99.5FM Currais Novos - RN

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

TAXA DE INADIMPLÊNCIA DO MEI CAI PARA 46,6% NO RIO GRANDE DO NORTE

R
N-ECONOMIA. - Os donos de pequenos negócios formalizados na categoria de Microempreendedor Individual (MEI) no Rio Grande do Norte estão mais empenhados em efetuar o pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), uma das principais obrigações do programa.

A taxa de inadimplência do MEI reduziu de 53,4% para 46,6%, mais de seis pontos percentuais, de maio para junho. Com isso, o Rio Grande do Norte ocupa a quinta posição entre estados brasileiros com a menor taxa de inadimplência no mês passado e com o maior índice de adimplência do Nordeste. Os dados foram divulgados pela Receita Federal.

Dos 110.216 microempreendedores formalizados no estado, 58.835 deles pagaram em dia o boleto mensal em julho e, com isso, o Rio Grande do Norte ficou com um índice de inadimplência abaixo da média nacional no período, que foi de 48,7%.

De acordo Maíza Pessoa, gerente do Escritório Metropolitano do Sebrae-RN, onde são realizados os atendimentos ao MEI, alguns empreendedores estão se antecipando ao pagamento da guia de contribuição.

Foi o que aconteceu em cidades como Fernando Pedroza, que possui 39 negócios enquadrados nessa categoria jurídica, e Jundiá, onde há 40 MEI’s. A taxa de adimplência foi superada em 13% e 12%, respectivamente. Ficam à frente do Rio Grande do Norte apenas Minas Gerais (42%), Paraná (43,2%), Rio Grande do Sul (44,6%) e Acre (46,1%).

AGORARN

Nenhum comentário: