terça-feira, 7 de janeiro de 2020

PROJETOS E REQUERIMENTOS DO VEREADOR RADY-parte “2”


RN-POLITICA.


O vereador Rady Dias de Medeiros apresenta nos termos regimentais e legais para deliberação do Soberano Plenário, Projeto de Lei com o teor abaixo:

PROJETO DE LEI N° 041/2019,                                      Em 07 de novembro de 2019.


Histórico de vida

Antônio Lucas Sobrinho nasceu no dia 5 de julho de 1907, no sítio Pé de Serra, município de Currais Novos, Rio Grande do Norte. Filho do fazendeiro José Lucas de Macêdo e sua esposa Veneranda Maria da Conceição, sendo o primogênito da família de seis irmãos, dos quais estão Francisca, Ana, Josefa, Antônia, Rita, Regina e Severino Lucas.

Descendente da tradicional família Lucas do Pé de Serra, Antônio casou-se com Severina Otília de Oliveira, natural de Jardim do Seridó/RN, com quem teve sete filhos, dos quais apenas dois sobreviveram. A primeira filha, Carmelita é professora aposentada e residente em Currais Novos. A segunda filha Francisca, é agricultora aposentada e residente na cidade de Jaguarari, na Bahia.

Após uma vida dedicada ao trabalho na agricultura, enfrentando as dificuldades da seca, Antônio Lucas cumpriu a irremediável sentença do êxodo rural, vendendo a sua parte na propriedade herdada de seus pais e vindo morar com a esposa em Currais Novos, no ano de 1978. Residiu por muitos anos na rua Cândido Mendes. Após a viuvez, passou a residir na avenida Baldomero Chacon, em casa de sua filha, Carmelita. Era católico, frequentador da missa do agricultor, devoto do Sagrado Coração de Jesus e da Imaculada Conceição.

Antônio Lucas Sobrinho faleceu em Currais Novos, no dia 21 de novembro de 1994, aos 87 anos, deixando a saudade nas duas filhas, oito netos e onze bisnetos. Se vivo fosse, estaria completando 112 anos de idade.


AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A DENOMINAR DE “ANTÔNIO LUCAS SOBRINHO”, A RUA PROJETADA DE N° 04 NO LOTEAMENTO RESIDENCIAL CURRAIS NOVOS, BAIRRO GILBERTO PINHEIRO, NO MUNICÍPIO DE CURRAIS NOVOS – RN, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Aprovado


O Prefeito Municipal de Currais Novos, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições legais e,

Faço saber que a Câmara Municipal de Currais Novos/RN, aprovou e EU SANCIONO a seguinte Lei:

Art. 1º Fica denominada de Rua “ANTÔNIO LUCAS SOBRINHO”, a rua projetada de N° 04 situada no loteamento residencial Currais Novos, bairro Gilberto Pinheiro, no município de Currais Novos – RN.

Art 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua sanção e publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Currais Novos/RN, em 07 de novembro de 2019.


PROJETO DE LEI N° 042/2019,                                      Em 11 de novembro de 2019.

HISTORIA DE VIDA

MARIA RAQUEL CÂMARA DE MEDEIROS

         Nascida em 25 de maio de 1961, na cidade de Capinópolis, no estado de Minas Gerais, quando na ocasião, seus pais ARÔDO MEDEIROS e IVETE DIAS DE MEDEIROS, residentes em Currais Novos-RN, estavam de passagem por aquela cidade.

A mesma residiu quase toda sua vida em Currais Novos-RN, onde casou com PAULO EDUARDO CÂMARA DE MEDEIROS, em 02 de setembro de 1978, com quem teve três filhas: ANA CRISTINA CÂMARA DE MEDEIROS (1979), SUERDA REGINA CÂMARA DE MEDEIROS (1982) E LUANA KARINA CÂMARA DE MEDEIROS (1983).

Faleceu aos 26 anos de idade, em 24 de julho de 1987, na casa de saúde São Lucas em Natal-RN, vitima de um Aneurisma cerebral, deixando suas três filhas, ainda pequenas, aos cuidados dos avós maternos.


AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A DENOMINAR DE “MARIA RAQUEL CÂMARA DE MEDEIROS”, A RUA PROJETADA DE N° 05 NO LOTEAMENTO RESIDENCIAL CURRAIS NOVOS, BAIRRO GILBERTO PINHEIRO, NO MUNICÍPIO DE CURRAIS NOVOS – RN, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

APROVADO

O Prefeito Municipal de Currais Novos, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições legais e,

Faço saber que a Câmara Municipal de Currais Novos/RN, aprovou e EU SANCIONO a seguinte Lei:

Art. 1º Fica denominada de Rua “MARIA RAQUEL CÂMARA DE MEDEIROS”, a rua projetada de N° 05 situada no loteamento residencial Currais Novos, bairro Gilberto Pinheiro,,,02 no município de Currais Novos – RN.

