99.5FM Currais Novos - RN

sábado, 15 de dezembro de 2018

DETRAN-RN INICIA IMPLANTAÇÃO DE PLACAS NO PADRÃO MERCOSUL


RN-GERAL.
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) inicia a implantação do sistema que vai possibilitar que os veículos cadastrados no estado sejam emplacados com placas no padrão Mercosul. Significa dizer que todos os veículos ‘zero quilômetro’ que forem emplacados já a partir desta sexta-feira (14) receberão as placas no novo padrão.
Placa padrão Mercosul para o Rio Grande do Norte — Foto: Detran-RN/Divulgação
Porém, neste primeiro momento, a iniciativa será dirigida apenas ao emplacamento dos automóveis ‘zero quilômetro’ e para os que precisarem realizar serviços que alterem o registro de veículo, a exemplo de mudança de município ou de proprietário.
Nos demais casos, os donos de automóveis têm até 5 anos para efetivar a mudança da placa antiga para o modelo Mercosul. Porém, aquele que desejar realizar a mudança de imediato, basta buscar uma unidade do Detran.
O diretor-geral do Detran-RN, Eduardo Machado, explicou que o novo modelo traz maior segurança contra a clonagem e adulteração, já que dispõe de itens mais fáceis de identificação e mais complexo para possíveis falsificações, como também possibilita uma quantidade maior de combinações originando novas identificações para os veículos.
“O novo modelo vem com QR Code único e conterá todos os dados de confecção da placa, desde a identificação do fornecedor até o número, data, ano e modelo de fabricação do carro, além de permitir a rastreabilidade dela. Dessa forma, a fiscalização identifica rapidamente onde a placa foi confeccionada e a qual veículo pertence”, informou.
A nova placa
A nova placa tem quatro letras e três números. Hoje, o modelo adotado no Brasil é o de três letras e quatro números. No visual, a nova placa vem com fundo branco e uma faixa azul na parte superior com o nome Brasil ao centro e a bandeira do país à direita. A identificação do Mercosul aparece na ponta esquerda da mesma faixa.
Para veículos particulares, a moldura e os caracteres serão pretos. Mas a cor muda conforme o tipo de veículo. Aqueles destinados a fins comerciais, como táxis e ônibus, terão moldura e caracteres em vermelho, veículos diplomáticos seguirão a cor laranja, carros oficiais receberão cor azul.
Entre os itens de segurança estão a pintura difrativa dos caracteres principais, marcas d’água e um QR Code no lado esquerdo, acima dos dizeres ‘BR’. O QR Code contém um número de série que ajudará em ações de fiscalização e no combate à clonagem ou adulteração de placas.
G1/RN

MOSSORÓ REGISTRA O 233º HOMICÍDIO DE 2018


RN-POLICIAL.
 
Mais um crime de homicídio foi registrado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP),por volta das 11:20:hs deste sábado 15 de Dezembro de 2018,em Mossoró no Rio Grande do Norte.
A ação criminosa ocorreu no cruzamento das ruas Alcides Henrique da Silva com Luiz Agostinho Sobrinho nas proximidades da antiga Indufal no bairro Barrocas.
A vítima,identificada como Isaac Quirino da Silva trafegava em uma bicicleta quando foi morto em via publica com vários tiros.
Segundo informações da polícia a vítima já tinha passagem pelo sistema prisional por roubo (Art.157) A Polícia Militar foi acionada e isola o local do crime até a chegada dos peritos do Instituto Técnico e Científico de Perícias (ITEP).
Em instantes mais informações.
PASSANDO NA HORA

ADOLESCENTE DE 17 ANOS TENTA ASSALTAR LOTÉRICA E É APREENDIDA POR POLICIAL DE FOLGA NO CENTRO DE CAICÓ


RN-POLICIAL
Por volta de 13:23 tarde desta sexta feira, dia 14 de dezembro, um fato inusitado aconteceu no Centro da cidade de Caicó quanto uma adolescente de 17 anos tentou assaltar uma lotérica que fica na Av Rio Branco no Centro de Caicó.
Um policial que estava de folga viu populares correndo, fugindo da lotérica e foi avisado que uma mulher estava assaltando a lotérica. Usando de técnicas de aproximação o PM rendeu a mulher que foi pega de surpresa. Com ela foi encontrada uma faca peixeira e uma pistola simulacro (arma de brinquedo) que ela usou para tentar praticar o ato infracional relativo a roubo.
Uma viatura do Departamento Rodoviário Estadual foi acionada para conduzir a menor infratora até a Delegacia de Polícia Civil de Caicó, para os procedimentos cabíveis.
Por Maurício Fernandes Blog CRN

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

MENINA DE 7 ANOS MORRE APÓS SER PRESA NA FRONTEIRA DOS EUA


Mariana Ghirello, Do R7 com agências internacionais
INTERNACIONAL-POLICIAL.
Imigrante guatemalteca chegou a ser socorrida de helicóptero, mas não resistiu e morreu. Laudo do hospital apontou choque séptico e desidratação

Imigrantes tentam cruzar fronteira dos EUA 
Uma menina de 7 anos da Guatemala morreu de desidratação e choque séptico (falência dos órgãos com origem em uma infecção) depois de ter sido presa pela Patrulha da Fronteira norte-americana na semana passada. Ela estava em um grupo de imigrantes ilegais que cruzaram a fronteira pelo México para os Estados Unidos, segundo o CBP (Customs and Border Protection), na tradução do inglês Proteção de Fronteiras e Controle Alfandegário dos Estados Unidos. A informação é do Whashington Post.
De acordo o registro da polícia local, a menina e seu pai foram detidos por volta das 22h, no dia 6 de dezembro, ao sul da cidade de Lordsburg, no estado do Novo México. O grupo de imigrantes era de 163 pessoas que se aproximaram dos agentes norte-americanos para se entregarem.
Mais de oito horas depois, a criança começou a ter convulsões, segundo apontam os registros da Polícia da Fronteira dos EUA. A emergência foi acionada e depois de medir sua temperatura corporal em 40ºC. Além disso, de acordo o comunicado oficial, a menina "não havia comido ou consumido água por vários dias".
Ela chegou a ser socorrida e removida de helicóptero o Hospital Providence, na cidade de El Paso, mas entrou em parada cardíaca e "foi reanimada", segundo a agência. "No entanto, a criança não resistiu e morreu no hospital menos de 24 horas depois de ser transportada", disse o órgão que faz a segurança da fronteira.
A agência não divulgou o nome da menina ou de seu pai, que a acompanhava no trajeto. Ele permanece em El Paso à espera de uma reunião com autoridades consulares guatemaltecas. A agência está investigando o incidente para garantir que políticas apropriadas sejam seguidas.
Segundo a reportagem, normalmente água e alimentos são fornecidos aos imigrantes sob custódia da Patrulha de Fronteira, mas ainda não está claro, se na ocasião da detenção, a menina recebeu suporte e um exame médico antes do início das convulsões.
"Nossas sinceras condolências vão para a família da criança", disse o porta-voz do CBP, Andrew Meehan, ao The Washington Post.

O órgão de controle afirma que irá esperar um laudo e a autópsia da vítima, mas os resultados podem levar várias semanas. Um diagnóstico inicial feito por médicos do Hospital Providence, em El Paso, listou a causa da morte como choque séptico, febre e desidratação, disse o CBP.
"Devido à confidencialidade do paciente, o hospital é incapaz de fornecer qualquer informação ao paciente e está encaminhando quaisquer perguntas sobre este paciente para CBP", disse a porta-voz da Providência, Marina Monsisvais.

MP ELEITORAL PROCESSA EZEQUIEL FERREIRA, ROGÉRIO MARINHO, PREFEITO E SECRETÁRIA DE SAÚDE DE ANGICOS, RN

Por G1 RN
PB-POLITICA.

