sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

DETRAN: TESTES PRÁTICOS DE DIREÇÃO EM CURRAIS NOVOS SERÁ DIA 13


RN-CIDADES
Ao todo, 24 cidades do Rio Grande do Norte receberão a equipe de examinadores do Detran para avaliar os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Parelhas e Acari (dia 10.02);

Caicó (dia 11.02);

Caicó e Jardim do Seridó (dia 12.02);

Currais Novos e Lagoa Nova (dia 13.02).

PM REALIZA MAIOR PROMOÇÃO DA HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO


 RN-POLICIAL.
 “Fizemos um esforço extraordinário e colocamos a segurança pública como prioridade do governo”, assegurou a governadora Fátima Bezerra ao participar da solenidade de promoção dos 2.676 praças da Polícia Militar, realizada nesta quinta-feira (30), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no bairro do Tirol. Atualmente, a corporação conta com pouco mais de 7,3 mil agentes ativos. Recentemente, o quadro de oficiais da PM-RN também teve promoções efetivadas.  No dia 27 de dezembro de 2019, foram promovidos 86 oficiais: 49 capitães, 23 majores, 12 tenentes-coronéis e dois coronéis.

Baseada na Lei de Promoção de Praças, essa foi a maior promoção da história da corporação: 1.655 policiais foram elevados ao posto de cabo, 395 cabos ao de 3º sargento, 198 ao de 2º sargento, 200 ao de 1º sargento e 228 ao de subtenente. “Fiz questão de estar aqui para partilhar com vocês esse momento tão importante para todos nós. O Governo está fazendo a maior promoção que já foi realizada na PM. Para que eu pudesse sancionar a lei que está permitindo essa promoção, foi preciso que tenhamos feito um esforço enorme no orçamento”, explicou.

Fátima também se referiu ao termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado entre Governo do RN e Ministério Público Estadual (MPE) para a convocação de uma nova turma de formação de praças da Polícia Militar do RN (PM-RN), ampliando a quantidade de mulheres incluídas no processo. O edital, seguindo uma legislação da década de 1990, havia reservado para o público feminino apenas 62, das mil vagas.

 

BATALHÃO DE DIVISA DA PM DO CEARÁ APREENDE ARMAS DE FOGO E MUNIÇÕES NA ZONA RURAL DE TIBAU RNrn-policial.

rn-gpolicial.

Policiais militares do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior do Ceará (BEPI) apreenderam duas armas de fogo e várias munições,em uma fazenda naComunidade de Gangorra, zona rural de Tibau no litoral do oeste Potiguar.
DESDE
Os policiais estavam em diligências, no sentido de localizar e prender os suspeitos de terem assaltado a agência dos Correios, cuja ação criminosa aconteceu na manhã de quarta feira (29) na cidade Icapui no estado do Ceará.
A equipe do Bepi foi até a Gangorra por que o veículo usado no assalto foi abandonado e queimado naquela região e durante diligências e com autorização do proprietário, entraram em uma fazenda e nas buscas encontraram duas espingardas e munições. Dois agricultores foram detidos e encaminhados à Delegacia de Plantão da Polícia Civil em Mossoró, para os procedimentos.
Os dois agricultores foram autuados por posse ilegal de arma de fogo e liberados depois que pagaram fiança arbitrada pelo delegado Leonardo Germano. Os Policiais do Bepi informaram que os agricultores não tem nenhuma relação com o assalto aos Correios de icapui e que foram detidos por infringirem a lei do desarmamento.
Fim da Linha

POLÍCIA CIVIL DO RN DÁ DICAS DE COMO SE PREVENIR DE GOLPE NO WHATSAPP


RN-GERAL.
A empresária Clara Santos, de 34 anos, colocou um anúncio em um site de vendas em Natal. Pouco tempo depois, recebeu uma ligação. 

Criminosos invadem contas de WhatsApp e pedem dinheiro a contatos da vítima — Foto: Rafael Barbosa/G1
Era um suposto atendente do próprio site, de um número com DDD de São Paulo, que pediu para que ele confirmasse seus dados. Em seguida, o suposto funcionário disse que enviaria um código para o celular dela e que assim que ela dissesse o código que recebeu o anúncio no site de vendas seria liberado. Clara passou o código. A partir daí ela não conseguiu mais acessar o WhatsApp no seu celular. Clara foi vítima de um golpe e teve o WhatsApp clonado.

De acordo com a Polícia Civil do RN, os golpes através sites de compras têm se tornado recorrentes. E o destino mais comum dos criminosos é o WhatsApp. Depois que o estelionatário consegue clonar a conta, começa a mandar mensagem para vários conhecidos da vítima pedindo dinheiro.

