sábado, 18 de janeiro de 2020

MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS PEDE QUE TRIBUNAL INVESTIGUE ATOS DE CHEFE DA SECOM


BR-JUSTIÇA.

 
O Ministério Público de Contas, que atua perante o TCU (Tribunal de Contas da União), pediu à corte que investigue se o chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), Fabio Wajngarten, favoreceu emissoras de TV, entre elas clientes de sua empresa, ao distribuir verbas publicitárias, ferindo a lei de conflito de interesses e princípios constitucionais.

Em representação apresentada nesta sexta (17), o subprocurador-geral no TCU Lucas Rocha Furtado requer também uma medida cautelar, de cumprimento imediato, para que o rateio dos recursos entre os veículos seja feito com base em critérios de igualdade.

Folhapress

SILVIO SANTOS É CITADO EM PROCESSO DE PATERNIDADE E PODE TER MAIS UMA FILHA


BR-GERAL
 
Uma possível bomba estourou nesta sexta-feira (17), envolvendo o nome do apresentador Silvio Santos. De acordo com a coluna de Léo Dias, do UOL, o dono do SBT pode ter mais uma filha.

Clemozeide Lundgren procurou a Justiça para ser reconhecida como filha legítima de Silvio. Em segredo de justiça, o processo pede a investigação sobre a paternidade de Lundgren. Segundo relatos de sua mãe, ela seria a filha número seis do dono do Baú.

A assessoria de imprensa de Silvio Santos ainda não se pronunciou sobre o caso.

O DIA

COISA BOA: O GARGALHEIRAS RECEBENDO ÁGUA

RN-CIDADES.

Imagens edidas

HOMEM INVADE CASA E ATIRA CONTRA A MÃE E FILHA, DEIXANDO UMA MORTA E OUTRA GRAVEMENTE FERIDA


PB-POLICIAL.
A suspeita é que o acusado tinha uma rivalidade com o marido da mulher que morreu, um homem que está preso na cidade de Sapé, na Zona da Mata paraibana

Um homem invadiu uma casa e atirou contra uma mulher e a mãe dela, na noite dessa sexta-feira (17), em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa.

A filha morreu ainda no local. Já a mãe, identificada como Maria da Conceição Honorato, que foi atingida na região do ouvido, foi levada por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, onde segue internada em estado grave.

O suspeito do crime foi detido pela Polícia Militar. Ele é da cidade de Bayeux e estava usando tornozeleira eletrônica.

A suspeita é que o acusado tinha uma rivalidade com o marido da mulher que morreu, um homem que está preso na cidade de Sapé, na Zona da Mata paraibana.

ClickPB

APÓS FORTES CHUVAS, BARREIROS E AÇUDES ENCHEM E UM VAI EMBORA NO SERIDÓ PARAIBANO; CONFIRA VOLUMES NA REGIÃO



PB-CIDADES
Na cidade de Nova Palmeira o pluviômetro da AESA marcou 101,6mm; em Picuí, 28,5mm

Açude sangrando na Coruja
Foi registrada nessa sexta-feira (17) ocorrências de chuvas em vários municípios do Seridó paraibano. 

De acordo com informações em grupos de WhatsApp, as regiões de Frei Martinho, Picuí, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Cubati e São Vicente foram agraciadas com muita água.

Na cidade de Nova Palmeira, o pluviômetro da AESA marcou 101,6mm, a maior marca desde que começou a ser registrada. Na comunidade nova-palmeirense de Poço de Pedra, o Influente Ivaldo Araújo, informou que a soma das chuvas da tarde e da noite chegaram a 38,0mm. 

Já no Centro de Picuí, o popular Arlean, registrou em seu marcador particular, 28,5mm.

Barreiro foi estourado

(Foto: Reprodução/Internet)

No município frei-martinhense, um vídeo mostra o rompimento de um barreiro, que não suportou a força das águas. Na zona urbana, o pluviômetro da Cagepa assinalou 89,8mm, sendo que o acumulado em 2020 chega a 117,7mm, de acordo com informações do servidor Jailson.
Na sede municipal de Pedra Lavrada, no pluviométrico aferido pela Empaer, foram verificados 73,0mm.

Barreiro foi estourado
(Foto: Reprodução/Internet)
Há registro de vários outros barreiros e açudes cheios, espalhados por toda a região seridoense, como na região da Coruja, no manancial de Mariquinha de seu Jorge, que transbordou.

Neste sábado (18) muitos reservatórios ainda continuam recebendo ótima quantidade de água.

Volumes em algumas localidades de Nova Palmeira, Picuí e Pedra Lavrada

Sítio Corujinha 170,0mm (Nova Palmeira)

Sítio Serrinha 140,0mm (Nova Palmeira)

Sítio Corredor 130,0mm (Nova Palmeira)

Sítio Caldeirão 110,0mm (divisa Pedra Lavrada/Nova Palmeira)

Comunidade Abreu 100,0 (Nova Palmeira)
Sítio Porteiras 96,0mm (Nova Palmeira)
Fazenda Gavião, próximo ao Abreu 82,0mm (Picuí)

Sítio Passagens 63,0mm (Nova Palmeira)
Sítio Morada Nova (As Cândidas) 48,0mm (Nova Palmeira)
Cabeça de Vaca 15,0mm (Pedra Lavrada)

Por ConectaPB


HOMEM É AMARRADO, ESPANCADO E JOGADO DENTRO DO RIO MOSSORÓ NO CENTRO DA CIDADE. VÍTIMA FOI RESGATADA PELO SAMU COM VIDA

RN-POLICIAL.
Um homem identificado como, Marcos Antônio De Oliveira Moura Júnior, 29 anos foi resgatado pelo Samu das águas do Rio Mossoró, no início da noite desta sexta feira 17 de janeiro de 2020, no centro da cidade.
 Lob
A vítima estava amarrada com as mãos para trás e segundo o médico do SAMU, Dr. Wanderley apresentava visíveis sinais de espancamento. Policiais do Corpo de Bombeiros também foram acionados para o local e ajudaram no resgate da vítima.

Segundo informações colhidas no local, uma pessoa teria descido a ponte para fazer necessidades fisiológicas e avistou o homem dentro do rio e de imediato acionou o SAMU. Após ser resgatado com vida a vítima foi encaminhada ao Hospital Tarcísio Maia e não está fora de perigo. Ainda não há informações sobre a motivação da ação criminosa. Marcos Antônio trabalha em um estabelecimento comercial, na Praça da Convivência.


                                  

EVANGELHO DO DIA: (MC 2,13-17) - SÁBADO, 18 DE JANEIRO DE 2020


DESTAQUE.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo, Jesus saiu de novo para a beira mar. Toda a multidão ia a seu encontro, e Jesus os ensinava. Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu.

E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam.
Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com cobradores de impostos e pecadores?”

Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.



BOLSONARO CONVIDA REGINA DUARTE PARA SECRETARIA DE CULTURA

BR-CULTURA
regina-duarte-2
O presidente Jair Bolsonaro telefonou nesta sexta-feira (17) para Regina Duarte e convidou a atriz para assumir a Secretaria Especial de Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo. Segundo interlocutores do presidente, Bolsonaro aguarda uma resposta de Regina Duarte até este sábado (18).

O convite foi feito após o presidente ter decidido demitir Roberto Alvim do cargo. Alvim publicou nas redes sociais um vídeo no qual fez um discurso com frases semelhantes às de Joseph Goebbels, ministro da propaganda da Alemanha nazista.

A gravação de Alvim repercutiu fortemente nos meios político, jurídico e artístico. O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, por exemplo disse que as declarações de Alvim precisavam ser repudiadas “com toda veemência”. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que o agora ex-secretário ultrapassou “todos os limites”.

MESTRE VIEIRA.


Casa mistica-A Cura pela Fé. Av. Dr.Silvio Bezerra, 240,Centro Currais Novos-RN, Cel. (88) 9 9214-3388

EMPARN REGISTRA VOLUME DE CHUVAS 104% SUPERIOR AO ESPERADO PARA O PERÍODO


RN-GERAL.
GILMAR bRISTO
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registrou volume de chuvas 104,4% superior ao esperado para este período no Rio Grande do Norte. A média foi de 59,7 milímetros (mm) de chuva, enquanto que a esperada era de 29,2 mm.

A mesorregião Agreste foi a que registrou o maior percentual, onde choveu 69 mm, enquanto que era esperado um volume médio de 22,2 mm. Isso corresponde a um aumento de 212,9% no volume de chuva. O município de Barcelona, que fica na região, registrou, por exemplo, mais de 150 mm em apenas um dia de chuva neste período.

Os dados foram apresentados na tarde desta quinta-feira (16) durante reunião sobre as perspectivas para o inverno de 2020, promovida pela Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte (Sape), no auditório da sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), localizada em Parnamirim.


GOVERNO FEDERAL ANUNCIA AUMENTO DE 12,48% DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES


BR-EDUCAÇÃO
PROFESSOR
O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciaram por meio de live (transmissão ao vivo) em rede social o aumento de 12,84% do piso salarial previsto no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo Weintraub, o reajuste anunciado “é o maior aumento em reais desde 2009.”
O ajuste, acima da inflação de 2019 (4,31%), corresponde às expectativas da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que já havia previsto o valor mínimo do magistério passaria de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24. Há expectativa entre gestores municipais que uma nova lei sobre o Fundeb seja criada este ano. A lei atual só prevê a manutenção do fundo até este ano. O Ministério da Educação prepara proposta com novas regras.

APÓS CRISE ENVOLVENDO CITAÇÃO NAZISTA, ALVIM SERÁ EXONERADO

BR-POLITICA.
Em reação à fala do secretário de Cultura, Roberto Alvim, que citou trechos de discurso do ministro da Propaganda do governo de Adolf Hitler, Joseph Goebbels, o Palácio do Planalto informou a líderes do Congresso que o secretário será desligado das funções. A Secretaria Especial de Cultura está ligada ao Ministério do Turismo, chefiado por Marcelo Álvaro Antônio.

Alvim usou trechos do discurso do ministro da Propaganda do governo de Adolf Hitler, Joseph Goebbels, para anunciar o Prêmio Nacional das Artes e provocou reações.

HOSPITAL DE CURRAIS NOVOS FAZ TESTE DO CORAÇÃOZINHO


  RN-SAÚDE.
A partir de hoje, o Hospital Regional Mariano Coelho passa a realizar o teste do coraçãozinho nos bebês que nascerem na unidade.
 
Para ofertar o serviço, enfermeiros e técnicos de enfermagem passaram por capacitação promovida pelo departamento de Pediatria da UFRN e Núcleo de Educação Permanente do hospital.

Além desse exame, o local oferta os testes da linguinha, do olhinho e de fundo de olho.
 

DPVAT 2020 COMEÇA A RECEBER PEDIDOS DE RESTITUIÇÃO DE QUEM PAGOU A MAIS


BR-ECONOMIA.
O pedido de ressarcimento para quem pagou a mais no DPVAT 2020 começou nesta quarta-feira (15), e deve ser feito pela internet, em um site da Seguradora Líder, que administra o seguro obrigatório.
seguro-dpvatA empresa diz que cerca de 2 milhões de pessoas têm direito de receber o estorno. Até às 18h00 de sexta (17), mais de 421 mil solicitações de restituição foram feitas, afirmou a gestora.
O seguro obrigatório começou a ser cobrado no início do ano, com os mesmos valores de 2019. Isso porque, em dezembro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, tinha barrado a proposta da gestora de diminuir os montantes em 2020. Ele voltou atrás e liberou a redução no último dia 9 de janeiro.

ESTELIONATÁRIO USANDO DOCUMENTOS FALSOS APLICA GOLPE EM CURRAIS NOVOS- DENUNCIE LIGUE 190


RN-POLICIAS
Um jovem estelionatário usando documentos de outra pessoa com sua foto aplicou golpe em Currais Novos deixando um prejuízo de 47.000,00 R$.
O golpe funcionou assim, outro estelionatário da quadrilha alugou um Voyage ano 2018/2019 em Recife/PE e com ajuda de funcionários do Detran da Paraíba conseguiram transferir para outro integrante da quadrilha de Campina Grande/PB.
O ladrão de Campina Grande veio a Currais Novos e transferiu o carro para outro integrante quadrilha (Foto abaixo) que usava documentos de uma pessoa de Natal que não tem nada haver com a ocorrência.
Com placas de Currais Novos o estelionatário trocou o Voyage em outro carro aqui da cidade com um comerciante que recebeu e vendeu a uma pessoa do Piaui onde ele foi novamente transferido. 10 meses depois a locadora entrou na justiça e conseguiu um mandado de busca a apreensão e o Voyage foi apreendido no estado do Piaui.
O curioso dessa história é que o carro passou pelo Detran/PB, Detran/RN (02 transferências) e Detran/PI e nada de irregular foi percebido. A Polícia já iniciou as investigações e segue agora a procura do estelionatário que veio a Currais Novos com documentos falsos. Qualquer informação que ajude a localizá-lo ligar 190 ou 181.
Da Redação

CAPOTAMENTO DE CARRO ROUBADO DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS NO SERIDÓ POTIGUAR.

RN-TRANSITO.
Um homem morreu e outros dois ficaram feridos após o carro em que eles estavam sair da pista e capotar na BR-226, na região Seridó potiguar. 
O caso aconteceu na madrugada desta quinta-feira (16), na altura do município de Currais Novos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro era roubado.
Ainda de acordo com a PRF, o caso aconteceu por volta das 3h no quilômetro 168 da rodovia. Um das pessoas que estava no carro morreu no local, enquanto outra foi socorrida em estado grave. Um terceiro ocupante que estava no carro e também ficou ferido, mas fugiu antes da chegada da polícia.
O carro modelo Corolla tinha registro de furto em João Pessoa, no último domingo (12), segundo a PRF. Equipes da PRF e da Polícia Civil atenderam a ocorrência e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado para recolher o corpo da vítima fatal.

ESTELIONATÁRIO USANDO DOCUMENTOS FALSOS APLICA GOLPE EM CURRAIS NOVOS- DENUNCIE LIGUE 190

RN-TRANSITO.
Recebi a informação de que um  acidente foi registrado na tarde desta sexta-feira, dia 17,  na BR-226, na famosa curva da Suçuarana mais ou menos  três Km de Currais Novos, região Seridó Potiguar.
Segundo as informações de pessoas que passavam no local, o motorista de uma camionete Nissan Frontier, perdeu o controle da direção na curva e o carro desceu o barranco. Graças  a Deus os danos foram apenas materiais.
  Por Chagas Silva, foto Plantão de Notícias

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

ANTT REAJUSTA TABELA DE FRETE E INCLUI NO CÁLCULO GASTOS COM REFEIÇÃO E HOSPEDAGEM

ECONOMIA.
caminhoneiros
A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) publicou nesta quinta-feira (16) no “Diário Oficial da União” uma atualização da tabela com os valores do frete mínimo para o transporte rodoviário de carga. 
Com as alterações, o piso do frete aumentou de 11% a 15%, segundo informações da agência. A nova tabela entra em vigor no dia 20 de janeiro. 
Entre as principais mudanças está a inclusão no cálculo do frete mínimo do custo da diária do caminhoneiro (refeições e hospedagem). 
De acordo com a ANTT, também passa a ser obrigatório o pagamento de frete de retorno para operações que não podem trazer carga de retorno, como caminhões de combustível. Esse tipo de veículo não pode voltar transportando outro tipo de carga.

ESTADO PAGA FOLHA DE NOVEMBRO DE 2018 DIA 15 DE FEVEREIRO

RN-ECONOMIA.
O Governo do RN definiu em reunião com o Fórum dos Servidores, realizada nesta quarta-feira (15), no auditório da governadoria, que o pagamento de novembro de 2018 será pago no dia 15 de fevereiro. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan), Aldemir Freire. “Nós estamos finalizando as negociações com o Banco Daycoval a acerca do empréstimo no valor de R$ 180 milhões”, disse, referindo-se à negociação que tem como garantia os royalties de petróleo e gás que serão recebidos entre janeiro de 2020 a setembro de 2022.
 
Quanto ao calendário de pagamentos para 2020, o secretário da Casa Civil, Raimundo Alves, explicou que o mesmo está sendo estudado junto à equipe econômica do Governo e será divulgado na próxima reunião com os servidores, agendada para a quarta-feira (22). “Na próxima semana, a governadora Fátima Bezerra terá voltado do recesso e nós precisamos da anuência dela para anunciarmos o calendário de pagamentos até dezembro”, explicou.
Na ocasião, será determinado o teto salarial para que possam ser estabelecidas as datas e a forma de pagamento, isto é, quem receberá o salário integral no dia 15 e quem o receberá fracionado (30% no dia 15 e o restante no final do mês). Após a efetivação do pagamento da folha de novembro de 2018, o governo iniciará nova rodada de negociação com os servidores para apresentar as alternativas para o pagamento do restante dos atrasados – folhas de dezembro e 13º de 2018.

NATAL ESTÁ ENTRE OS 10 DESTINOS DO PAÍS MAIS PROCURADOS PELOS BRASILEIROS, APONTA ESTUDO DO GOOGLE


PB-economia
Reforma tributária elevaria arrecadação do RN em mais de R$ 1 bilhão, afirma Ipea
O Rio Grande do Norte seria um dos estados beneficiados com o novo modelo de tributação sobre o consumo que tem a simpatia do ministro da Economia, Paulo Guedes, e que tramita no Congresso Nacional. A participação do Estado no novo bolo de distribuição tributária permitiria aumento de R$ 1,04 bilhão na arrecadação.

O valor foi calculado por um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), publicado nesta quarta-feira, 15. O trabalho simula os impactos de um eventual Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que seria resultado da unificação de cinco tributos atuais – os federais PIS, Cofins e IPI, o estadual ICMS e o municipal ISS.
AGORARN

MESTRE VIEIRA.

Casa mistica-A Cura pela Fé. Av. Dr.Silvio Bezerra, 240,Centro Currais Novos-RN, Cel. (88) 9 9214-3388


NATAL ESTÁ ENTRE OS 10 DESTINOS DO PAÍS MAIS PROCURADOS PELOS BRASILEIROS, APONTA ESTUDO DO GOOGLE


PB-CIDADES.
Natal está entre os 10 destinos do País mais procurados pelos brasileiros. O estudo foi realizado pelo Google, a maior plataforma de pesquisas online do mundo. 

A lista, que apresenta um ranking com os destinos mais populares nas buscas entre os viajantes brasileiros, também elencou o top 10 entre as opções globais. 

A capital potiguar está na oitava colocação no coração dos turistas do Brasil, ficando entre Paris (França), sétimo colocado e Orlando (EUA), nona posição.

O levantamento do Google trouxe os 10 destinos mais buscados pelos internautas com base nos buscadores de hotéis, entre janeiro e dezembro de 2019, com reservas para 2020. Na lista que inclui Natal, Londres lidera como destino mais buscado, seguido por Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Florianópolis e Santos. Na sequência vem Paris, a capital potiguar, Orlando e Belo Horizonte.

BOQUEIRÃO GANHA 17 MILHÕES DE M³ DE ÁGUA EM SEIS DIAS


PB-CIDADES.
Chuvas na região do Cariri e Sertão do estado aumentaram em 4,13 pontos percentuais e 17 milhões de metros cúbicos os níveis do açude
 
O reservatório Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão, no Carri da Paraíba, ganhou 17 milhões de metros cúbicos de água (m³) entre os dias 8 e 14 de janeiro de 2020, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). O açude abastece Campina Grande e cidades da região.
No dia 8, o reservatório estava com 14,72% do volume total, o equivalente a 70 milhões de metros cúbicos. Após as chuvas nas regiões do Cariri e Sertão do estado, até essa terça-feira (14), o açude chegou a 18,85% do volume total, com 87 milhões de metros cúbicos e uma alta de 4,13 pontos percentuais.
De acordo com o presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, apesar dos números surpreenderem, a alta do açude não foi histórica. Os registros estão dentro das perspectivas de chuva esperadas para esta época do ano. “Em 2004, o açude sangrou em 18 dias. Os registros que tivemos neste ano foram considerados normais. O período chuvoso se estende até maio e a partir desta quinta-feira (16), a previsão é de mais chuva para o Cariri, Sertão e Alto Sertão”, explicou o presidente.
Rio São Francisco e Boqueirão
Ainda de acordo com o presidente da Aesa, as águas da Transposição do Rio São Francisco estão sendo bombeadas normalmente pelo eixo leste, saindo da cidade de Monteiro (PB) e percorrendo dois metros por segundo até alcançar o Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão. No último dia 6 de janeiro, foi liberada uma quantidade de água maior da Transposição, saindo do açude de Camalaú para Boqueirão.
Entretanto, nem sempre o bombeamento esteve funcionando. Em 2019, dois anos após a inauguração da Transposição, o fluxo pelo eixo leste passou por alguns problemas. Em fevereiro, o bombeamento para Boqueirão foi suspenso duas vezes. Em março, o Ministério Público Federal (MPF) do município de Monteiro buscou solucionar o problema de 61 famílias deslocadas de suas áreas de cultivo que não conseguiam produzir em razão da falta d’água. A solução foi usar água da Cagepa apenas para consumo humano.
Em julho, o MPF constatou falhas na obra entre as cidades de Monteiro (PB) e Sertânia (PE), por causa de trabalhos mal feitos. Em agosto, um vídeo compartilhado pela internet denunciava um suposto vazamento de esgoto para um canal pluvial que corta a cidade de Monteiro e alcança o eixo da transposição. O problema foi confirmado por autoridades locais, que ressaltaram que a situação foi contornada. Só no mês de novembro de 2019 que a água voltou a ser bombeada e seguiu o percurso do eixo leste até Boqueirão.
Já o eixo norte, que deverá levar água para o Sertão da Paraíba, ainda não foi concluído e segue em obras. O trecho tem 260 km e está 97% finalizado. Além da Paraíba, essa parte da obra vai levar água para os estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
Chuvas
A meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, explicou que essas chuvas representam um padrão dentro da média para este período do ano. “O período de chuvas é de fevereiro a maio [na parte oeste do estado], portanto, é normal que as regiões do Cariri e Sertão recebam água”, disse. A tendência é de que as chuvas ocorram dentro da média histórica no semiárido paraibano.
Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, é a cidade onde mais choveu este ano. De acordo com o setor de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba, até essa terça-feira (14), já foram anotados 210,5 milímetros (mm). Nos 14 primeiros dias de 2020 também choveu bastante em Santo André (199,5 mm), São João do Cariri (185,9 mm), Juazeirinho (179,6 mm), Juru (162 mm) e Parari (152,6).
Um milímetro de chuva equivale ao volume de 1 litro (L) de água acumulada sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado. Portanto, 1 litro por metro quadrado é igual a 1 milímetro.
Previsão do tempo
As áreas de instabilidade atmosférica, formadas sobre o estado da Paraíba nos últimos dias, apresentaram enfraquecimento e deslocamento das nuvens, acarretando numa diminuição da nebulosidade. Sendo assim, mantém-se as condições de menor nebulosidade sobre grande parte do estado.
No decorrer desta quarta-feira (15), sol e altas temperaturas deverão predominar. No Cariri, a máxima prevista é de 34º C e a mínima, 21º C. No Brejo, máxima de 29º C e mínima de 20º C. No Agreste do estado, máxima de 33º C e mínima de 20º C. Já no Sertão e Alto Sertão, máxima de 37º C e mínima de 24º C.
Outros açudes
As chuvas registradas no interior do estado também estão melhorando a situação de outros açudes. Em apenas 48 horas, no fim da semana passada, a barragem de São Gonçalo, em Sousa, recebeu um aporte de 55 mil metros cúbicos; e Coremas, na cidade de mesmo nome, ganhou 181 mil metros cúbicos.
O volume registrado pela Aesa, do açude Argemiro Figueiredo – Acauã, é de 9,01% da capacidade, com 22,81 milhões de m³. Em Coremas, o reservatório da cidade está em 7,45%, com 55,47 milhões de m³.
Ingrid Morato - Portal Correio

EVANGELHO DO DIA: (MC 2,1-12) - SEXTA-FEIRA, 17 DE JANEIRO DE 2020


DESTAQUE
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
 

Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. Reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra.

Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: “Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”.

Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’?

Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, — disse ele ao paralítico: eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!”

O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.



PROJETOS E REQUERIMENTOS DO VEREADOR RADY-parte “1”
RN-POLITICA.

O Vereador Rady Dias de Medeiros, apresentou  nos termos regimentais e legais para deliberação do Soberano Plenário, Vários Projetos de Lei com os teores abaixo:

PROJETO DE LEI Nº 030/2019                         DE 07 DE OUTUBRO DE 2019.


Autoriza o poder executivo municipal a efetuar o realinhamento de parte da Rua Cipriano Lopes Galvão, no trecho que compreende entre as ruas Aristides Gomes e Bernadete Xavier, na junção dos bairros Centro e Gilberto Pinheiro, na zona urbana do município de Currais Novos/RN.

O Prefeito Municipal de Currais Novos, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições legais e,

Faço saber que a Câmara Municipal de Currais Novos/RN, aprovou e EU SANCIONO a seguinte Lei:

     Art. 1° - Fica efetuado o realinhamento de parte da Rua Cipriano Lopes Galvão, no trecho que compreende entre as ruas Aristides Gomes e Bernadete Xavier, na junção dos bairros Centro e Gilberto pinheiro, na zona urbana do município de Currais Novos/RN.
    
     Art. 2° - Essa lei entra em vigor na data de sua sanção e publicação revogando-se as disposições em contrário.

Sala das sessões da Câmara Municipal de Currais Novos/RN, Palácio Vereador “Humberto Gama” 07 de outubro de 2019.


O vereador Rady Dias de Medeiros apresenta nos termos regimentais e legais para deliberação do Soberano Plenário, Projeto de Lei com o teor abaixo:

PROJETO DE LEI N° 053/2019.                                      Em 25 de novembro de 2019.

DENOMINA DE “João Abner Guimarães”, A RUA PROJETADA DE N° 028 NO LOTEAMENTO RESIDENCIAL CURRAIS NOVOS, NO BAIRRO GILBERTO PINHEIRO, NO MUNICÍPIO DE CURRAIS NOVOS – RN, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


O Prefeito Municipal de Currais Novos, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições legais e,

Faço saber que a Câmara Municipal de Currais Novos/RN, aprovou e EU SANCIONO a seguinte Lei:

Art. 1º Fica denominada de Rua “João Abner Guimarães”, a rua projetada de N° 028 situada no loteamento residencial Currais Novos, no bairro Gilberto Pinheiro, no município de Currais Novos – RN.

