 2 de agosto. Ficou preso preventivamente e teve a prisão revogada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
Mossoró Hoje

ATOR POTIGUAR É MORTO DENTRO DE CASA EM NATAL



RN-POLICIAL.
Zezo Silva foi encontrado morto, dentro de casa, ao lado de uma chave de fenda redes sociais
Zezo Silva foi encontrado morto, dentro de casa, ao lado de uma chave de fenda — Foto: Redes Sociais
O ator e bailarino, de 62 anos, foi mortos nesta sexta-feira (5), dentro de sua casa, no bairro de cidade alta, zona leste de natal. Segundo a polícia militar, o crime aconteceu no final da manhã, por volta de 11h. Uma chave de fenda foi encontrada ao lado do corpo.
A polícia chegou ao local às 14h e vizinhos disseram ter ouvido gritos de socorro vindos da casa do artista. Ainda não há suspeitos para o crime.
G1/rn

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

ELEIÇÕES 2018: HADDAD É PETISTA COM MENOR APOIO NO NORDESTE DESDE 2002, MOSTRAM PESQUISAS.

BR-POLITICA.
O candidato petista tem 43% de intenção de voto no Nordeste, em votos válidos. É o menor apoio a um candidato do PT na região no primeiro turno desde a primeira eleição de Lula, segundo levantamento da BBC News Brasil
Imagem relacionada
Após ser confirmado como candidato do PT nas eleições de 2018, Fernando Haddad teve um crescimento meteórico no Nordeste, importante base eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva. Em pouco mais de um mês, o ex-prefeito de São Paulo passou de 5% para 38% da intenção de voto na região, segundo o Datafolha.
Mas as pesquisas dessa semana apontam que o crescimento de Haddad no Nordeste arrefeceu. Em vez de continuar subindo, o candidato oscilou negativamente para 36%, mostra o Datafolha divulgado nesta quarta-feira.
Em votos válidos (que são os considerados no resultado do pleito, excluindo-se brancos e nulos), são 43%. É o menor apoio a um candidato do PT no Nordeste no primeiro turno, desde 2002, segundo levantamento da BBC News Brasil.
Em 2014, na reeleição de Dilma Rousseff, a petista teve 60% dos votos válidos na região. Em 2010, 62%. Na reeleição de Lula, em 2006, foram 67%.
A intenção de voto em Haddad no Nordeste é menor até que a registrada por Lula em sua primeira eleição, em 2002: 46%. Naquele ano, o mapa eleitoral do Brasil ainda não estava tão dividido, com a votação de Lula ficando na casa dos 40% em todas as regiões do país.

Só em 1998 o apoio a um presidenciável do PT no Nordeste em primeiro turno foi mais baixo. Na disputa contra Fernando Henrique Cardoso, Lula teve 32% dos votos válidos na região. O opositor se reelegeu em primeiro turno.
Assim, se os números das pesquisas do começo dessa semana se confirmarem nas urnas, a taxa de apoio ao PT no Nordeste pode retornar para os patamares anteriores aos governos petistas. Para reverter esse quadro, Haddad teria de subir mais de 15 pontos na região em apenas três dias.
"O aumento das dificuldades do PT, inclusive no Nordeste, onde historicamente os candidatos lulistas têm maior apoio, tem a ver com rejeição elevada ao governo Dilma Rousseff e ao próprio PT. Seja na questão econômica, seja com relação à corrupção", afirma o cientista político Rafael Cortez, da Tendências Consultoria.
Ainda assim, os 36% de intenção de voto no Nordeste fazem Haddad liderar com folga na região. Enquanto o petista oscilou dois pontos para baixo no Nordeste, seu adversário mais próximo, Jair Bolsonaro (PSL) subiu quatro pontos e chegou a 20%. Ciro Gomes (PDT), em terceiro lugar na região, caiu três e tem 14%.
Dessa forma, mesmo com uma possível redução de votos, o candidato do PT ainda deve ser o mais votado no primeiro turno na região.
A BBC News Brasil analisou os dados das pesquisas divulgadas esta semana e mostra abaixo esse e outros destaques:

