99.5FM Currais Novos - RN

sábado, 13 de outubro de 2018

HADDAD DISCUTE COM MULHER EM IGREJA CATÓLICA: “VOCÊ DEVE SER ATEIA”


BR-POLITICA.
Estadão – Candidato à Presidência da República pelo PT, Fernando Haddad, discutiu com uma mulher dentro de uma igreja católica na zona Sul de São Paulo, nesta sexta-feira, 12. Após participar de uma missa na paróquia Santos Mártires, no Jardim Ângela, o candidato foi abordado por uma mulher que disse que o petista não poderia ter participado da comunhão por ser “um abortista”.
“Eu sou neto de um líder religioso”, respondeu o candidato e emendou: “Você deve ser ateia.” A discussão foi gravada pela reportagem do Broadcast Político, plataforma de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Ao conversar com jornalistas, a mulher não quis se identificar e disse que a presença de Haddad no local era um sacrilégio. “A Igreja Católica não permite. Ele é um abortista, não tinha que estar aqui dentro”, afirmou.
Durante a missa e após a cerimônia, a mulher fez filmagens, transmissões ao vivo pelo celular para uma rede social e disse que iria “denunciar” o ato.
Haddad fez um discurso em frente à igreja pedindo apoio dos fiéis. “Nunca deixei de olhar todo mundo. Todo mundo é igual, ninguém é melhor do que ninguém”, discursou.

CONHEÇA O DEPUTADO MAIS JOVEM ELEITO EM 2018 NO RIO GRANDE DO NORTE


RN-POLITICA.
O deputado mais jovem entre os 24 eleitos em 2018 para Assembleia Legislativa, Allyson Bezerra, de 26 anos, é do Partido Solidariedade de Mossoró. Oriundo de família humilde, Allyson nasceu na Zona Rural de Mossoró, estudou a vida inteira em escola pública, formou-se em engenharia civil pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), onde também fez mestrado em Manejo de Solo e Água e é estudante de direito da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).
Rede UnilarAntes de se candidatar a deputado, Allyson teve o cuidado de organizar a vida pessoal. Passou em um concurso público, sendo atualmente funcionário da UFERSA, onde também é presidente do Sindicato dos Servidores, e foi aluno da Escola de Jovens Líderes do Partido Solidariedade do Rio Grande do Norte, que ministrou aulas para orientar jovens quadros políticos a entrar na política de forma saudável.
“Um dos nossos focos é estimular os jovens a entrarem na política e mostrar que, como eu, eles não precisam ser de famílias tradicionais para serem vereadores, prefeitos, deputados, senadores, governadores. Com esforço pessoal, muito estudo, e foco, dá para fazer política boa e correta no RN”, diz Allyson.
Assista ao vídeo e conheça o mais jovem deputado da Assembleia Legislativa CLICANDO AQUI.

APÓS ATROPELAR E MATAR CRIANÇA NA ZONA OESTE, JOVEM É ESPANCADO ATÉ A MORTE EM NATAL


RN-POLICIAL.
Do G1 RN – Um jovem foi espancado até a morte após atropelar e matar uma criança de 1 ano e 4 meses no bairro Nazaré, Zona Oeste, em Natal, na noite de sexta (12). 
De acordo com a Polícia Civil, o motociclista – identificado como Mateus Miranda do Nascimento, de 18 anos – estava empinando a moto pela Avenida Lima e Silva quando, próximo à Travessa Vila Viana, perdeu o controle do veículo e atropelou a criança. Kauan Henrique estava com a mãe no momento do acidente e morreu na hora. 
Ainda segundo informações da polícia, o motociclista tentou fugir do local do acidente correndo, mas foi pego por populares que o espancaram até a morte. O jovem ainda levou uma facada no peito. De acordo com o delegado Rysklyft Factore, os responsáveis pelo linchamento ainda não foram identificados, mas pelo menos cinco pessoas participaram do crime. Mateus Miranda não tinha passagem pela polícia.
 



MULHER É ACUSADA DE PASSAR DINHEIRO FALSO NO COMÉRCIO DE ACARÍ

Por Chagas Silva, DRT 1845/RN

RN-POLICIAL.
Fotos cedidas
A policia Miliar de Acari/RN, foi acionada na tarde dessa sexta-feira 12, por  um comerciante desta cidade, e alegou aos policias ter sido vítima de uma mulher desconhecida a aparentando "não ser residente em Acari, e pagou com uma nota falsa de R$-100,00. na delegacia de Polícia para fazer a denúncia e entregou a cédula falsa que é muito parecida com a verdadeira.
A Polícia orienta todos os comerciantes das cidades próximas para terem atenção na hora de receber essas notas.
todas as informações contendo as características desta vigarista já foram encaminhadas para Policias Civil e Militar que seguem a procura dela.


