sábado, 5 de dezembro de 2020

POLÍCIA CIVIL PRENDE DOIS SUSPEITOS POR TRÁFICO DE DROGAS EM PARELHAS-RNE-COMMERCE

RN-POLICIAL

Polícia Civil prende dois suspeitos por tráfico de drogas em Parelhas-RN Material apreendido pela Polícia de Parelhas Policiais civis da Delegacia Municipal de Parelhas deram cumprimento, nesta quarta-feira (02), a um mandado de busca e apreensão em desfavor de Raiane da Silva Oliveira, 31 anos. No local, foram apreendidas duas porções de “crack”, 34 papelotes com maconha, além de dois pequenos tabletes também de maconha. 

Raiane da Silva e Pedro Henrique Pereira, namorado da suspeita, foram autuados em flagrante pela suspeita da prática do crime de tráfico de drogas. Eles foram conduzidos até a delegacia e, posteriormente, encaminhados ao Presídio Regional do Seridó, no município de Caicó, onde permanecerão à disposição da Justiça.  A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, através do Disque Denúncia 181  

  Fonte;Sidney Silvae-commerce



FÁTIMA BERNARDES É DIAGNOSTICADA COM CÂNCER DE ÚTERO E VAI SE AFASTAR DA GLOBO

      BR-SAÚDE

 

 Share Facebook Twitter Pinterest Linkedin ReddIt Telegram



resentadora diz que doença está em 'estágio inicial' e que vai se afastar do 'Encontro' para passar por cirurgia. — Foto: Fabiano Battaglin/Gshow


Fátima Bernardes revelou nesta quarta-feira (2) que foi diagnosticada com câncer de útero em estágio inicial. Em seu perfil no Instagram, a apresentadora do “Encontro” afirmou que vai passar por cirurgia, e que por isso deve se afastar por alguns dias do trabalho. Ela diz que o diagnóstico foi feito durante uma série de exames de rotina.

 

“Como sempre usei minhas redes com total franqueza e verdade, preferi eu mesma passar essa informação para todos que me acompanham”, escreveu Bernardes.

 

“Enquanto isso, aproveito o aconchego dos meus pais, filhos, do meu amor e dos amigos próximos. E já agradeço pelo carinho, pelas boas energias de todos aqui. Logo, logo estarei de volta para nossos encontros.”

 

Com 58 anos, a apresentadora e jornalista foi âncora do “Jornal Nacional” por 14 anos até 2012, quando assumiu o comando do “Encontro com Fátima Bernardes”.

 

“Você é mais forte do que pensa. Tudo será mais fácil do que imagina. Estamos juntos nessa, meu amor”, afirmou Túlio Gadelha, namorado de Bernardes, no Instagram.




COM 75% DOS PULMÕES LESIONADOS POR COVID-19, PREFEITO ELEITO JACKSON DANTAS VAI PARA UTI

      RN-SAÚDE

O ex-prefeito, e agora prefeito eleito de São José do Seridó, Jackson Dantas, foi internado em um leito de UTI de um hospital privado de Natal. A internação na UTI foi necessária após a comprovação de que os pulmões do paciente estão 75% comprometidos pelo vírus.

 

Apesar do quadro grave e preocupante q      ue requer muitos cuidados, o filho do prefeito eleito agradeceu o apoio e orações de todos, e tranquilizou população, familiares e amigos, ao postar  vídeo em suas redes sociais dizendo que seu pai está reagindo ao tratamento e que não deverá permanecer por muito tempo na UTI.


sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

NATAL TERÁ CAMPANHA PERMANENTE DE COMBATE AO CÂNCER DE PELE

     RN-SAÚDE

Projeto de Lei de autoria da vereadora Nina foi aprovado na CMN e segue para sanção do Executivo

 

Em todo Brasil, o mês de dezembro é dedicado à conscientização sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o câncer de pele, mas em Natal, as ações e campanhas voltadas ao combate da doença deverão ser permanentes. O projeto de lei que cria a Campanha Permanente de Combate ao Câncer de Pele em Natal, de autoria da vereadora Nina (PDT), foi aprovado em segunda discussão nesta quinta-feira (03), durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Natal. Para a parlamentar, essa é uma pauta de extrema importância e que merece total atenção.

