sábado, 22 de fevereiro de 2020

CEARÁ REGISTRA 88 ASSASSINATOS EM 3 DIAS

CE-POLICIAIS.
O estado do Ceará registrou 88 assassinatos nos últimos três dias. As mortes ocorrem durante uma paralisação realizada por policiais militares em diversos municípios.
 Resultado de imagem para ce imagens policias grevista
O grupo reivindica reajuste salarial para a categoria, que, de acordo com a Constituição, não pode fazer greve. 

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social confirmaram que as 88 mortes ocorreram entre as  0 horas de quarta-feira (19) às 23h59min dessa sexta-feira (21). Os homicídios são registrados como crimes violentos letais intencionais.

De acordo com o órgão, na sexta-feira (21), foram registrados 37 casos, em todo o estado. Os crimes englobam casos de homicídio doloso, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio.R7


ASSALTANTES BATEM MOTO EM CARRO DURANTE PERSEGUIÇÃO NA ZONA SUL DE NATAL E SÃO PRESOS PELA PM; VEJA VÍDEO


RN-POLICIAL.
Bandidos bateram moto em um carro que manobrava para entrar em um estacionamento durante a perseguição na Zona Sul de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Dois homens suspeitos de praticarem assaltos foram presos depois de baterem a moto em que estavam em um carro quando fugiam da Polícia Militar em Nova Descoberta, na Zona Sul de Natal. Com a dupla, os policiais apreenderam um simulacro de arma de fogo, um celular e a motocicleta, que era roubada. A colisão foi filmada por câmeras de segurança.

A perseguição aconteceu na noite desta quinta-feira (20). A PM estava à procura dos dois suspeitos que estavam realizando assaltos nas ruas do bairro de Candelária, na Zona Sul. Os homens foram vistos já em Nova Descoberta pelos policiais militares, que começaram a persegui-los.

Na Avenida Djalma Maranhão, em alta velocidade, os criminosos bateram a moto em um veículo que manobrava para entrar em um estacionamento. Depois do acidente, os bandidos tentaram um fugir. Um deles desceu a rua e o outro, que estava mancando, entrou no estacionamento.

Os dois foram cercados e presos pela polícia. O motorista do automóvel em que a dupla colidiu com a moto não se feriu.

G1/RN

HOMEM É CONDENADO POR ESTUPRAR A PRÓPRIA IRMÃ DE 11 ANOS NO RN

RN-JUSTIÇA.
Casos de estupro contra crianças e adolescentes - foto ilustrativa — Foto: Kemmido/Freepik
Casos de estupro contra crianças e adolescentes
 foto ilustrativa
 Foto: Kemmido/Freepik
Um homem foi condenado pela Justiça estadual do Rio Grande do Norte pelo estupro da sua própria irmão, de 11 anos, no município de São José do Seridó, na região Seridó potiguar. Os crimes aconteceram entre os anos de 2012 e 2013, segundo a Justiça. A pena determinada foi de 15 anos e seis meses de reclusão em regime fechado.

A sentença foi determinada pelo juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, da comarca de Cruzeta. Segundo o processo, o réu aproveitava os momentos em que a mãe da vítima saía de casa, para agarrá-la e tocá-la, chegando a tirar sua roupa e a masturbar-se na frente dela. A sentença é da última quarta-feira (19).

“As pessoas da casa não puderam perceber de imediato o quadro que se desenhava, muito embora a genitora tenha narrado que a presença do réu em determinado cômodo da casa, afastava a presença da vítima. Aliás, restou demonstrado que as investidas se davam quando a genitora e sua companheira não estavam na casa, e que a menina tinha receio de revelar os fatos por temer acontecer algum mal”, afirma o magistrado.

                                                   click para Mais informações »

EXÉRCITO PATRULHA RUAS DA GRANDE FORTALEZA DURANTE PARALISAÇÃO DE PMS

CE-POLICIAL.
Tropas do Exército Brasileiro começam a patrulhar as ruas de Fortaleza e Região Metropolitana da capital cearense nesta sexta-feira (21), 4º dia de motim de policiais militares.
 
A medida é um pedido do governador Camilo Santana (PT). O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) autorizou o emprego dos militares por meio de um decreto de Garantia de Lei e da Ordem publicado na quinta-feira.

O Ceará também recebeu apoio da Força Nacional – unidade comandada pelo Ministério da Justiça e formada por policiais de outros estados.

Desde a noite de terça-feira (18), parte dos PMs do estado cruzou os braços para pressionar por um aumento salarial maior do que o proposto pelo governo. O movimento também tem fechado batalhões – nesta sexta, a unidade de elite na cidade de Sobral foi ocupada por homens encapuzados – e atacado carros oficiais, que têm os pneus esvaziados para não poderem ser utilizadas.

As tropas do Exército que farão o patrulhamento serão formadas por militares de Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, e vão atuar de forma prioritária na capital e cidades da Região Metropolitana. No interior, as forças serão empregadas conforme a demanda.

A expecativa é que o Exército começasse a atuar a partir da tarde desta sexta, mas mas por volta das 10h já havia tropas realizando patrulhamento no Centro de Fortaleza, em ruas próximas do comando da 10ª Região Militar, onde uma reunião definiu os detalhes da operação.


Jair Sampaio.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

BRASIL TEM APENAS UM CASO SUSPEITO DO CORONAVÍRUS


BR-SAÚDE.
O Brasil tem, atualmente, apenas um caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19). Trata-se de uma criança de 2 anos de idade, em São Paulo, considerada suspeita desde ontem (19) por ter um histórico de viagem à China, mas não à Wuhan, o epicentro da contaminação. A informação foi dada por representantes do Ministério da Saúde, na tarde de hoje (20), em Brasília.

O ministério, no entanto, continua atento ao surto ocorrido na China e trabalha com a possibilidade de aumento dos casos suspeitos, principalmente a partir do final de abril, quando as doenças respiratórias começam a aparecer no país.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson de Oliveira, existe uma série de circunstâncias que freiam o aparecimento de vários casos suspeitos, como a quarentena imposta na China, o fato do Brasil estar no verão e não termos voos diretos para aquele país. Mas um aumento não é descartado.

SINAL DA TVU CHEGA A CURRAIS NOVOS


RN-TV
A TV Universitária (TVU/UFRN) acaba de chegar à cidade de Currais Novos e está em fase de testes em Acari. Transmitido pelo canal 58 da Sydi’s TV, primeira TV a cabo do RN e segunda do Brasil – inaugurada em 1992 –, o sinal permite às populações do Seridó acesso a um programação de qualidade e maior proximidade com a Universidade.

O superintendente de Comunicação da UFRN, Sebastião Faustino, destaca que o sinal está sendo enviado para as regiões onde a Universidade atua, aproveitando os canais disponíveis e com capacidade de retransmissão da TV.  “Quando assumimos a Superintendência de Comunicação, a primeira coisa que fizemos foi entrar em contato com a Sydi’s TV para ver a possibilidade de transmitirem nosso sinal. Eles aceitaram, propuseram várias ideias de parceria e concederam o espaço do estúdio para projetos com a Universidade, sempre muito abertamente”, conta.

ASSALTANTES SÃO PRESOS PELA PM APÓS ROUBO EM RESIDÊNCIA NO BOM JARDIM. UM DELES FOI BALEADO NAS PERNAS

RN-POLICIAS.
Dois assaltantes foram presos pela Polícia Militar, na noite deste quinta feira 20 de fevereiro de 2020, após invadirem um casa e praticarem um assalto no Bairro Bom Jardim em Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte.
capa

De acordo com a PM, os dois criminosos presos, um deles baleado, armados de revolveres, chegaram próximo a residência em um carro tipo Saveiro de cor branca com placas de Ceará Mirim RN, deixaram o veículo e seguiram a pé para a casa.

Os dois entraram no imóvel, renderam a família e praticaram o assalto. Quando os elementos deixavam a residência, levando uma certa quantia em dinheiro, foram surpreendidos pelos policiais militares da VTR Santo Antônio que chegaram rápido ao local.

Os dois ao perceber a presença da PM tentaram fugir, mas acabaram sendo alcançados e presos. Cristiano de França Nunes, 33 anos, morador do Conjunto Santa Paula em Ceará Mirim RN, com mandado de prisão em aberto na comarca daquela cidade, foi baleado nas pernas e socorrido pela PM para o Hospital Tarcísio Maia. Após receber alta  será conduzido  ao sistema prisional.

Já o parceiro dele, Ednor Nunes da Silva, 38 anos, residente na Rua Nilo Peçanha, Bairro Bom Jardim em Mossoró, foi preso e conduzido à Delegacia de Plantão da Polícia Civil, para os procedimentos na foram da lei. Com a dupla, os policiais, apreenderam duas armas de fogo, tipo revolveres municiados, o dinheiro roubado e um veículo tipo Saveiro. Segundo a polícia, outros dois homens, que estariam em um carro ônix, dando apoio a Cristiano e Ednor, conseguiram fugir.

FIM DA LINHA


PF PRENDE DONO DA TELEXFREE


BR-POLICIAL
A Polícia Federal comunicou ao Supremo que prendeu ontem Carlos Natanael Wanzeler, alvo de milhares de ações no Brasil pelo esquema de pirâmide financeira da Telexfree.

Ele deverá ser extraditado para os Estados Unidos, uma vez que tem nacionalidade americana e perdeu a brasileira. O empresário foi preso em Búzios.

DEPUTADO CAPITÃO WAGNER REGISTRA B.O CONTRA CID E AFIRMA QUE POLICIAIS AGIRAM EM LEGÍTIMA DEFESA


CE-POLICIAL.
O deputado federal Capitão Wagner (PROS-CE) registrou Boletim de Ocorrência contra o senador Cid Gomes (PDT-CE), que quis entrar no quartal da PM de Sobral com uma retroescavadeira, ontem (19), e foi impedido após receber dois tiros disparados por policiais amotinados.