ULTRALEVE FAZ POUSO FORÇADO NA PRAIA DE SANTA RITA, NA GRANDE NATAL


RN-GERAL.
Um ultraleve fez um pouso forçado no final da manhã desta sexta-feira (12), por volta das 12h, na praia de Santa Rita, no litoral de Extremoz, cidade da Grande Natal. O caso assustou banhistas que estavam na praia, bem movimentada por causa do feriado nacional.
Quando a aeronave tocou a areia, o eixo de uma das rodas e parte da estrutura do avião quebraram, mas o piloto não se machucou. O ultraleve arrastou por cerca de 50 metros na areia. Conforme testemunhas, havia pelo menos mais uma pessoa na aeronave.
Publicidade
O piloto não deu entrevistas, mas testemunhas que conversaram com ele disseram que o homem relatou um problema mecânico no motor.
"Foi um susto. Pra mim, ele (o piloto) foi um herói, porque a praia estava lotada de gente. As pessoas de abaixaram, ele passou uns cinco metros acima do povo, livrou muita gente", relatou o artesão e fotógrafo João Maria Bezerra, que trabalha na região.
G1/RN

COM TÉCNICA DE RECONHECIMENTO FACIAL, ACUSADO DE MATAR PUBLICITÁRIA EM NATAL É PRESO 21 ANOS APÓS O CRIME


RN-POLICIAL.
Gilson Pegado da Silva foi preso pela Polícia Civil do Rio de Janeiro — Foto: MPRN/Divulgação
O Ministério Público do Rio Grande do Norte, em um trabalho conjunto com as polícias Civis de Goiás e do Rio de Janeiro, conseguiu localizar um homem acusado de matar uma publicitária em Natal – crime ocorrido há 21 anos. A prisão, ainda de acordo com o MP, foi possível graças a uma avançada técnica de reconhecimento facial.
O acusado é o pedreiro Gilson Pegado da Silva, que foi preso na tarde desta quarta (10) no Rio de Janeiro, pela Polícia Civil carioca. Ele usava documentos falsos e só foi identificado após um reconhecimento facial feito pela Polícia Civil de Goiás, por meio de avançadas técnicas de identificação humana por comparação de imagens. O trabalho foi feito pela Seção de Inovação em Identificação Humana (SIIH), que é referência no Brasil.

PESCADOR CAI DE BARCO EM ALTO MAR E NADA SEIS HORAS ATÉ PRAIA DE PITIMBU


PB-DESTAQUE.
O chefe da comunicação do Corpo de Bombeiros da Paraíba, relatou que casos como esse exigem total domínio de técnicas profissionais de nado
Fonte. Portal do Litoral
Um pescador que trabalhava em alto mar caiu do barco e nadou mais de cinco horas até chegar a praia de Pitimbu, litoral Sul da Paraíba. O pescador comentou a emoção de ter conseguido sobreviver após o acidente. “Cai por volta das 6 horas da manhã, só cheguei depois das 10h”, disse.
Um profissional da equipe de salva-vidas prestou os primeiros cuidados e levou o pescador a uma ambulância do Samu, que foi acionada até o local.
O major Flarbert de Almeida, chefe da comunicação social do Corpo de Bombeiros da Paraíba, relatou que casos como esse exigem total domínio de técnicas profissionais de nado. “Embora não seja muito comum, não nos surpreende o ocorrido, uma vez que, o pescador demonstrou ter a capacidade de nadar em diversas modalidades, motivo pelo qual conseguiu se salvar”, disse.
“Ele conseguiu percorrer uma distância considerável pela capacidade de utilizar técnicas de flutuação. Ele alternou o nado com outras técnicas como relaxar o corpo e flutuar, e dessa forma com o auxílio da própria correnteza ele conseguiu chegar até a margem”, ressaltou.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, as informações preliminares é de que o pescador percorreu mais de seis quilômetros.


O BRASIL E A CRISE, QUARENTA MUNICÍPIOS DO RN TEM 1ª COTA DE OUTUBRO DO FPM ZERADA

BR-ECONIMIA 

Quarenta municípios do RN tem  1ª cota de outubro do FPM zerada
Resultado de imagem para foto gif de dinheiro
A cada dia que passa a coisa fica mais e mais veia e difícil para os gestores dos municípios, especialmente os menores, o governo Federal não tem pena do couro de ninguém e cada vez mais aperta o sinto e fecha as torneiras das finanças. 

