sexta-feira, 16 de agosto de 2019

URNA FUNERÁRIA INDÍGENA DO SÉCULO XVII É ENCONTRADA NO SERTÃO

Achado foi divulgado pela Secretaria de Cultura de Serra Grande e o material foi localizado por moradores da região nessa quinta
PB-GERAL. - Uma urna funerária indígena contendo uma ossada e fabricada anterior ao século XVII foi encontrada nessa quinta-feira (15) em uma área da Zona Rural do município de Serra Grande, Sertão paraibano, a 463 quilômetros de João Pessoa.

O achado foi divulgado pela Secretaria de Cultura de Serra Grande e o material foi localizado por moradores da região.

O material foi encaminhado à secretaria de Cultura e analisado pelo arqueólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Roberto Airon.

“Após a análise científica será possível datar com maior precisão o período de construção desse material, mas podemos dizer que remonta, pelo menos, ao período de colonização dos sertões, anterior ao século XVII”, explicou o professor.

Material será visto pelo Iphan
Segundo a secretária de Cultura de Serra Grande, Maria Vidal de Moura, a descoberta será informada à sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (Iphan), que deverá visitar o município para analisar a urna.

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É livre o direito de pensamentos, todos nós temos o direito de expressar nossas ideias e pensamentos deste que respeitando o direito e a moral dos demais.

Lembrando que a responsabilidade dos Comentários e de quem posta.

Chagas Silva

Postagem em destaque

CARRO DA SECRETARIA DE SAÚDE DE PICUÍ CAPOTA NA BR-104 E DEIXA FERIDOS

PB-TRANSITO. A suspeita é de que um pneu tenha estourado e causado o acidente Carro da Secretaria de Saúde de Picuí capota na BR-104...