99.5FM Currais Novos - RN

sábado, 22 de dezembro de 2018

FORÇA NACIONAL REALIZA MAIS DE 190 PRISÕES NO RIO GRANDE DO NORTE


RN-POLICIAL.
Atuando ostensivamente, a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) já contribuiu para mais de 190 prisões em Natal e Mossoró e promoveu diversas apreensões entre janeiro e novembro de 2018.
Ao todo, foram 197 prisões em 11 meses. Somado a isso, a FNSP tirou de circulação 62 armas de fogo e 556 munições, apreendeu 28 menores infratores e recuperou 73 veículos com registro de roubo, além de ter realizado abordagens a 57.377 pessoas, 14.611 motocicletas, 10.544 carros e 39 residências.
No Rio Grande do Norte, a Força Nacional atua em parceria com as demais Forças de Segurança Estaduais, visando promover uma maior sensação de segurança para a população. Em ações e operações integradas durante o ano, foram 1.213.
Senadinho Macaíba

TITULAR DA SEJUC DEIXA O RN PARA ASSUMIR SECRETARIA NO CEARÁ


RN-POLITICA.
A governadora eleita do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), designou a promotora de Justiça aposentada Arméli Brennand para assumir a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc). A estrutura da Sejuc será mantida no início do novo governo até que a Assembleia Legislativa aprecie o projeto de lei que desmembra a Sejuc em duas pastas: Secretaria de Administração Penitenciária (Sape) e Secretaria de Mulheres, Cidadania e Direitos Humanos (SMDH).
Arméli vai substituir o atual titular da Sejuc, Mauro Albuquerque, que assumiria a Secretaria de Administração Penitenciária. Nesta sexta-feira (21), Mauro solicitou sua liberação para assumir a mesma pasta no Ceará, estado que enfrenta crise semelhante na segurança pública quando veio atuar no RN.
Arméli Brennand terá como adjunto o policial civil Maiquel Mendes, que era adjunto de Mauro e que permanece na função para dar continuidade aos trabalhos em curso e à preparação do Plano Estadual de Gestão Penitenciária, a ser apresentado à nova governadora logo após a sua posse.
“Vou assumir a missão no Ceará para implantar a doutrina utilizada no RN. A governadora Fátima Bezerra deu todo o apoio à nossa equipe para continuarmos esse trabalho exitoso e teve a sensibilidade de, sabendo que estamos com o sistema estabilizado por aqui, contribuir com esse processo em todo o Nordeste. Também por isso, nossa ideia é continuarmos trabalhando de forma integrada com o estado potiguar”, afirmou Mauro. Ele sugeriu a formatação de um convênio entre os dois estados, com força de intervenção, para agir, se necessário, em ambos.
A transferência de Mauro Albuquerque para o Ceará foi acordada entre a governadora eleita Fátima Bezerra e o governador do Ceará, Camilo Santana.
Secretários já anunciados
Francisco Canindé de Araújo Silva - secretário de Segurança Pública e da Defesa Social;
Alarico José Pessoa Azevedo Júnior - Comandante Geral da Polícia Militar do RN;
Ana Cláudia Saraiva Gomes - Delegada Geral de Polícia Civil;
Arméli Brennand - secretária de Administração Penitenciária e de Mulheres, Cidadania e Direitos Humanos;
Cipriano Maia de Vasconcelos - secretário de Saúde;
Luiz Monteiro - Comandante do Corpo de Bombeiros Militar;
Getúlio Marques - secretário de Educação;
Carlos Eduardo Xavier - secretário de Tributação;
Crispiniano Neto para - presidente da Fundação José Augusto;
Alexandre Lima - secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar;
Luiz Antônio Marinho - Procurador Geral do Estado;
Íris Oliveira - secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social;
Roberto Sérgio Linhares - diretor presidente da Companhia de Águas e Esgotos do RN;
Guilherme Saldanha - secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca.
José Aldemir Freire - secretário de Planejamento e Finanças
Jaime Calado - secretário de Desenvolvimento Econômico
Guia Dantas - secretária de Comunicação
G1/RN

POLICIAIS CIVIS PODEM CRUZAR OS BRAÇOS SEGUNDA-FEIRA


RN-POLICIAL 
Policia-Civil
O Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol-RN) marcou uma assembleia para a próxima segunda-feira (24), para discutir um indicativo de paralisação por falta de pagamento. A reunião ficou agendada para as 9h, na sede da instituição.
O Sinpol considerou, em nota, que há um “tratamento diferenciado do Governo do Estado entre as categorias de servidores públicos estaduais”.
Nesta sexta-feira (21), uma paralisação de policiais militares estava prevista. Entretanto, a movimentação foi abortada após o Executivo confirmar para o próximo dia 28 o pagamento do 13º salário e da folha de dezembro da categoria.

