99.5FM Currais Novos - RN

sábado, 22 de junho de 2019

TV PARAÍBA DEMITE APRESENTADOR, REPÓRTER E MAIS SEIS PROFISSIONAIS E ENCERRA JPB1 E GLOBO ESPORTE DE CG

PB-TV. - Com os cortes, o JPB1 e o Globo Esporte PB terão edição em rede estadual, ou seja, não terão mais transmissões específicas para Campina Grande e região coberta pela TV Paraíba
                     Foto: Reprodução
Apresentador e repórter Marcos Vasconcelos

A TV Paraíba demitiu o apresentador e repórter Marcos Vasconcelos e a repórter Larissa Fernandes, além de outros seis profissionais entre editores de texto e de imagem e cinegrafistas. Com os cortes, o JPB1 e o Globo Esporte PB terão edição em rede estadual, ou seja, não terão mais transmissões específicas para Campina Grande e região coberta pela TV Paraíba.

A informação exclusiva de uma fonte ao portal de notícias ClickPB é de que a emissora alegou “decisões empresariais” para os cortes.

Fica mantido somente o JPB2, com Carlos Siqueira, em Campina Grande. Enquanto que, na Capital, o JPB2 é com Larissa Pereira. Isso quer dizer que apenas um telejornal será produzido pela TV Paraíba.

O Bom Dia Paraíba e Paraíba Comunidade já têm edições para todo o Estado. Ainda houve uma participação de Waléria Assunção, no estúdio de Campina Grande, coapresentando o Bom Dia PB com Patrícia Rocha. Mas o telejornal voltou a ser transmitido somente do estúdio da TV Cabo Branco, na Capital, desde 2016.

O JPB1 e JPB2 dos sábados têm tido edições em rede estadual já há algum tempo. Agora, a decisão atinge as transmissões ao longo da semana do JPB1 e GEPB.

A apresentadora do JPB1 em Campina, Denise Delmiro, continuará na emissora como repórter.

ClickPB

JOVEM MORRE EM ACIDENTE ENTRE DUAS MOTOS EM CUITÉ


Por Chagas Silva, DRT 1845/RN.
PB-TRANSITO. – Um grave acidente foi registrado na noite desta sexta-feira, dia 21, na BR 104, no trecho denominado como  Curimataú paraibano exatamente no município de Cuité/PB. segundo as Informações, duas motos colidiram em frente ao Bar da Praia.

Foto Cedidas
Na colisão uma das vitimas foi identificada como Maciel Fernandes, o foi socorrido por uma unidade do Samu, logo apos os procedimentos inicias ele foi levado para o Hospital de Traumas, em Campina Grande. A segunda vitima de nome Vitor Manoel, com apenas 18 anos, não registiu aos ferimentos vindo a óbito no local.

Os comentários corrente no local do acidente davam conta de que a moto conduzida por Maciel Fernandes, estava saindo de uma rua paralela quando entrou no asfalto. Os pequenos veículos se chocaram, sendo as  vítimas arremessadas violentamente no asfalto.

Ainda não temos informações com relação ao estado de saúde a outra vitima.

PRF APREENDE 25 MOTOS EM TRÊS HORAS NO CARIRI DA PARAÍBA



PB-POLICIAL. - A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 25 motocicletas durante uma ação da operação 'Festejos Juninos' na BR-412, entre as cidades de Monteiro e Sumé, no Cariri paraibano, na quinta-feira (20). O detalhe é que todas as apreensões aconteceram em apenas três horas.
                     Foto: Divulgação/PRF
Motocicletas foram recolhidas e levadas pela PRF

Rede UnilarSegundo a PRF, entre as irregularidades encontradas estão pessoas pilotando sem habilitação, motocicleta não registrada, excesso de passageiro e transporte de criança de forma irregular. Todos os veículos foram recolhidos para um prédio da polícia.

Além das apreensões, foram feitas 88 notificações de trânsito. De acordo com a PRF, a ação teve como foco a fiscalização de motocicletas visando reduzir acidentes de trânsito com esse tipo de veículo, bem como coibir práticas criminosas.

G1 PB

RN-VENDE SE ESSA JOIA RAR EM ACARI.

                                          

                    LIGUE 9 9641 7749, FALAR COM MARCONDES.


                   RESTAURANTE DONA BELA

CRIANÇA É PICADA POR COBRA E MORRE EM ACIDENTE DE CARRO A CAMINHO DO HOSPITAL.