BOLSONARO TEM MAIS CITAÇÕES NAS REDES DO QUE TODOS ADVERSÁRIOS

 Por Por Agencia Estado
BR-POLITICA.
Bolsonaro concedeu na quinta entrevista ao JR
Uma análise de 34 milhões de postagens sobre as eleições 2018, difundidas em redes sociais, blogs e fóruns de internet entre os dias 20 de agosto e 17 de setembro, revelou que o candidato do PSL nas eleições 2018, Jair Bolsonaro, foi o personagem citado em 51% delas — ou seja, mais do que a soma de todos os adversários.
Nesta sexta-feira, o jornal "O Estado de S. Paulo" também publicou estudo que mostra que apoiadores de Bolsonaro são os que compartilham maior número de fontes de informação falsa ou de baixa qualidade — as "junk news" ou notícias distorcidas — relacionada às eleições no Twitter, rede social em que ele tem o maior engajamento político.
O trabalho relacionado às postagens sobre as eleições brasileiras foi feito pela empresa espanhola Alto Data Analytics que trabalha com inteligência artificial e análise de grandes bases de dados, e distribuído para os veículos que participam do projeto Comprova, que combate a disseminação de conteúdo falso nas redes durante a campanha.
Na análise, as publicações sobre Bolsonaro não se limitam ao universo de seus simpatizantes — foram contabilizados também os ataques dirigidos ao capitão da reserva por seus adversários.
Além das 34 milhões de publicações, a empresa analisou uma amostra de 50 mil anúncios pagos vinculados às eleições no Facebook e constatou a importância que os políticos estão dando ao voto feminino. Nas faixas acima de 35 anos, as mulheres foram os principais alvos dos anunciantes.
O retrato do debate nas redes sociais durante a campanha é de alta polarização, com destaque para as discussões de gênero impulsionadas, entre outras iniciativas, pelo movimento #elenão — que reuniu centenas de milhares de mulheres contrárias a Bolsonaro, inicialmente no Facebook, e depois em manifestações de rua por todo o país.
A análise mostra tanto as alas da esquerda quanto da direita cada vez mais isoladas em suas bolhas de discussão, consumindo e compartilhando grande volume de conteúdos produzidos por veículos de mídia alinhados às suas bandeiras.
Apareceu com destaque no radar da Alto Data Analytics uma rede social que, até recentemente, tinha presença insignificante no Brasil. Trata-se do Gab, uma espécie de clone do Twitter que, nos Estados Unidos, reúne militantes da chamada alt-right (a nova direita) e supremacistas brancos.
No Brasil, o Gab virou "refúgio" de ativistas online que se consideram censurados pelas plataformas tradicionais, como o Facebook, que, em julho, derrubou uma "rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas" e, segundo a empresa, tinha "o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação". Entre as páginas derrubadas, várias tinham ligação com o MBL (Movimento Brasil Livre).
No Gab Brasil, o bolsonarismo tem domínio evidente. Os links para as postagens na rede social costumam ser publicados também em outras plataformas — o que fez com que o Gab aparecesse entre os 15 domínios com mais conteúdo político compartilhado no Twitter durante o período da análise da Alto Data Analytics.
A investigação da empresa detectou ainda a ação de usuários com altíssima atividade nas redes — um indício da aplicação de "bots", ou seja, automação de publicação e compartilhamento de conteúdo.
Os sinais de automação aparecem tanto das redes de esquerda quanto de direita. No Twitter, a comunidade que consome e compartilha conteúdo relacionado ao PT e ao PSOL tem quase 139 mil usuários, que produziram 1,8 milhão de mensagens no período da análise, cerca de 13 por usuário.
Na ala bolsonarista, há menos autores (cerca de 50 mil), mas muito mais conteúdo (5,9 milhões de postagens, ou 117 por usuário). Esse volume, segundo a empresa, é um indício de "atividade não-humana" na rede.


