sábado, 23 de janeiro de 2021

PELO MENOS 439.164 PESSOAS JÁ FORAM VACINADAS CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS NO BRASI

     BR-SAÚDE.

Brasil já vacinou 439 mil pessoas contra o novo coronavírus

Publicado em: 23/01/2021


                                                   Foto: Divulgação/Governo SP 

                                    

 

Pelo menos 439.164 pessoas já foram vacinadas contra o novo coronavírus no Brasil, de acordo com levantamento da CNN.

 

Os dados, atualizados às 9h deste sábado (23), tem como base informações das prefeituras e dos governos estaduais que divulgaram balanço preliminar da vacinação.

 

O estado de São Paulo lidera a lista de imunização, com mais de 109 mil vacinados. Depois, aparece o Paraná, com 57,2 mil imunizados, a Bahia, com 56,8 mil, e o Rio de Janeiro, onde 51,3 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina.

 

Já os estados com a menor quantidade de vacinados são: Piauí (281 doses aplicadas), Rondônia (771) e Mato Grosso (952).

 

É importante ressaltar, no entanto, que nem todos os estados e municípios divulgaram informações sobre a campanha de imunização até o momento – o que significa que o número de vacinados pode ser maior.

 

Alguns estados informaram à CNN que aguardarão a concentração dos dados por parte do Ministério da Saúde, que prometeu divulgar uma plataforma até o final desta semana com o balanço da vacinação.

 

Até o momento, os estados que não divulgaram os dados (nem por meio do governo estadual, nem por meio da prefeitura da capital) são: Acre, Amapá, Minas Gerais, Pará, Roraima, Sergipe e Tocantins.

 

CNN Brasil


EX-MULHER DE DIRETOR REVELA POR QUE GLOBO QUER TIRAR BOLSONARO; VEJA VÍDEO

     BR-POLITICA. 

Por Portal Grande Ponto — O presidente Jair Bolsonaro compartilhou um vídeo na manhã deste sábado (23) em que a Youtuber e atriz Antônia Fontenelle escancara a crise financeira existente na rede Globo. Segundo o presidente, é por essa razão que a emissora “persegue tanto a mim e minha família”.

 

Bolsonaro lembrou que Fontenelle foi casada com o ex-diretor da Globo, Marcos Paulo, que morreu em 2012, aos 61 anos. Por essa razão ela teria propriedade para falar dos problemas internos da emissora carioca.

 

“Porque a Rede Globo persegue tanto a mim e minha família. – Antonia Fontenelle foi casada com um diretor da Globo, ou seja, fala com propriedade. – Tudo o que fiz foi evitar o desperdício de dinheiro público, em respeito ao povo brasileiro”, escreveu Bolsonaro.

 

No vídeo, Fontenelle diz que as novelas da Globo não fazem sucesso, os atores estão desempregados “trabalhando por obra” e que há até restrição de impressão dos capítulos das novelas, já que a Globo agora envia os roteiros pelo WhatsApp para economizar com papel e tinta.

 

“Meu amor, secou, a fonte secou, a galera tá desesperada e quer tirar o Bolsonaro de qualquer jeito, entendeu?”, disse a Youtuber.

    


AVIÃO COM 2 MILHÕES DE DOSES DA VACINA DE OXFORD CHEGA AO BRASIL

    RN-SAÚDE.


O carregamento foi recepcionado por três ministros. Eduardo Pazuello, da Saúde; Ernesto Araújo, das Relações Exteriores; e Fábio Faria, das Comunicações. Eles estavam acompanhados do embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy.

A aeronave deixou o país asiático por volta das 20h da quinta-feira (21) em direção a Dubai. De lá, o imunizante foi embarcado em um voo comercial da companhia aérea Emirates até o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Após chegar à são Paulo, o carregamento seguiu em avião da Azul para o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A distribuição das vacinas aos estados pelo Ministério deve acontecer neste sábado (23) após as caixas passarem por um processo de rotulagem. Segundo a Fiocruz, que será a responsável pelo procedimento, o processo deve durar de três a quatro horas.



57% TIVERAM EMPREGO OU RENDA PREJUDICADOS NA PANDEMIA, MOSTRA PODERDATA

    RN— ECONOMIA

 

Pesquisa PoderData mostrou que 57% dos brasileiros tiveram emprego ou renda prejudicados pela crise do coronavírus. O número oscilou negativamente dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais em relação à última pesquisa, realizada de 4 a 6 de janeiro. Outros 37% disseram que não tiveram o trabalho ou a renda impactados.

 

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes. Foram 2.500 entrevistas em 544 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

LULA DIZ QUE FOI DIAGNOSTICADO COM COVID-19 EM CUBA E FEZ QUARENTENA NO PAÍS

   BR-POLITICA.


O ex-presidente Lula (PT) anunciou, nesta quinta-feira (21), que foi diagnosticado com Covid-19 em Cuba e que fez quarentena no país, ao qual havia chegado em 21 de dezembro. Em nota, ele disse que não precisou ser internado e que já está recuperado da doença causada pelo coronavírus.

 

Em Cuba, Lula também foi submetido a um exame de tomografia, que mostrou lesões no pulmão – segundo o comunicado oficial, elas eram compatíveis com “broncopneumonia associada à Covid-19”.

 

A broncopneumonia é uma inflamação dos brônquios, ao passo que a pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões. Geralmente causada por bactérias mais comuns, a broncopneumonia costuma ser mais branda.

 

O ex-presidente viajou a Cuba com uma comitiva que tinha no total de nove pessoas, e apenas uma não teve resultado positivo para o coronavírus. O único a ser internado foi o escritor Fernando Morais, que teve complicações pulmonares.

 

No comunicado, Lula afirmou ainda “que decidiu comunicar a doença apenas na chegada ao Brasil para preservar sua família e a dos demais infectados”. Ele voltou a São Paulo nesta quarta-feira (20). 



LEI DE EZEQUIEL PROMOVE A CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE À ALIENAÇÃO PARENTAL NO ESTADO

RN-POLITICA.

 

O Rio Grande do Norte passa a contar com a Campanha Estadual Permanente de Conscientização e Combate à Alienação Parental. Lei neste sentido de autoria do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT) e já publicada no Diário Oficial do Estado. Segundo a nova lei, também fica instituído como Dia Estadual de Conscientização e Combate à Alienação Parental a data de 25 de abril, passando a integrar o Calendário Oficial do RN. A matéria foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte no fim de 2020.

 


Consciente da importância de debater esse assunto, a Assembleia Legislativa promoveu em 2019, por iniciativa do deputado Ezequiel Ferreira uma audiência pública seguida de uma campanha institucional “Alienação Parental: os mais prejudicados são os filhos”. Foi a semente plantada para um conjunto de ações e projetos de leis – como a Campanha Estadual Permanente de Conscientização e Combate e o Dia Estadual de Conscientização e Combate a Alienação Parental. “O bem-estar das crianças deve ser prioridade dos pais, avós ou responsáveis. Estamos trazendo o debate para que todos entendam que essa prática deve ser evitada e que sejam tomadas medidas corretas para a proteção à saúde e direitos das crianças e adolescentes”, afirma Ezequiel Ferreira.

 

Para Ezequiel, a iniciativa levanta um importante tema a ser debatido pela sociedade. “Estamos mais uma vez contribuindo com a população potiguar, alertando, informando e criando um espaço para esclarecer o que é a alienação parental. São diversas famílias que sofrem com isso e muitos não identificam e não sabem como agir diante do comportamento do alienador ou vítima”, disse o presidente da Assembleia Legislativa.

 

A Campanha a ser desenvolvida pelo Governo do RN terá como objetivo esclarecer e orientar a população sobre a conduta do alienador parental e suas possíveis consequências para a vítima, através de materiais de publicidade educativos sobre o comportamento da família que sofre com a Síndrome de Alienação Parental. Além disso, também deve contribuir com a identificação de possíveis casos para devido encaminhamento aos órgãos competentes para providências de acordo com Lei Federal. Por fim, a legislação espera informar sobre os riscos da alienação parental para a formação psicológica da criança ou do adolescente.

