sábado, 6 de junho de 2020

LAGOA NOVA VAI GANHAR ROTATÓRIA COM IMAGEM DE SANTANA

RN-CIDADES.

Nesta quinta-feira (04 de Junho), o prefeito Luciano Santos, assinou o contrato para construção da tão sonhada rotatória, onde será fixada a imagem de Senhora Santana, dando o pontapé inicial para honrar mais um compromisso da gestão.

O momento contou com a participação do pároco José Mário, da secretária de Turismo Josiane Gomes, do senhor Jerônimo representante da Construtora JVA Ltda-ME, empresa vencedora do certame. O recurso que irá permitir a construção de mais esse equipamento é fruto do planejamento da Gestão.

A Construção da Rotatória no entroncamento da RN 041 com a RN 087, mais precisamente na Baixa Grande, é mais uma demonstração de que estamos trabalhando muito para oferecer o melhor a população Lagoanovense.


UMA DAS PRINCIPAIS TESTEMUNHAS EM INQUÉRITO NO STF, JOICE HASSELMANN É ACUSADA DE USAR DINHEIRO PÚBLICO PARA PRODUZIR FAKE NEWS PARA CRIAÇÃO DE NARRATIVAS


BR-POLITICA.


 

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL) foi acusada nesta sexta-feira(05) por uma reportagem da CNN Brasil de produzir fake news com a criação de perfis falsos nas redes sociais para criação de narrativas. A matéria mostrou áudios da parlamentar e declarações de supostos ex-funcionários e uma assessora de Joice, que ela acusa de serem forjadas.

 

Para sustentar a denúncia, a emissora ouviu duas pessoas que se dizem ex-assessores da parlamentar. Eles afirmam, de maneira categórica, que a deputada teria usado dinheiro público para financiamento das fake news.

 

“Acabo de assistir a denúncia patética e mentirosa da CNN Brasil (a mando do governo) que usou montagens para simular conversas com ‘assessores’ meus. Na super denúncia aparecem dois ‘assessores’ mascarados, no escuro falando uma sequência de mentiras ensaiadas”, respondeu Joice no Twitter.

 

Nos áudios atribuídos a Joice, ela aparece fazendo orientações sobre publicações contra as também deputadas federais Carla Zambelli (PSL) e Bia Kicis (PSL).

 

“O assunto é o requentado, os diálogos forjados”, escreveu Joice. “Segurei até agora as informações, mas chegou a hora de publicizar. Demiti dois assessores que estavam infiltrados no meu gabinete por governistas roubando dados, gente que tinha acesso aos meus telefones. Peguei com a boca na botija”, explicou a parlamentar.

 

Segundo Joice, ela já demitiu os funcionários em questão e chegou a levar dados deles à Polícia Federal e ao Ministério da Justiça. Ela afirma que desconfiou deles porque “começaram a apresentar padrão de vida não condizente com o que ganhavam”.


 Cresça e apareça divulgando aqui.


POLÍCIA CIVIL PRENDE PM ACUSADO DE FURTAR COMBUSTÍVEL DE VIATURAS NO RN

RN-POLICIAL.

 

Um policial militar do Rio Grande do Norte, de 52 anos, foi preso na tarde desta sexta-feira (5) em Natal suspeito de desviar o combustível de uso das viaturas oficiais para utilização no próprio carro.


Apenas em maio suspeito desviou cerca de 1 mil litros de gasolina, segundo a Polícia Civil — Foto: Polícia Civil/Divulgação

De acordo com o Departamento de Combate a Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (DECCOR-L), que efetuou a prisão, apenas em maio o suspeito desviou cerca de 1 mil litros.

 

Segundo a Polícia Civil, as investigações apontaram que o policial militar estava desviando combustível há aproximadamente um ano. Ele utilizou três unidades veiculares para controle de abastecimento para fazer o desvio nesse período. Para efetuar o crime, ele transformou o próprio carro em uma viatura.


Os policiais civis efetuaram a prisão nesta tarde e cumpriram três mandados de busca e apreensão. O suspeito deve responder pelo crime de peculato. Nas diligências, os policiais civis apreenderam o veículo que foi transformado e uma unidade de autorização de abastecimento das viaturas oficiais da PM.


O policial militar suspeito foi encaminhado ao Quartel do Comando Geral da Polícia e está à disposição da Justiça.