FORÇAS FEDERAIS VÃO REFORÇAR 39 ZONAS ELEITORAIS DO RN DURANTE AS ELEIÇÕES



RN-POLICIAL.
 
Até agora, 510 localidades brasileiras terão a segurança reforçada no domingo, 7, por forças federais durante o primeiro turno das eleições. Segundo último balanço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgado na noite dessa terça-feira (2), os agentes atuarão, no total, em 11 estados. A maioria das zonas eleitorais que vão ter apoio está no Rio de Janeiro (106), seguido do Pará (46) e Piauí (43) e Rio Grande do Norte (39).
Os ministros do TSE já haviam aprovado o apoio para localidades de outros oito estados: Amazonas, Acre, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Tocantins. Entre as localidades estão aldeias indígenas, distritos, comunidades ribeirinhas.
A atuação das forças federais nas eleições está prevista na Lei 4.737/1965 (Código Eleitoral) e tem como objetivo garantir a normalidade do pleito, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados. Depois de aprovados pelo TSE, os pedidos são encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução de ações das Forças Armadas.
Veja aqui a tabela com as localidades que já tiveram a atuação das tropas aprovada pela Justiça Eleitoral.
Fonte: Jair Sampaio

POLÍCIA CIVIL DE C. NOVOS PRENDE DONO DE BAR ACUSADO DE TRAFICO DE DROGAS


.Por Chagas Silva, DRT 1845/RN

RN-POLICIAL.
Na tarde desta quinta-feira, dia 04, recebemos a informação dando conta que uma Equipe da Polícia Civil de Currais Novos que tinha no comando o Bacharel em direito Dr. Paulo Ferreira, que cumpriram um mandado de busca e apreensão.
Nessa operação os agentes da Lei prenderam em flagrante um comerciante que vendia drogas em seu Bar. Os policias tomaram conhecido desse movimento através de uma denúncia anônima. As equipes de investigadores de posse da informação deram início às diligências que na tarde de ontem, lograram êxito e deram o bote perfeito pra cima do elemento de nome, José Nivaldo Batista de Lima de 39 anos conhecido por "Brinquinho", e o flagraram com material entorpecentes, o mesmo foi levado a DP do Município onde foi trocar um dedinho de proza com o Dr. “Paulo Ferreira” Delegado.  
Após prosear com o Homem da Lei, a pessoa do acusado foi colocado em férias e agora aguarda uma decisão do Dr. Juiz da Vara Criminal. Já que o mesmo foi pego em flagrante comercializando drogas em seu Bar.


GRAVE ACIDENTE FOI REGISTRADO ENTRE CERRO CORÁ E LAGOA NOVA



RN-TRANSITO.
Blog PM Currais Novos: Na noite dessa quinta-feira (04/10/18) um grave acidente, tipo colisão transversal, foi registrado na RN-087, entre os municípios de Cerro Corá e Lagoa Nova, envolvendo um GM S-10 de placas QFT-2930 conduzido por Raimundo Jarbas de Carvalho Maios, residente no sitio Santa Rita, município de Lagoa Nova e uma motocicleta Honda Bros 160 de placa QGW-5063 conduzida por Robson Ricardo de Lima Cardoso, residente no sitio próximo ao local do acidente.
O motociclista teve fratura exposta nas pernas e foi socorrido pelo SAMU. Após dá entrada na unidade de saúde de Lagoa Nova foi transferido para Natal.
A Polícia Rodoviária Estadual de Trânsito "2º GPRE" foi acionada para os procedimentos de praxe.
No aguardo de mais informações sobre essa ocorrência.
Da redação com J Júnior
Informações 2º GPRE