O Ministério Público Eleitoral no Rio Grande do Norte ajuizou, nesta quinta-feira (13), uma ação de investigação judicial eleitoral contra Ezequiel Ferreira de Souza, atual presidente da Assembleia Legislativa, o deputado federal Rogério Marinho, Deusdete Gomes de Barros e Nataly da Cunha Felipe de Souza, que são prefeito e secretária de Saúde de Angicos, respectivamente.
Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte — Foto: João Gilberto/ALRN
Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
 Foto: João Gilberto/ALRN
Segundo o MP Eleitoral, Ezequiel, Deusdete e Nataly fizeram uso promocional da destinação de uma ambulância ao referido município para beneficiar as candidaturas do próprio Ezequiel Ferreira e de Rogério Marinho a deputados estadual e federal, respectivamente, nas eleições de 2018.

Ainda segundo o MP, a Assembleia Legislativa, com sobras do seu orçamento de 2016, adquiriu 85 ambulâncias e as doou ao Executivo estadual.
De acordo com a ação, Ezequiel Ferreira, enquanto presidente da Alern, aproveitou-se do ato para que ele e vários dos demais deputados estaduais aparecessem individualmente perante seus potenciais eleitores em 2018, ao garantir de que cada um deles indicasse o município potiguar – geralmente um “reduto eleitoral” – para o qual cada ambulância seria destinada. Além disso, houve exploração midiática de cada evento de entrega específica dos veículos, segundo o MP.
Rogério Marinho (PSDB-RN) é deputado federal pelo RN e vai integrar a equipe do Governo Federal em 2019 — Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Rogério Marinho (PSDB-RN) é deputado federal pelo RN e vai integrar a equipe do Governo Federal em 2019
 Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Nas palavras dos procuradores que assinam a ação, garantiu-se a cada deputado um “quinhão” da doação, com a intenção de propagar no eleitorado a mensagem de que a obtenção de cada ambulância era fruto do esforço, da lembrança e da generosidade pessoal do deputado responsável pela indicação. “Não se tratava do dinheiro arrecadado do povo sendo usado para comprar algo básico para o próprio povo (saúde pública), mas de um ‘agrado’ particular do deputado para com aquela comuna – que a ele deveria ser, portanto, eternamente agradecida”, destacam.
Angicos
No caso do próprio Ezequiel, segundo os promotores, ele destinou uma ambulância ao município de Angicos. E Deusdete Gomes de Barros e Nataly da Cunha Felipe de Souza cuidaram para que a entrega física da ambulância fosse “explorada politicamente”.
Prefeito de Angicos, Deusdete Gomes de Barros, também é alvo da ação — Foto: Claudinho Fotografias/Assessoria da Prefeitura de Angicos
Prefeito de Angicos, Deusdete Gomes de Barros, também é alvo da ação
Foto: Claudinho Fotografias/Assessoria da Prefeitura de Angicos
“Eles agendaram essa entrega para 29/12/2017, mesmo dia da inauguração da Unidade Básica de Saúde Expedito Eudirço Chimbinha, evento que contou com a entrega simbólica das chaves da ambulância por Ezequiel àqueles gestores locais, discursos emocionados de agradecimento, tendas, benção e oração do pároco local, entre outros atos festivos, tudo com grande cobertura de sites e blogues de internet”, alega o MP Eleitoral.
Além disso, prossegue a PRE, no dia 20 de setembro, durante um comício realizado em Angicos em prol das candidaturas de Ezequiel e Rogério Marinho, Deusdete teria vinculado diretamente a doação daquela ambulância à pessoa de Ezequiel, chegando a mencionar que este “deu um belo presente ao povo” da cidade.
Outro ilícito eleitoral apontado pelos procuradores teria sido a utilização de recursos públicos da Saúde para pagar o combustível que abasteceu vários dos veículos que participaram de uma carreata, também ocorrida em 20 de setembro, que antecedeu o comício mencionado no parágrafo anterior. A acusação é baseada em depoimentos e em documentos fiscais obtidos da Secretaria Estadual de Tributação, que apontam “uma série de abastecimentos fora do horário de expediente dos órgãos públicos”.
Nataly da Cunha Felipe de Souza, secretária de Saúde de Angicos — Foto: Reprodução/Facebook
Nataly da Cunha Felipe de Souza, secretária de Saúde de Angicos
Foto: Reprodução/Facebook
 Havendo procedência da ação, os acusados ficam sujeitos a multa, a decretação de inelegibilidade por oito anos e, no caso dos eleitos nas eleições de 2018, à cassação do diploma.