Serido 360

EVANGELHO DO DIA: (LC 1,46-56) - SÁBADO, 22 DE DEZEMBRO DE 2018


DESTAQUE.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.

Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

GAÚCHO É INOCENTADO POR DNA APÓS PASSAR 10 ANOS PRESO POR ESTUPRO


RS-POLICIAL.
Ao receber a notícia da absolvição, após passar dez anos na cadeia condenado por um crime que dizia nunca ter cometido, o gaúcho Israel de Oliveira Pacheco recuperou a esperança de reconstruir sua vida e a possibilidade de fazer planos.

"É vida nova. Ano que vem, já quero estar em um serviço bom, estar bem empregado, quero fazer a minha vida. Agora, eu arrumo um emprego bom", diz Israel, esperançoso.

"Até agora, eu não estou com um emprego bom por causa da minha ficha. Ficha que a Justiça sujou", desabafa.

Nos últimos dez anos, Israel viveu como condenado por estupro e roubo. Quase metade desse tempo, em regime fechado. O fato aconteceu em 2008, em Lajeado, no Vale do Taquari, interior do Rio Grande do Sul. A pena total, atribuída em segunda instância, foi de 11 anos e 6 meses.
"Quem está lá dentro não tem vida boa. Noites de sono que não voltam. Noites em que, muitas vezes, você dorme de pé, porque não tem lugar", lembra ele, que sempre disse ser inocente.

"Eu fui em mais de cinco audiências. Em todas elas, eu sempre falei. Quem não me escutava era a Justiça", relata.

Na última terça-feira (18), veio a absolvição, em julgamento da 1ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. A Justiça brasileira desconsiderou a prova testemunhal e levou em conta o exame de DNA para absolver o homem.
"Teve muitas vezes que eu escutei coisas, que tive que sair de cabeça baixa por causa disso. Às vezes, chegar numa rua e as mães já tirarem as crianças por causa de uma coisa que eu não fiz", conta Israel.
O defensor público Rafael Raphaelli entrou com todos os recursos possíveis, em todas as instâncias, até chegar na mais alta corte do país.

"A condenação estava embasada no reconhecimento pessoal feito pela vítima, que, pela natureza humana, falha. Portanto, está sujeita a erros", argumenta o defensor público.
Israel pagou por um crime que aconteceu em 2008, em Lajeado. Mãe e filha chegaram em casa e perceberam que a porta estava arrombada. Um assaltante estava dentro da casa. Ele rendeu as duas mulheres e levou a mais jovem para um quarto, onde ela foi violentada sexualmente. Na cama, ficou uma mancha de sangue.

Israel foi preso pela polícia na rodoviária de Lajeado. Ele estava indo para Três Coroas visitar a família. As características físicas dele batiam com o relato da vítima. Ele então foi levado para a delegacia, ficou em uma sala, e por trás de um vidro foi reconhecido pela jovem como sendo o autor do estupro.

Testemunhas confirmaram que, no momento do crime, ele estava em um bar, mas os álibis não foram aceitos pela Justiça.

O exame de DNA feito na mancha de sangue comprovou que o material genético não era de Israel, pertencia a outro homem, que foi detido, acusado de participar do crime. Mesmo assim, Israel, na época com 20 anos, seguiu preso.

Fonte: G1/RS.Oferecimento: Liga Desportiva Currais-Novense, Serigrafia Nova Arte, Birosca Lanche, Blog Terra da Xelita, Blog do Toscano Neto, Churrascaria do Geraldinho e Espetinho do Otoniel.
Fonte: Blog do Toscano Neto



USB DO BAIRRO SILVIO BEZERRA VENCE É O CAMPEÉO DE CURRAIS NOVOS-RN


RN-ESPORTES 
Fonte: Blog do Toscano Neto
Foi realizado na noite desta sexta-feira (21/12) no Estádio Cel. José Bezerra em Currais Novos-RN, a final do Campeonato Municipal Currais-Novense promovido pela Liga Desportiva Currais-Novense envolvendo o USB do Bairro Silvio Bezerra de Melo e o Vila Nova do Bairro Paizinho Maria, onde o Vila Nova venceu por 2 a 1. Como o USB jogava por dois resultados iguais, uma vez que no primeiro jogo o USB tinha vencido o Vila Nova por 1 a 0, o USB conquistou o título de campeão da competição.
Vale salientar que o USB do Bairro Silvio Bezerra de Melo foi fundado neste ano de 2018, e já conquista o título de campeão do futebol currais-novense. Os gols foram marcados por Liel para o USB, enquanto que Ozivânio marcou os dois gols do Vila Nova. Por sinal Ozivânio foi o artilheiro do campeonato com 09 gols marcados, enquanto que Julião do USB foi o melhor goleiro com apenas 03 gols sofridos.
O Árbitro foi João Evangelista considerado o melhor árbitro do campeonato
Assistentes: Isac Gomes o melhor assistente e Émerson Jackson, todos com um bom trabalho.
As equipes atuaram da seguinte maneira: O USB com:
Julião, Amado Batista, Liel, Narinho e André. Marcos, Voquinha, Teínha (Emanuel) e Juninho Max. Juninho (Daivid) e Mamé (Felipe). Técnico: João da Singer.
O Vila Nova jogou com: Edinho, Marcelo (Osmar Silva), Gordo, Jordão e Everaldo (Klisma). Pequeno, Flavinho, Léo e Amarelo (Kaká). Ozivânio e Leleu (Tefinho). Técnico: Rafael.
A Rádio Ouro Branco FM transmitiu ao vivo, com narração de Jarbas Fonseca, reportagens de Toscano Neto e no plantão esportivo Cesário Júnior (Garrincha).

'SEREMOS FIRMES NA COBRANÇA DE INVESTIGAÇÃO SÉRIA E PROFUNDA', DIZ GOVERNADORA ELEITA DO RN APÓS MORTE DE PM NA GRANDE NATAL


RN-POLICIAL.
João Maria Figueiredo da Silva tinha 36 anos — Foto: Arquivo pessoal
A governadora eleita do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (PT) lamentou a morte do soldado da Polícia Militar João Maria Figueiredo da Silva, de 36 anos, assassinado a tiros no final da tarde desta sexta-feira (21) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Amigo pessoal de Fátima, o PM atuou na segurança dela durante a campanha e faria parte da equipe quando ela assumisse o comando do estado a partir de janeiro. “Queria bem a ele como um irmão”, disse Fátima.
Fátima gravou um áudio, que foi enviado ao G1 pelo presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM do Rio Grande do Norte, Roberto Campos. Nele, a governadora eleita também cobra “uma investigação séria e profunda, para que os responsáveis sejam identificados e punidos com os rigores da lei”.
João Maria Figueiredo da Silva tinha 36 anos — Foto: Arquivo pessoal
Ainda na mensagem, Fátima chama o policial de cabo, mas Figueiredo era soldado. A patente de cabo deveria ser alcançada no próximo ano, quando fosse promovido.
Figueiredo ingressou na Polícia Militar em 2009 e atualmente era lotado no pelotão da PM em Taipu. Ele foi o 26º agente de segurança pública morto este ano no estado.
O Disque-Denúncia da Secretaria de Segurança Pública atende 24 horas pelo 181. A ligação é gratuita.
“Meus amigos, minhas amigas, momento de muita dor diante do assassinato brutal do cabo Figueiredo, um militante idealista, respeitado, um companheiro, um amigo muito querido. Queria bem a ele como um irmão.
Mas, sigamos firmes, juntos, unidos na nossa jornada, sonhando os sonhos dele e lutando para realizá-los, que é um mundo de paz, de solidariedade e justiça social.
Seremos firmes na cobrança de investigação séria e profunda, para que os responsáveis sejam identificados e punidos com os rigores da lei.
À família e aos amigos e amigas de Figueiredo, todo o nosso sentimento de solidariedade. Saudades sempre. Figueiredo presente”.
Pesar
Em nota, o comando da PM lamentou a morte do policial, e disse que, "apesar do sentimento de luto, os integrantes da Polícia Militar não estão medindo esforços para levar os responsáveis à Justiça".
G1/RN


VEREADOR TEM CASA INVADIDA E BANDIDOS ROUBAM R$ 40 MIL EM DINHEIRO E JOIAS.