Com isso, os prefeitos de uma forma ou de outra tentam driblar a crise para tentar honrar os compromissos já assumidos, o que fica quase impossível em muitas cidades.
Nesta primeira parcela do Fundo de Participações dos Municípios (FPM), de  40, municípios do Rio Grande do Norte, tiveram suas cotas da 1ª parcela do FPM zeradas. Essas cidades potiguares não irão receber recursos da União, afetando seus planejamentos financeiros e a realização de pagamentos.
O alto índice de municípios com o FPM zerado se intensificou no mês de setembro, quando 45 cidades não receberam recursos na primeira cota, e 38 cidades no segundo repasse – número recorde para a segunda cota.
Já no mês anterior, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN alertou para a gravidade da crise financeira que afeta as cidades, comprometendo a realização dos pagamentos realizados pelos prefeitos e o equilíbrio financeiro programado nas gestões. A falta do repasse prejudica as gestões municipais.
MUNICÍPIOS ZERADOS DE FPM NA PRIMEIRA COTA DE OUTUBRO/2018:

CAMINHÃO DESGOVERNADO ATINGE VÁRIOS VEÍCULOS NA BR-304 EM ITAJÁ/RN

Por Chagas Silva, DRT-1845/RN
RN-TRANSITO.
Fotos. Focoelho

Por volta das 10hs, da manhã desta sexta-feira, 12, a PRF foi acionada para uma ocorrência de transito tipo abalroamento registrada na BR 304, próximo da entrada da comunidade de Acauã no município de Itaja.
De acordo com as primeiras informações chegadas a redação do Seridó Noticias, davam conta de que um caminhão desgovernado que seguia naquela rodovia teria batido vários carros.


Segundo informações posteriormente chegadas a redação, dá conta que cerca de quatro veículos se envolveram no acidente

JUSTIÇA SUSPENDE ADOÇÃO DE PLACAS DE VEÍCULOS DO MERCOSUL

BR-GERAL.
Decisão atende a pedido da Associação das Empresas Fabricantes e Lacradoras de Placas Automotivas do Estado de Santa Catarina (Aplasc)
Agência Brasil
Novas placas seriam implementadas no Brasil até 1º de dezembro


A desembargadora Daniele Maranhão da Costa, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, suspendeu, em decisão liminar, a adoção das novas placas de identificação dos veículos brasileiros no padrão dos países do Mercosul. As novas placas seriam implementadas no Brasil até 1º de dezembro.
A decisão atende a pedido da Associação das Empresas Fabricantes e Lacradoras de Placas Automotivas do Estado de Santa Catarina (Aplasc).

Na decisão, a desembargadora argumenta que as resoluções nº 729/18 e 733/18 do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) atribuem competência ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para fazer o credenciamento de empresas fabricantes e estampadoras de placas. Entretanto, diz a desembargadora, a atribuição é conferida aos Departamentos de Trânsito (Detrans) dos estados.

Para a desembargadora, a União não traz nenhum argumento que legitime a transferência de atribuição quanto ao credenciamento, embora traga como justificativa a necessidade de solucionar problema relacionado ao monopólio no setor. “Entretanto, sem adentrar na pertinência dessas afirmações, o fato é que não pode, a despeito de solucionar um problema, criar outro, abstraindo da previsão expressa em lei que diz ser dos Detrans a competência para a atividade de credenciamento”, diz na decisão.

Além disso, a desembargadora ressalta que a União não criou o sistema de consultas e de intercâmbio de informações de veículos em circulação no Mercosul. Na decisão, a desembargadora diz que a União reconhece que o sistema não foi implementado no Brasil e “sua defesa se restringe a reduzir a importância da providência”.

A desembargadora cita a argumentação da União de que informação da área técnica do Denatran considera não ser um impeditivo para adoção das novas placas a criação do sistema. Isso porque seriam necessárias apenas adaptações ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), sistema já existente e em pleno funcionamento.

“Ora, não é o Denatran ou o Judiciário ou a agravante [quem entrou com a ação na Justiça] que definem a importância da criação do sistema integrador, mas é uma condicionante que vem expressa no próprio tratado [do Mercosul]”, destaca a desembargadora. Ela acrescenta que é “impensável a adoção de um novo modelo de placas automotivas, que com certeza vai gerar gastos ao usuário, sem a contrapartida da implementação do sistema de informação integrado, sob pena de inverter indevidamente a ordem das coisas, pois a mudança do modelo visa a viabilizar a integração das informações com vistas à maior segurança e integração entre os países signatários do tratado”.
Em maio deste ano, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta a produção das placas foi publicada no Diário Oficial da União. Por essa resolução, as novas placas deverão ser implementadas no Brasil até 1º de dezembro deste ano em veículos a serem registrados, que estejam em processo de transferência de município ou propriedade ou quando houver a necessidade de substituição das placas.

Agência Brasil

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

BOLSONARO DEFENDE UNIÃO E ANUNCIA NOMES PARA EVENTUAL MINISTÉRIO



BR-politica.
Com um discurso conciliador, o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, reiterou hoje (11) os apelos contra a violência motivada por divergências políticas e defendeu a união do país. Também comprometeu-se a respeitar a liberdade de imprensa e não fazer distinção de raça, gênero e orientação sexual.
Jair Bolsonaro concede entrevista à imprensa

Segundo correligionários, foram anunciados, durante a reunião com parlamentares do PSL e apoiadores, os possíveis nomes para os ministérios da Fazenda, Defesa, Casa Civil, Ciência e Tecnologia, no caso de vitória do candidato. Ao sair do encontro, o empresário Paulo Marinho afirmou que  Bolsonaro confirmou indicações para algumas pastas, caso seja eleito no segundo turno das eleições.

Marinho citou como exemplos o economista Paulo Guedes para o Ministério da Fazenda, general da reserva Heleno Augusto para a Defesa, o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) para a Casa Civil. À Agência Brasil, o astronauta Marcos Pontes disse ter sido convidado pelo candidato para assumir o Ministério de Ciência e Tecnologia.

Anteriormente, Bolsonaro havia dito que pretendia fundir os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente em uma única pasta e deixar a cargo da bancada ruralista a indicação do nome.

Imprensa
Bolsonaro se reuniu com integrantes da bancada do PSL, em um hotel na Barra da Tijuca e, em seguida concedeu entrevista coletiva à imprensa. Em vários momentos, ele chamou os jornalistas de “amigos”.

“Pessoal da imprensa, por que não dizer ‘amigos’? Queremos que vocês realmente sejam independentes e tenham responsabilidade em tudo aquilo que escrevem. Vamos garantir a liberdade de imprensa, não tem aquele negócio do controle social da mídia”, disse o candidato.

Violência
Em respostas às críticas de que Bolsonaro prega a divisão no país, o candidato apelou em favor da união de todos e do respeito às diferenças. “Nós acreditamos em todos no Brasil. Vamos unir o Brasil. Brancos e negros, homos e héteros, pais e filhos, nordestinos e sulistas, homens e mulheres, vamos unir o nosso Brasil e pacificá-lo.”

 Publicidade.
Rede UnilarBolsonaro afirmou ainda que, se eleito, adotará medidas de fortalecimento das Forças Armadas e dos agentes de segurança como forma de garantir o cumprimento do dever e das leis. “Vamos valorizar as nossas Forças Armadas, que são lembradas em todos os momentos difíceis da Nação. Vamos tratar com respeito e consideração, buscar uma retaguarda jurídica para que o nosso policial possa desempenhar bem a sua função. Vamos garantir o legítimo direito à defesa ao cidadão de bem.”

Na reunião com os apoiadores, o candidato ressaltou que pretende instaurar um novo modelo de fazer política no país, caso seja eleito. “Temos a certeza que seremos um ponto de inflexão na nefasta política do ‘toma-lá-dá-cá’, da política voltada para questões ideológicas. Vamos valorizar a família brasileira, respeitar a criança em sala de aula, fazer negócios com o mundo todo, sem viés ideológico. Vamos jogar pesado na questão da segurança, para que o nosso povo possa ter paz.”

FILHO DE DINARTE MARIZ CRITICA DECISÃO DE VIVALDO COSTA APOIAR FÁTIMA E HADDAD


RN-POLITICA.
A decisão do deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) apoiar as candidaturas do PT ao Governo do RN e Presidência da República, respectivamente, Fátima Bezerra e Fernando Bezerra, já causa repercussão.
Filho do saudoso senador Dinarte Mariz, o ex-deputado federal Wanderley Mariz, criticou a decisão do deputado: “Vivaldo sempre se elegeu com os votos da direita que herdou do velho Dinarte Mariz. Agora, no fim da vida pública, decide apoiar o PT?”, argumenta Wanderley.
Antes de se filiar ao PSD, Vivaldo tentou filiação ao PCdoB e ao próprio PT, mas não foi aceito por nenhuma das duas legendas.
Por 

VEÍCULO COM PLACAS DE CURRAIS NOVOS SE ENVOLVE EM ACIDENTE ENTRE CAMPESTRE E SANTO ANTÔNIO NO RN

Por Chagas silva, DRT-1845.

RN-TRANSITO



R

ecebi a informação dando conta de um acidente de trânsito envolvendo um veiculo, Um veículo Toyota (Hilux), com placas "OJZ-9595" de Currais Novos, segundo relado, o mesmo  se envolveu em um acidente, do tipo capotamento, na Rodovia que liga São José de Campestre a Santo Antônio do Salto da Onça, na região agreste do RN.
Comenta se que uma jovem era quem conduzia a Hilux,  mas até o momento não nos repassaram nenhuma  informação  sobre os dados da condutora, e nem seu estado de saúde.