EQUIPE DE RESGATE DO POTIGUAR 1 ENCONTRA CORPO DE BANHISTA DESAPARECIDO EM NATAL


RN-POLICIAL.
Na praia de Areia Preta existe uma bandeira, fixada pelo Corpo de Bombeiros, que alerta para
Na praia de Areia Preta existe uma bandeira, fixada pelo Corpo de Bombeiros, que alerta para a força das correntezas e o risco de afogamento na região — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi
A equipe de resgate do helicóptero Potiguar 1, da Secretaria de Segurança Pública (Sesed), encontrou na manhã desta quinta-feira (4) na praia do Forte, em Natal, o corpo do autônomo Thallyson Tany Alves de Sales, de 22 anos, que se afogou terça-feira (2) na praia de Areia Preta. Ele foi reconhecido por familiares.
Segundo a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros Militar, o corpo estava boiando nas proximidades da Fortaleza dos Reis Magos. Ele foi resgatado por um bote dos bombeiros e levado para a beira da praia da Redinha (onde eram feitos os embarques das antigas travessias de balsa), para ser recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).
Quando desapareceu, Thallyson estava na companhia de uma adolescente de 15 anos. A garota disse aos bombeiros que a correnteza estava forte, e que eles tentaram sair da água se segurando nas pedras que formam um dos espigões que tem na praia. Porém, o jovem acabou se soltando e foi arrastado para o fundo.
Na praia de Areia Preta existe uma bandeira, fixada pelo Corpo de Bombeiros, que alerta para a força das correntezas e o risco de afogamento na região.
Este ano, 39 pessoas foram salvas pelo Corpo de Bombeiros, e quatro morreram afogadas em praias, rios e/ou lagoas do estado.
G1/RN


quinta-feira, 4 de outubro de 2018

IDENTIFICADO O SUSPEITO QUE MORREU DURANTE TROCA TIROS COM A POLÍCIA EM MOSSORÓ


RN-POLICIAL.
A viatura do destacamento de Tibau-RN sob comando do Sargento Miguel, foram acionados para uma ocorrência de assalto em um correspondente bancário. Na chegada foram avisados que os elementos em uma Spin de cor branca produto de roubo, fugiram em direção a Mossoró. Foi solicitado apoio. Um assaltante identificado como Mateus Lourenço, foi morto após as viaturas Ronda Cidadã, G.T.O, Abolições e Tibau-RN, se depararam com eles em uma estrada de barro.
Após trocar tiros com a Polícia Militar ele mesmo alvejado foi socorrido pela polícia e não resistiu aos ferimentos morrendo dentro da unidade hospitalar.
Os outros elementos após perder controle do carro, fugiram dentro do mato e é possível que alguns deles estejam feridos, porém até fechamento da matéria ninguém deu entrada em UPA'S.
Segundo informações do Sargento Sidney comandante do Ronda Cidadã-01 do 2º BPM, por pouco ele e seu colega não foram atingidos pelos disparos. Fotos de tiros na viatura comprovam o fato. As buscas continuam na região no intuito de localizar o restante da quadrilha.
Passando na Hora

MOSSORÓ REGISTRA O 199º HOMICÍDIO DE 2018. SUSPEITO EM CARRO ROUBADO ACUSADO DE ASSALTO EM TIBAU, MORRE EM CONFRONTO COM A PM NA ENTRADA DE MOSSORÓ


  
RN-POLICIAL.
De acordo com a Polícia Militar, o confronto ocorreu na manhã dessa quinta-feira (04/10/18), na estrada da raiz, próximo ao conjunto Nova em Mossoró.
Indivíduos em um veículo  Spin com queixa de roubo teriam praticado um assalto em Tibau/RN e quando fugiam rapa Mossoró se depararam com uma viatura da Polícia Militar. Houve confronto e um dos suspeitos, ainda sem identificação, foi baleado e socorrido para o hospital, porém não resistiu e veio a óbito.
Policiais estão com um cerco no local a procura dos outros suspeitos que fugiram pelo matagal. A PM acredita que outros suspeitos estejam baleados.
FIM DA LINHA