Por G1 RN


SELFIE: JOVEM MORRE AO TENTAR SER FOTOGRAFADA EM CACHOEIRA NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE, INTERIOR DO RN

RN-GERAL.

Tenho a informação de que uma jovem, que trabalha como  representante comercial, morreu na tarde desta sexta feira, dia 05, ao tentar se selfie  em um penhasco (conhecido como cacheira) no município de Portalegre, no interior do Rio Grande do Norte.

A jovem identificada como sendo Rejane Queiroz, natural de Pau dos Ferros, perdeu o equilíbrio quando tentava se posicionar para tirar uma foto (Selfie) na Cachoeira do Telhado. Equipes da Polícia Militar, Corpo do Bombeiros e Itep foram acionados.

O local onde o acidente aconteceu é frequentado por turistas de todo país, especialmente por pessoas de regiões do Oeste Potiguar, locais próximos onde o acidente foi registrado na tarde desta sexta feira, 05 de junho.

Cresça e apareça divulgando aqui.

EVANGELHO DO DIA: (MC 12,38-44) - SÁBADO, 6 DE JUNHO DE 2020

DESTAQUE


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

 

Naquele tempo, Jesus dizia, no seu ensinamento, à multidão: “Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação”.

 

Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias.

 

Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.

 

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


CASAL É MORTO COM PELO MENOS 79 TIROS DENTRO DE CASA, DIZ POLÍCIA

RS-POLICIAL.

Segundo as autoridades, uma das vítimas tinha antecedente policial por porte ilegal de arma de fogo. Principal hipótese é de execução por envolvimento com o tráfico de drogas

 

Um casal de namorados foi morto com pelo menos 79 tiros, dentro de casa, na noite de quinta-feira (4), em Araricá, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

 

Inicialmente a polícia havia divulgado que o casal foi alvejado por 60 tiros, mas em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (5), a informação foi modificada para 79.

 

As vítimas foram identificadas como Adair Brizola da Silva, de 31 anos, e Caruel Quendi da Silva Barbosa, de 25. Na casa, que fica no Centro da cidade, morava apenas Adair. A jovem vivia com a mãe em Campo Bom.

 

De acordo com a Polícia Civil, a ação ocorreu por volta das 23h. Os suspeitos teriam chegado em um veículo preto, pulado a grade do condomínio e invadido a residência. O casal estaria na sala jogando videogame, quando a porta foi arrombada. "Os criminosos falaram por cerca de um minuto e começaram a atirar", diz o delegado responsável, Fernando Branco.

 

Foram usadas pelo menos quatro armas de diversos calibres. Duas pistolas, uma de 40 e uma de 9 milímetros, uma espingarda calibre 12, e um fuzil 556.

 

"Foi um crime bastante violento. A maioria dos tiros que eles levaram foi na região do rosto e do tronco", conta Branco.

 

A principal hipótese da polícia é de execução. "Muito provavelmente ligada à questão do tráfico de drogas, mas isso ainda estamos apurando a motivação".

 

Ainda de acordo com o delegado, Adair tinha antecedentes por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, e uma ocorrência de moeda falsa. "Ele chegou a ser preso em flagrante por porte ilegal. A moça não tinha nada. É provável que ela tenha sido executada apenas por estar na cena do crime", destaca.

 

A polícia ainda não sabe dizer quantas pessoas participaram do crime, mas acredita que sejam pelo menos quatro, já que foram utilizadas quatro armas diferentes.

 

Uma perícia foi feita no local para tentar encontrar evidências dos suspeitos. "Temos imagens de câmeras que serão analisadas, mas são distantes, não é possível identificar ninguém", diz o delegado.

 

'Foi a filha que qualquer pai queria ter'

O pai de Caruel, Vilson Barbosa, muito abalado relembrou a relação com a filha. "Só tenho lembrança boa dela. Nada de ruim. Nunca tivemos uma desavença. Ela foi a filha que qualquer pai queria ter", recorda.

 

Vilson confia que a polícia vai fazer justiça pela morte da filha.

 

"Tem que ter, só isso. Eu confio muito na força da polícia para resolver esse problema", diz.

 

Segundo a polícia, Caruel era modelo e trabalhava também como garçonete em Campo Bom. Um dos perfis da jovem nas redes sociais tem mais de 77 mil seguidores.

 

Ela e Adair estariam juntos há três anos, de acordo com a família.

 

Joyce Heurich e Matheus Felipe - RBS TV


SESAP ESCLARECE VÍDEO DE CAIXAS “COM AREIA” EM REMESSAS DE ÁLCOOL GEL

 RN-GERAL.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap/RN) esclarece vídeo de caixas "com areia" em remessas de álcool gel. A areia, na verdade, é um material absorvente, que evita o vazamento do álcool, caso algum frasco chegue a se romper. O vídeo foi filmado no Hospital Regional do Seridó, localizado em Caicó e o material mostrado foi doado pelo Ministério da Saúde.

“Esse material se trata de grânulos para absorção de líquidos inflamáveis. A finalidade desses grânulos é justamente evitar acidentes e proteger o meio ambiente, caso haja vazamento de liquídos”, Marcos Alexandre, um dos farmacêuticos e responsáveis pelo recebimento de medicamentos da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat).

Confira nota divulgada pela Sesap/RN:

Nota – Transporte de frascos de álcool

A Secretaria de Estado da Saúde Pública, por meio da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), esclarece que alguns fornecedores, para uma maior segurança, sobretudo em transporte aéreo de cargas, enviam os frascos de álcool (produto inflamável) em caixas contendo material absorvente, para evitar o vazamento do álcool em decorrência de um eventual rompimento de um dos frascos.

Fonte: Agora RN

Cresça e apareça divulgando aqui.

JOVEM É ENCONTRADA DECAPITADA NA ZONA OESTE DE NATAL

RN-POLICIAL.

Jovem foi encontrada decapitada em uma região de duna na Zona Oeste de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/InterTV Cabugi

Uma mulher de 19 anos foi encontrada morta decapitada nesta quinta-feira (4) na Zona Oeste de Natal. O corpo de Jayne Radija Silva do Nascimento estava em uma região de dunas entre os bairros do Planalto e Felipe Camarão.


De acordo com a polícia, a jovem saiu de manhã da casa da mãe e não havia sido mais vista desde então. A PM foi acionada por moradores da região, que encontraram o cadáver. Os familiares fizeram o reconhecimento do corpo.


Ainda não se tem informações do que teria motivado o assassinato, bem como sobre quem o cometeu.


Fonte: G1 RN

PREFEITURA PUBLICA DECRETO POSSIBILITANDO SUSPENSÃO DE PAGAMENTO DE CONSIGNADOS

RN-GERAL.

A Prefeitura de Currais Novos autorizou a suspensão, por 120 dias, dos descontos de empréstimos consignados em folha de pagamento no âmbito da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo.

O Decreto foi publicado na edição de hoje (05) do Diário Oficial dos Municípios e é mais uma medida adotada pela Gestão Municipal durante o período de pandemia do novo coronavírus.

A ideia é que, com a interrupção dos descontos, garanta-se o mínimo de segurança econômica aos servidores municipais, além de fazer com que a economia local tenha mais uma forma de oxigenação, diante da suspensão das atividades comerciais.

A Gestão Municipal considera que houve redução na renda das famílias decorrente das medidas restritivas à circulação de pessoas e às atividades privadas na economia e no aumento das despesas decorrentes das medidas de distanciamento social e isolamento social, com impacto na arrecadação de receitas públicas e que a suspensão temporária dessas cobranças poderá auxiliar na reorganização financeira dos servidores.

A suspensão das cobranças, porém, depende de requerimento do servidor diretamente à instituição consignatária na qual tenha firmado o contrato de empréstimo, como explica o Secretário Municipal de Finanças, Patrício Dantas. “Não é uma anistia, é uma suspensão temporária dos descontos. É uma importante iniciativa porque dá o poder de escolha aos servidores públicos Sabemos que há os que não têm o desejo de interromper seu desconto em folha de pagamento, seja por estar finalizando suas prestações ou por outros motivos. Mas dá opção para aqueles que estão enfrentando maiores dificuldades nesse momento”, afirma Patrício.

“Estamos garantindo mais proteção social aos nossos servidores públicos e aposentados, que vão poder contar com uma parte a mais de seus salários durante essa situação de calamidade pública. Os bancos não perdem em nada e a economia só tem a ganhar. Isolamento social com proteção social pode ser o caminho para dias melhores”, disse o Prefeito Odon Júnior.


EM 10 DIAS, CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS AUMENTAM 94% NO RN.

RN-SAÚDE.

Operação conjunta da Polícia Militar e da prefeitura de São Gonçalo do Amarante para aumentar isolamento social no RN — Foto: PM/Divulgação

Em 10 dias, o número de casos confirmados da Covid-19 quase dobrou no Rio Grande do Norte, de acordo com dados dos boletins epidemiológicos da Secretaria Estadual de Saúde. Enquanto no dia 25 de maio, havia 4.774 pacientes diagnosticados com a doença nos municípios potiguares, o número passou para 9.282 nesta quinta-feira (4) – um avanço de 94,4%.

 

No mesmo período, o número de óbitos aumentou 78%, passando de 212 para 378 no estado. Já o número de curados aumentou 29%, passando de 1.410 para 1.824.

 

Por causa do avanço da doença, o governo aumentou as medidas restritivas para diminuir a circulação de pessoas e o contágio do coronavírus. Nesta quinta-feira (4), fiscalizações conjuntas entre órgãos estaduais e municipais começaram a ser realizadas na Grande Natal.

 

Somente em Natal, que concentra o maior número de casos, a quantidade de novos pacientes testados positivos para a doença aumentou 86%, passando de 1.895 para 3.538. A capital enfrenta superlotação em unidades de pronto-atendimento e falta de leitos de UTI suficientes para a demanda da região.

 

Embora com números menores de infectados que a capital, as cidades da região metropolitana tiveram um aumento mais acentuado de infectados e mais que dobraram o número de pessoas diagnosticadas nos 10 dias. É o caso de Parnamirim (116%), Macaíba (139%), São Gonçalo do Amarante (179,5%), Ceará-Mirim (130,9%), São José de Mipibu (153,3%) e Nísia Floresta e Goianinha, ambas com aumento de 122% dos casos.

 

Já Mossoró, que já foi considerado o epicentro da doença no estado, registrou crescimento inferior às cidades da região metropolitana, com avanço de 53% nos últimos 10 dias. Por outro lado, no Seridó, Caicó teve aumento de 178% no número de testes positivos para a doença no período.

 

Isolamento social

O Governo do Rio Grande do Norte renovou nesta quinta (4) o decreto de isolamento social, impôs restrições à circulação de pessoas em vias públicas e excluiu salões de cabeleireiros e barbearias da lista de serviços essenciais que podem funcionar. As medidas têm validade até 16 de junho. Além disso, o decreto traz um plano de retomada gradual das atividades econômicas a partir de 17 de junho condicionado à situação da ocupação de leitos no Estado.

 

Com as novas regras, o governo pretende aumentar o índice de isolamento social que nesta quarta-feira (3) estava em 40%. O decreto estabelece regras de permanência domiciliar, ou seja, a proibição da circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ressalvados os casos de extrema necessidade, com o uso obrigatório de máscaras de proteção.

 

G1/RN

 


PAI, MÃE E DOIS FILHOS PEGAM COVID-19 EM CRUZETA E COMEMORAM RECUPERAÇÃO APÓS TRÊS SEMANAS DE TRATAMENTO

RN-SAÚDE.


Família foi homenageada pela equipe de saúde — Foto: Cedida

Pai, mãe e dois filhos se recuperaram da Covid-19 após três semanas lutando contra a doença, no município de Cruzeta, região Seridó do Rio Grande do Norte. Tatiana, Jucely, Jucely Victor e Vinícius, da família Colaço e Góes moram na mesma casa com a secretária da Marinilce Campelo, que também testou positivo para o coronavírus.

 

O primeiro a apresentar os sintomas foi o filho mais velho Jucely Victor, de 17 anos, no dia 9 de maio. O adolescente tem diabetes tipo 1, o que preocupou a mãe. “Ele começou a sentir um cansaço e depois teve febre, mas tomou remédio e permaneceu em casa”, lembra Tatiana Colaço.

 

MAPA DO CORONAVÍRUS: as cidades com infectados e o avanço dos casos

Memorial das vítimas: conheça a história de potiguares que morreram com a doença

Logo em seguida foi a vez de Jucely Góes, pai de Jucely Victor e marido de Tatiana. O empresário também teve febre, dores no corpo e dificuldade para respirar. Em dois dias, o homem que é cardiopata apresentou piora e precisou de atendimento médico.

 

“Liguei para o médico dele em Caicó porque como ele é do grupo de risco por ter esse problema cardíaco. Depois fomos até Caicó para fazer os exames e lá descobrimos que nós quatro estávamos doentes”, conta Tatiana Colaço. A secretária Marinilce também testou positivo para o novo coronavírus.

 

Vinícius, de 16 anos, o filho mais novo do casal foi o menos afetado dos quatro. Já Tatiana também teve os sintomas mais agressivos da doença, como febre, dores no corpo, náuseas e dificuldade para respirar.

 

No dia 16 de maio, a família viajou para Natal, onde permaneceu isolada em um apartamento até o dia 1º de junho. “Foi uma angústia muito grande porque ninguém poderia chegar perto da gente. Fui eu que mesmo doente tive que dirigir até Natal. No apartamento eu piorei enquanto cuidava deles”, diz Tatiana.

 

O casal fez exames que detectaram danos nos pulmões e ficaram na capital potiguar até se recuperarem. “Não podíamos sair nem para o supermercado, meus pais que moram em Natal que vinham trazer comida para a gente. Eles deixavam na porta e a gente buscava”, conta Tatiana.

 

A família enfim se recuperou da doença e pôde voltar a Cruzeta, cidade em que mantém uma rede de supermercados. Marinilce também se recuperou da doença e se reuniu com a família de Tatiana para comemorar a volta para casa. Todos receberam alta hospitalar nesta semana, no hospital local e foram homenageados por moradores da cidade. Cruzeta tem 11 casos confirmados de Covid-19, de acordo com a Sesap.

 

“É uma doença muito séria. Temos que nos cuidar. Foi um momento de muita angústia porque a gente mesmo doente que tinha que cuidar um do outro. Graças a Deus deu tudo certo e já estamos em casa novamente. Que essa situação sirva de alerta para as pessoas”, completa Tatiana Colaço.

 

G1/RN

Cresça e apareça divulgando aqui.

MOTORISTA PERDE CONTROLE E CAPOTA VEICULO NA RN 016 NA COMUNIDADE DA LAGOA DO FERREIRO EM ASSU

RN-TRANSITO.

Tomei conhecimento que na tarde desta sexta-feira, dia 05, policiais do NORE receberam a informação via COPOM de que um acidente do tipo capotamento, foi registrado na RN 016, nas proximidades da comunidade de Lagoa do Ferreiro de Fora em Assu.

De acordo com informações, o carro tipo D20 ao capotar teria batido em um pé de arvore onde estaria um enxame muito grande de abelhas e isto está dificultando a aproximação de pessoas. O carro estava carregado de mamão, no qual ficou espalhado na pista de rolamentos.

Populares informaram que o condutor da D20 teria dito, que ao tentar atender o celular, perdeu o controle do veiculo vindo a capotar. As vítimas foram socorridas pelo SAMU para unidade hospitalar.

ATEVALDO MODERNIZA HOSPITAL MUNICIPAL

RN-CIDADES.

SAMARA SIBELLI Secretária de Comunicação 

(84) 9 8167-9100

Transformações na estrutura física do Hospital Municipal Erika Emmanuelle Soares Arquileu estão em andamento. Mediado pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, o Governo de Encanto iniciou nesta semana a restauração/modernização do espaço.

Dentre as readequações pensadas, a obra prevê a substituição de portas e janelas por outras de vidro, troca do piso, nova pintura e reorganização das áreas.  O objetivo é melhorar desde o atendimento na recepção até os setores de socorro aos pacientes.

 “Vai ficar um ambiente aconchegante para quem trabalha e para quem chega”, externou o gestor Atevaldo Nazário, ao pontuar que pelo menos R$ 30 mil reais da municipalidade serão revertidos à concretização do projeto. Segundo o prefeito, outros R$ 70 mil reais – remanescentes de emenda parlamentar – vão servir à compra de materiais.

Acrescentando-se a estes investimentos, a aquisição de três veículos para uso da Secretaria Municipal de Saúde terá processo licitatório já nas semanas vindouras. O translado de doentes para fora do município será incrementado com os automóveis. Mais R$ 300 mil reais serão empregados.

Cresça e apareça divulgando aqui.


sexta-feira, 5 de junho de 2020

MPF DENUNCIA EX-PREFEITO DE SÃO JOSÉ DE CAMPESTRE POR DESVIO DE RECURSOS DA MERENDA ESCOLAR

RN-JUSTIÇA.

 

Enquanto faltava comida para os alunos, empresário repassava dinheiro a Zequinha Borges, que assinou até mesmo uma minuta de contrato em branco

 

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia contra um ex-prefeito de São José de Campestre, José “Zequinha” Borges Segundo, por desviar recursos da merenda escolar através da contratação irregular de uma empresa, em um prejuízo de R$ 181 mil aos cofres públicos. Além dele, foram denunciados o então controlador-geral do Município José Cláudio da Silva (genro de Zequinha) e o empresário Miguel Teixeira de Oliveira, sócio da KM Distribuidora de Alimentos Ltda.

 

Eles deverão responder por dispensa indevida de licitação, corrupção passiva (o ex-prefeito e o genro), corrupção ativa (o empresário) e poderão ter de reparar os R$ 181 mil desviados. Essa foi a quantia paga à empresa entre janeiro de 2011 e setembro de 2012 pela Prefeitura, verba proveniente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

Miguel Teixeira chegou a fazer depósitos nas contas do ex-prefeito e do ex-controlador, que também repassou valores ao sogro. Eles montaram processos licitatórios que nunca ocorreram de fato e, enquanto em 2011 os repasses à empresa foram feitos a partir de uma minuta de contrato assinada em branco (não possuía número, dados da contratada, valor, objeto ou vigência), em 2012 sequer contrato existia.

 

Irregularidades - As suspeitas surgiram a partir de um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), no qual foi constatado “um acervo de ilicitudes na execução de diversos programas federais, que são objeto de múltiplas ações penais e de improbidade administrativa em curso”. Uma das irregularidades dizia respeito ao dinheiro da merenda escolar.

 

Por um lado, os representantes da CGU visitaram diversas escolas do município em outubro de 2012 e constataram que 75% dos alunos estavam sem merenda, o que ocasionava suspensão das aulas, ou redução da carga horária. De outro, verificou-se que um suposto pregão realizado em 2010 - base para os repasses à empresa em 2011 - e que uma adesão à ata de outro município em 2012 foram forjados, para esconder a contratação direta da KM.

 

“Licitações” - Do pregão supostamente realizado em abril de 2010, apenas a KM participou. Não houve pesquisa de preços e o processo se baseou nos valores oferecidos pela própria empresa. Vários documentos foram assinados por um pregoeiro que só veio a ser designado para a função em 2011 e a documentação inclui até mesmo alguns papéis referentes a um processo realizado em outro município, bem como informações de diversos produtos que não estavam previstos no edital.

 

A homologação de alguns itens dessa licitação ocorreu menos de 10 segundos após a etapa anterior, a adjudicação, mesmo prevendo a necessidade de diversos trâmites e pareceres. Além disso, não há qualquer documento de habilitação da empresa KM no processo.

 

Em 2012, o novo procedimento apresenta ainda mais irregularidades. A suposta adesão a uma ata de registro de outra prefeitura, Nova Cruz, foi feita sem qualquer justificativa, não havendo novamente qualquer pesquisa de preços. Os documentos não foram numerados e o ofício solicitando a adesão à ata teria sido emitido em 29 de fevereiro daquele ano, véspera do início do ano letivo.

 

Na ata de Nova Cruz havia outras empresas que venceram alguns dos itens licitados, porém a Prefeitura de São José de Campestre solicitou resposta apenas da KM, “o que demonstra que o interesse estava direcionado à empresa”.

 

Propina – José Cláudio, na condição de controlador-geral do município, atestou a suposta regularidade dos procedimentos. E foi para a conta dele que Miguel Teixeira realizou seis transferências (somando mais de R$ 4 mil), entre junho de 2010 e junho de 2011. Entre abril de 2010 e junho de 2012, o controlador fez 12 transferências para as contas do sogro, totalizando mais de R$ 11 mil.

 

Miguel Teixeira, contudo, chegou mesmo a fazer um depósito diretamente na conta do então prefeito, no valor de R$ 1.500, apenas seis dias após a Prefeitura ter pago uma das parcelas da empresa, em outubro de 2011. Durante a investigação, nem Zequinha Borges nem José Cláudio souberam explicar o dinheiro recebido do sócio da KM.

 

A denúncia irá tramitar na Justiça Federal sob o número 0803730-29.2020.4.05.8400.

Assessoria de Comunicação

Procuradoria da República no RN

Fones: (84) 3232-3901

 

 


CEASA-RN RECEBERÁ GRANDE AÇÃO DE DESINFECÇÃO PARA COMBATER A COVID-19

RN-GERAL.

Ceasa não tem para onde crescer - Tribuna do Norte

A Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa-RN) recebe, neste domingo (07), a partir das 8h, uma grande ação sanitária de desinfecção organizada pelo Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, composto pela Marinha do Brasil (Comando do 3º Distrito Naval), Exército Brasileiro (7ª Brigada de Infantaria Motorizada) e Força Aérea Brasileira (ALA 10). O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba é um dos dez ativados pelo Ministério da Defesa, em março deste ano, no âmbito da Operação COVID-19, no combate aos impactos do coronavírus no Brasil.

O trabalho será realizado no único dia da semana no qual a Ceasa-RN não funciona e irá contemplar as lojas permissionárias, mercados e áreas externas com o objetivo de reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus

A ação contará com militares das Forças Armadas, habilitados para a descontaminação de ambientes, material e pessoal, em Estágios de Capacitação ministrados pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) do Comando do 3º Distrito Naval.

Segundo o diretor técnico, Manoel Batista, todos os permissionários foram comunicados da ação e devem seguir algumas orientações para que os militares possam aplicar os produtos químicos sem causar danos aos comércios.

 “Enviamos aos permissionários algumas orientações para que a desinfecção seja realizada. Por exemplo, a loja deverá estar com janelas e portas abertas, todos os produtos de comercialização deverão ser retirados e os equipamentos eletrônicos, desligados”, explica. No dia, apenas um representante por loja, devidamente autorizado pela Ceasa-RN, poderá estar no local para acompanhar a ação.

A solicitação da ação ao Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba foi feita pela Administração, via Governo do RN, pois a Ceasa-RN possui mais de 300 lojas e uma rotatividade diária muito grande de pessoas. “Conversamos com a equipe do Governo e relatamos a necessidade de uma ação como essa para Ceasa-RN que é o maior centro de comercialização de hortifrutigranjeiros do Estado. Sua importância no abastecimento de supermercados é muito grande. Já estamos executando diversas medidas sanitárias e essa ação será um grande complemento para o que já estamos realizando”, explica o diretor-presidente, Flávio Morais. 

Ações sanitárias de combate à Covid-19

Desde o início dos decretos estaduais de combate e prevenção ao coronavírus, a Ceasa-RN vem realizando diversas medidas sanitárias visando a proteção de permissionários, servidores, colaboradores e clientes

Entre as medidas adotadas estão: uso obrigatório de máscara de proteção em todos os ambientes externos e interno; desinfecção dos caminhões e carretas na portaria; higienização das mãos com álcool 70% de todos que entram no órgão;  fechamento de bares, lanchonetes e restaurantes, sendo permitido apenas o funcionamento para delivery; instalação de pias nos mercados; intensificação da limpeza dos banheiros; maior fiscalização do cumprimento das medidas pelas lojas permissionárias, entre outras medidas importantes no combate à Covid-19.

A Ceasa-RN é o principal polo de comercialização de hortifrutigranjeiros do Estado. São mais de 300 lojas que comercializam frutas, legumes, verduras, carnes, ovos, derivados do leite, entre outros. A Ceasa-RN funciona de segunda a sábado, na Av Capitão-Mor Gouveia, 3005, Lagoa Nova, Natal, nos seguintes horários: Acesso de caminhões e carretas para carga e descarga: 00h às 03h; Entrada do público externo: das 03h às 13h; Fechamento total: 20h. 

Foto 01: Anderson Santos

Foto 02- Cedida pelo Comando Conjunto

Assessoria de Comunicação

Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte  (Ceasa-RN)

Anderson Santos - DRT 1909/RN

Telefone: (84) 99819-0096


Postagem em destaque

GILMAR MENDES CONCEDE HABEAS CORPUS E QUEIROZ VAI PERMANECER EM PRISÃO DOMICILIAR

BR-JUSTIÇA O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), concedeu habeas corpus determinando que Fabrício Queiroz, ex-asses...