99.5FM Currais Novos - RN

sábado, 6 de abril de 2019

FORA DO MAIS MÉDICOS, CUBANOS TRABALHAM COMO BALCONISTAS EM FARMÁCIAS DO RN

FORA DO MAIS MÉDICOS, CUBANOS TRABALHAM COMO BALCONISTAS EM FARMÁCIAS DO RN
RN-ECONOMIA-Com 26 anos de experiência como médica, Zuzel Ramos Rodriguez vive uma nova experiência profissional. Fora do programa Mais Médicos desde o final do ano passado, quando o governo federal encerrou a parceria com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), ela conseguiu emprego como balconista de farmácia no bairro Abolição I, em Mossoró.
Ela não é um caso isolado. Sem o processo de revalidação dos diplomas, pelos menos três profissionais cubanos que atuavam na cidade e resolveram ficar no Rio Grande do Norte após a saída de Cuba do programa estão trabalhando em farmácias, ganhando um salário mínimo mensalmente.
“O processo do Revalida de 2017 só acabou agora e nós estamos esperando abrir o novo edital para revalidar nossos diplomas e poder atuar”, diz a médica, que chegou a Mossoró em 2014. Ela se casou e se estabeleceu na cidade.
Apesar das dificuldades, Zuzel não reclama do novo emprego. “É uma experiência boa, porque já conheço nomes de medicamentos genéricos e tenho conhecido outros. Não era o que eu estava acostumada, mas eu gosto”, conta.
Reconhecidos por antigos pacientes, os médicos sempre são abordados por pessoas que querem fazer uma consulta, mas lembram que não podem exercer a profissão enquanto não fizerem a revalidação do diploma. “Não podemos fazer consultas, nem receitar remédios”, lembra Yoanis Infante, outro profissional que também virou balconista.
Yoanis trabalha há dois meses em uma farmácia do bairro 12 Anos – o mesmo no qual ele atuava como médico de saúde da família, pelo Mais Médicos. Com alguns descontos, por não ter trabalhado o primeiro mês completo, recebeu R$ 650 de salário. “Trabalho por comissão, mas se não alcanço o salário mínimo, a farmácia completa, Tem os descontos como INSS”, diz.
O médico reclama porque diz que há vagas disponíveis no programa, porém, o governo não abriu oportunidade para os profissionais cubanos que decidiram ficar no país. “Disseram que os médicos que quisessem ficar poderiam fazer revalidação e continuar no programa, mas isso não aconteceu. Só abriram para brasileiros com CRM e brasileiros que se formaram no exterior. Alguns até já abandonaram as vagas, mas não deram oportunidade para nós”, diz.

EVANGELHO DO DIA: (JO 8,1-11) - DOMINGO, 7 DE ABRIL DE 2019


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!



DESTAQUE.-Naquele tempo, Jesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los.
 
Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés, na Lei, mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?”

Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo.

Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles?” Ninguém te condenou?”

Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.



GENERAL MOURÃO NEGA SER CONTRAPONTO A BOLSONARO


Da Agência Estado BRASIL por Agência Estado
INTERNACIONAL-Vice-presidente, que está em viagem pelos EUA, diz que complementa o presidente. Agenda de Mourão no exterior é criticada por ala do governo
Vice-presidente Hamilton Mourão cumpre agenda nos Estados Unidos

Vice-presidente Hamilton Mourão cumpre agenda nos Estados Unidos
Tânia Rego/Agência Brasil 

O vice-presidente, general Hamilton Mourão, rechaçou neste sábado (6) críticas de que estaria atuando como um contraponto ao presidente Jair Bolsonaro. "Jamais. Eu sou complementar ao presidente, eu complemento ele", disse Mourão, ao ser questionado se adotava um antagonismo a Bolsonaro.
Aliados do presidente têm se incomodado com o que consideram agendas do vice-presidente que "destoam da linha do governo" e declarações recentes de Mourão que "parecem contrariar ou desautorizar posições prévias do presidente", segundo fonte do governo.
A fala de Mourão aconteceu nos Estados Unidos, onde ele tem agenda criticada por ala do governo. Os encontros do vice-presidente na manhã deste sábado incluíram, por exemplo, uma reunião de cerca de uma hora com o ex-ministro Mangabeira Unger, que já criticou o governo Bolsonaro. Mangabeira foi também o guru de Ciro Gomes (PDT) durante a campanha eleitoral de 2018.
Nesta sexta-feira, no evento organizado por alunos brasileiros de Harvard e do MIT, Ciro afirmou que Mourão quer "de forma descarada" ocupar o lugar de Bolsonaro e chamou o presidente de "idiota"
Mourão entrou na mira de ala do governo mais alinhada com o escritor Olavo de Carvalho. O vice-presidente minimizou os incômodos e disse não se importar com críticas. "A crítica faz parte do jogo político, eu não me importo com crítica", disse Mourão neste sábado. O vice-presidente também se reuniu com o empresário Jorge Paulo Lemann.
Por incomodar uma ala do Planalto, a viagem de Mourão é encarada como uma "viagem pessoal" dentro do governo. Apenas a visita a Pence teria contado com o intermédio da área internacional do Planalto.
A agenda de Mourão prevê ainda uma entrevista à rede de televisão CNN. A emissora é crítica ao presidente dos EUA, Donald Trump, que já chamou jornalistas da CNN de "fake news".
Quando esteve em Washington, há pouco mais de 15 dias, Bolsonaro decidiu dar uma entrevista à FOX News, a emissora que é geralmente elogiada por Trump e frequentemente escolhida pelo governo americano para entrevistas exclusivas.
O governo Bolsonaro tem feito um movimento de aproximação da gestão de Trump.

RECEITA APONTA ACESSO ILEGAL DE SERVIDORES ÀS INFORMAÇÕES FISCAIS DE BOLSONARO E ACIONA PF


BR-POLICIA-Nota da Receita Federal informa que sindicância concluiu não haver motivação legal para o acesso por dois servidores a dados fiscais do presidente e de familiares dele.
Por G1 — Brasília
A Receita Federal informou nesta sexta-feira (5) que abriu sindicância para apurar as circunstâncias do acesso de dois servidores a informações fiscais do presidente Jair Bolsonaro. A informação foi inicialmente divulgada pelo jornal "O Globo".

De acordo com a nota da Receita, após ter sido identificado o acesso às informações de Bolsonaro e de familiares do presidente, foi aberta uma sindicância, que concluiu não haver motivação legal para a iniciativa.

"Por esta razão, a Receita notificou a Polícia Federal ao mesmo tempo em que iniciou procedimento correicional, visando apurar responsabilidade funcional dos envolvidos", diz o texto da nota.

Em fevereiro, a Receita Federal abriu investigação interna para apurar o vazamento de documentos em que auditores propunham uma investigação fiscal do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e da mulher dele.

Íntegra da nota
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela Receita Federal:

NOTA À IMPRENSA

A Receita Federal informa que, após identificar o acesso a informações fiscais do Sr. Presidente da República e de integrantes de sua família, por dois servidores, o órgão abriu sindicância para apurar as circunstâncias em que esse acesso foi realizado.

A sindicância concluiu que não havia motivação legal para o acesso e, por esta razão, a Receita notificou à Polícia Federal ao mesmo tempo em que iniciou procedimento correicional, visando apurar responsabilidade funcional dos envolvidos.

SUSPEITO DE COMANDAR TRÁFICO DE DROGAS EM BAIRRO DE VILA VELHA É PRESO EM PIÚMA

Harison é apontado como um dos responsáveis pela guerra com o bairro Jaburuna, que resultou em oito mortes nos dois primeiros meses do ano
Folha Vitória
Foto: Divulgação / Polícia Civil
ES-POLICIA-Harison Matias Maia, de 37 anos, conhecido como Maycon Bocão, foi preso na manhã desta sexta-feira (05) em Piúma, cidade do litoral sul do Espírito Santo. Ele é apontado pela Polícia Civil como um dos chefes do tráfico de drogas do bairro Aribiri, em Vila Velha, e um dos responsáveis pela guerra com o bairro Jaburuna, que entre janeiro e fevereiro, resultou em oito mortes.
A ficha de Maycon Bocão é extensa. Ele estava com dois mandados de prisão em aberto por homicídio qualificado e um pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.
A Polícia acredita que a prisão do suspeito é 'ponto-chave' para a desarticulação dessa guerra entre os dois bairros de Vila Velha. “O detido tem passagens por quatro homicídios, porte e posse ilegal de arma de fogo, receptação e roubo majorado. De acordo com as investigações, ele é um dos responsáveis pelo acirramento da guerra do tráfico entre os bairros Aribiri e Jaburuna, ocorrido no início do ano”, contou o delegado Gianno Trindade.
A equipe da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha chegou à residência que Maycon se escondia, no bairro União, em Piúma, após denúncia anônima. A prisão contou com o apoio da equipe da Força Tarefa do Departamento Especializado de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).
O suspeito estava na região há cerca de seis meses. Após ser encontrado, ele tentou fugir, mas acabou localizado. “Nós recebemos algumas denúncias e nos dirigimos ao local para cumprir os mandados. No momento da prisão ele mostrou resistência, tentou fugir e houve perseguição. O suspeito chegou a pular de um prédio de dois andares e caiu em um rio, mas foi detido pelos policiais. Ele estava com uma arma de fogo que foi descartada dentro do rio”, completou.
 

MOTOTAXISTA É PRESO EM JOÃO CÂMARA TENTANDO ADULTERAR MOTO ROUBADA ENTRE TAIPU E A LAGOA DO SERROTE


RN-POLICIA-Uma ação conjunta das equipes das Delegacias Municipais de Taipu e João Câmara resultou na prisão em flagrante do mototaxista Marciel Basílio do Nascimento, 21 anos, na cidade de João Câmara. 
Ele foi preso quando estava em sua residência, desmontando uma motocicleta que havia sido roubada no dia 30 de março, na BR 406, entre Taipu e a Lagoa do Serrote.
Durante o interrogatório, o suspeito confessou a prática do roubo e confirmou que retirou algumas peças do veículo roubado e estava colocando em sua motocicleta. Ele foi autuado pelo crime de tentativa de adulteração de veículo.
Fonte: Focoelho

POLICIAIS MILITARES DA 2A CIPM APREENDEM ARMA DE FOGO E RECUPERAM MOTOCICLETA ROUBADA NA TARDE DESTA QUINTA FEIRA


RN-POLICIA - Na tarde de 04 de abril, por volta das 16h, policiais militares da RP e GTO João Câmara com apoio da RP Maxaranguape estavam em patrulhamento no centro da cidade, quando foram acionados para atender uma ocorrência na qual um homem estaria sendo agredido às margens da estrada que leva ao litoral norte.
Rede UnilarChegando ao local, viram  um caminhão parado no mato e uma motocicleta caída ao lado.  Após buscas nas imediações, encontraram uma das vítimas do que fora uma tentativa de assalto.
Dois homens não identificados tentaram assaltar o caminhão, no entanto não obtiveram êxito e ainda conseguiram fugir. Ao lado da moto, os PMS encontraram um revólver calibre 38. Após consultar o sistema do Detran, verificaram que a moto tinha queixa de roubo.
Todo o material foi apresentado na Delegacia de João Câmara para os procedimentos decorrentes.
Blog Touros Urgente

POLICIAL MILITAR DO RN É PRESO SUSPEITO DE INTEGRAR QUADRILHA ESPECIALIZADA EM EXPLOSÃO DE CAIXAS DE BANCO


RN-POLICIA-Policias civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) de Natal prenderam um soldado da Polícia Militar suspeito de integrar um grupo criminoso que atua com explosão de caixas de banco no Rio Grande do Norte.
A prisão aconteceu na manhã desta sexta-feira (5) durante a 3ª fase da operação ‘Alpha Bravo – Conexão’, investigação que resultou na apreensão de 3 toneladas de drogas em fevereiro deste ano em uma granja em Macaíba, a maior já realizada no estado.
A prisão do soldado contou com apoio do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).
O grupo criminoso do qual o PM é apontado como integrante atua com o tráfico de drogas e crimes contra instituições financeiras, principalmente arrombamentos e explosões de caixas eletrônicos.
“O suspeito era parte fundamental do grupo criminoso e tinha a função de realizar a segurança de seus membros, repassar informações privilegiadas, guardar e manejar o material ilícito encontrado na granja. Até o momento, oito membros do grupo criminoso foram presos e um ainda está foragido”, disse a Polícia Civil.
O grupo foi desarticulado no dia 6 de fevereiro deste ano, quando houve a prisão de cinco homens e apreensão de mais de três toneladas de drogas, diversos explosivos, munições de uso restrito e coletes balísticos, em uma granja no município de Macaíba. Todo o material apreendido foi avaliado em R$ 4 milhões.
Fonte: G1RN

SOBE PARA 5 NÚMERO DE MORTOS EM DESABAMENTO NO RIO


R J - CIDADES -  Uma criança foi localizada com vida entre os escombros na comunidade da Muzema, zona oeste, no início da noite
Dois prédios desabaram na comunidade da Muzema

Subiu para cinco o número de mortos na tragédia ocorrida na comunidade de Muzema, na zona oeste do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (12). Mais dois corpos foram localizados pelos bombeiros, no início da noite, onde dois
Prédios desabaram.
Por volta das 19h, os militares também encontraram uma criança com vida entre os escombros. Com a ajuda de holofotes, os socorristas trabalham no resgate.
O trabalho não tem previsão para terminar, já que ao menos 10 pessoas continuam desaparecidas. Outros 10 feridos foram levados a hospitais da região ao longo do dia.
Bruna Oliveira, do R7
 




sexta-feira, 5 de abril de 2019

INDIVIDUO FOI PRESO COM MOTO ROUBADA EM MOSSORÓ


RN-POLICIA - Na noite de quinta-feira, 04 de março de 2019, por volta das 22 horas, policiais militares lotados no 2º Batalhão de Policia Militar comandado pelo Major Maximiliano Fernandes, de serviço no Grupo Tático Operacional – GTO realizavam patrulhamento pelo Bairro Ouro Negro em Mossoró no Oeste Potiguar, quando passavam em frente a uma residência situada a Rua Januário Pimenta, sentiram um forte odor de maconha, os militares adentraram na casa para averiguar, logo localizaram 01 motocicleta tipo Honda/Biz 125 de cor cinza, ano 2007/2008, placa MYY 9645, sem o pneu e aro traseiro, manetas, retrovisores, carenagem arranhada e com a chave na ignição

Os militares realizaram uma consulta via SINESP constatando que a referida motocicleta era produto de roubo, o proprietário da residência identificado como Fabrício Jance Pereira da Costa, foi indagado pelos militares sobre a moto, o mesmo disse que uma pessoa tinha deixado lá, para depois pegá-la.
Diante dos fatos os militares deram voz de prisão a Fabrício e apresentaram a ocorrência ao DPC. Antonio Teixeira dos Santos Junior na Delegacia de Policia Civil de Plantão, para a realização dos procedimentos cabíveis e legais na forma da lei.


Passando na hora

AÇUDE ROMPE APÓS FORTE CHUVA NO ASSENTAMENTO NEGO FUBA, EM SANTA TEREZINHA.

Por Chagas Silva, DRT 1845/RN.
PB-CIDADES.
Tem chovido bastante no município de Santa Terezinha, na região metropolitana de Patos.
Nego Fubá-JPG
A noticia que recebi e segundo o relato ,de acordo com Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (AESA), diz que Santa Terezinha foi um dos municípios do sertão paraibano que mais choveu no mês de março, com 293 mm.
De acordo  com a informação o municipio há atingiu a maior marca no que diz respeito quando o assunto é o acumulado durante o ano, conforme a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), o municipio  já alcançou  688,2 mm.
Segundo o escritório local da Cagepa, na noite da quarta-feira -dia 3, os pulvímetros  registraram 63.9 mm na cidade mas também  choveu no açude do Capoeira choveu 45 mm.
Mas a informação diz que no Assentamento Nego Fubá, localizado na região noroeste do município, choveu 140 mm e devido à intensa chuva, o Açude Velho, construído no ano de 1957, se rompeu. A água segue para o açude de Coremas.
Mas o Assentamento Dom Expedito segundo consta, choveu 78 mm; no sítio São Gonçalo choveu 60 mm e no sítio Urtiga de Cima choveu 85 mm.

CINCO SÃO PRESOS E UM ADOLESCENTE É APREENDIDOS SUSPEITOS DE ASSALTO EM CLUBE DE TIRO, NA PB

PB-POLICIA-Prisões aconteceram durante Operação Tiro Certo, da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar

Mandados são cumpridos no bairro do Renascer, em Cabedelo, pelas Polícias Civil e Militar
Foto: Walter Paparazzo/G1
Mandados são cumpridos no bairro do Renascer, em Cabedelo, pelas Polícias Civil e Militar
Cinco pessoas foram presas e um adolescente apreendido, na manhã desta quinta-feira (4), em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, durante a Operação Tiro Certo, da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar. Os detidos são suspeitos de envolvimento no assalto a um clube de tiro, na capital, em fevereiro de 2019. De acordo com o delegado Carlos Othon, que comanda a operação, pelo menos três armas e drogas também foram apreendidos.

As pessoas que são alvos da operação são suspeitas de envolvimento com o assalto à Associação Pessoense de Tiro, que aconteceu na noite do dia 21 de fevereiro deste ano, em João Pessoa. A operação também busca desarticular o tráfico de drogas na região do bairro do Renascer, em Cabedelo.

Os presos foram encaminhados à Central de Polícia Civil, em João Pessoa, junto com os materiais apreendidos.

Assalto em clube de tiro
Na noite do dia 21 de fevereiro de 2019, duas pessoas saíam do clube de tiro, localizado próximo a BR-230, no bairro do Bessa, quando o grupo, em um carro branco, invadiu o local, rendeu os funcionários em um quarto e, em seguida, roubou pelos menos nove armas. 
G1 PB



AÇUDE 'SANGRA' E REGIÃO DO RN CHEGA A CINCO AÇUDES 100% CHEIOS
RN-CIDADES.
Além do Mendubim, que transbordou na madrugada desta quinta (4), açudes de Beldroega (Paraú), Encanto (Encanto), Riacho da Cruz II (Riacho da Cruz) e Pataxó (Ipanguaçu) também estão como volume máximo de armazenamento
Foto: Sueldo Araúj
Açude Mendubim fica em Assu, e tem capacidade para 76,3 milhões de metros cúbicos de água
Açude Mendubim fica em Assu, e tem capacidade para 76,3 milhões de metros cúbicos de água
Um dos maiores reservatórios do Oeste potiguar sangrou na madrugada desta quinta-feira (4). O açude Mendubim fica em Assu, e tem capacidade para 76,3 milhões de metros cúbicos de água.

Agora são cinco os reservatórios da região 100% cheios. São eles:

Açude Mendubim, em Assu / Capacidade: 76.349.500 m³ / volume atual: 100%.
Açude Beldroega, em Paraú / Capacidade: 8.057.520 m³ / volume atual: 100%.
Açude Encanto, em Encanto / Capacidade: 5.192.538 m³ / volume atual: 100%.
Açude Riacho da Cruz II, em Riacho da Cruz / Capacidade: 9.604.200 m³ / volume atual: 100%.
Açude Pataxó, em Ipanguaçu / Capacidade: 15.017.379 m³ / volume atual: 100%.

A sangria do Açude Mendubim é motivo para festa na região. Com as cascatas de água que se formam nas escadarias do sangradouro, o local vira ponto de lazer e já começa a receber muitos visitantes em busca de um banho refrescante.

A capacidade hídrica total do Rio Grande do Norte é de 4,4 bilhões de metros cúbicos de água. Até esta quarta-feira (3), segundo o Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), o acumulado nas bacias do estado somavam pouco mais de 1,1 bilhão de metros cúbicos – o que representa 25,67% da capacidade total de armazenamento.

Seca histórica
Os últimos sete anos foram castigantes no interior do Rio Grande do Norte. Com chuvas abaixo da média histórica, o estado enfrenta a seca mais severa de todos os tempos. As chuvas que caem desde o início do ano aliviam o sofrimento do sertanejo, mas ainda não são suficientes para reabastecer os grandes reservatórios e os efeitos ainda são preocupantes.
Dos 167 municípios potiguares, 148 estão em situação de emergência por causa da escassez de água – o que representa 88% do estado. Na lavoura e pecuária, por exemplo, os prejuízos somaram R$ 2,5 bilhões em 2018, segundo o governo do estado.
De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), atualmente cinco cidades (João Dias, Paraná, Pilões, São Miguel e Cruzeta) estão em colapso no bastecimento – que é quando a cobrança da conta é suspensa por não haver fornecimento – e outras 92 possuem algum sistema de rodízio.
G1 RN

GRAVE ACIDENTE FOI REGISTRADO NA BR-304 ENTRE ASSU E ITAJÁ


RN-TRANSITO

 
Na noite desta quinta-feira, 04 de abril de 2019, aconteceu um acidente na BR-304, na Ponte Felipe Guerra entre Assu e Itajá.

As primeiras informações, dão conta de que existe vitima presas as ferragens, mais já foi retirada e socorrida pela equipe do SAMU.

Os veículos envolvidos no acidente seriam uma carreta e um carro de passeio que bateu violentamente na traseira da carreta.
Focoelho

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM E APREENDE ADOLESCENTE SUSPEITOS DE PRATICAR ASSALTOS EM PRAIAS DO LITORAL SUL


RN-POLICIA.
Policiais civis da Delegacia de Nísia Floresta, com o apoio da Polícia Militar prenderam, nesta quinta-feira (04), Ruan Carlos dos Santos, conhecido como “Rasta” e apreenderam um adolescente, suspeitos de praticarem roubos, juntamente com outros três homens, em uma casa em Pirangi do Sul, um mercadinho em Búzios e outro em Pium, no mês de outubro de 2018. Após a prisão, os dois confessaram o envolvimento nos roubos.

Segundo o delegado Marcelo Aranha, titular da Delegacia de Nísia Floresta, “os autores relatam que inicialmente praticaram o roubo em Pirangi do Sul, no qual inclusive teriam agido com violência contra a vítima, e, logo após, efetuaram os outros assaltos, em Búzios e Pium”.

Os outros três integrantes da quadrilha já foram presos anteriormente, sendo eles João Victor Cunha de Lima, José Luís Ramos da Silva e Mateus Pacheco dos Santos.

Ainda de acordo com o delegado, “ações como essa são de extrema relevância para redução dos índices de ‘Crimes Violentos Contra o Patrimônio – CVPs’, dentre os quais se incluem roubos e arrombamentos.

Em Nísia Floresta, neste primeiro trimestre, houve redução de quase 40% de crimes dessa natureza, sendo 46 em 2018 e 28 em 2019. Quantos aos roubos, especificamente, os números caíram de 44 para 19, em relação ao mesmo período”.

No que diz respeito aos “Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLIs”, nos quais estão incluídos os homicídios, o município também experimentou uma redução, correspondente a mais de 44%, com 09 CVLIs em 2018 e 05 em 2019.A Polícia Civil de Nísia Floresta solicita a ajuda da população para envio de informações que possam auxiliar nas investigações.

Qualquer informação poderá ser comunicada por meio do disque denúncia anônimo, número 181 ou 98118-7675.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.


CONDENADA QUADRILHA INVESTIGADA POR EXPLOSÕES EM BANCOS


RN-POLICIA

Integrantes de organização criminosa investigada por explosões em agências bancárias, ataque conhecido como “novo cangaço”, foram condenados pela Justiça Federal da 5ª Região.
 
Integrantes de organização criminosa investigada por explosões em agências bancárias, ataque conhecido como “novo cangaço”, foram condenados pela Justiça Federal da 5ª Região.

Uma investigação iniciada no ano de 2017 pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) resultou na condenação de oito pessoas que faziam parte de quadrilha interestadual especializada em crimes contra instituições financeiras.

A Operação “Marco Zero” foi deflagrada em 22 de novembro de 2017, com a prisão de pessoas investigadas por ataques a agências bancárias. A condenação saiu neste ano de 2019.

De acordo com a Polícia Civil, a organização criminosa, caracterizada pelo uso de extrema violência contra as forças de segurança e utilização de armas de grosso calibre, era chefiada por Roberto Menezes de Queiroz, que foi preso pela Polícia Civil logo após a deflagração da Operação.

A investigação que prendeu o grupo criminoso durou cinco meses e resultou no encaminhamento do inquérito policial para a Justiça Federal do Rio Grande do Norte. Durante as investigações, quatro criminosos – Eduardo Ferreira Martins, Osmarindo Saraiva do Nascimento, Cleudson Whebster da Silva, conhecido como “Choquito”, e Messias Araújo da Silva – morreram em confrontos com a polícia. Os outros envolvidos foram condenados.

O grupo inicialmente estava sendo investigado por explodir as agências no município de Touros/RN, crimes ocorridos em 3 de julho de 2017. O aprofundamento das investigações indicou que a organização criminosa também praticou o mesmo tipo de crime contra agências bancárias em João Câmara, em 5 de abril de 2017; Sítio Novo, em 4 de maio de 2017; São Miguel, 1º de junho de 2017; Goianinha, 9 de junho de 2017; Canguaretama, em 30 de junho de 2017; Novo Lino/AL, em 2 de julho de 2017 e Belém e Malta/PB, em 29 de julho de 2017.

Confira os nomes e as penas dos presos condenados listados na ordem das fotos (de cima para baixo, partindo da esquerda para direita):

Arthur Kennedy Martins, reclusão de 16 anos e o pagamento de 242 dias-multa.

André Marques de Albuquerque, conhecido como “André Cabeça”, reclusão de 16 anos e o pagamento de 242 dias-multa;

Jeydson Bezerra Pegado, conhecido como “Gordo” e/ou “Barrão”, reclusão de 59 anos e três meses e o pagamento de 1.302 dias-multa;

Roberto Menezes de Queiroz, reclusão de 70 anos e um mês e o pagamento de 1.514 dias-multa;

Suênio Mafra Bassani Valle, conhecido como “Cocão”, reclusão de 59 anos e três meses e o pagamento de 1.302 dias-multa;

John Breno Rosendo da Silva, reclusão de 16 anos e o pagamento de 242 dias-multa;

Cleanto Franco da Silva, conhecido como “Irmão”, reclusão de 13 anos e sete meses e pagamento de 72 dias-multa;

Paulo Alan Neves Souza dos Santos, conhecido como “Paulinho”, reclusão de 16 anos e o pagamento de 242 dias-multa.

Fonte: OP9RN

SECRETARIA DE TRIBUTAÇÃO E POLÍCIA CIVIL APREENDEM CARGA DE 100 TONELADAS DE MILHO NO RN

 RN-TRANSITO.

 
Auditores fiscais da Secretaria Estadual de Tributação (SET) apreenderam, nesta quarta-feira (3), uma carga com 100 toneladas de milho em grãos que estava sendo transportada de forma irregular no Alto Oeste potiguar. Avaliada em R$ 81 mil, a carga foi adquirida em Minas Gerais, através de uma manobra de usar o CNPJ de uma terceira empresa para não pagar ICMS, de acordo com a SET.

Um empresário de Rodolfo Fernandes foi autuado na ocorrência e pagou multa de R$ 39 mil. O milho estava sendo transportado em duas carretas bitrem, que seguiam no estado pela região de Pau dos Ferros, no Alto Oeste.

Segundo explica a Secretaria, após denúncia apresentada à própria SET e à Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária (Deicot), a equipe de auditores realizou um trabalho de inteligência para localizar a carga.

Em seguida, junto com agentes da Delegacia de Pau dos Ferros, interceptaram os veículos na BR-405. A empresa supostamente responsável pela manobra foi autuada, recebeu uma multa, teve o imposto relançado e ainda poderá responder criminalmente.

O empresário, do município de Rodolfo Fernandes, negou que teria adquirido a carga, entretanto a multa de R$ 39 mil foi paga no momento da autuação. Com o lançamento do crédito tributário, os motoristas e o proprietário das carretas foram conduzidos à delegacia para prestar depoimentos e demais procedimentos legai, por causa da queixa-crime pelo uso indevido de CNPJ de terceiro. O caso está sendo investigado.

Fiscalização nas divisas

A atuação dos auditores nessa operação faz parte das estratégias da Secretaria de Tributação para reforçar a fiscalização nas divisas do estado no combate a crimes contra a ordem tributária e sonegação de impostos. A SET destaca que esses tipos de crimes geram uma concorrência desleal para o contribuinte que paga corretamente os impostos.

Desde o início do ano, a equipe de auditores da Secretaria vêm intensificando a fiscalização de mercadorias em trânsito, inclusive com operações itinerantes feitas simultaneamente em vários trechos rodoviários do Rio Grande do Norte. Um delas foi a que chegou a apreender quase R$ 1 milhão em mercadorias com irregularidade fiscal e recuperar veículos roubados.

G1/RN

CRIANÇA DE 9 ANOS É ACORRENTADA PELA MÃE EM SOBRADINHO, NO DF


DF-POILICIA.
'Desespero', justificou mãe que está presa. Menino foi ameaçado de morte e já fugiu oito vezes de casa.
Por Gabrielle Freire, G1 DF
Violência doméstica aconteceu em Sobradinho-DF — Foto: Foto: PCDF
Violência doméstica aconteceu em Sobradinho-DF — Foto: Foto: PCDF
Uma criança de 9 anos foi espancada e acorrentada pela mãe, de 34, no Acampamento Dorothy Stang, no Setor Habitacional Nova Colina, em Sobradinho, no Distrito Federal na manhã desta quinta-feira (04). A denúncia foi confirmada pelo Conselho Tutelar da região.

Violência doméstica aconteceu em Sobradinho-DF — Foto: Foto: PCDF
Violência doméstica aconteceu em Sobradinho-DF
Foto: Foto: PCDF
Segundo a mãe, a criança foi ameaçada de morte por um adolescente de 14 anos, por ter batido em outro garoto. A mulher também contou que o filho já fugiu de casa oito vezes e que sempre vai para locais como a rodoviária do Plano Piloto, no centro de Brasília ou para comunidades da região do Paranoá.

A mulher, que tem outros quatro filhos foi presa. Ela confessou ter usado uma “madeira de caixa” para bater no garoto e disse que o acorrentou por “desespero”, para que não fugisse mais.

Levada para a Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP), ela foi autuada por maus-tratos e lesão corporal. Se condenada, pode pegar de seis meses a quatro anos de prisão.

O menino está sob os cuidados do Conselho Tutelar de Sobradinho-DF.