Ao ligar para a vítima se passando por funcionários do próprio site, os criminosos pedem a confirmação de um código, que chegará por mensagem de texto no celular. Na verdade, o criminoso está tentando acessar o WhatsApp dessa pessoa de outro lugar.

Ele pega o número do telefone e tenta cadastrar o aplicativo em outro dispositivo. Quando isso acontece, a empresa que administra o app envia uma senha para o aparelho de origem, para que o usuário informe se não se trata de uma invasão. Essa senha precisa ser digitada no aparelho novo, em que se pretende usar o WhatsApp.

Se a vítima fornecer esse código, o bandido tem acesso aos dados do aplicativo no celular dele, e cancela o uso no dispositivo original. A partir daí, começa a se comunicar com os contatos, solicitando, normalmente, quantias em dinheiro.

Como se prevenir
O setor de Inteligência da Polícia Civil alerta que aplicativos como Instagram, WhatsApp e Facebook dão possibilidade aos usuários de fazer uma autenticação do uso em duas etapas. Essa ferramenta está na aba de configuração dos apps. Depois de ativá-la, os acessos de dispositivos diferentes do original passam por confirmações de códigos.

No caso do WhatsApp, a primeira é a da senha gerada pela própria empresa e enviada por SMS. Depois disso, é necessário fazer uma segunda confirmação, esta por um código criado pelo próprio dono do aparelho original, que a empresa não tem acesso.

São seis dígitos que serão solicitados periodicamente durante o uso diário do app, além do pedido que acontece para a instalação em outros dispositivos.

Os policiais civis chamam a atenção também para o fato de que, sabendo disso, o estelionatário pode solicitar ao usuário essa segunda chave de segurança, após pedirem a primeira, que chega por mensagem. Entretanto, a partir daí fica mais nítido que não se trata de um contato da empresa de suporte, porque é uma senha feita pelo próprio usuário e de uso somente dele.

Ainda segundo o setor de Inteligência, é preciso também que as pessoas estejam em alerta para a essas ligações telefônicas. A Polícia Civil acrescenta que não é comum essas empresas entrarem em contato via telefone, pedindo confirmação de códigos. Portanto, quando ocorrer, é necessário se certificar.

O que fazer se cair no golpe
Caso o sistema seja invadido, tem jeito. A Inteligência da Polícia Civil orienta que após o golpe a vítima tente acessar o WhatsApp com o número original por diversas vezes. Após algumas tentativas, o próprio sistema do aplicativo bloqueará o uso por um determinado tempo.

Depois disso, é necessário entrar em contato com a empresa que gere o app, solicitando a remoção da conta. Esse pedido pode ser feito por e-mail (support@whatsapp.com), em português. A Polícia Civil afirma que, após alguns dias, é possível baixar novamente o aplicativo e utilizá-lo normalmente.

Além disso, é preciso avisar aos contatos salvos no celular que foi vítima do crime, para evitar que eles sejam também lesados.

Diferentes formas de atuação
Os policiais explicam que as maneiras de praticar esse tipo de estelionato também variam. Os investigadores comparam essa atividade com as antigas, já mais conhecidas. Como quando criminosos fingem ter um bilhete premiado e tentam extorquir dinheiro da vítima, depois de abordá-la na rua e levar até um terminal bancário, afirmando que precisam do montante para liberar o prêmio, que não existe. Ou mesmo a prática do sequestro forjado por telefone.

Os estelionatários têm se adaptado às plataformas digitais e mudado a forma de aplicar os golpes, se adequando ao que permitem esses novos meios. São links em e-mails com informações duvidosas sobre as vítimas, ligações com pedidos de confirmações de códigos de redes sociais, ou sites de compras. Atualmente, o maior alvo é o WhatsApp, pela facilidade de interação e acesso aos contatos da conta.

De toda maneira, segundo a Polícia Civil, esse tipo de crime está incluído na natureza de “engenharia social”. É impossível praticá-lo sem que haja um contato direto com as pessoas que serão o alvo dos golpistas. Não há como aplicar o golpe sem a participação da vítima.

G1/RN

EM FEVEREIRO, A CAERN LANÇA PRIMEIRA CAMPANHA DE RENEGOCIAÇÃO DE DÉBITOS DO ANO


RN-ECONOMIA.
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) começa 2020 trazendo vantagens para o cliente. Fevereiro chegando, mês da alegria do Carnaval, a Caern aproveita o clima positivo da folia para reeditar sua campanha de renegociação de débitos em atraso com as condições especiais que marcaram a grande procura em 2019. A partir do dia 3 de fevereiro, os usuários com conta em atraso já podem procurar os escritórios da Caern.

Como nas campanhas anteriores, para os pagamentos à vista serão dispensados os juros e multa por atraso. Para os parcelamentos, dependendo do valor da entrada, será dispensado até 70% do valor de juros e multa. Será mantida a correção monetária. A entrada mínima continua sendo de 10% do valor do débito e o prazo máximo para parcelamentos será mantido em 48 meses.

O usuário com dívida atrasada também pode fazer outro parcelamento, mesmo que já esteja pagando parcelas de uma negociação anterior. Nesse caso, o valor da dívida a ser negociada é somado ao saldo devedor restante do parcelamento anterior e o total é parcelado em até 48 meses, com entrada de 20%.


INSS DE CURRAIS NOVOS DESCUMPRE AGENDAMENTO E IDOSO COM 100 ANOS DE IDADE É MANDADO DE VOLTA PARA FLORÂNIA SEM ATENDIMENTO


RN-GERAL.
Idoso com mais de 100 anos é mandado de volta para casa sem ter feito a perícia no INSS agência de Currais Novos.

O senhor José Eleoterio de Morais, residente em Florânia RN, solicitou um acréscimo de 25% no seu salário, o idoso tem direito porque é aposentado por invalidez necessitando do acréscimo no salário para que possa ajudar a pagar as despesas com a saúde debilitada do idoso.

O INSS marcou para o dia 30/01 a perícia com uma exigência da presença do idoso de 100 anos na agência da previdência social em Currais Novos e mesmo sem condições de saúde, se deslocou mais de 40km com os familiares, chegando lá na agência, a perícia com data e hora marcada foi suspensa, e dito aos familiares que a perícia teria de ser remarcada para o dia 14/02 e o idoso terá que está novamente presente.
Os familiares ficaram indignados pela situação.
Essa é a triste realidade do INSS do nosso país.

O relato foi enviado ao blog Jair Sampaio pelo seu neto, Ricardo Morais.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMA SUSPEITA DE PRIMEIRO CASO DO CORONAVÍRUS NO NORDESTE

BR - SAÚDE

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (29) que há um caso suspeito de coronavírus no Nordeste, mais especificamente no Ceará. Em todo o Brasil, são nove suspeitas de pessoas contaminadas; não há confirmação de nenhum caso do vírus no país, conforme o ministério.

Além do Ceará, há casos suspeitos da doença no Brasil em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Paraná.


CURRAIS NOVOS: COM APOIO DO GOVERNO, PROJETO DA CASCAR MINERAÇÃO AVANÇA NO SERIDÓ

RN-GERAL.
O projeto Borborema, que vai explorar ouro na zona rural de Currais Novos, foi visitado na manhã desta quarta-feira (28) pela governadora Fátima Bezerra e a equipe do Governo do Estado.

Acompanhados dos diretores da empresa Cascar Brasil Mineração, responsável pelo investimento, conheceram in loco o projeto de exploração mineral que planeja investir aproximadamente R$ 430 milhões (100 milhões de dólares) apenas na instalação da mina no Seridó, com a previsão de gerar no mínimo 400 empregos diretos.
 
“É um momento de imensa alegria ver a consolidação desse projeto e a retomada da mineração em Currais Novos, um sonho do povo da região. O projeto Borborema traz o que nosso povo mais precisa que é emprego e renda. Esse é o resultado de um governo comprometido com o desenvolvimento e a segurança jurídica”, disse a governadora Fátima Bezerra durante a solenidade realizada na sede do projeto, que contou com o hasteamento das bandeiras do RN, do Brasil, da Austrália e de Currais Novos, em homenagem aos 100 anos da cidade que serão comemorados esse ano

As obras para implantação da planta de beneficiamento de ouro começam em julho, com uma expectativa de começar a operação entre 18 e 24 meses após o início do trabalho. A Cascar Mineração, que tem origem na Austrália e é propriedade da empresa Big River Gold, conta com apoio direto do Governo do Estado por meio de diversas ações firmadas através do protocolo de intenções assinado em outubro de 2019 pela governadora e o presidente da companhia australiana, Andrew Richards.
 
Dentre as ações previstas no protocolo de intenções estão a inserção da Cascar no Programa de Estímulo ao Desenvolvimento da Indústria do Rio Grande do Norte (Proedi), além da emissão das licenças ambientais e uma parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) para o reuso do esgoto coletado em Currais Novos no processo de beneficiamento do ouro. 