MULHER É PRESA EM FLAGRANTE POR TRÁFICO DE DROGAS EM PICUÍ


PB-POLICIAL.
A suspeita estava em sua residência, quando foi surpreendida pelos policiais
Na manhã desta quinta-feira (4), a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca no bairro Cenecista, em Picuí, e prendeu em flagrante Joyce Josefa Sales, de 22 anos, por tráfico de drogas.
A suspeita estava em sua residência, quando foi surpreendida pelos policiais. Com ela foram encontrados 36 embalagens de plástico com substâncias semelhantes a maconha, crack e cocaína, dinheiro trocado e dois telefones celulares, que também foram apreendidos.
Joyce já responde em liberdade provisória por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Ela é suspeita de agir no comando do crime na região.
Toni Moraes




HOMEM É DETIDO EM CAMPINA GRANDE COM SAXOFONE AVALIADO EM R$ 50 MIL FURTADO EM SP




.PB-POLICIAL.
Instrumento profissional foi furtado em agosto deste ano e estava sendo vendido por R$ 9 mil
Saxofone furtado em São Paulo estava sendo vendido para pessoa que mora em João Pessoa, na Paraíba
Um saxofone profissional que foi furtado em São Paulo, no mês de agosto deste ano, foi recuperado em Campina Grande, na Paraíba, na tarde desta quarta-feira (3). O instrumento musical avaliado em R$ 50 mil reais estava sendo transportado para ser vendido a uma pessoa na Paraíba. Um suspeito foi detido e outro envolvido no crime já foi identificado.
Rede UnilarSegundo a Polícia Civil, o instrumento estava sendo vendido para uma pessoa na Paraíba, que mora em João Pessoa. O saxofone chegaria ao estado por Campina Grande, de onde seria encaminhado para a capital. Segundo a Polícia Civil, o instrumento estava sendo vendido por R$ 9 mil.
De acordo com a Delegacia Especializada de Crimes Contra o Patrimônio, da Polícia Civil, em Campina Grande, um suspeito que estava transportando o saxofone foi detido e levado para a Central de Polícia Civil, também em Campina Grande. Além disso, a pessoa que estaria vendendo o instrumento também foi identificada.
 G1 PB

MINISTÉRIO PÚBLICO RECOMENDA QUE ESTADO UTILIZE TODOS OS POLICIAIS CIVIS NA SEGURANÇA DAS ELEIÇÕES NO RN


.RN-GERAL.
Policiais Civil deverão atuar no reforço à segurança, durante as eleições 2018, recomenda o MP — Foto: Polícia Civil do RN/Divulgação
O Ministério Público do Rio Grande do Norte recomendou que o Governo do Estado, a Secretaria de Segurança e a Delegacia-Geral da Polícia Civil assegurem que todos os policiais civis em atividade atuem na segurança das eleições do próximo domingo (7). A recomendação foi feita nesta quarta-feira (3) em caráter de urgência e foi asssinada pelo promotor Wendell Beetoven Ribeiro Agra. Ela ainda prevê que os agentes comecem a atividade excepcional no sábado (6).
O promotor recomendou também que o efetivo seja usado em áreas que não têm reforço das forças federais e da Polícia Militar, previsto no plano operacional das eleições.
les deverão atuar especialmente nas áreas com "maiores índices de crimes violentos ou em que o Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte tenha identificado a atuação de facções criminosas, nas quais haja maior possibilidade de indivíduos ou grupos promoverem, alguma forma, atos tendentes a coagir eleitores a votar, ou não votar, em determinado candidato ou partido, ou ainda com o fim de embaraçar ou fraudar o exercício do voto", pontuou.
Ainda de acordo com o MP, a designação dos servidores deve ser feita independentemente de pagamento por serviço extraordinário ou de diárias operacionais, sendo que os órgãos de gestão poderão avaliar, depois do pleito, a possibilidade de recompensar o trabalho por pagamento em dinheiro ou folgas. Só devem ficar de fora da escala os servidores que estão de férias ou licença.
Os órgãos têm dois dias para responder ao MP se acatarão ou não a medida.
Atuação de facções
Publicidade.
No documento, o promotor considerou que o estado vive uma grave crise de segurança pública ostentando "elevados índices de criminalidade violenta, em grande medida atribuída à persistente e perniciosa atuação de organizações criminosas que exercem influência em diversas localidades, tanto na capital quanto no interior do estado, como inclusive reconhecido em reiteradas manifestações de autoridades estaduais".
Também foram levadas em conta, na justificação da medida, deficiências de efetivos das forças de segurança estaduais, que levou à requisição de militares das Forças Armadas, ao Tribunal Superior Eleitoral. Esse reforço será destinado a 1.551 locais de votações em 97 municípios potiguares.
G1/RN