Segundo Wagner, os grevistas agiram em legítima defesa. “A atitude do senador Cid Gomes em Sobral é lamentável. A gente lamenta pelo estado de saúde dele, espero que se recupere, mas ficou muito claro que o que aconteceu foi uma legítima defesa. Ele ia passar com trator por cima de várias pessoas e houve uma reação legítima para evitar tragédia maior”.
Em tempo
Cid está internado em Sobra, não corre perigo de morte e, talvez, seja transferido para Fortaleza nesta quinta-feira (20).

G1/RN

CAIXA ANUNCIA FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO COM JUROS FIXOS


BR-ECONOMIA.
A Caixa Econômica Federal anunciou hoje (20) o lançamento de uma nova linha de crédito habitacional com taxa fixa. As contratações podem ser feitas a partir de amanhã (21) com juros de 8% a 9,75% ao ano, dependendo do tempo de financiamento e do relacionamento do cliente com o banco.
”Vamos permitir que as pessoas tomem empréstimos por 20 anos, 30 anos, sabendo desde o primeiro dia quanto elas vão pagar”, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, durante cerimônia de lançamento da nova linha de crédito, no Palácio do Planalto.

As condições são válidas para imóveis residenciais novos e usados, com quota de financiamento de até 80% do valor do imóvel. O cliente poderá escolher entre os sistemas de amortização SAC (com parcelas decrescentes), para contratos de até 360 meses, ou Price (parcelas fixas), para financiamento de até 240 meses.

No ano passado, o presidente da Caixa havia adiantado a intenção do banco em adotar o crédito habitacional pré-fixado. Nesta quinta-feira, ele explicou que agora, os clientes têm três opções de contratação: com correção pela Taxa Referencial (TR), definida pelo Banco Central; pela inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA); ou sem correção.
“O que nós queremos oferecer para a sociedade? Opções. Nós não queremos dizer para o cliente o que ele tem que fazer. Então, nós oferecemos o crédito por TR, oferecemos pela inflação, que neste governo está no nível mais baixo, e agora oferecemos sem inflação e sem TR”, disse.

O crédito habitacional com contratos corrigidos pela inflação foi adotada em agosto do ano passado pela Caixa. Nessa modalidade, os juros variam de 2,95% a 4,95%. Já pela TR, as taxas vão de 6,5% a 8,5%.

Durante seu discurso, o presidente Jair Bolsonaro comentou as facilidades atuais do financiamento habitacional. “Quem podia pensar um dia alguém falar em credito imobiliário com taxa fixa? Meu pai morou em 20 imóveis de aluguel. Não precisa falar que ficou inadimplente para mudar tanto assim. Hoje em dia não teria esse problema”, brincou.

Para o ministro da Economia, Paulo Guedes, medidas como as anunciadas hoje pela Caixa mostram que o governo está democratizando o acesso ao crédito, ao incluir “os brasileiros das camadas mais humildes” no financiamento imobiliário. E isso só é possível, segundo ele, porque as reformas estruturantes que estão sendo implementadas estão permitindo que os juros desçam e a economia comece a girar. Hoje, a taxa básica de juros, a Selic, está em 4,25% ao ano, o menor nível da história.

“Quando fazemos política econômica estamos pensando em todos os brasileiros e particularmente nos mais humildes. O modelo antigo, com juros lá em cima, transformava os empresários, os empreendedores brasileiros, em rentistas, em vez de fazerem investimentos e criarem empregos. E justamente as famílias mais humildes, empregadas domésticas inclusive, a quem eu peço desculpa se puder ter ofendido, dizendo que a mãe do meu pai foi empregada doméstica. Qual o problema de fazer uma referência como essa, mostrando que os preços estão empurrando a população em direções equivocadas? Um Brasil cheio de belezas naturais e as pessoas pensando em não viajar para o Nordeste, por exemplo, porque estava 50% mais caro ir para o Nordeste brasileiro do que ir para o exterior”, disse Guedes.
A fala do ministro foi uma referência ao discurso que ele fez na semana passada dizendo que o dólar mais alto desestimula a viagem de brasileiros ao exterior. Na ocasião, ele aconselhou os turistas que deixem de ir para outros países todos os anos e conheçam mais o Brasil.
Sistema de poupança e empréstimos
Em 2019, a Caixa concedeu R$ 26,6 bilhões em crédito imobiliário pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE), que têm recursos captados, principalmente, dos depósitos de poupança pelos bancos e outras instituições financeiras. Os clientes podem fazer simulações e saber mais sobre as modalidades de financiamento no site da Caixa.

POLÍCIA REGISTRA ASSASSINATOS EM UMARIZAL E UPANEMA NA REGIÃO OESTE DO RIO GRANDE DO NORTE


RN-POLICIAL.
A Polícia Militar, registrou mais dois assassinatos na região Oeste do Rio Grande do Norte, nas últimas 12 horas. Os crimes ocorreram em Umarizal e Upanema, onde as vítimas foram executadas a bala na zona rural dos municípios.
Em Umarizal, Carlos Alves de Lima da Silva, o “Juninho de Tuté”, foi morto por volta das 21h00min desta quarta feira 19 de fevereiro, no Sítio Remédio dos Tutés. Segundo a PM, vários elementos armados invadiram a residência da vítima e o executaram no interior da residencia.
Não há informações sobre a motivação do crime. De acordo com a Polícia Militar, a vítima não tinha passagem pelo sistema prisional, mas era investigado por ter fugido de uma abordagem policial e deixado no local uma motocicleta com queixa de roubo. Juninho também era suspeito de participar de assaltos e crimes de pistolagem na região.
Em Upanema o crime aconteceu na madrugada desta quinta feira 20 de fevereiro, na Comunidade de Mirandas, zona rural daquela município, onde foi vítima Ricélio de Castro Oliveira, 31 anos de idade. A vítima foi morta a tiros enquanto dormia na casa da mãe.
A Polícia ainda não sabe qual teria sido a motivação para o crime, mas informou que que Ricélio havia sido preso no início desse ano, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas, mas já estava em liberdade.
Os corpos foram examinados nas unidades do Itep de Mossoró e Pau dos Ferros e já liberados para os familiares. As investigações dos crimes ficarão a cargo da Polícia Civil. Até o momento nenhum suspeito foi preso.
Fim da Linha

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

PLANO OPERACIONAL DO CARNAVAL NO RN TERÁ 10 MIL AGENTES DE SEGURANÇA


RN-POLÍCIA
O plano operacional para o carnaval 2020 no Rio Grande do Norte terá 10 mil agentes de segurança pagos com diárias operacionais, totalizando R$ 3 milhões em diárias.

O planejamento da operação foi apresentado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) nesta quarta-feira (19). Além da Sesed, a Secretaria de […]

PRF PRENDE DOIS HOMENS NA BR 101 APÓS FUGIREM DA FISCALIZAÇÃO


RN-POLICIAL.
Em São José de Mipibu/RN, no km 118 da BR 101, às 23 h desta quarta-feira (19) foram presos dois homens e apreendido uma arma. 

Uma equipe realizava fiscalização, quando deram ordem de para ao condutor de um POLO.

 Este não atendeu e empreendeu fuga. Houve o acompanhamento e, depois de alguns quilômetros, aconteceu a […]



POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS EM MACAÍBA

RN-POLICIAL.
Policiais civis da Delegacia Municipal de Macaíba prenderam em flagrante, na tarde desta terça-feira (18), José Erinaldo da Silva, conhecido como “Okaida”, 27 anos, Veja fotos abaixo. Ele foi preso pela suspeita da prática do crime de tráfico de drogas, na região conhecida como “Bosque”, localizada em Macaíba.

Fonte: Blog Jair Sampaio
De acordo com investigações, José Erinaldo estaria comercializando drogas no Parque Vilage, também conhecido como “Bosque”. Ainda segundo informações, as drogas pertenciam a um adolescente identificado como “Jonathan” ou “Chupetinha”. Durante as diligências, foi constatada a presença do suspeito no local, em companhia de um adolescente.

Foram apreendidas duas munições de arma de fogo calibre .32, 16 porções de maconha e 27 porções de crack, além de dinheiro e um ciclomotor. José Erinaldo foi preso em flagrante e autuado pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo e munições, e corrupção de menores, enquanto o adolescente foi autuado por ato infracional e entregue a um responsável legal.

José Erinaldo já havia sido preso uma vez em 2019 por tráfico de drogas, no bairro Alto da Raiz, em Macaíba. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. A Polícia Civil pede para que a população continue enviando informações de forma anônima, através do disque denúncia 181.


ACUSADO DE ASSALTAR MERCADINHO FOI PRESO EM CURRAIS NOVOS


Fonte. BLOG CN POLÍCIA:
Por volta das 15 horas dessa quarta-feira 19, um roubo foi registrado em um mercadinho localizado no bairro Paizinho Maria em Currais Novos, onde um indivíduo supostamente armado de pistola, rendeu a funcionária e roubou uma pequena quantia em dinheiro.

A Polícia Militar foi acionada, rapidamente deslocou três viaturas para o local e 10 minutos após o roubo um suspeito foi preso, um simulacro de pistola apreendido junto com uma pequena quantia em dinheiro.

O indivíduo preso foi identificado como José Ítalo Souza da Silva, 26 Anos, residente naquele bairro, que nega participação no crime, mas foi reconhecido por testemunhas. O mesmo foi conduzido à delegacia junto com o material apreendido para os procedimentos de flagrante.
Da Redação

VÂNDALOS ESTÃO ATIRANDO PEDRAS EM VEÍCULOS PRÓXIMO AO TREVO NA SAÍDA DE CURRAIS NOVOS PARA SÃO VICENTE

RN-POLICIAL.
Por volta das 20 horas dessa quarta-feira, 19, um táxi que saiu de Natal com sentido a Tenente Laurentino Cruz foi atingido por uma pedra arremessada por bandidos, assim que passou no trevo que liga Currais Novos a São Vicente, próximo a empresa Siena. Outros motoristas também acionaram a polícia através do 190 relatando que  foram vítimas.

O condutor do táxi acelerou e não viu quem seria o acusado ou acusados. A Polícia Militar deslocou duas viaturas para o local, porém os meliantes não foram encontrados. Duas jovens que seguiam no táxi ficaram levemente feridas por estilhaços de vidro. Qualquer informação que ajude a identificar esses delinquentes pode repassar para 190.

DA REDAÇÃO / BLOG CN POLÍCIA:





quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

PRESIDENTE DA CÂMARA DE CURRAIS NOVOS TEM DIREITOS POLÍTICOS SUSPENSOS


RN-JUSTIÇA.
Foi publicado no Diário Oficial da manhã, desta terça feira, dia 18, uma condenação de 6 (seis) meses de detenção e mais a suspensão dos direitos políticos do Presidente da Câmara de Currais Novos, Vereador João José da silva Neto, a condenação se deu por injúria.

A prisão foi transformada em pena restritiva de prestação pecuniária. Foi concedido ao Réu o direto de recorrer em liberdade. Caso essa decisão se mantenha o sonho de uma possível candidatura a prefeito ou mesmo a reeleição ao legislativo não mais acontecera.

Lei a decisão  a decisão judicial


JUIZADO DO TRÂNSITO DO RN REALIZOU MAIS DE MIL ACORDOS EM 2019


RN-GERAL
sfjtyjdrj
O Juizado Móvel de Trânsito, unidade dos Juizados Especiais do Rio Grande do Norte, registrou a marca de 1.052 acordos realizados durante o ano de 2019, com uma taxa de 85,43% de resolutividade nas 1.225 audiências feitas em ocorrências de trânsito atendidas por suas unidades móveis. Em valores, mais de R$ 2,3 milhões foram negociados nos acordos homologados.

A coordenadora da unidade, a servidora Kátia Seabra, aponta que durante o ano de 2019 houve um aumento de 37% no número de audiências externas realizadas e de 44% de acordos no local do acidente, em relação à média dos últimos 10 anos de atendimento.

Em funcionamento há 11 anos e nove meses, a Unidade Móvel passou a contabilizar seus dados a partir de 2010. Desde então, o serviço registra uma média de 83% de acordos firmados nas audiências de conciliação realizadas no local do acidente. Foram computados 7.291 acordos em um total de 8.831 audiências externas realizadas, com R$ 14 milhões negociados.

Como funciona

Ao ser acionada, a Unidade Móvel de Trânsito se dirige até o local da ocorrência e com auxílio de um policial militar é feito um Boletim de Ocorrência, o qual aponta a causa e os responsáveis pelo acidente. Logo em seguida, um dos conciliadores do TJRN realiza audiência de conciliação, onde se busca a mais rápida e viável solução para o problema gerado pelo acidente, e o consequente acordo entre as partes.

Se a conciliação alcança êxito, é lavrado o Termo de Acordo, que lido e assinado será posteriormente homologado pelo juiz titular da Vara. Depois disso é só aguardar o cumprimento dos termos do acordo para daí promover o arquivamento do processo. Não havendo acordo, a parte que desejar terá a oportunidade de ajuizar a ação respectiva, que seguirá o seu rito normal.

O serviço funciona em regime de plantão, das 7h às 19h, de segunda-feira a sábado e feriados. O acionamento da Unidade Móvel de Trânsito pode ser feito por meio do telefone do CIOSP (190) ou da STTU (156) ou da secretaria da unidade (apenas entre 8h e 17h) por meio do número 3616-6653.

IMPRENSA SERIDOENSE DE LUTO.

Por Chagas Silva.
RN-SAÚDE.
Resultado de imagem para FOTOS DO radialista e jornalista alves
Morre, em Currais Novos, o comunicador R. Alves
A comunicação currais-novense chora  a morte do comunicador e empresário R.ALVES, ocorrida na noite desta terça-feira, dia 18, o idealizador do Estudo de Gravação ERA do Jornal A Notícia, e da Web Radio ERA.  

R. Alves, era conhecido em todo o Estado, e morreu no Hospital Regional Mariano Coelho, de Currais Novos, em decorrência de um problema renal.
R. ALVES além de ser comunicador, também era empresário, escritor e compositor, foi criador de programas que marcaram os anos de ouro da radiofonia potiguar.
Dono de uma voz marcante e inconfundível, R. Alves não atuava mais no rádio, mas continuava produzindo o impresso A Notícia.

A pouco menos de um ano R.ALVES teve uma grande perca que foi a morte de seu filho Diógenes Alves.

Que o bom Deus ti dê o Descace eterno amigo

BOLSONARO DÁ POSSE A BRAGA NETTO NA CASA CIVIL E ONYX LORENZONI NO MINISTÉRIO DA CIDADANIA

BR-POLITICA.
A solenidade aconteceu na tarde desta terça-feira (18) e também marcou a posse de Onyx Lorenzoni no Ministério da Cidadania, em substituição a Osmar Terra, que reassumiu seu mandato de deputado federal pelo Rio Grande do Sul. Em seu discurso, dirigindo-se diretamente à Braga Netto, o presidente reafirmou que a principal missão do novo ministro será a coordenação das demais pastas e programas do governo.
Ele também elogiou o trabalho do general à frente do Estado Maior do Exército.”O senhor acaba de deixar a chefia do Estado Maior do Exército, uma missão difícil, e só quem tem liderança pode exercê-la. Agora, o senhor ocupa a chefia da Casa Civil, semelhante à chefia do Estado Maior do Exército. Coordenará e me auxiliará, e muito, no contato com os ministros e na solução dos problemas que vão se apresentar para nós”, afirmou.
Aos 66 anos de idade, Braga Netto é general do Exército Brasileiro e ocupou importantes funções militares. Em julho de 2016, foi nomeado Comandante Militar do Leste, um dos oito comandos nacionais do Exército, com sede no Rio de Janeiro. Em 2018, ficou nacionalmente conhecido após ser nomeado, pelo então presidente Michel Temer, como interventor federal na segurança pública do estado do Rio de Janeiro, cargo que exerceu até o final do mesmo ano, durante a vigência da intervenção.
“Espero corresponder aos anseios do senhor e da nação brasileira. Não me faltarão empenho, dedicação, lealdade e abnegação de contribuir para o crescimento do país”, afirmou Braga Netto, em breve discurso.
No Ministério da Cidadania, Onyx Lorenxoni vai comandar as principais políticas sociais do governo federal, incluindo o programa Bolsa Família, que está em processo de reformulação pela atual gestão. Em seu discurso de posse, o ministro disse que pretende seguir o trabalho do antecessor e buscar a redução das desigualdades.
“Parto para um novo desafio, uma nova missão. Seguir o trabalho iniciado por Osmar Terra, com amor pelo seu semelhante, na luta incansável para a redução das desigualdades e da atenção àqueles que realmente precisam. No time Bolsonaro, a gente pode trocar de número, mas a camiseta é sempre a mesma, apaixonadamente verde e amarela”, afirmou.
Jair Bolsonaro ainda disse, durante a solenidade, que as autoridades de todos 


VÍDEO: POLÍCIA CIVIL PRENDE AUTOR DO PRIMEIRO HOMICÍDIO DE 2019 EM MACAÍBA

RN-POLICIAL.
Policiais civis da Delegacia Municipal de Macaíba deram cumprimento, na manhã desta terça-feira (18), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de Marcel Bruno Guedes Pereira, mais conhecido como “Bruno Espiga”, 31 anos, pela suspeita da prática do crime de homicídio qualificado. Ele foi preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Parnamirim


O crime, que vitimou Diego Renato Linhares da Silva, mais conhecido como “Pombão”, 29 anos, foi cometido na manhã do dia 6 de janeiro de 2019, em via pública, na praça Chico do Sebo, no bairro do Centro, no município de Macaíba. Ainda na investigação, as imagens de vídeo colhidas permitiram a identificação do veículo e constatou-se que o mesmo pertence ao suspeito Marcel Bruno. O mandado de prisão foi expedido pela Comarca de Macaíba.
Ele permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181 ou por meio do telefone da DM de Macaíba: (84) 98114 – 4042.

Fonte: secretaria de comunicação social da polícia civil/RN – SECOMS

JUIZADO DO TRÂNSITO DO RN REALIZOU MAIS DE MIL ACORDOS EM 2019


RN-GERAL
sfjtyjdrj
O Juizado Móvel de Trânsito, unidade dos Juizados Especiais do Rio Grande do Norte, registrou a marca de 1.052 acordos realizados durante o ano de 2019, com uma taxa de 85,43% de resolutividade nas 1.225 audiências feitas em ocorrências de trânsito atendidas por suas unidades móveis. Em valores, mais de R$ 2,3 milhões foram negociados nos acordos homologados.

A coordenadora da unidade, a servidora Kátia Seabra, aponta que durante o ano de 2019 houve um aumento de 37% no número de audiências externas realizadas e de 44% de acordos no local do acidente, em relação à média dos últimos 10 anos de atendimento.

Em funcionamento há 11 anos e nove meses, a Unidade Móvel passou a contabilizar seus dados a partir de 2010. Desde então, o serviço registra uma média de 83% de acordos firmados nas audiências de conciliação realizadas no local do acidente. Foram computados 7.291 acordos em um total de 8.831 audiências externas realizadas, com R$ 14 milhões negociados.

Como funciona

Ao ser acionada, a Unidade Móvel de Trânsito se dirige até o local da ocorrência e com auxílio de um policial militar é feito um Boletim de Ocorrência, o qual aponta a causa e os responsáveis pelo acidente. Logo em seguida, um dos conciliadores do TJRN realiza audiência de conciliação, onde se busca a mais rápida e viável solução para o problema gerado pelo acidente, e o consequente acordo entre as partes.

Se a conciliação alcança êxito, é lavrado o Termo de Acordo, que lido e assinado será posteriormente homologado pelo juiz titular da Vara. Depois disso é só aguardar o cumprimento dos termos do acordo para daí promover o arquivamento do processo. Não havendo acordo, a parte que desejar terá a oportunidade de ajuizar a ação respectiva, que seguirá o seu rito normal.

O serviço funciona em regime de plantão, das 7h às 19h, de segunda-feira a sábado e feriados. O acionamento da Unidade Móvel de Trânsito pode ser feito por meio do telefone do CIOSP (190) ou da STTU (156) ou da secretaria da unidade (apenas entre 8h e 17h) por meio do número 3616-6653.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

FESTA DE SUPOSTOS MEMBROS DE FACÇÃO CRIMINOSA TERMINA COM 31 PESSOAS EM DELEGACIA DE NATAL


RN-POLICIAL.

Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar, prenderam seis pessoas em uma festa realizada por suspeitos de integrarem facção criminosa, no município de Santa Maria, na madrugada desta terça-feira (18).

A ação aconteceu após recebimento de uma denúncia sobre a realização de uma festa de aniversário de um homem suspeito de ser chefe de uma facção criminosa. Os policiais se dirigiram ao local e conduziram 31 pessoas à Delegacia de Plantão.

Entre os conduzidos, estavam 21 homens e dez deles com passagem pela polícia, e dez mulheres, sendo quatro com passagem pela polícia. Foram apreendidos com os suspeitos uma pistola calibre 380, munições, drogas para consumo, diversas cédulas queimadas e 11 veículos.
Jair Sampaio

EDP RENOVÁVEIS RECEBE LICENÇAS PARA NOVOS INVESTIMENTOS EM ENERGIA EÓLICA NO ESTADO DO RN


RN-GERAL
EDPR_Lavello_IT 

A empresa EDP Renováveis recebeu do governo do estado nesta quinta-feira (13),  as licenças para a instalação de uma nova linha de transmissão de energia eólica no Rio Grande do Norte.

O pacote de licenças para o projeto Santa Rosa e Mundo Novo que foi liberado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) integra um investimento, que supera o R$ 1 bilhão, que a empresa de origem portuguesa fará no estado para a instalação de parques eólicos até 2022.

A linha de transmissão de energia terá pouco mais de 50 km, cruzando as cidades de Santa Cruz, Sítio Novo, Barcelona e São Tomé. Na próxima semana, segundo o diretor técnico do Idema, será entregue mais um pacote de licenças, desta vez relacionado ao projeto Aventura.

A empresa, que já conta com oito parques eólicos em operação em solo potiguar, está investindo para construir mais 20 parques, com um potencial de gerar 940 MW (megawatts).

A estimativa da empresa é que os investimentos que envolvem novos parques eólicos e linhas de transmissão gerem mais de 2500 empregos diretos durante a fase de instalação.  Estimasse que pelo menos 20% destes empregos sejam ocupados por pessoas que vivam no entorno dos empreendimentos.

NO RIO GRANDE DO NORTE, 129 MUNICÍPIOS NÃO TÊM AGÊNCIAS BANCÁRIAS


RN-CIDADES.
Os dias de recebimento de aposentadoria e salário são sempre mais corridos para Eduardo Guedes, farmacêutico e proprietário de uma das duas farmácias na pequena cidade de Lagoa D'anta, região Agreste do Rio Grande do Norte. Ao chegar para abrir o estabelecimento de manhã cedo nesses dias, costuma se deparar com uma fila formada ainda durante a madrugada numa corrida pelo saque – que se encerra na hora em que o dinheiro acaba no caixa. É que, sem caixas eletrônicos e agências bancárias na cidade, a farmácia de Eduardo é um dos poucos estabelecimentos locais em que a população consegue realizar o serviço.
No Rio Grande do Norte, 129 municípios (77% do total) não têm agência bancária. Desse total, 82 cidades possuem apenas postos de atendimento; dois municípios possuem somente caixas eletrônicos e 45 municípios não possuem agência, posto de atendimento e nem caixa eletrônico. As estatísticas são do Banco Central do Brasil fornecidas à TRIBUNA DO NORTE. Lagoa D'anta, com 6,2 mil habitantes e a 100 quilômetros de Natal, está nesse último grupo.
O município, que tem limites com as cidades de Nova Cruz, Passa e Fica, São José do Campestre e Santo Antônio, atualmente, é o único entre essas que não possui sequer um caixa eletrônico ou Correios. O único modo de sacar dinheiro é através de correspondentes bancários. "Nem os carros fortes vem para cá porque os bancos consideram uma despesa muito grande", relata Eduardo Guedes.
A situação dos lagoa-dantenses, como é chamada a população da cidade, se agravou há cerca de três anos, quando a agência do Correios local foi assaltada e deixou de operar com dinheiro. Serviço bancário mesmo existiu até os anos 1990, através de uma agência do Banco Econômico, que encerrou as atividades em 1995. Somente a farmácia de Eduardo, um mercado e uma casa lotérica fazem o serviço de saque nos dias atuais.
Em quatro anos, o número de municípios sem nenhum serviço bancário no Rio Grande do Norte aumentou em 10, saindo de 35, no ano de 2015, para 45, no ano passado.Em dezembro de 2019, 378 municípios do Brasil se encontravam nessa situação, 78 a mais que em 2015. No Estado, o número de cidades com agências caiu de 54, no ano de 2015, para 38, em 2019.
Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), entidade que reúne os grandes bancos do país, a redução faz parte da estratégia comercial das instituições e é provocada principalmente pela digitalização dos serviços. Os assaltos a agências e bancos em cidades pequenas, com baixo aparato policial, também é outra razão para os fechamentos.
Apesar do serviço de saque ainda existir por meio dos correspondentes, os locais não têm estrutura bancária. Além disso, realizar um saque depende do quanto o correspondente possui no caixa. Se estiver vazio, é preciso esperar um boleto ser pago e entrar dinheiro. O processo pode render horas a mais de espera.
Essas limitações tornam a falta do banco um problema econômico. Para não enfrentar as longas filas e o risco de não conseguir sacar, ou sacar mais tarde do que o planejado, funcionários públicos aposentados costumam recorrer às cidades vizinhas para realizar o serviço, como Nova Cruz, distante 29 km, ou Goianinha, a 66 km. Como consequência, acabam gastando o dinheiro também nessas cidades. "A pessoa que está lá acaba comprando uma feira, com um almoço, porque passa o dia lá", explica Cristovão Campos, chefe de gabinete da prefeita Taianni Lopes.
"Atrapalha muito o crescimento da cidade porque o dinheiro não fica aqui. Lagoa D'anta já é 'o fim da linha', porque não é passagem para cidade nenhuma, e sem banco fica mais isolada ainda", complementa.
Uma das tentativas de reter o dinheiro na cidade, feita pelos comerciantes privados, é pagar os funcionários em espécie – o que também evita que eles se desloquem a outra cidade e percam um dia de trabalho. A maioria que necessita dos serviços bancários são funcionários públicos e aposentados.
A outra solução são as maquininhas de cartão, que se popularizaram nos últimos três anos. Praticamente todos os estabelecimentos de Lagoa D'anta possuem uma. "É assim que eu faço o dinheiro ficar aqui. Tento passar tudo no débito para não ter que me deslocar em outra cidade. Quase todo lugar hoje tem uma maquininha", conta Poliana Corsino, funcionária da prefeitura. Ouvindo a fala da colega de trabalho, Cristovão complementa: "Senão fica uma situação desconfortável".
2015
54 municípios com agência
113 municípios não tinham agência bancária
- 76 municípios possuem apenas postos de atendimento
- 2 municípios possuem somente caixas eletrônicos
- 35 municípios não possuem agência, posto de atendimento e nem caixa eletrônico
2016
48 municípios com agência
119 municípios não tinham agência bancária
- 72 municípios possuem apenas postos de atendimento
- 2 municípios possuem somente caixas eletrônicos
- 45 municípios não possuem agência, posto de atendimento e nem caixa eletrônico
2017
43 municípios com agência
124 municípios não tinham agência bancária
- 77 municípios possuem apenas postos de atendimento
- 2 municípios possuem somente caixas eletrônicos
- 45 municípios não possuem agência, posto de atendimento e nem caixa eletrônico
2018
40 municípios com agência
127 municípios não tinham agência bancária
- 79 municípios possuem apenas postos de atendimento
- 2 municípios possuem somente caixas eletrônicos
- 46 municípios não possuem agência, posto de atendimento e nem caixa eletrônico
2019
38 municípios com agência
129 municípios não tinham agência bancária
- 82 municípios possuem apenas postos de atendimento
- 2 municípios possuem somente caixas eletrônicos
- 45 municípios não possuem agência, posto de atendimento e nem caixa eletrônico
Bancos com atuação no RN
Banco do Brasil
Caixa Econômica Federal
Banco do Nordeste
Banco Safra
Itaú Unibanco
Bradesco

Postagem em destaque

IDENTIFICADA A VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 226 EM CURRAIS NOVOS

RN-TRANSITO. O Jovem Fábio Henrique Silva, 29 anos que residia em Natal foi identificado como sendo a vítima do acidente fatal ocorrido na...