99.5FM Currais Novos - RN

sábado, 27 de abril de 2019

HOMEM SUSPEITO DE APLICAR GOLPES É PRESO EM FORTALEZA COM 32 MÁQUINAS DE CARTÃO

CE-POLICIA. - Um homem foi detido nesta sexta-feira (26) por suspeita de aplicar golpes em Fortaleza. Com ele, foram apreendidas 32 maquinetas de cartão de crédito e débito, supostamente utilizadas nos crimes. A prisão ocorreu no Bairro Praia de Iracema, na capital.

Rede UnilarSegundo informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), o suspeito, natural de Minas Gerais, estava em Fortaleza há quatro dias e participava de uma organização criminosa que roubava dados de cartões de crédito e débito de vítimas para aplicar golpes. O homem recebia informações repassadas por outros membros do esquema, ainda não identificados. A SSPDS não informou quantas pessoas foram vítimas do grupo nem o montante de dinheiro movimentado nos crimes. O órgão também não revelou mais detalhes sobre como esses dados e as máquinas eram utilizadas para efetivar o golpe.

A partir de denúncias, os policiais chegaram a um imóvel na Praia de Iracema onde os crimes eram cometidos. No local, foram encontradas as 32 maquinetas , além de carregadores.

De acordo com a SSPDS, o suspeito, que não tem antecedentes criminais no Ceará, foi preso em flagrante e autuado por estelionato. Um inquérito policial foi instaurado para investigar o caso.

G1/CE



CINQUENTINHA USADA EM ASSALTOS NESSE SÁBADO EM CAICÓ É RECUPERADA


RN-POLICIA. - A Polícia Militar apreendeu uma Cinquentinha, possivelmente usada por assaltantes nessa manhã de sábado em Caicó, além de um simulacro de arma de fogo usado em crimes.
O trabalho da polícia se deu no bairro João XXIII, zona oeste da cidade. Pertences de vítimas de assalto também foram recuperados. Dinheiro e objetos também foram apreendidos.

Jair Sampaio
 


TRÊS HOMENS SÃO PRESOS E UM ADOLESCENTE APREENDIDO SUSPEITOS DE PLANEJAR HOMICÍDIOS, EM JOÃO PESSOA

PB-POLICIA. - Três homens foram presos e um adolescente apreendido suspeitos de planejar homicídios no fim da noite desta sexta-feira (26), na comunidade da Gauchinha, no bairro do Costa e Silva, em João Pessoa. Eles estavam armados em um carro na hora da ação da polícia.

Segundo a Polícia Militar, o carro foi abordado durante um cerco policial. Eles estavam armados com três revólveres e munições e uma pistola, de uso restrito das forças policiais, com dois carregadores e 23 munições.

O veículo que seria usado por eles para cometer os crimes também foi apreendido. Um dos suspeito, de 28 anos, estava sendo procurado pela Justiça, pelo crime de homicídio.
Armas e munições apareendidas na ação da PM — Foto: Divulgação/Polícia Militar 
A PM, através da Coordenadoria de Inteligência, levantou informações de que eles teriam vindo de Pernambuco para praticar assassinatos na capital paraibana e estariam a procura das vítimas para executá-las, entre a noite da sexta e madrugada deste sábado (27).

Os homens, o adolescente e todo o material apreendido foram levados para a Central de Flagrantes, no bairro do Geisel, em João Pessoa.

G1/PB

AUDIÊNCIA PÚBLICA - A IMPORTÂNCIA DO PROADI E DOS REGIMES ESPECIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RN


Audiência Pública discute a importância do PROADI e dos Regimes Especiais para o Desenvolvimento do RN

        RN-POLITICA.-A importância do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (PROADI) e dos Regimes Especiais para o Desenvolvimento do RN será tema de audiência pública na próxima segunda-feira (29), a partir das 14h, na Assembleia Legislativa do Estado. Por proposição do deputado estadual Hermano Morais (MDB), a discussão está inserida no âmbito da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, Indústria, Turismo, Serviços e Empreendedorismo.

Resultado de imagem para AUDIÊNCIA PÚBLICA - A importância do PROADI e dos Regimes Especiais para o Desenvolvimento do RNA contrapartida social do benefício de renúncia fiscal para empresas é um dos temas que deverão ser abordados no encontro e que envolve diretamente a revisão da política de incentivos fiscais no Estado. Além disso, a reestruturação da atividade produtiva, a qualificação pessoal, o empreendedorismo e a geração de emprego também estarão em pauta.