MT-POLICIAL. - O pai dela dirigia um veículo e sofreu o acidente enquanto tentava socorrer a filha. Pai foi internado no hospital municipal e a mãe da menina entrou em estado de choque.

Uma menina, de 11 anos, morreu nessa sexta-feira (21) depois de ser picada por uma cobra e sofrer um acidente no município de Confresa, a 1.160 km de Cuiabá. O pai dela dirigia um veículo e sofreu o acidente enquanto tentava socorrer a filha.

Segundo a Polícia Civil, o acidente ocorreu na Estrada do Abacaxi, zona rural de Confresa.

A menina foi identificada como Ieda Geovana Rodrigues. O pai dela é Simevaldo Rodrigues, de 51 anos.

O vizinho da família registrou um boletim de ocorrência na delegacia. A menina foi picada por uma cobra e a família se mobilizou para socorrê-la. Simevaldo colocou a criança no carro, um veículo Gol, e saiu em direção ao hospital municipal.

Durante o trajeto o pai perdeu o controle do automóvel e sofreu o acidente. A menina não resistiu e morreu no capotamento. Simevaldo está internado no hospital municipal. A mãe da menina entrou em estado de choque.

Denise Soares, G1 MT


sexta-feira, 21 de junho de 2019

SUPERVISOR DE FUTEBOL DO ABC É ASSASSINADO A FACADAS DENTRO DE CARRO

RN-POLICIAL. - O supervisor de futebol do clube ABC foi encontrado morto na madrugada desta sexta-feira (21) na Vila de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. O corpo de Leonardo Antônio Medeiros Queiroz, de 42 anos, estava dentro do seu próprio carro, um Chevrolet Agile, com perfurações de facadas na região do pescoço.
leonardo-queiros
Leonardo Antônio Medeiros Queiroz,


Segundo a Polícia Militar, ainda não há pistas de assassinos ou da motivação do crime. O carro estava com as portas fechadas e o corpo no banco do carona. O ABC entra em campo nesta noite pela Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe enfrenta o Globo, às 20h, no Frasqueirão. A partida é válida pela 9ª rodada, a última do primeiro turno.
Fonte Blog do Serido

 

MPRN DIVULGA LISTA DE SELECIONADOS PARA CARGO DE ASSESSOR JURÍDICO MINISTERIAL EM JARDIM DE PIRANHAS

MPF

RN-JUSTIÇA. - MPFO Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) divulgou a lista de nomes das 10 pessoas que foram escolhidas para a seleção para o cargo de assessor jurídico ministerial na Promotoria de Justiça de Jardim de Piranhas. A prova ocorrerá na terça-feira (25), na sede das Promotorias de Justiça de Caicó, localizada na Rua Advogado Dr. Manoel Dias, nº 99 – Cidade Judiciária – Bairro Maynard, às 9h30. A prova será uma peça e terá duração de 3h. Poderá ser consultada a lei, mas apenas material sem comentários. Na parte da tarde será realizada entrevista com todos os candidatos, iniciando a partir das 14h30, no mesmo local.

RESTAURANTE DONA BELAO cargo é de provimento em comissão, sendo de livre nomeação e exoneração. O candidato selecionado será encaminhado para nomeação pelo Procurador-Geral de Justiça, através de resolução a ser publicada no Diário Oficial do Estado. Confira aqui o edital

Camilla Lins Galindo
Elísio Pereira de Araújo Neto
Girleany Kelly Macedo de Maria
Jurandilma Santos Dantas
Maria das Vitórias Jaine de Lima
Mariana Araújo Silva
Milenna Dantas Lacava de Almeida
Tailma Gonçalves da Silva
Thiago Costa Araújo
Tiago José de Souza Lima Bezerra

ACIDENTE MATA UMA PESSOA E DEIXA DUAS FERIDAS EM ESTRADA PARA NATAL


PB-TRANSITO. - Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas em acidente registrado na manhã desta sexta-feira (21), no quilômetro 47 da BR-101, no sentido João Pessoa-Natal.
 
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um dos veículos envolvidos no acidente estava parado no acostamento quando foi atingido por outro automóvel. Dentro do primeiro carro estavam duas pessoas. Uma delas morreu e outra ficou gravemente ferida, segundo a PRF. A polícia informou ainda que uma terceira pessoa estava perto do carro no acostamento. Esta sofreu escoriações leves.

Até a publicação desta matéria, não haviam detalhes sobre as vítimas, nem possíveis causas do acidente.
Portal Correio

MARCHA PARA JESUS.


BR-EVENTOS. - A Marcha para Jesus é aberta à população e tem como objetivo reunir igrejas cristãs do país e do mundo. O encontro começou com uma caminhada que saiu do estação Metrô Luz, na região central da capital paulista, às 10h, e seguiu em direção à Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, próximo ao Campo de Marte, na zona norte de São Paulo.
Resultado de imagem para fotos da marcha para jesus 2019
Foto Cedida (Folha de São Paulo)
 Participaram do percurso de 3,5 quilômetros, 10 trios elétricos acompanhados por mais de 3 mil caravanas de várias partes do país. O evento recebeu dezenas de bandas, cantores e cantoras do segmento gospel.

Agência Brasil

BOLSONARO: ABRO MÃO DA REELEIÇÃO SE BRASIL PASSAR POR REFORMA POLÍTICA


BR-POLITICA. - O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse na tarde de hoje (20), após participar da 27ª edição da Marcha Para Jesus, na capital paulista, que abriria mão da reeleição se o Brasil passar por uma séria reforma política. “Agora, se não tiver uma boa reforma política e o povo quiser, estamos aí para continuar mais quatro anos”.
O presidente Jair Bolsonaro durante a 27ª edição da Marcha para Jesus, em São Paulo. 
Durante seu discurso, Bolsonaro disse que o estado é laico, mas o presidente é cristão. “Vocês [evangélicos] foram decisivos para mudar o destino dessa pátria maravilhosa chamada Brasil. Todos nós compartilhamos dessa responsabilidade, onde primeiro Deus, depois a família respeitada e tradicional acima de tudo”.

Aos evangélicos, Bolsonaro disse que todos sabem que o Brasil tem problemas sérios de ética, moral e economia, mas entende ser possível reverter essa condição.

Agência Brasil
Cresça e apareça divulgando aqui.

MARCHA PARA JESUS 2019 REÚNEU MILHARES DE FIÉIS EM SÃO PAULO


Governador João Doria participou da Marcha; presidente Jair Bolsonaro chegou ao local no meio da tarde.

A 27ª edição da Marcha para Jesus, evento gospel liderado pela Igreja Renascer em Cristo, que reúneu milhares de pessoas nesta quinta-feira (20) em São Paulo. O evento combina caminhada, shows e apresentações de pastores evangélicos. Mais de 3 milhões de pessoas participaram do evento.

A marcha também contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que chegou ao local por volta de 14h50. O governador João Doria (PSDB) subiu ao palco de um dos trios elétricos ao lado da mulher, Bia Doria, por volta de 12h. O prefeito Bruno Covas (PSDB) também participou do evento.

Ao lado do pastor Estevam Hernandes e Sônia Hernandes, da Igreja Renascer, uma das organizadoras da Marcha, Doria discursou para milhares de fiéis que participaram do evento religioso.

"Este é o caminho da paz, essa é a marcha da paz, da harmonia, daqueles que amam São Paulo, o Brasil, amam sua família", disse Doria.

DOCUMENTO MOSTRA QUE INGLESES TENTARAM VENDER MÁQUINA DE RESTAURAR VIDAS EM JP

Ao folhear os arquivos, a equipe identificou situações curiosas. Uma delas é uma correspondência de 1825, enviada da cidade de Londres, na Inglaterra

PB-CIDADES. - Mais de 200 documentos históricos da antiga Câmara Municipal da Cidade da Parahyba, com cerca de 700 páginas, foram encontrados nos arquivos da atual Câmara Municipal de João Pessoa, no Centro.
 
Com dados sobre a vida cotidiana da população, no período entre os séculos XVIII até o início do século XX, os documentos estão sendo estudados pelo professor Ângelo Emílio Pessoa, do Departamento de História da UFPB. Junto com um grupo de alunos, o docente está fazendo o processo de higienização, restauração, catalogação e transcrição do material.

Ao folhear os arquivos, a equipe identificou situações curiosas. Uma delas é uma correspondência de 1825, enviada da cidade de Londres, na Inglaterra. Na documentação, havia uma tentativa de vender para a Câmara Municipal uma máquina que prometia restaurar vidas de pessoas afogadas.

