quarta-feira, 8 de maio de 2019

CURRAIS NOVOS REALIZA TRATAMENTO ODONTOLÓGICO EM PACIENTES COM DEFICIÊNCIA

RN-SAÚDE. - Foi realizada na manhã de hoje (7), no Hospital Regional de Currais Novos, o procedimento de exodontia múltipla de resto radiculares, ou seja, remoção cirúrgica de um elemento dentário, em paciente do sexo feminino, 18 anos, com deficiência mental em decorrência da mãe ter contraído rubéola durante a gravidez.
Resultado de imagem para fotos recentes do hospital mariano coelho
Trata-se do primeiro tratamento cirúrgico odontológico com anestesia geral feita no município resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Currais Novos por meio da Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA e o Governo do Estado através do Hospital Regional Mariano Coelho - HRMC.
A ação visa diminuir o sofrimento dos pacientes com deficiência atendidos pelo Centro de Especialidades Odontológicas – CEO da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA que compõem uma lista de demanda reprimida e aguardam há muito tempo por esse tipo de procedimento especializado,pois requerem condições especiais para o tratamento.
A maioria dos pacientes com deficiência mental, intelectual, física ou sensorial precisam estar sob indução anestésica geral por causa das condições debilitantes como desordem motora, distúrbio comportamental, déficit intelectual, limitações físicas entre outras características que podem impedir ou dificultar o tratamento.
De acordo com Fátima Araújo, coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, o procedimento foi realizado pela primeira vez na cidade e por se tratar de um tratamento de alta complexidade, pois envolve anestesia geral, precisou ser negociada uma parceria com o HRMC numa tentativa gestada há um longo tempo que teve um grande empenho por parte do prefeito Odon Junior e da gestão da SEMSA durante todo ano de 2018 por meio de várias reuniões entre os gestores da SEMSA, HRMC e SESAP. A insistência continuou no início deste ano e graças a sensibilização e empenho da nova gestão do hospital, o tratamento dos pacientes com deficiência do CEO começa a se tornar realidade.
A equipe que realizou o procedimento foi composta pelos seguintes profissionais: Dr. Thiago Barbosa, médico anestesiologista, Dr. Diego do Amaral, cirurgião dentista - traumatologista bucomaxilofacial, Dra. Isabel Medeiros, cirurgiã dentista residente da UFRN, e Fátima Araújo, técnica em saúde bucal da SEMSA.
O planejamento dos tratamentos está sendo feito pela equipe do CEO e serão dois pacientes atendidos a cada 15 dias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

É livre o direito de pensamentos, todos nós temos o direito de expressar nossas ideias e pensamentos deste que respeitando o direito e a moral dos demais.

Lembrando que a responsabilidade dos Comentários e de quem posta.

Chagas Silva