sábado, 12 de outubro de 2019

IBGE INCLUI 56 ITENS NO CÁLCULO DA INFLAÇÃO


BR-ECONOMIA
Passageiros formam fila no Terminal Santana, durante a paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus na capital paulista
Passageiros formam fila no Terminal Santana, durante a paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus na capital paulista
Os gastos com transportes passam a ser, a partir de janeiro do ano que vem, o principal componente do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial. Pela primeira vez, o grupo ultrapassa as despesas com alimentação e bebidas, que eram o principal componente do IPCA.
A mudança do cálculo do IPCA será feita devido à divulgação, na semana passada, da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, a qual avalia o peso de cada gasto dentro do orçamento das famílias brasileiras. Atualmente, o cálculo do IPCA é feito com base na POF 2008-2009.
Os alimentos, que respondiam por 22,1% do IPCA passarão a representar 19%. Já os transportes, que correspondiam a 22% passam a compor 20,8% do índice.

PRÉDIO INAUGURA MIRANTE QUE OFERECE VISTA EM 360° GRAUS DE JOÃO PESSOA (PB)

PB-ECONOMIA

P
ara quem gosta de contemplar belas paisagens vai se surpreender com a novidade que está enchendo os olhos de turistas e fotógrafos.

É que João Pessoa agora conta com um dos maiores prédios do Nordeste, o local fica no bairro de Altiplano, em João Pessoa e oferece um mirante com uma vista de 360°.


Com 54 andares e 183 metros de altura, o mirante mostra todas as áreas da cidade, com vista para o curso do rio Jaguaribe, para o Campus I da UFPB, para a Ponta do Seixas e também para a orla de Cabedelo.O prédio possui mais de 180 metros de altura e é aberto a visitação.

De acordo com a responsável pela empresa que construiu o prédio, Simone Gassmann, a ideia foi explorada depois que eles viram a beleza que a paisagem mostrava. “Quando a gente viu a altura, a vista maravilhosa, a gente pensou ‘por quê não transformar isso aqui em mais um ponto turístico?’ Aí foi a ideia de criar o mirante”, revelou.

Para quem quiser ter uma outra vista da bela João Pessoa por outro ângulo deverá desembolsar R$ 15 para acessar o local, a taxa é cobrada para manutenção da área.

MESTRE VIEIRA.

Casa mistica-A Cura pela Fé. Av. Dr.Silvio Bezerra, 240,Centro Currais Novos-RN, 
Cel. (88) 9 9214-3388 

PRF PRENDE CONDUTOR POR DESOBEDIÊNCIA, DIREÇÃO PERIGOSA E POSSE DE DROGA PARA CONSUMO PESSOAL


RN-POLICIAL.
N
o final da noite desta sexta-feira (11), no km 123 da BR 101, em São José de Mipibu, a Polícia Rodoviária Federal, prendeu um homem de 20 anos pelos crimes de desobediência, direção perigosa e por portar um cigarro de maconha para uso próprio.
WhatsApp-Image-2019-10-12-at-13.30.33
Durante fiscalização de rotina, policiais deram ordem de parada ao condutor de um veículo Hyundai/i30 de cor prata. O homem desobedecendo a determinação da autoridade policial, empreendeu fuga em alta velocidade, avançando em direção ao policial, que por pouco não foi atropelado.
Foi realizado acompanhamento tático, sendo o veículo abordado quase 20 quilômetros depois, já no município de Arês/RN. Após buscas ao interior do veículo, a equipe encontrou um cigarro de maconha.


PREFEITA DE PEDRO VELHO, RN, PATRÍCIA TARGINO MORRE AOS 59 ANOSINO MORRE AOS 59 ANOS

RN-SAÚDE
Faleceu na madrugada desta sexta-feira (11), a prefeita de Pedro Velho, Patrícia Peixoto Targino (MDB), de 59 anos.
S
egundo secretários da equipe municipal, a gestora enfrentava tratamento por hemodiálise, por causa da problemas renais, teve uma piora e estava internada nos últimos dias. De acordo com o presidente estadual do MDB, ex-senador Garibaldi Alves, a gestora foi vítima de um infarto no hospital.


Patrícia Targino, prefeita de Pedro Velho, faleceu aos 59 anos — Foto: Cedida
Patrícia Targino, prefeita de Pedro Velho, faleceu aos 59 anos
 Foto: Cedida
Patrícia Targino era servidora pública aposentada, solteira e não deixou filhos. Ela foi eleita prefeita do município de Pedro Velho em 2016 e exercia o mandato desde então.
A última aparição pública no município, antes da piora do quadro de saúde, havia sido na semana passada, durante a festa do padroeiro da cidade. Durante o evento, ela fez seu último discurso.
 O velório da prefeita começa às 11h no ginásio de esportes de Pedro Velho. A Missa de corpo presente está marcada para 16h, e o sepultamento, logo em seguida, no cemitério da cidade.



sexta-feira, 11 de outubro de 2019

POR CONTA DA FALTA DE LEITOS, MACAS DO SAMU SÃO RETIDAS NO WALFREDO GURGEL E AMBULÂNCIAS DEIXAM DE ATENDER AS OCORRÊNCIAS DA CIDADE


RN-SAÚDE
A retenção de macas das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deixou 21 ambulâncias presas no hospital Walfredo Gurgel, somente nesta segunda-feira (13). Segundo equipes que trabalham nas ambulâncias, a situação é a mesma desde o domingo (12).

Ao todo, 11 ambulâncias estão paradas no estacionamento do hospital, enquanto outras cinco estão na entrada do hospital e mais cinco em frente ao hospital, na avenida Salgado Filho. Em todos os casos, os pacientes foram levados para o interior da unidade nas macas em que são transportados dentro das ambulâncias e, por não haver leitos para que eles fiquem na unidade, permanecem nas macas do Samu.

Com isso, os veículos não podem deixar o hospital. Até o momento, não há a confirmação se algum caso deixou de ser atendido devido à retenção das macas.

Fonte: Na Ficha da Polícia
 

BOLSONARO VAI PEDIR AUDITORIA NO PSL E ACUSA PARTIDO DE AUTORITARISMO


 BR-POLITICA 

E
stimulado pelo presidente Jair Bolsonaro, um grupo de deputados do PSL vai pedir ao partido que promova uma auditoria de suas contas para avaliar como foram utilizados os recursos públicos recebidos por meio do Fundo Partidário.

Resultado de imagem para fotosdo presidente jair bolsonaroA medida tem como foco o presidente nacional da legenda, deputado federal Luciano Bivar (PE), com quem Bolsonaro trava um duelo nos últimos dias pelo controle do partido. “Vamos pedir uma auditoria nas contas do partido dos últimos cinco anos”, afirmou o presidente nesta quinta-feira, 10, em visita ao Estado.

Filiado ao PSL desde março de 2018, Bolsonaro escolheu a sigla para disputar as eleições com a expectativa de que pudesse também determinar os rumos da legenda. Mas, desde a vitória nas urnas, enfrenta dificuldades para fazer valer seus projetos internos. Na terça-feira passada, ele escancarou o conflito quando pediu a um militante do partido que esquecesse o PSL e afirmou que Bivar estava “queimado para caramba”.
  



SÉRGIO CABRAL É CONDENADO PELA 12ª VEZ E PENA CHEGA A 267 ANOS DE PRISÃO


RJ-POLICIA.
O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB) foi condenado a mais 33 anos, 3 meses e 13 dias de prisão. É a 12ª condenação dele na Lava Jato. Somadas, as penas chegam a 267 anos.

Esta denúncia trata de recebimento de propina da Odebrecht, no valor de US$ 3 milhões. A acusação diz que Cabral recebeu o valor através de uma empresa de fachada no exterior, em troca de benefícios à empreiteira nas obras realizadas pelo poder público.
Em nota, o ex-governador informou que vai recorrer e que vai manter a "postura de auxiliar as autoridades".

Nesta ação penal, segundo o advogado Márcio Delambert, Cabral não chegou a ser reinterrogado e ainda era atendido por outro advogado. Até então, ele não havia confessado o recebimento de propina.


TIO DE MENINA DE 6 ANOS ACHADA MORTA NO RIO É PRESO

RJ-POLICIAL.
A
gentes do programa Aterro Presente prenderam nesta quinta-feira (10) Paulo Evangelista, tio da menina Estela Evangelista de Oliveira, de 6 anos, encontrada morta na quarta (9), no Morro dos Prazeres. 