Em outro documento, foram verificados conflitos em relação à distribuição de água em João Pessoa, na época, Cidade da Parahyba. No material observado, há um registro que fala sobre uma cacimba de água que abastecia uma parte da cidade baixa. Esse reservatório teria sido apossado por um padre que, logo em seguida, passou a cobrar pelo abastecimento.

“Existe uma diversidade temática muito grande ligada ao dia a dia da cidade. Aparecem questões relacionadas às escolas de primeiras letras, saúde pública, transportes, estradas, condições de fornecimento de água e funcionamento do mercado” ressalta Ângelo Emílio.

Outro caso inusitado foi o de ladrões atuando na ponte de Gramame, na Zona Sul de João Pessoa, local de grande fluxo de veículos. “Essa ponte era fundamental, pois ligava a cidade ao Recife e por onde se transportavam muitas mercadorias. Então é de se supor que havia muitos roubos”, completa o historiador.
Todo o acervo foi enviado para a Fundação Casa de José Américo, no Cabo Branco. De acordo com o professor Ângelo Emílio, o local possui estrutura adequada para que a equipe possa realizar os estudos com mais cautela.

Até o momento, foi empreendida, do ponto de vista técnico, a higienização, que serve para tirar a poeira acumulada. Os trabalhos ainda contarão com restauração, catalogação e transcrição dos documentos.

“A ideia, após todo o procedimento de recuperação do material, é produzir documentário, livros, artigos científicos, material didático e oficinas pedagógicas”, adianta o pesquisador.

Portal Correio


EVANGELHO DO DIA: (MT 6,19-23) - SEXTA-FEIRA, 21 DE JUNHO DE 2019

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

ACIDENTE ENVOLVENDO CAMINHÃO E CARRO PEQUENO DEIXA UM MORTO NO RN


Por Chagas Silva, DRT 1845/RN.
RN-TRANSITO. - Mais um acidente envolvendo um carro de pequeno porte e um caminhão bateu de frente o caminhão estava carregado com sal, o acidente ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 20, na BR-110, em Mossoró, Oeste potiguar.
                          Foto cedida.
Passageiro é internado em estado grave após carro bater de frente com caminhão carregado de sal no RN — Foto: Redes Sociais
Um passageiro do carro pequeno foi socorrido ao hospital em estado grave, o mesmo não resistiu aos ferimentos e morreu no final da tarde. O motorista do caminhoneiro não se feriu.
Segundo informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi registrado próximo à comunidade rural de Piquiri, por volta das 13h. A PRF ainda não tem informações do que levou os dois veículos ao acidente.

APÓS QUASE 4 ANOS PRESO EM QUARTEL DA PM, EX-GOVERNADOR DO RN PASSA PARA O SEMIABERTO



 RN-JUSTIÇA. - Após quase quatro anos detido no Comando Geral da Polícia Militar, na Zona Leste de Natal, o ex-governador do Rio Grande do Norte Fernando Freire voltou para casa no final da tarde desta quarta-feira (19). Freire foi preso em julho de 2015, em Copacabana, no Rio de Janeiro, após ser condenado por envolvimento em um esquema fraudulento que ficou conhecido como ‘Máfia dos Gafanhotos’.
 fernando_freire
Condenado em vários processos a 96 anos de prisão em regime fechado por crimes como formação de quadrilha, falsidade ideológica e peculato – que é o desvio de dinheiro cometido por funcionário público – Freire conseguiu na Justiça a unificação das penas (reduzindo a punição para 12 anos), além da progressão do regime fechado para o semiaberto.

Assim, Freire passa a cumprir o restante da pena em casa. Contudo, deverá estar sempre monitorado por tornozeleira eletrônica. Ele até pode sair durante o dia, mas deve voltar e permanecer em sua residência no período de 20h às 5h.

“Nos tribunais superiores, conseguimos a unificação dos crimes, resultando na redução de uma soma de 96 anos de prisão para 12. Em cima disso, com o tempo que ele já se encontrava preso, foi alcançado o semiaberto”, destacou Flaviano Gama, advogado de defesa do ex-governador.

JUSTIÇA CONDENA FILHOS DE PAULO MALUF POR LAVAGEM DE DINHEIRO



BR-JUSTIÇA; - O juízo da 2ª Vara Federal Criminal de São Paulo condenou na quarta-feira (19), Flavio Maluf, Ligia Maluf Curi e Lina Maluf Alves, por lavagem de dinheiro. Flávio Maluf terá de cumprir oito anos de reclusão em regime fechado. Já suas irmãs, Ligia e Lina, foram sentenciadas a quatro anos de prisão em regime semiaberto.

Rede UnilarOs três filhos do ex-prefeito da capital paulista Paulo Maluf são acusados de ocultar valores provenientes de crimes contra a administração pública. A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público em dezembro de 2006.

Procurada, a defesa dos filhos de Maluf informou que ainda não teve acesso à sentença e que vai se pronunciar quando isso ocorrer.

Embora a denúncia tenha sido oferecida em 2006, por conta do cargo exercido por Paulo Maluf na época, como deputado federal, os autos foram enviados ao Supremo Tribunal Federal. As informações são do jornalista Fausto Macedo.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEFINE PERMANÊNCIA DO PAVILHÃO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DA GUIA COM ADEQUAÇÕES.



RN-CIDADES. - Em audiência pública realizada na tarde desta terça-feira (11) na Câmara Municipal de Acari, ficou definida a permanência do pavilhão da Festa de Nossa Senhora da Guia na Rua Otávio Lamartine, no centro da cidade. 

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEFINE PERMANÊNCIA DO PAVILHÃO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DA GUIA COM ADEQUAÇÕES.
Também foram discutidas algumas adequações a serem feitas pelo Poder Executivo, visando atender reivindicação dos moradores com relação a posição de barracas, mesas, volume de som, posição do palco, horário de shows musicais, policiamento, dentre outros pontos.
.
A audiência foi motivada por um abaixo-assinado de alguns moradores do “varandão” da Rua Otávio Lamartine, que foi levado ao Ministério Público ano passado. Por entender que não seria a seara adequada para promover esse tipo de debate, o promotor de Justiça da Comarca de Acari arquivou a notícia de fato e encaminhou a sugestão da realização da audiência para o Poder Legislativo.
.
Os moradores questionavam diversos transtornos durante o período de realização da festa no que diz respeito a utilização das calçadas pelo público que frequenta o evento. Os principais pontos foram: uso e comercialização de entorpecentes, uso de garrafas de bebidas nas varandas, presença de lixo e dejetos e a dificuldade de acesso às residências.
.
O promotor de Justiça, Sílvio Ricardo Gonçalves de Andrade Brito, no entanto, negou qualquer possibilidade de isolamento da calçada do “varandão” para uso exclusivo dos moradores, pois, de acordo com a legislação, trata-se de algo público, e não privado. Dessa forma, não há como impedir o acesso de populares ao local durante a festa.
.
A audiência foi presidida pelo vereador Bada Lima, presidente da Câmara, e contou com a presença do prefeito Isaias Cabral; do vice-prefeito Fernandão; do promotor de Justiça, Sílvio Brito; do pároco de Nossa Senhora da Guia, Padre Fabiano Dantas; dos vereadores: Albervânia Medeiros, Armando Medeiros, Ari Bezerra, Girlene Edson, Leó Ferreira, Marineide Alves e Zuil Ribeiro; além de representantes da Polícia Militar, Prefeitura Municipal de Acari, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e outras instituições.

quinta-feira, 20 de junho de 2019

EM CAICÓ, TAPETE PARA PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI É CONSTRUÍDO COM 200 METROS DE EXTENSÃO

RN-CIDADES. - Procissão de Corpus Christi conta com uma tradição bastante popular: a construção de um tapete por onde vão passar os fiéis católicos. Em Caicó, a tradição segue no quinto ano consecutivo e reúne vários jovens, adultos e idosos voluntários das pastorais das paróquias caicoenses. O tapete inicia em frente à Catedral de Sant’Ana, segue pela avenida Seridó e encerra nas proximidades da biblioteca pública. Este ano, a extensão é de 200 metros.
Em Caicó, Seridó potiguar, tapete montado por fiéis tomou as ruas para a celebração de Corpus Christi — Foto: Marcos Moreira
Em Caicó, Seridó potiguar, tapete montado por fiéis tomou as ruas para a celebração de Corpus Christi
 Foto: Marcos Moreira
Augusto Maia, um dos organizadores do tapete, destacou que o tapete foi idealizado no município pelas filhas do Amor Divino e que ficou esquecido por anos, somente retornando há cinco anos. “Nós iniciamos no primeiro ano com 50 metros e em 2019 quadruplicamos a extensão.

