99.5FM Currais Novos - RN

sábado, 2 de fevereiro de 2019

RODRIGO MAIA (DEM-RJ) É REELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA PELOS PRÓXIMOS DOIS ANOS


BR-POLITICA.

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito na noite desta sexta-feira (01) para seu terceiro mandato como presidente da Câmara dos Deputados. Apoiado por uma aliança de 16 partidos, o deputado do DEM conseguiu os votos de 334 dos 513 deputados - e deve comandar a Câmara pelos próximos dois anos.
O presidente da Câmara é o terceiro na linha de sucessão da presidência da República - é ele que assume o comando do Executivo se o presidente e o vice estiverem ausentes do país ou indisponíveis. Mas seu principal poder é o de fazer a pauta da Câmara - é ele que decide quando e como os projetos serão votados.
Antes da votação, Maia fez um discurso voltado para temas corporativos da Câmara - prometendo tratar seus colegas de forma equânime, independente de partido.

COM 355,7 MILÍMETROS REGISTRADOS, JUCURUTU, RN, TEM JANEIRO MAIS CHUVOSO DOS ÚLTIMOS 108 ANOS


RN-CIDADES.
O Rio Grande do Norte começou 2019 com um mês de janeiro chuvoso, principalmente na região Oeste do estado. O município de Jucurutu foi o que mais registrou precipitações ao longo do mês, com acúmulo de 355,7 milímetros - que representa 348,5% da média normal prevista para o período, que é 79,3 mm. O mês foi o mais chuvoso desde o início do recolhimento dos dados, em 1911, segundo a Empresa de Pesquisas Agropecuárias do RN (Emparn).

O segundo município mais chuvoso foi Janduís, também na região Oeste, onde choveu 243,5mm. Os volumes de chuva em Jucurutu e Janduís, contribuíram para o aumento da média do mês na região Oeste, 25,3% acima da expectativa. Na região Central esse aumento do volume médio de janeiro foi ainda maior, choveu 34,3% a mais que o normal para o período.

"As chuvas ocorridas em janeiro de 2019 no Estado, foram devido à atuação do sistema meteorológico Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCANS), e em alguns momentos, juntamente com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)”, explicou meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot.

De acordo com ele, a atuação desses dois sistemas juntos favoreceu a ocorrência de chuvas nas regiões Oeste e Central, mas atuou com menos intensidade nas regiões Agreste e Litoral, onde o volume de chuva registrado ficou abaixo da média, principalmente no Litoral onde choveu 60% a menos do que normalmente chove no mês de janeiro.

Mesmo tendo chovido bem no sertão potiguar, a falta de chuva no litoral puxou a média do Estado para baixo, o volume de chuva no mês de janeiro em todo o Estado ficou 7% abaixo da média. Ao todo, 39 municípios tiveram volume acumulado acima dos 100 milímetros.

Previsão para fevereiro

De acordo com a Emparn, as atuais condições dos oceanos e da atmosfera mostram presença do Fenômeno El Niño fraco no oceano Pacífico, com tendência de apresentar uma diminuição na sua intensidade nos próximos meses. Esse comportamento é favorável à ocorrência de chuvas na região Nordeste para o período de fevereiro a maio, quando associado às boas condições apresentadas pelo Oceano Atlântico, onde a bacia norte deste oceano está mais frio do que a bacia sul.

Para fevereiro, as previsões indicam que as chuvas deverão continuar, mas com uma melhor distribuição espacial, quando comparado à janeiro.

Fonte: G1 RN

SUSPEITO DE BALEAR PM EM TENTATIVA DE ASSALTO NA GRANDE NATAL É RETIRADO DE AMBULÂNCIA E ASSASSINADO


CE-POLICIAL.

Viatura da PM que fazia escolta quebrou momentos antes de um veículo se aproximar e interceptar a ambulância. Mais cedo, outros dois assaltantes baleados pelo PM foram presos.

Um homem suspeito de ter participado de uma tentativa de assalto – crime que terminou com um sargento baleado e dois bandidos feridos e presos nesta sexta-feira (1º) na Grande Natal – foi retirado de dentro de uma ambulância e assassinado a tiros. O veículo, que pertence ao hospital de Brejinho, fazia o transporte do paciente para a capital potiguar. Uma viatura da PM, que fazia a escolta, quebrou momento antes de um carro se aproximar e interceptar a ambulância.

Segundo informações do hospital de Brejinho, o suspeito e um outro homem interceptaram uma ambulância que estava a caminho de Brejinho, momento em que obrigaram os pacientes a saírem do veículo. O motorista, então, foi forçado a prestar socorro ao suspeito, que estava ferido. O segundo homem não seguiu com a ambulância e ainda é procurado.

Já no hospital de Brejinho, o suspeito foi atendido e seu estado de saúde estabilizado. Porém, ele precisou ser transferido para Natal e foi colocado em uma outra ambulância. Uma viatura da Polícia Militar foi acionada para fazer a escolta do paciente até a capital.

No meio do caminho, porém, a viatura quebrou, e a ambulância seguiu para Natal sem a escolta. Pouco tempo depois, após passar pela cidade de Monte Alegre, a ambulância foi interceptada. De dentro de um carro, homens armados atiraram na ambulância, que parou.

De acordo com a PM, os criminosos tiraram o suspeito da ambulância e o executaram. O motorista ficou em estado de choque, mas não foi ferido. Os bandidos, quatro homens em um carro de cor preta, fugiram em seguida.

Em contato com o G1, a assessoria de comunicação da PM disse que o comando da corporação deve se pronunciar até o final do dia, mas já adiantou que um procedimento administrativo será aberto para apurar as circunstâncias do problema apresentado pela viatura.


PRF APREENDE 130 KG DE COCAÍNA ESCONDIDA EM PORTA DE VEÍCULO NO CE


CE-POLICIAL.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta quinta-feira (31), 130 quilos de cocaína escondida nas portas de uma caminhonete, durante fiscalização, na cidade de Canindé, na Região do Sertão Central. O motorista foi preso.
De acordo com informações da PRF, os agentes estavam realizando uma blitz no quilômetro 310, da BR-020, no início da tarde desta quinta-feira. Durante a abordagem, os policiais encontraram a droga alojada no forro das portas do veículo que estava transitando no sentido interior-capital.
O condutor do veículo é natural da cidade de Ji-Paraná em Rondônia e tem 54 anos. O suspeito será conduzido para a sede da Polícia Federal (PF).

MINISTRO DO STF SUSPENDE QUEIXA DO PT CONTRA BOLSONARO POR FALA SOBRE 'FUZILAR A PETRALHADA'


BR-POLITICA.
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta sexta-feira (1º) a suspensão de uma queixa apresentada pelo PT contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre uma fala durante um ato de campanha eleitoral no Acre na qual ele propôs "fuzilar a petralhada".
Lewandowski entendeu que Bolsonaro não pode responder por fatos anteriores ao mandato e, por isso, o pedido de providências fica suspenso.
No ano passado, durante a campanha eleitoral, Bolsonaro declarou: "Vamos fuzilar a petralhada toda aqui do Acre".
Diante disso, a coligação O Brasil feliz de novo, da qual o PT fez parte, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF).
O PT pediu que Bolsonaro respondesse por injúria eleitoral, incitação ao crime e ameaça. A legenda argumentou, ainda, que durante o comício o candidato do PSL segurou um tripé como se fosse uma arma e disse:
"Vamos botar esses picaretas para correr do Acre. Já que eles gostam tanto da Venezuela, essa turma tem que ir pra lá. Só que lá não tem nem mortadela, galera. Vão ter que comer é capim mesmo", disse o candidato em um vídeo apresentado no evento.
O ministro Lewandowski, relator do caso, decidiu hoje que o caso fica suspenso e que, durante o mandato, os prazos de prescrição não contam.
"Determino a suspensão da presente representação e do curso do prazo prescricional dos crimes nela referidos até o final da investidura do requerido no cargo de Presidente da República."
 


EVANGELHO DO DIA: (LC 2,22-40) - SÁBADO, 2 DE FEVEREIRO DE 2019



RN-destaque.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
 
Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”.

Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.

Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.

Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.

Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

SOBE PARA 115 NÚMERO DE MORTOS NA TRAGÉDIA DE BRUMADINHO. HÁ 248 DESAPARECIDOS


Agência Brasil
BR-CIDADES.

A Defesa Civil de Minas Gerais informou nesta sexta-feira (1º) que aumentou o número de mortos e desaparecidos entre as vítimas do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte. O balanço revelou 115 mortos, 248 desaparecidos e 395 localizados. Dos mortos, 71 foram identificados.

Segundo a Defesa Civil, aumentou o número de desaparecidos a partir de informações transmitidas ao serviço de ouvidoria da empresa Vale. Por isso, foram incluídos mais dez nomes na relação de desaparecidos.

Polícia

A Polícia Militar informou que 950 homens fazem os trabalhos de segurança da região de Brumadinho. Pela manhã, foi encerrado o trabalho de varredura da área rural. De acorco com o porta-voz da corporação, Jamor Flávio Santiago, um homem foi preso em Belo Horizonte ao tentar dar um golpe nos comerciantes fazendo-se passar por agente federal atuando nos resgates.

O porta-voz da PM acrescentou que é analisada a hipótese de pedir reforço policial para equipes que atuam no interior de Minas Gerais. De acordo com ele, a integração das forças de segurança será mantido por tempo indeterminado.

O delegado da Polícia Civil, Arlen Bahia, afirmou que a delegacia de Brumadinho vai funcionar de 8h à meia-noite todos os dias, incluindo o fim de semana, para atender as pessoas que precisam fazer carteira de identidade. Segundo ele, uma equipe de agentes vai se deslocar para Parque da Cachoeira para atender os atingidos pela tragédia.

Segundo o delegado, foram coletadas amostras para buscar a identificação de 20 corpos. Até o momento, há 71 corpos identificados e restam 19 pré-identificados – quando ainda falta a última conferência feita pelo Instituto Médico Legal.

HOMEM É ASSASSINADO A TIROS NA ZONA SUL DE SOLEDADE


PB-POLICIAL.
Júlio, segundo informações, era natural da cidade de Caldas Brandão, mas estava residindo em Soledade há pouco tempo
Um jovem identificado pelo nome de Júlio, foi assassinado na noite desta quinta-feira (31), no bairro Chico Pereira, zona sul da cidade de Soledade, na Paraíba.
Informações chegadas a redação do helenolima.com, dão conta de que o jovem estava em um terreno quando foi surpreendido e foi atingido por vários tiros de pistola no rosto, tendo morte imediata.
Júlio, segundo informações, era natural da cidade de Caldas Brandão, mas estava residindo em Soledade há pouco tempo.
Ele é irmão de uma mulher de nome Fatinha, proprietária de um bar no mercado público da cidade.
Até o presente momento, nenhum suspeito foi identificado e a Polícia Cívil (PC) passa a investigar o primeiro homicídio registrado na cidade em 2019.

Heleno Lima

PB-POLICIAL.SUSPEITO DE TENTAR FURTAR CABOS SOFRE DESCARGA ELÉTRICA E MORRE



PB-POLICIAL.
Delegada Mayran Rocha explicou que o homem subiu no poste e cortou um dos fios, sofrendo a descarga elétrica e caindo no chão, com morte imediata
Rede UnilarUm homem morreu após sofrer descarga elétrica em um poste, no bairro de Bodocongó, na Zona Oeste de Campina Grande, na manhã desta sexta-feira (1º). Segundo a polícia, a vítima estaria tentando furtar cabos de cobre.
A partir de uma apuração no local, a delegada Mairan Moura explicou que o homem subiu no poste e cortou um dos fios, sofrendo a descarga elétrica e caindo no chão, com morte imediata.
Ela disse que foram achadas ferramentas que indicam que o homem trabalhava com serviços de manutenção, mas ele permanecia sem ser identificado até as 11h30 desta sexta (1º).

Portal Correio


DEPUTADO RICARDO MOTTA É DENUNCIADO POR LAVAGEM DE DINHEIRO E CORRUPÇÃO NO IDEMA, NO RN

RN-POLITICA.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) denunciou o deputado estadual Ricardo Motta (PSB), que encerra mandato nesta quinta-feira (31), pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e peculato. Ao todo, foram oferecidas quatro denúncias contra o deputado, todas como desdobramentos da operação Candeeiro, deflagrada em setembro de 2015.

As denúncias, que são assinadas pelo procurador-geral de Justiça (PGJ), Eudo Rodrigues Leite, e ainda estão sob segredo de justiça, acontecem no último dia de mandato do parlamentar. Ricardo Motta não conseguiu se reeleger em 2018 e a posse dos novos parlamentares acontecem nesta sexta-feira (1º).

Procurada pelo G1, a defesa do deputado informou que não vai se pronunciar. “Por desconhecer o conteúdo das denúncias, considerando que a própria notícia traz a informação de que as ações estão em segredo de justiça, igualmente não sabendo em que contexto houve citação de nomes, a defesa se limita a afirmar que não irá se pronunciar sobre o mérito neste momento”, informou o advogado Thiago Cortez.

Segundo o MP, as denúncias são embasadas por acordos de colaboração premiada homologados e um acordo de leniência. Além disso, as denúncias seriam reforçadas por provas compartilhadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão de outubro do ano passado. O MP também pediu o sequestro de bens de Ricardo Motta para ressarcir os cofres públicos.

Uma das denúncias oferecidas é reforçada por um acordo de leniência, que se configura quando uma empresa investigada admite ter participado de um esquema fraudulento e se compromete a auxiliar na investigação. Esse é o primeiro acordo do tipo na história do MP no estado.

Nesse acordo, a empresa se comprometeu a pagar, em decorrência das infrações cometidas, o valor de R$ 800 mil ao Idema a título de reparação de danos e multa prevista na Lei de Improbidade Administrativa, além de relatar e comprovar como eram cometidos os crimes.

Um funcionário da empresa que servia como elo no esquema também firmou acordo de colaboração premiada, comprometendo-se a devolver R$ 150 mil ao Idema. Somados, os dois acordos proporcionaram a devolução de R$ 950 mil à autarquia estadual.

Publicidade.
Em 2016, Gutson Reinaldo foi condenado a 17 anos, um mês e 75 dias de prisão e a restituir aos cofres do Idema. Após a condenação, ele firmou acordo de delação premiada com o MP e o Ministério Público Federal (MPF), onde relatou como os crimes eram cometidos dentro do Idema.


Na delação, Gutson afirma que o principal beneficiário dos desvios de recursos foi o deputado estadual Ricardo Motta, que, por exercer o controle político da autarquia, indicou pessoas para ocupar cargos na entidade e compor a organização criminosa.

Operação Candeeiro
Deflagrada em 2 de setembro de 2015, a operação Candeeiro buscou descortinar esquema milionário no âmbito do Idema, através do qual uma “refinada associação criminosa instalada na sua Unidade Instrumental de Finanças e Contabilidade”, segundo o MP, utilizava ofícios autorizadores de pagamento como forma de desviar recursos.

Ao todo, participam da operação 26 promotores de Justiça e cerca de 100 policiais nas cidades de Natal, Parnamirim, Santana do Matos e Mossoró, para cumprimento de cinco mandados de prisão temporária, 10 mandados de condução coercitiva e 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 6ª vara Criminal de Natal.

G1/RN

CRIME DE HOMICÍDIO FOI REGISTRADO EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE, NA GRANDE NATAL


RN-POLICIAL.
Um crime de homicídio foi registrado na madrugada desta quinta-feira (31) na rua São Sebastião na Comunidade de Barreiros em São Gonçalo do Amarante.
A vítima foi identificada como Antônio Marcos Monteiro de Albuquerque, conhecido como Marquinhos, que teve a casa invadida e foi atingido por vários disparos de arma de fogo, vindo a óbito no local.
Touros Urgente

BANDIDOS USAM NOME DO DIRETOR DA CAERN PARA APLICAR GOLPE PELO WHATSAPP


RN-POLICIAL.

 
Estelionatários estão usando nome do diretor presidente eleito da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Roberto Linhares, para tentar aplicar golpes e extorquir empresários. A informação foi confirmada pela própria Caern. Entre as pessoas que estão sendo alvos da tentativa de golpe estão donos de empresas com contratos vigentes na Companhia.

O golpista tem realizado tentativas usando o aplicativo de mensagens WhatsApp para pedir dinheiro, informando uma conta bancária para depósito. A Caern alerta que as pessoas devem desconsiderar qualquer tipo de mensagem desta natureza e informar o ocorrido para a ouvidoria da Companhia, através do telefone 3232-4562.

Quando soube da situação, o diretor Roberto Linhares registrou um Boletim de Ocorrências e a Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o caso.

Por G1/RN

BANDIDOS AMARRAM COFRE EM CAMINHONETE, ARRANCAM DO CHÃO E ARRASTAM PELA BR-101 NA GRANDE NATAL


RN-POLICIAL.
Pedro Domingos
Três criminosos invadiram um posto de combustíveis em Parnamirim, Grande Natal, renderam os frentistas, amarraram um cabo de aço no cofre do estabelecimento e saíram arrastando com uma caminhonete. Mais à frente, os bandidos abandonaram o cofre sem levar nada. O crime aconteceu por volta das 3h desta quinta-feira (31).
De acordo com a polícia, eram três homens. Eles chegaram em uma caminhonete Triton preta e, armados, renderam os frentistas logo após anunciar o assalto. Depois disso, foram até o cofre onde é depositado o apurado do posto e o amarraram no carro com o cabo de aço, para arrancar do chão, onde ficava preso por uma base cimentada.
Os assaltantes seguiram arrastando o cofre pela BR-101, porém, mais à frente, a estrutura se desprendeu e caiu na pista. Os homens fugiram sem levar nada.
Por G1/RN

RESUMO DA AUDIÊNCIA ENTRE O FÓRUM DOS SERVIDORES E O GOVERNO DO RN


RN-POLItiCA.
Fonte: Coordenação geral
Audiência entre o Fórum dos/as Servidores/as e o governo do Estado dia 30/01/2019.
1. Sobre a entrada de recursos extras para pagamento dos atrasados. O governo respondeu não ter previsibilidade para ter esses recursos entrarem como venda da conta, venda da antecipação dos royalties de 2019. Com relação as negociações com o Banco do Brasil não avançou. O governo já enviou carta ao BB, informado que abrirá conversações com bancos privados.
2. Sobre os pagamentos governo informou que: O salário de janeiro pago os 70% referente ao mês de janeiro.
3. O terço de férias foi pago (31/01).
4. O retroativo do Piso de 2018, o governo vai fazer uma folha suplementar e ficou de informar a data para pagar essa folha suplementar.
5. O reajuste do piso de 4,17% o governo vai enviar projeto de lei tão logo se inicie o ano legislativo e os trabalhos na assembleia legislativa. O governo reafirma que não haverá calote com relação aos passivos.
Haverá nova audiência dia 05/02, para tratar dos salários de fevereiro. Para Fátima Cardoso, o fundamental agora e intensificar a luta pelo calendário/2019 e o calendário dos passivos. "Estamos convidando a categoria, para participar do ato dia 05/02, a partir das 8 e 30 na Governadoria tendo como pauta: Pagamentos dos passivos e calendário/2019."

OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS NO RN APREENDE MAIS DE R$ 100 MIL


RN-POLICIAL.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou nesta quinta-feira (31) uma operação denominada ‘Sal da Terra’, cujo objetivo foi o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes de uma facção criminosa que atuam no tráfico de drogas no estado. Mais de R$ 100 mil foram apreendidos.
Os mandados foram cumpridos na Grande Natal, e em quatro cidades da região salineira do estado: Pendências, Alto do Rodrigues, Macau e Guamaré.
Cerca de 200 policiais civis e militares participaram da ação, que também contou com o apoio de agentes penitenciários.
Além do dinheiro, armas e drogas também foram apreendidas. Ainda não há a confirmação de quantos suspeitos foram presos.
G1

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

MARCA DE COSMÉTICOS FAZ CAMPANHA POLÊMICA COM ATORES COBERTOS DE LAMA

Por Edilson Silva 
Br-geral.
A tragédia em Brumadinho (MG) mobilizou muitas pessoas e empresas. Entretanto, algumas dessas manifestações estão causando polêmica. A Jendayi Cosméticos publicou em suas redes sociais uma campanha controversa para ‘homenagear’ as vítimas da tragédia. A empresa realizou um ensaio fotográfico com atores cobertos de lama com o intuito de interpretar aqueles que foram atingidos pelo rompimento da barragem.
O autor das imagens, que também é diretor de marketing da empresa, Jorge Beirigo, na publicação disse que o objetivo da campanha é “mostrar que existe uma marca de cosméticos que se preocupa com a beleza… beleza da vida”. As imagens causaram revolta em vários internautas que criticaram a proposta e chamaram a marca de ‘sem noção’ e oportunista. “A tragédia aconteceu por causa de pessoas como vocês que só pensam em dinheiro e na realidade estão cagando para as vidas envolvidas. Campanha lixo, de muito mal gosto. Apaga que dá tempo”, escreveu um.  “Vocês perderam completamente a NOÇÃO tentando se promover em cima disso, hei? (sic)”, comentou outro.
O jornal Estadão entrou em contato com a marca, que excluiu as fotos do ensaio, e um dos funcionários afirmou que a direção está em reunião para decidir o que será feito, mas, segundo ele, a intenção era ‘ajudar’.  Xiiii…



PM APREENDE MAIS DE 02 QUILOS DE ENTORPECENTES NA BR-226 NO MUNICÍPIO DE CURRAIS NOVOS

RN-POLICIAL.
Por volta das 19h40min dessa quarta-feira (30/01/19) Policiais Militares da 3ª CIPM, guarnição do GTO (Grupo Tático Operacional) apreendeu 02 quilos de maconha, 50 gramas de cocaína e 53 gramas de crack, durante uma abordagem de rotina na BR-226, trevo que dá acesso a cidade de Cerro Corá. Os entorpecentes estavam com o apenado do regime semi-aberto José Elton Alves Pacheco de 21 anos de idade, natural de Macaíba, residente em Cerro Corá que estava em liberdade a pouco mais de uma semana e foi preso em flagrante.
O acusado seguia em um táxi de Natal com destino a Cerro Corá quando foi abordado pela guarnição do GTO, que retornava de outra missão, e os PM’s suspeitaram do táxi com placas de Natal circulando aquela hora pela rodovia.
José Elton está cumprindo pena por roubo (artigo 157) praticado contra um posto de combustíveis na cidade de Lagoa Nova no ano de 2016.
Mais uma vez parabenizamos os guerreiros da 3ª CIPM que realizam um brilhante trabalho na área da companhia, apesar das dificuldades e salários atrasados.
Fonte: CN Policia

HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE COM CERCA DE 30 KG DE DROGA, EM PATOS, NO SERTÃO DA PB


Pb-policial.
Cerca de 30 kg de uma substância semelhante à maconha foram apreendidos e um suspeito foi preso em flagrante, no município de Patos, no Sertão da Paraíba, neste sábado (26), de acordo com a Polícia Civil. O valor estimado do material é de R$ 40 mil.

