99.5FM Currais Novos - RN

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

O CURRAIS-NOVENSE CORTEZ PEREIRA ESTARIA COMPLETANDO 95 ANOS NESTA QUINTA-FEIRA


RN-POLITICA.

José Cortez Pereira de Araújo nasceu há exatos 95 anos, no dia de hoje, na cidade de Currais Novos. Filho de Vivaldo Pereira Araújo e Olindina Cortez Pereira, formou-se em Filosofia e a seguir em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. 

download-1-10Eleito primeiro suplente do senador Dinarte Mariz em 1962 pela UDN, assumiu o mandato e chamou atenção, mesmo como suplente. Ganhou o lugar de Diretor do Banco do Nordeste e credenciou-se para voos mais altos.

Filiado depois à ARENA foi escolhido governador do Rio Grande do Norte pelo presidente Emílio Garrastazu Médici em 1970.

No fim do seu Governo foi cassado pelo sistema militar que o havía feito governador. Não conseguiu retornar à política. Filiado ao PTB após o fim do bipartidarismo foi eleito prefeito de Serra do Mel em 2000, cidade que nasceu de um projeto de seu Governo: a colonização da serra com o plantio de 30 mil hectares de cajueiro.. Faleceu no exercício do mandato após prolongada internação em virtude de uma pneumonia.

Deixou viúva, d. Aida e três filhos: Cortez Jr., Aidinha e Aila. Sua irmã, Maria do Céu Pereira Fernandes foi a primeira deputada estadual do país, eleita na Assembleia Constituinte do Rio Grande do Norte, com mandato entre 1935 e 1937.

Injustiça; Sem nenhuma homenagem em currais novos.

Nenhum comentário: