sábado, 21 de março de 2020

CASOS DE CORONAVÍRUS NO BRASIL EM 21 DE MARÇO

RN-SAÚDE


G1 - Secretarias estaduais de saúde contabilizam 1.178 infectados em 26 estados e no DF. Último balanço oficial do Ministério da Saúde aponta 1.128. Roraima registrou os 2 primeiros casos. Já são 18 mortos no Brasil, 15 no estado de SP.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 19h40 deste sábado (21), 1.178 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal. São 18 mortes no Brasil, três no Rio de Janeiro e 15 em São Paulo.

O Ministério da Saúde atualizou os números na tarde deste sábado, informando que o Brasil tem um total de 1.128 casos confirmados de coronavírus e 18 mortes.

Roraima registrou os dois primeiros casos na noite deste sábado, último estado a ter casos confirmados no país.

No Distrito Federal, o número de casos de infectados foi de 87 para 108. Em Santa Catarina, o número saltou de 40 para 51. O Mato Grosso confirmou seu 2º caso, assim como o Tocantins.


No Rio Grande do Sul, mais cinco casos foram confirmados neste sábado. No Paraná, o número subiu para 43 casos.

MENINO PARAGUAIO DE 6 ANOS ESTÁ INTERNADO EM ISOLAMENTO EM HOSPITAL INFANTIL DE NATAL COM SUSPEITA DE CORONAVÍRUS RN-SAÚDE.

RN-SAÚDE.
Hospital Maria Alice Fernandes — Foto: Tribuna do Norte
Um menino de 6 anos de idade está em isolamento no Hospital Maria Alice Fernandes com suspeito de coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o a criança é paraguaia e está na companhia dos pais. A família aguarda o resultado do exame para o Covid-19, que foram enviados no último dia 17 de março para o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará.

Ainda segundo a Sesap, a criança está internada porque não possui domicílio na cidade para realizar o isolamento.

Acompanhe as notícias sobre coronavírus no RN em tempo real

Veja mudanças no funcionamento de órgãos públicos e outros serviços no RN

“A direção do hospital esclarece ainda que a primeira coleta de exames foi feita no dia 12 de março à noite e entregue ao Lacen-RN no dia 13 de março. Após os resultados darem negativos para outros vírus respiratórios e, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a amostra foi enviada ao IEC no dia 17, com expectativa de entrega de resultados dentro de 7 dias após o envio”, informou a Sesap.

Casos confirmados no RN

O Rio Grande do Norte tem 6 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública. Cinco deles em Natal e um em Parnamirim. Os casos conrfimados são:

paciente com 24 anos, do sexo feminino, com histórico de viagem à Europa (França, Itália e Áustria).

paciente com 31 anos, do sexo masculino, de Parnamirim, com histórico de viagem a Fortaleza e que teve contato com estrangeiros. Ele passa bem e está seguindo as recomendações de isolamento preconizadas;

paciente de 30 anos, do sexo masculino, de Natal, com histórico de contato com caso suspeito por Covid-19;

paciente com histórico de contato com caso suspeito, de 49 anos, do sexo feminino, de Natal;

paciente com histórico de viagem ao Rio de Janeiro e Santa Catarina, de 37 anos do sexo feminino, de Natal;

paciente do sexo masculino, de 70 anos, de Natal, com histórico de contato com caso suspeito. Ao apresentar sintomas realizou exame em laboratório privado e o resultado foi notificado nesta sexta-feira (20) à equipe de epidemiologia do município de Natal. O paciente vem cumprindo as recomendações de isolamento desde que passou a sentir os sintomas.

G1/RN

CORONAVÍRUS: BOMBEIROS SAEM NAS RUAS PARA ORIENTAR POPULAÇÃO A IR PARA CASA NO INTERIOR DO RN

RN-GERAL.
Corpo de Bombeiros de Caicó, no Seridó potiguar, saiu às ruas para mandar população para casa — Foto: Redes Sociais
Os bombeiros de Caicó, no Seridó potiguar, saíram às ruas neste sábado (21) para conscientizar a população sobre a necessidade do isolamento social para conter a proliferação do novo coronavírus. Um carro da corporação rodou pelo centro da cidade, usando um megafone para orientar as pessoas que fossem para casa.

Acompanhe as notícias sobre coronavírus no RN em tempo real

Veja mudanças no funcionamento de órgãos públicos e outros serviços no RN
Tire dúvidas sobre o coronavírus; G1 responde a 42 perguntas

Guia de isolamento domiciliar: como preparar casa

De acordo com o subcomandante do Corpo de Bombeiros no Seridó, capitão Lima Verde, o trabalho será intensificado em toda a região. Os bombeiros também tiraram dúvidas e informaram às pessoas que é necessário evitar aglomerações.