PB-POLICIAL.
Um cofre que fica no quarto havia sido levado e, de acordo com Helton, o prejuízo gira em torno de R$ 40 mil

Foto: Reprodução
Helton Renê
A residência do vereador de João Pessoa, Helton Renê (PCdoB) foi alvo dos bandidos na noite desta quinta-feira (20).
De acordo com o parlamentar, ele havia saído para uma confraternização por volta das 20 horas e, ao retornar, já de madrugada, notou que a casa havia sido invadida.

Um cofre que fica no quarto havia sido levado e, de acordo com Helton, o prejuízo gira em torno de R$ 40 mil, uma vez que dentro do cofre, além de dinheiro, estavam joias da família.

PBHoje

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

AYRTON LUCAS, EX-FLU, É APRESENTADO PELO SPARTAK MOSCOU


BR-ESPORTES.
Negociado pelo Fluminense, lateral-esquerdo espera ter sucesso na Rússia. Após tocar na neve pela primeira vez, jogador potiguar diz que vai se adaptar rápido ao frio russo
O lateral-esquerdo Ayrton Lucas, 21 anos, foi apresentado oficialmente pelo Spartak Moscou, da Rússia. O clube postou nesta sexta-feira um vídeo de boas-vindas, no qual o jogador potiguar veste a camisa 6 e conhece o museu e o estádio do Spartak.
Eu sabia que este é o maior clube da Rússia, o mais conhecido e popular. E agora estou convencido disso - disse em entrevista ao site oficial do Spartak.
Negociado pelo Fluminense por 7 milhões de euros - cerca de R$ 31 milhões -, Ayrton disse que não terá problema para se acostumar com o frio russo, embora tenha tocado pela primeira vez na neve ao desembarcar no país.
Rede UnilarO jogador potiguar, natural de Carnaúba dos Dantas - a 234 km de Natal -, destacou que todos da família e da cidade estão felizes com o acerto com o Spartak.
- Eu sou um cara do sertão brasileiro, do estado do Rio Grande do Norte. Nem todo mundo lá tem a chance de se destacar. Os familiares no começo nem sequer acreditaram que isso estava acontecendo comigo. Todo mundo está muito feliz por mim - falou.
Ayrton se casou poucos dias antes da viagem para Moscou. A esposa está grávida e só seguirá para a Rússia posteriormente.
No Spartak, o lateral-esquerdo encontrará o atacante Pedro Rocha, ex-Grêmio.
- É ótimo que haja brasileiros na equipe. Isso me permitirá ficar mais confortável com mais rapidez - contou.
Fonte: Globo Esporte - Natal


EX-PM DO RN QUE MATOU IDOSO NO RJ JÁ RESPONDE POR HOMICÍDIO


RJ-POLICIAL.
O policial militar reformado identificado como Jefferson Perceu Maciel Saraiva, que roubou uma arma da 5ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro e abriu fogo contra policiais civis e um idoso, já responde por outro crime praticado em 2014 no Rio Grande do Norte.
O PM reformado é réu em um processo no qual é acusado por homicídio qualificado, invasão de domicílio e roubo com porte de arma de fogo. O caso ocorreu há quatro anos. Jefferson teria atirado oito vezes contra uma mulher na cidade de João Câmara, no Agreste potiguar. O processo por homicídio qualificado está suspenso desde novembro deste ano.
Em 2016, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte negou, por unanimidade, um pedido da defesa pela absolvição de Perceu. Na oportunidade, um laudo médico com o diagnóstico de esquizofrenia paranoide foi apresentado como um dos argumentos da defesa do réu.
O caso
O PM reformado potiguar Jefferson Perceu Maciel Saraiva, de 46 anos, foi detido na manhã desta sexta-feira (21) no Aeroporto Santos Dumont, região central do Rio de Janeiro. Ele teria causado um tumulto no local.
De acordo com a Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro (DH), o homem foi conduzido algemado à 5ª Delegacia de Polícia Civil por policiais militares para ser autuado pelo crime de lesão corporal. No momento em que teve uma das mãos liberadas para assinar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), ele roubou a arma de um dos policias militares que o acompanhava e abriu fogo contra um policial civil. Em seguida, o PM reformado matou, com dois tiros, Valdecir de Jesus, de 62 anos, que buscava atendimento na unidade.
Em fuga, o potiguar de 46 anos chegou a roubar uma moto e ainda baleou um pedestre. Policiais que estavam próximos abriram fogo e atingiram Perceu, que foi socorrido ao hospital, onde está sob custódia. Ele foi preso em flagrante pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio.
OP9