A menina havia desaparecido após sair com o tio para ir à praia, no sábado (5). O corpo foi encontrado, segundo vizinhos, enrolado em um lençol e em um tapete e coberto por sacos plásticos pretos.

Paulo era procurado pela polícia e foi encontrado à noite no Aterro. De lá, foi encaminhado para a 9ª DP (Catete). Policiais foram buscar Paulo Evangelista na delegacia para levá-lo para a Delegacia de Homicídios. A polícia não informou se Paulo Evangelista confessou ou negou o crime.

O laudo preliminar da perícia indica que a menina Estela Evangelista de Oliveira, de 6 anos, foi morta por asfixia mecânica. Segundo os peritos, a criança tinha sinais de estrangulamento, como olhos saltados e marcas no pescoço. O laudo definitivo, que pode mostrar se houve abuso sexual, sai em até 30 dias.

Segundo o primo Edivanio Evangelista dos Santos, Paulo era usuário de drogas, mas tinha abandonado vício. Morava junto com a família e era carinhoso com os sobrinhos.

CRESÇA E APAREÇA DIVULGANDO AQUI.

Ligue. 84. 9 9225 8283, Falar com Chagas Silva 

A TRÊS DIAS DA CANONIZAÇÃO DA BEM-AVENTURADA DULCE DOS POBRES, A PRAÇA SÃO DE PEDRO SEGUE CHEIA DE TURISTAS.

INTERNACIONAL.

vai e vem das pessoas de diversos países é comum na praça mais famosa do Vaticano, mas o que foi novidade para quem visitou o local nesta quinta-feira (11) foi ver imagem de Irma Dulce exposta ao alto, na Basílica de São Pedro.

Na Basílica também estão as imagens do teólogo e cardeal John Henry Newmann, um dos principais intelectuais cristãos do século 19; das duas religiosas, Giuseppina Vanninie Maria Teresa Chiramel Mankidiyan, e da catequista Margherita Bays.

PARNAMIRIM: IDOSA É ATINGIDA POR TRÊS TIROS DURANTE ATENTADO CONTRA FAMÍLIA


RN-POLICIAL.
Uma família foi alvo de um atentado no início da noite da quarta-feira (9) na cidade de Parnamirim, Região Metropolitana de Natal. Uma idosa foi atingida com três tiros de raspão e um suspeito foi preso.


O filho da dona de casa ferida relatou à polícia que o crime aconteceu quando foi visitar a mãe no bairro Santa Tereza. Ele estava acompanhado da esposa e da filha de 6 anos. A família foi surpreendida por três homens que chegaram ao local em veículo modelo Onix de cor branca.

A vítima contou que um dos suspeitos já desceu do carro atirando. “Ele desceu do carro atirando e outro rapaz que estava junto com ele gritou assalto. A gente entrou e eu deitei no chão, mas os tiros atingiram minha mãe no peito, no braço e no pescoço. Deitei no chão com minha esposa e minha filha”, detalhou.

As marcas dos tiros ficaram no carro da família. Mesmo após o atentado, uma das vítimas voltou ao veículo e perseguiu os criminosos. Após a perseguição, a polícia prendeu um dos suspeitos. Na Central de Flagrantes da Polícia Civil, o suspeito foi reconhecido pela vítima.

O homem que seria o alvo do atentado disse que ainda não entende os motivos do crime, mas explicou em depoimento que conhecia um dos suspeitos. “Vi um deles uma vez quando fui com um amigo devolver um carro com suspeita de clonagem a ele. Isso foi há 12 meses, mas com certeza ele ficou com raiva porque na época a gente fez ele ir até a polícia”, explicou a vítima.

A polícia investiga se o homem detido participou do atentado. Segundo a PM, o suspeito apresentou versões conflitantes sobre o caso. O paradeiro dos outros dois suspeitos ainda é desconhecido. A idosa ferida foi socorrida para o hospital. O estado de saúde dela não foi divulgado.

