sábado, 2 de maio de 2020

HOMEM É EXECUTADO COM TIRO NA CABEÇA DURANTE FEIRA LIVRE NA ZONA NORTE DE NATAL


RN-POLICIAL.
Um homem foi executado com pelo menos um tiro na cabeça durante uma feira livre que acontecia na manhã desta sexta-feira (1º) no Conjunto Parque dos Coqueiros, na Zona Norte de Natal. A vítima ainda não foi identificada oficialmente.
 Homem é executado com um tiro em feira livre na Zona Norte de Natal — Foto: Luiz Gustavo/Inter TV Cabugi
Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 9h40, quando um homem se aproximou da vítima, entre as bancas dos feirantes, atirou na cabeça do homem e fugiu correndo. A Polícia Militar foi acionada, mas não encontrou o suspeito do crime.

A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foram acionados para dar início à perícia e investigação, além de recolher o corpo.

Porém, com a vítima, não foram encontrados documentos - apenas pertences pessoais, como dinheiro e chaves. No local, segundo a polícia, as testemunhas não informaram quem seria o homem.

Após o assassinato, o corpo passou mais de duas horas no chão da rua, antes de ser recolhido. A feira continuou acontecendo e alguns curiosos paravam para olhar a cena do crime.

 

MPRN, MPT-RN E MPF/RN RECOMENDAM QUE MUNICÍPIOS POTIGUARES GARANTAM EPIS ADEQUADOS AO ALTO RISCO DE EXPOSIÇÃO À COVID-19


RN-JUSTIÇA.
Documento equipara riscos a que estão submetidos os profissionais de segurança pública aos dos trabalhadores dos serviços de saúde.
 
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande no Norte (MPT-RN) e o Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) recomendaram, em documento expedido nesta quinta-feira (30), que prefeitos e secretários de Saúde de todos os municípios potiguares garantam Equipamentos de Proteção Individual conforme as normas técnicas da Anvisa e da ABNT a todos os profissionais de saúde e segurança pública que atuem nos municípios. A recomendação também vale para os empregados de serviços privados de saúde que estejam exercendo atividades complementares ao Sistema Único de Saúde.


De acordo com o documento, os gestores devem observar, na aquisição de máscaras, luvas, óculos de proteção ou face shield, gorros, aventais, macacões e propés destinados aos profissionais que atuam em serviços de saúde, o dever de adquirir produtos que tenham as características de Equipamentos de Proteção Individual, conforme notas técnicas da Anvisa, normas da ABNT e a Norma Regulamentadora nº 6, do Ministério da Economia.

A recomendação conjunta também define que, para distribuição aos profissionais de saúde e de segurança pública, devem ser adquiridas máscaras cirúrgicas, máscaras PFF 1, PPFF 2 e N95, para uso conforme o grau de risco no contato com pacientes ou pessoas com suspeita ou confirmação de contaminação por Covid-19.

A recomendação leva em consideração que, a exemplo dos profissionais de saúde na triagem inicial, os profissionais de segurança pública têm contato próximo, com distância inferior a um metro, de pessoas que podem estar contaminadas com o novo coronavírus, o que é determinante para que esses profissionais também recebam os EPIs adequados.

O documento estende as recomendações aos empregados de serviços privados de saúde, que, durante a emergência de saúde pública, exerçam atividades complementares ao Sistema Único de Saúde. A eles e aos servidores públicos da saúde e da segurança pública, não devem ser fornecidos e não deve ser permitido o uso de máscaras de tecido ou de TNT normal que não possuam as características exigidas pelas normas da Anvisa para enquadramento como EPIs.

Os prefeitos têm o prazo de 48 horas para comunicar ao MPRN sobre o acatamento da recomendação, informando quais providências foram adotadas com o envio de e-mail para o endereço pgj@mprn.mp.br.

Clique  aqui e leia a íntegra da recomendação conjunta.