TRIO AMARRA CAMINHONEIROS E ROUBA 34 PNEUS DE CARRETA, EM CAMPINA GRANDE


PB-POLICIAL.

Os dois caminhoneiros foram amarrados juntos, com pés e mãos algemados, e deixados dentro do caminhão enquanto os suspeitos efetuavam o assalto
 
Dois caminhoneiros de Minas Gerais foram amarrados por três assaltantes na madrugada desta quinta-feira (13), em Campina Grande. Os criminosos levaram todos os 34 pneus e rodas da carreta.

Os caminhoneiros estavam descansando, passando a noite em um posto de gasolina. Eles estavam aguardando para carregar o caminhão quando foram surpreendidos por três homens armados e encapuzados.

Segundo relato de um dos caminhoneiros, eles estavam dormindo quando o vidro do caminhão quebrou e um dos assaltantes já entrou batendo e rendendo o motorista. Houve um início de luta corporal, mas um dos suspeito avisou que já estavam com o outro caminhoneiro e iriam deixá-los juntos. Eles foram amarrados juntos, pés e mãos algemados, e deixados dentro do caminhão enquanto os homens realizavam o assalto.

De início eles pensaram que estavam tentando assaltar o caminhão, que estava vazio, mas só depois eles perceberam que o alvo eram os pneus e as rodas da carreta. Eles levaram 34 rodas e pneus. Segundo a vítima, o valor dos pneus era estimado em algo em torno de R$ 90 mil.

Segundo a Polícia Militar, os suspeitos estão sendo procurados, mas, até as 7h da manhã desta quinta-feira, ninguém foi preso.



GRUPO INVADE CASA PARA ROUBAR E MATA ESTUDANTE DE 15 ANOS.


PB-POLICIAL

As primeiras informações da PM dão conta que um grupo foi assaltar a residência terminou assassinado o estudante

Uma tragédia foi registrada na madrugada desta quinta-feira (13), no Sítio São Francisco, Zona Rural de São José de Caiana, Sertão da Paraíba.

As primeiras informações da Polícia Militar dão conta que um grupo foi assaltar a residência de uma família e terminou assassinado um estudante de apenas 15 anos de idade.

Segundo relato de moradores, os suspeitos chegaram a residência pedindo umas armas, e logo após a entrega dessas armas eles teriam cometido o crime de homicídio contra o menor de idade.

A PM está no local fazendo as diligências.

Diário do Sertão

EX-MARIDO é PRESO POR ENCOMENDAR MORTE DE VEREADORA E SIMULAR ASSALTO NO INTERIOR DO GO



GO-POLICIAL.
Ex-marido da vereadora Roseli Aparecida de Oliveira (DEM), de 55 anos, o produtor rural Vilmar Rodrigues da Rocha, de 57, foi preso nesta quinta-feira (13) suspeito de mandar matar a vítima durante um assalto simulado, por causa de uma briga pela divisão de bens. Inicialmente, o caso era tratado como roubo seguido de morte. Outros quatro suspeitos estão detidos.

“Chamou a atenção porque no latrocínio a pessoa quer apenas subtrair o patrimônio, mas eles quiseram matar a vítima mesmo depois do carro batido. Suspeitamos de uma execução premeditada e levantamos que o ex-marido tinha motivos para isso”, afirmou o delegado responsável pelo caso, Rogério Moreira da Silva.