Com vistas a buscar alternativas para estimular o crescimento econômico do Estado, na ocasião também será discutida a cadeia produtiva da carne no Rio Grande do Norte – haverá uma exposição a respeito da revitalização desse sistema e apresentação dos impactos econômicos e sociais vinculados ao tema. A ideia do encontro é que sejam elaboradas propostas para fortalecer o setor produtivo e fomentar a geração de emprego e renda.

O debate deverá contar com a presença de membros das Secretarias de tributação, agricultura e desenvolvimento do Estado, além de representantes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (ANORC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern).

SERVIÇO

Audiência Pública – “A importância do PROADI (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial) e dos regimes Especiais para o Desenvolvimento do RN.

Data e horário: 29 de Abril de 2019 | 14h

Local: Plenário Cortez Pereira (Plenarinho) – ALRN

RECONDUZIDO À PRESIDÊNCIA DO PSDB-RN, EZEQUIEL FERREIRA VAI FORTALECER CANDIDATURAS MUNICIPAIS PARA 2020


RN-POLITICA.- O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em convenção estadual, nesta sexta-feira (26), reconduziu o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, à presidência do partido para o biênio 2019/2020. O evento reuniu deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de todas as regiões do RN, no auditório da Assembleia Legislativa.
 Resultado de imagem para RECONDUZIDO À PRESIDÊNCIA DO PSDB-RN, EZEQUIEL FERREIRA VAI FORTALECER CANDIDATURAS MUNICIPAIS PARA 2020
“Hoje tivemos a alegria de poder contar com a presença de amigos de todas as regiões do Estado. Deputados estaduais, que se reelegeram e formam a maior bancada da Assembleia Legislativa. Tivemos hoje a alegria de receber todos os companheiros do PSDB. Um partido que se renova a cada dia. Eu acredito na construção do partido desde o seu alicerce. E o seu alicerce é trazer as lideranças políticas que se destacam nos seus municípios e tenham capacidade de renovar neste ciclo que existe na política e trazer a renovação de novos nomes que possam representar os anseios da população do Rio Grande do Norte. É isto que estamos fazendo no PSDB”, salientou Ezequiel Ferreira.
 Resultado de imagem para RECONDUZIDO À PRESIDÊNCIA DO PSDB-RN, EZEQUIEL FERREIRA VAI FORTALECER CANDIDATURAS MUNICIPAIS PARA 2020
Ainda durante o discurso, Ezequiel Ferreira fez a convocação para as lideranças: “Política não se faz só. Agradeço a cada liderança que participou ativamente do pleito de 2018 e desta convenção. Voltem aos seus municípios e construam candidaturas fortes para que possamos eleger o maior número de prefeitos e vereadores. Temos que fazer o partido crescer no Rio Grande do Norte. E vamos trabalhar juntos para isto”, disse Ezequiel Ferreira.
 
No evento assinam a ficha do PSDB: o prefeito Lusimar Porfirio (São Francisco do Oeste); o vice-prefeito Dr. Estácio Rubinstein (Santo Antônio) e Alany Samuel, vice-prefeito de São Francisco do Oeste. Ex-prefeito Chico de Erasmo (Serra de São Bento) também se filiou. O prefeito Valdemir Belchior (Pedra Grande) também se filiou recentemente, mas devido a um pico de pressão não compareceu ao evento e foi representado pelo presidente da Câmara, Pedro Henrique.
 Resultado de imagem para RECONDUZIDO À PRESIDÊNCIA DO PSDB-RN, EZEQUIEL FERREIRA VAI FORTALECER CANDIDATURAS MUNICIPAIS PARA 2020
 O partido ainda recebeu as filiações dos pré-candidatos a Prefeito, em 2020: ex-prefeito Raimundo Marcelino, Novinho (Cerro Corá), Dr. Targininho (Canguaretama), empresário Alcélio de Caiçara do Norte, o jovem Cleonaldo Júnior (Vera Cruz), os ex-presidentes das Câmaras Municipais, Jadson Mendes (Pedra Preta) e Wadagno Sando (Jandaíra). O empresário Danilo Mandu (Passa e Fica) foi outro que ingressou no PSDB. Considerado um dos maiores partidos do RN, a legenda tem a ex-deputado Larissa Rosado, a frete do PSDB Mulher e Geyson Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Bento Fernandes, que vai presidir a Juventude do PSDB. A ex-deputado Márcia Maia continua no partido e assume a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV/RN).