MP ELEITORAL OBTÉM CONDENAÇÃO DE EX-PREFEITO DE SANTO ANTÔNIO NO TRE


RN-POLITICA.
Lula Ribeiro distribuiu “kit bacurau” a agentes de saúde em plena campanha, para que percorressem as casas do município com as cores de seu partido
O Ministério Público Eleitoral obteve do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) a confirmação da sentença de primeira instância contra o ex-prefeito de Santo Antônio, Luiz Franco Ribeiro (conhecido como Lula Ribeiro). Ele foi condenado por abuso de poder político e econômico na campanha de 2016, quando tentava a reeleição e foi derrotado nas urnas.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) proposta pelo MP já havia sido acatada em primeira instância e tornou Lula Ribeiro inelegível. O TRE negou por unanimidade - na sessão dessa quarta-feira (10) - um recurso do ex-prefeito que pretendia derrubar a sentença. Da decisão do tribunal ainda cabe recurso.
Para promover sua candidatura à reeleição pelo PMDB, ele distribuiu fardamento e bolsas verdes, a cor de sua campanha, aos agentes de saúde. A entrega do material ocorreu em pleno período eleitoral, mais exatamente no dia 26 de agosto de 2016. A população passou a chamar as fardas de “kit bacurau” (pássaro associado ao peemedebismo no estado) e de “periquito verde”.
Os agentes tiveram de assinar um termo se comprometendo a utilizar a farda e foram advertidos que, caso se recusassem, sofreriam corte de ponto. A roupa não correspondia ao padrão seguido pelas equipes de saúde em todo o restante do estado e foi escolhida sem participação dos servidores. Muitos alegaram que, ao visitar a população, eram tratados como cabos eleitorais de Lula Ribeiro.
O uso eleitoreiro das cores verdes não era novidade para o então prefeito. Ele já havia recebido, inclusive, uma recomendação do Ministério Público Eleitoral para que cessasse de utilizar a cor verde na pintura dos bens públicos. Como não atendeu ao recomendado, foi alvo de uma Ação Civil Pública.
Os 45 agentes comunitários de saúde percorriam, de casa em casa, todo o município, levando as cores do candidato. O MP Eleitoral calculou um total de 7.200 visitas por mês. Isso em um município com apenas 18.799 eleitores. Ainda assim, Lula Ribeiro foi derrotado em uma disputa acirrada, tendo obtido 7.236 votos, contra 7.280 do adversário
Publicidade.
Em seu parecer, a procuradora regional eleitoral Cibele Benevides enfatiza que a atitude do ex-prefeito “maculou a legitimidade das eleições de Santo Antônio, revestindo-se de gravidade suficiente à imposição da sanção de inelegibilidade”. Relator do processo, o juiz José Dantas concluiu: “A intenção do recorrente de propagar os atos de sua gestão por meio dos agentes de saúde, como se vê, foi inegável”.
Acesse aqui o parecer do MP Eleitoral.
http://www.mpf.mp.br/rn/sala-de-imprensa/noticias-rn/mp-eleitoral-obtem-condenacao-de-ex-prefeito-de-santo-antonio-no-tre
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 3901 / 9119-9675



IMD SEDIA CONGRESSO DE EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO



RN-DESTAQUE 
Evento é realizado em parceria entre UFRN, UERN e Ufersa, tem inscrições gratuitas e acontece de 16 a 18 de outubro
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) vai sediar, entre os dias 16 e 18 de outubro, o “Congresso de Empreendedorismo Universitário: um olhar para o futuro”, iniciativa que integra várias instituições de ensino superior do Rio Grande do Norte.
O evento tem a realização da UFRN, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande (IFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), por meio de suas pró-reitorias de Extensão e Pesquisa.
A programação do congresso engloba uma série de palestras, mesas redondas, workshops e premiações. As inscrições podem ser realizadas por meio do Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), ou pelo LINK.
A abertura do Congresso acontece no Auditório da Reitoria, às 19h do dia 16, com a mesa redonda "Cenários Futuros e as Oportunidades para Empreender", tendo a participação do gerente de comunicação e marketing do Sebrae/RN, Edwin Aldrin, e do criador da metodologia Meu Planejamento Futuro  (MEF), Jaime Araújo, com mediação do diretor da Saber Inovar, Marcelo Bandiera.
Dando continuidade à programação, será promovido no segundo dia de evento (17) uma série de palestras abordando temas de fomento à cultura do empreendedorismo, tais como: “Internet das coisas, tecnologia e empreendimentos”; “Aceleração de ideias e incubação de negócios - experiencias das incubadoras”; e “Metodologias e ferramentas de suporte ao empreendedorismo”. As palestras acontecerão na sede do IMD nos turnos da manhã e tarde.
Para finalizar a programação será realizado no último dia do evento, no Auditório do IMD, o “Workshop e Premiação da Maratona 100 Projetos em 100 Dias”.
Assessoria de Comunicação do Instituto Metrópole Digital
Publicidade.