 

O Poder Executivo poderá baixar decreto regulamentando campanhas permanentes e programas de ações voltados à informação e ao combate e prevenção da alienação parental, sobretudo por meio de propostas educativas e conscientizadoras. Ainda de acordo com a Lei, o Estado poderá “criar estruturas de apoio à resolução de problemas relacionados à alienação parental, adotando providências no sentido de, por meio da mediação e da conciliação, recepcionar as famílias e a população em geral”.



6° HOMICÍDIO EM MOSSORÓ 2021: MOTORISTA DE APLICATIVO E EX-CANDIDATO A VEREADOR É ASSASSINADO NA FAVELA DO FIO

     RN — POLÍCIA

O crime aconteceu por volta das 20h40min desta quinta feira 21 de janeiro de 2021 na Rua José Malaquias de Oliveira na Favela do Fio região do Santa Delmira em Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte.


 

A vítima foi identificada como, Carlos Reginaldo Nogueira Holanda Júnior, conhecido como “Espanta” de 31 anos de idade, morador do Conjunto Abolição I em Mossoró. Ele foi morto no meio da rua com um tiro na cabeça. Segundo informações a vítima que foi candidato a vereador nas eleições passadas em Mossoró, estava trabalhando atualmente como motorista de aplicativo (Uber).

 

A Polícia suspeita de que “Espanta” como era mais conhecido tenha sido vítima de um latrocínio (roubo com consequência de morte) e que os criminosos possivelmente tenham levaram o carro dele. A polícia informou que não há registros de antecedentes criminais contra Carlos Júnior.

 

No local do crime a perícia não encontrou documentos de identificação com a vítima, apenas uma quantia de 90 reais em espécie e um óculos escuro e as pessoas que estavam na cena de crime, relataram para a polícia que não conheciam a vítima.

 

Após os  procedimentos de perícia realizados no local pelas equipes do Itep, coordenada pela perita Roberta Lícia e da Delegacia de Plantão, sob o comando do delegado José Vieira de Castro, o corpo de Carlos Júnior foi removido para exames de necropsia no Instituto Médico Legal do ITEP.

 

Carlos Junior só foi identificado no Instituto Técnico Científico (ITEP), quando familiares compareceram ao órgão, ainda na noite do crime e reconheceram o corpo.  Este é o sexto assassinato ocorrido em Mossoró neste ano de 2021 e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios.

 

   Fim da Linha



POLICIA CIVIL PRENDE IDOSO SUSPEITO DE HOMICÍDIO CONTRA UMA MULHER NO ANO DE 2019 EM MOSSORÓ

 RN — POLÍCIA


Policiais civis da Delegacia de Homicídios de Mossoró (DHM) prenderam, nesta quarta-feira, 20 de janeiro de  2021, um idoso de 63 anos de idade, suspeito de ter matado uma mulher a facadas no ano de 2019 em Mossoró.

 

João Eudo Damásio, foi localizado e preso na Rua José Alves da Silva no Loteamento Santa Helena. A prisão dele se deu em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, expedido pela justiça.

 

Segundo a investigação, João Eudo teria matado a facadas Maria Edna de Oliveira, crime ocorrido no dia 27 de fevereiro de 2019, no Beco das Frutas no Centro da cidade de Mossoró. A vítima ainda chegou a ser socorrida pelo SAMU, para o Hospital Tarcísio Maia, mas não resistiu e foi a óbito no dia 04 de março na unidade hospitalar.

 

Durante depoimento prestado na DHM, o idoso disse que não tinha intenção de matar maria Edna e que a vítima teria investido contra ele com uma faca e que o mesmo ao tomar a faca e  esticar o braço, acabou ferindo a mesma.

 

Após ser preso, João Eudo foi conduzido à delegacia e em seguida, encaminhado ao sistema prisional. A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia e Whatsapp  da DHM (84) 8118-1478 .

 

Fim da Linha



VICE-PREFEITA ELEGE ENTRE PRIORIDADES, MELHORIA E AMPLIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADA ÀS MULHERES; ANINHA FALA DAS EXPERIÊNCIAS COMO SECRETÁRIA, E DIZ QUE SENDO VICE SUA RESPONSABILIDADE SÓ AUMENTA

RN — POLÍTICA

 

Confira entrevista exclusiva com Ana Albuquerque:

 

Como tem sido a experiência como vice-prefeita?


 

Estamos iniciando uma jornada. Nesses primeiros dias, a experiência tem sido muito positiva. É uma chance de tirar as pautas femininas da invisibilidade, dar poder de decisão e representação às mulheres. Como vice-prefeita, desejo ser atuante no apoio ao nosso prefeito Odon Júnior e no atendimento as demandas e projetos benéficos para nossa cidade. Tenho projetos voltado às mulheres, especialmente na inserção da mulher no nosso mercado de trabalho por meio de parcerias. O meu compromisso e luta é pela melhoria e ampliação de políticas públicas voltada às mulheres, para que possamos continuar garantindo mais qualidade de vida a todas elas.

 

Das funções de secretária na gestão passada, qual a que mais contribuiu para hoje no cargo de vice?

 

Tenho mais de 30 anos de serviços prestados ao serviço público. Como secretária municipal participei de forma intensa nas pastas do Desenvolvimento Econômico e Turismo e na Secretaria de Assistência Social. Experiências que ampliaram meu conhecimento técnico e a vontade de continuar contribuindo para o crescimento do nosso município.

 

Se pode colaborar mais como secretária ou como vice-prefeita?

 

Ter uma mulher ocupando cada vez mais espaços, inclusive na política, é fundamental para que possamos avançar na luta pela igualdade, o que representa também o fortalecimento da democracia. Nunca foi tão necessária a presença feminina, não só por questão de direito e igualdade, mas de sensibilidade. Como Vice-prefeita, minha responsabilidade só aumenta. Estamos vivendo um momento especial. Como Vice Prefeita estarei trabalhando todos os dias, contribuindo e auxiliando o  executivo em suas funções, promovendo a articulação com as demais instituições, propondo medidas de melhoria dos serviços, além de verificar os serviços e obras municipais.

 

Na sua visão, quais as maiores necessidades a serem priorizadas pela gestão da qual você faz parte?

 

A primeira Gestão do Prefeito Odon Júnior trouxe muito avanços em várias áreas. Mas sabemos que ainda há muito a ser feito. Teremos três áreas onde iremos dedicar maiores esforços. No campo da Saúde; do Desenvolvimento Econômico; e da Educação. Continuaremos com uma gestão cada vez mais participativa, onde a tomada de decisões e a definição de prioridades sejam ações compartilhadas entre poder público e toda a sociedade civil.




GOVERNO DO RN REALIZA CONVOCAÇÃO DE NOVOS 726 PROFESSORES

  RN-POLITICA

A edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial do Estado (DOE) traz a convocação de 726 novos professores para os quadros da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (Seec). Foram convocados 709 professores temporários, 14 professores efetivos e 3 especialistas em educação. Os novos educadores atuarão nas quatro áreas de conhecimento: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

 

A convocação cumpre com a promessa firmada pelo Governo do RN ao final de 2020, de renovação dos quadros efetivos e temporários da rede estadual de educação. Na época, 593 efetivos foram nomeados.

 

Os professores temporários substituirão educadores afastados por motivo de licença médica, licença para estudo e nos casos em que o professor titular assume função de direção, deixando a vaga em sala de aula. Esses profissionais farão parte do processo de retomada das aulas presenciais, que está previsto para ser iniciado a partir do dia 1º de fevereiro.

 

A lista completa pode ser consultada no DOE, onde também constam as informações sobre documentos e exames de saúde necessários à admissão no quadro de servidores estaduais.



POLICIAIS MILITARES DO GTO E RÁDIO PATRULHA DA CIDADE DE MAXARANGUAPE PRENDEM TRAFICANTES NA NOITE DESTE SÁBADO

   RN-POLICIAL.

Os Policiais Militares do GTO e Rádio Patrulha da Cidade de Maxaranguape prenderam na noite deste sábado cinco pessoas suspeitos de tráfico de drogas, os policiais chegaram ao local após uma abordagem a um suspeito onde o mesmo apontou onde estaria uma certa quantidade de drogas e ao verificar foram encontrados 68 gramas de substância análoga à crack, 7 pedras pequenas possivelmente também de crack, mais de 100 gramas de outra análoga à maconha, balança de precisão assim como 1.278 reais e 50 centavos em dinheiro fracionado. Foram conduzidos à delegacia 05 mulheres e 03 homens e deverão responder por formação de quadrilha, tráfico de drogas e corrupção de menores.


tourosurgente

CANDIDATO A PREFEITO DE EXTRMOZ É ASSASSINADO NA MADRUGADA DESTA TERÇA-FEIRA NA COMUNIDADE DE CONTENDAS

    RN-POLICIAL.

Candidato a Prefeito da Cidade de Extremoz foi executado na madrugada desta terça-feira na comunidade de contendas, local onde o mesmo residia. A vítima foi identificada como Armando Frango da Silva de 54 anos, conhecido como Armando do povão o mesmo já foi vereador e inclusive presidente da Câmara de Extremoz.


tourosurgente

MPRN VAI APURAR CASOS DE PESSOAS QUE SE VACINARAM SEM ESTAR NOS GRUPOS PRIORITÁRIOS

     RN-POLICIAL

O Ministério Público do RN anunciou nesta quarta-feira (20) que vai apurar todos os casos de pessoas que receberam a vacinação contra a Covid-19 mesmo sem se enquadrarem nos grupos prioritários. Cada situação será analisada individualmente para se investigar se houve o cometimento de crime ou ato de improbidade.


No primeiro dia de vacinação em Natal, houve a denúncia por parte do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Natal (Sinsenat) de que servidores da prefeitura de Natal "furaram a fila" e tomaram a vacina. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o "equívoco" e destacou que "apesar do respaldo legal e institucional, fica a partir de agora terminantemente suspensa a vacinação desse grupo de servidores, em função da quantidade reduzida de doses recebidas nesta etapa inicial".


Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), esta primeira fase da vacinação no RN contempla profissionais de saúde que estejam na linha de frente de combate ao coronavírus e ainda idosos residentes em instituições de longa permanência. Em nota, o MPRN lembra que "alguns planos municipais autorizam a vacinação de outros grupos de pessoas, o que será observado de forma individualizada".



JOVEM ENTRA EM AÇUDE PARA TENTAR ESCAPAR DE TIROS MAS É MORTO NO SERIDÓ POTIGUARJOVEM ENTRA EM AÇUDE PARA TENTAR ESCAPAR DE TIROS MAS É MORTO NO SERIDÓ POTIGUAR

   RN-POLICIAL


O jovem caicoense, Emerson Marcos Flélix Gonçalves, de 22 anos, foi morto a tiros na cidade de Jardim de Piranhas. O crime aconteceu na noite desta terça-feira, (20).

Segundo familiares, Emerson estava próximo ao ‘açude da fome’, quando dois elementos chegaram ao local e o atacaram. Na tentativa de escapar dos tiros, o jovem correu para dentro do açude, mas, foi atingido. Socorrido por familiares, o jovem morreu ao dar entrada no hospital local.

FONTE. BLOG BARRA PESADA



BRASIL REGISTRA 1.335 MORTES POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS E MÉDIA VAI À 1.010

BR-SAÚDE PÚBLICA


O país registrou 1.335 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 214.228 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.010, voltando a ficar acima da marca de mil. A variação foi de +16% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de crescimento nos óbitos pela doença.


VACINA DE OXFORD VINDA DA ÍNDIA CHEGA AO BRASIL NESTA SEXTA-FEIRA, (22)

 INTERNACIONAL-SAÚDE

O governo da Índia autorizou as exportações comerciais das vacinas de Oxford produzidas no Instituto Serum, e o Brasil deve receber 2 milhões de doses na tarde desta sexta-feira (22). Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os imunizantes estarão prontos para uso no sábado (23) à tarde, após checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem e etiquetagem.

"A carga vinda da Índia será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao aeroporto de Guarulhos e, após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro", detalhou o Ministério da Saúde em nota.

Foto: Niranjan Shrestha/AP. 



quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

HOMEM QUE APLICOU GOLPES DE R$ 16 MIL EM IDOSAS DE NATAL É PRESO EM SP; O CRIMINOSO CHEGOU À CASA DAS IDOSAS PORTANDO CRACHÁ DO BANCO

SP-POLICIAL.

Foto: Divulgação/MPRN

Um estelionatário foi detido, na última segunda-feira (18), após mandado de prisão preventiva cumprido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). O crime foi cometido no dia 16 de junho de 2020, no bairro do Tirol, em Natal. As duas idosas receberam ligação telefônica de uma pessoa que se dizia funcionário do banco onde ambas possuíam conta corrente, informando que compras estariam sendo feitas com o cartão bancário das correntistas e que, por tal motivo, um funcionário do banco seria encaminhado à residência delas para coletar os cartões bancários.

 

No telefonema, foi solicitado às vítimas que digitassem as senhas no próprio telefone fixo, artifício utilizado para o acesso ao referido código pelo estelionatário. O criminoso, identificado como Felipe Fernando Ribeiro de Oliveira, chegou à casa das idosas portando crachá do banco e identificando-se como funcionário terceirizado, coletando os cartões.

 

Posteriormente, já de posse dos cartões, ele se dirigiu à agência bancária e, no caixa eletrônico, realizou diversas transações, causando um prejuízo inicial superior a R$ 16 mil. As investigações indicaram que o criminoso já respondia pelo crime de roubo a mão armada, bem como, que cumprindo pena, viajava por vários estados do Brasil, com a finalidade de praticar crimes dessa natureza. O golpe ficou conhecido “falso motoboy”.

 

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público do Rio Grande do Norte, iniciou a investigação em junho de 2020, quando o suspeito fez vítimas no Estado. Ficou comprovado que ele viajava pelo Brasil aplicando o mesmo golpe. Ele permanecerá preso no Estado de São Paulo e as investigações do MPRN continuarão para esclarecer se há a participação de outras pessoas na prática.

Disque 127

 

O Disque Denúncia 127 é um canal direto do MPRN para denúncias de crimes em geral. O cidadão pode ligar gratuitamente para o número. A identidade da fonte será preservada.

 

Além do telefone, as denúncias também podem ser encaminhadas por Whatsapp para o número (84) 98863-4585 ou e-mail para disque.denuncia@mprn.mp.br. Os cidadãos podem encaminhar informações em geral que possam levar à prisão de criminosos, denunciar atos de corrupção e crimes de qualquer natureza. No Whatsapp, são aceitos textos, fotos, áudios e vídeos que possam comprovar as informações oferecidas.

 

Fonte. Jair Sampaio



POLÍCIA FEDERAL INCINERA 375 KG DE DROGAS NO RIO GRANDE DO NORTE

    RN-POLICIAL.

A Polícia Federal incinerou nesta quinta-feira (21) aproximadamente 375 kg de drogas apreendidas no Rio Grande do Norte. Eram 136,6 kg de maconha e 238,4 kg de cocaína, além de malas e outros itens utilizados para acondicionar as substâncias ilícitas.

 


A PF utilizou, com a autorização da Justiça, o alto-forno de uma usina na zona rural de Arês, a 58 km de Natal. O trabalho de incineração foi acompanhado pelo chefe da Delegacia de Repressão a Drogas da PF, um promotor de Justiça e fiscais da Vigilância Sanitária.

 

Ainda segundo a Polícia Federal, o material destruído é parte das apreensões realizadas nos municípios de São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Natal nos últimos anos.

 

G1/RN



terça-feira, 19 de janeiro de 2021

RN INICIA DISTRIBUIÇÃO DE VACINAS CONTRA A COVID PARA MUNICÍPIOS DO INTERIOR E GRANDE NATAL

     RN-SAÚDE


Bombeiros e policias militares deram início, ainda no final da madrugada e início da manhã desta terça-feira (19), ao trabalho de transporte e escolta das vacinas contra a Covid-19 para seis regionais de saúde no interior do estado e mais cinco cidades da Grande Natal.

 

Neste primeiro momento, o estado recebeu cerca de 82 mil doses da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

 

Este primeiro lote vai atender 39.258 potiguares com duas doses da vacina, aplicadas entre um intervalo de 28 dias, priorizando os grupos prioritários: trabalhadores de saúde e pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas).

 

*Desembarque*

 

Assim que desembarcam no RN, por volta de 1h, os imunizantes foram recebidos pela Polícia Federal. Ao deixarem o Aeroporto Internacional de Natal, foram escoltados pela Polícia Rodoviária Federal até a sede da Unicat, na capital, de onde partiram para as regionais de saúde e municípios metropolitanos.