“Agradecemos o esforço do Governo e da Prefeitura de Currais Novos para o desenvolvimento do projeto e nós vamos trabalhar para retribuir o esforço, com o foco voltado a dar empregos para pessoas da região”, disse Richards.

Cumprindo o documento assinado, o Governo agiu para que as licenças ambientais necessárias para a instalação do projeto fossem emitidas o mais rápido possível, dentro dos limites do processo legal estipulado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). Para isso, a empresa se comprometeu a destinar R$ 1,2 milhão para unidades de conservação ambiental. 

“O Governo merece o reconhecimento pelo trabalho rápido na emissão das licenças, o que agilizou o investimento. 

Agradeço, em nome do município, o empenho para a geração de emprego e renda, tanto neste caso como na criação do Proedi, que já está trazendo resultados”, comentou o prefeito de Currais Novos, Odon Júnior.

MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMA SUSPEITA DE PRIMEIRO CASO DO CORONAVÍRUS NO NORDESTE


BR - SAÚDE

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (29) que há um caso suspeito de coronavírus no Nordeste, mais especificamente no Ceará. Em todo o Brasil, são nove suspeitas de pessoas contaminadas; não há confirmação de nenhum caso do vírus no país, conforme o ministério.

Além do Ceará, há casos suspeitos da doença no Brasil em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Paraná.


PM PRENDE TRIO DE ESTELIONATÁRIOS QUE APLICAVA GOLPES EM CAIXAS ELETRÔNICOS EM MOSSORÓ


RN-POLICIAL.
Jhjd
Um grupo de estelionatários formado por dois irmãos natalenses e uma paraibana, foi preso no início da tarde desta quarta feira 29 de janeiro de 2020 no Centro de Mossoró.

A prisão do trio foi efetuada pela Força Tática, do 2° BPM a partir de um trabalho de investigação do serviço de inteligência da Policia Militar.

De acordo com a Major Andrelino o trio estava aplicando golpes contra vítima que procuravam caixas eletrônicos 24 horas instalados em farmácias e supermercados.

Com os estelionatários a polícia apreendeu, maquinetas de cartão de crédito, Mil reais sacado da conta de uma vítima e um veículo Cobalt locado.

Os três foram autuados em flagrante na Delegacia de Defraudações pelo crimes de estelionato e associação criminosa e conduzidos ao sistema prisional.

Fim da Linha

ASSOCIAÇÃO DOS PRAÇAS DA POLÍCIA E BOMBEIROS MILITARES DO SERIDÓ SE REÚNE PARA ANÁLISE DE GESTÃO

RN-POLICIAL.
A diretoria da APBMS esteve reunida na tarde de hoje (28/01) no Núcleo de Currais Novos, para definir as metas e estratégias para sua atuação com seus associados no ano. Foram avaliados os pontos positivos da gestão bem como os pontos que precisam crescer, sempre visando resguardar os direitos e o bem estar do Policial e Bombeiro Militar.

Foram muitas lutas, esforços e conquistas por parte da atual gestão em seu primeiro ano, sempre contando com o apoio dos associados que se fizeram presentes quando solicitado. O que se pretende para 2020 é continuar forte e unida, sempre próximo e com o Policial e Bombeiro Militar.

APBMS
Mais que uma associação, um projeto social

DENUNCIA ANONIMA LEVA POLICIA AMBIENTAL AO MUNICÍPIO DE LAGOA NOVA, ONDE MAIS DE 100 PÁSSAROS FORAM APREENDIDOS


Por Chagas Silva

RN-POLICIAL.
A Polícia Ambiental que estava de serviço extra recebeu uma denúncia via WhatsApp do 2°Pel/CIPAM com a informação que no município de Lagoa Nova dois indivíduos capturavam e mantinham pássaros silvestres em gaiolas para comercializar de forma ilegal.
passaros
Uma viatura se dirigiu até o local indicado, ao chegar nos locais constatou-se a veracidade da denúncia e os acusados relataram que comercializavam os animais. Como não apresentou autorização para tal, foi lavrado TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) por crime ambiental.
Nos dois locais foram apreendidos 103 pássaros de várias espécies. Havia no local gaiolas pequenas com muitos pássaros apreendidos, causando também a situação de maus tratos.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

POLÍCIA FEDERAL FAZ OPERAÇÃO CONTRA ROUBO AOS CORREIOS


PB-POLICIAL.
Suspeitos estavam armados e encapuzados e levaram o dinheiro que seria usado para compra de remédios
Uma casa foi invadida por quatro homens, armados e encapuzados, na Zona Rural de Montadas, na Paraíba, no último fim de semana. No local moram três idosas, mãe e filhas, todas cadeirantes.

Segundo informações das vítimas, os bandidos arrombaram a porta e anunciaram o assalto. Após serem rendidas, os homens levaram o dinheiro que seria usado para a compra de remédios. "Eles só queriam o dinheiro mesmo, eu tinha para comprar meu remédio (…) aí eu disse onde estava, ele pegou, rasgou até a caixa do remédio para tirar de dentro", afirmou uma delas.

Esta é a quarta vez que a casa é invadida por assaltantes nos últimos anos. Até o momento nenhum dos suspeitos foi preso.

G1 PB

QUATRO HOMENS INVADEM CASA DE CADEIRANTES E ROUBAM DINHEIRO, NA PARAÍBA

PB-POLICIAL.
Suspeitos estavam armados e encapuzados e levaram o dinheiro que seria usado para compra de remédios
Uma casa foi invadida por quatro homens, armados e encapuzados, na Zona Rural de Montadas, na Paraíba, no último fim de semana. No local moram três idosas, mãe e filhas, todas cadeirantes.

Segundo informações das vítimas, os bandidos arrombaram a porta e anunciaram o assalto. Após serem rendidas, os homens levaram o dinheiro que seria usado para a compra de remédios. "Eles só queriam o dinheiro mesmo, eu tinha para comprar meu remédio (…) aí eu disse onde estava, ele pegou, rasgou até a caixa do remédio para tirar de dentro", afirmou uma delas.

Esta é a quarta vez que a casa é invadida por assaltantes nos últimos anos. Até o momento nenhum dos suspeitos foi preso.

G1 PB

SOB APLAUSOS DA POPULAÇÃO, POLÍCIA MILITAR LEVA REFORÇO MÁXIMO ÀS RUAS DE CAICÓ NESTA SEGUNDA FEIRA, 27


RN-POLICIAL.

A Polícia Militar foi aplaudida, de pé, por moradores em vários setores da cidade na noite desta segunda feira, 27, quando passava com seu comboio em retaliação a possíveis ordens do crime organizado, que tentava desestabilizar a polícia e conturbar a paz pública em Caicó.

Toda a logística da Polícia Militar foi usada para inibir possíveis ações do crime, que a todo instante era monitorado pelo serviço de inteligência da polícia. A MÃO FORTE DO ESTADO, através da sua Polícia Militar, foi sentida de perto nos mais longínquos recantos da cidade nesta segunda feira.

Sob supervisão do Ten. Rafael Victor e coordenação geral do Ten. Cel. Walmary Costa, a mega operação estancou às tentativas de mobilização do crime organizado. Mais de cem homens estavam nas ruas, e até a van do serviço de monitoramento foi empregada (com equipamentos e homens).

AMEAÇAS
As ameaças de possíveis membros de facção criminosa incluíam produção de coquetéis molotov para arremessar em viaturas da polícia e em residências. A partir desta terça feira o trabalho de investigação ser iniciado na busca dos responsáveis, que inclusive já estão identificados.

AÇÃO NA NET
Fotos e vídeos da mega operação eram compartilhadas a todo instante pela população nas redes sociais. O apoio à polícia fortaleceu a sociedade do bem, que torce e luta por uma cidade sem violência, e mais uma vez prevaleceu a PAZ PÚBLICA E A MÃO FORTE DO ESTADO.

MATERIAL DE CRIME RECUPERADO
Após denúncia anônima a PM encontrou um desmanche de motos roubadas na rua Câmara Cascudo, no Interior de uma residência, no bairro João XXIII, Zona Oeste da cidade. No local também foi encontrada uma carcaça de arma de fogo, além de várias peças de motos e camisa moleton.

Jair Sampaio

MOTORISTA É ENCONTRADO MORTO NA RN 233 ENTRE PARAÚ E TRIUNFO POTIGUAR


RN-POLICIAL.
Na manhã desta terça feira, 28 de janeiro de 2020, policiais do destacamento de Paraú foram acionados com a informação de que um corpo estaria caído na RN 233, entre as cidades de Parau e Triunfo Potiguar e mais a frente estava um caminhão.

Ao chegar no local a polícia militar constatou a veracidade das informações, um motorista teria sido assassinado no local, provavelmente uma tentativa de assalto, latrocínio, versão essa que ainda será confirmada pela polícia.

O caminhão ficou cerca de uns 500 metros de onde o corpo foi encontrado.
Policiais de Parau e Triunfo Potiguar isolam o local do crime, o ITEP já foi acionado para a remoção do corpo para a sede do órgão em Mossoró.
Focoelho


ASSESSOR PARLAMENTAR É PRESO POR DIRIGIR EMBRIAGADO E POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM MOSSOR

RN-POLICIAL.
A Policia Militar registrou por volta das 06h30min, desta terça feira 28 de janeiro de 2020, um crime de homicídio por disparos de arma de fogo na comunidade de Areias Alvas, zona rural de Grossos, na região do Litoral Oeste Potiguar.

grossos
A vítima, identificada como José Maria Cândido do Nascimento, tinha 53 anos e era mais conhecido por “Déde da Repav“, mestre de obras, seguia para o trabalho em sua motocicleta, quando foi surpreendido e morto com cerca de 3 tiros em uma estrada carroçável, na divisa de Grossos com Tibau, a poucos metros da RN-012.

Populares relataram que Dédé era uma pessoa querida por todos, e que não tinha inimigos. Nada dele foi levado durante a ação criminosa, o que faz a polícia descartar a hipóteses de latrocínio. Segundo o Cabo PM. Roberto, a vítima não tinha antecedentes criminais. O crime será investigado pelo Delegado Renato Oliveira, que responde pela delegacia de Grossos.

A Policia Militar está isolando o local e aguarda a chegada do ITEP para  os procedimentos de perícia e em seguida a remoção do corpo para a sede do órgão, onde será necropsiado e liberado para sepultamento. Este foi o primeiro homicídio registrado em Grossos nesse início de 2020.

Fim da Linha 


MESTRE DE OBRAS É MORTO A TIROS EM AREIAS ALVAS, ZONA RURAL DE GROSSOS LITORAL DO OESTE POTIGUAR


RN-POLICIAL.
A Policia Militar registrou por volta das 06h30min, desta terça feira 28 de janeiro de 2020, um crime de homicídio por disparos de arma de fogo na comunidade de Areias Alvas, zona rural de Grossos, na região do Litoral Oeste Potiguar.

grossos
A vítima, identificada como José Maria Cândido do Nascimento, tinha 53 anos e era mais conhecido por “Déde da Repav“, mestre de obras, seguia para o trabalho em sua motocicleta, quando foi surpreendido e morto com cerca de 3 tiros em uma estrada carroçável, na divisa de Grossos com Tibau, a poucos metros da RN-012.

Populares relataram que Dédé era uma pessoa querida por todos, e que não tinha inimigos. Nada dele foi levado durante a ação criminosa, o que faz a polícia descartar a hipóteses de latrocínio. Segundo o Cabo PM. Roberto, a vítima não tinha antecedentes criminais. O crime será investigado pelo Delegado Renato Oliveira, que responde pela delegacia de Grossos.

A Policia Militar está isolando o local e aguarda a chegada do ITEP para  os procedimentos de perícia e em seguida a remoção do corpo para a sede do órgão, onde será necropsiado e liberado para sepultamento. Este foi o primeiro homicídio registrado em Grossos nesse início de 2020.

Fim da Linha


PREFEITO RECEBE COMISSÕES ORGANIZADORAS PARA TRATAR DA REALIZAÇÃO DE EVENTOS EM CURRAIS NOVOS


RN-EVENTOS
Nesta terça-feira (28), o prefeito Odon Jr e secretários, trataram de eventos, com as respectivas comissões organizadoras: a Vaquejada de Currais Novos 2020, a Festa de Nossa Senhora de Lourdes do Bairro Gilberto Pinheiro e o Cactus Moto Fest 2020.
 
Os jovens empresários Luís e Pedro Bisneto nos deram a boa notícia que estão investindo na melhoria do Parque de Vaquejada e irão retomar o modelo das antigas Vaquejadas, uma Festa Popular com as barracas abertas ao público e o Forró do PRONAV.


MOTORISTA É ENCONTRADO MORTO NA RN 233 ENTRE PARAÚ E TRIUNFO POTIGUAR



RN-POLICIAL.
Na manhã desta terça feira, 28 de janeiro de 2020, policiais do destacamento de Paraú foram acionados com a informação de que um corpo estaria caído na RN 233, entre as cidades de Parau e Triunfo Potiguar e mais a frente estava um caminhão.  

Ao chegar no local a polícia militar constatou a veracidade das informações, um motorista teria sido assassinado no local, provavelmente uma tentativa de assalto, latrocínio, versão essa que ainda será confirmada pela polícia.