SUSPEITO DE CHEFIAR FACÇÃO CRIMINOSA MANTINHA VIDA DE LUXO EM NATAL


RN-POLICIAL.
Um homem identificado como Yago Steferson Alves dos Santos, 26 anos, foi preso em Natal, na quarta-feira (19), por agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas do Ceará (Draco). Foragido da Justiça cearense, “Yago Gordão” ostentava carro de luxo, passeios em shoppings e restaurantes de alto padrão, além de manter o aluguel de um apartamento com vista privilegiada para a Praia de Ponta Negra, na Zona Sul potiguar. De acordo com as apurações, Yago morava na capital potiguar há cerca de um ano e meio.
“Yago Gordão”, que foi levado ao Ceará, é apontado pelas investigações da Draco como chefe de uma organização criminosa com atuação direta no tráfico de drogas. Além disso, o suspeito já foi autuado ou indiciado pela Polícia do Ceará em seis procedimentos por homicídios, quatro por tráfico de drogas, dois por crimes de trânsito, um por ameaça, disparo de arma de fogo, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por uso ou posse de drogas.
A Draco investiga ainda se “Yago Gordão” mantinha relação com outros suspeitos que agiam no Rio Grande do Norte para identificar possíveis comparsas. As investigações ocorrem em conjunto com a Polícia Civil do RN.
OP9

OPERAÇÃO DO MP E PM COMBATE HOMICÍDIOS E TRÁFICO DE DROGAS EM BAÍA FORMOSA, RN


RN-POLICIAL.
Operação do MP e PM combate homicídios e tráfico de drogas em Baía Formosa, RN

Estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão. Número de assassinatos cresceu 66,7% na região em um ano.
 
O Ministério Público do Rio Grande do Norte, com apoio das polícias Civil e Militar, deflagrou nesta sexta-feira (21) uma operação para combater crimes de homicídio e tráfico de drogas em Baía Formosa, distante pouco mais de 100 quilômetros de Natal.

Ao todo, segundo o MP, estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão na operação batizada de 'Agreste Seguro'. Na ação, foram apreendidos maconha, crack, duas espingardas calibre 12, um revólver, munição e dinheiro.

O objetivo é levantar dados que auxiliem na redução da criminalidade no município. Segundo levantamento do MP e da Ong Observatório da Violência, a quantidade de assassinatos cresceu 66,7% na região entre 2017 e 2018, saltando de 21 para 35 registros até o momento.

Um dos principais responsáveis por esse aumento foi identificado nas investigações. Ele estava cumprindo pena em uma unidade prisional da Paraíba, de onde ordenava os crimes por telefone celular. O MP conseguiu que a Justiça o recambiasse para a penitenciária de Alcaçuz, onde não tem mais acesso à comunicação por celular.
Por G1 RN

JUSTIÇA REJEITA CASSAÇÃO DO DIPLOMA DE FÁTIMA E DO VICE


RN-POLICA.

O juiz eleitoral Wlademir Capistrano negou na tarde desta quinta-feira (20) o pedido de liminar que o MPE apresentou para cassar o diploma da governadora eleita Fátima Bezerra (PT) e seu vice, Antenor . O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a cassação do diploma da governadora eleita e do vice acusando os dois de terem cometido gastos ilícitos na campanha que culminou com a vitória dos acusados para o Governo do RN.
 
Segundo a Procuradora Cibele Benevides, as ilegalidades aqui apontadas não representam simples desorganização ou irregularidades formais das contas de campanha traduzem fortes indícios da prática de gasto ilícito de recursos públicos, que afrontam diretamente bens jurídicos fundamentais do direito constitucional-eleitoral: a igualdade política, a higidez e lisura na competição eleitoral e a transparência das campanhas.