O crime aconteceu na noite do último dia 2 de dezembro, em Bom Jesus de Goiás, região sul do estado. Roseli foi abordada dentro de casa, quando saiu na área para abrir o portão para o filho entrar na residência. Os criminosos alegaram que iam roubar o carro dela e a levaram como refém.

EVANGELHO DO DIA: (MT 11,16-19) - SEXTA-FEIRA, 14 DE DEZEMBRO DE 2018


DESTAQUE.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus às multidões: “Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’ Veio João, que nem come e nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras.”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

BATIDA MATA 5 ROMEIROS E FERE 6 GRAVEMENTE




CE-TRANSITO.


Cinco pessoas morreram e 25 ficaram feridas, sendo seis em estado grave

Cinco pessoas morreram em uma colisão entre um ônibus e um caminhão em Campos Sales, no interior do Ceará, na tarde desta quinta-feira (13), de acordo com profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O ônibus fazia o transporte de romeiros de Canindé para Campos Sales.

Outras 25 pessoas ficaram feridas. Elas foram atendidas inicialmente no Hospital Geral de Campos Sales e foram transferidas para outras unidades da região, de acordo com a gravidade de cada paciente. Seis pessoas estão em estado grave.

O motorista do caminhão sofreu fratura nas pernas e é atendido no hospital de Campos Sales. O motorista do ônibus com romeiros é uma das vítimas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), várias pessoas ficaram presas às ferragens e foram retiradas cerca de uma hora depois da colisão. A PRE informou também que ainda fará uma análise da causa do acidente.

A Polícia Rodoviária Estadual informou que os romeiros haviam fretado um ônibus para viajar para Canindé, no interior do Ceará, onde participariam de várias missas. Eles deixaram Canindé no início da tarde e sofreram o acidente a 12 quilômetros da sede de Campos Sales, destino dos romeiros.

Conforme o Samu, as equipes contam com oito ambulâncias atendendo os pacientes no local do acidente, na CE-371, no trecho da via que liga as cidades de Campos Sales e Antonina do Norte.

Um helicóptero da Secretaria de Segurança realizou a transferência de uma pessoa ferida em estado em mais grave para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.

Ranniery Melo e Yanne Costa - G1 CE




BOLSONARO VISITA COMANDO DE OPERAÇÕES TÁTICAS DA POLÍCIA FEDERAL.


BR-POLITICA.

COT é considerado a tropa de elite da PF. Agenda do presidente eleito nesta quarta prevê novos encontros com bancadas de partidos.

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) visitou na manhã desta quarta-feira (12) o Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal (PF), localizado em Brasília.

Bolsonaro chegou à sede do COT, considerada a unidade de elite da Polícia Federal, por volta das 8h30.

Rede UnilarO presidente eleito está desde segunda-feira (10) na capital federal, quando recebeu o diploma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que confirmou o resultado da eleição e o habilitou a tomar posse em 1 de janeiro de 2019.



Bolsonaro aproveitou a passagem por Brasília para se reunir com comandantes da Polícia Militar na terça.

Em outras viagens à capital, o presidente teve reuniões com os comandantes das Forças Armadas. Bolsonaro é capitão reformado do Exército e deputado federal desde 1991.

Nesta quarta, Bolsonaro também tem a previsão de almoçar com colegas da turma de 1977 da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). A instituição forma os oficiais do Exército.

EX-MARIDO é PRESO POR ENCOMENDAR MORTE DE VEREADORA E SIMULAR ASSALTO NO INTERIOR DO GO


GO-POLICIAL.
Ex-marido da vereadora Roseli Aparecida de Oliveira (DEM), de 55 anos, o produtor rural Vilmar Rodrigues da Rocha, de 57, foi preso nesta quinta-feira (13) suspeito de mandar matar a vítima durante um assalto simulado, por causa de uma briga pela divisão de bens. Inicialmente, o caso era tratado como roubo seguido de morte. Outros quatro suspeitos estão detidos.