Fonte: Site do MPRN

PREFEITURA DE ACARI EM PARCERIA COM GOVERNO DO ESTADO DISTRIBUI MÁSCARAS PARA SECRETARIAS DO MUNICÍPIO


RN-SAÚDE
A Prefeitura Municipal de Acari em parceria com Governo do Estado distribui máscaras para Secretarias do Município. A doação das Máscaras é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Acari.

Fonte: Facebook PMA.

CAIXA ABRE 13 AGÊNCIAS PARA ATENDIMENTO NESTE SÁBADO (2) NO RN; VEJA LISTA


RN-ECONOMIA
Centenas de pessoas se aglmoeram em filas em frente à Caixa do Alecrim, em Natal (arquivo). Agência será uma das abertas neste sábado (2). — Foto: Luiz Gustavo Ribeiro/Inter TV Cabugi
A Caixa Econômica anunciou a abertura de 13 agências neste sábado (2), das 8h às 12h, no Rio Grande do Norte. De acordo com o banco, a medida visa dar agilidade e reduzir o tempo de fila para atender aos beneficiários nascidos de janeiro a outubro que recebem o auxílio emergencial de R$ 600 através da Poupança Social Digital e optaram por realizar o saque em espécie.

EVANGELHO DO DIA: (JO 6,60-69) - SÁBADO, 2 DE MAIO DE 2020


DESTAQUE
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
 
Naquele tempo, muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.

E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor..


'NÃO TEMOS CERVEJA': PANDEMIA FAZ BEBIDA DESAPARECER NO MÉXICO.


INTERNACIONAL-ECONOMIA.
Maior exportador e um dos maiores consumidores da bebida no mundo, o país sofre com a parada de produção das cervejarias durante a crise de saúde
 Maiores cervejarias do México estão paradas durante a crise do coronavírus
O fechamento das cervejarias no México, decretado pelo governo diante da crise sanitária da pandemia do novo coronavírus, provocou desabastecimento nas mercearias do país, que são obrigadas a colocar um cartaz de "não temos cerveja", o que tem feito seu movimento despencar pela metade.

"Não temos cerveja porque não há produção, as fábricas foram fechadas por conta da doença", explicou à agência EFE Emílio, que é gerente de uma pequena loja de conveniência no populoso distrito de Iztapalapa, na zona leste da Cidade do México.

Antes da pandemia, a distribuidora de cerveja descarregava produtos na loja de Emílio três vezes por semana, mas agora nem passa mais. Nesse lugar, só restam algumas latas das marcas menos vendidas.

A poucas quadras dali, Alejandro tem um depósito de onde distribui bebidas para 150 estabelecimentos na região. Passou de vender 1000 caixas de cerveja por semana para mais um cartaz de "não temos cerveja".

"Isso nos prejudica muito, porque o que mais vendemos é cerveja. Como não temos agora, é um problema. Apenas no meu negócio, somos oito famílias que dependem disso", contou ele, entre montanhas de garrafas vazias.

MAIO DEVE MARCAR O INÍCIO DO FIM DO ISOLAMENTO NA EUROPA


INTERNACIONAL-SAÚDE.
Desde março, milhões de europeus estão fechados em suas casas em meio à
Fábio Fleury, do R7
Usando máscaras, casal aproveita a vista durante passeio em Florença, na Itália
 
Após semanas de confinamento, diagnósticos, medo e muitas mortes, o mês de maio será de reabertura para muitos países da Europa que sofreram o impacto inicial da pandemia do novo coronavírus. Pouco a pouco, com a redução dos casos e mortes diárias pela covid-19, os governos vão levantar as restrições e medidas de confinamento social.