Segundo a polícia, uma equipe recebeu uma denúncia anônima que indicou que o suspeito estaria, durante a madrugada, em uma pousada, com drogas. Ao chegar ao local, os policiais encontraram 44 tabletes prensados, com o material envolto em fita adesiva.

A Polícia Civil informou que o homem natural do município de Solânea, no Brejo da Paraíba, afirmou que a droga era apenas para consumo dele.

O suspeito e a droga apreendida foram encaminhados para a Delegacia do Plantão Centralizado de Patos, onde o flagrante delito por tráfico de entorpecentes foi formalizado, conforme informado pela Polícia Civil.

G1/PB


EMPRESÁRIO MORRE EM ACIDENTE NA BR-101 NA GRANDE NATAL


Por Acson Freitas, Inter TV Cabugi
RN-TRANSITO.
Homem era ex-marido da mulher que foi assassinada após um sequestro em outubro do ano passado, no interior potiguar.

Empresário Luiz Hugo perdeu o controle do carro, saiu da pista e capitou o veículo — Foto: Acson Freitas/Inter TV Cabugi

Um empresário morreu após sofrer um acidente nesta quarta-feira (30) em uma rodovia próxima ao município de São José De Mipibu, na Grande Natal. Ele era o ex-marido da empresária Maria da Conceição Barbosa, que foi assassinada no interior do estado após um sequestro em outubro do ano passado.

Luiz Hugo Vital Barbosa tinha 57 anos de idade e, no momento do acidente, seguia sozinho em uma caminhonete Hillux no sentido da BR-101 que leva a Natal. O empresário perdeu o controle do veículo, saiu da pista e capotou o carro, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Familiares contaram para a polícia que o Luiz Hugo saiu para fazer um depósito no banco. O dinheiro não foi encontrado, apenas um envelope de depósito rasgado. Uma pistola calibre 380 prateada também foi encontrada dentro do veículo. A arma estava com um carregador cheio. A Polícia Civil recolheu o material para perícia.






DIVIDIDO, MDB DECIDE ENTRE RENAN E SIMONE TEBET PARA SE MANTER NO COMANDO DO SENADO



BR-POLITICA.
Em busca de se manter na presidência do Senado, posto que tem ocupado nos últimos 12 anos, o MDB tenta chegar a um consenso na noite desta quinta-feira (31) e definir quem disputará a eleição de sexta-feira (1º) como representante do partido.
Montagem com fotos de Renan Calheiros (AL) e Simone Tebet (MS), que disputam a candidatura pelo MDB à presidência do Senado
Montagem com fotos de Renan Calheiros (AL) e Simone Tebet (MS), que disputam a candidatura pelo MDB
à presidência do Senado – Fabiano Accorsi/Senado Federal e Alan Marques/Folhapress

A sigla tem 13 senadores, mas, como está fragmentada, teme ver interrompida a tradição de que a maior bancada comanda a Casa.

Fora do governo e sem ter conseguido reeleger nomes como o atual presidente do Senado, Eunício Oliveira (CE), e o presidente da sigla, Romero Jucá (RR), o MDB tem nesta eleição sua principal perspectiva de manutenção de poder.

Nas duas últimas eleições, o partido havia chegado à véspera da disputa com consenso na bancada. Primeiro, Renan foi o presidente e Eunício o líder da bancada. Depois, eles inverteram as funções. Agora, não há previsão de nada parecido.

Renan já declarou não ter interesse na liderança e Tebet deixou o posto nesta semana.

Até o momento, há nove nomes na disputa —Renan Calheiros (MDB-AL), Simone Tebet (MDB-MS), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Alvaro Dias (Pode-PR), Esperidião Amin (PP-SC), Angelo Coronel (PSD-BA), Major Olímpio (PSL-SP) e Reguf fe (sem partido-DF). O senador Fernando Collor (AL), que nesta semana trocou o PTC pelo Pros, não admite candidatura, mas é dado como candidato por outros senadores.

A quarta-feira (30) foi de conversas e discussões sobre questões jurídicas que devem ser levantadas durante a sessão marcada para sexta.

Um dos partidos mais visados era o PSD, que chegou a dez senadores e tornou-se a segunda maior bancada.

O presidente da sigla, Gilberto Kassab, esteve com Renan e Eunício Oliveira (MDB-CE) no início da semana e havia prometido maioria dos votos para o alagoano. No entanto, integrantes do partido dizem que ele deve ter apoio de apenas cinco deles.

A partir das 17h, no MDB, Renan e Simone medem forças diante de seus correligionários.

Ele tem a seu favor a habilidade política de ter sido presidente do Senado quatro vezes e a postura de firme na defesa dos seus pares diante da Justiça.

Apesar de agora se dizer um liberal e favorável às reformas, contra Renan há desconfiança do governo Jair Bolsonaro, além da pressão popular que cobra renovação e levanta bandeira anticorrupção. O senador tem no currículo 18 inquéritos no STF (Supremo Tribunal Federal), nove deles arquivados.

Tebet abraçou a bandeira da renovação política, que garantiu a reeleição de apenas 8 senadores e trouxe 46 novos nomes para o Congresso.

Ela também aposta nas mobilizações #foraRenan e na resistência de outras legendas em apoiar o emedebista.

Mas Tebet chega à reunião que começa no fim da tarde fragilizada pela derrota do início da semana.

Na reunião que o MDB fez na na terça-feira (29), ela foi minoria ao defender que a votação de sexta seja aberta.

O voto fechado —ou seja, secreto— beneficia Renan, já que muitos que o apoiam não fazem isso publicamente para evitar desgaste com as bases.

Senadores anti-Renan reúnem-se pela manhã para discutir se todos manterão suas candidaturas e para afinar posicionamentos diante de questões que serão levantadas no dia da eleição.

Alguns nomes cogitavam abrir mão da disputa para apoiar Tebet, caso ela saísse vitoriosa na bancada. Se isso não acontecer e, mesmo assim, ela resolver tentar como candidata avulsa, esses senadores agora devem se manter no páreo.

Com apoio do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, Davi Alcolumbre vem trabalhando para ganhar musculatura e é vendido como o candidato do governo, o que já provocou reclamações de integrantes do partido de Bolsonaro, o PSL, que lançou Major Olímpio.

“A orientação do presidente é não interferir”, afirmou o senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente da República.

Rede UnilarAlcolumbre é o único remanescente da Mesa Diretora da legislatura que se encerra nesta quinta e, por isso, tem previsão regimental para presidir a votação.

Acontece que, como também é candidato, o senador vem sendo alvo de críticas de aliados de Renan e este ponto vai ser um dos objetos de questionamento que devem dominar o início da eleição.

A expectativa é que outros dois tópicos sejam questionados no início da sessão: a votação secreta e o número de votos necessários para definir a eleição, se maioria simples ou absoluta (41 votos).

As chamadas questões de ordem provocam longas discussões e podem ser decididas no voto, atrasando a disputa principal, pelo cargo de presidente.

Adversários de Renan querem usar as votações para avaliar as chances do senador e, diante da perspectiva de sucesso dele, não descartam esvaziar a sessão e adiar a eleição.

FOLHAPRESS