“Natal é conhecida mundialmente como Cidade do Sol. Isso representa um risco grave de ocorrência de câncer de pele aos que se expõem sem proteção. No Brasil, são 185 mil pessoas acometidas anualmente pela doença. Desse modo, as campanhas não podem acontecer esporadicamente, apenas em um mês, como é o caso de dezembro. Devem ser campanhas permanentes! Transformamos essa preocupação em projeto de lei, para que o governo tenha mecanismos legais e assim faça a sua execução”, enfatizou a vereadora Nina.

No Brasil, uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que, só em 2020, mais de 185 mil pessoas devem ser diagnosticadas com a doença, sendo mais de 8,4 mil com o tipo grave. O câncer de pele corresponde a 27% de todos os tumores malignos registrados no país. Além disso, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revelam que Natal tem a maior incidência de raios ultravioleta entre os Estados brasileiros.

 

 


A TECNOLOGIA NA GOMA DE CAJÚ

   RN-GERAL.

Wilson Galvão – ASCOM – Agência de Inovação da Reitoria/UFRN

 

O sertanejo conhece: do cajueiro aproveita-se praticamente tudo. Da amêndoa da castanha-de-caju, localizada no interior próprio da castanha, até os restos dos galhos podados, passando pela casca da castanha até o fruto propriamente, a utilização espalha-se pela indústria química de tintas e vernizes, lubrificantes, agronegócio e alimentação animal. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cientistas buscam patentear uma nova aplicação com a utilização de resina de cajueiro, a goma de caju, para implementar o processo de composição de ferritas nanoestruturadas, substâncias que apresentam grande relevância na aplicabilidade das tecnologias modernas, como memórias magnéticas, chips, placas de eletrônicos e imãs.

 

“Embora as ferritas nanoestruturadas sejam bastante conhecidas na literatura, o grande foco do trabalho foi a utilização de um produto nativo brasileiro, mais especificamente localizado no Nordeste do Brasil como a goma de caju, o que serve de exemplo que produtos locais podem ser de suma importância para a economia, ao agregarmos um valor econômico”, colocou Evanimek Bernardo Sabino da Silva, um dos pesquisadores envolvidos no desenvolvimento da tecnologia.

 

O uso da goma no processo se deu através do método de síntese sol-gel com utilização de macromoléculas. No caso, a goma atua como a macromolécula, como uma espécie de organizador sintético do sistema, facilitando a formação das nanopartículas. “Um outro aspecto que chamou atenção é que, pelas características do processo, o sistema de síntese se adequou perfeitamente aos 12 passos referentes à química verde”, pontuou Marco Antônio Morales Torres, que integra o grupo de inventores autor do depósito de patente. A química verde é alicerçada no conceito de que os elementos químicos não podem degradar a natureza, em um contexto de cada vez maior atenção aos problemas de poluição e esgotamento de recursos.

 

Os 12 passos aos quais o docente Marco Morales refere-se são: prevenção, economia de átomos, síntese de produtos menos perigosos; desenho de produtos seguros, solventes e auxiliares mais seguros, busca pela eficiência de energia, uso de fontes renováveis de matéria-prima, evitar a formação de derivados, catálise, desenho para a degradação, análise em tempo real para a prevenção da poluição e química intrinsecamente segura para a prevenção de acidentes. “Desses princípios, a implementação da economia de átomos, solventes auxiliares seguros e fontes renováveis de matéria prima, foram essenciais para o desenvolvimento do processo de síntese como uma pequena implementação”, acrescentou Evanimek.

 

Denominado “Sistema de nanopartículas do tipo ferritas de Ni e Co produzido por síntese verde utilizando goma de caju como precursor”, o pedido de patente tem como autores, além de Marco e Evanimek, Severino Ramalho da Silva Ferreira, Ademir Oliveira da Silva, Jefferson Andrey Lopes Matias, Anderson dos Reis Albuquerque e João Bosco Lucena de Oliveira. A pesquisa que resultou na nova tecnologia foi desenvolvida no Instituto de Química, em parceria com o Departamento de Física Teórica e Experimental, nas dependências do Laboratório de Síntese de Sistemas Complexos e Materiais Inorgânicos.

 

A respeito do desenvolvimento atual da tecnologia, João Bosco Lucena de Oliveira esclarece que o método de processo está em estágio final, somente sendo necessário a validação de sua reprodutibilidade e aplicação da mesma na síntese de novos materiais. “Isso gerara mais confiabilidade no processo e melhoria em suas aplicações”, frisa.

 

O que é um pedido de patente?

 

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores, autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Assim, o depósito de pedido de patente é o primeiro passo para garantir direitos de comercialização exclusiva, por um determinado período, de uma nova invenção com aplicação industrial.

 

Nesse primeiro momento, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) “guarda” o documento por 18 meses em sigilo. Em seguida, o estudo é publicado e fica o mesmo período aberto a contestações. Após os três anos, o Instituto parte para a análise em si e, se não encontrar nada parecido, faz a concessão. Por causa disso, a concessão costumeiramente acontece após cinco anos do depósito.

 

Na UFRN, a Agência de Inovação (AGIR) é responsável pela orientação aos inventores quanto aos procedimentos e requisitos de patenteabilidade dos resultados das pesquisas realizadas, bem como sobre aspectos da própria gestão da propriedade intelectual. Esta é a 27ª patente depositada pela UFRN em 2020, aproximando-se dos 31 pedidos – número recorde da Universidade registrado nos anos de 2015, 2017 e 2019.

 

Sugestão de legenda para foto: cientistas no laboratório, durante análise dos resultados. (FOTO: CÍCERO OLIVEIRA)

 

Assessoria de Comunicação da Agência de Inovação da Reitoria da UFRN

Wilson Galvão

9 9193 6277




DEPUTADO EX-PREFEITO DE PICUÍ/PB É CONDENADO A 9 ANOS DE PRISÃO E PERDA DO MANDATO

    PB-POLITICA

 


O deputado estadual Buba Germano (PSB) foi condenado nesta quarta-feira (2) a nove anos de prisão em regime fechado e à perda do mandato. O parlamentar foi denunciado por desvio de dinheiro público quando ocupou o cargo de prefeito da cidade de Picuí, em 2005.

 

A decisão foi tomada de forma unânime pelo pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba e determina, ainda, que Buba não exerça cargos ou funções, eletivas ou de nomeação, pelo prazo de cinco anos.

 

O advogado do deputado, Aécio Farias, informou ao Jornal da Paraíba que vai recorrer da decisão. Disse também que caso não consiga reverter a decisão no Tribunal de Justiça, ele vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). O deputado nega as acusações.

 

Conforme a ação movida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), Buba teria desviado rendas públicas para proveito próprio, por meio da arrematação de itens do leilão no valor de R$ 700. A denúncia também aponta que o então gestor teria desviado R$ 6 mil através da terceirização da realização da festa do padroeiro do município.

 

Segundo o MPPB, tudo teria sido pago com o dinheiro da prefeitura de Picuí a empresa de eventos. Os pagamentos, de acordo com o órgão ministerial, foram comprovados por meio de cópias do cheque e cópia do depósito.



PACIENTE QUE AGUARDOU TRÊS DIAS POR LEITO DE UTI PARA COVID-19 MORRE NO RN

      RN-SAÚDE

Uma paciente de 54 anos que aguardou por três dias uma vaga em um leito de UTI para Covid-19 morreu na manhã desta sexta-feira (4).

Governadora anuncia reabertura de 89 leitos para covid-19 e diz que RN vai reanalisar autorizações para eventos no fim de ano


Internada com Covid-19 desde domingo (29) no Hospital Municipal de Touros, no litoral Norte do RN, Josineide Silva dos Santos conseguiu ser transferida para um leito de UTI do Hospital João Machado, em Natal, na quinta-feira (4).