Ezequiel Ferreira agradeceu a participação e empenho dos deputados do partido para a convenção estadual: Gustavo Carvalho, José Dias, Tomba Farias, que são vice-presidentes da Executiva Estadual, além de Raimundo Fernandes, líder do PSDB na Assembleia, que foi representado pelo assessor Júnior Colaço; ao ex-governador e ex-senador, Geraldo Melo, ao empresário Haroldo Azevedo e lideranças de outros partidos como o deputado estadual, George Sores (PR), o deputado federal, Benes Leocádio (PRB), o prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho (PSD), que preside a Femurn. Os vereadores de Mossoró, Sandra Rosado e João Gentil, e os vereadores em Natal, Aroldo Alves e Dickson Jr.

Atualmente, o PSDB tem a maior bancada da Assembleia Legislativa, com cinco parlamentares (Ezequiel Ferreira, Gustavo Carvalho, José Dias, Raimundo Fernandes e Tomba Farias), além de comandar a Casa com o próprio Ezequiel. Também ocupa a presidência da Câmara Municipal de Natal, por meio do vereador Paulinho Freire, que justificou ausência. No legislativo natalense possui três mandatos. Ao todo, são cerca de 30 prefeitos e vice-prefeitos tucanos no RN e mais de 107 vereadores.

Fotos: Assessoria

GOVERNO CONFIRMA QUE REDUZIRÁ RECURSOS PARA SOCIOLOGIA E FILOSOFIA

Imagem: Marcos Corrêa/PR
BR-POLITICA .-. O presidente Jair Bolsonaro elogiou a postura do ministro da Educação, Abraham Weintraub, de propor a redução dos investimentos em cursos de áreas humanas, como filosofia e sociologia, para conseguir priorizar as faculdades que, nas palavras dele, “geram retorno de fato” — como “enfermagem, veterinária, engenharia e medicina”. O presidente disse que a ideia do governo é “focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte”, direcionando os recursos financeiros para melhorar a qualidade de ensino dessas faculdades.


A proposta de Weintraub foi anunciada quinta e endossada ontem pelo presidente. O ministro fez o anúncio durante transmissão ao vivo pelo Facebook ao lado de Bolsonaro, mas não detalhou a dinâmica da mudança e limitou-se a dizer que os alunos atuais não serão afetados. Ele disse que a decisão foi inspirada em medidas semelhantes adotadas no Japão, na área de educação.

“O Japão, que é um país que está tirando dinheiro público do pagador de imposto, de faculdades para a pessoa que já é muito rica, como, por exemplo, filosofia (sic). Pode estudar filosofia? Pode, com dinheiro próprio”, disse o ministro da Educação, e mencionou sociologia como outro curso que poderia ter investimento menor.

Em mensagem no Twitter, Jair Bolsonaro foi além e incluiu a expressão “humanas” para mostrar que esse direcionamento de gastos pode incluir outras áreas de estudo. “A função do governo é respeitar o dinheiro do contribuinte, ensinando para os jovens a leitura, escrita e a fazer conta, e depois um ofício que gere renda para a pessoa e bem-estar para a família, que melhore a sociedade em sua volta”, escreveu, na rede social.

Para o ex-secretário de Segurança Pública e da Paz Social (SSP) do DF Arthur Trindade, formado em filosofia, a repercussão do tuíte de Bolsonaro foi negativa. “É uma área científica como as outras. O método, a teoria, tudo. Está presente em todas as universidades do mundo, inclusive nas principais, como Oxford e Harvard”, disse.
Sobre a inspiração nipônica na decisão de Abraham  Weitraub, Trindade diz que: “no Japão, aconteceu isso durante três anos. O que o ministro não disse é que, lá, teve uma reação enorme”. Na opinião do filósofo, “o governo tem uma tendência de gestão contra a intelectualidade”.

Professor de filosofia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Carlos Saldanha explica que “não dá para mensurar o valor de um curso só pensando no uso prático. Engenheiro constrói prédios, médico salva vidas, mas filósofos pensam o mundo de forma embasada, para tirar dúvidas e melhorar o pensamento sobre diversos temas”.

