sábado, 25 de abril de 2020

RN CHEGA A 40 MORTOS PELO CORONAVIRUS

RN-SAÚDE
Rio Grande do Norte possui 781 confirmados, 3.928 suspeitos, 2.838 descartados, 40 óbitos e 289 recuperados, segundo dados divulgados pela Secretária de Saúde Pública (Sesap), neste sábado (25)
.
Os dados foram informados em coletiva de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), mas o boletim com o detalhamento das cidades não foi divulgado.

INSS COMEÇA A PAGAR NESTA SEXTA FEIRA, DIA 24, O 13º SALÁRIO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS


BR-ECONOMIA.
Ganhos GIF - Ganhos em dinheiro GIFs
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa hoje (24) a pagar o 13º de aposentados e pensionistas. O depósito da primeira parte desse abono anual será realizado no período de 24 de abril a 8 de maio.

Para aqueles que recebem um salário mínimo, o depósito da antecipação será feito entre os dias 24 de abril e 8 de maio, de acordo com o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados entre 4 e 8 de maio.

Em todo o país, 35,6 milhões de pessoas receberão o benefício de abril. O INSS injetará na economia R$ 71,7 bilhões. E 30,7 milhões de beneficiários receberão a primeira parcela do 13º, o equivalente a R$ 23,7 bilhões.

Por lei, pode receber direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

Na hipótese de cessação programada do benefício, prevista antes de 31 de dezembro de 2020, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário.

Aqueles que recebem benefícios assistenciais - Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV) - não têm direito ao abono anual.

 Edição: Kleber Sampaio

POLICIAL CIVIL DO RN É CURADO DA COVID-19 E DEIXA HOSPITAL DEPOIS DE 25 DIAS


  RN-SAÚDE.
Marcelino passou 20 dias em uma Unidade de Terapia Intensiva

Oagente da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, conhecido como Marcelino, deixou o hospital onde estava internado nesta sexta-feira (24), após passar 25 dias internados em decorrência da Covid-19, dos quais 20 dias foram em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança do Rio Grande do Norte (SINPOL-RN) fez uma postagem nas redes sociais saudando "o companheiro pela recuperação, e se alegra com essa grande vitória para ele e para toda a categoria".

"Temos que celebrar a recuperação e a vida do nosso colega, bem como parabenizar a ele pela garra. Queremos também agradecer a todos os profissionais da saúde que cuidaram dele e aos demais que têm se empenhado diariamente para atender a sociedade da melhor forma possível, mesmo arriscando a própria vida. Todos são dignos de aplausos", afirma Nilton Arruda, presidente do SINPOL-RN.

SOCIÓLOGO FICA EM CASA COM CORPO DE SOGRO MORTO PELA COVID-19: ‘


BR-SAÚDE.
 Ivens Rodrigues da Costa e sua filha Ivaney Darling (Foto: Arquivo Pessoal)
“Começou a tratar em casa como se fosse uma gripe”, foi o que relatou o sociólogo Ângelo Tupinambá, de 39 anos, morador de Belém do Pará, ao contar que perdeu o sogro Ivens Rodrigues da Costa, de 69 anos para a Covid-19, no início da semana.
Ele contou a Marie Claire que Ivens trabalhava em uma construção ao lado de mais duas pessoas logo no início do isolamento. Sua família não aprovou, mas ele insistiu em continuar com a tarefa.
 “Eu falei para ele suspender essa obra e continuar quando terminar essa pandemia. Mas ele falou que como era só o ajudante, o mestre de obra e ele, ele ia ficar só no quarto e só o ajudante ia fazer os serviços por lá, eu achei que era inviável o plano. E assim foi”, disse.


MAIA NÃO QUER ADIANTAR ‘JUÍZO DE VALOR’ SOBRE ACUSAÇÕES DE MORO


BR-POLITICA.
Aliados de Rodrigo Maia, que continua em silêncio sobre a demissão de Sergio Moro, dizem que ele não quer adiantar um “juízo de valor” sobre as acusações do ex-ministro da Justiça, relata O Globo.
Segundo o jornal carioca, Maia considera as circunstâncias muito graves, mas não quer se expor antes de fazer uma “avaliação técnica”.