“Chamou a atenção porque no latrocínio a pessoa quer apenas subtrair o patrimônio, mas eles quiseram matar a vítima mesmo depois do carro batido. Suspeitamos de uma execução premeditada e levantamos que o ex-marido tinha motivos para isso”, afirmou o delegado responsável pelo caso, Rogério Moreira da Silva.

O crime aconteceu na noite do último dia 2 de dezembro, em Bom Jesus de Goiás, região sul do estado. Roseli foi abordada dentro de casa, quando saiu na área para abrir o portão para o filho entrar na residência. Os criminosos alegaram que iam roubar o carro dela e a levaram como refém.

TRÊS PESSOAS MORREM E DUAS FICAM FERIDAS EM ACIDENTE NA PB


PB-TRANSITO.
Polícia Militar foi acionada para prestar apoio à PRF e ao Corpo de Bombeiros durante a ocorrência
Três pessoas morreram e outras duas ficaram feridas em um acidente registrado na manhã desta quinta-feira (13), no km 428 da BR-230 em Pombal, no Sertão da Paraíba. As informações são da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na região.

Conforme a PM, o motorista de um Jeep teria feito uma ultrapassagem indevida em um local de visibilidade ruim, no sentido Pombal/Sousa, e bateu de frente com um Fiesta. Três pessoas do Fiesta, incluindo o motorista, morreram no local.

Um passageiro que seguia no Fiesta e o condutor do Jeep ficaram feridos, mas a PM não soube informar detalhes do estado de saúde, nem para qual hospital foram socorridos.
 
A Polícia Militar foi acionada para prestar apoio à PRF e ao Corpo de Bombeiros durante a ocorrência.


POLICIA CIVIL REALIZOU PRISÕES NA CIDADE DE BOM JESUS-RN, NA MANHA DESTA QUINTA(13)


RN-POLCIAL.
Na manha desta Quinta(13), a Policia Civil com apoio das PM de: Bom Jesus, Santa Maria, GTO São Paulo do Potengi, Riachuelo, Serra Caiada e Lajes realizaram Prisões na Cidade de Bom Jesus-RN, a Ação foi coordenada pelo Delegado Otacílio Medeiros, da 1ª Delegacia Regional de São Paulo do Potengi-RN.
Operação “Fim de Ano” prende suspeitos por duplo homicídio na cidade de Bom Jesus
Policiais civis também cumpriram mandados de busca e apreensão contra investigados por tráfico de drogas
Policiais civis da 1º Delegacia Regional de São Paulo do Potengi com apoio da Polícia Militar deflagraram, na manhã desta quinta-feira (13) em Bom Jesus, a Operação “Fim de Ano”, que resultou nas prisões de Adeilson Bezerra de Araújo, vulgo “Bebeta”, 28 anos e José Querginaldo Alves de Lima, vulgo “Novo”, 32 anos, suspeitos de terem praticado um duplo homicídio no município de São Paulo do Potengi.
Os dois homens foram presos mediante o cumprimento de mandados de prisão. A Operação também cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em residências de investigados pela prática de tráfico de drogas.
As vítimas destes crimes foram Lucas Gabriel Ferreira Carolindo, 18 anos e Samuel Alves Carolindo, 17 anos, eles foram arrebatados por homens encapuzados e armados que invadiram a residência da família em Serra Caiada na madrugada do dia 19 de setembro deste ano. Lucas e Samuel foram encontrados mortos em São Paulo do Potengi e de acordo com as investigações da Polícia Civil a motivação do crime foi uma dívida do Lucas com Adeilson, relacionada ao tráfico de drogas.
No momento da prisão de Adeilson Bezerra, ele estava com drogas e foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, os policiais apreenderam na residência de um homem chamado Jonas notas falsas de dinheiro e crack, mas o homem não estava em casa.
A população pode ajudar no trabalho da Polícia Civil com informações que podem ser enviadas de forma anônima e com garantia de sigilo absoluto para o Disque-Denúncia 181.
Nota Enviada pela ASSECOM POLÍCIA CIVIL




MÉDICOS QUE SAÍRAM ÀS PRESSAS DO BRASIL ERAM AGENTES DO SERVIÇO SECRETO CUBANO


RN-SAÚDE.

Depoimentos, áudios e trocas de mensagens às quais ISTO É teve acesso revelam que médicos cubanos viviam quase como escravos no Brasil. Vigiados por agentes enviados por Havana, não podiam sair de um município a outro sem autorização mesmo nas folgas, eram assediados sexualmente e até extorquidos. Agora, quem não quer voltar à ilha sofre ameaças.
Depoimentos, áudios e trocas de mensagens às quais ISTOÉ teve acesso revelam que médicos cubanos viviam quase como escravos no Brasil. Vigiados por agentes enviados por Havana, não podiam sair de um município a outro sem autorização mesmo nas folgas, eram assediados sexualmente e até extorquidos. Agora, quem não quer voltar à ilha sofre ameaças.
Sustentar a vigilância opressiva cubana teria custado aos cofres públicos R$ 52,1 milhões, transferidos à OPAS como pagamento de assessores. De acordo com médicos cubanos entrevistados, os coordenadores recebiam líquido R$ 11.800, o que indica que Cuba também aplicava confisco salarial aos seus homens de confiança.
Até março deste ano, o Ministério da Saúde havia desembolsado mais de R$ 6,6 bilhões pela permanência dos cubanos no programa. Considerando que a entidade regional ficava com 5% do líquido dos recursos, a OPAS faturou pelo menos R$ 330 milhões em cinco anos de Mais Médicos.
Diferentemente do que acontece com os médicos brasileiros e de outras nacionalidades, os cubanos recebiam apenas R$ 2.976,26 dos R$ 11.800 referentes à bolsa paga pelo Mais Médicos. A retenção salarial pactuada entre o governo petista de Dilma Rousseff e o regime de Cuba foi possível graças ao mecanismo usado para a contratação dos cubanos. LER MAIS.

RN-POLITICA.
 

O governador eleito pelo Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), voltou a dizer que bandido portando fuzil é “um risco iminente que deve ser abatido”. O ex-juiz feral afirmou em entrevista que “o protocolo é neutralizar” o criminoso, nesta quarta-feira, 12, após reunião do Fórum dos Governadores com o futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, para tratar da segurança pública.

Witzel disse que apoiará uma eventual proposta do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), para incluir entre as excludentes de ilicitudes os casos em que o policial matar um suspeito que porte fuzil. Ele já tinha falado sobre o assunto em um debate da TV Bandeirantes com os governadores do Rio de Janeiro.

“Tenho dito que qualquer questão que se coloque para essa interpretação vai ter várias opiniões. Por outro lado precisa pensar que quem está portando fuzil não está preocupado com vida humana alheia. Está determinado a eliminar qualquer vida hostil a ele”, afirmou o governador eleito na coletiva.

“Os criminosos já estão avisados de que não se pode andar nas ruas de fuzil a tiracolo. Ninguém aqui está sendo enganado. É um risco iminente que deve ser abatido”, defendeu Witzel.360




CARLOS MAGNO É EMPOSSADO VEREADOR EM CURRAIS NOVO


Por Chagas.silva,DRT-1845/RN
RN-POLITICA.
O filho do ex-prefeito currais-novense, im-memoriam Geraldo Gomes de Oliveira, que por quatro vezes governou a nossa Currais Novos, Sr. Carlos Magno Correia Gomes, foi empossado no mandato de vereador Currais Novense, nesta quarta-feira, dia 12, Carlos Magno assumiu a vaga deixada pelo vereador Adailson Pereira que faleceu na quarta feira (5).
Os Familiares do vereador Adailson Pereira, que nos deixou em nossas mentes boas recordações de um parlamentar atuante e fiscalizador que acima de tudo defendia Currais Novos e seus munícipes, compareceram à sessão de posse do novo vereador Carlos Magno que também estava acompanhado de seus familiares. Durante os discursos todos os vereadores desejaram boas-vindas ao novo parlamentar.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

A COISA TÁ FEIA, HEIN ÁLVARO DIAS?