O capitão Lima Verde também disse que a medida é uma forma de dar cumprimento ao decreto publicado neste sábado (21) pelo Governo do Estado, que diz para que a população adote o isolamento social como forma de prevenção ao vírus.

g1/rn

COVID-19: DEPUTADO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE TESTA POSITIVO PARA O NOVO CORONAVÍRUS.

RN-SAÚDE
Deputado General Girão foi eleito pelo PSL no Rio Grande do Norte — Foto: Câmara Federal

O deputado federal da bancada potiguar general Eliéser Girão (PSL) testou positivo para o novo coronavírus. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do parlamentar através de nota neste sábado (21).

Acompanhe as notícias sobre coronavírus no RN em tempo real
Veja mudanças no funcionamento de órgãos públicos e outros serviços no RN
Tire dúvidas sobre o coronavírus; G1 responde a 42 perguntas
Guia de isolamento domiciliar: como preparar casa
De acordo com o comunicado, o deputado apresenta apenas febre, entre todos os sintomas da doença, contudo fez os exames que confirmaram que foi infectado pelo vírus. Ainda segundo a assessoria, Girão está em isolamento. “Seguindo rigorosamente as recomendações médicas”, diz a nota.

No mesmo comunicado, a assessoria de imprensa orienta que quem teve contato com o parlamentar fique atento aos sintomas e procure auxílio médico em caso de dúvida.

Os deputados federais Cezinha de Madureira (PSD), de São Paulo, Daniel Freitas (PSL), de Santa Catarina, e os senadores Prisco Bezerra (PDT), do Ceará, Davi Alcolumbre (DEM), no Amapá, e Nelsinho Trad (PSD), do Mato Grosso do Sul, também testaram positivo para Covid-19.


G1/RN

COMERCIA DE ACARI TEM FECHADAS PELA POLICIA, POR CONTA DO CORONAS VIRUS

RN-POLICIAL


Por volta das 11h30hs, a policia militar cumprindo determinação superior fechou em Acari/RN, a churrascaria o panelão.


O movimento transcorria normal quando os policias se chegaram e se dirigiram ao proprietário dirigindo que a churrascaria teria que manter as portas fechadas pelo prazo determinado pelo governo, para evitar a propagação do coronas vírus.

sexta-feira, 20 de março de 2020

CENTRAIS DO CIDADÃO FECHADAS NESTA QUINTA E SEXTA-FEIRAS NO RN.

RN-CIDADES.

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) informa que nesta quinta e sexta-feira, dias 19 e 20 de março, todas as unidades do Programa Central do Cidadão no Rio Grande do Norte estarão fechadas.

Na segunda-feira, dia 23, apenas os órgãos DETRAN e ITEP, que funcionam dentro das Centrais, retomam os respectivos serviços, sendo limitados a vinte atendimentos por dia. Os serviços dos demais órgãos permanecerão suspensos.

Tais medidas cumprem recomendações dos Decretos Nº 29.512 (de 13 de março) e Nº 29.524 (de 17 de março), editados pelo Governo do Estado, com vigência de trinta dias, visando a prevenção da transmissão do novo coronavírus.

plantão de notícias

POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO E DE BUSCA E APREENSÃO EM CURRAIS NOVOS

RN-POLÍCIAS
Policiais Civis da Delegacia Municipal de Currais Novos cumpriram, na manhã desta quinta-feira (19), dois (2) Mandados de Prisão e três (3) Mandados de Busca e Apreensão.

Foram cumpridos os Mandados de Prisão Temporária de Márcio Felipe de Medeiros Dantas, cuja casa também havia um Mandado de Busca e Apreensão, assim como Leonardo Silva Mendonça, v. “Léo das Cabras”, este já recluso no PES – Presídio Estadual do Seridó. Ambos são investigados por uma tentativa de homicídio ocorrida no dia 06/03/2020, da qual foi vítima José Nivaldo Batista de Lima, mais conhecido por “Brinquinho”.

Os outros Mandados de Busca e Apreensão foram na casa e estabelecimento comercial de Idamerci de Medeiros, cunhado da vítima, objetivando coletar provas de autoria e motivação do ocorrido.

Na casa de Márcio Felipe de Medeiros, foram encontrados e apreendidos pequena quantidade de droga (maconha) e um aparelho celular, enquanto que na casa de Idamerci foi apreendido um aparelho celular.A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.

Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS


Nesta quinta-feira, o Prefeito Odon Jr esteve reunido com alguns Secretários para discutir sobre o momento atual do Coronavirus e as medidas que foram tomadas por algumas Secretarias Municipais.
“Iremos nos reunir diariamente avaliando a evolução dos casos e as medidas que estarão sendo tomadas pelo Governo Federal e Governo Estadual e ver o que é possível ser implantado no nosso município.”
Hoje a tarde está sendo concluído um Decreto sobre o funcionamento dos serviços de saúde municipal e amanhã serão divulgadas algumas medidas.
“Todo mundo deve estar acompanhando pelo noticiário e as medidas que orientamos é que as pessoas que podem, fiquem em suas casas e diminua sua mobilidade nas ruas nesse período de início de quarentena, façam a higienização adequada com água e sabão ou alcool a 70%, quem viajou para fora do país e para os estados que já estão com grande quantidade de casos, que fique em isolamento domiciliar por pelo menos 14 dias”, ressaltou o prefeito.

quinta-feira, 19 de março de 2020

GOVERNO DO RN PROÍBE EVENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS COM MAIS DE 100 PESSOAS POR CAUSA DO CORONAVÍRUS


RN-SAÚDE.

Um decreto publicado proíbe atividades coletivas, eventos de massa, shows, atividades desportivas, entre outros, com a presença de público superior a 100 pessoas, sejam públicos ou privados, ainda que tenham sido autorizados anteriormente. De acordo com o documento, a desobediência às normas poderá ser considerada crime. Todas as feiras, exposições e eventos promovidos ou apoiados pelo governo e marcados para os próximos 60 dias e que possibilitem aglomeração de pessoas devem ser suspensos.

O Decreto Nº 29.524 foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e dispõe sobre medidas restritivas temporárias para o enfrentamento da Situação de Emergência em Saúde Pública provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19). Ele é assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT) e o titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Cipriano Maia.

COVID 19: SAÚDE MUNICIPAL CRIA CANAL PARA INFORMAÇÕES


RN-SAÚDE. 
A Secretária Municipal de Saúde criou um canal exclusivo para a população poder tirar dúvidas e obter, de forma segura, esclarecimentos e orientações, sobre o novo Coronavírus (Covid 19).

O número é whatsapp e todos poderão mandar mensagens que uma equipe designada pela secretaria estará de prontidão para retornar, o mais breve possível, com os esclarecimentos para população.

CÂMARA TERÁ SÓ EXPEDIENTE INTERNO

RN-SAÚDE

A partir desta quinta-feira (19) até o dia 31 de março, o expediente da câmara municipal de Currais Novos será apenas interno.

Dependendo do avanço da ameaça do Coronavírus, o prazo dessa medida poderá ser prorrogado. 

O Presidente João Neto pediu a compreensão dos que frequentam o legislativo, para a essa limitação, levando em conta a preservação da saúde pública. 

quarta-feira, 18 de março de 2020

AMÉRICA-RN E GLOBO FC JOGAM NESTA QUARTA-FEIRA COM PORTÕES FECHADOS

RN ESPORTES

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol confirmou a mudança de data e horário da partida entre América-RN e Globo FC, pela quarta rodada do returno do Campeonato Potiguar. As duas equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 16h, com portões fechados, na Arena das Dunas, em Natal. Antes, o duelo estava marcado para o dia 25, às 20h.
 ARENA DAS DUNAS

A decisão de realizar o jogo sem torcida é uma medida preventiva tomada pela FNF devido à pandemia do novo coronavírus. A entidade, por sinal, ainda não se manifestou sobre a sequência do Campeonato Potiguar. Outra federações decidiram suspender os estaduais por tempo indeterminado.

OMS RECOMENDA NÃO USAR IBUPROFENO PARA TRATAR COVID-19

BR-SAÚDE
download

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou, nesta terça-feira (17), que as pessoas não usem ibuprofeno para tratar possíveis sintomas de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
“Em casos suspeitos, recomendamos paracetamol, e não ibuprofeno”, declarou um dos porta-vozes da organização, Christian Lindmeier. A orientação serve para casos em que a ingestão dos medicamentos é feita sem orientação médica.


A recomendação da entidade veio depois que o ministro da Saúde francês alertou, no sábado (14), contra o uso da substância, que é encontrada em anti-inflamatórios.

Especialistas ouvidos pelo G1 também não aconselharam o remédio para tratar a Covid-19. As orientações foram feitas depois da publicação de uma pesquisa, na semana passada, sugerindo que pacientes com diabetes e hipertensão que eram tratados com ibuprofeno tinham mais riscos de desenvolver quadros severos da doença.

BISPOS DO RN RECOMENDAM SUSPENSÃO DE PROCISSÕES E QUE IDOSOS ASSISTAM MISSAS DE CASA PARA EVITAR CORONAVÍRUS

RN-GERAL
Suspender procissões e outros eventos, evitar contato físico e mesmo o “abraço da paz” e aumentar as orações, e, aos idosos, assistir missas pela televisão ou outros meios de comunicação. Em uma nota assinada pelos três bispos do Rio Grande do Norte, a Igreja Católica Romana recomendou várias medidas aos fiéis e párocos para prevenir contágio do novo coronavírus, o Covid-19.
 Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo de Natal, celebra missa na Catedral Metropolitana de Natal (arquivo) — Foto: Arquidiocese de Natal/Divulgação
Os líderes maiores da igreja no estado se reuniram nesta segunda-feira (16) em Natal, para avaliar as medidas e consideraram que o momento não é de alarde, mas de cuidados especiais, “Em sintonia com as orientações das autoridades sanitárias do Estado e como medida de precaução”.

“Vamos intensificar a promoção de momentos de oração e preces a Deus, de modo particular, em família e individualmente, para que nos livre deste e de muitos males que atentam contra a vida na sociedade”, dizem na nota o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, o bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos, e Dom Mariano Manzana, bispo de Mossoró.

Nas igrejas com grande afluência de fiéis aumente-se, quando possível, o número de celebrações para evitar aglomerações, orientando respeitar certa distância entre fiéis;
Durante as celebrações, evite-se o contato físico, sobretudo no Pai Nosso e no abraço da paz. A comunhão deve ser recebida na mão;
Não realizar procissões, encontros, assembleias, seminários e outros eventos, remarcando as atividades já previstas;
Na Celebração da Paixão do Senhor, na Sexta-Feira Santa, a adoração da cruz seja feita sem o beijo
Oferecer álcool gel na entrada da igreja;
Os idosos e outras pessoas que fazem parte do grupo de risco para desenvolver formas graves da doença, podem acompanhar as celebrações da liturgia em suas casas, através dos meios de comunicação, até que seja superada a pandemia;
As igrejas devem estar abertas, limpas e bem ventiladas, para as celebrações e atividades religiosas;
Em relação ao Sacramento da Penitência, faz-se necessário ter os devidos cuidados com a proximidade do confessor e do penitente e, na medida do possível, em lugares abertos.

g1/rn

CHUVAS DE ATÉ 150MM FOI REGISTRADA NO SERIDÓ POTUGUAR NAS ÚLTIMAS 24H.

RN-CIDADES.
Chuva no Seridó: Caicó registra até 150 milímetros
 
Barra da Espingarda (Caicó) – 150 mm
Sítio Nova Olinda (Caicó) – 129 mm
Campal da Barra (Caicó) – 127 mm
Umari (Caicó) – 120 mm
Sitio Pitombeira (Caicó) – 80 mm
Sítio Barbosa de Cima (Caicó) – 80 mm
Várzea do Barro (Parelhas) – 80 mm
Paraíba – 80 mm
Riacho da Serra (Caicó) – 80 mm
Bairro Barra Nova – 79,5 mm
Sítio Umbuzeiro (Caicó) – 79 mm
Ouro Branco – 70 mm
Vila 2 do Sabugi (Caicó) – 62 mm
Penedo – 60 mm
Passagem das Trairas – 60 mm
Macambira (Caicó) – 52 mm
Sítio São Francisco (São José do Seridó) – 48 mm
Riacho do Meio (Cruzeta) – 45 mm
Sítio Saquinho (Caicó) – 35 mm
Sítio Santa Cruz (Jardim de Piranhas) – 25 mm
Sítio Mossoró (São João do Sabugi) – 21 mm


Informação: Paulo Jorge (Véi da Capa Preta). Jair Sampaio

VIATURA DO 10º PM DO DESTACAMENTO DE CARNAUBAIS, PEGA FOGO PRÓXIMO AO COLÉGIO MARCOS ALBERTO EM ASSU (VEJA VÍDEO)

RN-POLICIAL
 
Por volta das 17hs; desta terça feira, 17 de março de 2020, uma viatura do 10º BPM, com sede em Assu pega fogo nas proximidades do colégio Marcos Alberto, no conjunto IPE em Assu.

Segundo informações, a viatura pertence ao destacamento da cidade de Carnaubais, possivelmente uma pane elétrica teria ocasionado. “Um cheiro de fumaça e quando o capô do carro foi aberto já tinha fogo, ainda houve a tentativa de apagar as chamas, mais em pouco tempo, tomou conta da viatura”. Disse um popular.

A viatura seguia para Carnaubais e estava em seu interior dois policiais, o Sargento Simplício, um auxiliar e um Sd, carregadores e um celular foram destruídos pelo fogo.
Focoelho

CENTRAIS DO CIDADÃO DO RN REDUZEM ATENDIMENTO EM 50% E MUDAM HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

RN-GERAL.
 As unidades da Central do Cidadão do Rio Grande do Norte vão mudar os horários de funcionamento e também reduzir o número de fichas de atendimento em 50%. O objetivo é evitar aglomeração de pessoas e, assim, tentar diminuir a proliferação do novo coronavírus.

A medida foi confirmada pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) nesta terça-feira (17) e passa a valer a partir da quinta (19). Além dessas mudanças, as Centrais vão adotar também um horário específico para atendimentos de pessoas com idades acima de 60 anos. Será na quarta-feira pela manhã.

Confira as medidas adotadas:

A distribuição de fichas/senhas para atendimentos será reduzida em 50% em todas as unidades, a fim de evitar aglomerações;

Os atendimentos do ITEP nas centrais que dispõem o serviço serão reduzidos igualmente em 50% e realizados exclusivamente mediante agendamento no site;

As unidades sediadas em Natal – Shopping Via Direta (zona sul) e Shopping Estação (zona norte) – funcionarão com horários diferenciados para alguns serviços, sendo atendimentos para ITEP e DETRAN das 9h às 15h e os atendimentos para os demais órgãos das 14h às 20h;

A unidade de Parnamirim funcionará no horário das 8h às 18hs, sendo os atendimentos para ITEP e DETRAN realizados das 8h às 13hs e os atendimentos para os demais órgãos das 12h às 18hs;

A unidade de Caicó funcionará no horário das 7h às 18h, sendo os atendimentos para ITEP e DETRAN realizados das 7h às 13hs e os atendimentos para os demais órgãos das 12h às 18hs;

O turno matutino da quarta-feira será definido como exclusivo para atendimento às pessoas idosas (a partir de 60 anos) em todas as unidades do Programa. No horário da manhã, desde a abertura da unidade até as 14h, somente serão realizados atendimentos para este público. No restante do dia, os atendimentos aos demais públicos transcorrerão normalmente para todos os cidadãos, independente da faixa etária, nas unidades que tenham funcionamento em horário vespertino e/ou noturno;

Demais unidades do Programa mantêm seus horários de funcionamento, respeitando as medidas supracitadas;

Casos excepcionais serão resolvidos junto à gerência da unidade e a Secretaria de Estado da Administração, por meio da Coordenadoria de Atendimento ao Servidor e ao Cidadão;


As medidas valem enquanto permanecer a vigência do Decreto Nº 29.512/2020 do Governo do Estado.

terça-feira, 17 de março de 2020

POR CONTA DO CORONAVÍRUS, SECRETARIA DE SAÚDE DE NATAL SUSPENDE FÉRIAS DE SERVIDORES EM ATÉ 90 DIAS

RN-SAÚDE
Sede da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) — Foto: PMN/Divulgação
Sede da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) — Foto: PMN/Divulgação

O secretário municipal de Saúde (SMS), George Antunes de Oliveira, suspendeu a tramitação dos processos de férias e licenças prêmio dos servidores da pasta. A portaria foi publicada na edição do Diário Oficial do Município

A medida foi adotada em função da pandemia do novo coronavírus e é válida durante "a vigência do estado de emergência em saúde pública ou por decisão discricionária do gestor municipal da pasta".

A portaria engloba os processos atuais e também suspende as férias programadas para os próximos 90 dias.

O Rio Grande do Norte teve o seu primeiro caso confirmado de coronavírus no último dia 12 de março. Nesta segunda-feira (16), de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), são 32 casos suspeitos e 25 descartados

GUEDES ANUNCIA PACOTE DE R$ 147 BILHÕES PARA COMBATER PANDEMIA DE COVID-19

BR-SAÚDE.
 Ministro da Economia, Paulo Guedes, em anúncio de medidas econômicas para enfrentamento ao coronavírus — Foto: Reprodução/GloboNews
O ministro Paulo Guedes (Economia) anunciou que o pacote para combater os impactos causados pela pandemia de covid-19 no Brasil irá injetar R$ 147,3 bilhões na economia nos próximos meses, sendo:

Além da liberação dos recursos, a equipe econômica do governo também decidiu mexer em alguns tributos para mitigar os efeitos da crise. Eis abaixo:

produtos de uso médico-hospitalar – governo vai reduzir a zero as alíquotas de importação para produtos desse tipo (até o fim do ano);
IPI – desoneração temporária do imposto para bens importados listados que sejam necessários ao combate à covid-19.

PREFEITURA ABRE CONCURSO COM SALÁRIOS DE ATÉ R$ 8 MIL

PB-ECONOMIA
Inscrições podem ser feitas na sede da Prefeitura Municipal de Poço Dantas, ou através do site da organizadora do concurso

Estão abertas as inscrições para o concurso da prefeitura de Poço Dantas, no Sertão da Paraíba. O edital do concurso foi divulgado nesta segunda-feira (16) e estão sendo oferecidas 20 vagas para todos os níveis de escolaridade, com salários que variam entre R$ 1.045 e R$ 8 mil. As provas estão previstas para acontecer no dia 17 de maio.

De acordo com o edital do concurso, as vinte vagas estão sendo distribuídas para 12 cargos disponíveis, sendo o de motorista o que contempla mais vagas, cinco. Também existem vagas para médicos, enfermeiros, professores de inglês, assistente social, dentre outros.

As inscrições podem ser feitas na sede da Prefeitura Municipal de Poço Dantas, ou através do site da organizadora do concurso. Existem três faixas de inscrição, para nível fundamental, médio e superior, com valores que variam entre R$ 60 e R$ 100.

Portal Correio

ATRIZ FERNANDA PAES LEME É DIAGNOSTICADA COM O NOVO CORONAVÍRUS


RN-SAÚDE.
 
Fernanda Paes Leme confirmou que foi infectada pelo novo coronavírus, após receber o resultado positivo do teste na manhã desta segunda-feira, 16. A atriz foi uma das pessoas que foram ao casamento de Marcela Minelli, irmã de Gabriela Pugliesi, em 7 de março, na cidade de Itacaré, no sul da Bahia.

A cerimônia milionária ficou conhecida como um foco de disseminação da doença. “Vocês acompanharam meus dias em quarentena, isolada em casa, por estar com suspeita de ter sido infectada pelo coronavírus durante um evento no fim de semana passado. 

Fiz o teste e hoje recebi a resposta. Positivo”, escreveu ela no Twitter, após sentir febre nos últimos dias, um dos sintomas da doença. “Agora vou continuar meu tratamento e tudo vai se acertar. Me sinto forte e disposta, apesar de tudo. Mas essa doença é um grande risco, principalmente para pessoas de mais idade”, revelou.

PREVISÃO DA SEMANA É DE CÉU PARCIALMENTE NUBLADO EM TODO O RN COM PANCADAS DE CHUVAS EM TODAS AS REGIÕES

RN-GERAL.


A previsão da semana é de céu parcialmente nublado em todo o Estado com pancadas de chuvas em todas as regiões. Para quarta-feira (19), Dia de São José-  data especial para o sertanejo que crê que se a chuva acontecer haverá boa colheita e fartura no ano, a previsão é de parcialmente nublado a claro em todo o Estado com pancadas de chuvas em todas as Regiões.

As temperaturas devem variar nesta semana entre 23oC e 29oC, na capital e no interior, nas regiões serranas, variarão entre a 20oC e acima de 33oC. O chefe da Unidade, Gilmar Bristot explica que devido a ocorrência das chuvas, os dias tem se apresentado com maior quantidade de nuvens e predominantemente nublados. “Isso tem diminuído a incidência de radiação solar e esquentado menos a superfície, influenciando numa diminuição da temperatura em todas as regiões do Estado”, comentou.

QUADRILHA INVADE CASA NA ZONA RURAL DE ACARÍ, RENDE FAMÍLIA, MATA ANIMAIS E ROUBA PERTENCES DOS MORADORES

RN-POLICIAL.
.
Um crime chamou a atenção dos policiais na madrugada deste para domingo, (15), no Sítio Salgadinho, município de Acari.

Quando moradores relataram que uma quadrilha armada, com cerca de 06 homens, invadiram uma residencia, confinaram uma família dentro de casa, e mataram um boi e uma vaca e roubaram toda a carne dos animais, deixando para trás, apenas as carcaças.

Os moradores acreditam que os bandidos estavam em carros pequenos e um deles estava de cara limpa, todos os demais, estavam com os rostos cobertos.

Até o presente momento não se tem informações dos criminosos que ainda levaram celular, dinheiro, relógios e alianças das vítimas.


PM MANTÉM ORDEM NO TRÂNSITO EM CIDADE SERIDOENSE MESMO SEM A PRESENÇA DA PRE

RN-TRANSITO.
Sob o comando do 3º BPM, com sede em Currais Novos, que te à frente o competente Major Moacir, o destacamento da PM na cidade de Cerro Corá, sob o comando do Sgtº. Brazão, impõe autoridade, e mesmo sem a presença da PRE - Polícia Rodoviária Estadual, mantém o trânsito em ordem.

Diferentemente de outras cidades, onde motociclistas só usam capacetes quando a PRE está na cidade fazendo blitz, e assim que a PRE vai embora, a “bagunça” reina, ninguém é nem “besta” de inventar de pilotar uma moto, ou levar alguém na garupa sem que estejam usando capacete, pois, imediatamente, a PM para, faz a autuação, e apreende a moto.

O melhor de tudo isto é que grande parte da própria população aprova a atuação da PM na cidade, pois para muitos, além de obrigatório, o uso do capacete salva vidas e evita piores sequelas em caso de acidentes

 “Imagine quantas vidas são salvas pelo uso do capacete. Já teve acidentes não tão graves, em que o motoqueiro bate a cabeça e morre.”, disse um cidadão à nossa reportagem.


TRUMP ADMITE QUE CRISE DO CORONAVÍRUS PODE DURAR MESES

INTERNACIONAL-SAÚDE.

TRUMPO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu nesta segunda-feira (16) que ainda é impossível prever quanto tempo irá durar a crise do coronavírus, mas que pode levar meses, e que os EUA podem caminhar para uma recessão por causa disso. “(A pandemia) pode durar até julho, agosto ou talvez até mais tarde”, disse, durante o boletim diário da força-tarefa de combate ao coronavírus.

Trump disse ainda que a economia do país “pode estar” a caminho de uma recessão e acrescentou esperar que “não tenhamos que instituir um banimento de viagens domésticas”. Nesta segunda, a força-tarefa lançou novas recomendações para os próximos 15 dias, entre elas a de evitar qualquer tipo de reunião social com mais de 10 pessoas

ARQUIDIOCESE DE NATAL FAZ RECOMENDAÇÕES AOS FIÉIS PARA ENQUANTO DURAR PANDEMIA DO CORONAVÍRUS


RN-GERAL.
 
Entre as principais orientações aos fiéis católicos estão a não realização de procissões, encontros, assembleias, seminários ou outros eventos que promovam aglomerações. A arquidiocese pede também que atividades já previstas sejam adiadas.

As igrejas também devem oferecer álcool em gel na chegada das pessoas ao templo. Outra recomendação é que seja evitado o contato físico, principalmente nos momentos do Pai Nosso e no abraço da paz nas celebrações. Em relação à comunhão, esta deve ser recebida na mão pelo fiel.

A nota também solicita que a população católica idosa e outras pessoas que façam parte de grupos de risco acompanhem as celebrações litúrgicas em suas casas pelos meios de comunicação até que a pandemia seja superada.

Assinam a nota o Arcebispo Metropolitano de Natal dom Jaime Vieira Rocha, pelo arcebispo de Caicó dom Antônio Carlos Cruz Santos e pelo bispo de Mossoró dom Mariano Manzana.

segunda-feira, 16 de março de 2020

ABC VENCE O IMPERATRIZ E ENTRA NO G4, AMÉRICA PERDE PARA O BAHIA E É ELIMINADO

BR-ESPORTES.
O ABC conquistou um importante resultado na Copa do Nordeste 2020. Jogando na noite deste sábado (14), no Estádio Frei Epifânio, na cidade de Imperatriz (MA), o Alvinegro fez um grande jogo diante do Imperatriz/MA e venceu o adversário por 4 a 3. Paulo Sérgio (2), Jailson e Bruno Souza fizeram os gols abecedistas, enquanto Matheus João, Cesinha e William Amaral marcaram para os maranhenses.


Com o resultado, o Clube do Povo chegou aos nove pontos e subiu para a 4ª colocação na classificação do Grupo A. A próxima partida está marcada para o sábado (21), contra o CSA/AL, às 16h, no Estádio Frasqueirão 

GOVERNO DEVE FACILITAR CRÉDITO CONSIGNADO AOS APOSENTADOS

BR— ECONOMIA.

O ministério da Economia deverá reduzir o teto dos juros dos empréstimos consignados para os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), além de ampliar o prazo máximo das operações.

A medida faz parte do pacote de providências que estão em análise para amenizar os efeitos da pandemia de coronavírus. Uma das propostas anunciadas é a antecipação para abril do pagamento da primeira parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS, num valor estimado em R$ 23 bilhões.


O governo também avalia permitir novos saques imediatos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O saque imediato do FGTS foi iniciado em 2019 e vai até 31 de março deste ano. A medida permite o resgate de até R$ 998 por quem tem conta no fundo. O saque-aniversário começa a ser pago em abril.

BAHIA VENCE AMÉRICA-RN E SE CLASSIFICA COM UMA RODADA DE ANTECEDÊNCIA NA COPA DO NORDESTE

BR-ESPORTES

diego3

O Bahia venceu o América-RN por 2 a 0, neste sábado na Arena das Dunas, em Natal, e se classificou com um rodada de antecedência na Copa do Nordeste. 

Os gols da partida foram marcados por Élber, no primeiro tempo, e Juninho Capixaba, no último lance da partida. O time de Roger Machado – que entrou com força máxima contra uma equipe mista do Alvirrubro – dominou o confronto inteiro e praticamente não sofreu riscos do América-RN, que buscou o contra-ataque em boa parte do duelo.

Apesar disso, o Tricolor demorou para matar a partida, o que só aconteceu nos minutos finais. E se o Bahia avança com o resultado, o América-RN dá adeus às chances de classificação e só vai cumprir tabela na última rodada. No Grupo B, o América-RN permanece com seis pontos na sétima colocação e não consegue mais chegar entre os quatro primeiros colocados.



POR CONTA DO CORONAVÍRUS, ESPETÁCULO DA PAIXÃO DE CRISTO 2020 É ADIADO PARA SETEMBRO

BR-EVENTOS

A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém 2020 foi adiada para o segundo semestre. O espetáculo é realizado em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, e estava previsto para acontecer entre os dias 4 a 11 de abril.
A informação foi confirmada neste sábado (14) pelo secretário de Turismo do Estado, Rodrigo Novaes, durante coletiva com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, no Recife. Segundo a Sociedade Teatral de Fazenda Nova, o evento será realizado de 2 a 7 de setembro.

Na sexta-feira (13), a Sociedade emitiu uma nota confirmando a realização da Paixão de Cristo. Em média, cerca de 7 mil pessoas são esperadas em todas as noites de encenação. Os ingressos e pacotes já adquiridos para a temporada seguem valendo para as novas datas.

G1-Caruaru

UERN SUSPENDE AULAS PRESENCIAIS E ORIENTA USO DE SISTEMAS ONLINE PARA ENCERRAMENTO DO SEMESTRE

RN-EDUCAÇÃO
 UERN
UERNA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) decidiu suspender, a partir de hoje e por 30 dias, as atividades presenciais de ensino, pesquisa, e extensão em todos os seus campi, orientando faculdades e departamentos a adotarem sistemas online para conclusão das aulas e demais atividades do semestre 2019.2, que tem seu encerramento marcado para o dia 28 de março de 2020.

A medida segue a política de ações preventivas e de proteção da comunidade acadêmica, orientada pela declaração de pandemia decorrente da contaminação com o novo coronavírus (COVID-19), da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março de 2020, e pelo Decreto Estadual 29.512, de 13 de março de 2020.


Esta e outras medidas constam na Portaria 346/2020-GP/FUERN, assinada pela presidente em exercício da FUERN e reitora em exercício da UERN, Profa. Dra. Fátima Raquel. Pela portaria ficam suspensos todo e qualquer evento acadêmico ou administrativo que resulte na aglomeração de pessoas.


 

BOLSONARO DESCUMPRE MONITORAMENTO POR CORONAVÍRUS

BR-SAÚDE.

CENTRO DA COSTRUÇÃOO presidente Jair Bolsonaro descumpriu, neste domingo (15), a recomendação de monitoramento dada por médicos do governo em razão do novo coronavírus. Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada no início da tarde e participou de uma manifestação a favor do governo.


Em um primeiro momento, o presidente percorreu o lado oposto da Esplanada dos Ministérios, de carro, e recebeu acenos dos manifestantes. Em seguida, fez o caminho de volta e entrou no Palácio do Planalto. Minutos depois, foi até a grade e apertou a mão de apoiadores. O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, apareceu ao lado de Bolsonaro nas imagens.

CBF SUSPENDE COMPETIÇÕES DE ÂMBITO NACIONAL POR TEMPO INDETERMINADO

BR-ESPORTES
 BRASIL
BRASIL; A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu suspender, a partir desta segunda-feira, dia 16/3, por prazo indeterminado, as competições nacionais sob sua coordenação que estão em andamento: Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20.

“Sabemos e assumimos a responsabilidade do futebol na luta contra a expansão da COVID-19 no Brasil”, afirma o presidente da CBF, Rogério Caboclo. Em relação aos campeonatos estaduais, as Federações Estaduais de futebol, entidades organizadoras, terão deliberações específicas para cada competição, sendo respeitada a sua autonomia local.

A CBF seguirá em permanente contato com o Ministério da Saúde, unindo esforços para que o país e o esporte superem o grande desafio em relação à pandemia, torcendo para que, o quanto antes, possamos voltar à normalidade.


 

Postagem em destaque

CAMPINA GRANDE: MULHER INTERROMPE TRATAMENTO PARA COVID-19 E ‘FOGE’ DE HOSPITAL SEM RECOMENDAÇÃO MÉDICA

PB-SAÚDE.     Uma mulher de 71 anos decidiu interromper o tratamento que estava recebendo para a Covid-19 no Hospital Municipal Pedro I,...