MAQUINÁRIO DAS MINI FÁBRICAS DE CONFECÇÕES COMEÇAM A CHEGAR


RN-CIDADES.
“Hoje é mais um dia de festa na nossa comunidade, construímos as instalações e agora as máquinas de costuras da mini fábrica começa a chegar. Estamos desenvolvendo nossa logo marca, o próximo passo será os cursos de capacitação”, comemora Cláudia Santos, presidente da Associação dos produtores rurais da Lagoa do Cipoal, localizada no município de Passa e Fica. A associação foi beneficiada com R$ 262 mil, do Governo do RN, através do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial.
A mesma felicidade é expressada por Josilma Santos, presidente da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade de Gravatá. “Ainda não desencaixotamos tudo, mas adquirimos material de informática, tecidos e nessa semana receberemos nosso maquinário”, revela.
Propaganda
A boa nova foi compartilhada durante a oficina de logomarcas que está sendo desenvolvida pelo setor de comunicação do Projeto Governo Cidadão junto as associações beneficiadas. “As Serras do Agreste Potiguar que abrange Serra de São Bento, Passa e Fica e Monte das Gameleiras está se tornando um grande polo turístico do Estado. Agregar turismo a geração de emprego e renda é uma das nossas metas. ”Esse processo está sendo bem planejado e estruturado. A criação da logo marca das fabricas de confecções vão criar uma identidade para essas novas empresárias”, comenta o secretário da Sethas e coordenador do Governo Cidadão, Vagner Araújo.
Durante as dinâmicas participativas, é explicado como a concepção de uma marca pode gerar renda e desperta o interesse do consumidor, ao final do processo de construção da logo marca, será apresentado três criações de acordo com o que foi construído nas dinâmicas.
Fotos: Assessoria de Comunicação do Governo Cidadã

MECÂNICO FICA EM ESTADO GRAVE APÓS ‘MACACO’ FALHAR E CARRO CAIR NA CABEÇA

PB-TRANSITO.
Vítima Havia Colocado Um Macaco Para Erguer O Veículo E Fazer O Serviço Mecânico, Mas O Equipamento Falhou

Um Jovem De 18 Anos Ficou Em Estado Grave Após Um Carro Cair Em Cima Da Cabeça Dele Enquanto O Veículo Passava Por Um Serviço Mecânico. O Caso Aconteceu No Fim Da Manhã Desta Quinta-Feira (11) No Distrito Mecânico De João Pessoa.

Conforme A Tv Correio, A Vítima Havia Colocado Um Macaco Para Erguer O Veículo E Fazer O Serviço Mecânico, Mas O Equipamento Falhou. Com Isso, O Carro Caiu Em Cima Da Cabeça Do Jovem, Que Teve Graves Ferimentos.

A Vítima Foi Atendida Pelo Samu E Encaminhada Ao Hospital De Emergência E Trauma De João Pessoa, Onde, Segundo Boletim Médico, Recebeu Atendimento Médico De Emergência E Segue Internado Em Estado Grave.

Portal Correio

COSERN ANUNCIA LISTA DE PROJETOS CULTURAIS SELECIONADOS PARA O CICLO DE PATROCÍNIOS 2018-2019


RN-CULTURA.
Serão contemplados 20 projetos alinhados à Política de Patrocínios e Doações do Grupo Neoenergia que serão executados em todas as regiões do estado
Resultado de imagem para logo cosern
A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, reconhecida pelos potiguares como a instituição privada que mais investe na cultura do Rio Grande do Norte, anunciou nesta 5ª feira (11), a lista dos projetos culturais selecionados pela Política de Patrocínios e Doações do Grupo (confira abaixo), incentivados por meio da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, para o ciclo 2018-2019.
O apoio à cultura potiguar dado pela Cosern há quase 20 anos faz parte da Política de Patrocínios e Doações da Neoenergia, dentro do Programa de Sustentabilidade do Grupo para o desenvolvimento das comunidades onde ele atua, realizando parcerias e implementando programas que contribuam para o desenvolvimento social, por meio de ações de empoderamento e valorização da cultura e dos costumes locais.
Para Karine Severo, Gerente do Departamento de Comunicação Externa da Cosern, é de extrema relevância o apoio da Cosern e do Grupo Neoenergia à cultura potiguar neste compromisso que se renova a cada ano: “São quase duas décadas fomentando a cultura do nosso estado, levando sorrisos e transformando vidas”, finaliza.
Durante o processo seletivo 2018, a Cosern recebeu 79 propostas de patrocínios culturais via leis de incentivo. Os 20 projetos culturais selecionados abrangem diversas áreas e serão desenvolvidos em todas as regiões do estado, de acordo com os segmentos:
VEJAS RELAÇÃO DOS PROJETOS.

CAMINHADA ALERTA PARA PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA NESTE DOMINGO NA VIA COSTEIRA.


RN-SAÚDE .
Resultado de imagem para Caminhada alerta para prevenção ao câncer de mama neste domingo na Via Costeira
O Cidade Viva terá um domingo diferente esta semana. E por uma boa causa. O projeto que se abre à prática de esportes e lazer da população e do turista todos os domingos em uma das faixas da Via Costeira abraçará o Outubro Rosa com a promoção da primeira edição da Caminhada Um Pé na Prevenção, aberto a todos que quiserem participar.
A concentração acontece às 15h próxima ao Centro de Convenções. Mil camisetas foram confeccionadas para a caminhada e todas já foram vendidas. Mas qualquer cidadão pode ir vestido da forma que quiser. O percurso de 2,5 quilôometros será o mesmo do Cidade Viva, do Centro de Convenções até o Wish Natal, onde estará montado palco para várias ações.
A campanha Outubro Rosa alerta para conscientização às mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. A prevenção, aliada a hábitos saudáveis evitam em até 28% a ocorrência do câncer de mama.
O Cidade Viva é um projeto promovido pelo Governo do Estado. Acontece todos os domingos, das 15h às 19h30 em uma das faixas da Via Costeira, que fica interditada da rotatória em frente ao Centro de Convenções até o Wish Natal para a prática de esportes, lazer, caminhada e contemplação. Para este domingo, a Caminhada Um Pé na Prevenção conta com promoção do Grupo Mulheres no FDS.


DENARC APREENDE GRANDE QUANTIDADE DE DROGAS EM SALÃO DE BELEZA NO BAIRRO DIX-SEPT ROSADO

RN-POLICIAL.
Uma operação da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC), terminou na apreensão de uma vasta quantidade de drogas e na prisão de dois suspeitos. Os entorpecentes estavam em um salão de beleza no bairro Dix-Sept Rosado, que servia como fachada para a venda dos entorpecentes.
Foram apreendidos meio quilo de cocaína, 126 papelotes de LSD, 551 comprimidos de ecstasy e mais de dois mil reais em dinheiro. Os suspeitos que estavam na posse do material foram identificados como Diogo Medina Silva de 34 anos e Daniela Moura de Matos, de 30.
Porpal BO

HOMEM É PRESO PELA PF SUSPEITO DE PEDOFILIA E PORNOGRAFIA INFANTIL


PB-PORN-POLICIAL.
Um homem de 24 anos foi preso suspeito dos crimes de pedofilia e pornografia infantil, nesta quinta-feira (11), no bairro do Geisel, em João Pessoa, de acordo com informações divulgadas pela Polícia Federal.
Segundo o delegado Gustavo Barros, da Delegacia de Defesa Institucional, as investigações - iniciadas seis meses atrás pela Unidade de Repressão a Crimes de Ódio e Pornografia na Internet (URCOP), em Brasília, e concluídas pela PF em João Pessoa - apontam que o homem praticava os crimes há cerca de seis anos, pela internet, por meio de perfis falsos em uma rede social.
Conforme a PF, a maioria das vítimas eram meninas, de 11 e 12 anos. As investigações indicam que pelo menos 500 crianças e adolescentes, de diferentes estados, podem estar envolvidas nesse caso.
O delegado informou que o suspeito se apresentava como criança, conquistava as vítimas e, então, trocava a primeira foto. A partir desse momento, pressionava psicologicamente as crianças e adolescentes e fazia chantagens, os obrigando a continuar enviando fotos nuas para o perfil dele.
O suspeito pode responder por pelo menos três crimes: instigar as crianças à produção de material pornográfico, divulgação de pornografia infantil e posse de material de pornografia infantil. O material apreendido vai ser periciado pela PF.
G1 PB

SUSPEITO DE ASSALTO É AMARRADO PELO PESCOÇO, ARRASTADO E MORTO A TIROS EM NATAL


RN-POLICIAL.
Um homem suspeito de assaltar um ônibus foi pego por pessoas, amarrado pelo pescoço, espancado, arrastado pelas ruas da Ribeira e baleado em seguida. O crime aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (11), na Zona Leste de Natal. Vítimas do assalto se feriram durante tumulto.
Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 12h40. Um homem anunciou o assalto dentro do ônibus da linha 20, da empresa Guanabara, quando o veículo passava ao lado do Teatro Alberto Maranhão. Havia cerca de 30 passageiros no local.
Segundo testemunhas, o motorista abriu as portas do ônibus e houve passageiros tentaram correr ao mesmo tempo e houve tumulto e quedas. Uma mulher teve fratura exposta no pé, ao saltar do veículo, e outra ficou com ferimentos leves.
Ainda de acordo com testemunhas, o suspeito ainda conseguiu correr com duas bolsas, um tablet e outros bens que conseguiu tomar de vítimas, mas foi alcançado por pessoas não identificadas, amarrado pelo pescoço e arrastado por cerca de 800 metros, até ser morto com espancamentos e tiros.
G1/RN

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

serido noticias: MECÂNICO FICA EM ESTADO GRAVE APÓS ‘MACACO’ FALHAR...

serido noticias: MECÂNICO FICA EM ESTADO GRAVE APÓS ‘MACACO’ FALHAR...: PB-TRANSITO. Vítima Havia Colocado Um Macaco Para Erguer O Veículo E Fazer O Serviço Mecânico, Mas O Equipamento Falhou Um Jovem D...

GOVERNO NÃO PODERÁ CONTINGENCIAR RECURSOS DA SEGURANÇA EM 2019


RN-DESTAQUE.
Todos recursos previstos para a segurança pública na Lei Orçamentária Anual do Rio Grande do Norte para o próximo ano deverão ser aplicados na área integralmente.
O Juízo da 3ª vara da Fazenda Pública de Natal atendeu o pedido do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) numa ação civil e determinou que não haja contingenciamento de verbas previstas para segurança pública em 2019.
A decisão judicial é destinada para os atuais governador do Estado e secretário estadual do Planejamento e das Finanças. Como o atual governador não conseguiu se reeleger nas eleições deste ano, a decisão deverá ser cumprida pelo próximo governador ou governadora, que será escolhido(a) nas eleições de 2º turno no dia 28 deste mês. Na decisão, a Justiça considera preocupante o aumento da criminalidade no estado do Rio Grande do Norte e que a administração pública não consegue deter o controle de determinadas situações, que “beiram o caos social”.
O MPRN cita na ação que “o Rio Grande do Norte vem ganhando notoriedade, inclusive internacional, pelo morticínio muito superior ao aceitável, que, segundo estudos da Organização Mundial da Saúde, é de 10 mortes para cada 100 mil habitantes”. A taxa de condutas violentas letais intencionais do Estado (68,6 mortes/100 mil habitantes) é quase duas vezes e meia superior à do Brasil (28,5 mortes/100 mil habitantes) e chega a ultrapassar até mesmo à da Síria (61,8 mortes/100 mil habitantes) e que o problema atinge até as antes pacatas cidades do interior.
O órgão ministerial destaca ainda que a expectativa era de que o Estado do Rio Grande do Norte estivesse tratando a área de segurança pública como prioridade. Para apurar os gastos do Estado com as instituições de segurança pública (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Técnico-Científico de Perícia), foi instaurado um inquérito civil onde se compararam as previsões orçamentárias com as despesas efetivamente realizadas para, em seguida, possibilitar a análise da legitimidade do eventual contingenciamento de verbas nessa área.
Para o MPRN, “os dados coletados no inquérito civil evidenciam que o Estado do Rio Grande do Norte está longe de tratar a segurança pública com a prioridade que seria necessária para, pelo menos, minimizar o problema da insegurança”. No período entre 2015 e 2017, a frustração da receita foi de 11,3%, enquanto o contingenciamento das verbas para a área de segurança pública foi um pouco maior no tocante ao custeio (14,8%) e fortemente maior no tocante ao investimento (85%). Em números absolutos, isso significa que, nesses três anos, o Estado do Rio Grande do Norte deixou de gastar R$ 65.652.980,52 dos R$ 230.944.000,00 orçados com custeio e investimento em segurança pública, o que representa um contingenciamento total de 28,4% do orçamento.
Quando computadas somente as despesas custeadas pelo tesouro estadual, excluindo-se, além de outras, as verbas transferidas através de convênios federais, a situação da segurança pública é ainda pior. Considerado o mesmo período (2015/2017) e a mesma frustração de receitas (11,3%), o tesouro estadual contingenciou 20% das verbas para custeio e 94,4% das verbas para investimento na área de segurança pública, no total de 65,5% de contingenciamento, “chegando ao cúmulo de não gastar um único centavo com investimento no Corpo de Bombeiros Militar e no Itep”, diz trecho da ação.
Para o MPRN, os contingenciamentos, dada a situação de calamidade na segurança pública estadual, “não encontram amparo jurídico à luz do dever estatal de garantir o direito fundamental à segurança pública, o que vem sendo negligenciado ao longo dos anos, culminando por instalar um estado de coisas inconstitucional nessa área e, conseqüentemente, legitimar a intervenção judicial na execução orçamentária com vistas à cessação ou, pelo menos, a diminuição desses contingenciamentos”.
Publicidade
Com a decisão judicial, a expectativa do MPRN é fazer com que “o Estado do Rio Grande do Norte dê efetiva prioridade à área de segurança pública diante da violação massiva e generalizada do direito fundamental à segurança pública no território estadual, de que as milhares de vítimas da violência, com índices de mortalidade absurdamente destoantes de um Estado que pretende ser democrático de direito, são testemunhas eloquentes”.