 

Na Unicat, as vacinas passaram a ser de responsabilidade da Polícia Militar, que além de fazer a segurança do armazenamento no prédio, também foi responsável por escoltar as viaturas do Corpo de Bombeiros, que fizeram o transporte das vacinas.

 

“Neste momento de pandemia e de muita ansiedade pela vacina, a missão de garantir a segurança de todo o material e do pessoal envolvido é de extrema importância e responsabilidade para o governo estadual”, enfatizou o titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, coronel Francisco Araújo Silva.

 

As regionais que receberão as primeiras doses da Coronavac no RN são: Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Santa Cruz, João Câmara e São José de Mipibu. A partir das centrais, as vacinas serão distribuídas para os demais municípios do estado.

 

Na Região Metropolitana, além de Natal, também recebem parte dos imunizantes os municípios de Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Extremoz.

 

*RN Mais Vacina*

 

O ato simbólico do início da campanha de vacinação no estado será realizado nesta terça-feira (19), às 10h, na Escola de Governo, e contará com a participação de prefeitos e secretários de Saúde dos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim.

 

O processo de vacinação será realizado em três fases. Na primeira serão atendidos os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, que trabalham em hospitais – da rede estadual, municipal e privada – e UPAs; pessoas com 75 anos ou mais; pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; e pessoas de comunidades tradicionais ribeirinhas.

 

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Sesap, em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, desenvolveu o RN Mais Vacina, que irá monitorar o processo de vacinação contra a Covid-19 no estado. O sistema vai registrar a chegada da vacina enviada pelo Governo Federal, a transferência aos 167 municípios e a aplicação que será feita pelas secretarias municipais de saúde. Para o controle, a Sesap fez a distribuição de mil tablets em todas as salas de vacina, facilitando o acesso de todos.

 

O sistema permite maior transparência sobre as doses das vacinas, reduzindo desperdícios e ampliando a governança dos processos, além do rastreio da vacina desde o seu recebimento na Central Estadual da Rede de Frio, até a aplicação na sala de vacina, com uma interface web intuitiva e acessível. Proporciona também o cruzamento de dados que identifica incidentes e gera alertas e relatórios centrados na experiência do cidadão e do profissional de saúde.

 

Os pacientes que se enquadram no grupo de risco já podem realizar o autocadastro no RN Mais Vacina, basta acessar: https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/. O cadastro é autoexplicativo, mas quem tiver dificuldade para realiza-lo poderá fazer na hora de tomar a vacina na própria unidade de saúde.

 

“Em menos de um dia, o sistema teve mais de 200 mil pessoas cadastradas. Isso vai facilitar o acesso a unidade de vacinação, mas cabe destacar que o paciente que não tiver feito o autocadastro não vai ser impedido de tomar a vacina”, frisou a secretária adjunta da Sesap, Maura Sobreira.

 

PORTAL BO



segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

PACIENTES COM COVID-19 TRANSFERIDOS DE MANAUS CHEGAM A NATAL

BR-SAÚDE

Doze pacientes transferidos de Manaus, no Amazonas, chegaram a Natal na madrugada desta segunda-feira (18). Os pacientes foram encaminhados para o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e para o Hospital Giselda Trigueiro, referência em doenças infectocontagiosas.


A transferência acontece por causa do colapso na saúde do Amazonas, com hospitais lotados e sem oxigênio para os infectados com o coronavírus.

Os pacientes foram trazidos em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que pousou na Base Aérea de Parnamirim às 2h50. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), inicialmente seriam 10 pacientes, mas a secretaria do Amazonas solicitou mais duas vagas à rede estadual hospitalar do RN. Dois enfermos foram transferidos para o Hospital Giselda Trigueiro e 10 estão no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL)



Postagem em destaque

CRIANÇA DE 9 ANOS SOFRE DESCARGA ELÉTRICA EM PRAÇA DE ESPORTE NO CONJUNTO ODETE ROSADO EM MOSSORÓ

RN-CIDADES. Uma criança   de 9 anos sofreu uma descarga elétrica, na tarde desta terça feira   16 de fevereiro em area de lazer no Conjunto ...