Indagado sobre a meta para o próximos anos, Augusto foi bastante otimista ao dizer que a previsão para os anos seguintes é que o tapete chegue até a Igreja de São José, onde para seu percurso precisam ser cumpridos 2 km de extensão. A meta não é difícil de ser cumprida se mais pessoas se engajarem a ação da confecção do tapete.


BLOGUEIRO SOFRE TENTATIVA DE ASSALTO NO INTERIOR DO RN

Por Chagas Silva, DRT 1845/RN.
RN-POLICIAL. - O blogueiro e editor do Jornal Folha Regional, José Antônio Nunes, conhecido por “BAL”, foi vitima de uma tentativa de Assalto fato ocorrido entre os municípios de Campo Grande e Janduís, quando trafegava pela BR-226.

           Foto cedida pelo Focoelho

Os marginais efetuaram vários varias vezes  contra o veiculo do rapaz.

O automóvel do amigo passou por uma pericia e foram encontradas 10 perfurações provocadas a “balas” na lateral esquerda do veiculo. Graças a Deus “BAL”, não sofreu nada grave.





POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM POR ESTUPROS CONTRA FILHOS EM CANGUARETAMA


Por Chagas Silva, DRT 1845/RN.
RESTAURANTE DONA BELARN-POLICVIAL. – chega em nosso e-meil a informação de que Policiais civis da Delegacia Municipal de Canguaretama prenderam, um elemento de 34 anos suspeito de abusar sexualmente dos filhos, uma criança do sexo feminino de a penas 5 anos, e uma criança do sexo masculino de a penas 8 anos. A prisão ocorreu no município de Canguaretama, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva.

Segundo a policia, as investigações foram iniciadas em maio, os abusos sexuais aconteceram na cidade de Canguaretama, na residência das vítimas. O suposto pai foi encaminhado ao presidio, onde se encontra á disposição da Justiça.

TREM DO FORRÓ’ DESCARRILA APÓS CHUVAS EM CAMPINA GRANDE


A informação chegou à imprensa através de uma denúncia do Sindicato dos Ferroviários da Paraíba

PB-CIDADES. - O trem da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) que está sendo usado para as viagens do “Trem do forró”, que é um passeio entre Campina Grande e o distrito de Galante, descarrilou.
 
A informação chegou à imprensa através de uma denúncia do Sindicato dos Ferroviários da Paraíba. Eles temem que um acidente maior posa ocorrer.

Segundo a CBTU, o problema aconteceu no domingo, após a viagem, quando o trem seguia para fazer uma manobra na estação nova. As chuvas que caíram nos últimos dias teriam sido a causa do descarrilamento.

Apenas os trabalhadores da manutenção estavam no trem no momento do incidente. Uma equipe da companhia esteve nesta terça e Campina Grande e um guindaste foi chamado para colocar o veículo nos trilhos.

Paraíba online
Postado por Conecta



EVANGELHO DO DIA: (LC 9, 11B-17) - QUINTA-FEIRA, 20 DE JUNHO DE 2019



DESTAQUE. — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus acolheu as multidões, falava-lhes sobre o Reino de Deus e curava todos os que precisavam.

Resultado de imagem para imagens de deusA tarde vinha chegando. Os doze apóstolos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Despede a multidão, para que possa ir aos povoados e campos vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto”.

Mas Jesus disse: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Eles responderam: “Só temos cinco pães e dois peixes. A não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente”.

Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: “Mandai o povo sentar-se em grupos de cinquenta”.

Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão. Todos comeram e ficaram satisfeitos. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

METEORO GERADO POR ROCHA ESPACIAL DE 1,5 KG É VISTO NO CÉU DE JOÃO PESSOA

PB-CIDADES. - Astrônomos concluíram que o fenômeno ocorreu sobre o estado do Rio Grande do Norte. Meteoro pôde ser observado também em cidades de Pernambuco e do Ceará

                    Foto: Divulgação/Bramon
Meteoro foi registrado por câmera da Bramon em João Pessoa

Um belo meteoro foi registrado por uma câmera da Bramon, rede brasileira de observação de meteoros), em João Pessoa, no início da noite dessa quarta-feira (19). A partir da análise das imagens, astrônomos amadores concluíram que o fenômeno ocorreu sobre o estado do Rio Grande do Norte.

“A partir da triangulação das imagens, a Bramon calculou a trajetória do meteoro e concluiu que ele ocorreu sobre o Rio Grande do Norte. De acordo com os cálculos, ele surgiu no céu a 91,2 Km de altitude, próximo a Cerro Corá, e se deslocou a cerca de 20 Km/s (72 mil Km/h) em direção a sudoeste, até desaparecer a cerca de 39,6 Km de altitude acima da cidade de Cruzeta”, divulgou Marcelo Zurita, diretor técnico da rede de observação.

Conforme a Bramon, o fenômeno durou pouco mais de quatro segundos e foi provocado por um fragmento de rocha espacial de cerca de 1,5 quilo, que, ao atingir a atmosfera em altíssima velocidade, aquece os gases ao seu redor e gera o efeito luminoso.

“A resistência atmosférica e o calor gerado geralmente desintegram completamente essa rocha. Apenas em alguns casos, o fragmento resiste à passagem atmosférica e chega a atingir o solo. Mas no caso dessa noite, as análises da Bramon indicam que o objeto foi consumido totalmente”, completou Marcelo Zurita.

O meteoro também pôde ser visto nas cidades de Araripina, Cabrobó e Ouricuri, em Pernambuco, e Juazeiro do Norte, no Ceará. Quatro câmeras do Clima ao Vivo, portal de informações meteorológicas, registram o fenômeno a partir dessas localidades.

Outros fenômenos são aguardados
O diretor técnico da Bramon explicou ainda que é esperada, para o final de junho e início de julho, a aproximação de restos de um cometa que se partiu há cerca de 20 mil anos. Por isso, os astrônomos estão atentos para a aparição de grandes meteoros no céu.

“Existe uma suspeita que um desses fragmentos atingiu a Terra no dia 30 de junho de 1908 na região de Tunguska, na Sibéria. Esse evento foi tão violento que devastou completamente uma área mais de 2.000 Km² de floresta, por sorte não deixou nenhuma vítima humana, já que aquela região é bastante desabitada”, disse Marcelo Zurita.

“O receio de que algo assim volte a ocorrer e que não tenhamos tanta sorte como em 1908 levou um grupo de cientistas, liderado por Brian May (o guitarrista do Queen, que também é astrofísico), a criar um movimento global chamado Asteroid Day, que ocorre anualmente, no mesmo dia do evento de Tunguska. Neste dia, diversos eventos ao redor do mundo tentam alertar a população e as autoridades sobre o risco que o impacto de um asteroide pode trazer para a Terra e discute ações que podem ser tomadas para evitar que isso ocorra ou minimizar os danos que isso poderia causar. A Bramon tradicionalmente é uma das instituições que realiza essas atividades em várias cidades do Brasil”, finalizou.

Portal Correio

RESULTADO PRELIMINAR DO CONCURSO PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DO IFPB É DIVULGADO


Recursos devem ser interpostos até sexta. Resultado final do concurso deve ser divulgado em agosto


PB-ECONOMIA. - O resultado preliminar do concurso público para técnico-administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) foi divulgado nesta quarta-feira (19). O resultado pode ser conferido por meio do CPF do candidato ou através da lista completa dos candidatos que realizaram as provas, no site da organizadora do concurso.

Resultado de imagem para gif dinheiro
O candidato pode consultar as listas gerais nas modalidades pessoa com deficiência, negros e ampla concorrência. Também foi disponibilizado o gabarito oficial final.

Os candidatos que desejarem entrar com recurso contra o resultado preliminar das provas objetivas podem fazê-lo nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21) no site da banca organizadora, na página de acompanhamento da inscrição. O resultado final das provas será divulgado no dia 2 de julho.

De acordo com o cronograma do concurso, no dia 10 de julho deve acontecer a convocação dos candidatos negros para a heteroidentificação, procedimento que será realizado no dia 20 de julho por uma comissão avaliadora. O resultado final do concurso para técnico-administrativo está previsto para o dia15 de agosto.

O edital oferta 36 vagas para técnico-administrativo, nos níveis médio, médio e técnico e superior, com remunerações que variam de R$ 1.945,07 até R$ 4.180,66. As vagas são para lotação em qualquer um dos campi do instituto, conforme a necessidade.

G1 PB