OP9RN

EM JANDUÍS, MOTOQUEIRO EMPINA MOTO EM VIA PÚBLICA, DÁ DE CARA COM A PM E É PRESO EM FLAGRANTE


POLICIAL.
Um jovem foi preso em flagrante nesta manhã na rua Da Paz em Janduís-RN ao ser flagrado por policiais militares empinando seu veículo em via pública.
 
Ernande Pereira dos Santos, 21 anos, deu de cara com a VTR-RD/PM do Sgt Valdir, Sd Filho, Sd Dutra e Sd Araújo, quando fazia manobra de risco à vida de transeuntes.

Dada a voz de parada, foi constatado que o piloto não tem CNH e o veículo encontra-se com documentação atrasada. Pela imprudência, o motoqueiro foi preso, pagou fiança e vai responder em liberdade, enquanto o veículo fica apreendido.

Por Jair Sampaio

CRESÇA E APAREÇA DIVULGANDO AQUI.

Ligue. 84. 9 9225 8283, Falar com Chagas Silva

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

REQUERIMENTO DO VEREADOR RADIR


RN-POLITICA.
O Rady Dias de Medeiros Requequereu a implantação de um programa para incentivo a produção de  fruticultura irrigada, nas seguintes localidades: Povoado  Cruz, Maxinaré, Catunda, São Sebastião; e tendo em vista a aptidão dessas culturas, nessas localidades.

A JUSTIFICATIVA
 A importância de fixar o homem no campo e a geração de  renda e empregos, aos munícipes lá residentes.

TAPA BURACOS
Em outro Requerimento o parlamentar solicita uma operação tapa buracos, com a brevidade possível, na Avenida Nair Costa, bairro Parque Dourado.

Em uma analise o vereador detectou eminentes perigos para os que trafegam naquela artéria, devido os muitos buracos existentes na RN 041.

ONIBUS

O vereador também Requer que quando for devolvido recursos financeiros, desta Câmara, ao executivo municipal, seja sugerido a aquisição de um ônibus para viabilizar o transporte dos estudantes de ensino superior que estudam em Caicó

Seria um investimento indireto na educação superior que não é obrigação do município, mas uma demanda social bastante impactante, pois temos aí a viabilização de mão de obra qualificada para atender as do município. Entre os beneficiados temos a juventude que é a maioria e também pais e mães de família que buscam uma qualificação.

O turno noturno so conta com o transporte que já tem na prefeitura, mas os turnos matutino e vespertino estão descobertos, pois os ônibus existentes no município estão à disposição das escolas. Logo, um ônibus extra atenderia essa demanda dos universitários dos turnos matutino e vespertino, bem como reforçaria o transporte no turno noturno.

Esse transporte também ajudaria nas demandas esportivas e sociais nos fins de semana, pois serviria também para transportar atletas para competições esportivas e atenderia idosos e usuários dos CRAS, CREAS, UBS E CAPS em passeios para outros ambientes promovendo a interação com outros programas por meio de visitas e passeios lúdicos.



EVANGELHO DO DIA: (LC 11,5-13) - QUINTA-FEIRA, 10 DE OUTUBRO DE 2019


DESTAQUE
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá.

Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

POLÍCIA PRENDE SEU LUNGA E O FILHO NO INTERIOR DO RN


RN-POLÍCIA
Policiais prenderam, nesta quarta-feira (9), José Arnor Lunga de Sena e o filho dele Gabriel Freitas Lunga de Sena. A prisão de Gabriel Lunga se deu em cumprimento a dois mandados de prisão preventiva em razão da suspeita da prática de crime referente a Lei Maria da Penha, bem como pelos crimes de: lesão corporal grave, desobediência e resistência.

O suspeito estava foragido há um mês, e, nesta quarta, foi preso após o recebimento de denúncia anônima na cidade de Pedro Velho, onde estava escondido.

José Arnor Lunga foi preso em flagrante, na cidade de Goianinha, pela prática do crime de posse ilegal de arma de fogo, após o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na casa dele, expedido pela Comarca de Arez.

Durante as buscas, foram apreendidas: uma pistola calibre .40, com registro vencido em nome de uma outra pessoa, 31 munições, além de um revólver calibre 38 sem registro.