 

O pedido de transferência dela para uma UTI na capital potiguar, junto à Regulação da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), havia sido feito na segunda (30).

 

A transferência seria feita de imediato para o Hospital de Macaíba, na região metropolitana de Natal, mas não foi possível.

 

Josineide tinha problemas renais e precisaria ser submetida a um tratamento com hemodiálise, segundo a Sesap. No Rio Grande do Norte, de acordo com a pasta, os hospitais Giselda Trigueiro (92% ocupado atualmente, segundo o Regula RN) e o João Machado (35%), ambos em Natal, são os únicos com capacidade para atender esses casos.

 

Outro problema que tem sido enfrentado é o transporte do paciente. Segundo a Secretaria de Saúde, quando a regulação indica o leito, a responsabilidade da transferência é a unidade solicitante.

 

Às 15h desta sexta-feira (4), o Regula RN apontava que quatro pacientes para leitos de UTI de Covid-19 ainda aguardavam transporte e outros três para leitos clínicos.

 

O estado se encontrava, nesta tarde, com 62% dos leitos de UTI destinados a pacientes com o coronavírus ocupados.

 

Reabertura de leitos

Nesta sexta-feira (4), a governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou reabertura de 89 leitos para covid-19 e a reavaliação das autorizações para festas de fim se ano seguindo uma recomendação do Laboratório de Inovação de Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, que confirmou um aumento de casos no estado.

 

O relatório divulgado na terça (2) pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN considera que mesmo com aumento de casos da doença após as eleições municipais de 2020, a pandemia ainda está em uma situação de controle no estado.

 

Por outro lado, os pesquisadores recomendaram que governo e prefeituras reforcem as fiscalizações quanto às medidas de prevenção à doença e aumentem a disponibilidade de leitos de UTI, caso a ocupação ultrapasse os 60% por três dias consecutivos – percentual registrado nesta terça.

 

G1/RN



POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO VETUS NO RN

      RN=POLICIAL.

A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de combater crimes de violência contra o idoso em todo o país.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por intermédio da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (DEPI), divulgou, nesta sexta-feira (4), os resultados da Operação VETUS. A ação faz parte de uma operação inédita, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de combater crimes de violência contra o idoso nos 26 estados e no Distrito Federal.

A operação integrada, que teve início no dia 1º de outubro (Dia Internacional do Idoso), foi planejada tendo em vista o aumento de denúncias de abuso registradas durante o período da pandemia, pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. O nome da operação, denominada “vetus”, significa idoso em latim.

Desde então, a PC/RN já apurou mais de 251 denúncias e realizaram cerca de 246 visitas/diligências, que culminaram com a instauração de 41 procedimentos investigativos. Ao longo da operação, foram atendidas mais de 262 pessoas idosas vítimas de violência e efetivadas as prisões de 03 agressores. Estão sendo cumpridas, pelos policias civis, 18 medidas cautelares de proteção no Estado do Rio Grande do Norte.

Até o momento, em todo o país, foram apuradas 10.702 denúncias, tendo sido realizadas 12.745 visitas/diligências e atendidas 11.658 vítimas, que resultaram na instauração de 3.085 Inquéritos Policiais e de 2.344 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). Além disso, 765 medidas protetivas foram cumpridas e 447 pessoas foram presas. Participaram da operação cerca de 6003 policiais.

No Rio Grande do Norte, a ação contou com o apoio das Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM/Mossoró) e a 1ª Delegacia Distrital de Mossoró, além das Delegacias Municipais de Jucurutu e São Tomé. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.

 

PORTAL BO



ACARI SERÁ A CIDADE DA MODA

     RN-CIDADES.

Em Acari (RN), o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, receberam das mãos do prefeito eleito de Caicó, Dr. Tadeu, nesta quinta-feira (3), o pleito para a implantação do Complexo Industrial, de Serviços e Comércio de Caicó (CICOM). De pronto o deputado Ezequiel, ao lado dos deputados estaduais Tomba Farias e Gustavo Carvalho (PSDB), encampou a proposta incorporando os prefeitos do Seridó para subscreverem a ação junto ao ministro do Desenvolvimento Regional que determinou o encaminhamento o pleito para estudo técnico como uma proposta para a região Seridó.

 

Para viabilizar o CISCOM é necessário o apoio financeiro da ordem de R$ 25 milhões a serem aplicados em obras de infraestrutura do referido complexo – como cercamento, portaria, pavimentação, drenagem, água, esgoto, instalações elétricas e de lógica e para a construção de galpões para oficinas de costura, bonelarias, produtos alimentícios e outras atividades melhor detalhadas no plano de trabalho a ser formalizado nesse ministério através da plataforma ‘Mais Brasil’.

 

Ezequiel Ferreira ao lado do prefeito eleito de Caicó, Dr. Tadeu, disse ser sabedor da especial atenção que o ministro Rogério Marinho tem dedicado à criação de alternativas econômicas sustentáveis para o semiárido e Caicó é um importante polo regional do Rio Grande do Norte e do sertão nordestino, tendo natural vocação para as atividades que serão instaladas no CICOM. “Por isto a iniciativa tem tudo para ser uma ‘alavanca’ para o desenvolvimento sustentável não só da cidade de Caicó, como de toda a região”, disse o deputado que estava em Acari acompanhando a comitiva ministerial para o lançamento da pedra fundamental e assinatura do processo que resultará na construção do Centro de Produção e Eventos “Acari – Cidade da Moda”, que gerará aproximadamente 400 empregos diretos.

 

O pleito do prefeito eleito Dr. Judas Tadeu de Caicó foi subscrito pelo prefeito eleito Dr. Tiago Almeida de Parelhas, prefeito reeleito Odon Júnior de Currais Novos, prefeito eleito Iogo Queiroz de Jucurutu, prefeito reeleito Luciano Santos de Lagoa Nova, prefeito Marcelo Porto de Bodó, prefeito reeleito Gilson Dantas de Carnaúba dos Dantas, prefeito eleito Raimundo Marcelino – Novinho de Cerro Corá, prefeito José Sally de Currais Novos e Prefeito eleito Joaquim Medeiros de Currais Novos, prefeito eleito Professor Cletson de Equador, prefeito eleito Saint-Clair – Galo de Florânia, prefeito reeleito Galego Paiva de Ipueira, prefeito Elídio Queiroz de Jardim de Piranhas, prefeito reeleito Amazan Silva de Jardim do Seridó, prefeito reeleito Hudson Pereira de Brito de Santana do Seridó, prefeito eleito Genilson Maia de São Fernando, prefeito eleito Aníbal Pereira de São João do Sabugi, vice-prefeito eleito Ricardo Medeiros de São José do Seridó, prefeita eleita Jane Lins de São Vicente, prefeita reeleito Serginho Fernandes de Serra Negra do Norte, prefeito eleito Ivanildinho Albuquerque de Timbaúba dos Batistas, prefeito eleito Inácio Macedo de Tenente Laurentino, prefeito Isaías Cabral, e o prefeito eleito de Acari, Fernandinho Bezerra.



PARTE DA FALÉSIA DE PIPA VOLTA A DESABAR; TRECHO SEGUE INTERDITADO

     RN-CIDADE

A Praia de Pipa registrou dois novos deslizamentos nas áreas das falésias, um nesta quinta-feira (3) e outro que aconteceu na segunda-feira (30). Não houve vítimas.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana de Tibau do Sul, o trecho onde o desabamento voltou a ocorrer é exatamente na Baía dos Golfinhos, que foi interditado após o acidente que matou um casal, o filho de 7 meses, e o cachorro da família no dia 17 de novembro.



Hugo Pereira, de 32 anos, Stela Souza, de 33, aproveitavam um dia de folga na praia com o filho Sol Souza Pereira e o cachorro quando parte da falésia desabou sobre eles.

A secretaria informou que os locais que sofreram com os novos deslizamentos seguem interditados tanto na faixa de areia, quanto no topo da falésia, inclusive com dez estabelecimentos sendo mantidos fechados.

Por conta do novo desabamento, a prefeitura de Tibau do Sul reforçou o pedido para que os banhistas respeitem as sinalizações e evitem proximidade com a falésias nos trechos orientados.

Segundo o Município, as interdições vão seguir temporariamente até a conclusão do estudo técnico que está sendo realizado por geólogos e engenheiros civis.

Trechos interditados

Dez estabelecimentos e parte da faixa de areia próxima à falésia foram interditados um dia após o acidente que terminou na morte do casal, do filho de 7 meses e do cachorro.

No dia 25 de novembro, após a primeira parte do estudo, referente às características geológicas das falésias, ser entregue, a prefeitura decidiu manter todos os trechos interditados temporariamente.

Emergência

A prefeitura de Tibau do Sul decretou situação de emergência no dia 20 de novembro. O decreto tem validade de 90 dias. De acordo com o documento, a área da praia foi afetada por um desastre natural geológico “por movimento de massa com deslizamento de solo/ou rocha”.

MATÉRIA COMPLETA AQUI NO G1



quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

TRIBUNAL DE ÉTICA DA OAB PROÍBE MORO DE ADVOGAR PARA CONSULTORIA

     BR — GERAL

 

O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP mandou a Sergio Moro notificação para dizer que é proibida a prática de atividade privativa da advocacia aos clientes da consultoria Alvarez & Marsal, da qual o ex-ministro da Justiça se tornou sócio-diretor.

 

Assinado pelo presidente do tribunal, o advogado Carlos Kauffmann, o texto afirma que Moro está sujeito a medidas administrativas e judiciais caso advogue para clientes da consultoria.

 

O Antagonista




ARTE E CULTURA: PREFEITURA DIVULGA EDITAIS PARA SELEÇÃO DE PROJETOS

     RN — CULTURA

 


 Nesta quarta-feira (02) a Prefeitura de Currais Novos,através da Secretaria Municipal de Educação, divulga editais para a seleção de projetos artísticos-culturais para ações culturais alusivas ao centenário da cidade e outras ações genéricas, através do apoio financeiro oriundo da Lei Aldir Blanc no município.Ao todo será destinada a quantia de R$ 257.477,32 para pessoas físicas, jurídicas e espaços sem formalização que atuem há pelo menos dois anos.

 

O edital faz parte de um conjunto de ações que o município tem adotado para auxiliar o Setor Cultural, nesse período de pandemia do novo coronavírus, em que muitos estabelecimentos e instituições foram afetados economicamente.

 

O recebimento da documentação para habilitação e proposta dos Projetos ocorrerá de 02 a 16 de dezembro de 2020,na Fundação Cultural José Bezerra Gomes. Mais informações e cópia completa do Edital pode ser solicitada através do telefone 3405-2737 ou pelo e-mail da Fundação: cultura.fcjbg@gmail.com.




GÁS DE COZINHA FICA MAIS CARO A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA E ACUMULA ALTA DE 22% NO ANO

     BR— NACIONAL

 

O gás de botijão usado para cozinhar vai ficar mais caro outra vez. A Petrobras anunciou que vai aumentar em 5% em média os preços do gás do tipo GLP vendido em suas refinarias a partir desta quinta-feira.

O reajuste vem menos de um mês depois do último aumento e poucos dias após a entrada em vigor da bandeira vermelha no sistema elétrico, que vai aumentar as contas de luz em dezembro.

Com esse aumento do preço médio do GLP praticado pela Petrobras será equivalente a R$ 33,89 por botijão de 13 quilos.

O último reajuste foi também de 5% no dia 4 de novembro. No ano, o GLP acumula alta de 21,9% nas refinarias, que vendem o combustível para as distribuidoras.


quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

RAFAEL MOTTA COBRA INFORMAÇÕES SOBRE EFETIVO DE SERVIDORES DO INSS

 BR-POLITICA.

O deputado federal Rafael Motta (PSB/RN) enviou ofício ao Ministério da Economia solicitando informações sobre o quadro de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a previsão de novos concursos para a adequação do efetivo do órgão para atender a população.

Rafael Motta questiona quantos servidores estão na ativa e se esse efetivo corresponde à demanda, a falta de concursos e de convocação dos aprovados em certames anteriores, além do quantitativo de agências e de processos em aberto e tempo médio de espera para concessão dos benefícios.

“A pandemia agravou um quadro que já era crítico. Hoje, mais de 1,4 milhão de pessoas aguardam resposta para seus pedidos de benefícios. O tempo médio de espera no RN é de 8 meses a 1 ano. Enquanto isso, as pessoas passam por dificuldades financeiras. É preciso repor o quadro de servidores do INSS”, destaca Rafael Motta.

O INSS é responsável pela concessão dos benefícios da Previdência Social, como aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade e invalidez, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário maternidade, salário família, reabilitação profissional e dentre outros.


FÓRUM ESTADUAL DOS SERVIDORES, NOTA À SOCIEDADE POTIGUAR SOBRE SALÁRIOS ATRASADOS

      RN-POLITICA


NOTA À SOCIEDADE POTIGUAR

 


 

Governo deve pagar salários atrasados com juros e correção monetária, além de construir políticas públicas para amenizar impacto financeiro na vida dos servidores

 

Estamos chegando no último mês de 2020, e é inaceitável que as folhas salariais de dezembro e 13° de 2018 ainda não foram pagas pelo governo do Estado do Rio Grande do Norte para mais de 100 mil servidores públicos. A falta desse pagamento fez com que milhares de trabalhadores se endividassem com empréstimos. Sejam eles da ativa, aposentados ou pensionistas.

 

A situação é delicadíssima e seu impacto ainda é sentido pelos trabalhadores e deve reverberar ainda durante muito tempo. Isso porque os juros altíssimos dos bancos vão a cada dia empobrecendo mais cada um desses servidores que tiveram de dar um jeito para cumprir com seus compromissos e ter algum dinheiro para sua alimentação, para seus medicamentos, e para manter suas vidas. Ou seja, tiveram de consertar um problema criado pelo governo do Estado.

 

Por esse motivo, o Fórum Estadual dos Servidores entende que apenas o pagamento das duas folhas salariais atrasadas não é suficiente para resolver o grande problema ocasionado pelo Estado. Além de cumprir com o dever de pagar os salários dos trabalhadores, o governo tem de construir uma política pública para amenizar ou extinguir os efeitos severos criados a partir dos atrasos salariais.

 

 

Mecanismos para amenizar impacto financeiro

 

É obrigação do governo criar mecanismos sociais para esses servidores brutalmente atingidos pelo atraso salarial, como pagamento da folha com respeito a correção monetária, pois há defasagem econômica dos valores por causa da inflação acumulada em dois anos; pagamento de juros como forma de compensação; incentivos fiscais, entrando em acordo com instituições financeiras para renegociação dos empréstimos realizados após os atrasos salariais; ou também incentivo a empréstimos bancárias com juros subsidiados pelo Estado.

 

Essas ações são necessárias para que o servidor consiga se estabilizar financeiramente após dois anos sem ter acesso a dois salários atrasados. Além do pagamento, é urgente que o Estado construa junto ao servidor movimentos para desfazer todo o embaralho econômico ocasionado pela irresponsabilidade do governo.

 

 

Estudo comprova a grave situação dos servidores

 

“Mensuração do endividamento e prejuízos financeiros dos servidores públicos estaduais provocados pelos sucessivos atrasos salariais promovidos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte nos anos 2016, 2017 e 2018” é um estudo dos professores do curso de Ciências Contábeis da UERN, Auris Martins e Rosânegela Queiroz, junto a estudante Brena Samara de Paula. Nele foi apresentado a triste realidade de como os atrasos salariais afetam a vida dos servidores públicos do Estado do RN.

 

A pesquisa fez um recorte entre os trabalhadores e entrevistou 361 servidores. Desses, 84% estavam na ativa, 72% não tinham nenhuma outra fonte de renda além do serviço público, e a maioria estava há mais de 30 anos trabalhando para o Estado.

 

Apenas 40% dos servidores tinha alguma reserva financeira quando os atrasos tiveram início, e 25% deles foram obrigados a mexer imediatamente nas suas poupanças. 43% dos servidões adoeceram após os atrasos do governo. As queixas principais foram de doenças psicológicas, como depressão. 65% fizeram empréstimos, e 27% fizeram consignados especialmente para pagar dívidas iniciadas após o não recebimento dos seus salários. Outros 38% dos servidores se viram obrigados a vender bens pessoais para ter algum dinheiro para manutenção de suas vidas. E mais da metade deles, 56%, utilizaram o cheque especial, como escapatória para a situação.

 

O Fórum Estadual dos Servidores está aberto para diálogo e construção de uma política para auxiliar os trabalhadores do Estado. Representamos todos os servidores do RN e exigimos respeito!

 

FÓRUM ESTADUAL DOS SERVIDORES

DPE/RN ABRE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA SEIS NÚCLEOS DE ATENDIMENTO

     RN-DESTAQUE.

 

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) abriu a XIII Seleção Simplificada para estagiários do curso de Direito. O processo seletivo será destinado a formação de cadastro reserva para atuação nos núcleos de Ceará-Mirim, Currais Novos, João Câmara, Macaíba, Nísia Floresta e Pau dos Ferros. O edital completo está disponível no site www.defensoria.rn.def.br, na aba Serviços. As inscrições podem ser feitas gratuitamente através de e-mail entre os dias 07 e 16 de dezembro.

 

Para se inscrever, o candidato deverá, obrigatoriamente, enviar no e-mail, digitalizado e em formato PDF seu formulário de inscrição preenchido, cópia simples de documento de identificação e CPF, além de histórico escolar emitido pela Instituição de Ensino Superior, devidamente atualizado e assinado pela Coordenação de Ensino ou com autenticação eletrônica. A seleção consistirá em uma avaliação das notas do candidato constantes no seu histórico universitário, considerando o IRA (índice de rendimento acadêmico) ou outro indicador similar. O candidato poderá concorrer em mais de um Núcleo, devendo enviar mensagem de inscrição específica para o e-mail de cada Núcleo pretendido com a documentação completa.

 

Os candidatos que pretendem concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência deverão declarar-se como tal no espaço reservado no formulário de inscrição, bem como enviar, no e-mail da inscrição, os documentos previstos no Art.15 e laudo médico original ou cópia simples de acordo com o Edital 24/2020. Ao todo, 10% das vagas serão destinadas para pessoas com deficiência que atendam às exigências expressas no Edital.

 

Os candidatos selecionados terão um contrato de um ano prorrogável por igual período. Os estagiários da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte atuam no turno matutino com carga horária de 30h semanais e recebem uma bolsa mensal de um salário mínimo mais auxílio-transporte, não originando nenhum vínculo empregatício com a instituição. O resultado da seleção será divulgado no site da Defensoria Pública do Estado e no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte.

 

SERVIÇO:

XIII SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO DA DPE/RN

INSCRIÇÕES: 07 A 16 DE DEZEMBRO DE 2020

E-MAILS:

cearamirim@dpe.rn.def.br;

curraisnovos@dpe.rn.def.br;

joaocamara@dpe.rn.def.br;

macaiba@dpe.rn.def.br;

nisiafloresta@dpe.rn.def.br

paudosferros@dpe.rn.def.br.


Att,

Rayane Guedes

Assessoria de Imprensa

Defensoria Pública do RN

(84) 98102.1962

(84) 98851.9276



Postagem em destaque

O SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS NO MONTE DO GALO EM CARNAÚBA DOS DANTAS-RN,

      RN-DESTAQUE   tornou-se Patrimônio Imaterial, Histórico, Cultural, Paisagístico, Turístico e Religioso do Rio Grande do Norte.   ...