PAUTA: RN REGISTRA MAIS DE 3 MIL ACIDENTES DE TRABALHO EM 2018

RN-CIDADES-No Brasil, a cada 49 segundos ocorre um acidente de trabalho. Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2018, o país registrou neste período 4,7 milhões de acidentes de trabalho. Nesse período também ocorreram mais de 17 mil acidentes fatais. Os prejuízos são ainda maiores, pois a subnotificação é muito expressiva nesse campo.
Abril verde: RN registra mais de 3 mil acidentes de trabalho em 2018
Em 2018, no estado de Rio Grande do Norte, de acordo com os dados fornecidos pela Previdência Social, ocorreram 3.7241 acidentes, sendo 2.486 acidentes típicos, ocorridos no próprio ambiente de trabalho. Nesse período ocorreram no RN 18 acidentes fatais.
O Auditor-Fiscal do Trabalho Calisto Torres Neto, chefe de Chefe da Seção de Inspeção do Trabalho do RN, explica que “os acidentes não são episódios fortuitos. São decorrentes da falta de organização no trabalho, da concepção errada dos postos de trabalho e da pressão exercida sobre o indivíduo para o cumprimento de metas”. Ele afirma que acidentes também são decorrentes de jornadas exaustivas e da falta de treinamento para executar a tarefa.
Calisto ressalta: “onde ocorrem acidentes, impera o improviso, a falta de planejamento e com muita frequência o completo descaso com as medidas de segurança e de saúde nos ambientes de trabalho”.
A fiscalização do trabalho realizada pela Auditoria-Fiscal do Trabalho é uma medida importante para prevenção e redução desses casos tão alarmantes. “No ano de 2018 a Inspeção do Trabalho do Rio Grande do Norte identificou 4.872 irregularidades em Segurança e Saúde do Trabalho nos postos de trabalho. As empresas foram notificadas para realizarem as devidas adequações, evitando assim novos adoecimentos e acidentes de trabalho” afirma Calisto.
No próximo dia 28 de abril é celebrado em todo o mundo o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. A data foi instituída pela Organização internacional do Trabalho (OIT) em 2003. Desde 2005 a data existe também no calendário oficial nacional.
Essa data nos convida a relembrar as vítimas fatais de acidentes de trabalho de 2019: os trabalhadores que perderam a vida no maior acidente de trabalho da história do país, com o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG) e os atletas entre 14 e 16 anos da categoria de base do Flamengo, vítimas do incêndio no centro de treinamento do Rio de Janeiro.
A partir dessa data, abril foi instituído como mês de mobilização para prevenção de acidentes e adoecimento no trabalho. O Abril Verde é marcado por ações de sensibilização da sociedade sobre a importância de um ambiente de trabalho seguro e saudável. Uma das atividades realizadas durante o mês foi o VI Seminário Norte-Riograndense de Saúde e Segurança do Trabalhador, que ocorreu entre os dia 24 e 25, no auditório do Campus Central do IFRN.

PorComunicação SINAIT DS RN 

SUPERLOTAÇÃO AUMENTA E NÚMERO DE PRESOS PROVISÓRIOS VOLTA A CRESCER NO BRASIL


Por Clara Velasco e Thiago Reis, Bárbara Carvalho, Carolline Leite, Gabriel Prado e Guilherme Ramalho, G1 e GloboNews
RN-POLICIA. – Levantamento do G1 mostra que, um ano após ligeira queda, prisões estão quase 70% acima da capacidade e o percentual de detentos sem julgamento é maior (35,9% do total). São 704,4 mil presos nas penitenciárias; número passa de 750 mil se forem contabilizados os em regime aberto e os detidos em carceragens da polícia. GloboNews mostra situação nos presídios.
Foto: (Danilo Pousada/GloboNews)
Presos algemados por dias a viaturas em frente a delegacias por falta de vagas no sistema penitenciário. A cena, registrada na última semana em Porto Alegre (RS), é um retrato da realidade do país. Um ano após uma ligeira queda na superlotação, os presídios brasileiros voltaram a registrar um crescimento populacional sem que as novas vagas dessem conta desse contingente. O percentual de presos provisórios também voltou a crescer, mostra um levantamento do G1, dentro do Monitor da Violência, feito com base nos dados dos 26 estados e do Distrito Federal.

Desde a última reportagem do G1, publicada em fevereiro de 2018, foram acrescidas ao sistema 8.651 vagas, número insuficiente para acomodar o total de presos, que cresceu 2,6% em um ano, com 17.801 internos a mais.

Há hoje 704.395 presos para uma capacidade total de 415.960, um déficit de 288.435 vagas. Se forem contabilizados os presos em regime aberto e os que estão em carceragens da Polícia Civil, o número passa de 750 mil.

Os presos provisórios (sem julgamento), que chegaram a representar 34,4% da massa carcerária há um ano, agora correspondem a 35,9%.

Os dados levantados pelo G1 via assessorias de imprensa e por meio da Lei de Acesso à Informação são referentes a março/abril, os mais atualizados do país. O último Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), do governo, é de junho de 2016 – uma defasagem de quase três anos. Havia, na época, 689,5 mil presos no sistema penitenciário (e outros 37 mil em delegacias).

INFOGRÁFICO: Mapa mostra raio X do sistema prisional

ANÁLISE DO NEV-USP: Apostar no encarceramento é investir na violência: a ação do Estado na produção do caos

ANÁLISE DO FBSP: Prisões superlotadas não inibirão o crime e a violência

RESSOCIALIZAÇÃO: Menos de 1/5 do presos trabalha no Brasil; só um em cada oito estuda



sexta-feira, 26 de abril de 2019

MÃE DE CRIANÇA FILMADA FUMANDO MACONHA PERDE A GUARDA DOS FILHOS

Ela foi presa suspeita de tráfico de drogas. Menina de quatro anos e o menino de um ano e cinco meses tiveram a guarda transferida para o pai

                               Ana Maria Guidi, do R7*
Foto da criança com cigarro de maconha foi enviada em aplicativo de mensagens
SO-POLICIA. - A mãe das duas crianças que foram filmadas enquanto uma jovem oferecia um um cigarro de maconha para elas no parque São Miguel, na zona sul de São Paulo, perdeu a guarda dos filhos. Na casa, foram encontrados 50 papelotes de maconha. Ela foi presa suspeita de tráfico de drogas.

De acordo com informações da Record TV, a menina de quatro anos e o menino de um ano e cinco meses tiveram a guarda transferida para o pai, que se mostrou indignado com a situação. "As duas crianças não tem entendimento, não sabem o mal que a droga pode fazer", afirmou.


O vídeo, que circula nas redes sociais, mostra uma adolescente de 14 anos oferecendo o cigarro primeiro para a criança de um ano e, logo depois para a menina de quatro, que recusa a droga.

A adolescente que gravou o vídeo, a mãe do menino, de 22 anos, e outros dois tios também foram encaminhados à delegacia. No depoimento, a mãe afirmou que estava no local no momento do vídeo, mas que nunca ofereceu droga aos filhos

VÍDEO: COMERCIANTES DO CONJUNTO SATÉLITE PEDEM SOCORRO POR CAUSA DA INSEGURANÇA

RN-POLICIA. - Os moradores e comerciantes do conjunto Satélite, no bairro Pitimbu estão preocupados com a onda de assaltos que vem ocorrendo há algumas semanas. Os roubos, de acordo com as próprias vítimas estão sendo registrados muitas vezes no início da manhã, nos sábados e domingos.
  
Em um dos casos câmeras de segurança de uma farmácia flagraram o momento que um homem é surpreendido por um assaltante armado, que rouba a vítima e em seguida foge com comparsas em um carro. O empresário teve o celular, carteira e a chave do carro levados.

O comando do 9° Batalhão, responsável pela fiscalização na área garantiu um patrulhamento mais ostensivo nos horários reivindicados pelos moradores e comerciantes; Veja vídeo.
Portal BO

MORRE COMPOSITOR DE 'ENTRE TAPAS E BEIJOS', MÚSICA QUE PROJETOU A DUPLA LEANDRO E LEONARDO


Notícias da morte e sobre o velório em Rio Verde foram dadas pelo filho de Nilton Lamas em uma rede social. Cantor Leonardo lamentou a perda em seu Instagram

GO-GERAL. - Cantor Leonardo lamentou a morte do compositor
Nilton Lamas na rede social e falou da parceria dos dois
Cantor Leonardo lamentou a morte do compositor
Nilton Lamas na rede social e falou da parceria dos dois
Compositor de "Entre tapas e beijos”, música que projetou nacionalmente a dupla Leandro e Leonardo, Nilton Lamas, de 67 anos, morreu nesta quinta-feira (25). A notícia foi dada pelo filho dele, Regis Lamas, em uma rede social, informando ainda sobre o velório a partir das 19h, na Câmara Municipal de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, cidade onde o músico viveu e morreu. Ele compôs a música em parceria com Antônio Bueno.