Fonte. Robson Pires.
RN-CIDADES.
A cidade de Natal é a capital do país com o pior desempenho na Escala Brasil Transparente (EBT) que avalia a transparência dos estados e municípios brasileiros. A capital potiguar obteve nota 5,59, enquanto a média das capitais brasileiras foi 8,08. Os dados foram divulgados pela Controladoria Geral da União nesta quarta (12).
A Escala Brasil Transparente busca verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal, além de todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais (com base nas estimativas do IBGE em 2017). No total, foram avaliados 691 entes federativos – universo que abrange quase 70% da população brasileira.
Das capitais, 93% possuem nota maior que 6, sendo que oito delas (30%) estão entre 9 e 10: Vitória (ES), Recife (PE), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO), Maceió (AL), Brasília (DF) e Cuiabá (MT). Com relação aos demais entes avaliados, 340 municípios (51% do total) conseguiram nota superior a 6 pontos.

G 1 (RN)

VOU FISCALIZAR GOVERNO DE FÁTIMA DE FORMA ATUANTE E RACIONAL, DIZ CORONEL AZEVEDO

RN-POLITICA
Nos últimos dias, tenho sido surpreendido por especulações sem fundamento sobre minha postura política no primeiro mandato de deputado estadual pelo PSL, a partir de fevereiro próximo.

Os fatos desconexos veiculados em blogs partem de fontes insatisfeitas com nossa forma aberta e franca de trabalhar, o que nos assegurou 27.606 votos de norte-rio-grandenses na última campanha eleitoral.

Em primeiro lugar, reitero minha posição de total lealdade ao PSL, do presidente Jair Bolsonaro, a quem passei a confiar e apoiar, quando sequer era cogitada sua vitória.

Sou PSL, reafirmo. Não tenho qualquer contato ou entendimento político com o PT, nosso adversário e cujo governo fiscalizarei de forma atuante e racional na Assembleia Legislativa.

Sepultamos a velha política nas urnas. Os que tentam exumar seus métodos arcaicos demonstram inconformismo e intolerância, incompatíveis com o regime democrático e com os projetos de mudança que levamos às ruas.

Retrovisor na vida pública é atraso. Nós pensamos no futuro do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Brasil acima de tudo.

Deus acima de todos.

Coronel Azevedo


Deputado Estadual eleito




A ECONOMIA VAI MELHORAR OU MELHORAR MUITO, DIZ PESQUISA CNI/IBOPE


BR-ECONOMIA.
Para 66% dos brasileiros, segundo pesquisa CNI/Ibope, a situação econômica do Brasil vai melhorar ou melhorar muito a partir do ano que vem.
Imagem relacionada
Já 69% acreditam que a própria vida vai melhorar ou melhorar muito com o governo de Jair Bolsonaro. Os problemas que mais vão melhorar, segundo os entrevistados, são a segurança pública (43%), a corrupção (37%) e o desemprego (36%).

PREFEITURA DE ACARI PRORROGA PRAZO PARA RECOLHIMENTO DO IPTU 2018

RN-ECONOMIA.
O Prefeito Municipal de Acari, no uso de suas atribuições legais e com base no que dispõe o inciso IV , artigo 14, da Lei Orgânica do Município.
DECRETA:
Art. 1º – O recolhimento do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU, referente ao exercício de 2018, fica prorrogado até a data de 31 de janeiro de 2019.
Art. 2º – Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Publique-se.
Cumpra-se.
Dê-se ciência.