Art 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua sanção e publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Currais Novos/RN, em 25 de novembro de 2019.


O vereador Rady Dias de Medeiros apresenta nos termos regimentais e legais para deliberação do Soberano Plenário, Projeto de Lei com o teor abaixo:



PROJETO DE LEI N° 053/2019.                                      Em 25 de novembro de 2019.

DENOMINA DE “João Abner Guimarães”, A RUA PROJETADA DE N° 028 NO LOTEAMENTO RESIDENCIAL CURRAIS NOVOS, NO BAIRRO GILBERTO PINHEIRO, NO MUNICÍPIO DE CURRAIS NOVOS – RN, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O Prefeito Municipal de Currais Novos, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições legais e,

Faço saber que a Câmara Municipal de Currais Novos/RN, aprovou e EU SANCIONO a seguinte Lei:

Art. 1º Fica denominada de Rua “João Abner Guimarães”, a rua projetada de N° 028 situada no loteamento residencial Currais Novos, no bairro Gilberto Pinheiro, no município de Currais Novos – RN.

Art 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua sanção e publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Currais Novos/RN, em 25 de novembro de 2019.


Rady Dias de Medeiros
Vereador

Rady Dias de Medeiros
Vereador

JOÃO ABNER GUIMARAES

Nasceu em Santana do Matos 1910 e morreu em 1968.

Filho de Luiz Leoncio Guimarães e Maria do Ó Nobre Guimarães.

Filhos: Nadja Maria Guimarães Menezes, Tomás Edson Guimarães Pereira, Naira Myre Guimarães, Wanderley, Niedja marta Guimarães Bezerra, Benvenuto Pereira Guimarães, João Abner Pereira Guimarães, Jorge Abner Pereira Guimarães, Isabel Alice Guimarães, Maria do O Guimarães, Maria de Fátima Guimarães.

Esposa: Ivete Pereira Guimarães.

A sua família encontra-se hoje aqui reunida, para prestar esta homenagem especial pelo que você foi e será.

Papai, não foi difícil homenageá-lo, com esta placa de rua, pois você foi um ser especial, foi um cidadão currais-novense acima de tudo, pois nesta cidade foi agropecuarista, construiu o seu patrimônio, educou a sua família, participou da vida social, política, religiosa e cultural de Currais Novos. Deixou um número enorme de amigos, aqui faleceu e está enterrado no Cemitério.

Foi um ser especial, extremamente dedicado à família: um marido fiel, um pai dedicado, um irmão amigo, um filho presente, um avô amoroso, um cidadão currais- novense integro, generoso e honrado. Portanto se fez necessários os que não lhe conheceram, tomem conhecimento da sua essência.
“Um homem impar que viveu literalmente para servir e se dedicar aos seus concidadãos”.
Devido a uma vida de trabalho, responsabilidade, incertezas e dificuldades, já que o senhor dependia dos bons inverno para prover o seu lar e seus moradores, morreu precocemente devido à uma diabetes descompensada. No entanto, o senhor foi sempre otimista, alegre, feliz e realizado. Tinha um auto astral invejável.

Foi um guerreiro até o fim. Os desânimos vieram, os dissabores, as mudanças, a doença. Contudo, nunca perdeu a sua vontade de viver, em nenhum momento desanimou, nem perdeu o seu filho João Abner e neto Abner. Clones quase perfeitos, nomes iguais, aparência e temperamento.

Foi um autêntico representante do ciclo do gado e do algodão de Currais Novos, fazendo parte integral da aristocracia rural Currais-novense.

PROJETO DE LEI N° 054/2019.                                      Em 19 de novembro de 2019.

AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A DENOMINAR DE “João Luiz Mascena”, A RUA PROJETADA DE N° 018 NO LOTEAMENTO RESIDENCIAL CURRAIS NOVOS, NO BAIRRO GILBERTO PINHEIRO, NO MUNICÍPIO DE CURRAIS NOVOS – RN, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


O Prefeito Municipal de Currais Novos, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições legais e,

Faço saber que a Câmara Municipal de Currais Novos/RN, aprovou e EU SANCIONO a seguinte Lei:

Art. 1º Fica denominada de Rua “Ivete Pereira Guimarães”, a rua projetada de N° 018 situada no loteamento residencial Currais Novos, no bairro Gilberto Pinheiro, no município de Currais Novos – RN.

Art 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua sanção e publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Currais Novos/RN, em 19 de novembro de 2019.

João Luiz Mascena
João Luiz Mascena, nasceu em Currais Novos em 08 de fevereiro de 1919, filho de Manoel Luiz Mascena e Joana Maria da Conceição.
Casado com Severina Benedita Mascena, tiveram 05 filhos; Manoel Mascena Neto, Francisco Luis Mascena, Marilene Mascena, Maria Gorete Mascena, João Maria Mascena.
Antes do comercio morava na zona rural no sítio cacimba da pedra como comerciante veio para Currais Novos em 1953 construindo uma casa na rua Lula Gomes 532.
Aposentou-se em 1983, foi morar em Natal, com a morte da esposa voltou para Currais Novos em 1988 e faleceu em 17 de outubro de 2009.

PROJETO DE LEI Nº 005/2019, DE 03 DE ABRIL DE 2019.

Dispõe sobre a proibição da interrupção de serviço de fornecimento de água e de energia elétrica às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas e dias de feriados e a proibição de cobrança de taxas de religação, e dá outras providências.

     Art. 1° - Fica proibida, no âmbito do Município de Currais Novos-RN, a interrupção no fornecimento de energia elétrica e água, por inadimplência do consumidor, das 12h de sexta-feira às 8h da segunda-feira subsequente.

     Parágrafo único – Não poderá proceder ao corte do fornecimento dos serviços explícitos no caput deste Artigo, também das 12h do dia útil que anteceder feriado nacional, estadual ou municipal e ponto facultativo municipal às 8h do primeiro dia útil subsequente.  

     Art. 2° - O consumidor que tiver suspenso o fornecimento de energia elétrica e agua nos dias  indicados no Art 1° supra, terá direito de acionar judicialmente a empresa concessionária por perdas e danos, além de ficar desobrigado do pagamento do débito que originou o referido corte.

    Art. 3° - As empresas responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica e água poderão efetuar a interrupção nos dias indicados no Art. 1° supra, nas seguintes hipóteses:

    Art. 4º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrario.


Sala das sessões da Câmara Municipal de Currais Novos/RN, Palácio Vereador “Humberto Gama” 03 de abril de 2019.

I.       Quando houver plantão de atendimento para solicitação de religação aos sábados, domingos e feriados;
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            
II.     Quando as ligações tiveram sido realizadas mediante fraude ou de forma clandestina;

III.    Mediante cumprimentos a determinação judicial, devidamente cientificada aos habitantes do imóvel que ficará sem o fornecimento do serviço;

IV.    Por motivo de acidente que coloque em risco o patrimônio de terceiros, a segurança ou bem-estar de pessoas e seres vivos, mediante requerimento expressamente formalização por autoridade competente, como a defesa civil e o corpo de bombeiros;

V.     Para melhoria de atendimento da coletividade, em caráter emergencial, desde que a cessação do fornecimento do serviço não perdure por mais de 6 horas, durante o próprio dia do desligamento.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI Nº 005/2019.
A suspensão do fornecimento de serviços essências (água e energia elétrica) para a sobrevivência humana vem sendo discutido de forma recorrente pelos mais diversos Tribunais de Justiça dos Estados, à luz deste debate existem diversos entendimento, há de se entender que a suspensão do fornecimento condiciona o cliente a um constrangimento ilegal gerado pela pratica abusiva por parte da empresa prestadora de serviço público, a suspensão pode ser vista como ilegal ao analisarmos que a empresa possui outros meios de “cobrar” o seu cliente de forma a não prejudica-lo, suspender o serviço essencial como água e energia elétrica para garantir o recebimento do debito em aberto do cliente é coagi-lo de forma a atingir sua moral, sua dignidade humana e violar uma garantia fundamental, e sendo a água e a energia elétrica um bem essencial à vida, não pode o prestador do serviço público se utilizar da interrupção do fornecimento, para os fins de recebimento dos créditos dela decorrentes.
Hoje podemos elevar o direito a água como uma garantia fundamental para a sobrevivência humana, direito este que não está presente na constituição, mas que pode ser considerado um direito implícito, a energia elétrica por sua vez também é considerado como um bem essencial constituindo-se serviço público indispensável subordinado ao princípio da continuidade de sua prestação como bem destaca o Ministro José Augusto Delgado em julgamento do recurso (nº 8.915/MA-(97/0062447-1), interposto pela Companhia Energética do Maranhão – CEMAR.
Rady Dias de Medeiros
Professor Rady



Postagem em destaque

MENINA DE 14 ANOS FOI BALEADA EM CURRAIS NOVOS

BLOG DO JOTA DANTAS Postado em 24 de maio de 2020 - 19:19h