“Sem palavras nesse momento, Descanse em paz meu eterno papai Nilton Lamas”, publicou o filho, que em seguida falou sobre o velório e o sepultamento, previsto para Santo Antônio da Barra, também no sudoeste do estado.

Em seu Instagram, o cantor Leonardo falou da sua relação com o compositor e agradeceu a parceria.

"Nilton Lamas foi um grande amigo, sempre me visitava. Estou muito triste com a partida dele, mesmo sabendo de sua luta com a saúde. Ele é o compositor de “Entre Tapas e Beijos” o primeiro grande sucesso de Leandro & Leonardo! Inclusive a música virou nome de um programa na TV Globo. Meu carinho aos familiares! Descanse em paz meu amigo e obrigado por tudo", postou Leonardo.

Logo que a notícia foi dada por Regis, fãs do compositor, que sempre manteve também uma carreira de cantor, lamentaram a morte. “Meus sentimentos a toda família do nosso grande cantor Nilton Lamas o cantor mais apaixonado do Brasil”, publicou Wender Ferreira.
Leandro e Leonardo formaram dupla de sucesso por
15 anos Goiás (Foto: Reprodução/Instagram)

O mesmo fez a fã Celma Samuel. “Meus sentimentos à família, que Deus conforte os familiares e amigos e fãs. Perdemos um grande cantor”, comentou na rede social.

“Com certeza, um orgulho para todos nós, goianos e brasileiros. Nos alegou com o seu talento. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, postou Elias Cândido.

Em agosto de 2018, o cantor chegou a ficar internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC). A causa da morte ainda não foi informada. Segundo foi passado à TV Anhanguera por familiares do cantor, ele estava internado em um hospital particular de Rio Verde.

A canção "Entre tapas e beijos", marcada como sucesso na voz de Leandro e Leonardo, recebeu também versão em espanhol gravada por Mario Ayala, e até em japonês.

Durante a sessão na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na tarde desta quinta, deputados prestam um minuto de silêncio em homenagem ao cantor Nilton Lamas.

G1 GO

EVANGELHO DO DIA: (JO 21,1-14) - SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2019


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
 
DESTAQUE. - Naquele tempo, Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus.
Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.
Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.
Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO EM MACAÍBA E PRENDE SEIS SUSPEITOS

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS

RN-POLICIA. - A Delegacia Municipal de Macaíba deflagrou a 2ª Fase da Operação “Espectros”, na manhã desta quinta-feira (25), em Macaíba, e conseguiu prender cinco homens e uma mulher, mediante o cumprimento de mandados de prisão e prisões em flagrante.
Entre os presos esta Renato da Silva Marinho, conhecido como “Jack”, “Cabeludo” ou “Magrão dos Correios. Ele, que havia fugido da Penitenciária de Alcaçuz em 2016, possui diversas condenações por roubos contra agências dos Correios do RN, somando 73 anos, dois meses e oito dias de prisão em regime fechado. No momento da prisão, Renato da Silva usava documentos com o nome de Romero da Silva Miranda e estava com cartões de crédito que podem ter sido usados em fraudes no comércio.
Renato da Silva foi preso mediante o cumprimento de mandado de prisão por sentença condenatória, além de ter sido preso em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, falsidade ideológica e uso de documentos falsos.
Na casa de Renato da Silva, os policiais também prenderam a companheira dele, Elitânia Duarte Morais, 37 anos. Ela foi presa em flagrante delito pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Na residência do casal, os policiais apreenderam 14 pedras de crack, balança de precisão, uma gandola do Exército Brasileiro e objetos de origens suspeitas.
Durante a Operação foram presos em cumprimento a mandados de prisão por sentença condenatória: Luiz Vieira da Silva Neto, 34 anos, pelo crime de estupro de vulnerável; João Maria Pereira da Silva, 40 anos, pelo crime de roubo e Antonio Justino Sobrinho, 56 anos. Reginaldo Pereira Dantas, 31 anos, foi preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva por violência doméstica contra a mulher.
O nome da operação, “Espectros”, faz alusão ao modo de vida adotado pelos suspeitos, que possuíam mandados de prisão em aberto, e agiam como “fantasmas” na sociedade. O intuito era não chamar a atenção da polícia, diante da existência das ordens de prisão contra eles.
A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.


PSB FECHA QUESTÃO CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA


Carlos Siqueira
BR-POLITICA.- O diretório nacional do PSB decidiu nesta quinta-feira, 25, fechar questão contra a reforma da Previdência proposta pelo governo Jair Bolsonaro. O partido acertou que irá se reunir novamente quando o relatório da reforma for apresentado na Comissão Especial da Câmara, instalada nesta quinta, para avaliar possíveis avanços no texto
Carlos Siqueira
A bancada tem atualmente 32 deputados e, com a decisão, nenhum deles poderá votar a favor da matéria sob o risco de ser punido pelo partido.
A resolução aprovada pela cúpula da sigla afirma que a proposta significa a "destruição da Seguridade Social e o empobrecimento geral do País, sobretudo dos pequenos municípios e dos mais pobres".
"Essa reforma é contra as classes populares e contra as classes médias que já pagam impostos demais. É uma política regressiva que jamais qualquer governo, inclusive a ditadura, teve coragem de apresentar ao País", criticou o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, em nota divulgada pela assessoria do partido.
O documento diz ainda que o governo usa uma "abordagem fiscalista" sobre a questão previdenciária com o objetivo de "poupar os segmentos de maior renda e riqueza da população da contribuição que devem dar ao país, no sentido de seu desenvolvimento".
Para a sigla, os pontos mais graves da reforma da Previdência são: o regime de capitalização, a desconstitucionalização das despesas previdenciárias, a mudança na aposentadoria rural, no benefício pago a idosos de baixa renda (BPC) e nas regras de transição nos regimes geral e próprio.
PS. Por Chagas Silva
Não pais nação no mundo que suporte sustentar uma previdência se não fizer mundas, mas os politicos hipócritas não pensam assim, quantos países em volta do mundo já não fizeram suas mudanças previdenciárias?o Brsil é um pais de velhos a juventude é pequena em comparação aos idosos


CHUVA CAUSA ALAGAMENTOS E INVADE CASAS EM TOUROS, RN

Na Avenida Doutor Theberge, os carros passavam com muita dificuldade e quem que se arriscou a andar na via teve que enfrentar o alagamento — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares
Foto cedida.
RN-CIDADES. - Água tomou conta das ruas e entrou em residências do município do litoral Norte do RN. Conjunto Frei Damião foi um dos pontos mais afetados.
A chuva desta quinta-feira (25) causou transtornos também na praia de Touros, município do litoral Norte potiguar. Alguns pontos da cidade ficaram alagados com a grande chuva que caiu durante todo o dia. Um dos principais locais afetados foi o conjunto Frei Damião, que sofreu com sérios alagamentos também no ano passado.

Vídeos enviados ao G1 por moradores mostram ruas do município alagadas. Trechos de algumas delas, inclusive, se mostram quase intransitáveis, como é visto no vídeo acima, enviado por João Maria Dias e Andreia Maciel. Residências também sofreram a invasão da água. Uma moradora do conjunto Frei Damião mostrou a situação da própria casa, em que ela caminhava com os pés cobertos de água.

Segundo o secretário de administração de Touros, Ruzzen Modesto, a Defesa Civil do município tem trabalhado no conjunto para diminuir os estragos feitos pelo alagamento. "O município se encontra apagando fogo e vivendo essas dificuldade econômicas que impedem a gente de fazer medidas que sejam resolutivas. Nesse momento trabalhamos com medidas paliativas", disse. "Estamos fazendo um plano de contingência, de ação e comunicação para conseguirmos trabalhar no resgate da população afetada, na assistência dela, para que as pessoas possam minimizar os prejuízos", concluiu.

O município de Touros sofreu com sérios alagamentos durante um período de chuvas em julho do ano passado. Na época, pelos menos 8 mil pessoas foram atingidas direta ou indiretamente pelos estragos provocados pelas chuvas e a prefeitura chegou a declarar situação de emergência.

GOVERNO DO RN ANUNCIA LIBERAÇÃO DE R$ 12,4 MI DA UNIÃO PARA CONCLUSÃO DA BARRAGEM DE OITICICA



RN-ECONOMIA. - O Governo do Rio Grande do Norte anunciou nesta quarta-feira (24), através do perfil oficial do Poder Executivo no Twitter, que o Governo Federal liberou R$ 12,4 milhões para a conclusão da construção da Barragem de Oiticica, no Seridó. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a obra está 74% concluída.
O recurso está dentro dos R$ 239 milhões disponibilizados pela União no final do ano passado. O dinheiro está sendo liberado de acordo com o avanço das obras, totalizando R$ 550 milhões investidos.
De acordo com a postagem do Governo do RN, os R$ 12,4 milhões foram assegurados pelo ministro da Secretaria de Governo, general Santos Cruz, que garantiu o pagamento até sexta-feira (26).
Oiticica
Oiticica fica no município de Jucurutu, distante 260 quilômetros de Natal. Quando pronta, beneficiará aproximadamente 330 mil pessoas com oferta de água nas regiões do Seridó, Vale do Açu e região Central. Com capacidade total para 560 milhões de metros cúbicos de água, ela será o terceiro maior reservatório do estado. A barragem vai receber águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
A barragem foi idealizada há quase 70 anos, mas só começou a ser construída em 2013. Inicialmente, tinha previsão de conclusão para 2015. Quando pronta, Oiticica terá uma extensão de 7 quilômetros. O paredão principal, de concreto compactado a rolo, tem cerca de 4,5 km de extensão.
Fonte: G1/RN

quinta-feira, 25 de abril de 2019

EM NATAL ELEMENTO EMBRIAGADO TENTA FUGIR DE BLITZ DA LEI SECA, E ACABA COLIDINDO VIOLENTAMENTE EM VIATURA DA FISCALIZAÇÃO DA PRÓPRIA LEI SECA

      Por Chagas Silva, DRT 1485
 RN-TRANSITO. - A informação que tenho é que um cidadão com visíveis sintomas embriaguez tentou fugir de uma blitz que estava sendo realizada no prolongamento da Prudente de Morais, ao visualizar a movimentação policial, o elemento engatou uma ré e voltou na contramão.
O resultado: colidiu violentamente em uma viatura da Lei Seca e, por pouco, não provocou um acidente de maior proporção, inclusive envolvendo outros veículos.
O registrado foi realizado por volta de 1h30, desta quinta-feira, dia 25. Segundo as primeiras informações, o motorista de identidade não revelada realizou o teste do bafômetro, que acusou (0.65). mg por litro de sangue. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ainda foi solicitado ao local e atendeu as escoriações leves do acusado.

EM ALTO DO RODRIGUES, HOMEM TENTAR MATAR A EX, NÃO CONSEGUE E DEPOIS É ACHADO MORTO

Fonte; Blog do Toni Martins

RN-POLICIA. - Segundo o blog Toni Martins, um homem foi encontrado morto com, possivelmente morta passiva, na residência onde morava, por volta das 6h30 de hoje, no bairro Alto Alegre, em Alto do Rodrigues.
Rede UnilarSegundo o Sargento da PM, Da Costa, a vítima, identificada por José Cristiano Fernandes da Silva, subiu em cima de uma mesa, amarrou uma corda no teto do quarto onde dormia e praticou o suicídio.
Ainda de acordo com o PM, ele é acusado de tentar matar a ex-esposa, Naelza da Costa Ribeiro, 40 anos, a golpes de faca na noite de ontem, fato ocorrido em frente ao estádio Abelardão.
Cristiano deixa três filhos de menor idade.


MOTORISTA MORRE EM ACIDENTE DE TRÂNSITO NA VIA COSTEIRA, EM NATAL


RN-TRANSITO. - Um homem morreu na manhã desta quinta-feira (25) em um acidente de trânsito na Via Costeira, principal corredor turístico de Natal. A vítima estava em um Palio, que se envolveu em uma colisão com uma Hilux.
O asfalto molhado pela forte chuva que cai na cidade desde a madrugada pode ter contribuído para a colisão. A caminhonete teria aquaplanado, atravessado o canteiro central e batido no Palio, que transitava no sentido oposto.
O motorista do Palio, que morreu na hora, ficou preso às ferragens. O corpo foi retirado com ajuda de socorristas do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Corpo foi retirado do carro com ajuda de socorristas do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) — Foto: Klênyo Galvão/Inter TV Cabugi
Segundo o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), a pista no sentido Praia do Meio/Ponta Negra. Na mão contrária, o tráfego é lento.
Pouco antes da batida, a motorista de um Duster também perdeu o controle do carro, passou por cima do canteiro e subiu em um barranco. Ela não se feriu.
G1/RN