Leia também: Maio será mês de experiências de reabertura na Europa com covid-19
Com suas populações em quarentena há praticamente dois meses, Itália, França, Espanha, Portugal Alemanha e outros países começam a reabrir as portas e se preparar para a vida após o coronavírus, ainda sem saber ao certo o quanto ela será diferente.
Alguns países vão adotar a prática do "passaporte de imunização', que ainda não é considerada eficaz pela ciência. Outros farão um relaxamento gradual das medidas de isolamento, até que as atividades econômicas possam ser totalmente retomadas. Confira algumas dessas mudanças abaixo.
Abertura por faixas
País com mais casos registrados no continente, a Espanha contabiliza 239 mil pessoas que tiveram covid-19 e registrou mais de 24,5 mil mortes pela doença, mas parece ter controlado a propagação. A partir deste sábado (2), as pessoas poderão começar a voltar às ruas. Mas não todas de uma vez.
O governo, que já havia liberado a saída de crianças com um acompanhante desde a semana passada, instituiu faixas de horário ao longo do dia, para que as pessoas possam andar fora de casa, num raio de até um quilômetro.
A ideia do governo espanhol é reabrir os poucos e o processo pode demorar até junho, pelo menos.
Itália volta na 2ª
Com quase 28 mil mortos, a Itália foi por muito tempo o epicentro da pandemia na Europa e no mundo, mas com isolamento e muitos sacrifícios por parte da população, o pior parece ter passado.

A partir de segunda-feira (4), atividades como a indústria de manufatura, construção e atacadistas poderão ser retomadas. Visitas familiares e funerais com grupos de até 15 pessoas serão liberados, desde que com uso de máscaras e respeito à distância social.
Parques e espaços públicos serão reabertos para a prática de esportes, mas as pessoas deverão ficar a, no mínimo, um metro de distância umas das outras. Já as escolas permanecerão fechadas até setembro, quando começará o próximo ano letivo. Setores como o de beleza reclamam de ter ficado para junho.
Cautela na retomada francesa
Por sua vez, a França tem o início da retomada marcado para a segunda-feira seguinte (11), desde que o número diário de novos casos se mantenha abaixo dos 3 mil. A maioria das lojas de rua poderá voltar a abrir, exceto bares, restaurantes, cafés e shopping centers.


ROBERTO BARROSO VÊ ‘RISCO REAL’ DE ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES DESTE ANO E DESCARTA PLEITO MUNICIPAL JUNTO COM O NACIONAL


BR-POLITICA.
O ministro Luís Roberto Barroso, futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta sexta-feira (1º) que há um “risco real” de que as eleições municipais de outubro, para escolha de novos prefeitos e vereadores, sejam adiadas em razão da pandemia do novo Coronavírus.

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 4 de outubro. Nas cidades em que houver segundo turno – somente podem ter segundo turno municípios com mais de 200 mil eleitores –, a data prevista é 25 de outubro. A mudança da data das eleições depende do Congresso.

“Por minha vontade, nada seria modificado porque as eleições são um rito vital para a democracia. Portanto, o ideal seria nós podermos realizar as eleições. Porém, há um risco real, e, a esta altura, indisfarçável, de que se possa vir a ter que adiá-las”, afirmou o ministro em transmissão ao vivo em uma rede social promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Segundo o ministro, que sucederá a ministra Rosa Weber no final de maio na presidência do TSE, se não houver condições para realizar as eleições em outubro, o pleito, na avaliação dele, teria de ser feito “em poucas semanas, ou no máximo em dezembro, para não haver risco de se ter que prorrogar mandatos”.

Barroso se disse ainda contrário à hipótese de se fazer a eleição municipal junto com a eleição nacional, em 2022, o que exigiria a prorrogação por dois anos dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores.

“Sou totalmente contra essa possibilidade. A democracia é feita de eleições periódicas e alternância no poder”, afirmou. “Os prefeitos e vereadores que estão em exercício neste momento foram eleitos para quatro anos.”

Para o ministro, o excesso de nomes para votação também comprometeria a qualidade do voto, para se fazer uma “escolha consciente”.

G 1

sexta-feira, 1 de maio de 2020

55,6% SÃO A FAVOR DE ADIAR ELEIÇÕES DE OUTUBRO PARA DEZEMBRO, DIZ PESQUISA


BR-POLITICA.
Levantamento do instituto Paraná Pesquisa mostra que a maioria (55,6%) dos brasileiros concorda com a ideia de adiar as eleições municipais de outubro para dezembro deste ano. São 37,8% contra o adiamento e outros 6,6% não souberam ou preferiram não opinar.

O Paraná Pesquisa ouviu entre os dias 25 a 27 de abril 2.364 habitantes, através de questionários online, de 16 anos ou mais e em 205 municípios dos 26 estados e do DF.

EX-PARTICIPANTE DO THE VOICE KIDS É MORTO A TIROS AOS 15 ANOS; 'LUGAR ERRADO, NA HORA ERRADA', DIZ MÃE


PE-POLICIAL.
Crime ocorreu na quinta-feira (30), em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Adolescente participou do programa em 2018
 

Um adolescente de 15 anos de idade foi morto a tiros, na tarde da quinta-feira (30), no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima foi Tuca Almeida, que participou do programa The Voice Kids, da TV Globo, em 2018, quando tinha 13 anos de idade.

Ainda de acordo com a PM, cerca de 15 tiros foram disparados. Em nota, a Polícia Civil disse que o homicídio aconteceu por volta das 17h e que, segundo informações preliminares, seis homens encapuzados entraram atirando em um estabelecimento comercial.

"Procuravam, supostamente, pelo cunhado da vítima, que estava no local acompanhando o jovem e conseguiu fugir. Esse cunhado, pelas investigações iniciais, é um presidiário posto em liberdade como medida de prevenção à disseminação da Covid-19 no sistema penitenciário", disse a Polícia Civil no texto.

O caso foi registrado pela equipe da Força Tarefa de Homicídios Metropolitana Sul, coordenada pelo delegado Fábio Lacerda. A investigação fica por conta do delegado Ícaro Schneider. A Polícia Civil afirmou que vai se pronunciar sobre o caso ao término da investigação, "que não cessará até a devida elucidação e captura dos responsáveis".

'Lugar errado, na hora errada', diz mãe de ex-The Voice Kids assassinado em PE
"Chegaram dando tiro e ele foi atingido. Estava no lugar errado, na hora errada”, disse Matilde Azevedo, nesta sexta-feira (1º), sobre o filho Tuca Almeida, de 15 anos.

A Polícia Militar (PM) informou ao G1 PE que dos cerca de 15 tiros que foram disparados, quatro deles atingiram a vítima.

Matilde relatou que estava viajando e que ainda não sabe o que aconteceu. Segundo a mãe, eles se mudaram para PE há cerca de nove anos.

Tuca Almeida participou da 3ª temporada do programa, quando cantou a música "Price Tag", da cantora Jessie J. Nesta sexta-feira, famosos como o youtuber Felipe Neto repercutiram a morte do garoto.

“Era um menino muito bom”, lamentou a mãe.

G1 PE e Thaís Leocádio / G1 Minas - Belo Horizonte


MAIS DE UM MILHÃO DE PESSOAS SE RECUPERARAM DA COVID-19 EM TODO O MUNDO


BR-SAÚDE
coronavírus
coronavírusMais de um milhão de pessoas se recuperaram da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), de acordo com a universidade americana Johns Hopkins. O balanço, que sofre alterações constantemente, refere-se apenas aos casos da doença confirmados oficialmente. Em todo o mundo, mais de 3,2 milhões de pessoas contraíram o novo vírus e mais 233 mil morreram por complicações da Covid-19.

Com mais de 1 milhão de infectados e 63 mil mortos, os Estados Unidos também lideram o ranking dos países com mais pessoas recuperadas (quase 154 mil). No segundo lugar, fica para a Alemanha que tem quase 127 mil recuperados entre os 163 mil infectados. O país, que tem 6,6 mil mortos, é apontado até o momento como um caso de sucesso na Europa devido à grande capacidade de testagem e por ter investido no rastreamento dos primeiros casos.