O caminhão ficou cerca de uns 500 metros de onde o corpo foi encontrado.
Policiais de Parau e Triunfo Potiguar isolam o local do crime, o ITEP já foi acionado para a remoção do corpo para a sede do órgão em Mossoró.


Focoelho

HOMEM PASSA UM ANO PRESO NO LUGAR DE OUTRA PESSOA NO RN


RN-POLICIAL.

Um homem passou quase um ano preso no lugar de outra pessoa no Rio Grande do Norte, segundo informou a Defensoria Pública do Estado. Condenado pelo crime de furto, ele ganhou direito ao regime aberto em fevereiro de 2019, mas um mandado de prisão expedido no Pará com o seu nome o manteve detido de forma errada.
Homem passou quase um ano preso indevidamente no RN — Foto: Thyago Macedo/G1

De acordo com o órgão, o mandado na verdade era destinado para um homem que tinha o nome parecido com o do preso no Rio Grande do Norte. As mães dos dois são homônimas, ou seja, têm o mesmo nome, o que pode ter facilitado o erro. Após a constatação do equívoco, o homem só foi solto no último dia 21 de janeiro.

De acordo com a Defensoria, o preso potiguar tinha sido condenado por furto em 2012. Na época, a pena determinada foi de prisão em regime aberto por dois anos. No entanto, o réu vivia em situação de rua e não foi encontrado para cumprir as determinações judiciais. Com isso, a Justiça decretou a prisão dele, que foi cumprida pela polícia em outubro de 2018.

Em fevereiro de 2019, após verificação do caso pela juíza responsável, a soltura dele foi determinada, para que pudesse cumprir a pena em regime aberto, mas o homem continuou preso por haver outra ordem de prisão expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

A família do preso procurou a Defensoria Pública para ter informações a respeito da detenção. Foi quando o erro acabou descoberto. Segundo a defensora Paula Braz, responsável pelo caso, o homem não foi colocado em liberdade por força de um mandado de prisão expedido erroneamente em seu nome.

“Constatamos que havia esse mandado, mas a família alegou que o homem nunca nem esteve no estado do Pará, o que nos levou a buscar mais informações”, afirmou.

Após contato com a Defensoria Pública do Estado do Pará, foi contatado que o mandado teve como origem uma ordem de prisão destinada a outra pessoa, mas que houve erro no momento da expedição do documento.

Apesar de terem mães homônimas – ou seja, com o mesmo nome – o cidadão do Rio Grande do Norte e o verdadeiro acusado do processo do Pará possuem nomes apenas parecidos.

Após pedido realizado pela Defensoria Pública do Pará, o juiz reconheceu o erro e recolheu o mandado de prisão. Assim, o potiguar foi colocado em liberdade.

G1/RN


terça-feira, 28 de janeiro de 2020

EVANGELHO DO DIA: (MC 3,31-35) - TERÇA-FEIRA, 28 DE JANEIRO DE 2020


DESTAQUE
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

POSTO DE COMBUSTÍVEL É ASSALTADO EM SOLEDADE


PB-POLICIAL.
Bandidos assaltaram na madrugada da segunda-feira (27), o posto de combustível Eloíse, localizado as margens da BR-230, na Zona Oeste da cidade de Soledade. 
Segundo informações obtidas pela reportagem, dois meliantes armados chegaram ao estabelecimento, renderam o frentista e o levaram para uma loja de conveniência, obrigando-o pegar dinheiro em um local. Em seguida, a dupla fugiu tomando rumo ignorado.

O posto já foi alvo de bandidos outras vezes e, recentemente, o proprietário do estabelecimento foi sequestrado quando chegava na sua propriedade, na zona rural. 

Na ocasião, os assaltantes obrigaram-no a voltar a sua residência na cidade, onde também renderam a esposa do empresário e subtraíram uma grande quantidade de dinheiro em espécie de um cofre.
Heleno Lima

SUSPEITO DE MANDAR MATAR PELO MENOS 10 PESSOAS NA BAHIA É PRESO, EM CAMPINA GRANDE


PB-POLICIAL.
Com o homem, foram encontradas duas armas. Uma delas, pertence a um militar da Aeronáutica e a outra foi roubada de uma empresa de vigilância
Um homem de 28 anos suspeito de mandar matar pelo menos 10 pessoas na Bahia foi preso nesta segunda-feira (27), em Campina Grande, no Agreste da Paraíba. Segundo informações da Polícia Civil, ele é integrante de uma organização criminosa que também atua no tráfico de drogas entre os dois estados.