‘BOLSONARO JÁ DECIDIU PELA SAÍDA DO PARTIDO’, AFIRMA PRESIDENTE DO PSL

BR-POLITICA.
BOLSONARO
O presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), disse nesta quarta-feira, 9, considerar que o presidente Jair Bolsonaro já decidiu pela saída do partido. “Quando ele diz a um estranho para esquecer o PSL, mostra que ele mesmo já esqueceu. Mostra que ele não tem mais nenhuma relação com o PSL”, afirmou o dirigente partidário ao jornal O Estado de S. Paulo.
Na terça, Bolsonaro disse a um apoiador que se identificou como pré-candidato pela legenda no Recife para que ele esquecesse o partido e afirmou que Bivar “está queimado para caramba”. O presidente, segundo apurou o Estado, avalia deixar a legenda. Seria a nona troca de sigla de Bolsonaro em mais de três décadas na política.

MESTRE VIEIRA.

Casa mistica-A Cura pela Fé. Av. Dr.Silvio Bezerra, 240,Centro Currais Novos-RN, 
Cel. (88) 9 9214-3388 

AGÊNCIA DE MINERAÇÃO INTERDITA 54 BARRAGENS POR FALTA DE CONDIÇÃO DE ESTABILIDADE


BR-DESTAQUE
forquilha-1-barragens-interditadas-agencia-mineracao-vale
A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou que 54 barragens foram interditadas porque não enviaram ou não atestaram a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) exigida dessas estruturas. O documento é obrigatório para as 423 barragens inseridas na Política Nacional de Segurança de Barragens e devia ser entregue até 30 de setembro.

“As barragens interditadas e sem DCE estão sendo monitoradas de perto e diariamente pelos agentes da ANM”, informou Luiz Paniago, gerente de Segurança de Barragens de Mineração da ANM, por meio de nota. Ao todo, 369 mineradoras enviaram DCE atestando a estabilidade de suas estruturas para depósito de rejeitos, 21 entregaram declaração não atestando a estabilidade das barragens e 33 não enviaram as DCE. Quando não enviam a DCE, pressupõe-se que a estrutura não tem a estabilidade atestada. A maioria destas interdições está relacionada a barragens inativas., que não recebem mais material.



MAIS UM CORPO SEM CABEÇA É ENCONTRADO PRÓXIMO À PONTE DE IGAPÓ


RN-POLICIAL.

O
 corpo de um homem sem a cabeça e com as mãos amarradas foi encontrado por volta das 10h30 desta quarta-feira (9) em área próxima à Ponte de Igapó, Zona Norte de Natal. De acordo com o Itep, o cadáver tem uma tatuagem e foi localizado por moradores da região. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte foi acionado para resgatar o corpo.

Na sexta-feira (2), o corpo de outro homem foi encontrado nas mesmas circunstâncias e localidade. O cadáver foi achado boiando no Rio Potengi com perfurações aparentemente causadas por disparos de arma de fogo. Também estava sem cabeça e com as mãos amarradas.

A Polícia Civil investiga os casos e se o corpo encontrado nesta quarta-feira pode ser de Reinaldo La Porta, 20 anos, que está desaparecido desde o dia 30 de setembro. A família busca notícias do rapaz desde a data em que saiu de casa para tomar banho com mais dois amigos na Lagoa de Extremoz, também Zona Norte da capital. A irmã de Reinaldo foi à sede do Itep para fazer o reconhecimento do corpo.

Ela acredita que o corpo seja do irmão, pois, pelas características das tatuagens ditas pela polícia, se parecem com as de Reinaldo. “Eu acredito que seja meu irmão, porque ele tinha o desenho do filtro dos sonhos e um versículo tatuados nas costelas”, explicou.

Alice La Porta, mãe de Reinaldo, contou que viu o filho pela última vez às 5h do dia 30. Desde então, o quarto filho de Alice não voltou mais para casa. “A gente soube que ele e o amigo Pedro foram até o Hospital Walfredo Gurgel no dia 30 ainda porque ele achou que tinha deslocado o pescoço nadando, mas quando chegou lá não era nada demais, então saíram para casa e não apareceram mais”, contou a mãe do rapaz.

A dona de casa também afirmou que o corpo encontrado na sexta-feira no Rio Potengi era de Pedro, o amigo de Reinaldo. “Desde terça-feira (1) a gente tem buscado sem parar nas delegacias, Itep, hospitais e não encontramos. O nosso medo é que tenha acontecido a mesma coisa com Reinaldo”, disse.

OP9/RN

CAICÓ: EM UMA AÇÃO RÁPIDA, POLÍCIA MILITAR PRENDE LADRÃO APÓS ASSALTO EM POSTO DE COMBUSTÍVEL


RN-POLICIAL.


N
esta madrugada a Polícia Militar registrou um assalto no posto Santa Cruz, localizado no bairro Barra Nova, e em diligência entre RP e GTO, rapidamente prendeu o responsável, que já tem seus 19 anos.

Pedro Henrique de Sousa é um velho conhecido da polícia mas a última vez que tinha caído nas mãos da polícia era menor de idade, contudo, segundo a polícia, já praticou diversos crimes na cidade de Caicó.

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

MEC ESTUDA LIBERAR CURSO DE DIREITO A DISTÂNCIA


BR-EDUCAÇÃO
O
Governo Jair Bolsonaro (PSL) pode autorizar o oferecimento de cursos de graduação em Direito a distância no Brasil. Fontes do setor do ensino superior privado ouvidas pelo UOL relataram uma movimentação inédita por parte do MEC (Ministério da Educação) em processos que solicitam a liberação de cursos desse tipo. Protocolados entre cinco e dez anos atrás, os pedidos estavam antes paralisados.
aa33e05be443dff52e58211a6cae6af8 (1)
Na prática, o MEC encaminhou os pedidos da Seres (Secretaria de Regulação do Ensino Superior) para o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável por enviar avaliadores para a instituição e verificar se o projeto de curso, conforme solicitado, tem condições de ser implementado
A movimentação nos processos é vista por professores e coordenadores como uma comunicação formal do ministério indicando receptividade ao credenciamento da graduação em direito na modalidade EaD (ensino a distância). Pelo menos cinco instituições perceberam essa alteração no status do processo. Professores e coordenadores dizem ter recebido a movimentação com surpresa.
Justiça Potiguar

PARALISAÇÃO DEIXA CERCA DE 700 PACIENTES SEM CIRURGIAS NA ÚLTIMA SEMANA

RN - SAÚDE.
Aproximadamente 700 pacientes deixaram de realizar procedimentos e intervenções cirúrgicas, nos últimos sete dias, nos Hospitais Varela Santiago, Liga Contra o Câncer, Hospital Memorial, Hospital Rio Grande, Hospital Paulo Gurgel e Hospital do Coração. A suspensão dos serviços se deve ao atraso de pagamento dos honorários médicos por parte do Governo do Estado, o que ocasionou a paralisação dos serviços desde o dia 30 de setembro.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) está há 4 meses sem efetuar o pagamento e sem nenhuma tratativa de negociação até o momento, afirmou a Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed-RN).

Segundo a Coopmed-RN, a Sesap foi notificada em 26 de setembro sobre a paralisação dos serviços médicos. A suspensão das cirurgias da alta e média complexidade envolve mais de 150 médicos, nas unidades hospitalares citadas. Além das cirurgias suspensas, os pacientes oriundos do interior não estão sendo mais recepcionados.

Atualmente são mais de 2.300 procedimentos cirúrgicos realizados ao mês, sendo uma média de 100 ao dia, que variam do cateterismo a cirurgias mais complexas como as oncológicas, neurológicas, cardiológicas e ortopédicas.



De acordo com a Coopmed-RN, o Governo, em sete dias de paralisação, não realizou nenhum contato para resolver esta situação.


Em nota, a Sesap divulgou que os valores referentes ao mês de abril já foram enviados ao banco. Em relação aos demais meses, estão sendo realizadas tratativas com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), já que, segundo a Sesap, trata-se de um Termo de Cooperação Técnico Financeira (TCTF) entre os dois entes.

Postagem em destaque

JORNALISTA DO “JORNAL NACIONAL” SE DEMITE POR CORTE EM SALÁRIO

BR-ECONOMIA Matheus Ribeiro já tinha dado o que falar antes por ser o primeiro jornalista assumidamente gay a apresentar o ” Jornal Na...