Art 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua sanção e publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Currais Novos/RN, em 11 de novembro de 2019.

PROJETO DE LEI N° 043/2019,                                      Em 11 de novembro de 2019.

HISTORIA DE VIDA

Júlia de Araújo Silva

Nascida em 31 de março de 1939, sendo filha de Manoel Dias de Araújo e Sebastiana de Azevedo Dias, no Sítio Cacimba do Meio, Município de Acari. Júlia estudou até o 5º ano, na localidade onde morava e, como não pode prosseguir os estudos, pois para isso teria que se mudar para a cidade e sua mãe, viúva desde quando Júlia tinha três anos de idade, não o permitia, por ter ela que ajudar nas tarefas domésticas e a cuidar dos irmãos menores. Ainda criança aprendeu a arte do bordado à máquina e à mão e da costura.

Se especializou em corte e costura de calças masculinas. Casou aos 26 anos com Damião das Dores da Silva, com quem teve sete filhos, sendo quatro mulheres e três homens. Quando as filhas mais velhas iam para a quarta série, juntamente com seu esposo, decidiram se mudar para Currais Novos para que os filhos tivessem a oportunidade de estudarem; a única riqueza que, a seu ver, poderiam deixar para eles.
Em Currais Novos, além das atividades domésticas e do cuidado dos filhos, Júlia se destacou pela prática da caridade e das obras de misericórdia, principalmente como voluntária da Casa do Pobre de Ir. Ananília, das visitas aos enfermos e da oração nas residências dos falecidos, sendo chamada sempre para a oração do terço, logo que morria uma pessoa, mesmo que não a conhecesse.
Mesmo como pobre, nós, seus filhos, não entendíamos como que ela conseguia alimentar, às vezes, uma família inteira, além dos filhos.
Educou os filhos na fé, na prática das boas obras e da solidariedade para todos os que necessitavam. E, para ajudar nas despesas domésticas, vendia Avon aos amigos e interessados. Por essa razão, era conhecida por muitos em Currais Novos.

Participou do ECC (Encontro de Casais com Cristo), sendo sua última participação, nesse movimento, na equipe de liturgia, com quem firmou sólidas amizades.

Era uma pessoa calma, simples, caridosa que, na sua simplicidade amava a vida, a todas as pessoas e, principalmente a Deus. Ensinou a muitos o ideal de viver. Para ela não existia dificuldade que não pudesse ser superada. Foi uma mulher guerreira. Sua bravura inspirou à muitos. Ao redor de si, tinha sempre uma corrente de pessoas que partilhavam do seu carisma e buscavam seus ensinamentos.

Faleceu no dia 05 de fevereiro de 1999, no Hospital Regional de Currais Novos, durante uma cirurgia para retirada de um tumor benigno na glândula suprarrenal e foi sepultada no dia 06 de fevereiro no Cemitério de Santana, seguida de um cortejo imenso de pessoas que a amavam, que a admiravam.

E nós, que aqui ficamos, guardamos sua memória que para nós será imortal, pois os ensinamentos que nos legou não ficarão conosco, mas serão repassados de geração em geração.

APROVADO

O Prefeito Municipal de Currais Novos, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições legais e,

Faço saber que a Câmara Municipal de Currais Novos/RN, aprovou e EU SANCIONO a seguinte Lei:

Art. 1º Fica denominada de Rua “Júlia de Araújo Silva”, a rua projetada de N° 06 situada no loteamento residencial Currais Novos, bairro Gilberto Pinheiro, no município de Currais Novos – RN.

Art 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua sanção e publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Currais Novos/RN, em 11 de novembro de 2019.

PROJETO DE LEI N° 044/2019,                                      Em 11 de novembro de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É livre o direito de pensamentos, todos nós temos o direito de expressar nossas ideias e pensamentos deste que respeitando o direito e a moral dos demais.

Lembrando que a responsabilidade dos Comentários e de quem posta.

Chagas Silva

Postagem em destaque

MORRE ESTUDANTE DE APENAS 17 ANOS DE IDADE, NA PB

PB-SAÚDE. A jovem tinha um bebê de menos de dois meses Foto: Reprodução   Jovem tinha apenas 17 anos A estudante Luana Félix...