Contudo, na decisão, o juiz Wlademir disse que nesse caso a vontade popular prevalece e que o risco apresentado pelo MPE só existe na peça que ele apresentou. 

“Dado que a concessão antecipada do provimento de mérito, antes mesmo de ouvir o representado, além de ferir frontalmente os postulados da ampla defesa e do contraditório, subverteria a lógica do sistema de impugnações de mandatos (diplomas) eletivos, de modo a afastar a presunção de legitimidade do sufrágio popular”, escreveu na decisão.

Leia a integra da decisão:


LAUDO MOSTRA QUE PILOTO DO VÔO QUE MATOU EDUARDO CAMPOS FOI ENVENENADO


 RN-POLICIAL.
Foi divulgado o resultado do laudo dos exames toxicológico e histopatológico do empresário Paulo Cesar de Barros Morato. Paulo foi morto envenenado com chumbinho, substância comumente utilizada para matar ratos.
Eduardo Campos. ( Foto: Divulgação )
A Polícia Científica de Pernambuco ainda não sabe dizer se o empresário ingeriu o organofosforado voluntariamente para provocar o suicídio ou se foi assassinado consumindo algo envenenado. A polícia civil aguardará o resultado dos demais exames solicitados para anexarem-os ao inquérito policial e concluir se o empresário se suicidou ou foi assassinado.

A polícia informou que ainda aguarda as imagens de segurança do momento em que Paulo estava hospedado no motel, bem como o resultado da tanatoscópica, papiloscopia e perícia do local onde o corpo do empresário foi encontrado.

Na época do trágico acidente, levantou-se a hipótese de que o político tinha sido vítima de assassinado devido seu crescimento em popularidade. Até hoje a polícia não conseguiu descobrir se Campos foi vítima de uma fatalidade ou de um crime.

Investigação criminal

A polícia federal realiza a Operação Turbulência, que visa apurar crimes de lavagem de dinheiro na campanha do ex-governador de Pernambuco e ex-candidato à presidência da república do Brasil, Eduardo Campos.

Até o momento, quatro pessoas foram presas durante as investigações que apontam que Eduardo e o senador Fernando Bezerra Coelho receberam propina do dono do avião, que pode ser Morato. Paulo César estava foragido da justiça. Quando foi encontrado em Pernambuco, o mesmo já estava sem vida.

A empresa apontada como de propriedade de Morato, é investigada por receber um valor milionário da construtora OAS, que já teve executivos condenados na Lava Jato por desvio de dinheiro da Petrobras.

Acidente que matou o político

Eduardo Campos morreu em um acidente de avião durante sua campanha eleitoral de 2014. Na época o candidato crescia nas pesquisas oficiais, oscilando entre o segundo e terceiro lugar em uma disputa direta com Dilma Rousseff e Aécio Neves. Após o acidente, sua candidata a vice presidente, Marina Silva, assumiu sua campanha pelo partido.

Na época do trágico acidente, levantou-se a hipótese de que o político tinha sido vítima de assassinado devido seu crescimento em popularidade. Até hoje a polícia não conseguiu descobrir se Campos foi vítima de uma fatalidade ou de um crime. Morato era visto como alguém que poderia desvendar esse mistério. A polícia não conferiu informações sobre os próximos passos das investigações.

VÍDEO MOSTRA DUPLA TOMANDO MOTOCICLETA DE ASSALTO NO CENTRO DE CAICÓ


 RN-POLICIAL.
Um assalto a mão armada foi registrado por volta das 19:30 horas desta quinta feira, 20 de dezembro, na rua Generina Vale, por trás do supermercado Paulino, no centro comercial de Caicó.
O veículo subtraído por força de uso de arma de fogo é uma motocicleta Honda Fan ESI ano 2013 na cor, segundo dados do infoseg, amarela e placa OKA-3776 com inscrições no município de Caicó.

A Polícia Militar foi acionada minutos após o crime e rapidamente entrou em diligências na tentativa de localizar o veículo e prender os suspeitos, que são dois, segundo a vítima. Ninguém ficou ferido.
O crime foi registrado em um bar, que segundo testemunhas, tem o nome de "Bar da Márcia", sendo um dos bandidos magro e de estatura alta, o teria barbicha e é loiro. O segundo elemento seria loiro.
A dupla chegou no local onde o crime foi praticado a pé, anunciou o assalto e seguiu na moto sem fazer uso do capacete. A vítima já seguiu para fazer o registro do crime na delegacia de plantão.