Ele foi preso por meio do cumprimento de um mandado de prisão preventiva, expedido pela Justiça da Bahia. Em Araci, município baiano, ele teria ordenado cerca de uma dezena de mortes.

Com o homem, detido em uma casa no bairro do Catolé, foram encontrados duas armas de fogo, que estavam com sinais de identificação raspados. Uma delas, pertence a um militar da Aeronáutica e a outra foi roubada de uma empresa de vigilância.

Conforme o delegado Luciano Soares, a Polícia Civil da Bahia entrou em contato com a Polícia Civil da Paraíba após descobrir que o foragido estava escondido em Campina Grande.

O suspeito também é réu em dois processos criminais pelo crime de tráfico de drogas e foi preso, anteriormente, pelas Polícias Civil e Federal, com 52 quilos de maconha. Ele permanece detido na Central de Polícia de Campina Grande.

G1 PB

ANA MARIA BRAGA FALA DE TRATAMENTO CONTRA CÂNCER DE PULMÃO


BR-SAÚDE
                           Foto: TV Globo
Ana Maria Braga fala de tratamento contra câncer de pulmão

No Mais Você, Ana Maria Braga dividiu com os telespectadores que está em tratamento contra câncer de pulmão. Ao lado de Louro José, a apresentadora contou que foi diagnosticada com a doença e pediu orações para superar o momento difícil.

"Eu tive dois pequenos cânceres de pulmão no passado. Um foi operado e outro foi tratado com radiocirurgia. Infelizmente fui diagnosticada com outro câncer de pulmão. É um adenocarcinoma. É mais agressivo e não é passível de cirurgia ou radioterapia."

A âncora iniciou as sessões contra o câncer no começo do ano. "No dia 24 de janeiro, recebi o primeiro ciclo de um tratamento que consistiu de uma combinação de quimioterapia com imunoterapia."

Com tratamento a cada 21 dias, Ana Maria pediu apoio dos telespectadores para superar os efeitos colaterais e contou que espera comandar o programa até o começo das suas férias, no dia 7 de fevereiro.

"Eu não tenho dúvida nenhuma que eu vou ganhar mais essa briga, mas queria muito contar com vocês aí do outro lado."

"Quero contar com a sua força, o seu carinho, as suas orações, principalmente, que sempre me ajudaram muito."

Ao final do programa, a apresentadora se manifestou pelas redes sociais e agradeceu todo o carinho que está recebendo:

HACKERS INVADEM SISTEMAS DE PREFEITURAS NO RN E ROUBAM DADOS


RN-POLÍCIA 
whatsapp-image-2020-01-27-at-17.04.59Grande do Norte investiga a invasão de hackers ao sistema interno de pelo menos duas prefeituras do interior do estado: Nova Cruz e Macau. As delegacias dos municípios instauraram inquéritos policiais para apurar o acontecido.

Os dois ataques aconteceram em janeiro deste ano. Em Macau, a prefeitura confirmou que houve roubo de dados e perda de documentos. Em Nova Cruz, apenas as investigações da polícia vão poder dar esse parecer. Os computadores invadidos nos municípios foram desconectados dos sistemas e levados para a perícia.

A invasão mais recente aconteceu em Macau, na região da Costa Branca potiguar. De acordo com a Polícia Civil, o sistema interno de dados da prefeitura foi invadido na quinta-feira passada (23). A Delegacia de Macau registrou o caso e vai abrir inquérito policial.


HOMEM DE 64 ANOS MORRE APÓS SOFRER DESCARGA ELÉTRICA NO QUINTAL DA PRÓPRIA CASA


RN-POLÍCIA
Um homem de 64 anos de idade morreu após sofrer uma descarga elétrica no quintal da casa em que morava, em Mossoró, região Oeste potiguar. O acidente aconteceu na tarde desta segunda-feira (27), na Rua Epitácio Pessoa, bairro Barrocas.
 whatsapp-image-2020-01-27-at-18.29.34
De acordo com a polícia, o homem identificado como Francnaldo Pinto foi até o quintal para realizar reparos em uma instalação elétrica. Havia chovido. Ao entrar em contato com os fios, Francinaldo sofreu uma descarga e morreu logo em seguida.

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte foi acionada e desligou a rede elétrica da rua, para que o cadáver fosse retirado de dentro do imóvel.


Postagem em destaque

BRASIL TEM APENAS UM CASO SUSPEITO DO CORONAVÍRUS

BR-SAÚDE. O Brasil tem, atualmente, apenas um caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19). Trata-se de uma criança de 2 anos de idade...