VENEZUELANOS QUE VÃO MORAR EM CAICÓ ACABAM DE DESEMBARCAR EM NATAL



RN-GERAL.


Desembarcou no início da tarde desta quarta-feira (3) na Base Aérea de Parnamirim, na Grande Natal, o voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com 60 venezuelanos que irão ficar abrigados na cidade de Caicó, na região Seridó potiguar. A aeronave decolou do Aeroporto Internacional de Boa Vista pela manhã.
Esta é a 11ª etapa do processo de interiorização de um total de 19 voos que saíram de Roraima para outros estados do país desde o mês de abril. Além dos 60 imigrantes transferidos para o RN, 16 têm destino o Rio de Janeiro (RJ), 26 seguirão para Guarulhos (SP), 15 para São Paulo (SP) e outros 7 para Brasília (DF). Conforme a Casa Civil, até agora foram interiorizadas 2.452 pessoas.
No Rio Grande do Norte, os venezuelanos deixaram a Base Aérea de Parnamirim em um ônibus do Exército com destino ao abrigo Aldeias Infantis SOS, em Caicó.
A interiorização busca ajudar os solicitantes de refúgio e de residência a encontrar melhores condições de vida em outros estados brasileiros. Todos aceitam, voluntariamente, participar do programa e são vacinados, submetidos a exame de saúde e regularizados no Brasil – inclusive com CPF e carteira de trabalho.
A iniciativa tem o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Agência da ONU para as Migrações (OIM), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Interiorização intensificada
O governo intensificou o processo de interiorização após conflitos registrados no município de Pacaraima, ao Norte de Roraima, quando 1,2 mil imigrantes foram expulsos da cidade fronteiriça durante um violento protesto de moradores.
Antes disso, o processo era lento. Nos cinco primeiros meses de interiorização, o governo realizou apenas 8 voos levando 1.194 imigrantes. Só no mês de setembro, depois do tumulto na fronteira, 10 voos foram realizados, levando 1.134 venezuelanos para outras regiões do país.
Venezuelanos em Roraima
Desde 2015, Roraima recebe um número crescente de venezuelanos que fogem, principalmente, da escassez de comida e remédios. Em três anos e meio já são mais de 75 mil pedidos de refúgio ou residência temporária só em Roraima.
Com a chegada em massa de imigrantes, 10 abrigos foram abertos em Boa Vista e em Pacaraima, com uma capacidade total de 5 mil pessoas. As unidades, no entanto, já estão lotadas e ainda há venezuelanos vivendo em situação de rua no estado.
G1/RN

VEÍCULO DE FUNERÁRIA DA PARAÍBA SE ENVOLVE EM ACIDENTE NO MUNICÍPIO DE CAICÓ


RN-TRANSITO.
A PRF registrou um acidente grave na madrugada dessa quarta feira na BR-427 no município de Caicó. O veículo envolvido no acidente pertence a uma funerária do Sertão da Paraíba.
Não houve gravidade em relação às vítimas, que eram duas, o motorista e uma pessoa no banco do passageiro. O veículo transportava um caixão com um defunto, segundo informações preliminares.
 Fonte: Jair Sampaio