AUXÍLIO EMERGENCIAL: DE 96,9 MILHÕES DE CADASTROS PROCESSADOS PELA DATAPREV, 50,5 MILHÕES FORAM APROVADOS


BR-ECONOMIA
Lançamento do aplicativo CAIXA|Auxílio Emergencial
Lançamento do aplicativo CAIXA|Auxílio EmergencialA Dataprev, empresa pública responsável por identificar quem tem direito a receber o auxílio emergencial de R$ 600, informou que, até o dia 30 de abril, dos 96,9 milhões de CPFs que já foram analisados e enviados à Caixa Econômica Federal, 50,52 milhões atenderam aos critérios da lei e foram considerados elegíveis para receber o benefício, ou seja, 52,1% do total.

Outros 32,77 milhões estão inelegíveis e não poderão receber o auxílio (33,8%), e 13,67 milhões (14,1%) estão classificados como inconclusivos, ou seja, precisam de complementação nos cadastros. Em comparação com balanço anterior divulgado pelo Dataprev, houve queda de 2,1 pontos percentuais no índice de aprovação dos pedidos e alta de 2,6 pontos percentuais no de reprovação.

MORO DIZ QUE APRESENTARÁ PROVAS DE TENTATIVAS DE INTERFERÊNCIA DE BOLSONARO NA POLÍCIA FEDERAL


BR-JUSTIÇA
MORO 
MOROO ex-ministro da Justiça Sergio Moro disse em entrevista à revista “Veja” que vai apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) provas de que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal. Moro também afirmou que o procurador-geral da República, Augusto Aras, tentou intimidá-lo ao colocá-lo como investigado no inquérito que investiga as acusações feitas pelo ex-ministro contra o presidente.

Moro pediu demissão do governo na semana passada. O estopim para a saída do ex-ministro foi a demissão, assinada por Bolsonaro, do ex-diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, homem de confiança de Moro. O ex-ministro afirmou que Bolsonaro tenta interferir politicamente na PF.

O inquérito aberto para investigar as denúncias de Moro tem relatoria do ministro Celso de Mello, no Supremo Tribunal Federal. O depoimento do ex-ministro é esperado para os próximos dias. Na entrevista à revista, Moro disse que deixou 22 anos de magistratura para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por considerar que teria apoio do governo no combate à corrupção. Apoio que, segundo Moro, ficou na promessa.



SEBRAE LANÇA EDITAL PARA SELECIONAR 35 PROJETOS COM TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL NO RN


RN-GERAL

Projetos que minimizam impactos ambientais podem participar — Foto: Divulgação

O Sebrae-RN abriu nesta quinta-feira (30) inscrições para o "II Programa de Aceleração do Sebraelab Natal – Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental", que vai selecionar projetos de empresas que desenvolvam modelos de negócio sustentável, escalável e de inovação de base tecnológica ou social. Ao todo, são 35 projetos selecionados e um investimento de R$ 225 mil.

O edital está disponível no site do Sebrae e as inscrições vão até 20 de maio. Serão selecionados 15 projetos com valores de até R$ 15 mil. Segundo o Sebrae, a premiação está condicionada a uma contrapartida de 30%: serão R$ 4,5 mil custeados pela própria empresa, por um investidor anjo ou por parceiros pelo impacto.

O outros 20 projetos vão ganhar vagas com subsídio de 70% do valor do programa, cabendo a empresa custear o restante pelos seis meses de aceleração.

O Sebrae visa estimular o surgimento de novas startups e impulsionar empreendimentos já existentes na perspectiva da vulnerabilidade social, bem como a possibilidade de geração de renda, além da resolução de problemas socioambientais com foco na agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Cada empresa pode inscrever um projeto e execução deve ser em seis meses. As ações devem gerar resultados prioritariamente no RN.

Segundo a gestora do projeto Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental do Sebrae-RN, Mona Paula Nóbrega, a ideia é premiar os 15 primeiros lugares com recursos financeiros e acelerar até 35 negócios, de acordo com seus estágios de maturidade.

“De acordo com o nível de maturidade de cada negócio, a gente vai oferecendo produtos e serviços de mentorias que possam ajudar na evolução desses negócios em termos de gestão, mercado e geração de impacto”, falou.


FAMÍLIA DESCOBRE QUE IDOSO DADO COMO MORTO POR COVID-19 ESTÁ VIVO APÓS ERRO DE HOSPITAL NA PB

PB-GERAL.
Hospital Metropolitano de Santa Rita admitiu que houve troca de registro. Família recebeu atestado de óbito e descobriu que aposentado estava vivo na UTI
Laudo de morte de aposentado traz como causas a sars,
Covid-19 e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Foto: Reprodução/TV Cabo Branco
A família de um aposentado de 71 anos recebeu a notícia de que o idoso havia morrido por Covid-19 mas descobriu, cerca de oito horas depois, que o paciente estava vivo e internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa.
Geraldo Gonçalves de Cardoso deu entrada na unidade há cerca de 15 dias onde está fazendo tratamento após contaminação pelo novo coronavírus. Segundo o filho dele, José Carlos Cardoso, o hospital acionou a família no início da manhã da quinta-feira (30) para avisar que o aposentado havia morrido.
“O pessoal do hospital ligou para o meu sobrinho avisando que ele fosse lá. Quando meu sobrinho chegou lá, eles apresentaram o laudo de morte do meu pai”, disse Geraldo. O documento apontava como causa da morte Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), Covid-19 e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
A equipe da unidade hospitalar levou o neto do aposentado para fazer o reconhecimento do corpo e quando chegou no local, a surpresa. Nenhum dos corpos era o de Geraldo.
“Eles mostraram alguns corpos, mas a gente queria saber, porque os corpos não eram do meu pai, mas tinha um com o nome dele. O endereço estava errado, estava como Mangabeira [bairro de João Pessoa], mas meu pai é de Mandacaru”, explica José Carlos.
O filho disse que a família começou, então, a procurar pelo idoso dentro do hospital, e que só por volta das 15h a unidade informou que encontrou o idoso na UTI.

“É uma coisa muito séria, um sofrimento muito grande. A família toda ficou sabendo, aqui na Paraíba, no Rio de Janeiro, em São Paulo, todo mundo ligando direto e a gente se estressando com o problema todo, perdemos dia de trabalho. Tudo bem que é um erro humano e estamos felizes por ele estar vivo, mas isso não pode acontecer com ninguém”, completa José Carlos.
Em nota enviada na noite da quinta-feira, a direção do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires informou que o caso se tratou de um erro humano e que houve uma troca de registro de paciente, o que resultou em uma informação equivocada de óbito.
A nota diz ainda que ao identificar o equívoco, a família foi imediatamente informada que o paciente estava vivo e segue sob cuidados da equipe da UTI COVID. A direção lamenta o erro e ratifica ainda a solidariedade e suporte à família.

G1 PB

PSB SE REESTRUTURA E APRESENTA BOA NOMINATA AO LEGISLATIVO DE CURRAIS NOVO


RN-POLITICA.
Nessa nova versão, a legenda tem Daniel Bezerra e o pastor João Batista a frente do partido.

Câmara
 
Dentre outros nomes que o PSB pretende lançar para a disputa nas eleições deste ano, está o da vereadora Zefinha Moura que tentará sua reeleição pela segunda vez, com um mandato bastante participativo e de conquistas significantes, como mais de 1 milhão em emendas nos últimos anos para Currais Novos, através de uma parceria com o deputado federal Rafael Motta, Zefinha representará o partido na Câmara já esse ano e será uma liderança importante nessa nova fase do partido.

Novidade

O médico Sérgio Eduardo, o mesmo já tem bastante experiência na política quando foi vereador e prefeito em Carnaúba dos Dantas, apesar de sempre residir em Currais Novos, será a primeira vez que ele irá participar diretamente nas eleições em nossa cidade.

Outros nomes que poderão disputar as eleições deste ano são; o engenheiro Sueid Lins, o moto-taxista Nerival Medeiros, o professor Rafael Batista e a estudante Rayane Carla. A legenda trabalha com o objetivo de chegar ao número de pelo menos 14 pré candidatos para disputar a eleição proporcional.

VACINA CONTRA COVID-19 DEVE TER PRIMEIROS RESULTADOS ATÉ JUNHO, DIZ PFIZER


BR-SAÚDE

A farmacêutica americana Pfizer chamou a atenção do mundo nesta semana ao anunciar a produção em estado avançado de uma vacina que pode ser eficaz contra o COVID 19, com capacidade de entrar em atividade ainda em 2020.

A expectativa da empresa é que os primeiros resultados dos testes clínicos, que indicarão a real eficácia da imunização, sejam conhecidos entre o final de maio e o início de junho.

 “Se tudo correr como esperado durante o trabalho clínico, esperamos que seja possível ter no mês de outubro vacinas prontas para uso emergencial, além de fabricar centenas de milhões de doses até o final de 2020”, estima a Pfizer.
CNN Brasil

SAÚDE LIBERA RECURSOS DE EMENDAS A ESTADOS PARA AÇÕES DE COMBATE À COVID-19


BR-POLITICA.
O Ministério da Saúde habilitou municípios de diversos Estados brasileiros para receberem recursos de emendas parlamentares para o custeio de ações e serviços públicos de saúde relacionados à covid-19.
 
Em Edição extra do Diário Oficial que circulou na noite desta quinta-feira traz mais de 60 portarias com a liberação de recursos provenientes de emendas individuais e de bancada para a área de saúde, incluindo custeio específico para as ações de combate ao novo coronavírus.

O Estado que receberá o maior volume de recursos para essa finalidade é São Paulo, um total de R$ 214,299 milhões. Em seguida, o Estado do Ceará terá a destinação de R$ 180,966 milhões em emendas parlamentares para o combate à covid-19.

Ao Estado da Bahia serão destinados R$ 126,904 milhões; ao Maranhão, R$ 125,576 milhões; ao Amazonas, R$ 116,834 milhões; ao Rio de Janeiro, R$ 97,697 milhões.

Ainda receberão recursos de emendas para ações relacionadas ao novo coronavírus os Estados do Amapá, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe, Acre, Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, e Rio Grande do Sul.

GOVERNO COMEÇA A PAGAR BENEFÍCIO A TRABALHADOR COM SALÁRIO REDUZIDO


BR-ECONOMIA.

O governo federal começa a depositar neste mês os pagamentos para trabalhadores formais que aderiram a acordos para suspensão de contratos ou redução de jornadas e salários.

Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, ligada ao Ministério da Economia, os primeiros benefícios seriam depositados nesta sexta-feira (1º).

A expectativa do governo federal era de que até 5 milhões de trabalhadores estivessem dentro desses acordos até a noite desta quinta-feira (30). O custo total estimado do programa é de R$ 51 bilhões.

RN TEM 1297 CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS DADOS FORAM ATUALIZADOS PELA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE NESTA SEXTA (01).


RN-SAÚDE
O Rio Grande do Norte possui 1.297 confirmados, 4.822 suspeitos, 4.185 descartados, 56 óbitos e 413 recuperados.
O boletim epidemiológico com o detalhamento de todas as informações está disponível no site saude.rn.gov.br
Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

APÓS 40 ANOS, HOTEL THERMAS ANUNCIA FECHAMENTO EM MOSSORÓ POR CAUSA DA CRISE PROVOCADA PELO CORONAVÍRUS


RN-ECONOMIA

Após 40 anos de funcionamento, Hotel Thermas, em Mossoró, RN, anuncia fechamento durante pandemia do coronavírus — Foto: Divulgação
Funcionando há 40 anos como um dos mais famosos hotéis do Rio Grande do Norte, o Hotel Thermas, em Mossoró, no Oeste potiguar, anunciou o fim do contrato com todos seus funcionário e o encerramento de suas atividades, devido à crise gerada no setor de turismo por causa da pandemia do novo coronavírus. A informação foi oficializada por meio de nota da diretoria.

“Infelizmente, a pandemia do novo coronavírus tornou-se uma ameaça não só para as pessoas, mas também para a saúde das empresas. O setor de turismo foi um dos mais atingidos pela crise, registrando o fechamento de inúmeros hotéis pelo país”, afirmou a direção do hotel, em nota.


MULHER TIRA CALCINHA E USA COMO MÁSCARA AO SER IMPEDIDA DE ENTRAR EM MERCADO


RJ-GERAL.
Nas imagens, é possível ver que a mulher é parada pelos seguranças impedindo a sua entrada no estabelecimento
Mulher tira calcinha e usa como máscara - Foto: Reprodução

Uma mulher foi impedida de entrar em um supermercado do Rio de Janeiro, por não estar usando máscara. Para solucionar o problema a mulher então, tirou a calcinha e pôs no rosto, simulando uma máscara de proteção.

O caso aconteceu na terça-feira (28) e o caso foi filmado por clientes do estabelecimento.


ENTENDIMENTO DE MORAES IMPEDIRIA A NOMEAÇÃO DO PRÓPRIO MORAES NO STF


BR— JUSTIÇA
 
Se fosse observada a estrita interpretação da “impessoalidade” exigida pelo ministro Alexandre de Moraes do presidente Jair Bolsonaro, para nomeação do diretor da Polícia Federal, talvez ele próprio não estivesse no Supremo Tribunal Federal (STF).

Moraes chegou ao STF por ser auxiliar de confiança e amigo do ex-presidente Michel Temer, além do seu notório saber jurídico. A rigor, é difícil ser entronizado no STF sem elos de amizade, parentesco ou afinidade política com quem o nomeou. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Moraes foi alvo de suposições injustas de que seu papel seria blindar Temer. Agora, baseado em suposições, anula ato do chefe do Executivo.

Atual presidente do STF, Dias Toffoli foi advogado do PT e auxiliar de confiança de Lula, que o nomeou. Mas nunca os favoreceu.

ALCOLUMBRE CONDICIONA R$ 60 BI A ESTADOS A CONGELAMENTO DE SALÁRIOS


BR-ECONOMIA
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), apresentou nesta quinta-feira (30) uma nova versão do projeto que estabelece um socorro financeiro a Estados e municípios durante a pandemia . O texto condiciona a liberação de recursos aos governos locais ao congelamento do salário de servidores públicos até 31 de dezembro de 2021.

Alcolumbre estipulou em R$ 60 bilhões o socorro emergencial da União para Estados e municípios durante quatro meses.


Do total, R$ 50 bilhões serão distribuídos diretamente conforme cálculos de arrecadação com ICMS, ISS, Fundo de Participação dos Estados (FPE), Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e população. Metade será para governos estaduais e a outra metade para prefeituras. O critério misto de rateio foi colocado para equilibrar o repasse entre as regiões do País.

Além disso, o Senado estipulou no parecer um repasse extra de R$ 10 bilhões para uso exclusivo no combate ao coronavírus. Desse montante, R$ 7 bilhões serão entregues para Estados e Distrito Federal, assim distribuídos: 60% conforme taxa de incidência d""a covid-19 divulgada pelo Ministério da Saúde, apurada mensalmente, e 40% de acordo com a população. Os municípios, por sua vez, terão R$ 3 bilhões conforme a população.

OBS. Esse cidadão, pra não dizer outra coisa" Vai aceitar em congelar o salario dele também?Duvido.

Postagem em destaque

VIVALDO COSTA COBRA DA GOVERNADORA RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS NO SERIDÓ

RN-POLITICA . O deputado Vivaldo Costa requereu de forma verbal, nesta terça-feira (30) durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa...