99.5FM Currais Novos - RN

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

ATAQUES A BASES MILITARES IRAQUIANAS

   INERNACIONAL
  
  Chefe da diplomacia Mike Pompeo se disse "indignado" com nova ação, que feriu quatro militares do Iraque, e afirmou que "violações devem ter fim"

Pompeo condenou ações de grupos "que não são leais ao governo iraquiano"


O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, chefe da diplomacia daquele país, disse estar “indignado” com mais um ataque a mísseis contra bases militares iraquianas, desta vez contra uma que abriga também soldados americanos, e exigiu o “fim das repetidas violações à soberania do Iraque”.

A ação, realizada neste domingo (12), atingiu a base de Al Balad, distante 80 quilômetros ao norte da capital Bagdá. Quatro militares iraquianos ficaram feridos.

"Indignado com os relatos de outro ataque com mísseis contra uma base aérea iraquiana. Faço orações pela rápida recuperação dos feridos e peço ao governo iraquiano para que faça os responsáveis prestarem contas por mais esse ataque ao povo do Iraque. Essas repetidas violações da soberania iraquiana, por grupos que não são leais ao governo, precisam ter fim", registrou Pompeo no Twitter.


As forças armadas iraquianas revelaram em comunicado que oito foguetes do tipo Katyusha foram disparados no ataque, mas não informaram a origem dos disparos. A base militar Al Balad está entre as maiores do Iraque. Abriga caças-bombardeiros F16, comprados pelo Iraque dos Estados Unidos.

Foi o terceiro ataque contra a Al Balad nos últimos dias. Depósitos de armas do exército iraquiano sofreram danos, mas não houve vítimas. Além deles, foram registrados, dias atrás, disparos de mísseis contra a Zona Verde de Bagdá, bairro que abriga embaixadas, entre elas a americana, além de prédios militares e do governo iraniano.

A tensão e a escalada de ações militares na região foram detonadas na sexta-feira (3) com o ataque americano, a partir de um drone, que matou o general iraniano Qasem Soleimani em um aeroporto de Bagdá. Em resposta, o Irã atacou com mísseis duas bases militares que abrigam tropas americanas nas regiões norte e oeste do Iraque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É livre o direito de pensamentos, todos nós temos o direito de expressar nossas ideias e pensamentos deste que respeitando o direito e a moral dos demais.

Lembrando que a responsabilidade dos Comentários e de quem posta.

Chagas Silva