JUSTIÇA DO RN DETERMINA BLOQUEIO DE R$ 2,6 MILHÕES DO GOVERNO PARA PAGAR 13º SALÁRIO DE 2017 DOS DELEGADOS


RN-ECONOMIA.
A Justiça determinou o bloqueio de R$ 2.613.861,62 das contas do Governo do Rio Grande do Norte para o pagamento dos 13º salários de 2017 dos delegados da Polícia Civil. O montante, de acordo com a decisão judicial, deve ser retirado do dinheiro destinado às verbas para publicidade.
Tribunal de Justiça do RN — Foto: Eduardo Maia
A determinação é do juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas e foi proferida nesta terça-feira (19). “Penso que a obrigação deve ser satisfeita, uma vez que envolve verba de natureza alimentar, garantida constitucionalmente aos servidores públicos, de sorte que o bloqueio do montante correspondente se afigura como o único meio encontrado por este magistrado para conferir, em termos de efetividade jurisdicional, o cumprimento da decisão posta nos presentes autos”, alegou o magistrado.
O Governo do Estado efetuou o pagamento do 13º salário do ano passado aos servidores que recebem até R$ 5 mil. Contudo os funcionários que ganham acima desse valor, incluindo os delegados de polícia, ainda não tiveram os valores creditados.
A decisão da Justiça Estadual foi motivada por uma ação movida pela Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol/RN).
G1/RN

MP PROCESSA WALTER, DR. BERNARDO, CARLOS EDUARDO E EX-PREFEITO DE CIDADE SERIDOENSE POR CHURRASCO E BEBIDAS NA ELEIÇÃO


RN-POLITICA.
O Ministério Público Eleitoral no Rio Grande do Norte ajuizou uma ação de investigação judicial por abuso de poder econômico contra o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), candidato derrotado ao Governo; o deputado federal reeleito Walter Alves (MDB); o deputado estadual eleito Bernardo César Carlos Belarmino de Amorim, o Dr. Bernardo (Avante); além do ex-prefeito de Jardim de Piranhas Antônio Soares de Araújo, mais conhecido como Antônio Macaco.
Walter Alves, Dr. Bernardo Amorim e Carlos Eduardo Alves são processados
 Todos vêm sendo investigados pela realização de um comício regado a bebidas alcoólicas e churrasco, com ampla distribuição para a população no dia 30 de setembro – uma semana antes da realização do primeiro turno das eleições. A denúncia diz que as bebidas e as carnes foram utilizadas como moeda de barganha para o beneficiamento das referidas candidaturas no pleito de 2018, o que caracteriza abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio.
O flagrante da denúncia foi feito pelo Grupo de Atuação de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), durante a operação “Sufrágio 2018”, relatando supostas irregularidades eleitorais na cidade de Jardim de Piranhas, no interior do Estado, no dia 30 de setembro de 2018. Pela denúncia, foi constatada movimentação político-partidária dos candidatos Carlos Eduardo Alves, Walter Alves e Dr. Bernardo – todos acompanhados do ex-prefeito da cidade, Antônio Macaco. Na oportunidade, espalhou-se pela cidade notícias de que haveria distribuição gratuita de bebidas (cervejas) e churrasco durante o comício dos candidatos, chegando ao conhecimento, inclusive, da equipe do Gaeco/MPRN.
 Com a finalidade de comprovar a veracidade acerca do relato de que tomou conhecimento, a equipe de inteligência do Gaeco dirigiu-se ao local e constatou a ampla distribuição de bebidas e churrasco durante o evento político, com grande parcela dos eleitores do município, tamanha a quantidade de pessoas presentes no referido evento político. No trabalho de campo, comprovou-se que o evento foi realizado em via pública, na qual estavam montadas inúmeras tendas e distribuídas centenas de mesas e cadeiras, com a entrega, de forma gratuita, de uma quantidade elevada de bebidas alcoólicas e churrasco para qualquer pessoa que se deslocasse ao local e pedisse a entrega dos referidos insumos.
Uma residência – localizada na Rua Rita Tereza de Araújo, nº 214, Centro, Jardim de Piranhas/RN – e um veículo Volkswagen Saveiro, de placa OXA-6365, estacionado em via pública, serviam de apoio para a distribuição gratuita de bebidas. Na residência havia um freezer horizontal e algumas pessoas trabalhando com a entrega gratuita das bebidas.


PREFEITO DE SÃO RAFAEL ESTÁ DE VOLTA AO CARGO


RN-POLITICA.
Após determinação da Justiça, na última segunda (17) que decidiu pelo afastamento do chefe do executivo das suas funções, por não ter atendido um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com o Ministério Público, para exonerar servidores temporários e contratar aprovados em concurso municipal, a decisão foi revertida nesta quinta-feira (20).
A informação foi confirmado pelo advogado, Fábio Sena, especialista em direito público e direito eleitoral. " O afastamento se deu por motivo da execução de um TAC assinado pelo então gestor da época, em 2013.
Tendo sido apresentado recurso junto ao TJRN e mostrado que o atual prefeito cumpriu as determinações da justiça, foi deferido a liminar que suspendeu a decisão de primeiro grau, determinando o retorno do prefeito a função".
De volta ao cargo de prefeito Reno disse estar tranquilo e que tudo será esclarecido diante da lei. Para o advogado Fábio Sena, a defesa está tranquila tendo em vista que as determinações foram atendidas como montar uma loja virtual

HOMEM MORRE COM SUSPEITA DE LEPTOSPIROSE NA PARAÍBA


PB-SAÚDE.
Causa da morte não foi identificada; amostras serão analisadas por laboratório em São Paulo
Um homem morreu em João Pessoa com suspeita de leptospirose, nesta quarta-feira (19). O Sistema de Verificação de Óbitos não identificou a causa da morte, mas coletou amostras que devem ser analisadas por um laboratório em São Paulo. O prazo para que o resultado do exame saia é de 90 dias.
De acordo com a irmã de Suênio José da Silva, ele, que mora em Bayeux, começou a se sentir mal no domingo (16), com febre e sonolência, mas foi trabalhar no dia seguinte. No entanto, passou mal e foi para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bayeux, onde foi diagnosticado com uma “virose” e medicado.
Apesar disso, Suênio, de 33 anos, não apresentou melhora e foi levado pela família para um hospital particular da capital paraibana. “Lá ele já não estava respirando direito, aí colocaram ele em um balão. Só que ele tava com ânsia de vômito, veio sangue junto. Aí quando ele levantou a cabeça os olhos também já estavam com sangue. A médica que estava de plantão solicitou que a gente levasse ele para a UPA”, pontuou Suênia.
Ao chegar na UPA de Cruz das Armas, a equipe médica identificou que diversos órgãos não estavam funcionando bem e passou a suspeitar que ele estava com problemas no coração ou com leptospirose.
Na noite da terça-feira, os médicos identificaram que os rins de Suênio haviam parado de funcionar e tentaram uma transferência para o Hospital Universitário Lauro Wanderley, contudo, ele morreu antes que a mudança ocorresse.
Conforme a Vigilância Ambiental e de Zoonoses de João Pessoa, foram registrados na capital paraibana este ano dez casos da doença, mas nenhuma morte em decorrência disso.
O velório e enterro de Suênio aconteceram nesta quinta-feira (20), em João Pessoa.
G1 

GOVERNO ANUNCIA PAGAMENTO DO 13º DE 2017 PARA PM E BOMBEIROS.


SP-POLICIAL.
Prédio da Governadoria do RN — Foto: Thyago Macedo
Os policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte vão receber o 13º salário de 2017 no dia 28 de dezembro. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).
As associações que representam as categorias tiveram reunião com os representantes do Governo na tarde desta quinta-feira (20) para cobrar os pagamentos. Em seguida, o governador teve um encontro com os comandantes das forças militares estaduais e a secretária de Segurança, Sheila Freitas, para tentar chegar a uma solução para o atraso. Depois disso ficou acertado o pagamento para o dia 28.
Até agora, apenas os servidores que têm salários superiores a R$ 5 mil tiveram o 13º salário do ano passado creditado nas contas. Os bombeiros e policiais militares que recebem menos que isso ameaçavam fazer paralisações, caso não houvesse acordo para o pagamento.
G1/RN

EVANGELHO DO DIA: (LC 1,39-45) - SEXTA-FEIRA, 21 DE DEZEMBRO DE 2018


DESTAQUE.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre.
 “Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.