BRASIL TEM MAIS DE 50 MIL CASOS E 3,6 MIL MORTES PELA COVID-19, DIZ MINISTÉRIO


BR - SAÚDE

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (24) balanço que mostra que o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil ultrapassou os 50 mil. Ao todo, segundo a pasta, o país tem 52.995 casos e 3.670 mortes decorrentes da COVID-19.

O número de novas mortes (357) é menor do que as 407 registradas ontem, mas ainda muito superior do que a média dos dias anteriores. Durante entrevista coletiva na quinta-feira (23), o ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou que aguardaria para saber se a alta no número de mortes configuraria um acontecimento pontual ou a tendência de um novo patamar.

O número de novos casos (3.503) também é menor que o dia anterior (3.735), mas é o segundo mais alto desde o início da pandemia da COVID-19 no país.

 

CAIXA VAI ABRIR AGÊNCIAS EM 11 CIDADES DO RIO GRANDE DO NORTE NESTE SÁBADO (25)


RN-GERAL.
Agência da Caixa Econômica Federal do Alecrim, na Zona Leste de Natal, estará aberta — Foto: Google Maps
A Caixa Econômica Federal vai abrir 13 agências em 11 cidades no Rio Grande do Norte, entre as 8h e as 12h deste sábado (25). As unidades vão funcionar para saque de INSS sem cartão, saque de seguro-desemprego e defeso sem cartão e senha, saque do bolsa família e outros benefícios sociais também sem cartão e senha, pagamento de abono salarial e FGTS, saque de conta salário e desbloqueio de cartão e senha de contas. Confira no fim da matéria a lista de agências que vão funcionar.

MAPA DO CORONAVÍRUS: as cidades com infectados e o avanço dos casos
Acompanhe as notícias sobre coronavírus no RN em tempo real
Veja mudanças no funcionamento de órgãos públicos e outros serviços no RN
Segundo a Caixa, as unidades terão fluxo de clientes controlado e, nas salas de autoatendimento, será permitida a entrada de um ou dois clientes por máquina, de acordo com o espaço físico disponível.

As medidas visam a manter o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas, para evitar possíveis contágios pela Covid-19. Além disso, está sendo providenciada sinalização para delimitação nos pisos externos das agências para manutenção do afastamento social.

O banco também afirma que reforçou seu protocolo de higienização das unidades, priorizando a higienização das superfícies de contato humano, portas de entrada, maçanetas e vidros do entorno, teclados dos caixas eletrônicos, balcões de caixa e torneiras e aparelhos sanitários com periodicidade mínima de seis vezes ao dia.
Confira as agências que abrirão no RN:
Natal Alecrim (Zona Leste), Parnamirim, Natal Potengi (Zona Norte), Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Goianinha, Macaíba, Mossoró, Mossoró Terra do Sal, Pau dos Ferros, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz

JUSTIÇA FEDERAL NO RN SEGUE ENTENDIMENTO DO MPF E GOVERNO FEDERAL DEVE SE ABSTER DE EXALTAR GOLPE DE 1964 BR-JUSTIÇA


Assessor da Procuradoria <ascommpfrn@gmail.com>


Decisão liminar em Ação Popular deliberou pela exclusão da “ordem do dia alusiva ao 31 de março de 1964” do site do Ministério da Defesa

A 5a Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte emitiu, nesta sexta-feira (24), decisão liminar que determina a retirada da “ordem do dia alusiva ao 31 de março de 1964” do site do Ministério da Defesa. O documento, assinado pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e pelos comandantes das Forças Armadas, exalta o golpe de Estado de 1964 como um “marco para a democracia brasileira”. O Ministério Público Federal (MPF) já havia emitido parecer a favor da exclusão do conteúdo, entendimento seguido pela decisão judicial. A retirada do conteúdo é objeto de Ação Popular proposta pela Deputada Federal Natália Bonavides, do Rio Grande do Norte. A ação pede, ainda, que o Governo Federal se abstenha de divulgar qualquer conteúdo em comemoração à data.

De acordo com a liminar, “a ordem do dia prega, na realidade, uma exaltação ao movimento, com tom defensivo e cunho celebrativo à ruptura política deflagrada pelas Forças Armadas em tal período, enaltecendo a instauração de uma suposta democracia no país, o que, para além de possuir viés marcantemente político em um país profundamente polarizado, contraria os estudos e evidências históricas do período.” Foi concedido prazo de cinco dias para cumprimento da decisão.

É o que ressaltou o procurador da República Camões Boaventura, ao afirmar que “toda e qualquer iniciativa estatal de celebrar o regime ditatorial, minimizar a gravidade do período ou reescrever a história, além de contrariar o texto constitucional e o sistema protetivo internacional de direitos humanos, é contraditória com reconhecimentos e confissões anteriores do Estado brasileiro. Trata-se de uma reiteração de graves lesões às vítimas diretas do regime, a elas impondo novos sofrimentos.”

Para a juíza Federal autora da decisão, “nos termos do pronunciamento do MPF nestes autos, a promulgação da Lei nº 12.528/2011, que instituiu a Comissão Nacional da Verdade, e cujo relatório final foi enfático em atestar milhares de mortes e violações de toda ordem durante o período investigado, referindo-se ao dia 31 de março de 1964 como um golpe em face da democracia até então vigente”.

A decisão destaca, ainda, que “tal como esposado pelo MPF em seu parecer, a utilização de um portal eletrônico oficial de um órgão do Executivo federal para enaltecer o golpe de 1964 desvia-se das finalidades inscritas no atual texto constitucional, que rechaça regimes autoritários, sobreleva os direitos humanos e exige caráter educativo e informativo da publicidade institucional”. Além disso, a liminar também afirma que a “ordem do dia” contraria a Lei 12.345/2010, que exige consultas e audiências públicas e aprovação de projeto de lei para estipulação de datas comemorativas no país.

Escalada autoritária

No parecer, Camões Boaventura destacou que o texto no site do Ministério da Defesa não é um ato isolado, mas representa a escalada de práticas estatais autoritárias observadas no país, que demandam “uma atuação rápida e enérgica do Poder Judiciário”. Em 2019, a Justiça Federal proibiu comemorações dos 55 anos da tomada de poder pelos militares, que haviam sido determinadas pela Presidência da República. De acordo com o procurador, a “ordem do dia” promove reiteração da prática abusiva e é necessário que a proibição não se atenha ao ano de 2020, mas seja permanente, para “expurgar de vez do imaginário estatal nacional celebrações desse viés”.

O procurador defende que “a reprodução da herança colonial e autoritária pelas instituições nacionais” deve ser combatida com “uma política de Estado, não de governos específicos, e para tanto se faz necessário o desenvolvimento de uma pedagogia pela cidadania que reflita sobre o passado, realize direitos e reinvente as instituições”.

A decisão judicial vai ao encontro desse entendimento, ao afirmar que deve prevalecer “o direito fundamental à memória e à verdade, na sua acepção difusa, com vistas a não repetição de violações contra a integridade da humanidade, preservando a geração presente e as futuras do retrocesso a Estados de exceção”.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN

EX-JUIZ SERGIO MORO ANUNCIA DEMISSÃO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E DEIXA O GOVERNO BOLSONARO

BR-POLITICA.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciou a demissão nesta sexta-feira (24). O ex-juiz federal deixa a pasta após um ano e quatro meses no primeiro escalão do governo do presidente Jair Bolsonaro.
Moro ameaça deixar cargo, se Bolsonaro trocar diretor-geral da PF ...
A demissão foi motivada pela decisão de Bolsonaro de trocar o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, indicado para o posto pelo agora ex-ministro. A Polícia Federal é vinculada à pasta da Justiça.
Resumo
Em resumo, Moro afirmou no pronunciamento que:
foi surpreendido pela publicação no "Diário Oficial" da demissão do diretor-geral da Polícia Federal;
que o presidente Jair Bolsonaro não apresentou um motivo específico para demitir Mauricio Valeixo;
que a demissão de Valeixo não foi feita "a pedido", conforme publicou o "Diário Oficial" e nem ele, Moro, assinou a demissão, embora o nome do então ministro apareça na publicação;
que Bolsonaro admitiu que a mudança é uma interferência política porque pretende ter na PF alguém que lhe dê informações sobre investigações e inquéritos em andamento no Supremo Tribunal Federal; para Moro, isso não é atribuição da PF;
que ao assumir o posto de ministro, depois de deixar 22 anos de magistratura, Bolsonaro havia prometido "carta-branca" para escolher e nomear auxiliares.
Sem motivo
Ao anunciar a demissão, em pronunciamento na manhã desta sexta-feira no Ministério da Justiça, Moro afirmou que disse para Bolsonaro que não se opunha à troca de comando na PF, desde que o presidente lhe apresentasse uma razão para isso.
"Presidente, eu não tenho nenhum problema em troca do diretor, mas eu preciso de uma causa, [como, por exemplo], um erro grave", disse Moro.

CENTRÃO DIZ QUE, POR ORA, NÃO HÁ CLIMA PARA IMPEACHMENT


BR-POLITICA.
O centrão assumiu a linha de frente da defesa do presidente da República e diz não haver, por ora, clima para impeachment.

Líderes do agrupamento de siglas como PP, PL, Republicanos, PTB, Solidariedade e PSD -esse último nega fazer parte oficialmente-, passaram as últimas semanas em encontros com Bolsonaro, que negocia a expansão da distribuição de cargos e emendas a essas legendas com o objetivo de criar uma base mínima que evite, exatamente, o desenrolar de um processo de impeachment.

Em linhas gerais, a maioria afirma ainda que a crise aberta agora reforça a necessidade de uma aliança em torno do presidente.

“O momento maior é de combate à pandemia, não podemos fazer com que a demissão de um ministro possa parar o país. Essa é a orientação do PL, que sempre preservou as condições de governabilidade”, diz o líder da bancada na Câmara, Wellington Roberto (PB).

Para o deputado, que integra a legenda comandada por Valdemar Costa Neto, é preciso haver harmonia nesse momento. “O processo de impeachment é um processo complicado, para casos de uma gravidade muito grande, não vejo o país em condições de fazer um processo dentro do parlamento”.

EXAME EM MULHER MORTA COM SUSPEITA DE COVID-19 EM PARNAMIRIM, RN, DÁ NEGATIVO PARA A DOENÇA


RN-SAÚDE
A faxineira Maria Roberlândia de Carvalho Gomes, que morreu em 19 de março em Parnamirim, Grande Natal, não tinha Covid-19. Ela tinha pneumonia. Foi o que concluiu o teste realizado no corpo após o óbito. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (24), pela secretaria de saúde da cidade.
Maria Roberlândia com os filhos, João Paulo e Jéssica — Foto: Arquivo da família

Roberlândia tinha 47 anos de idade e era faxineira de uma loja de venda de carros seminovos. Ela não havia sido sequer identificada como paciente suspeita do novo coronavírus quando morreu. O exame para identificação da doença não foi realizado antes da morte dela. O óbito não entrou na contagem dos causadas pela doença no estado.

MAPA DO CORONAVÍRUS: as cidades com infectados e o avanço dos casos
Acompanhe as notícias sobre coronavírus no RN em tempo real
Veja mudanças no funcionamento de órgãos públicos e outros serviços no RN
O exame teve resultado nesta quinta-feira (23), mais de um mês após a morte. Durante esse período, os filhos de Maria Roberlândia cobravam respostas.

De acordo com um deles, João Paulo Gomes, o fato de ter descartado a Covid-19 como causa da morte responde a uma pergunta, contudo não conforta a família. Ele considera que houve “negligência” no atendimento da mãe.

Como havia na época a suspeita do novo coronavírus, o enterro aconteceu com caixão lacrado, com 10 pessoas presentes e durou 10 minutos.

G1/RN

FENÔMENO RARO E PERIGOSO: UM TORNADO DE BAIXA INTENSIDADE É REGISTRADO NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE.


RN-GERAL.
Um Tornado de baixa intensidade’ aparece no interior do RN Um tornado de baixa intensidade apareceu no céu e chamou a atenção de moradores do município de Serra do Mel, na região Oeste do Rio Grande do Norte.
De acordo com o meteorologista José Espínola Sobrinho, da Ufersa, esse tipo de tornado não é comum no estado.
“Não é comum esse tipo de tornado por aqui.
Ele acontece na região Sul, Sudeste, em Santa Catarina tem muito.
No Amazonas e no Maranhão também aparecem.
Mas no semi-árido nordestino é raro.
Quando acontece é na caatinga e na época mais seca do ano.
E ele acontece de forma mais fraca, mas com aquela intensidade, não”, falou. O professor explicou que não é possível perceber pelas imagens que analisou se a base do fenômeno é no mar, o que poderia ser considerado uma tromba d’água.
Ele disse que o RN tem vivido fenômenos atípicos neste ano.
E há uma possível explicação. “Esse ano está sendo muito atípico.
Tivemos também aquela nuvem rolo que apareceu em Upanema, um raio recente que matou vários bois no interior do estado.
Isso significa que tem muita energia na atmosfera, porque o Oceano Atlântico Sul está mais aquecido.
Por isso, inclusive, as chuvas.
O oceano está quente desde dezembro.
Em 40 anos que trabalho com isso, nunca tinha visto o oceano de dezembro a maio quente”, comentou. Fenômeno foi visto em Serra do Mel Reprodução José Espínola explicou que os tornados são fenômenos que acontecem em função de “uma grande diferença de temperatura entre duas massas de ar e uma grande diferença de pressão atmosférica”. Esse encontro entre duas massas de ar, nessas condições, faz com que os ventos entrem em movimento circular.

“Eles formam uma coluna vertical em que a velocidade do vento está geralmente acima de 70 km/h a até 100 km/h nos tornados mais simples”.
Segundo o professor José Espínola, o tornado visto em Serra do Mel está em uma configuração de 0 ou no máximo 1 em uma escala que pode chegar a até 5 em relação à velocidade.
“O tornado de configuração 5 de velocidade do vento pode chegar a até 320 km/h.
Eu acredito que esse aqui deve ter sido um de índice 0 ou 1 em que a velocidade do vento fica aí em torno de até 100 km/h”, reforçou.
José Espínola é meteorologista da Ufersa Amanda Freitas.
Fonte: G1-RN

sexta-feira, 24 de abril de 2020

FISIOTERAPEUTA DE 32 ANOS MORRE COM CORONAVÍRUS EM PARNAMIRIM, RN


RN-SAÚDE
Fisioterapeuta Roberto Souto Cavalcante, de 32 anos, morreu com Covid-19 na última terça-feira (21), primeiro óbito pela doença em Parnamirim, RN — Foto: Redes sociais
A Prefeitura de Parnamirim, na região metropolitana de Natal, confirmou uma morte por coronavírus na cidade, na noite desta quarta-feira (22). Trata-se do falecimento do fisioterapeuta Roberto Souto Cavalcante, de 32 anos, que aconteceu na última terça-feira (21) no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal. Amigos e familiares lamentaram a perda nas redes sociais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim, o paciente sentiu os primeiros sintomas da doença no dia 13 de abril e procurou o hospital onde foi internado no último sábado, 18. Apesar do atendimento, ele não resistiu e morreu. É o primeiro óbito por Covid-19 registrado no município.
O corpo do fisioterapeuta foi sepultado na manhã desta quarta (22), mas o resultado do teste que confirmou o diagnóstico só foi divulgado no final do dia. As autoridades de saúde informaram que Roberto tinha um quadro de obesidade – uma das comorbidades que tornam a Covid-19 mais perigosa.

IDOSA DE 69 ANOS MORRE COM CORONAVÍRUS EM ALEXANDRIA; MARIDO, FILHO, NORA E DOIS SOBRINHOS TESTAM POSITIVO PARA A DOENÇA


RN-SAÚDE
Uma mulher de 69 anos morreu vítima de Covid-19 na cidade de Alexandria, no Oeste potiguar, na manhã desta quinta-feira (23). Foi a 35ª morte pela doença no Rio Grande do Norte. Segundo a secretaria de saúde do município, cinco familiares dela também testaram positivo para o vírus: o marido, o filho, a nora e dois sobrinhos.
A mulher que morreu, Rita Dias de Araújo Marcolino, deu entrada no hospital regional de Pau dos Ferros, cidade vizinha, no dia 16 de abril, com os sintomas da doença. Na segunda-feira (20), saiu o resultado do teste: positivo para novo coronavírus. Nesta quinta, uma semana após o primeiro atendimento médico, o quadro piorou e a idosa morreu.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Alexandria, entre os parentes que mantiveram contato com Rita, apenas a filha dela testou negativo. Os cinco familiares infectados pelo vírus estão em isolamento.
O secretário de Saúde da cidade, Jorge Antunes, afirma que, apesar de apresentar problemas cardíacos, o marido de Rita está bem, assim como os demais. Eles estão sendo monitorados por uma equipes das pastas de saúde de Alexandria e Pau dos Ferros.
O enterro de Rita Marcolino aconteceu no final da tarde desta quinta-feira, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde: sem velório e com sepultamento restrito a pessoas mais próximas.
G1/RN

GOVERNO FEDERAL RECONHECE ESTADO DE CALAMIDADE NO RN POR CAUSA DO CORONAVÍRUS


BR-GERAL.
O Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo Federal reconheceu o estado de calamidade pública por causa da pandemia do novo coronavírus em todo o território do Rio Grande do Norte. A Portaria foi publicada nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial da União (DOU).
Centro Administrativo do Rio Grande do Norte — Foto: Bruno Vital/G1

O Rio Grande do Norte dependia desta aprovação para ter acesso a recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), órgão ligado à Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O Executivo federal levou em consideração o decreto estadual 29.630 assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT).

MAPA DO CORONAVÍRUS: as cidades com infectados e o avanço dos casos
Acompanhe as notícias sobre coronavírus no RN em tempo real
Veja mudanças no funcionamento de órgãos públicos e outros serviços no RN
O decreto publicado na quarta-feira (22) em Diário Oficial do Estado (DOE) foi motivado “em virtude de desastre natural biológico por epidemia de doenças infecciosas virais que provoca o aumento brusco, significativo e transitório da ocorrência de doenças infecciosas geradas por vírus”.

Considerou também a necessidade de respostas rápidas para evitar a proliferação da doença no estado por meio de ações de mitigação e do registro de óbitos pela Covid-19 no Rio Grande do Norte.

Segundo o governo, a crise impõe o aumento de gastos públicos e o estabelecimento de medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia, o que acentuaria o estado de calamidade financeira no Estado.

Na quinta-feira (23), o Governo do RN prorrogou as medidas de isolamento social para restringir aglomerações por meio de decreto. A governadora Fátima Bezerra também flexibilizou o funcionamento do comércio e abriu as indústrias do estado. Ainda na quinta, uma chamada pública foi aberta para implementação de 30 leitos de UTI para tratar a Covid-19 em Natal e Macaíba.

“Os decretos vão acompanhando a dinâmica da pandemia no Rio Grande do Norte, sempre calcado na plataforma científica. Nós temos um comitê de especialistas que pauta o governo dando as informações e as avaliações com os números”, explicou o vice-governador Antenor Roberto. Até a manhã de quinta-feira (23), o RN tem 34 mortes por coronavírus e 708 confirmações da doença.

G1/RN

RN TEM 646 CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS DADOS FORAM ATUALIZADOS PELA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE NESTA QUARTA (22).

RN-SAÚDE

O Rio Grande do Norte possui 646 confirmados, 3.089 suspeitos, 2.643 descartados, 29 óbitos e 289 recuperados. É importante lembrar que o dado de pessoas recuperadas está sujeito a alteração a partir da evolução dos casos e à medida que os municípios enviarem seus dados.
O boletim epidemiológico com o detalhamento de todas as informações está disponível em saude.rn.gov.br
Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Plantão de Notícias

HOMEM É MORTO A TIROS NA PORTA DE CASA NO CONJUNTO PARATI 2000 EM ASSU


RN-POLICIAL.
Por volta das 05hs da manhã desta quinta-feira, 23 de abril de 2020, a policia militar do 10º BPM, recebeu a informação de que um homem teria sido baleado na porta de casa, na Avenida Pedro Borges de Andrade, no conjunto Parati 2000 em Assu.
Quando a guarnição chegou no local, a vítima por nome Antônio Carlos da Silva, 41 anos, mais conhecido por Carlinhos, já estava sendo socorrido por populares para o hospital regional de Assu. Mais Carlinhos já chegou sem vida na unidade hospitalar.
Segundo informações, dois homens em uma motocicleta passavam na rua quando a vitima estava na porta de casa abrindo a sua pequena mercearia, foram efetuados os tiros, a vitima ainda correu pra o interior da residência mais foi atingido com gravidade e não resistiu aos ferimentos.
A polícia civil na pessoa de Dr Paulo Pereira, delegado de Assu vai investigar o caso, já a motivação do crime ainda é desconhecida.
Focoelho



QUEDA DE MOTO FOI REGISTRADA COM VITIMA FATAL NA ZONA RURAL DE SÃO VICENTE/RN


RN-TRANSITO

Por Chagas Silva, Foto Cedida

A informação que tenho da conta de um acidente ocorrido na zona rural de SÂO Vicente/RN, fato ocorrido Por volta das 16 horas dessa quinta-feira, dia  23, quando o cidadão RIVALDO DA SILVA, 51 anos de idade, condutor do veículo.  

O mesmo foi vítima de um trágico acidente, tipo queda de moto, envolvendo uma Honda Bros, placa MYY-1842/Currais Novos, o acidente foi registrado no sitio Umarizeiro, Naquele município.

De acordo com familiares da vítima contaram a nossa reportagem, o mesmo tinha problemas cardíacos e fazia uso de medi camentos controlado e que nos últimos dias vinha bebendo com frequência. A

Uma testemunha disse ter visto a vítima cair da moto minutos antes , mais conseguiu subir na mesma e saiu novamente e foi encontrado caído ao lado da moto alguns metros a frente, já próximo a sua e residência.

A Polícia Militar foi acionada compareceu ao local e fez o isolamento da área até a chegada do Instituto Técnico de pericie (ITEP).


quinta-feira, 23 de abril de 2020

EX-PREFEITO DE JARDIM DO SERIDÓ, PATRÍCIO JÚNIOR MORRE APÓS LUTA CONTRA CÂNCER


RN-SAÚDE
Ex-prefeito de Jardim do Seridó, Patrício Joaquim de Medeiros Júnior morreu na tarde desta quinta-feira (23), aos  54 anos, no Hospital Dr. Luis Antônio, na capital. O político, que lutava contra um câncer de pulmão, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Patrício administrou Jardim entre os anos de 2001 e 2004, quando era filiado ao PPS. Antes Patrício havia sido vereador no ano de 92. Ele ainda disputou mais um pleito se elegendo vice-prefeito ao lado de Jocimar Dantas. Também esteve ao lado do atual prefeito Amazan Silva nas últimas eleições.

NÚMEROS DA COVID-19 NO MUNDO: JÁ SÃO 184 MIL MORTES E 785 PESSOAS RECUPERADAS


INTERNACIONAL— SAÚDE

O número de casos pelo coronavírus no mundo aproximou-se dos 2,7 milhões no início desta 5ª feira (23.abr.2020). Já são 184 mil mortos  pela pandemia no planeta e 785 mil pessoas curadas.

Os EUA lideram em tudo, mas já tem 48 mil obítos, seguido por Itália com 25 mil, Espanha e França batendo na casa dos 22 mil, e o Reino Unido com 19 mil obítos.

No Brasil, são 46 mil casos confirmados e 2.910 óbitos, segundo o Ministério da Saúde.

CENTRÃO LIMITARÁ AS JOGADAS DE RODRIGO MAIA CONTRA O GOVERNO NA CÂMARA


  BR-POLITICA.
Agora que o “centrão” entrou em campo, o jogo vai ser diferente. O grupo reúne 351 deputados e ganhou nova denominação, “blocão”, fez sua estreia nesta quarta (22) no apoio explícito ao governo.

O grupo tem voto para aprovar e rejeitar qualquer projeto, até emendas constitucionais. Seu apoio pode garantir a tranquilidade que o governo nunca teve. Mas, em política, como na vida, ajoelhou, tem que rezar: Bolsonaro pediu ao PP para indicar o novo presidente do ambicionado FNDE, órgão do MEC. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Com orçamento de R$60 bilhões, o FNDE é o sonho de consumo dos políticos: financia escolas, creches, merenda escolar, livro didático etc.

O titular do FNDE será indicado pelo presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e pelo líder do partido, deputado Arthur Lira (AL).

PDT ENTRA COM PEDIDO DE IMPEACHMENT CONTRA BOLSONARO


BR-POLITICA.
Jair Messias Bolsonaro - Home | Facebook 
O partido do ex-ministro Ciro Gomes, que participou da última disputa presidencial – entrou nesta quarta-feira, dia 22, com o 18º pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por crimes de responsabilidade, insurgência contra o direito à saúde e crimes contra a segurança nacional. A medida havia sido anunciada mais cedo, nas redes sociais, pelo presidente da agremiação, Carlos Lupi.
Por enquanto o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), a quem cabe pautar ou barrar as demandas, só arquivou uma das representações e ainda decide o que fazer com as outras 17.


Postagem em destaque

BANCO CENTRAL ESCOLHE CINZA COMO A COR DA NOTA DE R$ 200

BR-ECONOMIA . Por orientação do BC (Banco Central), a nota de R$ 200 deverá ser cinza. Com lançamento previsto para o fim de agosto, a nov...